BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 9 de junho de 2012

Focalizando o Trabalhador Espírita (l45) Ivan da Cunha ha


             Ivan da Cunha



Ivan da Cunha, da cidade de São Paulo
é o nosso entrevistado deste sábado.
Com a colaboração preciosa  de nossa
amiga espirita Rosana Miranda, Ivan
nos falou sobre sua trajetória de divul-
gador no movimento espirita através
da oratória, do teatro, rádio, internet
e também pelo livro.  Além de divulga-
dor Ivan da Cunha tem a vocação para
fomentar e desenvolver projetos educa-
cionais e sociais direcionados para a
população carente.


Ivan pode nos fazer sua auto apresentação?

Tenho 37 anos, nasci na Zona Leste de São Paulo no Bairro Itaim Paulista. Hoje moro no bairro Penha, também na capital, sou casado e tenho três filhos.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou mestre em ciência na área de informática do curso de engenharia eletrônica e computação do ITA-SJC, Gerente de Projetos, Consultor empresarial há mais de 19 anos na implantação de estratégias corporativas em gestão de operações e especialista em gestão de pessoas, Coordenador da Pós-Graduação Lato Sensu da Universidade São Judas Tadeu, professor dos cursos de administração de empresas da Universidade São Judas Tadeu e da Fundação Armando Álvares Penteado – FAAP/SP. Exerci também a função de executivo de TI e de professor da PUC-SP.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando é espírita?

Minha família é espírita e desde criança cresci entre os livros espíritas, reuniões mediúnicas e casas espíritas.

A qual casa espírita você esta vinculado presentemente?

Sou colaborador e um dos fundadores do Centro Espírita Fraternidade de Luz (Cangaíba) e colaborador da UFFAD (União, Força, Fé, Amor em Deus), coordenador e ator do Grupo Teatral Estrela Guia e comentarista da Rádio Boa Nova, atualmente no programa “Jornal da Nova Era”.

Quais os livros e ou trabalhos de sua autoria espíritas e não espíritas?

Autor dos livros: “Manual Prático para Elaboração de Monografias (Na sexta edição e mais de 15.000 cópias vendidas) e lançamos no mês de Abril o livro espírita: “Não Desista de Vocꔓ. Um manual de superação (Carreira família e vida pessoal).
Na área teatral temos três obras:
- a peça teatral “Aconteceu na Casa Espírita”, baseada no livro de Emmanuel Cristiano, e que está sendo apresentada a mais de oito anos. Já foi assistida por mais de 50.000 pessoas (www.grupoestrelaguia.com.br).
- o “Projeto Recomeçar” Foi inspirado no ensinamento de Chico Xavier: “Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer um pode começar agora e fazer um novo fim”. Trabalha os sentimentos deixando-os à flor da pele, utilizando o magnetismo da oratória, música e teatro. Nos dias de palestra pública me apresento com a participação do Grupo Estrela Guia e é desenvolvida uma pantomima capaz de inspirar passos importantes em nossa transformação.
- o Rádio Teatro “Anália Franco: um candeeiro sobre o alqueire”. Desenvolvemos um lindo trabalho de dramaturgia visando incentivar o estudo aos espíritas de uma forma divertida e emocionante. Em um CD Duplo contamos a história de Anália Franco (1856-1919), espírita, professora, jornalista, e poetisa. Criou mais de 100 instituições de ensino voltadas ao atendimento de crianças carentes.  Texto integral adaptado para rádio e CD da peça teatral de MARCELO MEDEIROS "ANÁLIA FRANCO - UM CANDEEIRO SOBRE O ALQUEIRE", vencedor de XXII prêmio jornalístico VLADIMIR HERZOG, de Anistia e Direitos Humanos na categoria Teatro, Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo, Cúria Metropolitana da Arquidiocese de São Paulo e Comissão dos Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil - OAB - São Paulo.
Vale a pena deixar registrado que todos os trabalhos acima são beneficentes e os livros e CD´s tem seu direito autoral doado a instituições espíritas.

Ivan pode nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no movimento espirita durante esses anos?

Os trabalhos dos livros, teatro, etc., estão registrados na questão anterior. Como palestrante, realizei mais de 1.000 palestras onde trabalho o desenvolvimento humano e espiritual. Minha paixão são as atividades sociais que desenvolvo como implantação de projetos educacionais e sociais em associações beneficentes à criança desamparada, implantação de Laboratórios de Tecnologia da Informação para inclusão social de jovens e adultos, programas de reestruturação familiar, palestras para as famílias, distribuição de alimentos, resgate e inclusão de moradores de rua entre outros.
Agora tenho trabalhado firmemente para consolidar o projeto Gente no Bem. (http://gentenobem.wordpress.com)
O GENTE NO BEM é uma organização espontânea, idealizado e organizado por pessoas que, como você, não se conformam com a impunidade e com a indiferença das autoridades em relação às questões sociais mais urgentes.
O GENTE NO BEM é composto por cidadãos como você, que saem cedo para o trabalho, enfrentam todas as dificuldades do dia a dia de uma cidade complexa como a nossa, mas que não perderam a capacidade de indignar-se com a pobreza, com a injustiça e com a falta de perspectivas de milhões de pessoas.
Enfim, são empresários, religiosos, estudantes e trabalhadores, donas de casa, aposentados – cidadãos comuns, pagadores dos pesados impostos a que somos submetidos, que acreditam que a união, juntamente com a ação são o combustível que removerá os obstáculos para a construção do nosso ideal: uma cidade humanizada, um país livre das armadilhas da corrupção, mais acolhedor e amigável a todos nós.

Como esta enxergando o movimento espirita na atualidade?

A doutrina espírita é linda. O movimento que é feito por nós, espíritos ainda repletos de lutas interiores mal resolvidas, nem tanto. Infelizmente permitimos que muitas de nossas paixões desviem nossas ações do caminho correto e nos perdemos em melindres e brigas pelo poder.
Mas não tenho dúvida que estamos no caminho certo. Certa vez, preocupado, questionei os espíritos amigos justamente sobre este assunto e um dos espíritos que me acompanha em tarefa disse que o movimento espírita está “Febril”.
Diante desta resposta fiquei ainda mais preocupado quando em meu socorro ele concluiu:
“Meu filho, e quem disse que a febre é ruim”. Significa que o organismo está reagindo. “O problema são as situações que nem mesmo  a febre desperta”.

Em termos de divulgação, você que é da área de informática, o que vislumbra no futuro a curto, médio e longo prazo? O que imagina poderá acontecer em termos de tecnologia?

Não devemos temer a ciência e a tecnologia. São fundamentais para nosso desenvolvimento e fazem parte dos planos de evolução do planeta. Os que dela fazem mau uso serão responsabilizados e deverão assumir o que plantarem mais cedo ou mais tarde. Estamos caminhando para a integração total do ser e do conhecimento pelas novas tecnologias que auxiliam a romper  fronteiras entre os países e integrar os povos.

A internet poderá melhorar essa comunicação?

A internet é a maior invenção dos últimos cinqüenta anos. A democratização do conhecimento auxilia a libertar as criaturas. Veja a facilidade com que acessamos artigos e textos espíritas. Conheço muitos companheiros de outras religiões que romperam com o preconceito acessando aos poucos sites e instituições espíritas e eliminando com isso ideias preconceituosas frutos da ignorância e do medo.


Seria viável os Centros Espiritas buscarem agregar tecnologia aos seus trabalhos? Por exemplo, termos transmissões de palestras Ao Vivo e On line com instalações de Speedy, câmeras, aparelhagem de som apropriada?

Sim e muitas casas já o fazem. Não devemos ter medo da evolução e sim adequar novas tecnologias ao trabalho no Centro Espírita para que possamos fazer o bom uso de seus recursos. As tecnologias atuais já permitem este trabalho com uma qualidade minimamente aceitável e a um custo razoável.

Algo mais que queira acrescentar?

Independente das facilidades que a tecnologia traga, não podemos abrir mão jamais da mais antiga e bela das invenções: o amor. Principalmente do amor evidenciado pelo abraço, pelo beijo, pelo sorriso. Enfim pelo contato real e não virtual com nosso próximo.

As suas despedidas dos nossos leitores

Fica aqui o incentivo para que não desistam de si mesmos nesta árdua e intensa luta pela felicidade e que venham conhecer e integrar nosso projeto Gente no Bem. Muita paz a todos

O orador Ivan da Cunha
Ivan da Cunha falando no evento “4ª. Corrida e 
Caminhada Droga Mata.
Ivan da Cunha na 4ª. Corrida e Caminhada Droga Mata
Ivan Cunha
Lançamento do livro “Não desista de Você”

Livro “Não desista de Você” de Ivan da Cunha
Ivan Cunha e Dr. José Carlos de Lucca
No 10º. Encontro dos amigos da Boa Nova
Ivan Cunha proferindo em sua fala no projeto “Gente do Bem”
Ivan Cunha na extrema direita
participando na Rádio Boa Nova
Ivan Cunha na extrema esquerda. Gravação do DVD
Rádio Teatro Anália Franco
DVD Rádio Teatro Anália Franco
Ivan Cunha, à frente, participando da comemoração do 10º. Encontro dos amigos da Boa Nova

OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.




0 comentários: