BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 22 de outubro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 110) Stevan Laroca Bertozzo

Stevan Laroca Bertozzo

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Na entrevista deste sabado vamos ouvir mais um trabalhador espírita que deixou o solo brasileiro para divulgar a Doutrina Espírita em terras irlandesas. Casos como o de Stevan Laroca Bertozzo nos ajudam entender como a espiritualidade tem trabalhado para que a doutrina codificada por Allan Kardec ganhe o mundo todo. E o Brasil tem sido celeiro fecundo na preparação desses trabalhadores amigos que, chamados à luta, partem para a boa semeadura em todos os redutos de nossa Terra sob a inspiração de Jesus. A Doutrina Espírita nos tem possibilitado entender como funciona esse visivel processo de espiritualização do planeta, paulatino mas irretorquivel.

stevan pode nos fazer sua auto-apresentação?

Meu nome é Stevan Laroca Bertozzo, 34 anos, nascido em São Bernardo do Campo, SP, casado há 6 anos com Cristiane Mendes Bertozzo, 32 anos, nascida em São Paulo, SP. Sou filho de Vagner Bertozzo e de Silvia Lucia de Oliveira Laroca dos quais tenho dois irmãos Caio Mediolaro Bertozzo e Bruna Mediolaro Bertozzo. Tenho ainda o irmão Fillipe do segundo casamento de minha mãe. Por enquanto não temos filhos, mas estamos muito ansiosos para que eles cheguem e alterem nossa rotina.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formado em Administração de empresas pelo IMES e atualmente exerço a profissão de contador aqui em Dublin.

Como conheceu e desde quando freqüenta o Espiritismo?

Fui apresentado ao Espiritismo pelos meus pais desde pequeno. Freqüentava “de vez em quando” e confesso que gostava da doutrina, mas não era tão praticamente. Todavia nunca deixei de fazer meu Evangelho no Lar, mesmo quando estava morando no quartel em Minas Gerais. Lia os livros, enfim, mantinha-me ligado com a doutrina sempre. Frequentava em São Bernardo o Grupo GEEAM “Lirio Branco”, grupo este que vi nascer ainda pequeno, mas me lembro, na sala da residência de Tia Durva, nossa querida dirigente, depois para uma garagem alugada e finalmente a “nossa casa”.

E sua ida para a Irlanda?

Como muitos sempre tive vontade de partir para o exterior, buscar uma melhor oportunidade na carreira, aprender o inglês fluentemente, mas nunca tinha oportunidade. Certo dia conversando com a Cris chegamos a conclusão que se queríamos mudar teria que ser naquele momento porquanto depois seria muito tarde. Fizemos algumas pesquisas e sempre os EUA ficava como primeira opção. Mas não nos agradava a situação de ficar na ilegalidade, transmitindo aos nossos pais aquela incerteza de poderem ou não nos visitar algum dia. Queríamos fixar residência e devido a isso os Estados Unidos foram cortados da nossa pretensão. Eis que um dia dos milhares de “Curriculum” enviados chegou um retorno de Dublin, local este que queria muito conhecer, mas não tinha idéia de nele viver. A conversa com a empresa evoluiu, a crise econômica começou, mas nós falamos que “não iríamos desistir”. E, assim, no dia 13 de abril de 2009 desembarquei em Dublin e a Cris ficou no Brasil até que algo de concreto acontecesse. Chegando aqui parecia que estava voltando para casa, nada me era estranho, tivemos dificuldades e desafios a superar.

Como começou sua atuação espírita na Irlanda?

Pelas pesquisas na internet eu sabia que havia um grupo espírita. Antes de minha partida tinha enviado um email e quase três meses depois ainda não tinha obtido resposta. O Evangelho era sempre feito por nós. Mas eis que um dia a Maria Tostes me liga dizendo que era amiga da Michele McCarthy e queria realizar uma reunião espírita. No dia e horário combinado estavam eu e mais algumas pessoas para realização de um lindo Evangelho no Lar. Combinamos que iríamos manter a reunião e ver o que poderia acontecer. E assim o fizemos!

A que casa espirita está vinculado presentemente?

Hoje sou o coordernador da Sociedade Espirita da Irlanda (Spiritist Society of Ireland)

Fale-nos sobre a Sociedade Espírita de Dublin.

O Grupo Espirita da Irlanda teve incio em 2007 através de quatro pessoas: Michelli McCarthy, Tennesse Jackson, Gustavo e Juliana Lazzari. O grupo fez algumas reuniões, mas acabou perdendo força devido aos compromissos de cada um e a distancia em que moravam. Porém, como foi dito, em Julho de 2009 nossa amiga Maria Tostes resolveu reunir o grupo novamente, e, desde então, sempre aconteceram as reuniões. Fomos percebendo que o grupo estava se solidificando e então foi composta uma diretoria no intuito de preparar o grupo para se tornar mais coeso. E fui convidado a presidir. Foram realizadas muitas reuniões, divergências de opiniões ocorreram, mas contamos com um apoio extraordinário da BUSS, na pessoa de Elsa Rossi, que a todo momento estava nos orientando, apoiando e incentivando. Em 2010 nosso querido Divaldo veio para a Irlanda e “selou”esse nosso compromisso; nossas reuniões passaram a ser em inglês e, com isso, estrangeiros passaram a vir aos encontros e partimos para conquistar nossa sede, já que as reuniões eram feitas em sistema de rodízio na casa dos participantes. Palestras, workshops e cursos foram realizados para conquistarmos nossa sede e, em junho de 2011, após a vinda do Divaldo novamente, conseguimos alugar nossa sala com capacidade para 50 pessoas, uma sala individual para ministrarmos os passes, cozinha e banheiro. Hoje estamos a todo vapor, e, pelo volume de crianças que estão vindo às reuniões, acredito que logo iremos começar a abrir a “turminha de doutrina espirita”. Assim, enquanto os pais ouvem a palestra na sala principal, as crianças receberão toda a assistência e evangelização infantil no outro espaço.

Todas as nossas palestras são em inglês e quando necessário utilizamos o sistema de tradução quer seja português/inglês como inglês/português.

Existe alguma diferença na forma de apresentação da doutrina?

Sim, e como tem. Acredito que por sermos latino-americanos e termos tido todo um passado de colonização e submissão, a fé e a esperança se manifestam muito forte e acabaram sendo incorporadas na nossa maneira de ser. É notório e fácil de perceber isto quando conversamos com algum brasileiro e pedimos-lhe para ter fé, acreditar em Deus, ter confiança. Conseguimos direcionar a conversa sem problemas adotando esse foco religioso. E na nossa casa espírita estávamos insistindo na abordagem por esse prima o que fazia com que muitos estrangeiros vinham e iam embora. Um dia numa conversa com uma tarefeira francesa do nosso centro, esta nos chamou atenção lembrando que na Europa quase de uma maneira geral existe uma grande massa de ateus e profitentes de outras religiões que não assimilam e não aceitam o enfoque puramente religioso que estávamos adotando. A explicação para o fato seria de que acontecimentos desagradáveis do passado desses povos deixaram-lhes marcas profundas a ponto de os tornar materialistas e descrentes. Então fizemos um teste começando a divulgar a doutrina pelo prisma da ciência e da filosofia. Houve grande transformação e aconteceu de muitos visitantes de outras nacionalidades começarem a frequetar, permanecer e a trabalhar no nosso centro espirita.

Qual o grande desafio a enfrentar quanto ao povo irlandês?

Os irlandeses são pessoas maravilhosas, alegres e muito prestativas, porém o numero de ateus esta crescendo muito. Como salientei antes a descrença vem ganhando grande espaço, convivemos com alto índice de suicídios entre jovens e os vícios estão aumentando cada vez mais. Como pode ver, trabalho não falta. Estamos construindo nossos alicerces e quando esses nossos irmãos estiverem prontos, estaremos de braços abertos para acolhê-los.

Como se sente nessa participação no movimento espírita?

Posso definir da seguinte forma: eu achava que sabia o que era ser espírita e hoje vejo que tenho muito a conhecer e aprender. Graças às oportunidades que me foram concedidas, creio que temos de perseverar e continuar trilhando esta longa estrada que se descortina à frente.

Quantos grupos espíritas funcionam na Irlanda?

Pelo que tenho conhecimento somente o nosso.

Qual a proporção entre irlandeses e imigrantes no vosso grupo?

Atualmente com a conquista de um endereço fixo e reuniões regulares, temos uma proporção aproximada de 20% de irlandeses, 15% de outros países e 65% de brasileiros.

Esperam o surgimento de outros núcleos para manterem intercâmbio?

Sim, com certeza, torcemos para que isto aconteça.

Vocês tem recebido oradores de outros países?

Sim, temos recebido alguns oradores. Dentre eles podemos relacionar Divaldo Pereira Franco, Dr. Carlos Roberto, da AME-Associação Médico Espírita, Franziska Kranz, da Alemanha, Vanessa Anseloni, dos Estados Unidos e Dr. Andrei Moreira, do Brasil. Já estamos trabalhando com a perspectiva de que outros convidados venham nos visitar no primeiro semestre de 2012.

Quais as atividades em andamento e as programadas?

Às quartas-feiras temos os grupo de estudos mediúnicos; às sextas-feiras o grupo de estudos sistematizados do Evangelho e, aos domingos, palestra proferida por um membro do nosso grupo ou algum convidado. Ao final da palestra temos a transmissão de passes.

Aos domingos os trabalhos são divididos em reuniões que contemplam o português, o inglês e está aberta para outras línguas como polonês, francês e espanhol. Fazemos um rodízio onde quinzenalmente temos como fixa as reuniões em inglês e nos intervalos intercalamos com uma outra língua. Assim conseguimos atender as pessoas das variadas culturas.

Grande público na palestra de Divaldo Pereira Franco em 9 de maio de 2011

Os irmãos Bruna e Stevan Bertozzo

Stevan Bertozzo (D) com o irmão Fillipe

Silvia (mae), Cris, Stevan, Pai e Raquel (esposa do pai

Stevan Bertozzo

Stevan Bertozzo

Stevan Bertozzo com os irmãos Bruna e Caio

Stevan e Cristiane na Torre Eiffel em Paris

Stevan, o quarto a partir da esquerda, de pé, ao lado da oradora Vanessa Anseloni, brasileira residente nos EUA

O grupo no piquenique da páscoa

O grupo participando de piquenique na páscoa

Turma 1 do ESDE (Road Map) 05/03/2010

Stevan na abertura da conferência por Divaldo Pereira Franco

em 9 de maio de 2011


Os trabalhadores do SSI com Divaldo Pereira Franco em 9 de maio de 2011.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Sobre a Morte II

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

1 – Quais os problemas maiores envolvendo a Morte?

Para quem fica, o egoísmo. Pensamos muito em nós mesmos, na enormidade de nossa perda. Comportamo-nos à maneira de um presidiário que não se conforma com a libertação do companheiro de cela. Para quem parte, o despreparo e o desconhecimento sobre a grande transição.

2 – Por que as pessoas apegam-se à religião quando se sentem ameaçadas pela morte?

A proximidade da morte, principalmente nas doenças de longo curso, impõe sérias reflexões, ajudando o paciente a superar as ilusões do mundo e buscar consolo em Deus.

3 – A religião ajuda?

Sem dúvida. Todas elas admitem a sobrevivência. Natural, portando, que a aceitação de um princípio religioso nos ajude a enfrentar a grande transição e a superar a perturbadora ideia de aniquilamento que o termo morte sugere.

4 – Tornaremos a ver os familiares que morrem?

Esse é o grande consolo que a Doutrina Espírita oferece, demonstrando que nossos amados não estão aprisionados em compartimentos estanques, nem irremediavelmente distanciados de nosso afeto. Eles nos veem, nos ajudam, nos esperam para um reencontro feliz, quando chegar nossa vez.

5 – É possível conversar com eles?

Sim, com o concurso de pessoas dotadas de sensibilidade especial, os médiuns. Chico Xavier é o exemplo maior, com milhares de mensagens publicadas em dezenas de livros. Esse intercâmbio se faz, não raro, na intimidade de nossa própria consciência, com ideias e sentimentos que evidenciam a presença de nossos amados junto de nós.

6– Para onde vão os mortos? Quem os aguarda?

A morte promove o encontro com nossa própria consciência. Esse tribunal incorruptível determinará se seguiremos para regiões purgatórias onde, segundo a expressão evangélica, haverá choro e ranger de dentes, ou se nos habilitaremos a estagiar em comunidades diligentes e felizes, integradas nos serviços do Bem.

7 – A que você atribui o sucesso de seu livro “Quem Tem Medo da Morte?”, que já vendeu mais de 200.000 exemplares?

Ao grande interesse que há em torno do assunto. As pessoas estão sequiosas de saber o que acontece na hora da morte, como é a vida espiritual, quais os problemas relacionados com acidentes fatais, morte de crianças, eutanásia, suicídio, cremação, cemitério, velório e muito mais.

8 – Fala-se que sua palestra sobre a morte, no dia 1º de novembro, “tira o medo da morte”. É verdade?

A intenção é desmitificar, retirar da morte o mito de algo tétrico, terrível, mostrando-a como simples retorno à superfície (o plano espiritual), após o mergulho depurador na matéria densa, em que estamos usando um escafandro de carne – o corpo físico.

Assista a palestra

QUEM TEM MEDO DA MORTE?

Com Richard Simonetti

Dia 1º de novembro - Terça-feira, 20 horas

Centro Espírita Amor e Caridade

Rua 7 de Setembro, 8-30

Ficheiro:LibroMuertosMetropolitan.jpg

Trecho de um “Livro dos Mortos” executado em papiro egipcio. 1040- 945 a.C.

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:LibroMuertosMetropolitan.jpg

Próximo encontro da “Spiritist Society of Ireland” Dublin, Irlanda

Dear beloved friends,

Our next meeting in portuguese will be this Sunday, 23th of October 2011, at 11:00 a.m. It is going to be held in our new place on the following address:

21 Fairview, Dublin 3

It's located in front of Fairview Park. It's easily accessible from City Centre with the following buses: 20B, 31, 14, 29, 42 and 128 and you can get off one stop before Marino College. SSI (Spiritist Society of Ireland) is the door between Tesco Express and Abacus Finance.

We will have our delicious coffee with pastry, teas & cheese bread ready to eat and much more to sell. We will also have a Book saleat the end of every metting! Don't miss out!

Our canteen & Book sales are fundraising to our rent payment and upcoming events/special talks!

Hope to see you soon there!

Regards,


Spiritist Society of Ireland
0879484096 - Stevan

****************************


Meus queridos amigos,

Nossa próxima reunião em português será neste domingo 23/10/2011 as 11:00 hrs na nossa nova sede localizada na 21 Fairview, Dublin 3.

Os ônibus que serve o local são 20B, 31, 29, 42 e 128 e descer um ponto antes do Marino College em frente ao Parque Fairview!

A entrada fica entre o Tesco Express e a Abacus Finance.
Nosso Café estará vendendo bolos, doces, pão de queijo assado, café, chá e muito mais!
Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!

Espero todos la!!!

Abraços Fraternos,

Spiritist Society of Ireland

Teatro “Na hora do Culto” pelo Grupo Atualpa Brasília, DF

Prezad@s,
A casa espírita que frequento, o GE Atualpa, organizou uma peça intitulada "Na hora do culto", que vai estreiar dia 30.10.2011.
Solicito a divulgação da peça nas redes sociais e por email aos amigos espíritas residentes no DF .

Abs,

Marcus Braga


***************


http://www.atualpa.org.br/

O Grupo de Teatro Grêmio Espírita Atualpa apresenta "Na Hora do Culto"

Direção teatral: Cassius Vantuil
Apresentações: 30 OUT (DOM), 05 NOV (SÁB) e 06 NOV (DOM) sempre às 20h
Local: Grêmio Espírita Atualpa Barbosa Lima - SGAS QD 610 - Av. L2 Sul - CONJ D - Salão do BL "A"
Entrada Franca - Censura Livre

Sinopse: A família de Helena e Abelardo está em crise. São filhos de dois casamentos que estão passando pela fase da adolescência. Aparecida, a filha mais velha, está em conflito. Os espíritos protetores de seu lar querem ajudar, mas, a situação vai de mal a pior. Será que a reunião do evangelho no lar pode ajudá-los a superar esta transição?
Produção: Grêmio Espírita Atualpa/Departamento de Arte e Cultura Espírita

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br; em nome de; ABRADE abrade@abrade.com.br)

Recital com Maria Lúcia no Fraternidade Irmã Dolores São Paulo, SP

OBSERVAR RETIFICAÇÃO NO ENDEREÇO EM RELAÇÃO

Á DIVULGAÇÃO ANTERIOR

(Informação recebida em email de Sander Salles Leite)

Seminário “Evangelizar com Jesus” Rio de Janeiro, RJ

SEMINÁRIO COM EVANGELIZADORES

DIA: 06 de novembro de 2011

LOCAL: CEAV – Centro Espírita Amor à Verdade - 4°CEU

Av. Pastor Martin Luther King Jr.13.816 – Pavuna (em frente ao Metrô)

HORÁRIO: 9:00 às 12 horas

DINAMIZADORA: Lúcia Moysés do Centro Espírita Seara do Bem, de Niterói e da Comissão Diretora do CEERJ

Informações: 2407-6392 / 9615-6808 Martha/ 9505-9653 Néa

(Informação recebida em emails de Valdeia Bitencurt valdeiaceav@yahoo.com.br e de Sonia Dias smfeducare@gmail.com)

Roteiro de palestras com Severino Celestino Estado do Rio de Janeiro

Severino 2.jpg

CICLO DE PALESTRAS SEVERINO CELESTINO.

NÚCLEO ESPÍRITA BOM SAMARITANO-PB.

CIRCUITO REGIÃO DOS LAGOS-RJ.

PELA PRIMEIRA VEZ NA REGIÃO.

28/10/2011-SEXTAS-FEIRA-20:00h-GRUPO ESPÍRITA FRANCISCO DE ASSIS.

End: R: MANOEL RIBEIRO, 143-PORTO-S. P. ALDEIA-RJ.

TEMA: ANALIZANDO ÁS TRADUÇÕES BÍBLICAS.

29/10/2011-SÁBADO-09:00H-CENTRO ESPÍRITA TRABALHADORES DE JESUS.

END: R: TEIXEIRA E SOUZA,448-CENTRO-CABO FRIO-RJ.

SEMINÁRIO: O SERMÃO DO MONTE.

29/10/2011-SÁBADO-20:00H-CASA DE LUZ E ESPERANÇA.

END: R: SILVA JARDIM, 180-CAMPO REDONDO-S. P. ALDEIA-RJ.

TEMA: CRISTIANISMO PRIMITIVO E ESPIRITISMO.

30/10/2011-DOMINGO-09:00H—SOCIEDADE ESPÍRITA RENASCER.

END: R: VENEZUELA, 385—PQ. HOTEL-ARARUAMA-RJ.

TERMA: O SERMÃO DO MONTE.

RÁDIO RIO DE JANEIRO-UMA EMISSORA ESPÍRITA.

WWW.RADIORIODEJANEIRO.AM.BR

ASSOCIE-SE AO CLUBE DA FRATERNIDADE.

SOCIEDADE ESPÍRITA BEZERRA DE MENEZES.

AV:RUI BARBOSA, 1563-CAJUEIROS-MACAÉ-RJ.

ESTUDO DO EVANGELHO SEGUNDO O ESPIRITISMO.

QUINTAS FEIRAS ÀS 19:00H

INFORMAÇÕES: 022 99057829-LUZZE_NELIO@HOTMAIL.COM

A maior caridade que podemos fazer pela Doutrina e divulgá-la. Emmanuel.

(Informações em emails de Nellio Luze)

Fotos e áudio do 6º. Dia da Semana Espírita de Santos com Dr. Flávio Braun Fiorda

6º Dia - Quinta feira - 20 de outubro

Local: Lar Espírita "Maria Máximo"

End: Rua Manoel Tourinho, 410

Musical: Poema Azul

Orador: Drº Flávio Braun Fiorda

Tema: "Depressão e Espiritualidade".

4.3.jpg4.4.jpg4.5.jpg4.1.jpg
4.2.jpg

PARA VISUALISAR TODAS AS FOTOS E OUVIR A PALESTRA Animated Gif Arrows (41).gifOU NO ENDEREÇO: http://programamuitasvidas.blogspot.com/2011/10/fotos-e-audio-do-6-dia-da-semana.html

(Informações em email de Rose Moliterno)

Registro. Sidney Frances Fernandes em Ibitinga, SP

(Informações recebidas de fátinha cefaac fatinhacefaac@hotmail.com)

No dia 17/10/2011 esteve em Ibitinga, Sidney Francez Fernandes com Palestra A SEGUNDA CHANCE.....
Um trabalho de AMOR .



Festa típica francesa na FEESP São Paulo, SP

Estréia de “O Filme dos Espíritos” Piracicaba, SP

Estréia do Filme: “O FILME DOS ESPIRITOS” no Cinema do Shopping de Piracicaba. Av. Limeira, 722 - 13414-900 - Piracicaba - SP

Programação

SEMANA DE 21/10 A 27/10/11

Programação sujeita a alteração.

Telefones do Cinema: (19) 3413.0590 / 3413.3185

Classificação : 10 anos
Duração: 101 Minutos
Drama/Nacional

Sinopse: O Filme dos Espíritos, é livremente inspirado em O Livro dos Espíritos, escrito por Allan Kardec, em 1857, a produção de longa-metragem surgiu a partir do Projeto Mundo Maior de Cinema que, em 2009, recebeu cerca de 100 roteiros de jovens diretores e roteiristas, de diferentes regiões do país; desse grupo, oito foram selecionados e produzidos. A etapa final do projeto foi a criação de um roteiro com a incumbência de através da produção de uma nova trama, reunir trechos de alguns dos curtas metragens, em um novo filme nasceu então o longa metragem O Filme dos Espíritos. Rodado grande parte em São Paulo, o longa conta com filmagens em Cajazeiras/PB, e em Atibaia, Araçoiaba da Serra e Ubatuba (SP).

Dias da Semana

Sex / Seg / Ter e Qui as 19:00 e 21:00h

Sab / Dom e Qua as 16:15h

(Informação recebida em email de Lucia Helena Rodrigues da Silva luciaspumoni@gmail.com)

Informativo Semanal Seara do Mestre São Paulo, SP

Esperamos você para nosso delcioso ALMOÇO DA MAMMA, massas deliciosas preparadas especialmente para nossos convidados!!! Dia 20/11/2011 - Domingo - das 12 às 15hs. Convites e informações na Secretaria.

DATA

PALESTRANTE

TEMA

21/10/11

20h

VALTER AFONSO

TEMA LIVRE

22/10/11

sáb

09h

AURÉLIO

TEMA LIVRE

22/10/11

sáb

15h

PEDRO NUNES

MEU REINO NÃO É DESTE MUNDO

25/10/11

20h

WILLIAM

HÁ MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI


AVISOS

Participem de nossa MOCIDADE todos os sábados às 17hs.

Nossa Assistência Social conta com a colaboração de todos para a doação de alimentos não perecíveis e enxoval de recem nascidos.

Neste Natal Faça uma Criança Feliz!!! A partir de 3ª feira as cartinhas já estarão a disposição na Secretaria.


--

Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita

Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120

(Informações recebidas em email de Seara do Mestre searadomestre@gmail.com)

Leia o numéro 37 de Voie Spirite Conselho Espírita Francês

Acesse aqui: http://www.spiritisme.org/docs/voie_spirite_37.pdf

(Informações em emails de Charles Kempf e Michel Buffet)

3º. Seminário de Mediunidade Las Condes (Santiago) Chile

Estimados Amigos

Con mucha alegría les informamos del 3er Seminário de Mediumnidad en los días 3 y 4 de diciembre, con Marta Antunes de Brasilia y Esther Fregossi de Santa Catarina., desde las 10:00 hasta las 19:00 hrs. que sera realizado en el Centro de Vida Natural, en Tomás Moro 261, Las Condes.

Anunciamos esta noticia para que puedan programarse con tiempo para asistir a este Evento Espírita. Pronto les enviaremos el programa y las formas de pago.

Que Dios nos ilumine a todos, ahora y siempre.

Los saluda cariñosamente,

CENTRO DE ESTUDIOS ESPIRITA BUENA NUEVA

WWW.ESPIRITISMO.CL

FAVOR DE DIVULGAR, MUCHAS GRACIAS.

(Informações em email de Claudia Werdine)

Visite o Blogo Divaldo Pereira Franco – Embaixador da Paz

Acesse: http://www.divaldofrancoembaixadordapaz.blogspot.com/

LEIA AS EXPLICAÇÕES LÁ CONTIDAS E ENVIE SUA PARTICIPAÇÃO

Homenagem a Divaldo Pereira Franco Divaldo Franco e o professor Yunus

Wellington Balbo (Bauru, SP)

O professor de economia Muhammad Yunus, nascido em Bangladesh, no ano de 1940, foi agraciado com o Prêmio Nobel da Paz em 2006. O professor Yunus, conhecido como o Banqueiro dos pobres - através de seu banco - Grameen Bank - financia sonhos de pessoas muito pobres, emprestando o dinheiro, sem juros, a fim de que saiam do ciclo de pobreza. A experiência iniciada em 1974, expandiu-se, e hoje é total sucesso, o Grameen Bank, já emprestou mais de 16 bilhões de reais para mais de 12 milhões de clientes. Graças a essa iniciativa as pessoas conseguiram quebrar o ciclo – miséria – falta de perspectiva – violência. Yunus proporcionou a essas criaturas uma oportunidade de vida digna, afugentando a miséria, e, sobretudo, promovendo a dignidade e, conseqüentemente, a paz.

A paz promovida pelo professor Yunus é a mesma paz que o conferencista baiano Divaldo Pereira Franco vem exemplificando ao longo de sua jornada de quase 85 anos pelo planeta Terra.

Divado e o professor Yunus, duas histórias de vida que se encontram na busca pela paz ao nosso mundo.

Como falamos de Yunus discorremos um pouco sobre Divaldo.

Entretanto, talvez seja ocioso falar do trabalho de Divaldo para a comunidade espírita, mas a idéia é de que o presente texto possa chegar até aqueles que não são espíritas, porém apreciam bons e nobres exemplos.

Eis, portanto, uma pálida síntese da vida dessa grande figura humana para quem ainda não o conhece:

Divaldo Pereira Franco, baiano de Feira de Santana, completará 85 anos no dia 5 de maio de 2012. Médium e tribuno espírita, vem percorrendo o mundo com seu verbo universal, trazendo conforto e esclarecimento a um sem número de pessoas.

Doutor Honoris Causa em Humanidades, título conferido pela universidade de Concórdia, em Montreal no Canadá. Esteve por várias vezes proferindo palestras na ONU.

De verbo inspirado, empolgado, vem ao longo de décadas visitando todo o planeta, cantando as glórias do Evangelho. Seu exemplo de amor ao próximo se materializa na gigantesca obra de assistência social – “A mansão do caminho” na cidade de Salvador, onde já foram e ainda são beneficiadas milhares crianças e sofredores de todos os matizes.

Seus livros, psicografados sobre a orientação de sua protetora espiritual Joanna de Ângelis, representam fenômeno editorial, sendo traduzidos para dezenas de idiomas, auxiliando espiritual e materialmente infindável número de pessoas.

Interessante o paralelo entre Yunus e Divaldo.

Enquanto o primeiro promove o crescimento material que se reverte em dignidade às criaturas que antes não tinham o necessário, o segundo trabalha o lado espiritual. A violência se esvai quando há dignidade. A paz adentra quando há esclarecimento sobre as verdades espirituais.

Assim como Yunus mesmo sem prêmio Nobel podemos enquadrar Divaldo Pereira Franco como alguém que semeia a paz.

Sua mensagem cristã vem rasgando os continentes, esclarecendo criaturas, fazendo brotar luz onde havia trevas por ter o caráter da universalidade e falar direto à razão e ao coração da humanidade.

Palavras puras, cristalinas, que esclarecem com bom humor e alegria.

Aliás, o bom humor merece um capítulo a parte na vida de Divaldo.

Mesmo diante das dificuldades inerentes a todos nós, e das ironias e sarcasmos que alguns atiram-lhe, Divaldo conserva seu habitual bom humor, traçando a relação entre bom humor e paz.

Certa vez prepararam-lhe uma cilada, a fim de testarem seus dotes mediúnicos.

Estava Divaldo em um programa de televisão, quando o apresentador lhe disse:

- Divaldo, tem aqui uma carta escrita por um desembargador, homem descrente, duvida de tudo e todos, quer ele que você descubra o que está escrito nela.

Divaldo preocupou-se, afinal, ele é médium, não adivinho, como saber o que estava escrito na misteriosa carta. Se ao menos o homem lhe mostrasse o envelope, poderia tentar captar o conteúdo, no entanto, nada da carta aparecer. Enquanto isso, o programa corria célere. Perguntas chegavam demonstrando a grande audiência. Porém, em dado momento, sua protetora espiritual Joanna de Ângelis, aparece e diz:

- Não te preocupes, nós sabemos o que está escrito na carta, lá contém o nome do filho desse senhor e a data de seu óbito. Não te magoes com quem tenta humilhar a causa através de ti, este senhor, é um pobre pai infeliz que chora o assassinato de seu filho. Contudo, nós faremos melhor ainda, vamos trazer seu próprio filho para dar testemunho da imortalidade da alma.

Ao final do programa, com Divaldo bem mais tranqüilo, o entrevistador lhe disse:

- Divaldo, não vou lhe expor a situação de dizer o conteúdo da carta, a mim, você já convenceu.

Divaldo redargüiu:

- Por favor, mostre a carta, tentarei dizer o que está nela, não estou contratado mesmo, portanto, não perderei o emprego, se conseguir muito bem, se não conseguir, não há problema.

O entrevistador mostrou a carta, e em seguida, foi surpreendido por uma voz que disse:

- Está escrito o nome de fulano de tal, morto em tal dia, por um bandido!

Ouviu-se um grito no estúdio:

- É meu filho!

Divaldo não sabia, mas o desembargador e sua mulher estavam ali, assistindo ao programa. Após alguns instantes, Divaldo sentiu o abraço de satisfação dos pais daquele jovem que morrera vitima da violência. Desafiado, Divaldo não perdeu o bom humor. Vitorioso, pois logrou êxito em seu intento, não humilhou quem queria lhe humilhar. Nada de revide, nada de revanche, apenas a satisfação em poder colaborar com aqueles corações dilacerados pela partida de um ente querido.

Graças a atitude serena e pacífica de Divaldo, surgiu uma grande amizade entre o casal e ele.

Onde há esclarecimento com o suporte do amor e do bom humor, a paz reina soberana, e nesse mister, Divaldo cumpriu e vem cumprindo gloriosa tarefa.

Por isso nossa singela homenagem às duas figuras do mundo:

O professor Yunus e Divaldo Franco, dois trabalhadores da paz, cada um a seu modo!

Professor Muhammad Yunus

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/Muhammad_Yunus

Divaldo Pereira Franco em atividades doutrinárias

em Assunção, Paraguai, 30/08/2011

Foto Jorge Moehlecke