BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 16-01-2018.

CLICAR AQUI:

Capa de “Les Mémoires du Diable” -As memórias do Diabo. Romance de Frédéric Soulié. 1837/1838.
Túnicas e togas usadas por Alain Delon no filme “Asterix nos Jogos Olímpicos”. (2008).
Museu da Civilização Galo-romana. Lião, França. Foto Ismael Gobbo



Asterix (no Brasil) ou Astérix (em Portugal e outros países lusófonos) (em francêsAstérix), é uma série de histórias em quadrinhos criada na França por Albert Uderzo e René Goscinny no ano de 1959, baseado no povo gaulês e em grande parte no tempo do seu grande chefe guerreiro Vercingetorix. Após o falecimento de Goscinny em 1977, Uderzo prosseguiu o trabalho.[2][3]   

Asterix reside com seus amigos em uma pequena aldeia gaulesa situada em uma península na Armórica, ao norte da antiga Gália. Para resistir ao domínio romano, os aldeões contam com a ajuda de uma poção mágica que lhes dá uma força sobre-humana, preparada pelo druida Panoramix. A exceção é Obelix, que caiu dentro de um caldeirão cheio da poção quando ainda era um bebê, e daí adquiriu permanentemente a superforça.  (Wikipedia)
Imagem/fonte: A área geográfica romana de Armórica. O Sena eo Loire estão marcados em vermelho.



Armórica ou Aremorica é o nome dado na Antiguidade à região da Gália que incluía a península da Bretanha e o território entre os rios Sena e Loire, até um ponto indeterminado no interior. Este topónimo baseia-se na expressão gaulesa are mori "à beira-mar". Em bretão (idioma que, juntamente com o gaélico e o córnico são as línguas vivas derivadas do gaulês) "à beira mar" diz-se war vor (e gaélico ar for), embora a forma mais antiga arvor seja usada para as zonas costeiras da Bretanha, em contraste com argoad (ar 'em', coad 'floresta' [em gaélico ar goed ('coed', floresta)], para designar o interior[1]. Esta utilização moderna permite deduzir que os Romanos contactaram inicialmente populações costeiras e partiram do princípio que o nome localizado Armórica dizia respeito a toda a região, tanto litoral quanto interior.  (Wikipedia).
Perdoe, e você será perdoado, como na reconciliação de Jacó e Esaú em Gênesis 33, depois de
Julius Schnorr von  Carolsfeld, ilustração de um cartão bíblico publicado pela Providence Lithograph Company
A família Copley. Óleo sobre tela por John Singleton Copley.