BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 24 de junho de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (147) Aloísio Silva


                  Aloisio Silva



Hoje focalizamos o orador e escritor Aloisio Silva, mineiro de Muriaé residente em Guarapari, no Espírito Santo.  Aloisio é fundador e atual presidente da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas, já atuou em outras casas espíritas e tem participado do movimento de unificação. Escreveu vários livros,  desenvolve palestras e seminários pelo Brasil e já tem programação organizada para países da Europa e Estados Unidos.


Caro confrade Alosio Silva, pode nos fazer sua apresentação?
Ismael, sou nascido em Muriaé-MG,  aos, 00h40min de 21 de Janeiro, filho de 1964, se nascesse 1 hora antes me chamaria Sebastião. Meus pais são Joaquim Luiz da Silva, Pedreiro, hoje aposentado e Alice Dilma da Silva, lavadeira de roupas, hoje também aposentada tive os irmãos: André Luiz da Silva (Contador e Advogado, Rosely Maria da Silva Pires (Mestra em Educação, Professora da Universidade Federal), Heloisa Ivone da silva Carvalho (Pedagoga e Mestra em Educação Física), Joaquim Luiz da silva Filho (Psicólogo), Oldair José da Silva (Bacharel em Direito) e Dejair Paulo da Silva (Bacharel em Artes Plásticas pela UFES), meus pais são semi-analfabetos porem com a visão que a doutrina espírita lhes proporcionou conseguiram formar sete filhos em curso superior, sendo três destes com mestrado. Sou casado com Jailza da silva Pereira, Professora de Biologia, Fisioterapeuta e graduanda em Pedagogia, é também Coordenadora da Evangelização do DIJ Departamento de Infancia e Juventude da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas, e tenho cinco filhos Viviane Oliveira Ribeiro (filha adotiva) Pedagoga, Barbaralice Santos Silva, (Ambas estão com 25 anos), Sócrates Pereira Silva, (19 anos, Estudante de Serviço Social pela UFES), Victor Hugo Pereira Silva (15 anos) e a caçula Ana Luiza Pereira Silva (12 anos). Minha família é o meu maior tesouro.
 Qual a sua formação acadêmica e profissional?
Mestre em Educação e professor de Psicologia e Filosofia na Faculdade Pitágoras na cidade de Guarapari ES.
 Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?
Sou de família espírita, minha avó Barbara, era católica fervorosa, tornou-se espírita em 1950, levando com ela os filhos, entre eles o meu pai. Meus avós maternos também eram espíritas, enfim não havia como escapar desta maravilhosa doutrina.

A qual casa espírita você esta vinculado presentemente?
Sou fundador e atual presidente da Sociedade Guarapari de Estudos Espíritas.  Alem da direção geral da SGEE, sou Coordenador do Departamento Doutrinário, participo como médium de Psicografia nas Palestras Públicas. Trabalhador da Reunião mediúnica. Eu, minha esposa e o meu filho Sócrates somos responsável pela faxina da SGEE uma vez por mês (quem faz a faxina dirige a palestra). Sou um dos coordenadores dos Encontros (Depressão, Mediunidade e Vida a Dois) que realizamos todos os anos em nossa instituição.
Quais os livros de sua autoria espíritas e não espíritas? De que tratam eles?
1º Livro: Cultura de Guarapari (Dissertação de Mestrado), 2º Educação Saúde e Cidadania (Cientifico), 3º Cultura e Turismo (Cientifico), 4º Eu Posso Ser Feliz (Espírita), 5º Terapêutica do Perdão (Espírita), 6º Por entre as Dores (Espírita, será lançado na Europa entre os dias 11/07 e 22/07/2012 e 26/07/2012 na 54ª Semana Espírita do Noroeste Fluminense RJ), 7º In”Quietações” Do Espírito Giordano Bruno (Psicológico/Espírita Psicografado) que está em fase de conclusão.
Aloisio, faça-nos por favor uma síntese de sua atuação no movimento espirita durante todos esses anos.
Bom comecei a trabalhar no Grupo Espírita Allan Kardec em 1989 ajudando a organizar o informativo da casa espírita, depois passei a coordenar grupo de estudos, pois a filosofia sempre foi o que mais me encantou no espiritismo. Meu primeiro cargo de diretoria era como vice-coordenador do Departamento de Patrimônio, cuja atribuição era limpar as janelas da casa espírita por fora, já que a coordenadora não podia subir em escadas tão altas por ser idosa. Fui presidente do Grupo Espírita Allan Kardec de 1992 a 1996. Em 1995 eu e um grupo de companheiros fundamos o Grupo Espírita Bezerra de Menezes que se localiza na Praia do Morro em Guarapari.
E no movimento de unificação tem atuado junto a algum órgão?
Fui presidente do 6º Conselho Regional Espírita por dois mandatos, os últimos diretores da Federação Espírita do Espírito Santo, eram em sua maioria membros desta regional. Atualmente sou trabalhador da vice-presidência de Unificação da Federação Espírita do ES e do Departamento de comunicação da FEEES.  
Como tem sido sua atuação na tribuna espírita?
Realizo palestras e seminários desde 1989, já realizei mais de 1000 palestras e seminários por vários estados do Brasil, conheço pessoalmente todos os Centros Espíritas do Espírito Santo.  De 11/07/2012 a 22/07/2012 será lançado o livro por entre as Dores em Portugal, Itália e Suíça, onde farei 14 Conferencias e Seminários. Em janeiro de 2013 o mesmo livro será lançado nos Estados Unidos.
Quais os temas de suas palestras e os mais requisitados?
Perdão, Relacionamento a Dois, Laços Emocionais, mediunidade, Sonhos, Orientação ao Centro Espírita, Organização de Reunião mediúnicas entre outros.
Como fazer o agendamento?
Hoje a melhor forma de Comunicação é por email, pois abro e respondo meus emails todos os dias, pois por telefone pode haver desencontros, email: aloisioprofessor@gmail.com ou 27.3361.5285 ou 27.9764.4131 algumas palestras estão disponíveis no site: www.aloisiosilva.com.br  e palestrantealoisio.blogspot.com.br
Como esta enxergando o nosso movimento espírita de uma maneira geral?
O movimento Espírita é a maior organização do espiritismo no mundo, portanto para mim o movimento espírita organizado tem duas funções fundamentais: Primeira promover a unificação do Espiritismo, para que em qualquer lugar do Brasil e do mundo se fale a mensagem Codificada por Allan Kardec. Em segundo lugar tem a função de promover, orientar e trabalhar pela divulgação do consolador prometido. Acho que o movimento organizado precisa se dedicar um pouco mais a sua segunda função.
E particularmente no seu estado e na sua cidade?
Como trabalhador da Vice Presidência de Unificação da FEEES, tenho estimulado a troca de experiências com expositores espíritas de todos os estados do Brasil. Fui Presidente do 6º Conselho Regional Espírita por dois mandatos (1992 a 1998) e tenho me dedicado a esta bandeira desde então. Eu e meu irmão Joaquim Luiz da silva filho fundamos a Semana Espírita de Guarapari, que já recebeu pessoas solenes como Divaldo Franco, José Raul Teixeira, Jorge Andrea, Clóvis Nunes, Richard Simonetti, Francisco do Espírito Santo Neto, Carlos Bacelli entre outros. Acho que o aspecto mais belo da Doutrina Espírita é a filosofia por isso invisto com a minha vida a divulgação desta filosofia.
Algo mais que queira acrescentar?
Quero agradecer pela oportunidade.
As suas despedidas dos nossos leitores.
Quando fui convidado a escrever em um jornal pela primeira vez. Disse ao Jornalista amigo, gostaria de escrever com a profundidade do Hermínio Correa de Miranda e a leveza do Richard Simonetti ao que ele me respondeu: Escreva como você fala. É o que tenho feito desde então. Espero que gostem das minhas palestras que estão postadas no meu site e nos livros disponíveis nas melhores livrarias da cidade e na livraria da casa espírita mais próxima de você, você pode adquirir pelos sites http://www.lojasolidum.com.br , http://www.solidumeditora.com.br  e 08007702200

A esposa Jailza e meus filhos Victor Hugo e 
Ana Luiz na Sociedade Guarapari de Estudos
Espíritas.
O casal Jailza e Aloísio ladeando Oldair na formatura
de Direito (último dos irmãos a concluir o curso superior).
Aloísio, a esposa Jailza e quase todos os filhos, só
faltou a Vivi que estava trabalhando.
Ana Luiza e Jailza, na famosa praça do Rádium Hotel 
(famoso na época das areias monazíticas)
Aloisio, comemorando aniversário de um trabalhador da SGEE
Aloisio Silva no lançamento do livro Terapêutica  na Casa
Espírita Maria Franc em Campos dos Goitacazes.
Aloisio autografando durante o lanche do seminário
Terapêutica do Perdão em Campos dos Goytacazes
Aloisio com a jornalista do A Noticia de Muriaé, RJ 
homenageado como um dos escritores da cidade de Muriaé.
Aloisio proferindo palestra em Petrópolis, RJ, em palestra 
no evento Internacional Praça Florida de livros de Petrópolis 
Aloisio Silva e a oradora Ana Jaicy Guimarães na 
comemoração do 7º aniversário da SGEE.
Aloísio em Jacareí, SP, com dirigentes da USE após 
realizar seminário durante a Semana da Família.
Aloisio, na extrema direita, com trabalhadores e o 
orador José Raul Teixeira nas comemorações dos
30 anos de COJEL. Leopoldina MG.

 OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM
OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.




NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 23-06-2012

Clicar aqui:
http://www.noticiasespiritas.com.br/2012/JUNHO/23-06-2012.htm