BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 18 de abril de 2016

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 19-04-2016.

CLICAR AQUI:

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 18-04-2016.

CLICAR AQUI:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2016/ABRIL/18-04-2016.htm

Doutrina Espírita: há 159 anos...


Hoje, 18 de abril, são comemorados os 159 anos de surgimento da Doutrina Espírita, a partir do lançamento de O Livro dos Espíritos, no ano de 1857, na cidade de Paris, por Allan Kardec. É a data mais comemorada no meio espírita. Várias cidades e estados aprovaram leis criando o Dia do Espírita nessa data.
O Livro dos Espíritos, que é dividido em quatro partes, ensejou a Allan Kardec desdobrá-las em mais quatro livros: O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho Segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865), e A Gênese (1868).
Essas cinco obras principais são chamadas de Pentateuco Kardequiano ou as obras básicas da Doutrina Espírita, sempre recomendadas para quem deseja conhecer de forma adequada o Espiritismo.
Relembrando alguns fatos históricos, é preciso citar os chamados fenômenos de Hydesville (1848) e os chamados fenômenos das mesas girantes, que embora sempre tenham existido ocorreram de forma mais frequente, e em vários países, naquela época.
A repercussão de tais fenômenos foi tão grande que acabou atraindo a atenção de curiosos e também de pessoas sérias, que viam naquelas manifestações físicas inteligências que queriam se comunicar com os encarnados, no início de forma rudimentar, através de pancadas, e logo depois por meios que foram se aprimorando ao longo do tempo, como a psicografia, a psicofonia, a pintura, dentre outros.
Hippolyte Léon Denizard Rivail (1804-1869), o futuro Allan Kardec, que era católico e nunca tinha visto ou participado das reuniões, logo foi chamado por pessoas que frequentavam tais experiências para opinar sobre os fenômenos e sobre as inúmeras mensagens produzidas naqueles colóquios com a espiritualidade.
Foi lendo o conteúdo de tais textos que Rivail percebeu que se tratava de uma doutrina. E começou a desenvolver um processo de codificação, através de perguntas e respostas que ensejariam o surgimento de O Livro dos Espíritos, inicialmente com apenas 501 perguntas e respostas, ampliadas nas edições seguintes até chegar à versão definitiva e atual, que contém 1019.
Importante destacar como o Espiritismo cresceu e vem crescendo ao longo do tempo. “O Espiritismo apresenta um fenômeno inédito na história das filosofias: é a rapidez de sua marcha. Nenhuma outra doutrina oferece exemplo semelhante. Quando se considera o progresso que tem feito de ano para ano, pode-se, sem muita presunção, prever a época em que ele será a crença universal”, ressalta o próprio Allan Kardec, pseudônimo adotado por Rivail para assinar a Codificação Espírita.
O Espiritismo ganhou o mundo, sobretudo com a atuação do Conselho Espírita Internacional. As obras básicas estão traduzidas para quase todos os idiomas, e diversas formas de divulgação são utilizadas por veículos espíritas e também não espíritas, como a TV e o cinema, que vem produzindo filmes e novelas com nossas temáticas, convertendo-se num poderoso meio de divulgação dos assuntos de que trata a Doutrina.
O Brasil, maior país espírita do mundo, também tem dado sua contribuição no sentido de levar o Espiritismo para dezenas de países, através de trabalhadores que aqui viveram e, por motivos profissionais, principalmente, se deslocaram para outras pátrias. Lá estão fundando núcleos doutrinários, traduzindo obras e promovendo eventos importantes.
Aliam-se a tudo isto as ações de personagens como Chico Xavier e Divaldo Pereira Franco, reconhecidamente os grandes vultos espíritas da nossa geração, que se converteram em expoentes no grandioso trabalho de expansão do Espiritismo codificado pelo insigne mestre lionês Allan Kardec.

(Artigo adaptado de publicação anterior via Face Espírita pela Folha da Região, Araçatuba, SP, 2015).

Allan Kardec
Le Livre des Esprits 2.jpg
A partir da direita, Divaldo Pereira Franco e Chico Xavier em atividade de Peregrinação em Uberaba, MG
Foto do acervo particular de César Perri
Jardim das Tulherias, o obelisco egípcio na  Praça da Concórdia  e o Arco do Triunfo ao fundo.
Paris, França. Foto Ismael Gobbo
Paris, França, a cidade berço do Espiritismo, onde foi lançado “O Livro dos Espíritos” em 18/4/1857. Foto Ismael Gobbo.
A trajetória do Rio Sena desde a região de Bercy, no alto, até a Ponte das Almas, abaixo,  á esquerda

Salve “O Livro dos Espíritos”! Salve a Doutrina Espírita!

18 de abril de 1857 – 18 de abril de 2016
159 anos do lançamento de O Livro dos Espíritos e do  surgimento da
Doutrina Espírita
Obrigado aos Espíritos Superiores e ao  codificador  Allan Kardec

Allan Kardec lançou “O Livro dos Espíritos”
no dia 18 de abril ded 1857, em Paris, França.