BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 15 de outubro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 109) Maria Helena Marcon

Maria Helena Marcon

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Temos a satisfação de focalizar nesta entrevista mais um nome do movimento espírita brasileiro e do Estado do Paraná em particular. Trata-se da escritora, oradora e dirigente espírita Maria Helena Marcon. Gaúcha da cidade de Erechim, Maria Helena vive na bela Curitiba desde a adolescência. Sua experiência no movimento espirita, como abaixo veremos em breve síntese, contemplou praticamente todos os setores de atividades que envolvem um Centro Espírita, a Federação Espírita do Paraná e a representação desta junto ao Conselho Federativo Nacional da FEB quando ela presidia a Federativa paranaense. Além da reconhecida competência em tudo que faz, Maria Helena Marcon granjeou respeito, admiração e merecido reconhecimento por parte de todos aqueles que a conhecem.

Maria Helena pode nos fazer sua autoapresentação?

Nasci no Rio Grande do Sul, na cidade de Erechim, transferindo-me com a família para o Estado do Paraná na adolescência. Foi no Paraná que me vinculei ao Movimento Espírita. Profissionalmente, sou bancária aposentada pelo Banco Geral do Comércio, atual Banco Santander, trabalhando atualmente na Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça do Paraná, como Oficial de Gabinete.

De que forma conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

As primeiras noções a respeito do Espiritismo chegaram-me na Infância, encaminhada pelas generosas e lúcidas mãos de minha mãe, que o procurou por questões de enfermidades que a acometiam, ali encontrando respostas a suas interrogações, mais do que a cura da saúde física.

A que casa espírita está vinculada presentemente?

Desde o ano de 1972, frequento o Centro Espírita Ildefonso Correia, tendo ali, desde a juventude, aderido ao trabalho, desenvolvendo atividades como evangelizadora, coordenadora de Juventude Espírita, bibliotecária, voluntária no Serviço Social Espírita.

Por quatro gestões sucessivas estive à frente da Presidência da Casa, retornando posteriormente para mais uma gestão.

Atualmente, sou membro do Conselho Deliberativo e do Departamento Doutrinário, com atuação ainda como coordenadora de grupos de estudo, palestrante, coordenadora de grupo mediúnico.

Pode nos fazer uma retrospectiva de sua atuação no Movimento Espírita?

No ano de 1986, a convite de João de Mattos Lima, membro do Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Paraná - FEP, ingressei no trabalho federativo estadual, na qualidade de coordenadora do Setor de Infância do Departamento de Infância e Juventude daquela Federativa.

No ano seguinte, fui honrada com a direção do Departamento – DIJ, em que permaneci por onze anos.

Na sequência, ocupei a segunda vice-presidência da FEP, a primeira vice-presidência e, em 2004, assumi a Presidência da Instituição, que ocupei por duas gestões seguidas.

A partir de 1992, passei a colaborar, na qualidade de redatora do Programa Momento Espírita, programa radiofônico da FEP, que permanece no ar, sem interrupção, desde então, sendo veiculado hoje em 229 emissoras em todo o Brasil e uma no Paraguai.

Em 2007, assumi a Coordenação do Programa e a partir de 2008, também a coordenação do Setor de Comunicação Social Espírita da mesma Federativa.

Tem algum livro publicado?

São dois os livros publicados, com cessão de todos os direitos autorais à FEP: Expoentes da Codificação Espírita, em 2004 e Personagens da Boa Nova, em 2010.

Ambos iniciaram como trabalho de pesquisa, com publicação mensal nas páginas do Jornal Mundo Espírita, enfocando o primeiro os nobres Espíritos que assinaram a Codificação Espírita e o segundo, os trabalhadores diretamente vinculados à disseminação da Boa Nova.

Fale-nos de sua experiência na direção da Federação Espírita do Paraná.

Foi uma experiência salutar onde tive a oportunidade de muito aprender. O contato mais direto com as lideranças do Movimento Espírita do Estado, conhecer mais de perto os trabalhadores das tantas Casas Espíritas e, especialmente, o contato mais constante com os espíritas em geral, tudo foi de grande aprendizado, enriquecendo-me de valores novos, colhidos em tantos bons exemplos que constatei.

Como caminha o movimento espírita brasileiro?

O Movimento Espírita brasileiro, graças a criaturas extremamente dedicadas, lúcidas e incansáveis, segue por bons caminhos, e falo não só daqueles trabalhadores de projeção nacional e internacional, mas também dos valorosos tarefeiros, anônimos para nós, que dão sustentação diária às múltiplas atividades nos Centros Espíritas a que estão vinculados, nos mais variados cantos do mundo. O Movimento cresce e se robustece conforme a folha de serviços de cada um em prol da vivência dos seus postulados e da divulgação dos mesmos.

Naturalmente, que muito ainda existe a ser feito, mas já se destacam inúmeros Centros Espíritas bem estruturados e servindo à Causa Espírita com fidelidade e qualidade. Os trabalhadores já não são tão poucos e nota-se que há um esmero em aprimoramento, aperfeiçoamento no bem servir.

E sobre a bibliografia espírita atual?

Com certeza, o mercado livreiro está infestado com livros de má qualidade, descompromissados da Doutrina Espírita. No entanto, para os estudiosos da Doutrina Espírita, os que conhecem os conteúdos espíritas, fácil se faz a distinção das obras não doutrinárias.

E os Centros Espíritas e as Federativas, entendendo seu compromisso com a divulgação espírita, têm se esmerado no apresentar as obras de conteúdo espírita autêntico, em suas livrarias e bibliotecas, sempre coerentes com os objetivos da Doutrina Espírita.

Sabemos que todos têm seus projetos pessoais que querem levar avante. No caso do trabalhador espírita acha conveniente que os projetos pessoais não se conflitem com aqueles preconizados pela Doutrina Espírita?

Com certeza, considero que a vida pessoal do espírita não se dissocia da vida do trabalhador. É-se espírita ou se deveria ser vinte e quatro horas ao dia, isto é, em todas as situações: pessoais, profissionais, de voluntariado.

Recordemos o ensino de Emmanuel: Espírita é o nome do teu nome...

E o que fazer diante disso Maria Helena?

Trata-se de uma questão de cunho individual. Entendo que somente o estudo da Doutrina Espírita, nas bases kardequianas, e profundas e sérias reflexões a respeito do seu conteúdo aprendido, com esforço em vivenciar seus postulados, pode tudo solucionar. Quem estuda, quem se impregna do pensamento espírita, entende que a vivência espírita deve ser consequência natural e imediata. Já é de nosso conhecimento que o verdadeiro espírita é reconhecido pelas suas transformações morais e pelo esforço que faz em domar suas más inclinações.

Tem alguma experiência de atividade espírita no Exterior?

Em 2008, atendi convite do Movimento Espírita de Leiria, em Portugal e realizei seminários e palestras em algumas cidades como Leiria, Águeda, Figueira da Foz, Porto Salvo.

Suas palavras finais aos nossos leitores e desde já nossos agradecimentos.

A Doutrina Espírita é Sol em nossas almas. Honremo-la, estudando-a e vivenciando-a em sua essência de pureza. Iluminados pelos seus raios de luz e sabedoria, beneficiados pela clareza dos seus ensinos, sejamos servidores atuantes, distribuindo-a a mãos cheias, através da palavra e, sobretudo, pelo exemplo.

Maria Helena Marcon, Curitiba, 04.10.2011.

*******************

Palavras de um amigo:

"Ismael: o Sr. solicita-me algumas palavras sobre a confreira espírita Malena. A Senhora Maria Helena Marcon, conhecida entre os espíritas como Malena, é uma grande trabalhadora da primeira hora, que merece o nosso respeito, pela ampla folha de serviços oferecidos ao Movimento Espírita.

"Seguindo a proposta superior do Espírito Joanna de Ângelis, da excelente trilogia Espiritizar, Qualificar e Humanizar, Malena, junto da primorosa Equipe da FEP - Federação Espírita do Paraná, continua dando e doando o seu melhor em prol da capacitação dos espíritas nas Terras abençoadas do Paraná, sob o amparo do seu patrono espiritual Lins de Vasconcellos.

"Nossa família participou inúmeras vezes de eventos doutrinários sob a segura coordenação da Malena, seja em Foz do Iguaçu, seja em Curitiba, nas várias Inter-Regionais pelo Estado ou noutras cidades em que as diversas UREs - Uniões Regionais Espíritas recebiam com alegria a sua visita doutrinária, com o elevado objetivo de qualificar os seus trabalhadores, sempre em verdadeiro clima de união e de unificação.

"Que Malena receba o nosso preito de gratidão pelas décadas de serviço espiritista ininterrupto, nas inúmeras viagens doutrinárias que fez e que continua fazendo por amor à Doutrina Espírita."

Enrique Eliseo Baldovino

Foz do Iguaçu/PR - 03/10/2011

Capas dos livros de Maria Helena Marcon

Maria Helena Marcon ladeada pelo casal de Foz do Iguaçu, Enrique Eliseo Baldovino e Regina Helena(*)

Maria Helena Marcon (C) com amigos espíritas durante a 3ª. Semana Espírita de Foz do Iguaçu (*)

Maria Helena Marcon com os filhos de Enrique Eliseo Baldovino e Regina Helena de Mello Baldovino (*)

Maria Helena Marcon em palestra no G.E. Fraternal Bezerra de Menezes em São Bernardo do Campo (**)

Conferência Estadual Espírita - 2007 - Pinhais/PR

Sessão de autógrafos ao ensejo do lançamento do CD 18 do Momento Espírita

Em reunião do CFN da FEB, Brasília, DF

CFE da FEP (Conselho Federativo Estadual da Federação Espírita do Paraná)

Maria Helena Marcon no lançamento

do livro “Personagens da Boa Nova)

Inauguração da Livraria CEEFA 23-5-2010

Maria Helena Marcon e Divaldo Pereira Franco durante a Conferência Espírita Brasil Portugal

Maria Helena Macon em palestra na cidade de Figueira da Foz, Portugal, no ano de 2008

(*) Fotos recebidas de Enrique Eliseo Baldovino

(**) Fotos recebidas de Ademir Mendes.

Demais fotos recebidas de Maria Helena Marcon

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.



A Verdade e suas faces

Wellington Balbo (Bauru, SP)

A Verdade vem sendo motivo de intensas lutas íntimas por parte das criaturas.

Alguns querem retê-la em seus domínios, todavia, impossível, porque a Verdade é livre, não se subordina ao poder, à beleza física, aos paradigmas, aos preconceitos... A história da humanidade comprova a virtude da liberdade que possui a Verdade. Muitos foram aqueles que se julgaram Donos Absolutos dela, queriam encarcerá-la, contudo, ocioso dizer que foi inútil tentativa, porquanto, o tempo, esse amigo sereno da Verdade, tratou de reconduzi-la ao seu lugar de origem.

Mas, ao mesmo tempo que a Verdade é desejada, seja para provar que temos razões em corriqueiras discussões familiares, ou absolver réus que estavam prestes à condenação, ela também é temida. Quem quer encarar de frente a Verdade dos fatos? Por que dói tanto saber que a Verdade é que somos nós mesmos os responsáveis pelos nossos pedagógicos fracassos?

Dirão alguns que temer a Verdade é como se auto proteger, esperando que vida por si só nos amadureça, e maduros, estaremos mais aptos a encará-la.

Mais simples mascarar a Verdade e colocar a responsabilidade pela nossa desdita em ombros alheios, até que a maturidade nos visite, contudo, este procedimento não é nada recomendável, porquanto:

A Verdade é inconveniente, pode cobrar seu preço a qualquer momento. Tanto é inconveniente que muitos se negam a enxergá-la, não querem vê-la, mesmo que ela esteja escancarada. É mais fácil tapar os olhos.

Um amigo que foi matricular o filho pequeno em uma escola, ao ver uma garota negra estudando, afirmou decisivo:

- Este ambiente não é para meu filho! E se retirou com o garoto.

Ilusão: “O pai julga que seu pequeno é melhor que o filho do outro”.

Verdade escancarada que não quer ser encarada:”O filho desse pai é um ser humano igual a todos os outros”.

Resultado:

O garoto crescerá em um mundo de faz de conta, considerando-se acima do Bem e do Mal, e futuramente virão dores e dissabores apresentados pela sempre sábia Verdade, a fim de despertá-los do sono dessa ilusão.

Sim, caro leitor, cedo ou tarde, maduros ou não, a Verdade nos cobrará os deslizes cometidos.

Quem sai da linha e procura dominá-la deve aprender que ela é livre, e não se subordina aos padrões do mundo.

Quem a teme e procura as ilusões e fantasias, deve aprender que ela atropela, contudo, sempre visando nosso progresso como seres humanos.

Palestra com Kau Mascarenhas sobre Motivação Salvador, BA

Saiba mais sobre Kau Mascarenhas acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/09/focalizando-o-trabalhador-espirita-no_11.html


23.º Simpósio Espírita do C.E.I. Centro Espírita Ismael São Paulo, SP

O PERISPÍRITO E AS VERDADES DA ALMA

16 de outubro de 2011 (domingo) — 9h às 17h30m

PROGRAMAÇÃO GERAL

Desenvolvimento: 4 (quatro) palestras, sendo duas no período da manhã e duas no período da tarde. Cada expositor falará por até 60 minutos, havendo, a seguir, 20 minutos para perguntas escritas dos frequentadores, com 10 minutos de intervalo, entre a primeira e a segunda exposição.

Intervalo para almoço: das 12h às 14h30m os freqüentadores poderão sair para almoçar.

Período da Manhã: 9h às 12h

09h10m 1.ª Palestra: "Da Origem da Matéria Densa ao Raciocínio Espírita"

Expositor: Ivam Ricardo Rogério (Diretor de Ensino do CEI)

10h40m 2.ª Palestra: "Ação do Duplo Etérico no Processo Reencarnatório "

Expositor: Cláudio Roberto Palermo (Radialista e produtor de TV)

Período da Tarde: 14h30m às 17h30m

14h40m 3.ª Palestra: "Conhecimento do Perispírito e as Vias de Cura"

Expositora: Dra. Ercília Zilli (Psicóloga e participante do programa Novos Rumos)

16h10m 4.ª Palestra: "Sequelas da Atuação Mental e Depuração de Resíduos Mentais"

Expositor: José Roberto Godoy (Instrutor dos Cursos de Aperfeiçoamento do CEI)

No dia do evento, levar um quilo de alimento não perecível.

23º Simpósio do CEI
Tema Central:
"O Perispírito e as Verdades da Alma"
Dia: 16/10/2011, das 9 às 17h
Endereço: Av. Henri Janor, 141
Fone: (011) 2242-6747


Claudio Roberto Palermo - Locutor/Produtor -

Twitter - @RadioPalermo
Facebook e Orkut -

Editor dos Blogs Evolução Cósmica e Cotidiano Feliz

www.claudiopalermo.blogspot.com
www.cotidianofeliz.blogspot.com

MSN - locutor20@hotmail.com

(Informação recebida em email de Regina Bachega e de Claudio Palermo)

I Encontro de Casas Espíritas da Zona Sul São Paulo, SP

LOCAL: SOBEI - Av. Rubens Montanaro de Borba, 477 - Cidade Dutra

Praça de alimentação - Música, Teatro, Dança - Feira do Livro Espírita - Floricultura e Recreação para crianças.

Convite individual - R$ 3,00

Artistas convidados:

Paula Zamp

Grupo vocal Gotas de Luz

Cantora Margareth Áquila

Grupo Musical Só Vendo pra Crer

Casas participantes:

Associação Espírita Fraternidade dos Humildes

Caminhando Núcleo de E ducação

Casa de Fabiano de Cristo

Casa Espírita a Caminho da Luz

Centro Espírita Caminheiros da Paz

Centro Espírita Cristão Canto da Prece

Centro Espírita Seara do Mestre

Irmandade Espírita Amigos da Paz

Núcleo Espírita Caminheiros da Luz

Núcleo Espírita O Semeador

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Atividades programadas para o Centro Espírita da Consolação São Paulo, SP

AMIGOS

PRESTIGIEM, DIVULGANDO E COMPARECENDO NAS ATIVIDADES DO C.E.C.

NO DIA 15 DE OUTUBRO, SÁBADO, DAS 09H00 às 14h00, TEREMOS O BAZAR BENEFICENTE

NA SEXTA-FEIRA, DIA 21

DE OUTUBRO DE 2011, ÀS 19H30, ATÉ AS 21H00

TEREMOS O CICLO DE PALESTRAS E FESTA COM OS TRÊS EXPOSITORES E ANIVERSARIANTES DO MÊS

QUE PEDEM DE PRESENTE, MEIA CESTA BÁSICA OU

DOIS QUILOS DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEIS

PARA A ASSISTÊNCIA SOCIAL DO C.E.C.,

RODRIGO, GIANE E YARA

VÃO DISCORRER SOBRE O TEMA:

A EDUCAÇÃO E A FAMÍLIA SOB O PILAR DO ESPIRITISMO,

DEPOIS TEREMOS OS DEPOIMENTOS DOS AMIGOS, POESIAS, CANTORIA E ÀS 22H00 BOLO

MINI INFORMATIVO DO

CENTRO ESPÍRITA DA CONSOLAÇÃO

WWW.CENTROESPIRITADACONSOLACAO.ORG.BR

Rua Dr. Neto de Araújo, nº 142
(Distante três quadras da estação do Metrô Vila Mariana)
Tel/Fax: 5575-7989, Tel: 2366-7989 (Atendidos apenas
das 15h00 às 21h00) e Celular 9864-7219,
Vila Mariana
São Paulo – SP - CEP:04111-000

Divulgue e prestigie comparecendo!

UM ABRAÇO DO

RAFAEL

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

Prossegue o XXXV Mês Espírita de Santo Antonio da Platina, PR

(Informação em emails de Regina Bachega e de boasemana@googlegroups.com ; em nome de; Leonísio - Boa Semana - www.boasemana.com.br leonisio@boasemana.com.br)

Jovem Espírita 2011. Encontro do jovem e da família Catanduva, SP

(Informação recebida em email de José Antonio joseantony2006@terra.com.br)

Próxima reunião da Spiritism Society of Ireland Dublin, Irlanda

Dear beloved friends,

Our next meeting will be this Sunday, 16th of October 2011, at 11:00 a.m. It going to be held in our new place on the following address:

21 Fairview, Dublin 3

It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the following buses: 20B, 31, 29, 42 and 128 and get off one stop before Marino College. It's the door between Tesco Express and Abacus Finance.

We will have our delicious coffee with pastry, teas, cheese bread ready to eat and much more sell. Also we will have a Car Boot Sale at the end of every metting! Don't miss out!


All these events it's to raise money to pay our rent and upcoming events!

I hope to see everyone soon!

Regards,

Spiritism Society of Ireland
0879484096 – Stevan


__________________________________________________________________

Meus queridos amigos,

Nossa próxima reunião será neste domingo 02/10/2011 as 11:00 hs na nossa nova sede localizada na 21 Fairview, Dublin 3.


Os ônibus que serve o local são 20B, 31, 29, 42 e 128 e descer um ponto antes do Marino College em frente ao Parque Fairview! A entrada fica entre o Tesco Express e a Abacus Finance.


Nosso Café estará vendendo bolos, doces, pão de queijo assado, café, chá e muito mais! Sem contar que ao final das reuniões iremos ter um Bazar!

Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!

Esperamos todos la!!!


Abraços fraternos,



Spiritism Society of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

(Informação em email de Spiritism Study Group of Ireland spiritismireland@gmail.com)

Grupo de trabalhadores espíritas da Irlanda com Divaldo e Nilson

Palestra Espiritismo e Mediunidade com Gloria Collaroy Sydney, Austrália

(Informações recebidas em email de Gloria Collaroy gloriacollaroy@hotmail.com)

Palestra com Dr. Humberto Werdine Júnior na Harmoni-Expo Estocolmo, Suécia

Humberto Werdine

Queridos amigos,

Para divulgar, por favor.
O texto abaixo está em Sueco mas é um convite para palestra que Humberto vai fazer na Harmoni-Expo, Suécia, no dia 29 de outubro às 15hs.
A Harmoni-Expo è a maior feira espiritualista da Escandinávia. Ela ocorre em Estocolmo, duas vezes por ano (abril e outubro) e existe há mais de 15 anos. Nela concentram-se em torno de 200 expositores. Na edição de abril deste ano, a Doutrina Espírita esteve presente pela primeira vez com a palestra de Humberto Werdine. Nesta segunda edição de 2011, Humberto retorna ao palco de conferencias para abordar o tema "Nós e a Transição Planetária". Na ocasião, haverá também um stand para a venda de livros espíritas em sueco e inglês. A participação do Espiritismo na Harmoni-Expo conta com a colaboração do Grupo Espirita Grão de Mostarda, da ONG Fraternidade e o apoio da União Espirita Sueca. Maiores informações: ilda@fraternidade.se
Claudia


From: ilda@fraternidade.se
To: claudiawerdine@hotmail.com; info@fraternidade.se
CC: info@fraternidade.se; info@harmoniexpo.com
Subject: Föreläsning på Harmoni-Expo, Solnahallen
Date: Fri, 14 Oct 2011 11:39:11 +0200

Hamoni-Expo, Solnahallen

Lördag 29/10

På scenen kl 15:00

Humberto Werdine Junior

Gratis föreläsning på engelska om

Vi och planetens förändring.

(Efter föreläsningen ska han svara på frågor)

Humberto Werdine Junior

Gift, far till 4 barn, ingenjör, Senior Specialist på Kärnkraftssäkerhet, FN-diplomat under 7 år då han arbetade i Wien vid Divisionen för Nukleär Installationssäkerhet och f.n. Direktör för Projekten för Nya Kärnkraftverk vid ”Iberdrola Ingeniería y Construcción” i Spanien.

I Brasilien verkade han vid den Spiritistiska Rörelsen i Rio de Janeiro i nästan 35 år som medium och spiritistisk uttydare och har även varit doktrinär ledare vid ”Fundação Espirita Dr. Bezerra de Menezes” i Sul Fluminense

I Europa arbetar han för att sprida den Spiritistiska Läran och har hållit föreläsningar, konferenser och seminarier i England, Holland, Italien, Belgien, Österrike, Sverige, Spanien och Tyskland.

Han är en av medarbetarna i den elektroniska tidskriften ”O Consolador”, i ”Revista Internacional do Espiritismo” – RIE och i”Jornal Espírita El Anjo del Bien” i Spanien.

Humberto Werdine finns på Facebook.

För mer information ring Ilda Hansson, mobil 070-497 5540

(Informação repassada por Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

Saiba mais sobre o orador Dr. Humberto Werdine Júnior acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/04/focalizando-o-trabalhador-espirita_17.html

Depoimento de quem assistiu “O Filme dos Espíritos” Germana Carsten, Brasília, DF

Em 13 de outubro de 2011 16:51, Germana Carsten

Irmãos,

Na segunda-feira, 03/10, tive a oportunidade de assistir O Filme dos Espíritos.

Pois bem, lá estava eu, sentada no cinema, com pipoca e coca-cola grátis, diga-se de passagem, ansiosa para assistir não apenas à película anunciada, mais também, admirando a coragem dos irmãos de fé do grupo Mundo Maior Filmes.

E assim o filme terminou.

Fiquei comigo mesma, imaginando que sentimento era aquele que eu sentia.

Descobri, rapidamente - admiração.

Admiração por perceber que o roteiro conseguiu retratar e garimpar a essência do Livro dos Espíritos, numa história que toda ou parte dela se identifica com qualquer um de nós.

Grande sacada!

Compreendemos melhor aquilo que vivenciamos.

Quem foi até o cinemark na noite de 03 de outubro, em Brasília, acreditando encontrar mesas girantes, paredes rachando, Espíritos mandando ver, tão a gosto do cinema americano, materializações diversas ou discursos filosóficos robustos e longos, inapropriados para uma película audiovisual, saíram decepcionados.

A essência do Livro dos Espíritos fala de tudo isto, mais jamais será somente isto tudo.

O Livro dos Espíritos em sua essência fala do Movimento Natural da Vida.

Da verdade que desce redonda pelas veias da emoção.

Fala da simplicidade do existir nas linhas do amor.

Expõe o amor leve, refinado, discreto, doce....

O Filme dos Espíritos conseguiu retratar nas entrelinhas da leveza do roteiro o objetivo estratégico da monumental obra O Livro dos Espíritos - concretizar através do alfabeto da humanidade do homem encarnado, as verdades já sabidas por muitos e ignoradas por tantos:

- As relações entre os Espíritos em seus movimentos de vida sob as lentes da lei natural, dia após dia – lá ou aqui. Não importa.

Veio afinar e ajustar pelo diapasão do amor, do perdão e da compreensão mútuas, estas mesmas relações.

Se estudarmos o Livro dos Espíritos e não nos tornarmos melhores do que somos?

Não o lemos, então!

Se fecharmos os olhos e perguntarmos o que nos é mais caro na vida, no mundo das emoções, com certeza vamos responder: minha esposa, meus filhos, meu pai, minha mãe, meus amigos, noiva...

Enfim, nossos bens mais caros....entes diletos de nossa alma.

É neste contexto que O Filme dos Espíritos nada de braçadas.

O Livro dos Espíritos está para os homens como o ar está para o bom funcionamento dos pulmões.

Pelo menos deveria estar.

Sem as verdades deste Livro como compreender que a vida é simples e bela, com todas as suas vicissitudes, alegrias e respeito, sagrados no movimento dinâmico das leis celestiais, contínuo e amoroso, promovendo a manutenção do bem entre os homens.

O Filme dos Espíritos demonstrou com simplicidade e leveza a alma do Livro basilar do Espiritismo.

Refiro-me à simplicidade do que é essencial e não ao simplismo dos ingênuos e ignorantes.

A simplicidade sem exageros, sem atavismos ou acessórios místicos infundados.

 Retratou as relações entre os dois mundos e suas múltiplas existências, impactando na vida do homem comum, encarnado, hoje, no aqui e agora;

 Retratou a comunicação entre os dois mundos sem grandes voleios faciais ou caricaturas psicofônicas;

 Apresentou uma sessão mediúnica de paz, poucas palavras, porém profundas quando ditas, sem excessos de detalhes religiosos;

 Demonstrou o funcionamento das leis irrevogáveis convergindo vidas, sem a preferência pelos grandes nomes da história ou adoração pelas encarnações em países da decantada Europa ou mesmo Egito, tão a gosto de quem ainda se apega a títulos ligados a alta corte e clero do passado;

 Enfatizou bem que as dores podem começar num fato corriqueiro da vida, numa pequenina atitude impensada;

 Elucidou a responsabilidade perante as causas e os efeitos do aborto e da dependência quimica;

 Enfatizou que a felicidade é resultado da construção diária do bem em si mesmo, dia após o outro, devagar e sempre, na existência dos homens de rotina;

 E por fim, empalideceu a crença popular de que os Espíritos estão a serviço contínuo de nossas consultas efêmeras;

Cena do pai com o filho: Genial! O ponto alto do filme que marejaram meus olhos

Atuação do psicofônico: Digno do Globo de Ouro.

Enfim, parabenizo os irmãos do grupo Mundo Maior Filme pela coragem de enfrentar esta empreitada cinematográfica e pelo roteiro bem ajustado doutrinariamente.

Conseguiram evidenciar com galhardia o pra que O Livro dos Espíritos está na Terra.

O roteiro não cometeu o engano de transformar o filme numa película didática e sim falou ao coração.

Ao sair do cinema percebi uma força silenciosa, serena, singela que envolvia a todos, sem exceção.

Tarefa cumprida!

Quem era contra o livro, com certeza, encontrou um incentivo para compulsá-lo.

Quem não assistiu, faça-o!

O lançamento deste filme honra o sacrifício, espírito de renúncia e o trabalho exaustivo que Allan Kardec devotou à codificação do Livro dos Espíritos.

Divulguem!

Fora e dentro do Movimento Espírita!

Germana Carsten

GTV – Produtora VIDA

Comunhão Espírita de Brasília

Carta à Superinteressante

Carta à revista Superinteressante, sobre reportagem na edição de outubro de 2011, com o título “Ciência Espírita”.

Bauru, 14 de outubro de 2011

Senhor Sérgio Gwercman, cordiais saudações.

A Superinteressante aborda na edição de outubro um assunto recorrente em suas páginas: o Espiritismo.

Suspeito que essa insistência não esteja vinculada à busca da verdade, mas simplesmente porque reportagens envolvendo a doutrina codificada por Allan Kardec dão ibope, aumentam as vendas.

Desta feita não se deixou por menos: uma chamada de capa, letras garrafais: Ciência Espírita, encimando a promessa de abordagem retumbante: Eles são cientistas. E eles acreditam em espíritos e reencarnação. Agora, estão usando o Laboratório para provar que tudo isso não é apenas questão de fé. E dizem que estão conseguindo.

Quem não se interessará por uma reportagem dessa natureza, que fala de cientistas empenhados em provar a imortalidade da alma?

O problema é o paradigma materialista que orienta a revista, o que leva seus redatores a imaginarem que os cientistas, por mais competentes e cuidadosos, quando optem pela existência do espírito imortal são inspirados por ingênua fé.

Enxergariam na Ciência apenas um meio de ressaltar suas crenças, não um instrumento para testar sua autenticidade. E estariam sempre dispostos a torcer os fatos em favor dessa intenção.

Na verdade ocorre o contrário. O que vemos nos negadores contumazes é o empenho por ajustar os fenômenos em observação às suas teorias reducionistas.

Se os pesquisadores demonstram que há uma consciência imortal, que sobrevive ao corpo, na EQM, experiência de quase morte, vem a explicação esdrúxula: quando o eletroencefalograma detecta atividade zero no cérebro, isto é, o paciente está morto, haveria uma região encefálica não detectável, que continuaria a funcionar, dando origem à ilusão de um espírito que se afasta do corpo.

Um belo chute, sem nenhuma comprovação científica. Seria como imaginar que algo do coração continua a funcionar, quando ocorre a parada cardíaca, e que o indivíduo continua vivo embora o eletrocardiograma teime em afirmar que está morto.

Na abordagem das reminiscências espontâneas, lembranças de vidas anteriores, o repórter, além de cometer sonoro cacófato, insinua que há mistificação nos relatos: os informantes tendem a “esquecer” as afirmações da criança que não coincidem com a vida da pessoa que acreditam que ela foi. Por outro, colocam na boca dela informações que só foram obtidas depois, quando as duas famílias já estavam em contato.

E lá se vão, pelo suposto ralo da falsidade, as pesquisas de cientistas famosos como Hamemdra Barnerjee, Ian Stevenson e Hernani Guimarães Andrade, além dos citados na reportagem, que examinaram exaustivamente, durante decênios, centenas de casos, com extremo e impertinente rigor científico, concluindo pela realidade da reencarnação.

O repórter argumenta que com tantas evidências contra, é difícil não acreditar que os pesquisadores de reencarnações, EQM e afins se movam mais pela fé do que pela curiosidade científica. Não sabe ou prefere ignorar que muitos cientistas eram materialistas quando começaram suas pesquisas. Tinham por objetivo desmistificar as ideias espiritualistas, às quais acabaram por render-se.

A recíproca é verdadeira: com tantas evidências sobre a realidade desses fenômenos, não estará movendo-se o repórter por convicções materialistas tão arraigadas que o impedem de enxergar o óbvio?

De qualquer forma, senhor diretor de redação, creio que nós espíritas devemos ser gratos à Superinteressante, porquanto se o assunto Espiritismo ajuda a vender a revista, a curiosidade que a revista desperta ajuda a disseminar o Espiritismo junto a leitores não comprometidos com o paradigma materialista.

Richard Simonetti

Escritor e expositor espírita

Barnerjee e a esposa visitam o IBPP*, recebidos por Suzuko Hashizume e

Hernani Guimarães Andrade. Arquivo do IBPP.

Hernani Guimarães Andrade e Ian Stevenson

Entrevistando D. Carmem Marinho (Paciente de Reencarnação) Arquivo IBPP

*IBPP- Instituto Brasileiro de Pesquisas Psicobiofísicas


Entrevistas e palestras prévias ao Congresso Uruguaio

Prosseguem as atividades prévias ao 1o. Congresso Espírita Uruguaio e 1o. Congresso Sulamericano, que se inicia em Punta del Este no dia 14 à noite. No mesmo dia também se inicia a reunião da Coordenação do Conselho Espírita Internacional para a América do Sul. Há muito interesse pelos eventos. O coordenador do Congresso e ex-presidente da Federação Espírita Uruguaia Eduardo dos Santos acompanhou visitantes para entrevistas em TVs: Cesar Perri e Edimilson Nogueira nas TVs 11 e 30 de Maldonado/Punta del Este; Antonio Sabino Luna (Argentina) e Fábio Villarraga (Colômbia) na TV Teledoce - em transmissão nacional -, em Montevidéo. O diretor da FEB Perri proferiu palestras em dois Centros de Maldonado/Punta del Este: o "Por la Fraternidad" e o Emmanuel. Jorge Berrio (Colômbia) proferiu palestra em Centro de Montevideo e Antonio Sabino Luna para os médicos, no Hospital Regional de Maldonado. Informações: www.espiritismouruguay.com

Entrevista Canal 11-Maldonado-Punta del Este, com Coordenador Congresso e Edimilson

Entrevista canal 30-Maldonado-Punta del Este, com Coordenador Congresso e Perri (C)

Maldonado-Apresentação Musical

Maldonado-Palestra Perri-CE Emmanuel

Maldonado. Palestra César Perri

PalestraPerri-CE Por la Fraternidad e dirigentes FEU

TeleDoce-Apresentadora e Antonio S.Luna

TeleDoce-Fábio Villarraga e Coordenador do Congresso

O fenômeno mediúnico na Boa Nova

Maria Helena Marcon

O Codificador da Doutrina Espírita, Allan Kardec, ao publicar o opúsculo Instruções Práticas Sobre as Manifestações Espíritas, em 1858, apresentou um vocabulário espírita. São palavras cunhadas por ele ou pelos Espíritos, cento e onze ao todo. Dentre elas, figura o vocábulo Médium, com o conceito de intermediário, pessoa acessível à influência dos Espíritos e mais ou menos dotada da faculdade de receber e transmitir suas comunicações.

E, em O Livro dos Médiuns, no item de número 159, especifica que médium é todo aquele que sente, num grau qualquer, a influência dos Espíritos, uma faculdade inerente ao homem.

Isso nos diz que a mediunidade, desde todos os tempos, é fato inconteste. O homem, através das épocas, sempre manteve estreito contato com os seres espirituais, deles haurindo o que pedia: orientação, consolo, ânimo.

Ao compulsarmos os livros de o Novo Testamento, encantamo-nos com as manifestações mediúnicas ali descritas, ao demais por nos falarem em linguagem poética, que parecem o próprio canto dos céus.

É assim que o Evangelista Lucas registra que o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, à uma virgem da casa de Davi. O nome da virgem era Maria. Dirigindo-se a ela, disse: Alegra-te, agraciada, o Senhor está contigo. Eis que encontraste graça junto de Deus e assim conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.

A jovem, pouco mais que adolescente, recorda as promessas ao povo de Israel, acalentadas pelas palavras proféticas, ao longo dos séculos.

Mas, num primeiro momento, se permite invadir por um certo espanto. Afinal, quem era aquele homem que assim se lhe apresentava e dirigia a palavra?Como adentrara sua casa?

Por isso, continua o mensageiro celeste: Não temas, eu sou Gabriel, que sirvo ao Senhor. O filho que de ti nascerá será grande e será chamado Filho do Altíssimo.

Terá Maria visto o Anjo através a faculdade da vidência? Ou terá ele se materializado? Um ou outro configuram fenômenos mediúnicos, sendo o primeiro apresentado em O Livro dos Médiuns, a partir do item 167, como a faculdade de ver os Espíritos. A faculdade consiste na possibilidade, senão permanente, pelo menos, muito frequente de ver qualquer Espírito que se apresente, ainda que seja absolutamente estranho ao vidente.

Se o fenômeno for de materialização, Kardec não chegou a estudá-lo e a ele se refere o Espírito Erasto, no item 98 de O Livro dos Médiuns, nos seguintes termos: Antes que uma existência de homem se tenha esgotado, a explicação destas leis e destes fenômenos vos será revelada e vereis surgir e produzir-se uma variedade nova de médiuns, que agirão num estado cataléptico especial, desde que sejam mediunizados.

Conforme as anotações de Lucas, há um diálogo entre Maria e o mensageiro, o que diz que ela o ouviu, configurando fenômeno de audiência. E é ainda em O Livro dos Médiuns, item 165, que colhemos que os médiuns audientes ouvem a voz dos Espíritos e podem, assim, travar conversação com os Espíritos.

O encontro nos revela algo sublime e nos fala de nostalgia ao coração. Como apreciaríamos que as vozes celestes tornassem a se manifestar com tal intensidade e com frequência! Como apreciaríamos ter, de novo, as vozes celestes a nos contatarem de forma tão particular! O que perdemos, ao longo dos séculos, que nos distanciaram tanto dessa possibilidade alentadora para as nossas vidas?

Na passagem evangélica que analisamos, de relevância recordar que o Anjo, demonstrando ser um ser Superior, preocupa-se em logo se identificar, ante o temor inicial de Maria. Veja-se que isso não está escrito mas subentendido, pois, como saberia o Evangelista Lucas tratar-se do anjo Gabriel, a não ser que Maria, a mãe de Jesus, lho tivesse dito, eis que os seus apontamentos reproduzem as memórias que ele colheu, em entrevistas com personagens que haviam convivido com Jesus?

E, então, nos reportamos aos ensinos contidos em O Livro dos Médiuns, no capítulo XXIV, que trata Da identidade dos Espíritos, que nos diz que a bondade e a afabilidade são atributos essenciais dos Espíritos depurados. Que se utilizam de uma linguagem nobre, elevada, tudo dizem com simplicidade e modéstia, sem prolixidade.

Observe-se como em poucas frases, o mensageiro a saúda, informa que ela conceberá, terá um menino, como deverá chamá-lO e, ainda lhe diz a respeito da gravidez de sua prima Elisabet, já no sexto mês da sua gravidez: Vê Elisabet, tua parenta. Ela também concebeu um filho na sua velhice, e este é o sexto mês para a chamada estéril.

E Maria vai ao encontro de sua prima, em região montanhosa, a uma cidade da Judeia. Aqui, a narrativa toma pinceladas de pura emotividade, demonstrando-nos que ambas as mulheres estavam conectadas ao clima espiritual.

Quando Elisabet ouve a saudação de Maria, ao entrar em sua casa, exclama: Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre! Pois, assim que chegou aos meus ouvidos a voz da tua saudação, saltou de alegria o nascituro no meu ventre.

E perguntamos: Como Elisabet soube que Maria estava grávida e quem era o Espírito que habitava aquele corpo em formação? Encontraremos a explicação, novamente, no precioso O Livro os Médiuns, a partir do item 182, onde lemos a respeito dos médiuns inspirados, uma variedade dos médiuns intuitivos, caracterizada pela espontaneidade, em que a pessoa recebe, pelo pensamento, informações estranhas às suas ideias, que vão desde revelações de grandes coisas até àquilo que tenha relação às mais comuns circunstâncias da vida.

E, quando o Rei chega ao planeta, o anúncio se faz da forma mais extraordinária que se poderia imaginar.

É ainda o Evangelista Lucas que nos conta que, em certa noite havia, na região da Judeia, alguns pastores que pernoitavam no campo, realizando a vigília noturna do seu rebanho.

E deles se aproximou um anjo e tudo ficou iluminado ao redor deles, pela glória do Senhor, o que os encheu de grande temor.

O anjo, possivelmente o mesmo Gabriel, assim lhes falou: Não tenhais medo! Eis que vos trago boas-novas de grande alegria, que será para todo o povo. Nasceu para vós, hoje, um Salvador, que é o Cristo Senhor, na cidade de Davi.

Este é o sinal para vós: encontrareis um recém-nascido enfaixado e deitado numa manjedoura.

Logo, juntou-se ao anjo uma multidão do exército do céu, louvando a Deus e dizendo: Glória a Deus nas alturas, paz sobre a Terra, boa vontade para com os homens.

Que momento extraordinário! O Senhor das estrelas nasce entre os homens e o Pai Celestial envia um coro celeste para lhe anunciar a chegada.

Novamente, registram-se os fenômenos de audiência, vidência ou materialização luminosa.

E isso tudo nos remete a dizer: Jesus, como temos saudades de você. Como desejamos reprisar momentos evangélicos, como sentimos Sua falta.

E oramos: Vem, Jesus, vem amenizar nossa saudade. Permite-nos ouvir de novo as vozes imortais, embale-nos na Sua paz.

Desejamos estar com você e nos sentimos tão distantes. Vem, Jesus, vem até nós.

Como os discípulos, na entrada da cidade de Emaús, observamos o entardecer das nossas vidas e dizemos: “Permaneça conosco, porque está para anoitecer e o dia já declinou.”

Dê-nos a alegria da Sua presença em nossas vidas.

Bibliografia:

1.KARDEC, Allan. Das manifestações físicas espontâneas. In:___. O livro dos médiuns. 66. ed. Rio de Janeiro: FEB, 2000. pt. 2, cap. V, item 98.

2.______. Dos médiuns. Op. cit. pt. 2, cap. XIV, itens 159, 167 a 171.

3.______. Dos médiuns escreventes ou psicógrafos. Op. cit. cap. XV, itens 182 e 183.

4.______. Da identidade dos Espíritos. Op. cit. cap. XXIV.

5.BÍBLIA, N.T. Lucas. Português. O novo testamento. (Tradução de Haroldo Dutra Dias). Brasília: CEI, 2010. cap. 1 e 2.

Chegada em Nazaré, vindo de Caná. Galiléia, Israel. Foto Ismael Gobbo

Detalhe na porta de ingresso da catedral de Nazaré, Israel. Foto Ismael Gobbo

Campo dos pastores, em Belém, Cisjordânia. Foto Ismael Gobbo

Margem do Mar da Galiléia, em Tabga, Israel

Acredita-se que deste local partiam os barcos dos pescadores. Foto Ismael Gobbo