BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Os caminhos que temos para escolher

Wellington Balbo

(Bauru, SP)

Rafael palestrava em respeitável instituição religiosa. O tema da noite: aborrecimentos e as mágoas que muitos carregam a carcomer o coração.

Como gostava de interagir com o público, convidou algumas pessoas da platéia para escrever no quadro o que mais as aborreciam.

As respostas foram dadas nesta ordem:

1º Infidelidade

2º Ingratidão

3º Corrupção

4º Falta de pontualidade

5º Os próprios maus pensamentos que teimam em permanecer.

Por isso, raciocinemos em torno das respostas que as pessoas deram aos fatos que mais as aborreciam. Como podemos ver, a maioria deles não reside nelas próprias, mas, sim, nos outros. E se a questão não tem morada em nosso comportamento certamente não depende mais de nós, então, raciocinando friamente, perguntamos: como podemos nos aborrecer com comportamentos que não nos pertencem?

Há medidas que podemos adotar para equacionar essas questões e livrarmo-nos desses fantasmas íntimos que muitas vezes nos fazem perder até o sono.

1º Diante da infidelidade: ao saber do acontecido, natural o aborrecimento, todavia, muito melhor adotar a postura do diálogo para saber as razões da infidelidade do cônjuge do que se trancar em um mutismo infrutífero, ou descambar para a violência verbal e física, que fatalmente acarretará cada vez mais no afastamento um do outro. O segredo está em colocar as “cartas na mesa”, e se ainda houver a possibilidade de reconciliação, buscá-la de maneira sincera, dialogando para saber os motivos que o levaram à infidelidade, revendo conceitos e procurando alternativas para que a relação possa se restabelecer em bases de confiança e apoio mútuo. Se for constatada a falência do relacionamento, o melhor a fazer é procurar seguir adiante, sem alimentar mágoas e idéias negativas referentes ao antigo companheiro, porque estas apenas nos encarcerarão nos porões da mágoa, impedindo-nos de iniciar novos relacionamentos.

2º Diante da ingratidão: só se aborrece diante da ingratidão quem faz pensando em receber algo em troca, sejam agradecimentos, elogios, gratidão, ou mesmo bens materiais. A vida, por meio de suas leis perfeitas, como a de ação e reação, encarrega-se de nos premiar quando fazemos ou não o Bem à alguém ou a nós mesmos. Façamos a parte que nos compete e sigamos em frente, sem esperar elogios e agradecimentos de quem quer que seja, porque assim além de treinarmos a caridade desinteressada, livraremo-nos de constrangimentos que em nada nos auxiliam.

3º Diante da corrupção: ora, aquele que lesa alguém, a sociedade, seu país, sua família, o meio ambiente ou a instituição profissional ou religiosa a que está vinculado, grava na própria consciência faltas que terá de reparar mais cedo ou mais tarde perante a vida, portanto, inútil aborrrecer-se com a corrupção dos outros, o que de forma alguma quer dizer que temos de ser passivos e aceitar. A manifestação deve existir, contudo, deve ser baseada na ordem e na disciplina, para que não haja transtornos onde a violência e a balburdia tomam equivocadamente o nome de luta pelos direitos.

4º Diante da falta de pontualidade: é também a mesma questão: como podemos nos aborrecer por atitudes e comportamentos que não são nossos? Se assim o fazemos, corremos sério risco de estragar nosso dia com situações que são perfeitamente contornáveis.

5º Diante dos próprios maus pensamentos: sim, neste quinto item foi tocado o cerne da questão. Ora, os maus pensamentos, estes sim são nossos frutos, por isso devem merecer grande atenção de nossa parte, porquanto é na casa mental, morada do pensamento, onde começa a ser escrito o futuro. Todavia, cabe-nos utilizar esse aborrecimento com os maus pensamentos para um fim útil, começando a modificar o que nos aborrece, ou seja, trocando os maus pensamentos por pensamentos e atitudes voltadas ao Bem. O que convenhamos: é pura questão de treinamento e comprometimento com um ideal que elegemos.

Os fatos da vida convidam-nos a adotar uma postura, deixando-nos sempre o caminho a escolher. Nada de respostas prontas, mas sim de questões para resolvermos, porque é justamente na escolha que faremos que está a chave para nosso sucesso. Magoar-se ou não é uma opção apenas nossa.

Quando, por exemplo, surge a doença inexorável há duas opções:

Uma delas é entregar-se, revoltando-se, mal dizendo a vida, perdendo-se em lamentações... A outra opção é lutar, enfrentar com coragem e procurar as razões de estar frente a frente com a enfermidade. Pode ser que nessa procura encontremos o motivo, e mais forças ainda para se restabelecer.

Quando há problemas de relacionamento familiar: um caminho é ignorar, desprezar, afastar-se ou mesmo gastar tempo com picuinhas que não levam a nada. O outro caminho é vasculhar no íntimo para ver se as razões dos desentendimentos não têm morada em nossa intransigência.

São as opções que a vida nos dá, veja o amigo leitor que não há respostas prontas, o caminho a ser traçado depende de nós, da maneira com que enxergamos o mundo que nos rodeia, se procuramos motivos, razões para nos aborrecer, certamente encontraremos, todavia, se optamos pelo caminho do auto descobrimento e deixamos de depositar nossos fantasmas íntimos no semelhante ao nos aborrecermos com querelas que em realidade não nos pertencem, descobriremos também um outro caminho de navegar no oceano existencial.

E então, qual caminho você escolhe?

Coral Unicanto da Federação Espírita do DF

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

Registro. Avant-premiére de O Filme dos Espíritos Brasília, DF

Caros amigos

Seguem as Fotos da Avant-premiére de O Filme dos Espíritos em Brasília dia 03/out/2011

que superlotou a sala do Cinemark Pier 21.

Crédito: Rogério Alves

Se precisarem de fotos com mais resolução, basta solicitar.


http://boletimfedf.blogspot.com/2011/10/fotos-da-avant-premiere-de-o-livro-dos.html
Favor multiplicar!

Fraternalmente,

Nazareno Feitosa

(61) 9167.1557 (vivo)

(61) 9167-1997 (claro)

(61) 8304-3060 (tim)

(61) 2024-9309 (trab)

(61) 3234.0501 (res)

Atriz Ana Rosa

Atriz Alethea Miranda

Diretor Michel Dubret

Coral Unicanto da Federação Espírita do DF

2º. Encontro Fraterno Auta de Souza Recife, PE

(Informação recebida em email de Regina Moreira regina1108@gmail.com)

Teatro “A Morte é Uma Piada” Araçatuba, SP

(Informação recebida em email de Sirlei Nogueira)

Registro. Minisseminário “Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos com Divaldo Pereira Franco. Santa Cruz do Sul, RS

Em uma magnífica noite, Divaldo Franco conduziu com maestria o minisseminário Transtornos Psiquiátricos e Obsessivos.

Apresentando o estudo que eminentes pesquisadores realizaram sobre a criatura humana, desde o início da civilização,

Divaldo traçou um perfil desta saga em que o homem experimentou e ainda experimenta ao buscar a felicidade, o estado numinoso.

Saúde e doença, os distúrbios psicológicos, a mediunidade através dos tempos, a depressão e a obsessão foram trabalhados,

com clareza e simplicidade, permitindo uma visão do estado psicológico do ser humano, bem como uma abordagem elucidativa das emoções e sensações.

Em suma, Divaldo historiou a caminhada da criatura humana em busca de si mesmo, debatendo-se com seus sentimentos,

colhendo o resultado de suas ações, boas ou más, experimentando, alguns, a depressão, a obsessão, ou ambas as síndromes ao mesmo tempo.

Abraço-Jorge Moehlecke

Divaldo Pereira Franco em sua fala

Ao centro, Divaldo Pereira Franco

Divaldo cumprimenta os participantes

Auditório lotado ouvindo Divaldo Pereira Franco em Santa Cruz do Sul

Reportagens sobre as palestras dos diretores de “O Filme dos Espíritos” nos Centros Espíritas

Meus amigos

Vejam o link abaixo do youtube. Basta copiar e colar no navegador.

Realmente vivemos outros tempos.

Extremamente motivador, é o grande momento mesmo de

homenagear O LIVRO DOS ESPÍRITOS e o Codificador Allan Kardec.

Assistam e em seguida peço-lhes espalharem em seus contatos; isso vai criar

ainda maior motivação

http://www.youtube.com/watch?v=hDfYZuTLWCA

Lembro que o filme está em cartaz por todo Brasil, nas capitais e algumas cidades.

Em Matão temos sessões na sexta 7, às 19 e 21 horas

No sábado e domingo, às 17, 19 e 21 horas.

Vocês que estão próximos de Matão, sugiro formarem caravana e

virem ver o filme no fim de semana de estreia.

Lotar os cinemas no fim de semana de estreia será de enorme

peso para que o filme atinja outras cidades e continue em cartaz.

Estamos todos empenhados. Há uma movimentação enorme

em torno da divulgação espírita. Veja e comprove.

temos mesmo que promover intensamente para despertar

o interesse ao estudo de O LIVRO DOS ESPÍRITOS.

meu abraço a todos

Orson Peter Carrara

Comentários de quem assistiu a Avant-premiére de “O Filme dos Espíritos”

Tive a imensa alegria de assistir ao O Filme dos Espíritos, no último 3 de outubro, momento marcante para a filosofia espírita que, agora, nas telas dos cinemas, há de despertar reflexões que incentivem mudanças de paradigmas da sociedade materialista em que vivemos.

De forma libertadora, André Marouço, Eduardo Dubal, Michel Dubret, elenco, investidores, equipe de produção e diretoria da Fundação Espírita André Luiz, todos estão fazendo um trabalho memorável ao espiritismo. Um projeto importantíssimo e inovador, que tive o prazer de acompanhar desde o início, partindo da brilhante ideia do lançamento de um livre concurso de roteiros. A experiência, a responsabilidade, o amor e a habilidade dos profissionais envolvidos fizeram com que um grande sonho se tornasse realidade. Aí está o espiritismo em sua essência. Nas entrelinhas da história, a doutrina espírita é apresentada como algo muito mais importante do que um simples conjunto de fenômenos, mas como um caminho consolador, de alegria e de paz, que retoma o evangelho de Jesus, falando-se à inteligência e ao coração.

Eu adorei a forma simples e envolvente encontrada para se falar de um conteúdo tão extenso. O Filme dos Espíritos é de todos nós. Que a luz se faça a todos! Que brilhe a esperança! (Eliana Haddad)

Eliana e Izabel do jornal Correio Fraterno

Foto Júlia Nezu

Fiquei muito feliz ao ver o resultado do projeto que a dupla André Marouço e Eduardo Dubal acalentaram por tanto tempo....

O Filme dos Espíritos é a prova de que o espiritismo pode ser divulgado sem amarras, numa proposta libertadora, como libertador ele é. O filme ganha força ainda maior quando inclui em seu enredo imagens dos melhores curtas-metragens, ganhadores da I Mostra de cinema, realizada em 2009 pela TV Mundo Maior.

Arte, talento, humildade: uma boa combinação para o sucesso que o filme merece. (Izabel Vitusso)

Avant-premiére de “O Filme dos Espíritos” São Paulo, SP

Texto e fotos Júlia Nezu

Em São Paulo, realizou-se no dia 3 de outubro de 2011, no Cinemark, do Shopping Pátio paulista, em São Paulo-SP, o avant-premiere de O Filme dos Espíritos, longa-metragem com 98 minutos, inspirado em O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec, dirigido por André Marouço e Michel Dubret.

Estiveram presentes diretores da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, da Federação Espírita do Estado de São Paulo, da Fundação Espírita André Luiz, do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo – Eduardo Carvalho Monteiro, Instituto Espírita de Estudos Filosóficos, Instituição Beneficente Nosso Lar, entre muitas instituições espíritas, imprensa espírita e leiga, jornais espíritas, a Rede Boa Nova de Rádio, além de grande parte dos atores e representante da Paris Filmes.

O filme conta a história de Bruno Alves, que, por volta dos 40 anos, perde a esposa e o emprego e o suicídio lhe parece a única saída. Nesse momento, um gari percebe o intento de Bruno e lhe oferece O Livro dos Espíritos, com uma dedicatória “esta obra salvou-me a vida. Leia-a com atenção e tenha bom proveito”. Ao lê-lo começa a compreender o verdadeiro sentido da vida e ajudado por seu professor e amigo inicia uma jornada em busca da sua felicidade.

Rodado grande parte em São Paulo, em Atibaia, Ubatuba, Araçoiaba da Serra e em Cajazeiras, na Paraíba, o filme, além de trazer uma interessante história que prende atenção do telespectador do começo ao final, a fotografia é linda e nos enche de contentamento o ensino espírita que transmite, sem ser proselitista .

O elenco é formado por atores como Nelson Xavier, Ana Maria, Reinaldo Rodrigues no papel de Bruno Alves que protagonizou o personagem principal da trama, Enio Gonçalves, Luciana Gimenez, Alethea Miranda, Sandra Corneloni, Briza Menezes e grande elenco.

O filme estreará no dia 7 de outubro nas principais capitais e cidades, em 112 salas. Assistam o filme que tem um ótimo enredo, fotografia e diálogo de conteúdo espírita, de forma leve e ao mesmo tempo com muita profundidade. Muito bom filme!

Parte do elenco e equipe técnica antes da projeção de “O Filme dos Espíritos”

Luciana Gimenez e o diretor do filme André Marouço (d)

Eliana Haddad e Izabel Vitusso do jornal “Correio Fraterno”

Dra. Marlene Nobre, Presidente da AME-Brasil e diretora do jornal “Folha Espírita”

Julia Nezu – Vice-presidente da USE-SP e Geraldo Ribeiro, Diretor Admin. do CCDPE-ECM. Atrás, Rosana Gaspar, de blusa estampada, e José Silvio Gaspar, Diretores da USE-SP

Magali Bischoff, divulgadora da Mundo Maior Filmes e André Marouço, Diretor de O Filme dos Espíritos.

Jether Jacomini, Diretor da RBN e FEAL, Julia Nezu – Vice-Pres. USE-SP e Gilvana Jacomini, Diretora da Radio Boa Nova

Etty Fraser, atriz

Reinaldo Rodrigues, protagonista de O Filme dos Espíritos

O produtor executivo Eduardo Dubal, o pai da idéia dos curtas metragens e do Projeto Mundo Maior de cinema


Campeonato de Maldades

Richard Simonetti

(Bauru, SP)

– Para o mundo que quero descer! – dizia um amigo, horrorizado com o panorama desolador da atualidade, em que, aparentemente, gênios das trevas abriram uma caixa de iniquidades para torturar a nós outros, pobres mortais.

Filhos que matam pais.

Pais que agridem filhos.

Homens que se vestem de bombas para dizimar inocentes.

Traficantes que viciam incautos para ampliar a freguesia.

Políticos que atuam como aves de rapina sobre o erário.

Sequestradores que apavoram famílias para extorquir-lhes dinheiro.

Assaltantes que não vacilam em matar.

Promiscuidade sexual, promovendo a dissolução dos costumes e a disseminação de enfermidades.

Adultério banalizado, sugerindo normalidade.

Práticas abortivas amparadas por leis equivocadas.

Alguém dirá que ocorrências dessa natureza sempre existiram e que, com a população da Terra chegando a perto de sete bilhões de habitantes, tendem a ser muito mais numerosas.

Sim, mas nunca nessa proporção. É como se as pessoas estivessem disputando um campeonato de maldades, a ver quem pratica a atrocidade mais chocante.

***

Poderiamos justificar essa situação, atribuindo-a à reencarnação compulsória de Espíritos de evolução primária, vida instintiva, sem o senso moral a que se referia Kardec.

Não é bem isso, ou não é apenas isso, já que esses Espíritos não vieram para gerar confusão no Mundo. Estão aqui em empenho de aprendizado, que lhes permita superar suas limitações, como todos nós.

Considere-se, ainda, a reencarnação de Espíritos de razoável desenvolvimento intelectual, cujas maldades não podem ser atribuídas à incapacidade de distinguir o bem do mal.

Há algo mais, leitor amigo, que podemos constatar reportando-nos à preleção de Telésforo, no livro Os Mensageiros, de André Luiz, psicografia de Francisco Cândido Xavier.

Em face de sua importância e gravidade, deve ser objeto de acurado estudo nos círculos espíritas.

Por economia de espaço, limito-me a transcrever algumas de suas reveladoras observações:

… A mente humana abre-se, cada vez mais, para o contacto com as expressões invisíveis, dentro das quais funciona e se movimenta. Isto é uma fatalidade evolutiva.

…A humanidade terrena aproxima-se, dia a dia, da esfera de vibrações dos invisíveis de condição inferior, que a rodeia em todos os sentidos. Mas, segundo reconhecemos, esmagadora percentagem de habitantes da Terra não se preparou para os atuais acontecimentos evolutivos.

…vemos agora a criatura terrestre assoberbada de problemas graves, não só pelas deficiências de si própria, senão também pela espontânea aproximação psíquica com a esfera vibratória de milhões de desencarnados, que se agarram à Crosta planetária, sequiosos de renovar a existência que menosprezaram, sem maior consideração aos desígnios do Eterno.

Fácil concluir que estamos cada vez mais ligados ao mundo espiritual e sensíveis à sua influência.

Uma observação, leitor amigo: Os Mensageiros foi publicado em 1944. Se há 67 anos o mentor espiritual falava dessa proximidade de Espíritos perturbados e perturbadores, imaginemos hoje, em que se percebe uma sensibilidade mais acentuada nas mentes humanas.

O problema é que não estamos preparados para lidar com esse contato estreito. Ainda nos situamos mais perto da animalidade do que da angelitude.

Daí o fato de sintonizarmos mais facilmente com as forças das sombras, assimilando sua influência.

Dá para entender porque há tanta confusão no Mundo hoje.

Mais do que nunca, impõe-se a recomendação de Jesus: orai e vigiai.

Vigiar nossos pensamentos, nossos desejos, nosso comportamento e orar muito, com o fervor do cristão autêntico, que busca o equilíbrio necessário para enfrentar os desafios da atualidade, sem nos deixarmos envolver pelas pressões da espiritualidade inferior, que constitui o clima que respiramos hoje.

Situa-se a Terra como imenso umbral, em que multidões de testemunhas, como diz o apóstolo Paulo (Hebreus, 12:1) nos rodeiam, em sua vasta maioria composta de Espíritos perturbados e perturbadores.

***

Em meio às ardências do deserto, o viajor busca o conforto do oásis, onde pode saciar a sede e descansar.

Em meio às perturbações da sociedade atual, há oásis abençoados de espiritualidade, que podemos buscar na atividade religiosa, no lar orientado pelo Evangelho, e, em última instância, na intimidade de nossas almas, superando os enganos do mundo.

Se o reino de Deus que Jesus veio trazer está longe de ser instalado no Mundo, podemos e devemos instalá-lo em nosso próprio coração, com os valores de uma dedicação total ao Bem, eximindo-nos, por mera questão de sintonia vibratória, das influências nocivas que nos cercam.

No livro Boa Nova, psicografia de Chico Xavier, o Espírito Humberto de Campos reporta-se às consolações oferecidas por Maria, a mãe de Jesus, aos viajores cansados e sedentos que a buscavam.

– Minha mãe, — dizia um dos mais aflitos – como poderei vencer as minhas dificuldades? Sinto-me abandonado na estrada escura da vida...

Maria lhe enviava o olhar amoroso da sua bondade, deixando nele transparecer toda a dedicação enternecida de seu espírito maternal.

– Isso também passa! – dizia ela, carinhosamente. – Só o Reino de Deus é bastante forte para nunca passar de nossas almas, como eterna realização do amor celestial.

É orientação para a existência inteira.

Tudo passa!

E sempre estaremos bem, animados, reconfortados e protegidos, mesmo ante as ardências do deserto humano, se formos capazes de construir um oásis de bênçãos, em nossa consciência, atendendo à convocação celeste para que edifiquemos o Reino de Deus em nossos corações.

Ficheiro:Madonna catacomb.jpg

Maria amamentando o menino Jesus

Catacumba de Priscila, Roma, Séc. II

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Madonna_catacomb.jpg


Problemas Conjugais

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

1 – O que fazer quando entra uma pessoa numa família harmoniosa e acaba com a paz? Tem algum Espírito ruim que a acompanha?

Se uma única pessoa consegue realizar tal proeza, talvez a família não esteja, realmente, em paz, aquela paz sustentada pela compreensão, que releva sempre, e pela compaixão, que sempre ajuda. Jesus não condenaria a ovelha tresmalhada. Antes faria de tudo para integrá-la no redil. Talvez seja esse o grande desafio dessa família.

2 – Adoro o Espiritismo, mas sou casada com um evangélico que me proíbe de ir ao Centro Espírita , dizendo que é obra do demônio. O que fazer?

Peça-lhe reciprocidade. Que não vá à sua igreja, dizendo-lhe que uma religião que discrimina outras crenças e sugere um comportamento machista só pode ser obra do capeta. E seja tão boa, tão compreensiva, tão caridosa, tão cristã, que seu marido acabe por convencer-se, com base no seu comportamento, que o Espiritismo deve ser algo muito bom.

3 – Desejo ardentemente ter um filho, mas meu marido não concorda. O que fazer?

Questões dessa natureza devem ser tratadas antes do casamento, colocando tudo no papel, com assinatura, testemunhas e firma reconhecida. Gracejos à parte, consideremos que o que é tratado nunca é caro, como reza o velho ditado. Se isso não foi feito ontem, a solução hoje é insistir no diálogo e orar muito. Se há uma programação de filhos para o seu lar, a oração facilitará a ação dos bons Espíritos nesse sentido.

4 – Como proceder quando a esposa descobre, depois de trinta anos de convivência, que o marido tornou-se homossexual?

Sair do armário, como se costuma dizer, assumindo na madureza um comportamento homossexual, sugere desvio de conduta, comportamento vicioso. Se ele quiser poderá superar esse desvio, para o que deverá contar com sua compreensão e ajuda.

5 – Como explicar que, após trinta anos de casamento, com quatro filhos, o marido venha dizer que está apaixonado, que encontrou a mulher de sua vida?

Se o indivíduo não atende à sinalização do corpo, depois de meio século de existência, a sugerir que cuide mais do Espírito; se pretende o comportamento adolescente, à procura de sensações, acaba comprometendo-se em paixões tardias, a configurarem supostos encontros programados, que lhe inspiram a fuga de suas responsabilidades e compromissos conjugais.

6 – Se nosso casamento foi planejado na Espiritualidade, como ficarei se casar com outra pessoa?

Provavelmente terá problemas mais tarde, quando aparecer o homem de sua vida, despertando-lhe forte atração. Por isso, é preciso cuidado com as primeiras florações sentimentais, hoje muito mais inspiradas na paixão do que em legítima afeição, em face da liberdade sexual que leva as pessoas a iniciarem o relacionamento afetivo no motel.

7 – É possível que minha alma gêmea não tenha reencarnado e por isso estou sempre “quebrando a cara” em meus relacionamentos?

Alma gêmea você não vai encontrar, porquanto não somos criados aos pares. Provavelmente encontrará sua algema, já que os casamentos, na Terra, com raras exceções, envolvem Espíritos em jornada de resgate e reajuste. Se a esses dois objetivos marido e mulher se dedicarem, com seriedade e discernimento, em almas gêmeas se transformarão, não por nascimento, mas por crescimento.

8 – Imaginei casar-me com uma alma gêmea. No entanto, vivo às turras com meu marido. Por que isso acontece?

É o problema da paixão. Empolgados por ela, todos casam com a alma gêmea. Quando arrefece o ímpeto passional e termina a lua de mel; quando surgem os problemas do dia a dia, envolvendo educação dos filhos, finanças, cuidados do lar, eis que os cônjuges começam a desconfiar que há algo errado, que a alma gêmea está se convertendo em lamentável algema. Geralmente isso acontece porque as pessoas insistem, após o casamento, em conjugar o verbo de suas ações na primeira pessoa do singular – eu. Casamento, para dar certo, implica usar a primeira do plural – nós. Se isso não é feito, o príncipe encantado pode converter-se num sapo. Melhor trabalhar para que o sapo se transforme em príncipe encantado.


Ficheiro:GD-EG-Caire-Musée066.JPG

Estela representando Akhenaton, Nefertiti e os filhos. Museu do Cairo, Egito

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:GD-EG-Caire-Mus%C3%A9e066.JPG

Certidão de Nascimento de “Allan Kardec”

“Aos doze, vindimário, ano treze.

Certidão de Nascimento de Denisard, Hypolite Leon Rivail, nascido ontem à tarde, às sete horas, filho de Jean Baptiste Antoine Rivail, homem de lei, morador em Bourg de L`Ain, e atualmente em Paris, e de Jeanne Louise Duhamel, sua esposa. O sexo da criança foi reconhecido como masculino. Testemunhas principais, Syriaque Frederic Dittmar, diretor do estabelecimento de águas minerais (nota acima) na rua Sala, e Jean François Turge, morador na mesma rua. Por requisição de Pierre Rodamel, médico, morador à rua Saint Dominique nº 78. Leitura feita, e por todos assinada. Constatada por mim, prefeito, abaixo assinada / Atualmente em Lyon, rua Sala, nº 74. Nota aprovada. - Assinaturas."

Certidão de nascimento de Allan Kardec

(Recebido em email de Nuno Emanuel, Lisboa, Portugal)

Registro. Palestra musicada com Paula Zamp Lindóia, SP

Texto e fotos recebidos em email de Otávio Cunha

No último dia 02/10/2011, domingo a tarde, assistimos em Lindóia-SP à Palestra Musicada com Paula Zamp, no Centro Cultural DE Lindóia, promovida pelo Grupo Fraternidade Espírita, A oradora abordou o tema: "A Arte e a Música na Transição Planetária". O tema foi explanado em meio às músicas interpretadas por Paula Zamp e o menino Gabriel, ensejando a que a nossa luz e o amor, os principais elementos em nossas vidas, pudessem ser avivados naquele momento, deixando a mensagem ao público presente de que, depende apenas de nós aproveitarmos as oportunidades que Deus nos concede para a nossa própria evolução, através da nossa conduta e exemplo. Após a palestra Paula Zamp distribuiu autógrafos e participou da confraternização com os presentes.

Gabriel e Paula Zamp

Registro. Palestra com Ismael Batista da Silva Itapira, SP

No dia 03 de outubro de 2.011, segunda-feira, às 20:00 horas, em comemoração do 39º aniversário de fundação da Instituição Assistencial Cristã “César Bianchi”, esteve presente o renomado orador e escritor mineiro da cidade de Guaxupé-MG, Ismael Batista da Silva, abordando do tema: “Porque e como bem aproveitar a existência”, palestra ministrada por mais de uma hora, atraindo a atenção do grande público que lotou as dependências da Instituição, no sentido de alerta para o nosso comportamento diário, mantendo em nossas atitudes e costumes, a alegria, sorrisos, doação e sentimento de verdadeiros cristãos, para que possamos assim sermos gratos a Deus, pela nossa atual encarnação, destacando que é nessa existência que teremos que estar atentos às essas recomendações de atitudes salutares, automatizando hábitos de muita alegria, lembrando que pelas estatísticas, quando será que teremos novas oportunidades de reencarnarmos, assim, numa média talvez de uns 300 anos.

O público presente foi muito participativo durante todo o evento, tendo em vista a condução do orador da noite, através de histórias e contos bem descontraídos e como o Ismael é muito extrovertido, nem foi visto o tempo passar. Ao final, Ismael deixou a sua mensagem de muita alegria e satisfação por estar participando dessa grande festa em que brilha a cada vez mais forte mais um ponto de luz da Doutrina Espírita.

Atílio fez o encerramento e agradecimentos aos presentes, e Ismael ainda permaneceu para os autógrafos de seu livro “Vencendo dificuldades de Relacionamento”, e também para a confraternização com os presentes.

Ismael em sua fala

Palestras públicas no C.E. Chico Xavier Guarulhos, SP

(Informações em email de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

DVD’s da Palestra e Seminário de Divaldo Franco em Copenhague estão disponíveis para aquisição

O TEXTO ABAIXO SUBSTITUI O ANTERIORMENTE ENVIADO

Gostaríamos de informar que os DVDs da palestra e do seminário de Divaldo Franco, realizados no ano de 2011 em Copenhague - Dinamarca pelos grupos GEEAK-DK e Life Spiritist Society, encontram-se disponíveis para aquisição.

A Palestra Pública teve como tema "Depressão e Obsessão" e o Seminário " Organização da casa espírita nos aspectos administrativos e espirituais"

O custo é de 20 coroas dinamarquesas por cada DVD.

Os interessados residentes na Dinamarca têm duas opções para adquirir o(s dois) DVD(s) (palestra pública e/ou seminário):

1) Pessoalmente na sede do GEEAK, pagando o valor de 40 DKK e retirando o(s) DVD(s) prontamente (20 DKK cada DVD)

2) Através de transferência bancária, pagando o valor de 48 DKK (28 DKK se for somente um DVD), enviando um email para geeak_dk@hotmail.com com endereço para postagem pelo correio e cópia da transferência bancária; a entrega deve ser recebida dentro de poucos dias. Observação: Se o pedido for de mais de dois DVDs o valor de postagem é maior que 8 DKK; entre em contato com o GEEAK antes de fazer sua transferência para confirmar o valor total do pedido.

Os interessados residentes em outros países europeus podem adquirir através de transferência bancária, pagando o valor de 51 DKK por 2 DVDs + postagem (20 DKK por cada DVD e 11 DKK pela postagem), enviando um email para geeak_dk@hotmail.com com endereço para postagem pelo correio e cópia da transferência bancária; o pedido seguirá pelo correio seguindo os prazos normais, dependendo do país do destinatário. Observação: Se o pedido for de mais de dois DVDs o valor de postagem é maior que 11 DKK; entre em contato com o GEEAK antes de fazer sua transferência para confirmar o valor total do pedido.

Banco Nordea - GEEAK DK
Reg.nr. 2261
Kontonr.: 4383152092
IBAN DK6520004383152092

Swiftadresse NDEADKKK

Lembramos que tanto o GEEAK-DK quanto a Life Spiritist Society possuem livraria e biblioteca com vários livros interessantes. Para ver as listas completas, visite os websites: www.geeak.dk e www.lifespiritistisociety.com (link 'biblioteca')

Os grupos estão também à disposição por email: (geeak_dk@hotmail.com e life.spiritist.society@hotmail.com) e pessoalmente

GEEAK-DK: todas as sextas-feiras, das 19 às 20:30 horas, na Vodroffsvej 7, kld, th - 1900 Frederiksberg

Life Spiritist Society: todas as segundas-feiras, das 18:30 às 20:00 horas, na Leopardvej 27 - 2610 Rødovre

Na necessidade de orientação na compra ou empréstimo de um livro, conte com a nossa ajuda.

Agradecemos a atenção e caso haja alguma dúvida favor contactar-nos.

Roseli Biker e Ronaldo Cordeiro

GEEAK-DK e Life Spiritist Society

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

Vídeos sobre Mediunidade e Espiritismo

Dando continuidad a la serie de videos sobre "Mediumnidad y Espiritismo", realizados con ocasión de la celebración de los 150 años de "El libro de los médiums", tenemos el gusto de informar que se encuentra disponible el video número 9, en esta dirección de Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=ihjEsSmbSSs

Recordamos que los videos anteriores están en las siguientes direcciones:

Video 1: http://www.youtube.com/watch?v=a9E5BL_5CEI

Video 2: ttph://www.youtube.com/watch?v=0rr5VxYATEg

Video 3: http://www.youtube.com/watch?v=3ttuWSYc-js

Video 4: http://www.youtube.com/watch?v=97WVH8_yu4I

Video 5: http://www.youtube.com/watch?v=ccOR1-EHv9s

Video 6: http://www.youtube.com/watch?v=ydTlhNUv6Zw

Video 7: http://www.youtube.com/watch?v=0bAzrGIxq-E

Video 8: http://www.youtube.com/watch?v=14gDnqENP7M

Mucha paz, salud y felicidad a todos.

(Informações recebidas em email de Simon i Goidanich)

Saiba mais sobre Simoni Privato Goidanich acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/05/focalizando-o-trabalhador-espirita_22.html

Seminário: “Nascer, Morrer, Renascer Ainda e progredir sempre – Tal é a Lei”. Itu, SP

(Informação recebida em email de Rita Ramos Cordeiro rita@institutochicoxavier.com)

Agenda de palestras com a oradora Eulália Bueno

DE 07/10 A 18/11/2011

07/10 – Águas de Lindóia – O ANJO DA NOITE

08/10 – Itapira - O PODER DA MENTE

09/10 – Mogi- Mirim – DORES DA ALMA
Socorro – PROVAS DA REENCARNAÇÃO

10/10 – Amparo – PROVAS DA EXISTÊNCIA DE DEUS
Estas palestras serão gravadas em CD e DVD pela TV A CAMINHO DA LUZ – O PODER DA MENTE

15 A 22/10 – SEMANA ESPÍRITA DE SANTOS

28 A 30/10 – CONGRESSO ESTADUAL DA ALIANÇA ESPÍRITA DE JUAZEIRO DO NORTE / CEARÁLOCAL: UNIVERSIDADE REGIONAL DE CARIRIPALESTRAS: EM BUSCA DA ESPIRITUALIDADETRANSIÇÃO PLANETÁRIAPROVAS CIENTÍFICAS DA EXISTÊNCIA DE DEUSO PODER DA MENTE E PARA O CONGRESSO INFANTO JUVENIL – O SONHO DE ESTELINHA

18/11 – CÂMARA MUNICIPAL DE SÃO VICENTE IRÁ RECEBER O PREMIO: “ODETTE VEIGA MARTINS DOS SANTOS” – oferecido a 10 mulheres que se destacaram na sociedade no ÚLTIMO ANO.

(Informação recebida em email de Rose Moliterno)

V Conejovens. Confraternização das Mocidades Espíritas Auriflama, SP

(Informações em email de Marcelo Silva marcelo_prof.fama@yahoo.com.br)

Palestra com Dr. Sérgio Thiesen no CEEAK Copenhague, Dinamarca

DIA 29/10/2011

(Informação recebida em email de GEEAK - Grupo de Estudos Espírita Allan Danmark geeak_dk@hotmail.com)

O Filme dos Espíritos. Estréia dia 7 de outubro de 2011

Abaixo listagem das salas já confirmadas

Pessoal,

Circuito Provisório.

Vamos divulgar em todos os veículos de comunicação disponíveis fortalecendo a ação de grupos ( as salas oferecem preços especiais nos primeiros dias .

Abraços

Magali

(Informação recebida em email de Magali Bischoff)

Comentário de quem assistiu a pré estréia de O Filme dos Espíritos

fui à pré estréia e valeu a pena!

Tanto o diretor quanto seus colaboradores incluindo os atores, foram muito felizes na execução da obra. A gente que foi criado no meio espírita e conhece O Livro dos Espíritos, percebe que os assuntos mais polêmicos foram abordados, dando ênfase principalmente para a vida após à morte, as implicações do aborto, as provações dos deficientes mentais, etc. Muito bom, muito bom mesmo! Dá orgulho de ser espírita. Hoje eu tenho tanta clareza do porque de tantas tristezas que assola a Terra, e sinto que nosso trabalho ocorre em parceria direta com o plano espiritual. Agradeço pela oportunidade de ser uma das primeiras a assistir ao filme. Vou para uma segunda vez com os demais da familia. (Neuza Maria Gobi, São Paulo)

Seminário e palestras no Distrito Federal Brasília, DF

A Federação Espírita do Distrito Federal promoveu o evento “A Mediunidade e a Doutrina Espírita”, em homenagem aos 150 anos de O Livro dos Médiuns, tendo como convidado Wagner Gomes Paixão (MG), que desenvolveu seminário e reunião com dirigentes realizadas na sede da FEDF, e palestras no Centro Espírita O Consolador e na Comunhão Espírita de Brasília, nesta também como parte das comemorações dos 50 anos de fundação. Informações: www.fedf.org.br