BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 3 de dezembro de 2011

UM POUCO DA HISTÓRIA DO "REFORMADOR". CHICO E DIVALDO EM UBERABA (MG)

MATÉRIA PUBLICADA EM “REFORMADOR”,

FEB- FEDERAÇÃO ESPÍRITA BRASILEIRA,

JANEIRO DE 1978, PAGS. 28 A 31


Grupo Espírita da Prece, Uberaba, MG

Divaldo psicografou nesta reunião a mensagem Dores e Resignação de Joanna de Ângelis.



(MATÉRIA ESCANEADA E ENVIADA POR EMAIL PELOS AMIGOS COLABORADORES LEOPOLDO ZANARDI E RAFAEL A. FRANQUEIRA (BAURU, SP)

FOCALIZANDO O TRABALHADOR ESPIRITA (No. 116) EULALIA MARIA ALVES BRANDÃO BUENO

Eulália Bueno

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Esta entrevista com Eulália Maria Alves Brandão Bueno foi realizada pela excelente divulgadora santista, Rose Moliterno, a qual endereçamos nossos cumprimentos e agradecimentos pelo belo trabalho que vem realizando em prol do Movimento Espírita.

A entrevistada é conhecida médium, oradora e escritora residente na cidade de Santos, SP. Da bibliografia mediúnica são três os livros psicografados por Eulália Bueno. A eles se somam mais dois livros infantis de sua própria lavra. Na tribuna espírita tem atendido convites para eventos em cidades paulistas e de outros estados brasileiros. A postura doutrina firme é a principal credencial do trabalho de Eulália Bueno.

Eulália, faça por gentileza sua apresentação ao nossos leitores.

Meu nome completo é Eulália Maria Alves Brandão Bueno, nasci em Espinho, Portugal, em 23 de junho de 1957, filha de Alberto de Almeida Brandão e Judith Garrido Alves Brandão. Tenho mais 6 irmãos, a constar: Simão Albertino (já desencarnado), José Alberto; Jorge Emmanuel; Alberto Eduardo, Humberto Rui, e Izabel Cristina. Cheguei ao Brasil, no Porto de Santos no dia 25 de março de 1960. Em 22 de dezembro de 1979 casei-me com José Angelo Bueno e temos duas filhas: a Mariana com 27 anos e prestes a ser mamãe e a Lilian Maria, com 24 anos.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Iniciei a faculdade de Biologia em 1977, mas devido a uma grave doença em meu pai que requeria todos os recursos monetários para tentar salvá-lo, fui obrigada a abandonar o curso um ano e meio após o seu início, mas tempo suficiente para conhecer aquele que até hoje é meu querido esposo.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Antes de eu nascer, meus pais vieram para o Brasil e conheceram o Espiritismo através do Centro Espírita Ismênia de Jesus. Quando aqui cheguei já fui diretamente apresentada a ele, mas trazia ainda arraigados os hábitos católicos devido à convivência com os familiares portugueses e com certeza, as diversas reencarnações em que vivenciei a citada religião, algumas vezes como Clarissa, em Coimbra, conforme me informou minha mentora espiritual, Maria do Rosário.

Qual a casa a que esta vinculadas presentemente?

Em 1994, juntamente com um grupo fiel de amigos fundei o LAR ESPÍRITA CAMINHO DO CRISTO, onde me encontro atuante até a presente data e espero, por longos anos.

Pode nos fazer uma resenha de sua atuação no movimento espirita durante esses anos?

Passei 25 anos atuando na Associação Espírita Beneficente Anjo da Guarda onde aprimorei a psicografia, recebendo cartas de conforto aos entes queridos de 1990 a 1994, de onde saímos para fundar o Lar Espírita Caminho do Cristo e permanecemos na tarefa até o fim de 2009, quando sob orientação espiritual, devido à tarefa de recepção de livros e às diversas solicitações de palestras fora da cidade, não teríamos condições de manter a regularidade da tarefa.

Tem livros escritos espíritas e não espíritas?

Sim, tenho 5 livros publicados, todos espíritas, sendo 3 de mensagens psicografadas pelo espírito Maria do Rosário Del Pilar e dois infantis de cunho próprio.

Gostaria que nos falasse de sua mediunidade e dos trabalhos que com ele desenvolve.

Tenho a mediunidade de psicofonia e psicografia bem atuantes, além de vidência, fenômeno sobre o qual não temos muito controle, desde que não vemos nem quando e nem o que queremos. Faço palestras sob orientação, mas sem dispensar o estudo freqüente e disciplinador, trabalho no atendimento fraterno, cumpro vasta agenda de palestras e encontro-me na produção final de mais um livro, um romance que carrega consigo uma boa dose de estudo, cujos originais já estão com a EME. Vou completar mais um livro de mensagens.

Tem ido a Portugal, sua terra de origem?

Tive duas oportunidades de conhecer a Terra onde nasci. Em 2001 e recentemente em 2009, onde passei 10 dias em visita a familiares. Ainda planejo retornar, assim que as condições financeiras nos permitirem, mesmo porque sempre que lá retorno, em contato com as ruínas do Convento de Santa Clara a Velha e também o Convento de Santa Clara a Nova novas e preciosas lembranças vem à tona para a composição de novos livros, mostrando a lei de causa e efeito em sua infalível atuação.

Na tribuna espirita tem sido muito requisitada?

Bastante. Neste ano percorri cidades como Jacarezinho e Santo Antonio da Platina (PR); Itapira, Mogi-Mirim, Águas de Lindóia e Amparo, participei do 19º ENESE em Fortaleza e do 13º FEC em Juazeiro do Norte, além de cidades do litoral norte e sul de São Paulo.

Quais os temas mais requisitados?

O Poder da Mente, Provas da Existencia de Deus, Transição Planetária, Provas Científicas da Reencarnação, Encontro com o amor, Perdoar para ser feliz, dentre outros.

E como contatá-la?

Através do email eulaliabrandao@uol.com.br ou pelos telefones 13. 34675261 ou 13. 81313237 e mesmo através do site da Casa espírita www.caminhodocristo.com.br através do ícone FALE CONOSCO.

Como esta enxergando o movimento espirita no Brasil e no mundo?

O Movimento Espírita vem se expandindo cada vez mais, basta observar o quanto este ano e no que passou, tomou as telas do cinema, lotando as salas, mas ainda precisa que seus trabalhadores se agarrem ao estudo para aprimorar em primeiro lugar a si próprios, assim como também entender a extensão da responsabilidade de quem possui a mediunidade, colocando-a sempre a serviço de Jesus. Os congressos internacionais dão mostras que o Movimento é acolhido inclusive em países onde jamais se imaginaria que ele estivesse, embora em nenhum deles se encontre o acolhimento tão típico do povo brasileiro. Pela primeira vez participando de Encontros no Ceará, não posso deixar de citar a primazia com que os eventos são organizados o que me deixou extremamente feliz.

Algo não anda bem?

Os livros publicados sem passar por uma análise doutrinária coerente com as obras de Kardec e que mal são psicografadas por mediunidades principiantes já se apressam em colocá-las no mercado literário, justificando a finalidade de trazer recursos para a Casa Espírita, o que é um ledo engano, e que muitas vezes espelham a total ausência de estudo por parte de seus autores. Lembro-me de Yvonne do Amaral Pereira que guardou os originais de MEMÓRIAS DE UM SUICIDA, até que tivesse certeza e fosse orientada por Chico Xavier a publicá-lo quando este afirmou-lhe que seria uma obra de excelência dos últimos e dos próximos 50 anos, mas a maioria das pessoas ainda a lê como um simples romance, sem extrair todos os ensinamentos que nos oferece. Também me preocupa bastante a nova geração de oradores, sem nenhum vínculo com Casas Espíritas, sem conhecimento da Doutrina, que fazem cursos rápidos de oratória e oferecem-se constantemente para participar de todos os eventos, às vezes mais de um a cada dia, levando palestras vazias, mas carregadas de humor, às vezes de mau gosto, ludibriando as criaturas crédulas e simples que pensam que toda aquela eloqüência é sinônimo de Doutrina Espírita. Mas chamo à razão os dirigentes espíritas que os convidam, porque fazendo o povo rir, enchem as suas casas e eles ainda estão mais preocupados com a quantidade do que com a qualidade. Casas que se orgulham em dizer que possuem quase cem médiuns de psicofonia em uma única tarefa, que abrem as portas do exercício mediúnico a quem chega demonstrando qualquer distúrbio, sem levar em conta de que esse distúrbio pode ser psiquiátrico, psicológico e merece tratamento adequado, longe das tarefas mediúnicas que apenas podem complicar os já difíceis quadros em que se encontram. Prezar o estudo sério e quando não souber conduzir, ter a humildade de buscar ajuda aos que sabem, pois a Doutrina Espírita é muito, mas muito mais do que um punhado de médiuns falantes perturbando uns aos outros, a caminho da obsessão.

Algo mais que queira acrescentar?

Aos que buscam o centro espírita que entendam que não há milagres, há sim auxílio que depende da vontade de cada um em se fazer melhor a cada dia.

Aos trabalhadores que primem pelo estudo, pela disciplina e principalmente pelo amor entre todos, um amor sincero, verdadeiro, que seja forte o suficiente para nos ajudar a vencer os obstáculos e nos transformar em exemplos de conduta a ser seguidos, mostrando através de nossos atos a beleza e a capacidade que a Doutrina Espírita tem em nos transformar.

Suas despedidas do nosso leitor.

Por mais que você seja ocupado, por mais compromissos que lhe tomem o tempo, não se esqueça de estar diariamente com Jesus, num momento de interiorização tão necessário para que nos fortaleçamos e tenhamos coragem de estabelecer o “Bom Combate” a que se refere Paulo de Tarso, vencendo o Homem velho e renascendo para o bem, o amor, para Jesus.

Comentário de Suely Caldas Schubert sobre os livros de Eulália Bueno:

“Querida Eulália, Paz.

Seus livros são ótimos, as mensagens de alto nível e doutinárias.

Prossiga, portanto, nessa caminhada.

Gostei muito e vou recomendá-los o quanto puder.”



Eulália Bueno no lançamento do livro "A Conquista da Felicidade"

Abril de 2011- Lar Espírita “Caminho do Cristo”

Eulália Bueno quando do recebimento da medalha “Bras Cubas”, pela USE Intermunicipal de Santos, na Câmara Municipal de Santos, em 04 de outubro de 2011, Junto aos demais componentes da diretoria

Eulália Bueno aos 8 meses de idade, em Coimbra,

Portugal, no colo de sua mãe

A jovem Eulália Bueno aos 18 anos

Eulália e o marido em Nova Petrópolis (Serras Gaúchas), comemorando

25 anos de casados, vestidos de imigrantes alemães

Eulália e o marido José Ângelo

Eulália e a filha Lilian Bueno, ladeando o sr. Nilton Starnini,

Presidente da USE Santos, em outubro de 2010, na palestra do orador/cantor Vansan

Eulália Bueno na palestra de encerramento do Mês Espírita de Registro, SP, 26/09/2011

Público na palestra de encerramento do Mês Espírita de Registro, SP. 26/09/2011

Eulália Bueno autografando ao final da palestra do Mês Espírita de Registro, SP. 26/09/2011

Apresentação do encerramento da 59ª Semana Espírita de Santos,

no CE Ismênia de Jesus 22/10/2011

Eulália e a filha Lilian, na extrema esquerda da foto, ao lado do

orador/cantor Vansan (camisa azul); Jorge Bernardo, Ismael Leal Leite, Nilton Starnini,

e Laine, esposa de Vansan

Diretoria da USE Intermunicipal de Santos. Eulália Bueno, no Centro da foto, é a 2ª vice-presidente.

Encerramento da 59ª Semana Espírita em 22 de outubro de 2011, nos jardins do CE Ismênia de Jesus.


OBS: AS FOTOS DESTA ENTREVISTA SÓ PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES

MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO ENTREVISTADO.