BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (155). Gutemberg Paschoal da Silva


Gutemberg Paschoal da Silva

Nossa entrevista deste sábado é com Gutemberg Paschoal da Silva, fluminense de Valença, interior do Estado. No Espiritismo Gutemberg começou pela pré-mocidade aos 15 anos. Nos seus 30 anos de vida espírita passou por diversas Casas Espíritas, onde vem atuando  tanto na área doutrinária como na da divulgação.  Gutemberg é o diretor de Comunicação Social do Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro – CEERJ.



Caro Gutemberg, pode nos fazer sua apresentação pessoal?

Sou natural da cidade de Valença – RJ, aos 22 de novembro de 1967, filho de Jurandir Paschoal da Silva e Ruth Sebastiana da Silva, atualmente extremamente feliz com a oportunidade bendita de ser avô do Christian e da Sophie, de quem também é avó Raquel Luciene. Amo muito meus netos, filhos de minhas filhas Luciete e Luciene, respectivamente; ambas casadas com Christian pai e Thiago.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou professor docente atuando no Ensino Fundamental e Médio (Curso Normal), formado em Letras, especialista em Psicopedagogia e História da Educação, estudioso de matérias relacionadas à liderança e administração. Também atuo no campo da música, tanto no ambiente espírita como profissional.

Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Frequento a Doutrina Espírita desde os 15 anos, estimulado pelo meu pai desde bem cedo; e conduzido a minha 1ª Casa Espírita, o GEB – Grêmio Espírita de Beneficência, Barra do Piraí – RJ, pelo querido irmão João Henrique Martuscello, com quem até hoje mantemos forte vínculo fraterno.

A que casa espírita está vinculado presentemente?

Atualmente compomos a diretoria da nossa federativa, na Área de Comunicação Social Espírita do CEERJ – Conselho Espírita do Estado do Rio de Janeiro. Nosso sistema de diretoria é um colegiado composto por sete diretores de área.

Pode nos fazer uma resenha de sua trajetória pelo movimento espirita durante esses anos?

Após o primeiro contato, no GEB, não pude mais me afastar da abençoada Doutrina. Iniciei meus estudos pela pré-mocidade, passando imediatamente à mocidade, enquanto já frequentava, meio a contragosto de alguns diretores, os estudos de adultos noturnos. Isto por que lia abundantemente as obras de André Luiz e os romances históricos de Emmanuel, que me faziam sentir uma enorme sede de debater, ouvir e aprofundar os temas incríveis que tais obras me traziam.
Logo aos 16 anos conheci a COMEERJ – Confraternização de Mocidades Espíritas do Estado do Rio de Janeiro. Esta atividade, da qual participo desde então, formou-me, junto do centro que frequentava, a consciência espírita. Atualmente colaboramos na coordenação da Área de Estudos desse trabalho de amor que reúne cerca de 5000 jovens e trabalhadores durante o período de Carnaval. (E fica aqui o convite para que os jovens espíritas que nos leem venham participar conosco. Recebemos jovens de vários outros Estados e até do exterior! É um trabalho maravilhoso!).
Durante os 30 anos, amparado pela Doutrina dos Espíritos, atuamos na coordenação de mocidades, na realização de palestras, seminários, cursos, encontros, na diretoria de Casas Espíritas, de Conselhos Espíritas, na campanha do quilo, nas distribuições junto aos irmãos menos favorecidos, nos atendimentos noturnos a moradores de rua, em coordenação de grupos de estudo e prática da mediunidade, na atuação como dialogador ou médium e algumas outras tarefas cotidianas da casa e do movimento espírita.


Gutemberg, como aconteceu o seu envolvimento com arte?

A música, desde muito cedo já era algo que me tocava profundamente. Tinha na infância o hábito brincalhão de reproduzir a voz dos cantores, coisa que pra mim era normal. Vivia batucando e imitando ritmos – e minha mãe enlouquecida com tanta batucada em seus ouvidos. Assim recebi bem cedo um violão das mãos de meu pai  e comecei solitário a aprender as primeiras notas. Quando descobria algum vizinho que sabia dedilhar um instrumento, pra lá corria pedindo que tocasse algo pra eu ver. E, vendo, fui aprendendo o que fazer com os dedos sobre as cordas do violão, da viola de dez cordas, do cavaquinho, do contrabaixo...
Ao conhecer as obras de André Luiz, foi um encontro definitivo com a Arte. Cada um dos livros desse autor traz diversas citações sobre o tema, sobretudo a Música! Então pude ter a certeza de que tocar e cantar era algo que ia muito além do que eu imaginava. A responsabilidade muda quando se aprende que cada nota musical, o jeito de executar a música, o ritmo empenhado na execução... todos os elementos da música interferem em nossas emoções imediata e diretamente.
Assim, comecei a realizar algumas pesquisas e anotar apontamentos que ia encontrando nas diversas obras espíritas as quais lia com regularidade e intensidade. Tais pesquisas motivaram alguns companheiros, que as iam apreciando e criticando, a me sugerirem sua publicação. Mas, diante de tudo que eu lera, não me sentia apto a ingressar no rol dos escritores – de jeito nenhum. E as pesquisas foram se avolumando... até que um amigo querido, Hélio Ribeiro Loureiro, de Niterói, enviou minhas anotações ao igualmente querido Orson Peter, que, por sua vez, nos remeteu elogiosa carta convidando-nos à publicação. Feito isso, o opúsculo se espalhou. E temos recebido fraternos comentários, haja vista ser este tema pouco explorado. Esperamos que a obra alcance seus objetivos que são: estimular os espíritas artistas a estudarem e a explorarem este tema; despertar os mais habilitados a mergulharem neste vasto universo da Arte, confrontá-lo com a Doutrina Espírita e trazerem ao público informações mais aprofundadas e abalizadas; e servir à causa espírita.

No âmbito das obras da codificação kardequiana encontramos algum capitulo especial tratando de arte?

Sim. Em praticamente todas as obras da codificação há alguns apontamentos. Mas especialmente em Obras Póstumas vamos encontrar logo no início referência sobre a música no capítulo que trata da Manifestação dos Espíritos (itens 14, 51); Depois em “A Música Celeste”, “Música Espírita”; “A Morte Espiritual”, “A minha primeira iniciação no Espiritismo” etc.

De que maneira os profissionais da musica, por exemplo, podem aplicar seus conhecimentos para divulgar a doutrina espírita?

Vale a pena provocar uma reflexão: artista-espírita ou espírita-artista? Brincando aqui com essas palavras justapostas, pensemos que a Doutrina precisa ser o foco principal e a Arte o veículo de sua divulgação. Já encontramos no nosso movimento apresentações belíssimas, de alta produção, sem, no entanto, alcançarem o que algumas outras peças ou composições musicais bem simples alcançaram. Estas, embora singelas, puseram em evidência as verdades do Consolador; aquelas... se perderam nos panos e danças fazendo a arte pela arte. É claro que a “forma” pode conviver e interagir plenamente com “fundo”, ou seja, não estamos aqui defendendo que devemos fazer a arte de forma simplória. Pode-se conjugar a simplicidade com o bom gosto, com o cuidado, com o detalhe, com a dedicação, com os recursos possíveis etc. O que não se pode é perder o foco: A Arte no Movimento Espírita tem o objetivo, na nossa visão, de sensibilizar o espectador para colher os frutos da mensagem. Não sendo assim, ocorre uma inversão dos valores e fins a que a Arte deve servir.
Mas, lamentamos ainda encontrar em nosso meio aqueles irmãos que, dotados de qualidades artísticas, apenas pensam que introduzi-la em nossos arraiais será suficiente. A Arte é mais um (e positivamente o mais contundente) meio de divulgação da Doutrina, e não o seu fim. Faz-se, portanto, necessário estudar o tema em profundidade – o que poucos fazem. Ora, se pra desempenhar a mediunidade o candidato precisa de anos de estudo; se para fazer palestras é necessário dedicar-se ao tema; se para evangelizar deve-se escolher dentre os candidatos o mais estudioso, impossível o espírita-artista não crer na importância de se debruçar no estudo da influência que seu dom artístico pode causar. Fica nossa breve reflexão.

O mesmo pode acontecer com a pintura, a literatura, a dança e a ginástica dentre outros?

Certamente! Toda forma de Arte provoca, em graus diferentes, emoções diversas. Como não se enternecer diante de uma tela impregnada pela sensibilidade do pintor? Como não viajar nas páginas de um romance, onde a história bem narrada nos envolve de tal maneira que mal conseguimos abandonar o livro? Como não sentir vontade de dançar junto com a bailarina que salpica no palco sua leveza e equilíbrio?
Você coloca aqui a ginástica na lista da Arte, o que achei muito interessante! Acompanhando algumas atividades olímpicas, vemos com nitidez o dom artístico estampado em cada detalhe da execução pelo atleta: no nado sincronizado, nos movimentos do cavalo, nas barras paralelas, nas argolas... enfim, há arte por toda parte! Como diz a canção: “Ah... vem ver em toda parte a beleza, canta e dança toda a natureza, que existe Arte em todo lugar”... Nos pássaros que cantam e bailam no ar, na harmonia dos cardumes, na corrida das manadas na selva, nas duplas de maritacas sempre juntas em seus bandos, na cantoria dos pardais ao entardecer, na sintonia dos planetas em suas órbitas, nas vozes de um coral... Há Arte em toda parte!

E especificamente sobre a pintura e a música mediúnica que são objeto de apresentações públicas organizadas pelas casas espíritas o que tem a dizer?

Aqui retomamos a questão de servir a uma causa maior: A Doutrina Espírita. E não à promoção pessoal. Alguns companheiros artistas chegam ao nosso meio com grande simplicidade e doçura; por sua vez, alguns espíritas, querem se tornar celebridades e receber tratamento diferenciado, seguindo a convenção do mundo. Precisamos mesmo de um antídoto infalível: estudar o Espiritismo! Assim, conseguiremos colocar as chagas humanas do orgulho e do ego bem adormecidas.
Todas as situações que envolvem recursos financeiros devem exigir de nós especial cuidado! E sempre todas as questões devem ser colocadas abertamente, com clareza e verdade, a fim de não despertar preocupações indevidas em quem não conhece o processo.
A vaidade é outro fator que precisa ser aqui lembrado! Fujamos dela!

O Espírita Artista deve saber separar os interesses profissionais aos daqueles de trabalhador da arte espírita?

Bem, esta questão é muito séria! Trazer seu talento para colaborar com a causa é uma coisa; usufruir da bondade dos adeptos da Doutrina pra vender seus produtos artísticos é outra. Mas a responsabilidade é de cada um! E a colheita é certa!
Não pode haver prazer maior do que ouvir de um confrade frases do tipo: “Muito obrigado! A música do seu CD transformou minha vida!”, ou “Este livro ajudou muito a recuperar uma pessoa de minha família”! Se coisas desse tipo não bastam, precisamos rever nossos conceitos e, quem sabe, procurar alguns outros grupamentos religiosos que pagam muito bem aos artistas que lá fazem seus shows e usam a fé como comércio. Mas afirmo: esses problemas existem, mas são raros em nosso meio.
Certa feita, ouvi um responsável expositor falar sobre frustração profissional e problemas na casa espírita. Creio que esta questão possa aqui ser encaixada. Ele comentava sobre o insucesso de alguns administradores, diretores, trabalhadores em diversas áreas, que acabavam encontrando na falta de voluntários da casa espírita um terreno propício para a auto realização. Não obstante o trabalho maravilhoso da maioria dos artistas do nosso meio, não será esse o problema?

Deve ter percebido como divulgador que aumentou em muito a oferta das conhecidas Palestras Musicadas no meio espirita. Qual sua visão a esse respeito?

Cremos que, neste outro campo minado, a consciência do indivíduo deve estar desperta pra não contrariar princípios doutrinários básicos. Lembramos o “Dai de graça tudo aquilo que de graça recebeis”. Notemos que não se diz aqui “Dai de graçae de qualquer jeito”! Portanto, tomemos a música: o artista precisará de um bom instrumento. Quanto custa um bom violão? Se ele grava um CD, quanto fica a produção? Se ele se desloca pra realizar palestra numa outra cidade e é assalariado, de quanto ele dispõe para esta tarefa sem subtrair da família e de necessidades pessoais?
São questões de foro íntimo e que devem ser tratadas de modo particular. Poderíamos tanto apontar inúmeras justificativas para o “rateio” das vendas, bem como muitas outras (e em maior número) para doação das arrecadações com a venda dos produtos. Os maiores escritores espíritas que conheço não viajam às próprias expensas, também não pagam hotel com recursos próprios. E se assim fosse, já estariam falidos devido ao número de atividades que desenvolvem. Com relação ao produto da venda de seus livros, às vezes é rateado com algumas causas... Penso que podemos tomar o exemplo que a Arte Literária vem seguindo para lidar com as questões das demais Artes: música, teatro, palestras musicadas...
O consenso, o respeito, o amor à causa, a gratidão pelo dom dado por Deus devem nortear esta questão. Agora, “cobrar” por apresentação em eventos ou Casa Espírita... sinceramente ainda não encontrei nas obras espíritas qualquer respaldo para a questão.


Tem percebido no movimento espirita, sobretudo entre os jovens, o despertar para as artes?

A nova geração já está aí. A transição planetária se opera com alarde e explicitamente. Segundo os espíritos nobres, a Arte terá papel preponderante nesse processo. No trabalho de COMEERJ, temos muitos momentos com a Arte. E é alarmante como a cada ano encontramos jovens mais talentosos, mais sensíveis à Arte.

Quais os principais eventos realizados com a finalidade de promover esse despertamento?

Temos participado e assistido encontros belíssimos onde a Arte encontra seu espaço, sem malabarismos desnecessários, sem aparatos dispensáveis etc., mas com pureza, beleza, doçura.
Aqui no Rio, o CEERJ promove anualmente um encontro nesses moldes, mas em várias regiões do Estado, há muitos eventos similares e com a mesma boa filosofia.
Nesses eventos, além de apreciarmo-nos uns aos outros, cada um com seu talento, também podemos discutir fraternalmente sobre nosso papel como espíritas e como artistas.

Como tem enxergado o nosso movimento espírita?

Ah... nosso movimento é maravilhoso! Por isso cresce a cada dia! Notamos que as rusgas e divergências vão diminuindo, a figura do chefe, que já era rara, cede lugar ao líder amoroso; o pensamento de colegiado assume importante papel nas sociedades espíritas, onde todos passam a ter voz – como preconizava Kardec em Obras Póstumas (Constituição do Espiritismo); os adeptos despertam sua consciência para a importância do estudo! Nunca se vendeu tanto livros espíritas!
Estamos avançando. Seguramente, nem todos se dizem espíritas, mas grande parte da humanidade já ouviu falar e crê na existência de vida além da morte, de vida em outros planetas, na possibilidade da comunicação com os chamados mortos, na reencarnação... Basta acompanhar um debate sobre o tema em locais mistos e percebemos claramente como todos se envolvem na temática e ouvem com vigor explicações sobre a vida além da vida, a influência dos espíritos. Todos têm uma história pra contar sobre espíritos!
E nosso Movimento precisa estar na vanguarda! Muitos neófitos se aproximam e passam a buscar respostas para suas consciências sedentas. Temos que estudar! Muito! E adequar a Casa Espírita para receber essa nova demanda. Devemos ajustar os meios de divulgação da doutrina através da TV, da Internet, do Rádio etc.
Sempre pergunto em palestras quem leu as obras da codificação, ou a coleção André Luiz... as mãozinhas se levantam poucas e timidamente!

E no Rio de Janeiro em particular?

O movimento espírita no Estado do Rio de Janeiro é o terceiro maior do país, muito próximo do Estado de Minas Gerais, no que se refere ao número de Instituições Espíritas Adesas. Assim, há um extenso trabalho realizado e outro de enorme extensão por ser feito, dado o tamanho e a complexidade geográfica do Estado.
Nossa Diretoria de Unificação, através do seu diretor Humberto Portugal, mapeou todo nosso Estado e temos traçado importantes estratégias de atuação, sugerindo às lideranças dedicadas caminhos para uma equânime atuação; A Área de Ações Estratégicas (coordenada por Alexandre Pereira) têm proposto treinamentos sobre liderança e assuntos que possam facilitar a dinâmica da Casa Espírita; A Área de Educação (liderada por Darcy Neves) realiza cursos, treinamentos e acompanha todas as tarefas relacionadas ao estudo, à família, à mediunidade, o atendimento fraterno etc. A Área de Relações Externas (conduzida por Cristina Brito) mantém um diálogo aberto com a sociedade e participa ativamente de movimentos inter-religiosos, representando o CEERJ em eventos fora do movimento; A Área Financeira (Jandira Freitas) junto com a Administrativa (Luiz Augusto Coelho) orienta as casas no sentido de que

Alguma programação especial em andamento?

Em outubro, de 12 a 14, realizaremos nosso 3º Congresso Espírita. Será um grande encontro de corações e todos ainda podemos nos inscrever emhttp://www.congressoespiritarj.com.br/
Esperamos todos para um fraterno abraço e muito estudo, pois o elenco convidado é muito especial. Além disso, teremos diversas apresentações artísticas.


As suas despedidas aos nossos leitores com o abraço antecipado.

Querido Ismael, inicio minhas despedidas com um especial agradecimento a você pela dedicação na divulgação da Doutrina Espírita. Emmanuel nos exorta a essa tarefa dizendo: “...o Espiritismo nos solicita uma espécie permanente de caridade – a caridade da sua própria divulgação”. Obrigado por estar nesse time.
Em seguida, desculpo-me com os leitores se, de alguma forma, não fui justo com as palavras. Tenham piedade comigo e me ajudem com as preces. Obrigado pelos minutos que passamos juntos nessas reflexões. E que o Senhor da vida nos conduza os passos nesta encarnação. Sejamos, com nossas atitudes, os maiores divulgadores do Espiritismo e portadores de sua mensagem. Muita paz.

Amigas e irmãs da Equipe de Estudos da COMEERJ (Polos III e IX); amigos do REUNIR IV; Gutemberg ladeado por Ivana Raisky (FEEGO) e Gabriel Salum (FERGS) em Florianópolis - CFN ; Bruno Ferraz, assessor da CSE-CEERJ e Guto em gravação nos estúdios CEERJ.
João Henrique Martuscello, talentoso artista do Rio de Janeiro; Diretoria do CEERJ em atividade na federativa; os netos de Gutemberg: Sophie e Christian; a netinha Sophie.
Familiares de Gutemberg Paschoal: Luciene (filha), Sophie (neta) e Thiago Gaia (genro); Luciete (filha) com o neto  Christian no colo, Luciene (filha) com a neta Sophie, Raquel Luciene (a avó), Nancy Alves (a bisavó ou mãezinha), Rosimere (irmã do coração); O netinho Christian e Luciene com Sophie.
Carlos Augusto, irmão do coração ao violão; Christian (pai), Christian (filho) aos 8 meses e a mãe Luciete (filha de Gutemberg); COMEERJ-Grupo de Tarefeiros do Bem reunidos; Comissão Regional Sul – Grupo das CSE em Florianópolis.
Amigos do CEERJ e da FEP no Congresso da FERGS (Gramado - RS); Gutemberg (D) entrevista Alexandre Pereira, diretor da AAE- CEERJ;  Guto (E), entrevista Gilbert Peixoto, filho de Peixotinho; Gutemberg (E) entrevistando Humberto Portugal na ALERJ.
Equipe CEERJ em reunião na Regional Sul, SC; Gutemberg ao violão.
Gutemberg Paschoal sendo entrevistado por Yasmin Madeira 
no programa Despertar EspíritaImagem: http://www.youtube.com/watch?v=_a1zR4UbSVE

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.



NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 20-08-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/AGOSTO/20-08-2012.htm