BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (161) Miguel de Jesus Sardano


Miguel de Jesus Sardano


Focalizamos neste sábado   um pouco da  vida e  da obra
do nosso dileto  amigo  e companheiro  de  ideal espírita,
Miguel  de  Jesus  Sardano, que  é   orador, escritor e di-
rigente  de  importante  entidade de assistência e promo-
cão  na  cidade de Santo André, no ABC. Além do impor-
tante  trabalho  que   desenvolve  no  campo assistencial
e doutrinário,  Miguel  é  um  dos  que mais tem acompa-
nhado o médium e conferencista Divaldo Pereira Franco,
em suas conferências pelo Brasil e também em algumas
das viagens deste ao  exterior.

Caro Miguel, por favor faça-nos sua auto apresentação.
Ismael, sou Miguel de Jesus Sardano, filho de Rafael Sardano e Jovelina Maria de Jesus, natural de Mirassol, Estado de São Paulo. Nasci aos 18 de agosto de 1933 e cursei a escola primária, transferindo-me depois para São Paulo em 1948. Em 1956 mudei-me para a cidade de Santo André onde cursei ginásio e magistério, local onde resido até os dias atuais.
Casado desde 1957 com Terezinha, de cujo matrimônio nasceram dois filhos, Edélcio Sardano e Edson Sardano que nos deram três netos. Meus pais já faleceram há vários anos.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?
Advogado e professor primário. Ora aposentado.   

Como você conheceu o Espiritismo?
Em 1950, com 17 anos, eu trabalhava numa padaria, na Mooca e, entre minhas tarefas, eu entregava pão em domicílio. Um dos fregueses da padaria, o sr. Jacob, um judeu lituano, mascate de joias e outros produtos que vendia. Um dia, quando fui levar o pão à sua casa, ele estava lendo um livro intitulado “Crônicas de Além do Túmulo”, de Chico Xavier, ditado pelo Espírito Humberto de Campos. Como sempre fui curioso e estudioso perguntei ao sr. Jacob qual era o assunto do livro. Ele sintetizou o seu conteúdo e eu fiquei muito interessado. Ele me emprestou o livro, convidou-me para ir à sua casa no dia seguinte, à noite, quando realizava uma reunião do “Evangelho no Lar”. Como a irmã dele, que morava na mesma casa (eram três irmãos, duas irmãs e ele, todos solteiros) era médium, no final da reunião recebeu uma mensagem, pois era vidente também, dando notícias de uma irmãzinha minha falecida com sete meses, de nome Eufrásia. Na época eu deveria ter uns quatro anos quando ela morreu. Eu sabia, mas não me lembrava de nada. Esse fato me levou a estudar o Espiritismo. O sr. Jacob frequentava a Federação Espírita do Estado de São Paulo e para lá me encaminhou. Estudei tanto espiritismo, eu em 1954 realizei minha primeira palestra. Foi no Centro Espírita Consolador em São José do Rio Preto. A partir daí não parei mais.

Fale sobre o C.E. Dr. Bezerra de Menezes?
Em 1976 fundei, com minha esposa Terezinha Sardano, o Centro Espírita Dr. Bezerra de Menezes e em 1986 fundamos a Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, creche-bercário, com vários projetos socioeducativos.  
Aposentei em 1985, dedicando-me então ao serviço voluntário, em tempo integral, na Instituição Amélia Rodrigues e no Centro Espírita. Sou o atual presidente do Centro Espírita “Dr. Bezerra de Menezes”, que tem como departamentos a Editora Bezerra de Menezes e a Distribuidora de Livros Espíritas, Espiritualistas e Autoajuda.

Fale-nos mais sobre a sua atuação na tribuna espírita.
Realizei palestras em quase todos os Estados do Brasil e em alguns países como Portugal, França, Espanha, Colômbia, Estados Unidos, Paraguai, Bolívia, Inglaterra, Suíça, Canadá, Itália, Bélgica e Áustria. Atuo no Movimento Espírita através da União das Sociedades Espíritas de Santo André. Em 1999 fundamos a Editora Bezerra de Menezes.
Além disso, apresento o programa Presença Espírita, na Rede Boa Nova de Rádio desde 1992, com Divaldo Franco, às quintas-feiras, às 16h.

Quais os livros de sua autoria?
Os livros são: “Nas Pegadas do Nazareno” editado em 1988 e “O Fenômeno Divaldo Franco”, lançado neste mês de setembro.

Tem ideia de quantas cidades e países esteve ao lado de Divaldo?
Aproximadamente 100 cidades e mais de 10 países (muitas delas voltando todos os anos).

Qual a apreciação que faz sobre o homem Divaldo Pereira Franco e sua obra?
Eu descrevo Divaldo Franco e Chico Xavier como sábios. Por trás de sua figura modesta, humilde, escondem duas almas maduras e experientes na vivência humana. Eles se nivelam aos seus mentores Emmanuel e Joanna de Angelis. Nesses 46 anos de convivência (nossa amizade) pude constatar a sabedoria de Divaldo. Dotado de um raciocínio rápido, de uma lucidez espontânea, que traduzem as características de um espírito lúcido e consciente de sua capacidade. Na presente existência, ele se propôs ser instrumento fiel dos Espíritos investidos de elevadas tarefas na Seara do Cristo apagando sua luz para que brilhe a luz Maior do Senhor.
Basta considerar que Divaldo já produziu mais de 250 livros mediúnicos, já proferiu mais de 13.000 conferências, em 64 países dos 5 continentes, para se ter uma ideia da capacidade desse gigante da palavra e da ação. Por falar em ação, a Mansão do Caminho, que acaba de completar 60 anos, atende a mais de 3.000 crianças e adolescentes, diariamente, em seus diversos projetos socioeducativos, além de outros programas que atendem a idosos, famílias, pobres, sem renda, aidéticos, entre outros.
Quem quiser conhecer mais sobre a Mansão do Caminho e o Centro Espírita Caminho da Redenção é só acessar o site: http://www.mansaodocaminho.com.br .
O trabalho de Divaldo é tão grande e importante que já foram escritos 18 livros biográficos sobre sua vida e sua obra. Foi excelente filho, manteve os pais Francisco e Ana Franco, dando-lhes todo carinho e conforto material até o fim. O mesmo ocorreu com sua irmã DETE, que viveu na Mansão, sob os cuidados de Divaldo até a desencarnação. Ele custeou todas as despesas dela, que foi voluntária na costura da Mansão do Caminho.

Divaldo, como divulgador, tem sido comparado a Paulo de Tarso dos primeiros dias do cristianismo. Acha apropriada a comparação?
Não, porque são tempos diferentes, missões diferentes no tempo e no espaço. Na minha opinião e do próprio Divaldo, Paulo foi o maior divulgador do cristianismo de todos os tempos.

Como está enxergando o movimento espírita presentemente?
Em permanente crescimento, apesar das dificuldades financeiras para alcançar a grande mídia. Há muitos problemas, como é natural, mas nota-se o crescimento em quantidade e qualidade. Faltam recursos financeiros.

Quais os momentos e personalidades que mais o marcaram em sua trajetória espírita?
O lançamento do meu livro “Nas Pegadas do Nazareno” em 1988, conhecer Divaldo Franco e Chico Xavier. Por dever de Justiça devo mencionar o nome de um senhor lituano, de nome Jacó, que me emprestou o primeiro livro espírita (Crônicas de Além do Túmulo) de autoria de Humberto Campos, psicografado por Chico Xavier. Ele me encaminhou para o Espiritismo em 1950.
Mais informações no site: www.cebezerra.com.br


As suas despedidas dos nossos leitores.

Aos amigos internautas que vierem ler esta página espero ter passado uma mensagem de experiência e estímulo. Deixo aqui gravada minha gratidão a todos, aceitando qualquer crítica que venha enriquecer meu cabedal. Meu abraço carinhoso com votos de paz.

casamento de Miguel de Jesus Sardano e Terezinha aos 31/1/1957
Foto de 1975 no  Rio Grande do Sul com Divaldo Pereira Franco proferindo 
conferência tendo Miguel de Jesus Sardano à sua direita
Foto do arquivo de Jorge Moehlecke
Miguel de Jesus Sardano no ano de 1976
Fotos que registram o inicio das construções da Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, em Santo André, SP.
Instituição Assistencial e Educacional Amélia Rodrigues, dirigida por Miguel de Jesus Sardano, em Santo André, SP.
Festa oficina;  Miguel e Terezinha;  com as crianças na creche e com Divaldo Pereira Franco
Miguel de Jesus Sardano à direita de Divaldo Pereira Franco (paletó Bege) na
 cidade de  Bauru, SP. Foto fornecida pela Use Bauru
Miguel apresenta Divaldo na  conferência deste na cidade de Jales, SP. em 27/10/2009. Foto Ismael Gobbo
Terezinha e Miguel de Jesus Sardano ladeando Divaldo Pereira Franco em homenagem a este
prestada no aniversário de 25 anos do Encontro Fraterno.
Imagens de Miguel de Jesus Sardano na tribuna e com Divaldo Pereira Franco
Capas dos livros escritos por Miguel de Jesus Sardano

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.





NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 22-09-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/SETEMBRO/22-09-2012.htm