BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 12 de abril de 2014

Artigo especial. Kardec e Herculano


Raymundo Rodrigues Espelho
Campinas, SP  

 Quando comemoramos o sesquicentenário do lançamento de O Evangelho Segundo o Espiritismo, recordamo-nos de José Herculano Pires, o escritor que por sua grande contribuição à divulgação da doutrina espírita recebeu o cognome de:  "O melhor metro que mediu Kardec." 
Herculano escreveu e publicou mais de oitenta livros  e traduziu, dentre outras, as obras básicas da Terceira Revelação. 
O escritor argentino Humberto Mariotti,  escrevendo sobre o autor, comenta que seu grande trabalho  ressalta a plena vigência e a posição de vanguarda que seguem mantendo os postulados espíritas, pois leva sempre à frente a evolução do pensamento e as vastas conquistas da ciência. Uma contribuição cultural  inadiável,  em prol de uma melhor e mais íntegra valorização da doutrina espírita.
Sobre O Evangelho Segundo o Espiritismo, Mariotti acrescenta:  O lado mais belo do espiritismo é sua fase moral, nos disse o codificador. As máximas e ensinamentos morais do mestre Jesus são analisadas neste livro da esperança e agora cabalmente interpretadas com os indispensáveis meios que aporta a doutrina espírita para as exegeses do Evangelho e da Bíblia em geral, blindando-nos o verdadeiro conceito da moral divina, natural e científica que ilumina a marcha de ascensão espiritual dos homens.  
Imagem Internet
José Herculano Pires. Imagem: Internet

Humberto Mariotti
Humberto Mariotti nasceu em Záratec, Argentina, em 11de junho de 1905.
Foi um poeta, escritor, jornalista, conferencista e intelectual espírita portenho.
Foi presidente da Confederação Espírita Argentina de 1935/1937 e 1963/1967, da Sociedad Victor Hugo por várias gestões e diretor da revista de cultura espírita "La Idea".
Humberto Mariotti, em companhia de Porteiro, participou do V Congresso Espírita Internacional, realizado em Barcelona, Espanha, em outubro de 1934.
Foi também vice-presidente da Confederação Espírita Pan-Americana (Cepa) em duas gestões.
Foi atuante divulgador do Espiritismo na imprensas espíritas brasileira, portuguesas e argentina.
Escreveu vários livros e inúmeros artigos para a revista "Educação Espírita", propondo uma nova filosofia da educação, não só para o "ser humano", mas principalmente para o "ser espiritual em evolução".
Em 10de julho de 1982, em Buenos Aires, Argentina, desencarna o escritor, poeta, jornalista, expositor e filósofo espírita.
Obras: Dialéctica y Metapsíquica; Parapsicologia y Materialismo Histórico; El Alma de los Animales a Luz de la Filosofia Espirita; En Torno al Pensamiento Filosofico de J. Herculano Pires; Victor Hugo, el Poeta del Más Allá; Los Ideais Espiritas en la Sociedad Moderna; Vida y Pensamiento de Manuel Porteiro.


Artigo especial. Evangelho – 150 anos

PUBLICADO ORIGINALMENTE NA RIE
REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO
MATÃO, SP. FEVEREIRO/2014.
Busto  retratando o  Apóstolo  São Paulo em bronze de Décio Villares (1851- 1931)
Pinacoteca do Estado de São Paulo. Foto Ismael Gobbo

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 11-04-2014

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/11-04-2014.htm

Artigo especial. Evangelho e lucidez O Evangelho Segundo Espiritismo


Roosevelt Andolphato Tiago. Barra Bonita, SP
www.roosevelt.net.br

No livro Obras Póstumas, que é o resultado de vários documentos e demais textos escritos por Allan Kardec e encontrados depois de sua desencarnação em seu escritório, temos uma breve observação sobre a origem de O Evangelho Segundo o Espiritismo, onde teve como título original na primeira edição, Imitação do Evangelho.
      Somente na sequencia da primeira impressão, por influência de seu editor, o Sr. Didier entre outras pessoas, passou ao nome que temos hoje.
      Na expressão Imitação do Evangelho, vemos o desejo do Codificador em evidenciar que o original estaria preservado e que não era de seu interesse provocar alterações nele.

Existe uma nota na obra citada, onde Allan Kardec aponta para o fato de que o novo trabalho ao qual se dedicava (O Evangelho Segundo o Espiritismo) não era de conhecimento de ninguém. A nota diz: “— Eu não havia dito a ninguém o assunto do livro no qual eu trabalhava; conservava o título tão secretamente, que o editor, Sr. Didier, só o conheceu quando da impressão”. 

      Ainda com relação ao nascimento da notável obra, temos um diálogo entre os Espíritos e Allan Kardec, onde falando da obra (até então secreta), ele questiona:
 — O que pensais da nova obra em que trabalho neste momento?

A resposta mostra que o projeto da obra, para os Espíritos, nada tinha de secreto: — Este livro de doutrina terá uma influência considerável; aí abordas questões capitais, e, não somente o mundo religioso encontrará nele as máximas que lhe são necessárias, mas a vida prática das nações nele haurirá excelentes instruções. Fizeste bem em abordar as questões de alta moral prática, do ponto de vista dos interesses gerais, dos interesses sociais e dos interesses religiosos. A dúvida deve ser destruída; a Terra e suas populações civilizadas estão prontas; já há bastante tempo que os amigos de além-túmulo a arrotearam, lança, pois, a semente que te confiamos, porque já é tempo que a Terra gravite na ordem irradiante das esferas, e que saia, enfim, da penumbra e dos nevoeiros intelectuais. Termina tua obra, e conta com a proteção do teu guia, o guia de todos nós, e com o auxílio devotado de teus mais fiéis espíritos, em cujo número queira sempre incluir-me”.

Antes de seguirmos com o diálogo, o texto acima descreve a finalidade e a grandeza de O Evangelho Segundo o Espiritismo, tanto para a vida religiosa, quanto ou principalmente, para a condução da vida prática.
Quanto mais se estuda essa obra, mais lhe identifica a grandeza e a atualidade do seu conteúdo, porém, cento e cinquenta anos para medirmos o adiantamento dos mundos e das civilizações é irrisório e numericamente insignificante, o que evidencia que essa obra muito ainda tem a fazer.

      Allan Kardec, diante do que já havia experimentado com O Livro dos Espíritos e reconhecendo a dominação religiosa da época, volta a perguntar aos Espíritos:
— Que dirá o clero?

 — O clero gritará: heresia, porque verá que nele atacas decididamente as penas eternas e outros pontos sobre os quais ele apoia sua influência e seu crédito. Ele gritará tanto mais, quanto se sentirá muito mais ferido do que pela publicação de O Livro dos Espíritos, do qual, a rigor, podia aceitar os dados principais; mas, agora, vais entrar num novo caminho em que ele não poderá seguir-te.” “(...) Por outro lado, os Espíritas verão seu número aumentar em razão dessa espécie de perseguição, sobretudo vendo os padres acusarem de obra absolutamente demoníaca uma doutrina cuja moralidade brilhará como um raio de sol, pela publicação mesma do teu livro, e daqueles que se seguirão. (...)

Na sequencia da resposta, encontramos o anúncio da proposta da obra em tirar o véu dos ensinamentos de Jesus: “Eis que se aproxima a hora em que te será necessário declarar abertamente o Espiritismo tal como ele é, e mostrar a todos onde se encontra a verdadeira doutrina ensinada pelo Cristo; aproxima-se a hora em que, à face do céu e da Terra, deverás proclamar o Espiritismo como a única tradição realmente cristã, a única instituição verdadeiramente divina e humana”.

Após a beleza da resposta, que coloca a obra no altar do bom senso, ele traça o perfil que fez com que Allan Kardec fosse o eleito para a tarefa: “Escolhendo-te, os Espíritos sabiam da solidez das tuas convicções, e que a tua fé, como um muro de aço, resistiria a todos os ataques”.

E o perfil do Codificador segue sendo desenhado pelo Espírito comunicante: “(...) eis que a hora das dificuldades chegou. Sim, caro Mestre, a grande batalha se prepara; o fanatismo e a intolerância, sustentados pelo êxito de tua propaganda, vão atacar-te, e aos teus, com armas envenenadas. (Kardec é chamado de mestre pelo Espírito, lembrando que a única autoridade respeitada por eles é a moral). E finalizando a resposta a conclusão destaca os cuidados de Jesus com Allan Kardec: “Prepara-te para a luta. Tenho, porém, fé em ti, como tens fé em nós, e porque tua fé é daquelas que transportam montanhas e fazem caminhar sobre as águas. Coragem, pois, e que tua obra se complete. Conta conosco, e conta sobretudo com a grande alma do Mestre de todos nós, que te protege de uma maneira muito particular”.

Desde esse início, O Evangelho Segundo o Espiritismo, segue cumprindo seu papel de esclarecimento e libertação, mesmo que ainda possamos lhe considerar um desconhecido, pois que muitos creem que sua simples leitura seja suficiente para absorver-lhe a profundidade e plenitude.
Convenhamos que uma obra que nasce destinada a fornecer as diretrizes para a edificação da alma humana, e consequentemente promover o adiantamento do mundo, possui verdades que se revelam na medida em que crescemos em espírito, moralidade e intelectualidade.
Diferente de uma obra que pode ser lida simplesmente, O Evangelho Segundo o Espiritismo, deve caminhar ao lado do Espírita, corrigindo sua conduta e iluminando sua vida, independente dos outros livros ele esteja lendo...


Allan Kardec. Codificador do Espiritismo
Imagem Internet.
Ficheiro:Tables tournantes 1853.jpg
Fenômeno das Mesas Girantes. Aconteceram com muita freqüência em Paris, na França,  chamando atenção de curiosos e
também de  estudiosos. Allan Kardec os estudou no trabalho para codificar a  Doutrina Espírita.
Ficheiro:Le Livre des Esprits 2.jpg
O Livro dos Espíritos
Obra básica da Doutrina Espírita teve sua 1ª. edição lançadas em 18-04-1857
O Evangelho Segundo o Espiritismo. É a 3ª., pela ordem,  das 5 obras básicas do Espiritismo.
Trata dos aspectos ético e  moral com base nas máximas do Cristo. Lançado em abril de 1864.
Sob a cúpula da igreja  dos inválidos “Les Invalides”, em Paris, França, está o sarcófago com os restos mortais de
 Napoleão Bonaparte. Em Paris Allan Kardec Codificiou o Espiritismo em 18 de abril de 1857.
 Foto Ismael Gobbo
“Les Invalides”. Vista interna da cúpula. Paris, França. Foto Ismael Gobbo

Artigo especial. Abençoado Evangelho


Jussara Korngold
Nova Iorque, EUA

O evangelho consolador
150 anos completou 
Resultado de desvelado amor
Que muitas lágrimas secou.

A mensagem inspirada 
Vinda das vozes espirituais
De caminheiros de muitas jornadas 
Que da vida do além trazem fatos reais

O evangelho traz Jesus junto de nós
Não é mais um sussurro, é clara a sua voz. 
Convida-nos a renovação. 
A unirmos fé com a razão. 

Nossa gratidão aos Espíritos, Kardec e Jesus
Que a nosso mundo de sombras trouxeram a luz. 
Sigamos com o evangelho inspirando nossa ação.
Compreendendo que Jesus é nossa salvação 

Hoje, 150 anos após
Do Espírito Verdade ouvir a voz
Os ventos da boa nova continuam a soprar
E sementes de luz em nosso coração seguem a plantar. 
Jesus e Kardec


Nazaré, cidade onde Jesus  viveu infância e mocidade. Israel.
Foto Ismael Gobbo
A bela cidade de Lion, França. Em Lion nasceu  Allan Kardec. Foto Ismael Gobbo]

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 10-04-2014

Clicar aqui:
 http://www.noticiasespiritas.com.br/2014/ABRIL/10-04-2014.htm