BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 29 de setembro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (162) Rosemary Araújo


Rosemary Araújo

Nossa   entrevistada,  Rosemary  Araujo, há mais de vinte
anos teve os primeiros contatos  com o  Espiritismo,  nele
encontrando  a  lógica que  cativou seu   espírito curioso e
ávido  de conhecimentos. Formada em  Comunicação  So-
cial,  Rosemary  trabalhou  em vários  setores  de suas  ati-
vidades profissionais,  aplicando  a sua formação universi-
tária também em ações voluntárias, encontrando nas artes
a sua verdadeira vocação. E vem empregando  seu talento
também    no  Movimento  Espírita,  seja  no  Centro   Es-
pírita Humberto de   Campos, em  São Luís-MA, no  qual  
desempenha  diversas  atividades,   como   também    pela
Internet,  onde  eficiente e   assiduamente  tem   difundido
mensagens e notícias do Movimento Espírita.


Rosemary, pode nos fazer a sua auto apresentação?
Ismael, nasci numa pequena cidade do interior do Estado do Piauí, chamada Piripiri, nos idos de 1969, tendo hoje 43 anos.
Aos 12 anos, entre inúmeras idas e vindas da minha família entre Piauí e Maranhão, mudamo-nos definitivamente para São Luís, onde vivemos até hoje.
Meus pais se chamam Manoel e Graça. Tenho 2 irmãos mais novos (Roberto e Jerusa) dos mesmos pais e mais 8 só por parte de pai (Fátima, Claudionor – já falecido –, Chagas e Santo, do 1º casamento, anterior ao com minha mãe; Márcio e Rodrigo, depois do casamento com minha mãe; e Gabi e Karol, enteadas do atual casamento).
Já fui casada, mas não deu certo, tendo me divorciado há mais de 8 anos e agora estou noiva do Reginaldo, uma grande alegria com que Deus me abençoou depois de sérios embates na vida.
Não tenho filhos, mas tenho muitos sobrinhos e já alguns sobrinhos-netos com os quais não tenho muita convivência porque moram longe. Próximo, tenho apenas o muito amado Gabriel, de 9 anos, filho do Roberto, que é como se meu próprio filho fosse.
Em minha família, apenas eu sou espírita, mas convivemos todos harmoniosamente, graças a Deus!

Qual a sua formação acadêmica e profissional?
Sou formada em Comunicação Social, na Habilitação Relações Públicas, com Especialização em Gestão da Comunicação, porém, nunca trabalhei oficialmente na profissão, pois, ao me formar, em 1995, já trabalhava no Tribunal Regional do Trabalho, área administrativa, onde permaneço atualmente.
A formação acadêmica me permitiu atuar voluntariamente como diretora da Associação Brasileira de Relações Públicas, Secção Maranhão, por 6 anos, e como conselheira no Conselho Regional de Relações Públicas, 7ª Região, quando esta era sediada em São Luís, durante uma gestão de 2 anos. Desde então, somente tenho utilizado esses conhecimentos em trabalhos também voluntários, em especial na casa espírita.
No TRT, já exerci minhas funções em diversos setores, dentre os quais, diretorias, secretarias, gabinetes de juiz e desembargadora, varas do trabalho e, atualmente, no Centro de Memória e Cultura, que é o órgão guardião da memória da Justiça do Trabalho no Maranhão, e onde estou responsável pela gestão do Espaço de Arte, uma pequena galeria de exposições temporárias, espaço oferecido gratuitamente aos artistas locais para divulgação de seus talentos.
Nas horas vagas, também trabalho com artesanato em papel, minha verdadeira vocação, já tendo realizado algumas oficinas, bem como uma exposição de produtos em papelaria fina (agendas, álbuns, marcadores de livros, clips, blocos de anotações, cartões etc) no TRT e duas edições da exposição de quadros intitulada “Florações”, onde combinei flores de papel, em diferentes técnicas, com orações. Além disso, ganhei um concurso cultural de Páscoa ano passado na escola onde estudo espanhol, no qual apresentei um pequeno quadro temático, utilizando a técnica “quilling”. Divulgo meus trabalhos artesanais no blog:http://artemagistra.blogspot.com .

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é espírita?
No início dos anos 1990, eu participava de um grupo de jovens responsáveis pela liturgia da missa das 17h de domingo na igreja perto de casa e, numa noite, ao deitar para dormir, tive uma sensação inédita: todo o meu corpo formigava e eu não conseguia me mexer nem falar. Fiquei muito perturbada e, com extremo esforço, consegui abrir os olhos, vendo seres transparentes em forma de duendes pulando pelo quarto e sobre mim, fazendo cócegas e caretas horríveis, divertindo-se muito com o meu terror. No dia seguinte, busquei orientação do padre com quem me confessava e ele disse que eu sonhara. Contestei, garantindo-lhe que estava acordada e ele reafirmou que eu sonhara. Deixei-o falando sozinho e saí de lá dizendo a mim mesma que não permitiria mais ninguém, humano como eu, como intermediário na minha relação com Deus. Pedi ao Pai que me indicasse onde eu poderia encontrar as respostas que precisava.
Durante algum tempo, “vaguei” por outras denominações religiosas, sem sucesso na minha busca.
Nesse ínterim, as perturbações do sono, que eu chamava de pesadelos, embora as percebesse acordada, continuavam. Hoje já sei que ficava em estado de desdobramento parcial, próxima ao corpo o suficiente para perceber os dois planos, material e espiritual,  de forma nítida, vendo espíritos zombeteiros.
Então, em 1991, fui nomeada no TRT e lotada em Pinheiro, uma cidade do interior do Maranhão. Lá, um colega, Paulo Roberto, já espírita, percebendo que eu não estava bem, sugeriu que eu o acompanhasse ao centro espírita que ele frequentava. Fui e consegui dormir melhor a partir daquela noite.
Pouco tempo depois, fui removida para São Luís e esse mesmo colega, ao vir num fim de semana, levou-me ao Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC, onde fiz um tratamento e toda aquela perturbação acabou.
Desde então, lendo e estudando, fui aos poucos entendendo o que acontece à minha volta com os ensinamentos que a Doutrina Espírita nos oferece. Daquele tempo até hoje, nunca mais fiquei sem respostas às minhas inquietações, pois encontro no Espiritismo as explicações lógicas, raciocinadas e incontestáveis.
Frequentei outro centro mais próximo de minha casa por algum tempo, mas acabei retornando ao Humberto em 2002 e lá trabalho desde essa época.

A que casa espírita você está vinculada presentemente?
Há 10 anos, frequento e trabalho no Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC, fundado em 21/janeiro/1986.

Pode nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no movimento espírita durante esses anos?
Mesmo estudando a Doutrina e frequentando centros espíritas desde 1991, trabalhar mesmo, comecei em 2002, no Humberto, conduzindo assistidos a um tratamento espiritual denominado Energização, onde as pessoas mais intranquilas ou emocionalmente sensíveis eram conduzidas em um relaxamento e orientadas a terem esperança, confiança em Deus etc, e eram feitas preces por essas pessoas enquanto elas estavam sendo assistidas.
Depois, no mesmo ano, fui ser uma espécie de secretária de uma das salas de atendimento que se encontrava com um número muito superior de assistidos em relação aos trabalhadores disponíveis, por conta de não ter alguém que controlasse as chamadas para atendimento. Fui chamada para lá a fim de organizar esses atendimentos. Precisávamos analisar ficha por ficha, para identificar as necessidades de cada pessoa e, depois de algum tempo, todos eram assistidos sem qualquer tumulto.
Em 2004, fiz um curso de formação de passistas e fui trabalhar nas correntes de tratamentos espirituais e, como sempre estava estudando a Doutrina e também tinha alguns conhecimentos de administração e comunicação, fui convidada a ser secretária da Diretoria Executiva, tarefa que desempenhei por algum tempo, até assumir, em 2005, a Diretoria de Comunicação, onde permaneço até a atual gestão.
Nessa mesma época, fui convidada a dar aulas como monitora dos estudos da Casa e participar como expositora em seminários dominicais/bimestrais de temas doutrinários aprofundados, bem como para ministrar eventuais palestras.
Ano passado, por uma necessidade emergencial, assumi também a Coordenação do ESDE.

Tem ideia de quantos centros espíritas funcionam no estado e na capital?
Na capital são 27 e no interior são 37, segundo dados da FEMAR-Federação Espírita do Maranhão.

Quais as principais atividades fomentadas pela Federação Espírita do Maranhão?
Reuniões e palestras nos centros espíritas da capital e do interior, feiras do livro, livraria espírita num shopping, congressos estaduais, seminários de implantação do ESDE, cursos diversos (Evangelização, Atendimento Fraterno, Passes, Mediunidade, Expositor Espírita etc), confraternização anual no período do carnaval, semanas e jornadas espíritas.
Atualmente, a FEMAR está realizando um projeto bem ousado. Trata-se do Curso em Ambiente Virtual de Aprendizagem para Aprimoramento e Formação de Monitores e Coordenadores de ESDE. Participo desta primeira turma-piloto e os resultados extremamente positivos já se veem antes mesmo do término, previsto para dezembro próximo.

Existe integração entre as casas espíritas?
De certa forma, sim. No Humberto, estamos sempre atentos aos eventos e promoções que cada casa espírita realiza e, na medida do possível, enviamos representantes do Humberto a esses eventos, assim também como costumamos receber confrades de outras casas em nossas promoções.
Individualmente, também busco estar a par das programações e, dentro das minhas possibilidades, participo.

Conte-nos um pouco da história do Centro Espírita Humberto de Campos, dos seus vultos do passado e também do presente.
Resumidamente, o Humberto iniciou suas tarefas com um pequeno grupo de amigas remanescentes da Seicho-no-ie, que se reuniam na casa de uma ou de outra para estudar o Evangelho e, como algumas já eram médiuns, começaram a chegar as orientações espirituais para o estudo de O Livro dos Espíritos e, posteriormente, para a fundação da Casa, que aconteceu em 1986 com uma singela construção num terreno doado, onde as tarefas foram gradativamente crescendo ao longo dos anos e da dedicação de tantos outros que foram se juntando ao grupo.
As dificuldades surgidas ao logo desses mais de 26 anos foram sempre superadas pela dedicação de muitos que vieram e se foram, deixando, cada um, grandes contribuições e corações agradecidos.
Hoje em dia, a estrutura física é grande, mas ainda insuficiente, não ideal, para a grande quantidade de tantos que nos procuram em busca de amparo, consolo e esclarecimento. As tarefas são as mais variadas: tratamentos espirituais, passes, atendimento fraterno, evangelização infanto-juvenil, distribuição de cestas básicas, brechós e feiras de usados, livraria, cantina, atendimento a gestantes carentes, chás beneficentes, estudos, seminários, encontros, palestras, orientação para o perdão e perda de entes queridos e tantas outras mais! E, mesmo com poucos trabalhadores, temos dado conta de tudo, pois a Espiritualidade Amiga sempre nos estende as mãos dadivosas.
A cada dia chegam mais e mais pessoas, como resultado do empenho e da boa reputação que a Casa goza junto à população.
Apesar da enorme distância onde se localiza, vêm pessoas de muito longe, bairros distantes, para o Humberto, como chamamos carinhosamente a nossa Casa. Temos, inclusive, assistidos que vêm semanalmente do interior para fazer os tratamentos.
O estudo, para nós, está em primeiro lugar e é requisito primordial para se trabalhar na Casa, salvo, claro, as situações especiais que precisamos respeitar.
Vultos não diria que temos, pois todos trabalhamos praticamente no anonimato, empenhados em atender bem a cada um que nos busca em nome do Cristo.
As bênçãos são abundantes em nossa Casa, graças a Deus!

Como está enxergando o movimento espírita na atualidade? Algo que mereça reparo?
Sempre encontramos motivos para reparos que levarão a cada vez mais aperfeiçoamento, não é mesmo? E que bom que seja assim!
Pelo próprio significado da palavra, movimento indica ação e não inércia, o que pressupõe que estamos sempre em evolução, em ascensão, buscando para o Movimento Espírita esse constante desenvolvimento.
Atualmente, percebe-se cada vez mais o envolvimento dos espíritas em contribuir para que o Espiritismo se expanda de forma clara e sem misticismos ou dúbias interpretações.
E importante papel têm desempenhado os meios de comunicação de massa e produções culturais. Quanto mais produções baseadas nos verdadeiros postulados da Doutrina Espírita e nas obras reconhecidamente espíritas, mais o Movimento se fortalece, atingindo os objetivos de divulgação para o esclarecimento e conforto emocional daqueles que têm contato com essas produções, levando muitos a buscar os centros espíritas para um melhor entendimento desses “novos” conhecimentos.

Tem algum livro lançado, espírita ou não espírita?
Não.

Algo mais que queira acrescentar?
Gostaria de lembrar a todos o quanto temos de proteção espiritual dos amigos que nos acompanham nesta jornada terrena. Mesmo que silenciosos aos nossos ouvidos físicos, eles nos amparam em todos os instantes e precisamos urgentemente aprender a sentir sua presença, suas orientações e ser gratos por essas companhias que o Pai do Céu nos concede como bênçãos. Confiemos sempre na assistência divina, por meio desses abnegados servidores do Senhor, guiados pelo Mestre Misericordioso!

As suas despedidas dos nossos leitores.
Caro amigo Ismael, a você toda a minha gratidão por esta linda oportunidade de participar de um trabalho tão edificante como este que você realiza em prol da nossa querida Doutrina Consoladora!
Aos irmãos espíritas e todos quantos venham a ler esta entrevista, minha gratidão pela atenção!
Que Jesus abençoe a todos nós!
Grande abraço

Rosemary aos 2, 3 e 10 anos e na primeira comunhão aos 11 anos com a mãe Graça e o irmão Roberto
Rosemary com seus 8 anos junto com meus irmãos Roberto e Jerusa
Rosemary aos 19 anos
Aniversário de Rosemary em  2010, com  Reginaldo (noivo), Gabriel (sobrinho);  noivado de Rosemary:  D. Dulce (sogra), Reginaldo (noivo), Rosemary e Graça (mãe); Rosemary na monitoria da 2ª turma do Curso para Iniciantes no CEHC, em 2007; . ministrando o Seminário “Viagem Astral, Sonhos e Premonições”, 2009.
Rosemary com o pai Manoel e o sobrinho Gabriel; aniversário em  2009,  da  mãe de Rosemary. Christina (cunhada),
Roberto (irmão), Graça (mãe), Rosemary, Jerusa (irmã) e Gabriel (sobrinho).
Rosemary e o noivo Reginaldo em Teresina –PI no ano de 2010; no Mirante em Belo Horizonte, MG, em 2005; lançamento do informativo “Página de Luz”, do qual Rosemary foi  editora e diagramadora e em Joinville, SC, na estação de ferroviária em 2008.
Rosemary em sua exposição “Florações”, 1ª edição-setembro/2010, no Espaço de Arte do TRT

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 29-09-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/SETEMBRO/29-09-2012.htm

Mensagem de Bezerra de Menezes – Português/Espanhol Cabe-nos não desanimar Nos cabe no desanimar


(Mensagem psicofônica ditada pelo Espírito Adolfo Bezerra de Menezes,
por intermédio do  médium  Divaldo  Pereira  Franco,  no  momento  do
encerramento  da sua conferência da 59ª Semana Espírita de Vitória da
Conquista, no dia 09 de setembro de 2012.)

(Mensaje psicofónico dictado por el Espíritu Adolfo Bezerra de Menezes,
por intermedio del médium Divaldo Pereira Franco, en el momento del
cierre de su conferencia de la 59ª Semana de la Victoria de la
Conquista, en el día 09 de septiembre del 2012.)



Cabe-nos não desanimar, prosseguir com o espírito voltado para o bem, de tal forma, que as paixões primitivas cedam lugar às peregrinas virtudes descendentes do amor.  Desesperada, a criatura humana suplica misericórdia, e os céus generosos fazem chover sobre a terra as messes de misericórdia e de encorajamento para a vida. Não vos deixeis contaminar pelos desequilíbrios que grassam, pelo vírus do horror, que leva a vida aos patamares mais sofridos. Erguei-vos em pensamento e em ação Àquele que nos prometeu estar conosco em qualquer circunstância para que pudéssemos ter vida e vida em abundância. Filhos da alma, vossos guias espirituais adejam ao vosso lado como  aves sublimes de ternura, aguardando a oportunidade de manter convosco intercâmbio iluminativo. Não vos permitais o luxo da negativa às suas inspirações gloriosas. Não recalcitreis ante o espinho cravado nas carnes da alma de que necessitais momentaneamente. Desde quando conhecestes Jesus, tendes o dever de demonstrar-lhe fidelidade e amor, basta-vos abrir os sentimentos de fraternidade e de misericórdia para com todos aqueles que sofrem, perdoando-vos os equívocos e perdoando as agressões que vos chegam ameaçadoras. Ninguém a sós, em nome desses espíritos espíritas, que comparecem a este evento há cinquenta e nove anos sucessivamente. Nós vos conclamamos à diretriz de segurança para uma existência de paz. Amar! Sede vós aqueles que amam. Rejeitados, menosprezados e até perseguidos, aureolai-vos no amor para que se exteriorizem os sentimentos sublimes do Cordeiro de Deus e em breve possamos ver  bebendo no mesmo córrego, o lobo e o cordeiro, os bons e os ainda maus, fascinados pela água pura do Evangelho libertador. Ide em paz, meus filhos, retornai aos vossos lares e buscai a luz da verdade que dissipa a ignorância  e que anula a treva.  Jesus conta convosco na razão direta em que com Ele contamos.
Abençoe-nos o incomparável amigo Jesus e dê-nos a sua bênção de paz.
Com muito carinho, o servidor humílimo e paternal de sempre, Bezerra.
Muita paz!

**********

Nos cabe no desanimar, proseguir con el espíritu dedicado para el bien, de tal forma, que las pasiones primitivas cedan lugar a la peregrinas virtudes descendientes del amor.  Desesperada, la criatura humana suplica misericordia, y los cielos generosos hacen llover sobre la tierra las mieles de misericordia y de valentía para la vida. No os dejéis contaminar por los desequilibrios que propagan, por el virus del horror, que lleva la vida a los lugares más sufridos. Levantaos en pensamiento y en acción A aquel que nos prometió estar con nosotros en cualquier circunstancia para que pudiéramos tener vida y vida en abundancia. Hijos del alma, vuestros guías espirituales vuelan a vuestro lado como  aves sublimes de ternura, aguardando la oportunidad de mantener con vosotros intercambio iluminador. No os permitáis el lujo de la negación a sus inspiraciones gloriosas. No recalcitrantes ante el espino clavado en las carnes del alma de que necesitáis momentáneamente. Desde cuando conocisteis a Jesús, tenéis el deber de demostrarle fidelidad y amor, os basta abrir los sentimientos de fraternidad y de misericordia para con todos aquellos que sufren, perdonándoos los equívocos y perdonando las agresiones que os llegan amenazadoras. Nadie a solas, en nombre de esos espíritus espíritas, que comparecen a este evento hace cincuenta y nueve años sucesivamente. ¡Nosotros os llamamos a la directriz de seguridad para una existencia de paz! ¡Amar! Sed vosotros aquellos que aman. Rechazados, menospreciados y hasta perseguidos, aureolaros en el amor para que se exterioricen los sentimientos sublimes del Cordero de Dios y en breve podamos ver  bebiendo en el mismo torrencial, el lobo y el cordero, los buenos y los aún malos, fascinados por el agua pura del Evangelio liberador. Id en paz, mis hijos, volved a vuestros hogares y buscad la luz de la verdad que disipa la ignorancia y que anula las tinieblas. Jesús cuenta con vosotros en la razón directa en que con Él contamos.
Bendícenos oh incomparable amigo Jesús y danos tu bendición de paz.
Con mucho cariño, el servidor humildísimo y paternal de siempre, Becerra.
¡Mucha paz!

(Texto recebido em email de Gledson Barreto [gledsonftc@gmail.com] e site da UEVC)
(Texto recibido en email de Gledson Barreto [gledsonftc@gmail.com] y site de la UEVC)

(TRADUÇÃO PARA O ESPANHOL POR ISABEL PORRAS isabelporras1@gmail.com, ESPANHA)
 
Dr. Adolfo Bezerra de Menezes
Quadro da artista plástica Nair Camargo, São Paulo. Foto Ismael Gobbo
Sobrado onde funcionou o consultório do Dr. Bezerra de Menezes na
cidade do Rio de Janeiro.Foto Ismael Gobbo

Vote em Chico Xavier SBT O Maior Brasileiro de todos os tempos


Acesse para votar:

ATENÇÃO: É POSSIVEL VOTAR NOVAMENTE DEPOIS DE ALGUM TEMPO.

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 28-09-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/SETEMBRO/28-09-2012.htm