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sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Divaldo Franco e o Padre Divaldo Franco y El Sacerdote

(Texto em português e espanhol recebido

de Isabel Gonzáles Isy isy@divulgacion.org

Espanha)


O jovem Divaldo Pereira Franco


Certa vez, fui a um padre confessar (antes de tornar-me espírita). Contei-lhe sobre minhas comunicações com os mortos. Para ele eram forças demoníacas tentando me afastar da Igreja. Veio-me uma mágoa de Deus e comecei a questionar:

Cierta vez, fui a un sacerdote a confesarme (antes de hacerme espírita). Le conté sobre mis comunicaciones con los muertos. Para él eran fuerzas demoníacas intentando alejarme de la Iglesia. Me vino una amargura de Dios y comencé a preguntar:
- Sou um bom católico, bom sacristão, adoro a Igreja, faço jejum, passo a semana da Páscoa sem comer até o meio-dia. Se Deus não pode com o diabo, eu vou agüentar? O diabo vai me vencer. Como um garoto de 17 anos, do interior, ingênuo, pode vencer o diabo se nem Deus consegue?
Entrei em depressão e fiquei com mágoa de Deus. Confessei-me ao padre:

- Soy un buen católico, buen sacristán, adoro la Iglesia, hago ayuno, paso la semana de la Pascua sin comer hasta el mediodía. Si Dios no puede con el diablo, ¿yo voy a aguantar? El diablo va a vencerme. ¿Cómo un chico de 17 años, del interior, ingenuo, puede vencer al diablo si ni Dios lo consigue?

Entré en depresión y me quedé con amargura de Dios. Me confesé al sacerdote:
- Eu vou me matar. Nossa Senhora do Carmo vai ter pena de mim, vai me colocar o escapulário e me tirar do inferno.

- Yo voy a matarme. Nuestra Señora del Carmen va a tener pena de mí, me va a colocar el escapulario y me sacará del infierno.
Ele me olhou demoradamente e respondeu:

Él me miró despacio y respondió:
- Não tome nenhuma atitude agora. O demônio às vezes nos perturba para testar a nossa fé; quando não consegue, abandona. Volte para a Igreja.
Era um homem honesto, acreditava piamente em suas idéias.

- No tomes ninguna actitud ahora. El demonio a veces nos perturba para probar nuestra fe; cuando no lo consigue, abandona. Vuelve para la Iglesia.

Era un hombre honesto, creía piadosamente en sus ideas.
Um dia, ao confessar-me a ele, vi aproximar-se um Espírito. Tive outro conflito:

Un día al confesarme con él, vi aproximarse a un Espíritu. Tuve otro conflicto:
- Como pode o diabo entrar na sacristia?

- ¿Cómo puede el diablo entrar en la sacristía?
Aliás eu via sempre os Espíritos. no momento da eucaristia a hóstia tornava-se luminosa quando colocada na minha boca. Às vezes, em Feira de Santana, via o cônego Mário Pessoa aureolado. No meu entendimento (católico), ele era um santo. As pessoas na hora da fé se iluminavam e eu julgava tudo alucinação.

De hecho yo veía siempre a los Espíritus. En el momento de la eucaristía la ostia se hacía luminosa cuando era colocada en mi boca. A veces, en Feria de Santana, veía al clérigo Mário Pessoa aureolado. En mi comprensión (católico), él era un santo. Las personas en la hora de la fe se iluminaban y yo juzgaba todo una alucinación.
Quando o Espírito entrou, exclamei:

Cuando el Espíritu entró, exclamé:
- Olha, o diabo está vindo, e é mulher!

- ¡Mire, el diablo está viniendo, y es mujer!
- Você vê algum sinal particular no rosto dela? - indagou-me o padre.

- ¿Tú ves alguna señal particular en el rostro de ella? – me preguntó el sacerdote.
- Vejo uma verruga acima do lábio.

- Veo una verruga encima del labio.
- E o que mais?

- ¿Y qué más?
- O cabelo está partido ao meio, penteado com um coque atrás.

- El cabello está partido por la mitad, recogido en un moño detrás.
- E o que mais?

- ¿Y qué más?
- Vejo um xale sobre os ombros, com pontas, um xale negro de xadrez.

- Veo un chal sobre los hombros, con puntas, un chal negro de cuadros.
- Pode ficar tranqüilo, é mamãe.

- Puedes quedarte tranquilo, es mamá.
Ela "incorporou" e conversou com o padre. Quando despertei, ele me esclareceu:

Ella “incorporó” y conversó con el sacerdote. Cuando desperté, él me aclaró:
- Divaldo, mamãe veio me alertar. A sua missão não é aqui, vá seguir a tarefa que Deus lhe confiou, porque o bem está em todo lugar.

- Divaldo, mamá vino a alertarme. Tú misión no es aquí, vas a seguir la tarea que Dios te confió, porque el bien está en todos los lugares.
Fiquei mais tumultuado, porque eu não era espírita, tinha medo, sentia-me de certo modo alijado da Igreja, mas continuava a frequentá-la e ao Centro Espírita.

Me quede más turbado, porque yo no era espírita, tenía miedo, me sentía de cierto modo alejado de la Iglesia, pero continuaba frecuentándola y al Centro Espírita.
Tinha conflitos de fé, principalmente quando morreu minha irmã, por suicídio.
Mamãe foi encomendar missa a esse mesmo sacerdote, um homem bom, e ouviu dele:

Tenía conflictos de fe, principalmente cuando murió mi hermana, por suicidio. Mamá fue a encomendar misa a ese mismo sacerdote, un hombre bueno, y oyó de él:
- Dona Ana, não posso celebrar, porque o suicida está no inferno e Deus não o tira de lá.

- Doña Ana, no puedo celebrarla, porque el suicida está en el infierno y Dios no lo saca de allí.
Foi quando aprendi a primeira lição de lógica e de psiquiatria, com uma mulher iletrada - a minha mãe:

Fue cuando aprendí la primera lección de lógica y de psiquiatría, con una mujer iletrada – mí madre:
- Padre, então eu renego o seu Deus.
Se Ele não é capaz de perdoar não é digno de ser Deus. Sou lavadeira modesta e analfabeta, mas a filha que perdi, eu a perdôo; como é que Deus, que a tem, não a perdoa? Digo mais, quem se mata não está no seu juízo.

- Padre, entonces yo reniego de su Dios. Si Él no es capaz de perdonar no es digno de ser Dios. Soy lavandera modesta y analfabeta, pero la hija que perdí, yo la perdono; ¿cómo es que Dios, que la tiene, no la perdona? Digo más, quien se mata no está en su juicio.
Mais tarde eu viria saber que muitos portadores de psicose maníoco-depressiva PMD, vão ao suicídio.

Más tarde yo sabría que muchos portadores de psicosis maniaco-depresiva PMD, van para el suicidio.
Aprendi muito com esse homem, com mamãe, e quando eu lhe disse que não iria mais à igreja, ela me respondeu:

Aprendí mucho con ese hombre, con mamá, y cuando yo le dije que no iría más a la iglesia, ella me respondió:
- Deus está em todo lugar.
Se você for justo e agir com retidão, Ele estará com você. Faça o bem, meu filho, porquea verdadeira religião é aliviar o sofrimento alheio.

- Dios está en todos los lugares. Si tú fueras justo y obraras con rectitud, Él estará contigo. Haz el bien, hijo mío, porque la verdadera religión es aliviar el sufrimiento ajeno.
A partir desse acontecimento integrei-me lentamente ao Espiritismo.

A partir de ese acontecimiento me integré lentamente al Espiritismo.
Divaldo Franco

Abaixo fotos da década de 1920 de Feira de Santana, BA, cidade natal de Divaldo Pereira Franco

Imagem da internet: http://www.skyscrapercity.com/showthread.php?t=868610



1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos Londres, Reino Unido

Edson Audi

Entrevista concedida pelo Diretor

Edson Audi para Ismael Gobbo

ao Noticias do Movimento Espírita


Caro Edson Audi, você é Espírita?

Sim, Ismael, sou espírita.

Como chegou ao Espiritismo e desde quando o freqüenta?

O Espiritismo chegou na infância e através de minha família.

A qual Casa Espírita esta vinculado presentemente?

Frequento algumas casas, gosto de todas, mas a nenhuma estou vinculado neste momento. Chego quieto, fico no meu cantinho, escuto as palestras, tomo passes, participo do que posso... Como estou sempre viajando os horários de minha profissão são conflitantes. Em Paris, me esforcei e frequentei assiduamente o CESAK (Claudia Bonmartin), onde exerci a mediunidade, mais pela falta de pessoas capacitadas do que por minhas qualidades.

Pode nos fazer uma descrição de sua trajetória pelo movimento espirita durante esses anos?

Em 1995 ajudei a criar um programa de televisão espirita em Campo Grande. Sobre Allan Kardec fiz um CD-ROM lançado em Lisboa (1998), um filme que circulou em VHS (1999) e agora em DVD (2005) e o livro(2000). Tive o prazer de ajudar o Oceano a realizar algumas de suas obras. Algumas delas Eurípides Barsanulfo e Divaldo P. Franco estarão sendo exibidas na Mostra de Londres. E em breve mais um filme.

Quais os livros de sua autoria?

“Allan Kardec, vida e obra” e um segundo em andamento, “Victor Hugo em Jersey e seu contato com as mesas girantes”. Em breve...

O seu livro Allan Kardec teve sucesso?

O livro sobre Kardec chegou a ser finalista do premio Jabuti em 2000, foi uma grande honraria para todos nós. Eles o classificaram erradamente como religião, na verdade é biográfico. E o livro que ganhou é do Rabino Henry Sobel.

O Cinema surgiu em sua vida por vocação ou contingência?

Totalmente vocação, linguagem e forma de expressão. Me interessa tanto a técnica como o discurso e conteudo. Sou perfeccionista e sempre que possível atuo em quase todas as etapas do processo criativo. Desde o roteiro, a fotografia, a montagem (edição), na maioria de minhas obras trabalho solo. Para a trilha e vozes convido amigos, raramente uso atores, depoentes, etc. Atualmente finalizo, tantos os meus trabalhos como o de terceiros. “O cinema é um modo divino de contar a vida”, diz-nos Felinni.

Quais os filmes de sua autoria e em que configurações?

Por favor visitem a minha pagina, que infelizmente não esta atualizada e onde constam a maioria dos nossos trabalhos: www.edsonaudi.com

Qual o que mais lhe agradou e o que foi mais difícil de produzir?

Pergunta difícil, é como perguntar de qual filho você gosta mais? Mesmo que exista uma preferencia, teria dificuldades em dizer.

Como profundo conhecedor da vida de Allan Kardec qual a síntese que faria do célebre mestre lionês e da sua obra?

“Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.” De Rousseau encontraremos Pestalozzi, e de Pestalozzi encontraremos Rivail, e de Rivail encontraremos Allan Kardec. E de Kardec uma obra racional, reveladora, transformadora e companheira. Para concluir faço apelo ao nosso querido Chico Xavier: "Se Allan Kardec tivesse escrito que ´fora do Espiritismo não há salvação´, eu teria ido por outro caminho. Graças a Deus ele escreveu ´Fora da Caridade´, ou seja, fora do Amor não há salvação´."

Mereceria ir para a telona numa produção hollywoodiana?

Seguramente e merecidamente.

Existe a cogitação para tal?

De minha parte e ha muito anos, tentei, mas...

Qual a possibilidade de concretização?

Estas ideias nunca morrem, apenas adormecem.

Sabemos que está rodando um filme sobre o escritor, poeta e dramaturgo francês Victor Hugo. O que pode nos adiantar?

Estou finalizando um livro e um filme que trata de Victor Hugo no exílio, em Jersey e que se interessa pelas mesas girantes. Já estive por lá e vou aproveitar esta a ida a Londres para voltar e colher umas imagens que sinto falta. É um filme para nos fazer pensar, as respostas estarão lá, mas não virão prontas.

Qual a sua expectativa acerca da 1ª Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos de Londres?

As melhores possíveis. Acho a ideia brilhante. A abertura da Mostra aos trabalho dos espiritualistas é Kardecista, exemplar e agregadora. "Todo espírita é necessariamente espiritualista, mas nem todos os espiritualistas são espíritas". Esta Mostra é uma semente para o futuro que ainda não podemos visualizar o tamanho da arvore e de seus frutos. O momento é apropriado. Eu humildemente sugeriria que no próximo não sejamos apenas lusófonos e sim aberto também a todas as línguas.

O que nos diz sobre o filme de abertura da Mostra de Londres ?

Este filme é uma prova de que uma obra nunca esta totalmente pronta ou acabada. Ele foi feito em varias etapas e é também emblemático. Marcou o inicio da minha independência sendo o primeiro trabalho solo, filmado em digital e montado no meu próprio computador. A alforria das grandes produtoras começou em1999, quando adquiri a câmera Sony D8 PAL, foi o começo da liberdade e de tempos felizes. No mesmo ano falei da ideia deste filme para o Altivo Pamphiro em uma de suas viagens a Paris e recebi imediatamente todo o apoio que necessitava. O CELD no Rio lançou a primeiríssima versão em VHS, naquele momento coisa rara no meio espirita. Assim nasceu Allan Kardec, o educador. Um filme simples, despretensioso e que procura nos ajudar a entender o personagem. Sou fotografo e adoro contar histórias pela foto-poesia. Os textos e depoimentos vão surgindo quando necessários e são complementares. Por exemplo, só anos depois, (o filme já estava esquecido depois da sua carreira analógica em VHS), conheci a Dora e seu discurso que agora esta no filme. Com apoio do Oceano Vieira surgiu o DVD da Versátil. E agora estamos aqui.

Introdução do livro Allan Kardec, vida e obra: É uma viagem, pelas mesmas calçadas, respirando as mesmas esquinas, as mesmas janelas, dos vidros, dos livros, da biblioteca, da memória, memória de Rivail, de Kardec, de Lyon, de Yverdon, de Paris.

Uma outra história.

Procurei te encontrar, entender, compreender.

Olhei o teu olhar, tela, clics solitários,

você nascia no ruído do pensamento.

Eu te vi, te observei, procurei passar aos outros aquilo que encontrei;

é uma parte, a que me cabe.

Acha importante iniciativas como esta?

Quanto mais, melhor.

Adoro a ideia de diversidade, pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. Comunhão de contrários, intersecção de diferenças e principalmente a tolerância mútua.

As suas despedidas aos nossos leitores.

Quero me despedir com estes pensamentos de Victor Hugo. Eles trazem um avant-gout do novo filme e do novo livro:

"Quem pode dizer-nos que eu não volte a encontrar-me nos séculos futuros? Shakespeare escreveu: ‘A vida é um conto de fada que se lê pela segunda vez’. Poderia ter dito pela milésima vez. Porque não há século pelo qual eu não veja passar minha sombra.”

"Sinto em mim toda uma vida nova, toda uma vida futura; sou como a selva que muitas vezes foi derrubada; os jovens rebentos são cada vez mais fortes e vivazes. Eu subo, subo, subo até o infinito. Tudo é radiante à minha frente, a terra me dá sua seiva generosa, mas o céu me ilumina com o reflexo dos mundos entrevistos.”

"Dizeis vós que a alma é a expressão das forças corporais: por que então minha alma é mais luminosa quando as forças corporais irão já me abandonar? O inverno está sobre minha cabeça, a primavera está em minha alma; aspiro aqui nesta hora às lilases e às rosas como se tivesse vinte anos. À medida em que me aproximo da velhice, melhor escuto ao meu redor as imortais sinfonias dos mundos que me chamam. É maravilhoso e sensível. É um conto de fadas, mas é uma história.”

ONDE COMPRAR O DVD?

Acesse: http://www.dvdversatil.com.br/onde-comprar/







Divaldo: Amor para com a missão, respeito para com os irmãos e fidelidade à Doutrina Espírita

Divaldo Pereira Franco

Em nosso entendimento, Divaldo Franco é sem dúvida um dos expoentes do espiritismo brasileiro, conhecido pela sua oratória e mediunidade em praticamente todos os países.Tivemos oportunidade de estar com Divaldo por várias vezes, em vários anos seguidos no Feirão Espírita da cidade do Rio de Janeiro, evento promovido por Ana Guimarães e Geraldo Guimarães “in memorian”, através do Grupo Espírita Caminho da Esperança, atividade que acontece até hoje no pátio do Colégio Militar da cidade do Rio de Janeiro.

Após as atividades tínhamos a satisfação de ficarmos próximos de Divaldo em um bate papo agradável, desfrutando da sua sempre alegre e jovial presença, encantando-nos a todos com seus relatos e comentários muito oportunos para o nosso aprendizado.

Durante os dias da semana que antecede o evento, Divaldo generosamente concede aos corações a possibilidade de ouví-lo em uma série de atividades, tais como: palestras, seminários em vários locais do Estado do Rio de Janeiro, sempre com grande público presente.

A entrega dos recursos financeiros obtidos com a venda de produtos das muitas regiões do Brasil ali representadas, era feita logo após o encerramento do evento nas dependências do Grupo Espírita Caminho da Esperança. O Feirão era e é encerrado sempre com emocionada palestra efetuada por Divaldo Franco. Até hoje, como é feito todo ano, durante todo o dia, espíritas e não espíritas comparecem para prestigiar o evento e para ver Divaldo, obter um autógrafo em obras por ele psicografadas e ainda trocar uma palavrinha com o grande tribuno.

É o reconhecimento da importância para o movimento espírita brasileiro e do exterior para com a figura amorosa e impar de Divaldo Franco. É como se todos desejassem dizer a ele “muito obrigado” pela sua dedicação e entrega que tanto dignifica nossa amada doutrina.

Divaldo é uma pessoa sensível, de fala sempre precisa e justa. Franco sem ser grosseiro, transmite orientações àqueles que lha solicitam.

Assim compartilhamos com os companheiros estes momentos especiais, verdadeira pérolas que embelezam nossa alma, propiciando-nos refletir sobre nossa verdadeira responsabilidade para com o Cristo e para com a Doutrina Espírita.

Que Jesus continue abençoando esse missionário do bem, o nosso querido Divaldo Pereira Franco.

David e Divaldo no Feirão do Rio de Janeiro

David na extrema esquerda, o casal na extrema direita

Ana Jaicy e Geraldo Guimarães jundo a Divaldo. Feirão

realizado no Rio de Janeiro em prol da Mansão do Caminho

Feirão no Rio de Janeiro

Feirão no Rio de Janeiro em prol da Mansão do Caminho

Divaldo recebe titulo de cidadão jalesense por

indicação da vereadora Aracy de Oliveira Murari

Cardozo

Divaldo autografando em Jales, SP

O grande público que compareceu a palestra de

Divaldo Pereira Franco quando foi agraciado com o

titulo de Cidadão Jalesense no dia 27/10/2009

Divaldo, Ismael Gobbo e sua prima Aracy.

Jales 27/10/2009


NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 10-02-2012

Clicar aqui:

NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 09-02-2012

Clicar aqui:

1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos Londres, Reino Unido

Glauber Filho

Entrevista concedida pelo Diretor

Glauber Filho para Ismael Gobbo

ao Noticias do Movimento Espírita

Glauber Santos Paiva Filho tem 42 anos, é casado e pai

de 2 filhos. Embora filho e neto de médicos resolveu ser

jornalista, cineasta e professor universitário. É cearense

nascido em Fortaleza, formado em Jornalismo pela Uni-

versidade Federal do Ceará. Fez pós graduação em

administração e marketing e atualmente está no meio de

um mestrado em Ciências da Cultura em Portugal. Tam-

bém fez cursos de cinema na Escuela Internacional de

Cine e TV Los Baños – Cuba. Glauber Filho foi diretor

dos filmes “Bezerra de Menezes, O Diário de um Espíri-

to e “As Mães de Chico Xavier” ambos relacionados pa-

ra exibição na 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiri-

tualistas Lusófonos a ser realizado em Londres, no Reino

Unido.

Nesta entrevista Glauber nos fala um pouco de sua vida

espírita, da sua trajetória profissional, dos filmes e da

sua expectativa para a 1ª. Mostra.


Imagens divulgação


Você é Espírita?

Sim

Poderia nos fazer uma síntese de sua participação no movimento espirita durante esses anos?

Até finalizar o filme Bezerra de Menezes, O Diário de um Espírita, não sabia que era espírita. Sentia-me espírita, mas não frequentava nenhum centro. Meus estudos estavam apenas começando através da pesquisa sobre o médium. Depois, resolvi participar das atividades do GEPE. Acho que minha contribuição maior para o espiritismo é participar deste movimento coletivo da arte espírita, da divulgação da doutrina.

Como tem sido a sua trajetória no mundo do cinema?

Comecei aos 16 anos fazendo documentários e vídeos domésticos. Depois conseguir inserir a atividade do cinema na minha vida profissional. Trabalhei muito tempo com produtora de filmes publicitários. Paralelamente, realizei curtas, documentários e conteúdos para televisão.

Quais os filmes que dirigiu?

Longa Metragens, como diretor: Oropa, França e Bahia ( Também é minissérie); Bezerra de Menezes, o Diário de um Espírito; Bezerra de Menezes, O Médico dos Pobres ( inédito – documentário que originou o filme); Linhas de Organdi; As Mães de Chico Xavier.

Curtas: Borracha para Panela de Pressão; Aquarela; Chagas Abertas, San Pedro Um Navio à Deriva; O Astro Popular...

O filme Bezerra de Menezes- O Diário de um Espírito pode ser considerado como o pontapé inicial do Espiritismo na telona?

De certa forma sim! Mas não foi o primeiro filme espírita nas telas brasileiras. Pelo que conheço, o primeiro foi Joelma 23º Andar (1979) de Clery Cunha. Mas depois do Joelma não houve outras produções na sequência. Somente depois de 28 anos surgiu o Bezerras de Menezes e outros foram produzidos logo depois. É claro que há todo um contexto para que o movimento tenha ocorrido desta maneira e que difere da época do Joelma.

Como foram os resultados numéricos e a avaliação da critica especializada?

Acredito que os resultados numéricos em relação aos filmes espíritas foram surpreendentes! Mas sei que há dificuldade em obter outros números, por causa da pirataria! Porém, penso que isto é uma consequência natural do trabalho e da lógica de mercado, mas há outra resposta que tenho como mais importante: se pelo menos uma pessoa pode se transformar para melhor; teve o alento ao sofrimento; passou acreditar na vida com esperança e amor – Diante disto os números não importam!

Difícil falar de crítica especializada, pois não há parâmetros concretos para dizer se esta competência é especializada ou não! Hoje, é fácil ser cineasta e crítico... O botão de uma câmera faz um cineasta, assim como um blog faz um crítico. Outra armadilha para ambos é vaidade dos espaços de celebridade, que trazem a cegueira...

Antes de fazer os filmes já sabia que carregava alguns pontos que estariam impressos explícitos ou implícitos nas críticas que surgiriam. Um filme de baixo orçamento, feito no nordeste por uma equipe desconhecida no mercado cinematográfico, que trata de “religião”, ainda mais espírita... Isto tudo junto era uma boa munição para preconceitos.

Tudo bem! Não estava fazendo filmes para críticos – Estes geralmente participam de festivais e vão para gavetas. Mas, mesmo assim, procurei encontrar em todas as críticas algo que pudesse apontar os verdadeiros problemas dos filmes para continuar neste aprendizado – Acho que sou o pior dos críticos nos trabalhos em que participo. Na maioria das vezes sei de alguns problemas que a crítica não conseguiu apontar.

E a performance de As Mães de Chico Xavier?

Este filme me causou uma enorme surpresa que não se deu em números de públicos no cinema. As Mães de Chico Xavier teve um impacto profundo na vida de muitas pessoas. Os relatos dos públicos são surpreendentes!

Quanto a bilheteria, acredito que não fora maior por um equívoco de estratégia de lançamento. O filme foi lançado muito próximo ao Chico Xavier de Daniel Filho o que pode ter criado a sensação de que As Mães de Chico Xavier era algo parecido – Suponho!

Esses filmes estão sendo ou vão ser exibidos no exterior?

Sim. As Mães de Chico Xavier fora exibida no Chile! Também há participações em festivais internacionais. Por vezes, por exemplo, vejo nas rede sociais relatos de que O Nosso Lar foi exibido em algum país na Europa...

Como está enxergando a 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos que será realizada em Londres?

Acho sensacional! Maravilhoso ver estes filmes atravessando o oceano! É a continuação de um trabalho coletivo proporcionado pelas pessoas que organizam esta e outras mostras. Tudo faz parte de uma engrenagem. Grande tarefa transformadora de divulgação da Doutrina.

Alguma surpresa para os destaques de O Filme dos Espíritos e As Mães de Chico Xavier naquela mostra?

São os filmes mais recentes e espero que cumpram esta expectativa... Não sei muito que escrever sobre o destaque em si. Mas acredito que cada filme da mostra tem uma importância significativa para cada pessoa do público... Há uma mensagem individual para cada procura.

Mostra como esta abre perspectivas para os filmes com temática espírita no exterior?

Sim! Claro! É um trabalho de formação de público.

Allan Kardec como Codificador do Espiritismo estaria a merecer uma película de nível hollywoodiana?

Não só Kardec, mas várias obras espíritas. Não necessariamente precisa ser hollywoodiana. Mas precisam ter a grandiosidade de produção e exibição como elas se apresentam em suas histórias.

Tem noticia dos projetos cinematográficos em andamento nessa vertente espírita?

Na produtora Estação Luz Filmes estamos em fase de finalização de roteiros para mais três filmes. Agora em produção não tenho notícias, mas para ser lançado tem “E A Vida Continua”.

Algo mais que queira acrescentar?

Acredito que a produção de filmes espíritas já é algo consolidado no Brasil. É importante que ocorra cada vez mais eventos de cinema no exterior para que estes filmes ocupem outras salas de exibições pelo mundo.

Também, acredito que o cinema espírita precisa ampliar suas possibilidades de gêneros – Outras experimentações para temática.

As suas despedidas dos nossos leitores;

Aproveito este espaço para agradecer ao amigo Ismael que me fez o convite desta entrevista, aos leitores, aos organizadores da 1ª. Mostra de Filmes Espíritas e Espiritualistas Lusófonos e todos os espectadores dos filmes espíritas que foram uma força de principal importância para consolidação da temática no cinema. Abraços afetuosos www.twitter.com/glauberpaivaf

04-02-2012

Cena de Bezerra de Menezes- O Diário de um Espírito

Atores: Amaro Bezerra, Márcia Zeinke, Carlos Vereza e Lúcio Mauro

A atriz Vanessa Gerbelli em cena de “As Mães de Chico Xavier”