BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Divaldo Pereira Franco “Semeando estrelas”

Maria Luzia de Almeida Rosa

Araçatuba, SP


Quando iniciamos este texto, veio à memória um turbilhão de lembranças e saudades do nosso querido Divaldo. Na trajetória de nossas vidas tivemos a oportunidade de participar de momentos muito ricos em aprendizagem, vários deles ao lado do festejado tribuno baiano. A sua presença entre nós era sempre muito esperada. A expectativa era enorme, verdadeira, única. Todos faziam planos direcionados à vinda do nosso “Di”, apelido carinhoso pelo qual nossa querida dona “Bebé” o chamava. Imaginem só os preparativos para recebê-lo: a programação, as visitas, o coral, as músicas e um sem número de providencias. Não víamos a hora do bate-papo, do suco e da confraternização que sempre acontecia após as palestras. E isto, sem contar que íamos onde ele se hospedava para dar continuidade aos diálogos descontraídos. Quão gostoso foi esse contato, essa convivência, esse aprendizado, onde tudo acontecia em clima de alegria e de verdadeira festa espiritual.

A contribuição de Divaldo para nossa longínqua Araçatuba e região foi fabulosa.

Também não podemos nos esquecer da sua valorosa participação no movimento das Comenoesp’s (Concentração de Mocidades Espíritas do Noroeste do Estado de São Paulo). Se Divaldo não comparecesse á Comenoesp não tinha sabor, parecia estar faltando algo. A movimentação em torno dele era intensa. Quantas vezes estávamos hospedados longe do local onde a palestra seria realizada e procurávamos chegar bem cedo para guardar lugares à frente, já que as palestras, seminários e pinga-fogos eram muito concorridos. Divaldo sempre esteve no nosso meio jovem, predisposto á semear a mensagem do Cristo, de amor e esperança.

Tivemos a oportunidade de convivência com ele no movimento espirita desde o inicio da década de 70.

Quanta luz na sua mensagem de paz transmitida pelo verbo eloqüente, quanto exemplo enxergamos nesse fiel escudeiro do Cristo, que soube e sabe interpretar de forma impar os princípios da doutrina do Mestre excelso à luz do Espiritismo codificada por Allan Kardec.

Ao darem-lhe o titulo de “O Semeador de Estrelas” certamente os autores se inspiraram não só no brilho de sua oratória inconfundível mas, também, no esplendor de sua obra social direcionada aos menos favorecidos, sobretudo crianças, através da Mansão do Caminho, entidade que fundou na cidade de Salvador, Bahia, aos 15 de agosto de 1952.

Divaldo, você é uma estrela de primeira grandeza que o Cristo enviou para iluminar nossas vidas. O seu rastro de luz continua vivo e firme; a sua presença marcante está sempre presente em nossas mentes; as suas palavras vibrantes ecoam na acústica de nossas almas e o nosso coração pulsante de emoções entoa louvores agradecidos aos céus.

Divaldo, você existe... e sempre existirá. Obrigado pela sua presença entre nós!

Palestra com Divaldo Pereira Franco na XVI Comenoesp, em Araçatuba, SP, no dia 21/4/1973

Foto arquivo de César Perri

Divaldo Pereira Franco participando de entrevista com os jovens no C.E.Luz e Fraternidade na manha do dia 22/4/l973.

Na foto a partir da esquerda: Miguel de Jesus Sardano, Célia M.R. Carvalho, Divaldo Pereira Franco,

Ismael Gobbo e César Perri. Foto do arquivo de César Perri.





NOTICIAS DO MOVIMENTO ESPIRITA 16-01-2012

Clicar aqui: