BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (129) Paulo Rufino

Paulo Rufino

Paulo pode nos fazer a sua auto apresentação?

Sim, primeiramente agradeço o convite a entrevista. Bom, sou paulistano, onde tive uma infância e adolescência muito feliz cercado pelos meus pais, avós e minhas duas irmãs. Precisamente sou do bairro da Vila Madalena, que é um dos pontos de convergência cultural e étnica da cidade de São Paulo. Sou solteiro e vivo há quase dois anos na Inglaterra onde já conquistei muitos amigos de todos os cantos do mundo e tenho muitos ainda a conquistar.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Eu sou engenheiro elétrico de formação e atuo na área de telecomunicação. Este é o motivo pelo qual me encontro em Londres, pois fui transferido da BT do Brasil para a cede da companhia aqui, onde tem sido desde então, com muita luta uma grande aventura e a realização do meu sonho profissional. E como hobby tenho o jornalismo, a musica, e o cinema que levo a sério.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Nasci na casa do meus avós maternos, onde meu avô era espirita e minha avó católica. Meus pais eram espíritas, mas durante um período da minha vida eu caminhei por dois caminhos o catolicismos e o espiritismo, pois estudei em colégio de freiras passionistas durante a minha infância. Mas foi durante minha adolescência que participando mais intensamente da mocidade espirita do Centro Andre Luiz no meu bairro, que decidi qual caminho iria seguir, no caso foi a doutrina espirita. Todavia continuo mantendo meu profundo respeito e carinho pela religião católica e todos as demais religiões que pude estudar e conhecer, pois foi assim, junto dos meus avos Armando e Olga, que fui criado sem conflitos religiosos, lembrando da importância de todas as religiões na formação da humanidade e o respeito pela espiritualidade do próximo.

Qual casa espirita você freqüenta presentemente?

Fui muito feliz ao chegar em Londres em 2010, porque fui acolhido pelos meus amigos do centro espirita Sir Arthur Conan Doyle, na figura da nossa diretora a Dna.Emilia. E hoje sou um dos colaboradores nos trabalhos da casa, com a qual me identifiquei e aprendi a amar. E mais tarde, através desta mesma casa, fui levado a conhecer a BUSS, onde estudei durante um ano a doutrina espirita em inglês para me aperfeiçoar. E este curso foi fantástico, tendo como supervisora a professora Franziska Kranz que é da Alemanha mas radicada na Inglaterra e que utilizou como recurso pedagógico os materiais da Spirits Society of Baltimore dos EUA. Atualmente atuo no centro espirita Sir Artur e nos reunimos aos domingos com estudos em português e nas segundas com estudos em inglês visando os europeus como enfoque.

Pode nos fazer uma resenha de sua atuação no movimento espirita durante esses anos?

Como disse anteriormente na adolescência comecei fazendo parte da mocidade espirita no meu bairro. E foi sob a orientação dos professores Oswaldo e Eliane que pude ampliar meus conhecimentos na doutrina espirita e mais tarde com atividades de auxilio aos moradores de rua no centro da cidade de São Paulo. Outra influencia importante na minha caminhada na doutrina espirita foram sem duvidas meus pais Egidio e Vera, que ao longo da minha vida me orientaram, alem, é claro, das longas tardes de conversa com meu avo Armando Rufino que foi um dos trabalhadores do Centro Espirita e Abrigo Irma Tereza na cidade de São Caetano do Sul. Dai em diante nunca mais parei de estudar a doutrina codificada pelo Prof. Kardec.

Como surgiu o convite para ser um dos curadores da 1ª. Mostra de Filmes Espíritas/Espiritualistas Lusófonos?

Bem, recebi um convite da Sra.Elsa Rossi, diretora da BUSS, que ficou sabendo através da Prof.Franziska Kranz, que eu atuava como curador nos festivais de cinema aqui em Londres e no Brasil, e um dia ela me perguntou se poderia colaborar neste projeto como um dos curadores da mostra. E aceitei com muita alegria.

Você é da área de cinema? Conte-nos a sua experiência.

Eu sou engenheiro elétrico de formação, mas foi a convite do cineasta e antropólogo Prof. Dr. Celso Prudente, que se tornou meu mentor nesta área que comecei a trabalhar com cinema. Fui assistente dele na curadoria da Mostra Internacional de Cinema Negro em São Paulo, onde atuo há mais de 8 anos, alem de poder trabalhar na adaptação da trilha sonora de um de seus filmes, cuja musica foi gravada em Nova Iorque pelo musico norte americano Sheldon. Através destes trabalhos, pude colaborar na realização de livros de artes e científicos, e todo este caminho me possibilitou conhecer grandes nomes do cinema, assim como da musica, onde posso citar alguns deles como a do cineasta brasileiro e mestre do cinema novo Nelson Pereira dos Santos, alem do produtor e cineasta norte americano Fab 5 Freddy, a equipe do ICAIC (Instituto Cubano de Arte e Industria Cinematográfica de Cuba), Paulinho da Viola, o compositor Sergio Ricardo, a equipe do departamento de cinema do Institut Francais, o ator Leandro Firmino da Hora, entre tantos outros que representam diferentes gerações e ícones do cinema e musica. Atualmente sou um dos curadores, desde o ano passado, do Kilburn Film Festival aqui em Londres, onde tive e tenho o privilégio de trabalhar com a cineasta e diretora do festival Anna Bowman, o que tem sido um grande aprendizado.

Como estão os preparativos nos seus diversos aspectos?

Toda nossa equipe está trabalhando com muito profissionalismo e entusiasmo para que tudo saia como a planejado. Até agora temos tido grandes sucessos nesta empreitada, sobretudo pelo apoio e engajamento de todos os voluntários que trabalham neste evento, muitos dos quais no anonimato. Se eu tentar falar os nomes de todos não conseguirei, além do apoio da Universidade de Queen Mary, da CEI, da BUSS e das organizadoras e diretoras do evento a Prof. Else Vieira, de Elsa Rossi e do curador Oceano Vieira de Melo.

Fale-nos sobre o local que foi aberto para projeção de filmes Espíritas e Espiritualistas?

O evento será realizado na Queen Mary University of London. que foi essencial para o sucesso do festival, lembrando que a universidade é uma das mais bem conceituadas de toda a Europa. Só isto já diz tudo.

Tem idéia de quantos participantes poderão comparecer à 1ª. Mostra?

Até o presente momento temos mais de 300 pessoas inscritas para o evento. E isto agradecemos a todos os meios de comunicação e voluntários envolvidos, incluindo vocês que nos ajudaram a divulgar o evento. Sendo um evento que discutimos a arte cinematográfica e espiritualidade, ele se encontra aberto ao público em geral. Todos são bem vindos!

Serão convidadas pessoas não espíritas da cidade sede?

Sim, todos são convidados sem exceção!. E após o final da exibição de cada filme, haverá uma mesa de debate onde contaremos com a presença de cineastas, professores, estudantes, profissionais das mais diversas áreas, europeus e brasileiros, espíritas e não espíritas, que discutirão o filme baseado na arte cinematográfica e no tema abordado que é a espiritualidade. Tudo isto seguido da interação do público em uma sessão de perguntas e respostas.

A Mídia inglesa esta sendo informada acerca da Mostra? Tem algum retorno a respeito?

A Mídia inglesa tem sindo muito acolhedora e tem nos dado um grande suporte para este evento, inclusive já começando a ser veiculado nos meios de comunicação diários da cidade.

Acha que Mostra como esta abrirá portas para projeção de filmes como temática espírita?

Sem duvida, este é um dos nossos objetivos além de mostrar ao publico inglês, europeu ou estrangeiro que vive aqui, que os temas abordados na Europa o são também no Brasil e nos países de língua portuguesa. Demonstrará o quanto em comum nós temos, mesmo com uma língua diferente, levando-os a pensar naquilo que talvez nunca tivessem pensado, nas imensas possibilidades possíveis através da arte cinematográfica que estamos trabalhando e também na qualidade de outras obras que existem a respeito. A arte é sem fronteiras e de infinitas possibilidades.

Algo mais que queira acrescentar?

Obrigado pelo momento e espero ver a todos durante a mostra. Abraços e até la!


Paulo Rufino com irmãs e primos na Vila Madalena, São Paulo, Brasil

Paulo Rufino diante do dólmen de Allan Kardec no

Cemitério Pére Lachaise, em Paris, França

Paulo Rufino com o pai

Paulo Rufino com as irmãs em São Paulo, Brasil

Paulo Rufino com a mãe Vera

O ator Leandro Firmino, Paulo Rufino e o ator

André Ramiro em evento na cidade de São Paulo, Brasil

Cineast Celso Prudente, A diretora do Kilburn Filme

Festival em Londres Anna Bowman e o curador

Paulo Rufino

o musico norte americano Sheldon Porter e Paulo

Rufino em Nova Iorque - Brooklin em 2000

Paulo Rufino com o cantor Paulinho da Viola

Paulo Rufino, as Casas do Parlamento e o Big Bem, Londres.

O site da Queen Mary University of London divulgando a 1ª. Mostra de Filmes Espíritas/Espiritualistas Lusófonos

Queen Mary University, Londres. Imagem: http://www.qmul.ac.uk/media/gallery/index.html

Algumas imagens da “Queen Mary University of London”. Fonte:http://www.qmul.ac.uk/media/gallery/index.html

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.


Focalizando o Trabalhador Espírita (128) Oceano Vieira de Melo

Oceano Vieira de Melo

Oceano, poderia nos fazer a sua apresentação?

Sou um sertanejo alagoano da cidade de Carneiros. No início de minha adolescência, me mudei para São Paulo como migrante. Casei-me em 1973, com a campineira Sonia Aparecida Marsaiolli de Melo, ela com 19 anos e eu, com 21. Temos quadro filhos, uma neta e gêmeos a caminho, com a graça de Deus.

Qual é a sua formação acadêmica e profissional?

Sou autodidata. A luta pela sobrevivência com dignidade não me permitiu tempo livre nem condições para estudos. Fui a escola aos 8 anos, mas o professor, um reformista, ao perceber que eu pegava o lápis com a mão esquerda, disse que eu era “filho do demônio”. A palmatória fez barulho só por alguns dias. Com a inauguração de um grupo escolar em minha cidade, consegui estudar até o primeiro ano do ensino primário, ou seja, aprendi a assinar meu nome em letra de forma e a ler. O suficiente para ler o jornal diário do meu Estado e a revista semanal O Cruzeiro, do Rio de Janeiro, que um vizinho intelectual assinava e me emprestava para ler.

Ao me mudar para São Paulo, adotei os jornais O Estado de S. Paulo ou Jornal da Tarde como leitura diária. Assim teve inicio minha trajetória pelo conhecimento que se completou com a descoberta da sabedoria da Filosofia, Ciência e Religião Espíritas.

Sou eternamente grato à Espiritualidade amiga, que me fez perceber o caminho do Bem na família, na religiosidade e na cultura cinematográfica.

Aprendi muito e aprimorei minha sensibilidade com os meus estudos da Filosofia Espírita, que é Cristã por excelência, em especial das obras reveladoras de Emmanuel e André Luiz através das mãos abençoadas de Chico Xavier. Essas leituras e o exemplo de vida desse médium notável foram o fator determinante no aprimoramento deste espírito inferior que sou.

Desde quando e como se tornou espírita?

Senti-me espírita desde quando vi pela TV Tupi canal 4 de São Paulo, o programa “Pinga Fogo” com Chico Xavier em julho de 1971, então com 20 anos. Mas minha inferioridade intelectual e a luta pela sobrevivência não me fizeram perceber na época a grandiosidade dos ensinamentos educacionais e filosóficos contidos nas palavras daquele homem tão simples, que era a expressão máxima da nossa brasilidade inserida nos ensinamentos cristãos trazendo-nos a doutrina codificada por Allan Kardec.

A qual Casa Espírita esteve vinculado no seu início na Doutrina e, presentemente, quais são os trabalhos dos quais participa?

Comecei participando das reuniões de estudos do Evangelho Segundo o Espiritismo e de O Livro dos Espíritos na residência do casal D. Geni e Dr. Mario Tamassia,em 1978. De 1978 até 1988 no Centro Espírita Allan Kardec de Campinas, SP. De 1988 até hoje, ao Grupo Espírita Batuíra de São Paulo, capital. Freqüento também o Centro Espírita Luiz Gonzaga em Pedro Leopoldo, MG.Nestas três casas, de vez em quando, tenho a honra de receber convites para fazer palestra ou apresentação sobre a área em que atuo, o audiovisual, sobre o Espiritismo e seus pioneiros.

Poderia nos descrever a sua vocação para o cinema e o jornalismo?

Comecei como redator e editor de uma publicação mensal sobre os mercados de exibição e distribuição de filmes para vídeo locadoras e salas de cinemas, isso no ano de 1985. Editamos essa revista por 18 anos. Em 2002, nós a vendemos para empresários do mercado. A revista continua em circulação até hoje. Chama-se Jornal do Vídeo.

Com a criação da mídia DVD, nos aprimoramos para estudar sobre essa nova tecnologia que surgiu em 1996. Em 1999, como não havia no mercado filmes de arte, educativos, do cinema europeu e brasileiro, criamos a Versátil Home Vídeo a fim de preencher esta lacuna.

Incomodava-me não encontrar nada relacionado a nossa Doutrina Espírita para assistir em DVD ou TV por assinatura. Após a desencarnação de Chico Xavier em 2002, sabedor de sua importância histórica para nós espíritas e para os brasileiros, me engajei no Movimento Espírita como pretenso pesquisador e documentarista. Daí foi um passo para criarmos a Versátil Vídeo Spirite, visando preservar nossa memória espírita no audiovisual. Graças a Deus a empreitada deu certo pois empreguei o rigor jornalístico com a pureza doutrinária aprendida nos livros dos Benfeitores Espirituais Emmanuel e André Luiz, tendo como exemplos de vida Allan Kardec e Chico Xavier. As palestras de Divaldo Franco, os livros de Yvonne do Amaral Pereira, Hermínio C. de Miranda, Herculano Pires, Clóvis Tavares, Martins Peralva, Carlos Embassay, Deolindo Amorim, Dr. Elias Barbosa, Eduardo Carvalho Monteiro, Jorge Damas, Canuto Abreu e minha proximidade com Therezinha Oliveira (Centro Espírita Allan Kardec de Campinas, SP) e de Spartaco Guilhardi (Grupo Espírita Batuíra, S. Paulo, capital), que considero também como meus Mestres nos ensinos e na palavra Espírita Cristã, foram fundamentais para mim.

Quanto ao cinema, comecei assistindo aos filmes do neorrealismo italiano, do cinema novo brasileiro, os musicais da Metro e os épicos bíblicos em minha cidade natal, Carneiros, AL. Em minha infância, meus divertimentos sempre foram o rádio e o cinema.

Quais foram suas experiências antes de fundar a Versátil?

Eu era um vendedor de aparelhos de TV e rádio nas lojas Sears Roebuck de Campinas, após ter trabalhado como operário de linha de montagem de peças para automóveis na Robert Bosch do Brasil. Foi nesse período que aprendi a valorizar a importância do trabalho e as dificuldades da vida, garantindo meu futuro com o “esforço extra” na luta, sempre no caminho da paz e do Bem, como nos ensina o Espiritismo. Trabalhar na Sears para mim, foi como freqüentar uma Universidade.

Como tem sido a trajetória dessa empresa que já tem seu nome na história do audiovisual brasileiro e do Espiritismo como referência de memória preservada.

Muito boa. A Versátil Home Vídeo é a principal distribuidora brasileira de conteúdo e cinema de arte e produções educativas em DVD e TV por assinatura. A Versátil Vídeo Spirite é a única distribuidora dedicada somente ao audiovisual Espírita com destaque para filmes e documentários baseados 100% na Codificação Espírita. É na Codificação que aprendi e continuo aprendendo.

Quais foram as produções da Versátil de maior sucesso pela ordem?

Os programas históricos Pinga Fogo I e II com Chico Xavier, os filmes Minha Vida na Outra Vida, Joelma 23º. Andar, Allan Kardec – O Educador, Espiritismo – De Kardec Aos Dias de Hoje e os documentários que produzimos e dirigimos: Eurípedes Barsanulfo – Educador e Médium, Chico Xavier – O Grande Médium Espírita, Divaldo Franco – Humanista e Médium Espírita, e, recentemente, A Grande Síntese de Pietro Ubaldi, todos lançados em DVD pela Versátil Vídeo Spirite e exibidos em TV por Assinatura no Canal Brasil (66) na NET Digital da Globosat e da TV Sky. É importante frisar que estes filmes foram licenciados por nós como filmes normais, não como filmes espíritas.

Oceano, como foi a história da recuperação dos tapes de Pinga Fogo I e II e sua edição em DVD?

Não foi fácil, contamos com a ajuda preciosa de confrades e pesquisadores espíritas e do repórter Saulo Gomes, que nos ajudou na divulgação e nos vídeos extras que produzimos para inserir nos dois DVDs. Valeu o esforço. Sinto pena do espírita que ainda não viu o DVD Pinga Fogo com Chico Xavier, pois este contém exemplos do humilde médium para se viver uma vida espírita plena. Esses programas, assim como os filmes contidos no DVD duplo Chico Xavier Inédito vão ficar para a posteridade.

Como são editadas as produções da Versátil em termos de estúdio, efeitos, etc.?

Temos nosso estúdio onde gravamos os programas Vida além da Vida com Dona Nena Galves e o Portal de Luz com a Dra. Marlene Nobre exibidos semanalmente na TV por assinatura, por satélite e Internet e também gravamos o Canal Versátil para nosso site a os extras dos DVDs da Versátil Home Vídeo e da Versátil Vídeo Spirite.

Poderia adiantar algumas novidades para o leitor?

Recentemente finalizamos como produtor, o filme de longa metragem “E a Vida Continua...” baseado na obra de Chico Xavier e de André Luiz. Será o filme espírita de 2012 nos cinemas, que tem sua estréia marcada para agosto ou setembro. O filme está lindo, fidelíssimo à obra. No elenco, Amanda Acosta (Evelina Serpa), Luiz Bacelli (Ernesto Fantine) Lima Duarte (Sr. Ribas) e grande elenco do teatro, cinema e televisão sob a direção do diretor, ator, produtor e roteirista Paulo Figueiredo. Estamos lançando neste mês de fevereiro o DVD do extraordinário seminário lítero musical “A Caminho da Luz”, com Haroldo Dutra Dias. É uma das coisas mais belas que já vi em audiovisual sobre a nossa fé. 100% Emmanuel e Chico Xavier. É uma forma nova, possível, e digna para apresentar obras espíritas ao público, utilizando as novas tecnologias disponíveis. É pura emoção. Vi o estilo num DVD que comprei em Paris sobre a vida dos mestres da música clássica Robert e Clara Schumman e fiquei muito otimista com relação à produção de mais obras espíritas para o audiovisual. Um bom roteirista e diretor que tenha conhecimento da Doutrina Espírita pode realizar o que quiser com pouco recursos. Vamos lançar, em maio, Estudos Espíritas do Evangelho, coleção de 12 DVDS com a educadora espírita cristã Therezinha Oliveira. A primeira coleção Iniciação ao Espiritismo com a mestra de Campinas já vai para a terceira edição. Em julho, teremos o DVD e o CD do tão aguardado Vozes do Grande Além com Chico Xavier recebendo, por via psicofônica, os espíritos de Emmanuel, André Luiz, Cairbar Schutel, Batuíra, Dias da Cruz, Guillon Ribeiro, Meimei e poetas e trovadores. Será um lançamento inédito em nível mundial. Por fim, estamos produzindo três documentários: “Luz na Escola”, sobre a vida de Clóvis Tavares e Nina Arueira; “O Médico e o Médium”, sobre o Dr. Elias Barbosa, e “A Médium Iluminada”, sobre Yvonne do Amaral Pereira e a adaptação do livro “Livro dos Espíritos e sua tradição histórica e lendária” para o formato digital, escrito por Canuto Abreu e adaptado por Regis de Moraes.

Como você está enxergando a produção de filmes retratando vultos espíritas e também aqueles que se baseiam em livros espíritas como “Nosso Lar”, por exemplo?

Esperava por isso desde que foram lançados filmes espíritas ou espiritualistas ainda na década de 90, produzidos por pessoas que se quer sabem que nós espíritas e o Espiritismo existimos.

Em termos técnicos, quais foram as melhores produções?

Todos os filmes foram bem realizados, respeitando a Codificação Kardequiana com destaque para “Nosso Lar”, “Chico Xavier – O Filme” e o inédito “E A Vida Continua....”, que foram realizados por três diretores experientes (Wagner de Assis, Daniel Filho e Paulo Figueiredo) que já atuam no cinema há mais tempo.

Quais livros espíritas você acha que dariam bons filmes?

Centenas se juntarmos vários autores espirituais, mas em especial as obras de Emmanuel e André Luiz têm minha preferência devido às revelações e ensinamentos na filosofia, ciência e religião. É tudo por enquanto, o que a Humanidade precisa para enfrentar a vida e tentar ser mais feliz.

Fale-nos, por favor, sobre a 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos de Londres

Trata-se da primeira mostra de filmes no mundo que revela quem somos – seres imortais a caminho da luz.

O público londrino poderá conhecer as vidas e as obras dos extraordinários Allan Kardec, Chico Xavier, Emmanuel, André Luiz, Divaldo Franco, Eurípedes Barsanulfo e do universalista cristão italiano Pietro Ubaldi.

Como se deu essa iniciativa e como estão os preparativos?

A incansável Elsa Rossi, com a ajuda da divulgadora do nosso idioma em Londres, a professora Else Vieira, sugeriram exibições de filmes culturais na língua portuguesa com temática sobre espiritualidade, algo inédito em todo o mundo. Imediatamente, a sugestão foi aceita por uma das mais importantes universidades do Reino Unido, a Queen Mary, University of London.

Então fui convocado para ajudar ao grupo de voluntários na capital britânica. Ao todo, são 10 filmes que participam desta mostra cultural.

Esperamos realizar algo semelhante aqui mesmo no Brasil em Universidades ou casas de cultura. As exigências são poucas e os resultados podem ser extraordinários.

Quais os frutos que essa Mostra pode render?

Tem tudo para ser sucesso de público.

Há algo mais que queira acrescentar?

Queremos, em público, agradecer a Queen Mary University of London, a profa. Else Vieira, Elsa Rossi, Paulo Rufino e dezenas de voluntários que estão envolvidos neste evento cultural, e em especial, aos diretores e aos produtores dos filmes que selecionamos para a “1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos de Londres” por terem gentilmente cedido de maneira gratuita os direitos de exibição dos filmes. Assim, tornaram possível essa mostra pioneira que exibirá, numa das principais capitais do mundo, uma cultura de paz e de amor aos nossos semelhantes, por meio da Sétima Arte. Peço desculpas aos leitores pelo meu entusiasmo que quase beira ao ufanismo. Sou esse pobre espírito que acaba de pegar carona para ir para a escola.

As suas despedidas aos nossos leitores;

Meus companheiros de Doutrina Espírita e simpatizantes, de outras filosofias religiosas, cinéfilos ou não, você, que acredita em Vida no Mundo Espiritual, Reencarnação e Evolução Espiritual do ser, não deixem de assistir, nos cinemas em agosto ou setembro, E A Vida Continua... o filme espírita de 2012.

Acima. Oceano Vieira de Melo no lançamento de “Eurípedes Barnanulfo – Educador e Médium na Fundação Frederico Peiró, em Peirópolis, MG, com palestra por Dra. Marlene Nobre. No Centro Espírita “Fé e Amor”, Fazenda Santa Maria, Sacramento, MG


Na festividade comemorativa do Centenário do Colégio Allan Kardec. Sacramento, MG

Oceano Veira de Melo, Ismael Gobbo, Sonia Aparecida Marsaiolli de Melo, Rayssa Afonso, Helena Kabakian

Oceano no Centenário do Colégio Allan Kardec, Sacramento,

Oceano filmando o coral do Recanto da Prece, em reunião pública dirigida por d. Heigorina Cunha, em Sacramento, MG

Oceano Vieira de Melo, Nestor Masotti e César Perri na Avant Premier de “Nosso Lar”, em São Paulo

Oceano Vieira de Melo

Expo 100 anos de Chico Xavier no Palácio das Artes em Belo Horizonte, MG

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.




NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 18-02-2012

Clicar aqui:

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA. 17-02-2012

Clicar aqui: