BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 16 de setembro de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (159) Miltes Apparecida Soares de Carvalho Bonna


Miltes Apparecida S. de Carvalho Bonna


Nossa  entrevistada  deste  sábado é Miltes
Apparecida  Soares  de  Carvalho   Bonna,
médium, escritora, oradora e  dirigente es-
pirita da cidade de São Bernardo do Campo.
   Miltes conheceu o Espiritismo ainda na in-
   fância, em Santa Adélia, cidade da Arara-
   quarense, e  está   vinculada  ao  CEOS –
   Centro Espírita Obreiros  do  Senhor, desde
   a sua fundação em 15 de novembro de 1962.

Estimada Miltes, pode nos fazer sua auto apresentação?

Ismael, nasci na cidade de Santa Adélia (SP), no dia 03 de março de 1939. Está localizada na Estrada de Ferro Araraquarense e na Rodovia Washington Luis. É uma cidade pequena, com a denominação de “Cidade Amizade”, tal é a forma carinhosa de serem recebidas todas as pessoas. Catanduva me recebeu na Escola Barão do Rio Branco, onde me formei professora. Depois transferi residência para a cidade de São Bernardo do Campo, no ano de 1957, permanecendo até hoje. Complementei o curso de Pedagogia Plena/ Magistério/Administração/ e Supervisão Escolar/Orientação Educacional, na Faculdade de Ciências e Letras de São Bernardo do Campo. Entre outras especializações para o terceiro setor, complementei recentemente dois cursos à distância pela SENAD -Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Universidade Federal de Santa Catarina/Universidade Federal de São Paulo), sendo o último, Fé na Prevenção, para líderes religiosos e movimentos afins (UNIFESP). Nossa casa espírita tem um trabalho especializado para dependentes psicoativos, há 36 anos. Daí a necessidade de uma especialização técnica científica para conhecer como auxiliar melhor.
Sou a quinta filha do casal querido: Izaura Custodio de Carvalho e Ezequiel Soares de Carvalho. Pais adorados que nos ofertaram um lar com muito amor e respeito. Papai era só doçura. Mamãe, amiga e amorosa, mas com uma energia que nos colocava na linha desde pequena. Na nossa casa ninguém falava palavras de baixo calão. Éramos pobres, mas nunca nos faltou o que comer. Mamãe muito trabalhadeira e dedicada. Sua devoção era total à família. Papai providenciava tudo com fartura, e repartia com todos, com muita alegria. Fraternidade foi contextualizada no nosso lar, para que a solidariedade fosse hábito no dia a dia.
Somos ao todo nove irmãos: Olavo, Osvaldo, Manoel, Alzira, eu, Otavio, Nilço, Nelson e Terezinha, que desencarnou com uma semana de vida na Terra. Fomos e somos muito unidos, apesar de sentir muita falta dos que nos antecederam na GRANDE VIAGEM À VIDA ALÉM DA VIDA (Olavo, Osvaldo, Manoel e Nilço)
A casinha simples que nos serviu de morada foi doada ao CEHA - Centro Espírita Humildade e Amor, da nossa querida Santa Adélia, pela nossa querida mãezinha Izaura, ainda em vida, para transformar-se no atendimento de irmãos carentes do corpo e da alma. Nela foi implantada a IASE - Instituição de Assistência Social Ezequiel.
Neste ano, no dia 31 de março, os meus queridos: filhos Siomara, Rosemara e Dario Junior, juntamente com meus genros Luis Carlos, Rubens, a norinha Francine e os adoráveis netos Bruno Luis, Gustavo, Danilo, Stephanie, Lucas, Rubinho e Kauan, ofertaram ao meu esposo querido Dario Bonna e a mim, uma homenagem especial, marcando as nossas BODAS de OURO. Foi uma verdadeira festa de casamento que marcou novamente a nossa perene união. Para surpresa de alguns corações ainda passeamos de mãos dadas pelas ruas do nosso bairro, nos raros momentos do tempo que nos sobra.
Minha vida profissional foi desempenhada como um verdadeiro sacerdócio. Aposentei-me como professora primária como era assim chamada quem se dedicasse ao ensino até a quarta serie. Meus alunos saiam para o antigo ginasial, com uma bagagem de conhecimento, que atualmente, não observo nos que completam o ensino fundamental. A qualidade do ensino era excelente na escola pública, onde fiz carreira, sempre em busca de especialização continuada para transmitir o melhor para os queridos alunos. Os que hoje revejo, e tenho a oportunidade de abraçar, o faço com a consciência tranquila de ter cumprido bem o meu dever. Educação com Espiritualidade Ecumênica sempre foi a minha proposta educacional. Infelizmente a conotação de escola laica é tida de forma equivocada. O Estado brasileiro deve ser laico, mas a educação deve ser baseada na espiritualização do ser humano, sem uma conotação religiosa. O desenvolvimento de valores éticos, morais e espirituais com liberdade e dignidade estão inseridos nas nossas leis, principalmente no artigo terceiro do ECA- Estatuto dos Direitos da Criança e do Adolescente.
O Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita, coordenada pelo mestre lionês Allan Kardec, é responsável pela felicidade possível aqui na Terra. Em nosso lar ele foi o alicerce da nossa família. E nós podemos agradecer a Deus, pois somos imensamente felizes, pois assim decidimos, aceitando resignadamente aquilo que não podemos mudar. Sacrifício e renúncia de meu querido esposo e da família possibilitaram a minha dedicação à casa espírita CEOS - Centro Espírita Obreiros do Senhor, cujo braço social é a Ciranda de Amor da nossa querida Meimei, a IAM - Instituição Assistencial Meimei, que poderá ser conhecida nas atividades do esforço de mãos unidas, através dos sites: www.ceos.org.br e   www.iam.org.br
Meimei nos deu uma frase que é norma de conduta para todos os trabalhadores da nossa casa: ”MÃOS UNIDAS, SOLUÇÕES ENCONTRADAS.”.
Ela nos magnetiza sempre com suas mensagens semanais de gratidão a Deus e de convocação para o trabalho, conscientizando-nos de que ninguém realiza algo sem o apoio de alguém.
Tenho grande emoção de constatar no JUBILEU DE OURO DO CEOS, O QUANTO AS MÃOS ANÔNIMAS SÃO ABENÇOADAS POR NÓS, pois temos absoluta certeza que nada fizemos sozinhos. Com que carinho, envolvemos cada trabalhador, que mesmo vencendo suas angústias continuam a postos na semeadura da esperança aos corações sofridos.
Daí a nossa súplica a todos os agrupamentos espíritas que socorrem a dor sem perguntar a origem. Coloquem em primeiro lugar o atendimento aos companheiros de tarefa que, sofridos, continuam a postos, ou se afastaram por problemas de enfermidade, ou outros. A contextualização do amor começa com o próximo mais próximo, começando pela família consanguínea. A Espiritualidade Maior necessita de trabalhadores cujo amor é fortalecido pelo amor que se dá e pelo amor que recebe, para se fortalecerem também.
Como tive a felicidade de participar desde pequena das aulas de moral cristã, naquela época denominada de catecismo espírita, posso dizer que nasci espírita. Acompanhava mamãe às reuniões, e nos socorros que ela fazia, quando o médico da cidade mandava chamá-la. Quando os medicamentos fortíssimos não conseguiam afastar os desequilíbrios das pessoas, ele assim aconselhava à família... Eu orava a Deus suplicando ajuda para mamãe e a acompanhava na Prece de Cáritas que orava com muita devoção.
Passei por quatro convulsões: aos dez anos, aos catorze, aos dezoitos e aos vinte e três anos, diagnosticadas como epilepsia.
Numa orientação no Colegiado de Médiuns da FEESP - Federação Espírita do Estado de São Paulo, Dr. Bezerra de Menezes informou-me que a escolha era minha. Poderia continuar tomando os remédios fortíssimos a vida toda, seguindo a orientação dos médicos que me tratavam. Mas tinha a opção do contextualizar os ensinamentos de Jesus à luz da doutrina espírita, no exercício consciente da mediunidade, no socorro dos aflitos.
Como já amava esses ensinos com dedicação quase diária, não foi difícil descobrir que fé sem obras é morta. Consegui me libertar dos medicamentos, fazendo também opção pela alimentação vegetariana, sem sacrifício algum, o que me garantiu até hoje uma ótima saúde e excelente disposição para o trabalho aos setenta e três anos de idade, sob a proteção generosa de Jesus e dos mentores amigos, que jamais interferem nas decisões que a mim cabem.

 Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Sou espírita desde pequena. Participei das aulas de moral cristã, no Centro Espírita Humildade e Amor, na cidade de Santa Adélia.

A qual casa espírita está vinculada presentemente?

Continuo vinculada ao CEOS - Centro Espírita Obreiros do Senhor, desde a sua fundação em 15 de novembro de 1962.

Poderia nos fazer uma descrição de sua trajetória pelo movimento espírita durante esses anos?

- Ao chegar na cidade de  São Bernardo do Campo, integrei a Mocidade Espírita, no Centro Espírita Emmanuel, com o direcionamento seguro do Sr. Manoel Romeiro, fundador daquele agrupamento.
 Tive o apoio do presidente do Centro Espírita Irmã Renata (Brás/São Paulo), Sr José Damore, que muito me orientou, estimulando-me ao estudo e direcionando-me às entrevistas com o Comandante Edgar Armond, para os testes mediúnicos na FEESP/SP.
O Sr José Damore, orientador amigo hoje na espiritualidade, esteve presente ao meu enlace matrimonial fazendo com muito enlevo uma prece para que Jesus abençoasse a nossa união. Naquele dia, informara que no momento da prece uma luz desceu do Alto nos abençoando. Para a nossa surpresa, essa luz saiu na foto tirada no momento da oração em família (foto anexada).
- No mesmo ano, fiz parte da equipe fundadora do CEOS- Centro Espírita Obreiros do Senhor. Desde então, dedico-me ininterruptamente participando da diretoria, das tarefas espirituais e assistenciais.
- Em 25 de agosto de 1979, fundamos a IAM- Instituição Assistencial MEIMEI, o braço social do CEOS, criado para dar continuidade ao socorro e ao amparo às famílias, crianças e adolescentes, realizados desde 1967.  Sua proposta educacional está alicerçada no Evangelho de Jesus à luz da doutrina espírita. Seus princípios e valores são baseados no respeito ao próximo, sem violentar consciências, visando sempre a construção de um mundo melhor começando no coração da pessoa. Tem, no mestre lionês Allan Kardec, a definição de educação como um conjunto de hábitos adquiridos; a que consiste na arte de formar caracteres, capaz de construir o homem de bem.
- Diante da problemática dolorosa da dependência, a partir de 2008 mãos se posicionaram na implantação de uma força tarefa, onde nos reunimos: Associação Médico Espírita do ABC (AME/ABC); Centro de Tratamento Bezerra de Menezes; Conselho Espírita de São Bernardo do Campo e CEOS/IAM – Centro Espírita Obreiros do Senhor e Instituição Assistencial Meimei. Com capacitação continuada das equipes de profissionais realizamos na IAM a culminância de nossas ações pela paz, por meio de encontros periódicos. Tem a denominação de PROGRAMA UM CONVITE À VIDA. SEM ARMAS. SEM VIOLÊNCIA. SEM ABORTO. SEM ALCOÓLICOS. SEM TABACO. SEM DROGAS.
Neste programa, estão inseridos projetos pontuais, com temáticas abrangentes, em várias etapas, onde se trabalha carinhosamente a família e a prevenção, por meio de oficinas psicopedagógicas. Na IAM estaremos realizando o X ENCONTRO UM CONVITE À VIDA / FÉ NA PREVENÇÃO ( DIA 29 DE SETEMBRO / das 8h às 13h) Vários encontros externos em Escolas da região também foram realizados, com mais duas programações agendadas.
- Participamos diariamente das atividades no CEOS/IAM
- Em tarefas espirituais. Como dirigente às segundas, quartas e sextas-feiras, à noite. Como diretora do Departamento de Desobsessão, acompanhamos com o apoio de Dr. Bezerra de Menezes e Yvonne os casos graves diretamente. Entre eles encaminhamos as fotos de um atendido, autorizado pela mãe, para análise, estudo e divulgação doutrinária.
- Existe uma programação de palestras ao público nas quais participo também. O CEOS possui 17 reuniões semanais para o público, além do Departamento de Escolas e Cursos; do Departamento de Infância e Juventude e do Departamento de Escola de Pais.
- Na manhã de terça–feira dedico-me à psicografia, na reunião denominada  Diálogo Fraterno, aos que perderam a presença material dos entes queridos. É um trabalho de equipe.
- Como integrante da diretoria da IAM, tenho os plantões na entidade às segundas, quartas e quintas-feiras, no período da manhã, e quando necessitarem de mim.
- Como palestrante empreendi algumas viagens, Congresso na Argentina (Buenos Ayres e Mar Del Plata); dentro e fora do Estado de São Paulo, em Congressos, Seminários, Semanas Espíritas etc.

Quantos livros você escreveu, espíritas e não espíritas e do que eles tratam?

A Espiritualidade amiga tem sido condescendente para comigo, espírito imperfeito, mas de boa vontade. Suplico sempre a Jesus que me direcione, mostrando caminhos através de corações que me alertam diante das fragilidades de espírito em aprendizado, mas desejoso de aprender e servir.
Meimei, patronesse espiritual da nossa IAM- Instituição Assistencial Meimei, nos brindou com os livros:
1-A vida futura - A historia de Sheillinha e Joaquim (infantil) - já esgotado.
2-Evangelho no Lar, Para Crianças de Oito a Oitenta anos - volume I - Petit Editora
3-Evangelho no Lar Para Crianças de Oito a Oitenta Anos - Volume II (gravado, a ser editado como áudio book)
4-Lindas Mensagens de Meimei – Petit Editora.
 Nosso orientador espiritual Rossi nos oferta mensagens semanais que esperamos colocá-las em livro, tal o teor evangélico que tem servido de base para as nossas tarefas.
De uma média de setecentas mensagens, já foram selecionadas as que comporão o futuro livro:-
5- De Rossi para você.
Da nossa querida Yvonne do Amaral Pereira: a serem lançados
6-Relato de Yvonne - Romance em revisão - Petit Editora
7-Yvonne Continua - Mensagens e Vivências na Desobsessão.
8-Nos rastros de um tropeiro / O amor é o caminho da redenção - Romance.

Pela Instituição Assistencial Meimei também foi editado em duas edições, já há algum tempo, visando à prevenção às drogas:
-Peripécias de Quatro Jovens - espíritos Walter Sílvio, Nivaldo, Bráulio e José.
Este livro traz na segunda edição um planejamento de trabalho como sugestão às casas espíritas que desejam implantar o atendimento especializado aos nossos irmãos dependentes de drogas psicoativos. Nele, duas mensagens de Dr. Bezerra de Menezes orientam a atividade realizada pelo CEOS, já há trinta e seis anos, baseada na doutrina espírita.

Os livros são mediúnicos?
Sim, todos são mediúnicos.

Pode nos falar um pouco de sua trajetória mediúnica, das faculdades de que é dotada e como elas se manifestam?

Na condição de médium posso afirmar que estou engatinhando. Tenho absoluta certeza de que escrevo direcionada pelos abnegados mensageiros, pois a rapidez é grande. Confesso que para eu conseguir escrever por mim mesma demoro muito mais tempo.
Posso dizer que a mediunidade desabrochou sem lágrimas, com muita alegria no meu coração.
Trabalho na desobsessão desde a fundação do CEOS.
Sou também médium de incorporação, psicofonia e passista.
Exercito a clarividência e às vezes vidência espontânea.

Miltes poderia nos falar um pouco da história do Espiritismo do seu tempo de Santa Adélia e Catanduva, os seus vultos e o que mais a marcou?

Época muito difícil. No ginásio éramos convidadas, eu e minha irmã Alzira, a deixar a sala na aula de religião. Os colegas saiam todos também, pois não se conformavam com a forma que se tratava o assunto religioso.
No centro Espírita Humildade e Amor a frequência era pequena. Havia uma médium inconsciente Dona Ana que ficava envolvida por um espírito que era sacerdote, que só aceitava se afastar após rezar a missa em Latim. Naquela época (nos meus doze, treze anos) estudávamos  muito o Latim e ficávamos embevecidos. Como uma humilde senhora analfabeta poderia falar uma língua desconhecida tão bem?
Ao estudar na Escola Barão do Rio Branco, em Catanduva, participava, aos domingos, de algumas aulas da Tia Aparecida, no centro Espírita Bezerra de Menezes, juntamente com Anadyr Custodio, meu primo. 
Passei pela Experiência de QUASE MORTE no ano de 1998, durante uma intervenção cirúrgica  de cateterismo, muito enriquecedora, pois  me trouxe a certeza, a plena convicção da continuidade da vida  além da vida, em nova dimensão.

Como vai o Espiritismo em São Bernardo do Campo?

Vai indo muito bem. Segundo uma pesquisa feita pela Área de Comunicação da Universidade Metodista é uma das cidades em que mais se estuda Espiritismo. O Conselho Espírita é muito atuante e já temos mais de sessenta Centros Espíritas, onde o carinho de Celina Bueno  lidera uma equipe muito consciente e dedicada, de trabalhadores.
Há respeito e valorização das entidades espíritas que realizam o atendimento social. O trabalho da  nossa IAM  tem sido reconhecido publicamente, através de títulos, troféus, medalhas, os quais endereçamos à Doutrina Espírita, à luz do Evangelho de Jesus.

E o movimento espírita em geral?

O Espírito Yvonne tem uma preocupação a respeito. O caminhar é muito lento, diante de tanto sofrimento ocasionado pela descrença da imortalidade. Nossa casa espírita está sempre lotada de necessitados. O amor cura a alma enferma, que reflete a saúde no corpo físico. Estudo e prática. Pensar no bem. Viver em função do bem, para que o bem permaneça em nossa vida. A contextualização da fé nas obras é ponto primordial para o trabalhador. Jesus aguarda trabalhadores diligentes com quem Ele possa contar sempre. Não apenas uma vez por semana. A dor não tem feriado, nem férias. As equipes podem revezar-se numa semana de descanso com a família, mas  o pronto socorro espiritual ter férias e emenda de feriados é algo que requer reflexão profunda.

Tem trabalhado muito na tribuna?

Sim, com muita alegria tenho me esforçado, estudado, pesquisando sempre para atualizar-me. É inesgotável o conhecimento espírita. Os que comentam que a doutrina espírita está superada não conhecem o Espiritismo. Somente colocando em prática os ensinamentos é que conseguimos perceber a grande mudança que se processa em nós e no nosso lar. A nossa maior responsabilidade é a nossa mudança individual e não a dos outros. Ela realiza verdadeira revolução interior e os valores éticos, morais e espirituais trazem equilíbrio e felicidade possível ainda na Terra. A calma que se conquista é um retrato dela. Aceitar resignadamente tudo aquilo que não se pode mudar. Procurar compreender os que caminham ao nosso lado sem  tentar transformá-los, valorizando sua presença e treinando a capacidade de esperar o resultado do nosso exemplo é excelente treinamento de evangelização em serviço prático.
Sem contar ainda o imenso carinho da Espiritualidade  que compadecendo da nossa pequenez se fazem adoráveis orientadores, pacientes e generosos,  sempre pronto a nos socorrer para que socorramos os necessitados.

Quais os temas mais requisitados?

Evangelho / Família e Doutrina Espírita.
O socorro divino às nossas necessidades.
A auto-obsessão / Como se livrar dos obsessores, nossos grandes reveladores.

Como fazer o agendamento?

Devido a saúde de meu esposo tenho restringido para palestras na nossa região. Uma vez por ano, nas minhas queridas  cidades  Santa  Adélia  e Catanduva.

As suas despedidas dos nossos leitores

Almas queridas, que Jesus nos abençoe para podermos abençoar em Seu nome. Que Ele pacifique o nosso coração para pacificarmos também. E que possamos ser a grande mudança que sonhamos para o mundo.
Vibrações de carinho, com o abraço fraterno da menor  de todos os aprendizes de mediunidade
Miltes
“AMA SEMPRE. E, QUANDO ESTIVERES A  PONTO DE DESCRER DO PODER DO AMOR, LEMBRA-TE DO CRISTO”. (CHICO XAVIER)


Casamento de Miltes com Dario Bonna (na foto o facho de luz); com José Damore, do Centro Espírita Irmã Renata (Brás/São Paulo) - orientador de Miltes no início de sua trajetória no movimento espírita em São Bernardo do Campo; Uberaba – 29/8/86 – Miltes na casa de Chico Xavier; Nos primórdios da Creche Meimei, em 1977.
Almoço com Divaldo, ladeado pela mãe de Miltes, Dona Izaura, e pela sua irmã Alzira; em  23/4/1989,  na Instituição Assistencial Meimei, com Dra. Marlene Rossi Severino Nobre; Araçatuba - 13/8/88 - Miltes e Antonio Cesar Perri de Carvalho – Entrevista na Radio de Araçatuba por Libero Bezerra de Lima (já desencarnado); em 2009, Miltes e o esposo Dario Bonna, ladeando a vice-presidente Adília do Carmo Nesi Latuff no Chá de Outono, um dos eventos mais tradicionais da Instituição Assistencial Meimei.
Em atividade, na sala da Diretoria da IAM – 2006. Em 03/12/2010 – com as crianças da Creche Meimei no aniversário do Projeto Vovó Hilária (recuperação de brinquedos). Em 16/8/2008 foi visitada na Bienal do Livro em São Paulo, no estande da Petit Editora, pela Prefeitura Mirim da Instituição Assistencial Meimei, no relançamento do livro Evangelho no Lar para Crianças de 8 a 80 - Volume I.     E com as crianças da Creche Meimei, em 2006.
Em 2008, em Santa Adélia, sua terra natal, Miltes pousa em frente à Instituição de Assistência Social Ezequiel
 (IASE), fundada em terreno doado ao Centro Espírita Humildade e Amor, pela sua mãe Izaura. Na frente do
 terreno foi preservada a casa em que ela viveu na infância. Em 2012, na IASE, Miltes foi homenageada  com o
 quadro de sua antiga residência.




Catanduva - 28/5/2009 - com a Tia Aparecida (já desencarnada), professora de moral cristã do Centro Espírita Bezerra de Menezes; Em 01/10/2011 – no lançamento do livro Lindas Mensagens de Meimei, em Jacareí. Miltes, ladeada à esquerda pelo Secretário de Educação de Jacarei, João Roberto Costa de Souza e, à direita, pelo Sr. Carlos Monteoliva, proprietário da Livraria Espírita Emmanuel;  Em 2012 Miltes e Afonso Moreira Jr., do programa Consciência Espírita, sendo entrevistados na Rádio Boa Nova por Adriano Marques; Miltes com Celina Galvão, presidente do Conselho Espírita de São Bernardo do Campo e  Pedro Camilo, do Núcleo Espírita Teles de Menezes – Salvador – Bahia

Com os amigos, no encerramento da Semana Espírita de 2012 em Santa Adélia, após palestra proferida no Centro Espírita Humildade e Amor; a partir da direita, Orson Peter Carrara e esposa, Miltes, Ismael Batista da Silva e outros amigos, na cidade de Matão, após palestra proferida no Centro Espírita Allan Kardec, em 01/6/2008, com o tema: Confia sempre! A Vida continua (relato de experiência da Reunião Diálogo Fraterno – Perda da presença material de entes queridos)

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.

0 comentários: