BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Artigo especial. O que as vozes femininas nos ensinam no Evangelho segundo o Espiritismo1

Nilza Teresa Rotter Pelá
 (Ribeirão Preto, SP)
ropela.nilza@gmail.com
Vozes femininas (?), poderão perguntar alguns já que sabemos que segundo os Espíritos da Codificação, Espíritos não têm sexo. A resposta está em um artigo da Revista Espírita2: “Pode acontecer que o Espírito percorra uma série de existências no mesmo sexo, o que faz que, durante muito tempo, possa conservar, no estado de Espírito, o caráter de homem ou de mulher, cuja marca nele ficou impressa.”.
            Em uma investigação no Pentateuco e nos volumes da Revista Espírita publicados por Kardec encontramos 808 comunicações de Espíritos sendo que 734 (90,4 %) se identificaram como masculinos pelo nome ou outros indicativos como Espírito protetor, seu pai, dentre outras e 74(9,6 %) como femininos perfazendo um total de 467 espíritos comunicantes; 361 masculinos e 66 femininos, 27 de diversas denominações, 7 guias espirituais e 6 espíritos protetores3 .
            Em “O Evangelho segundo o Espiritismo” encontramos: Cáritas (2 mensagens),Elizabeth de França (1 mensagem),Delfhine de Girardin (1 mensagem), Irmã Rosália (1 mensagem),Um Espírito Amigo - Joanna de Ângelis 4,5- (2 mensagens).
CÁRITAS
Kardec apresentava admiração por esse Espírito: “é com felicidade que nos fazemos interprete da boa Cáritas...”
As mensagens encontram-se no capítulo XII- “Que a vossa mão esquerda não saiba o que dá a sua mão Direita”, no item “A caridade material e a caridade moral”. Mensagens de incentivo à caridade com ênfase na caridade material. Destaca a importância de indulgência e benevolência sem o que a caridade material torna-se humilhante para aquele que a recebe. Importante destacar essa frase: “Eu nada tenho... ...vou para todos os lados estimular a beneficência, insuflar bons pensamentos aos corações generosos e compassivos.”
IRMÃ ROSÁLIA
Sua mensagem encontra-se inserida no mesmo capítulo e item das mensagens de Cáritas.
            Relata sua existência entre os sofredores da Terra e destaca que por ocasião de sua volta à espiritualidade sentiu alegria por reencontrar aqueles que beneficiou na última encarnação; “Eu revi um dos pobres da vossa terra que pude, por felicidade, beneficiar algumas vezes, e a quem me cabe agora implorar por minha vez”.
 Conceitua a caridade moral como: “não anotar os erros dos outrem.” Destaca também que a caridade moral “nada custa materialmente, e, entretanto, a que é mais difícil de por em prática”.
ELIZABETH DE FRANÇA
            Sua mensagem foi inserida no capítulo XI-“Amar o próximo como a si mesmo” no item “Caridade para com os criminosos”
            Como as outras duas enfatiza a caridade a benevolência e afirma ser essa a “sublime caridade”.
            Interessante destacar que já em 1862 quando a mensagem foi psicografada em Havre ela aborda a questão da transição planetária:
            “Permite Deus que entre vós se achem grandes criminosos, para que vos sirvam de ensinamentos. Em breve, quando os homens se encontrarem submetidos às verdadeiras leis de Deus, já não haverá necessidade desses ensinos: todos os Espíritos impuros e revoltados serão relegados para mundos inferiores, de acordo com as suas inclinações.”
            Depois desse ensinamento não se pode mais perguntar por que tanta turbulência no planeta, pois fica claro que é para nos educarmos. DELFHINE DE GIRARDIN
Kardec em O Livro dos Médiuns no Capítulo XI Da Sematologia E Da Tiptologia faz uma crítica a Delphine no item 144:
“ Um aparelho mais simples, porém, do qual a má-fé pode abusar facilmente, conforme veremos no capítulo das Fraudes, é o que designaremos sob o nome de Mesa-Girardin, tendo em atenção o uso que fazia dele a Sr.ª Emílio de Girardin nas numerosas comunicações que obtinha como médium. Porque, essa senhora, se bem fosse uma mulher de espírito, tinha a fraqueza de crer em todos os Espíritos e nas suas manifestações.”
            “Mas Kardec era o BOM SENSO encarnado, assim quando esse Espírito se manifesta em Paris em 1861 ele inclui sua mensagem no capítulo V- “Bem aventurado os aflitos” com o título” A infelicidade real”.
            “a verdadeira desgraça, porém, está nas consequências de um fato, mais do que no próprio fato. Dizei-me se um acontecimento, considerado ditoso na ocasião, mas que acarreta consequências funestas, não é, realmente, mais desgraçado do que outro que a princípio causa viva contrariedade e acaba produzindo o bem. Dizei-me se a tempestade que vos arranca as arvore, mas que saneia o ar, dissipando os miasmas insalubres que causariam a morte, não é antes uma felicidade do que uma infelicidade. Para julgarmos de qualquer coisa, precisamos ver-lhe as consequências.”
            Lembra ainda que os prazeres mundanos calam a consciência e assim o homem se torna incapaz de deduzir as consequências de seus atos.
UM ESPÍRITO AMIGO (JOANNA DE ÂNGELIS)
            Duas mensagens: “capítulo IX –Nem aventurados os brandos e pacíficos- item 7 A Paciência” e “ capítulo XVIII- Muitos os chamados e poucos os escolhidos- item 15-Dar-se-a aquele que tem”
            Na primeira coloca sobre as dificuldades da vida e dos sofrimentos que temos que experimentar na construção da nossa espiritualidade. Para isso é necessário o ato de perdoar que é uma caridade muito difícil, pois coloca a prova nossa paciência. Ser cristão é também ser paciente.
             Na segunda explica-nos a difícil passagem do Evangelho que diz que se dá aquele que tem e retira-se daquele não tem, pois em uma análise superficial parece ser uma injustiça.
            Joanna esclarece o sentido figurado da passagem uma vez que Deus é misericordioso e não tiraria de filho seu nada do que já houvera dado. O que ocorre é que aqueles que têm desenvolvimento moral atraem para si o encorajamento que lhe dá forças para continuar em sua jornada evolutiva. Os que não têm esse desenvolvimento moral são cegos e surdos aos chamamentos que lhes são feitos seria como se os primeiros preparassem os campos que lhes foram concedidos para seu plantio, enquanto os segundos deixam seus campos mofarem e nada produzem.
            As vozes femininas abordaram questões ético morais o que é compreensível pelo fato de suas mensagens estarem inseridas em O Evangelho segundo o Espiritismo, entretanto muitas das vozes femininas , no Pentateuco e na Revista Espírita, abordaram temas de cunho científico e fenomenológico .
Fontes
1- O Evangelho segundo o Espiritismo- Allan Kardec
2- Revista Espírita Jornal de Estudos Psicológicos ANO IX JANEIRO DE 1866 No 1.
3-As muitas vozes na obra de Allan Kardec, 5o Fórum Caminhos para o Espiritismo, São Carlos 31 de agosto de 2013.
4-A Veneranda Joanna de Ângelis, Celeste dos Santos & Divaldo P. Franco, Leal editora.
5-Os Expoentes da Codificação, Federação Espírita do Paraná.
 
Retrato de Allan Kardec, em 1865. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Allan_Kardec_portrait001.jpg
Ficheiro:Madame-elisabeth-2.jpg
Elizabeth de França. 03-05-1764 / 10-05-1794.
Óleo sobre tela por Elisabeth-Louise Vigée-Le Brun
Ficheiro:Joana Angelica martirio.jpg
Quadro do séc. XIX (anônimo), representando o martírio da Sóror Joana Angélica 
 autoria atribuída a religiosa de Itu, presentemente no Convento da Lapa, Salvador, Bahia
Amélie Gabrielle Boudet (1795- 1883), esposa e grande colaboradora de Allan Kardec (1804- 1869).
Imagem trabalhada em computador por Marisa Cajado (Guarujá, SP) a partir de imagens conhecidas

Praça da Concórdia, a maior de Paris, com a Torre Eiffel ao fundo.
No local muitos vultos da nobreza foram guilhotinados, dentre eles Elizabeth de França.
Foto Ismael Gobbo
Jardim das Tulherias tendo ao fundo o “Dôme Les Invalides” e a Basílica de Santa Clotilde. Paris, França.
Foto Ismael Gobbo




0 comentários: