BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Revista Superinteressante e a “Ciência Espírita”

Por Dora Incontri

Fonte http://pedagogiaespirita-abpe.org/

Mais uma vez, a Revista Superinteressante perdeu uma ótima oportunidade de se revelar imparcial, ou pelo menos, respeitosa. Referimo-nos à matéria de capa, do número de outubro de 2011: Ciência Espírita.

Imparcialidade, sabemos, é uma utopia jornalística, que nunca será alcançada e talvez nem seja desejável, pois cada órgão da mídia representa fações sociais de pensamento, está aí para dar voz a determinado grupo e a certos interesses. O problema é que esses interesses não são explícitos, e mais, atualmente, todos os órgãos de comunicação são hegemônicos e representam apenas uma forma de pensar e ver o mundo. Num sistema capitalista como o nosso, os grandes órgãos são grandes empresas e, como grandes empresas, muitas delas detentoras de monopólios de informação e de formação da opinião pública, não abrem espaço de manifestação para pensamentos alternativos, críticos ao sistema, dissidentes dos monopólios.

O pior de tudo é a forma manipuladora com que as matérias são conduzidas, para darem uma ilusão de imparcialidade, mas que induzem a um pensamento único, hegemônico.

Um dos monopólios ideológicos contemporâneos é o materialismo – ou ainda mais radical – o nihilismo. Qualquer tendência, pesquisa, ideia ou proposta, que ameace esse paradigma deve ser estigmatizada, ridicularizada, rechaçada a priori. É proibido duvidar de que somos meros produtos biológicos, determinados geneticamente e que nossa mente é um subproduto da química neural. Embora a ciência (juntamente com a filosofia, pois esse não é apenas um problema científico) esteja longe de ter fechado algum ponto de vista a respeito do conceito de mente – há uma unanimidade imposta, que não pode ser questionada. E a mídia é justamente a patrona das unanimidades dogmáticas.

Vejamos a matéria em questão. Comecemos pelo título de capa: a ciência não é espírita ou católica ou budista – a ciência é ciência e ponto. Ao assumir na capa o adjetivo de espírita – como ficará comprovado no final da reportagem – a revista desqualifica os cientistas que estão pesquisando os fenômenos de quase-morte e reencarnação, sendo que dos pesquisadores citados, são espíritas apenas os brasileiros, mas não os autores de fora, aliás respeitados internacionalmente.

Para os espíritas desavisados, o título Ciência Espírita pode soar como música, pois nós, espíritas, defendemos a existência de uma ciência iniciada por Kardec, com métodos próprios, para investigar os fenômenos que evidenciam a vida pós-morte. Entretanto, para a maioria das pessoas, chamar uma ciência de espírita, já a desqualifica de pronto, porque parece uma ciência pré-concebida, que parte de pressupostos já assentados. E para os pesquisadores como Sam Parnia, Erlendur Haraldsson ou Peter Fenwick, trata-se de uma afronta chamá-los de espíritas, pois pertencem a culturas onde o espiritismo de Kardec, tão difundido no Brasil, não tem nenhuma ressonância.

Como se trata de um assunto ainda polêmico, seria natural que os jornalistas ouvissem os dois lados: os pesquisadores de tais fenômenos e os críticos. As explicações de um lado e as explicações do outro. Isso é feito em certa medida, dando a sensação no decorrer da matéria de que a revista está sendo imparcial – apesar do diabo da maldade revelar a ponta da orelha em certos trechos, como quando ao tratar das experiências mediúnicas investigadas por Frederico Leão, lemos: “Para a maioria dos cientistas, uma coisa dessas soaria como um espetáculo circense, uma farsa.”

Ou quando, os jornalistas acrescentam o sarcasmo a um erro grave de informação (coisa muito comum na imprensa atual). Dizem: “O jargão (mente e cérebro) serviu para batizar o primeiro evento brasileiro dedicado às pesquisas sobre o além, o I Simpósio Internacional Explorando as Fronteiras da Relação Mente e Cérebro, em (de novo) Juiz de Fora.” Esse evento foi em São Paulo, no Centro de Convenções Rebouças.

Além das ironias, o problema central é que a matéria não coloca os dois lados e deixa a questão em aberto – o que seria mais honesto. Os jornalistas (ou os editores, porque, muitas vezes, os editores remexem a matéria e imprimem o tom que a revista impõe) fecham com a negativa total, usando a seguinte tática: tanto dos fenômenos de quase morte, quanto dos casos sugestivos de reencarnação são narrados apenas algumas histórias isoladas. Isso em ciência não vale muito. Não é mencionado que há uma casuística abundante. Por exemplo, em nenhum momento se fala que Stevenson, de que os citados Jim Tucker e Haraldsson foram colaboradores, coletou e investigou mais de 2500 casos de crianças com memórias de vidas passadas. A impressão que dá é que três ou quatro casos impressionaram homens ingênuos e com tendência a uma fé cega.

O tom final é que demonstra o que a Revista pretende que o leitor pense (pois é isso, ela quer impor um ponto de vista, sem nenhum respeito aos entrevistados, aos leitores e aos fatos): todos esses pesquisadores, brasileiros e estrangeiros, não passam de um bando de crédulos, homens de fé, que estão tentando provar o improvável. O mais incrível é a leviandade com que os jornalistas (que, diga-se de passagem, não são cientistas) pretendem derrubar a pesquisa de vidas inteiras: em apenas dois parágrafos, eles se referem a “evidências contra”. Quais? Não são sequer mencionados outros cientistas que critiquem o trabalho dos colegas. O texto é dos jornalistas mesmo, um texto,confuso, tendencioso, com argumentos fracos e que termina da forma mais acintosa possível: “é difícil não acreditar que os pesquisadores de reencarnações, EQMs e afins, se movam mais pela fé que pela curiosidade científica.”

E assim, estamos conversados. Está dita a última palavra. Com meia-dúzia de frases, pensa-se garantir que o paradigma materialista, pelo qual a mídia zela com tanto fervor, permaneça intacto aos olhos dos leitores.

(Recebido em email de Marcellus Vale marcellus.vale@gmail.com)

Despertar Espírita na MIX TV Estréia nesta terça-feira

(Informação em email de Regina Bachega)

Leia o Informativo do Neapa

Amigos

Já está disponível, em nosso site, o
informativo de outubro de 2011:

http://www.neapa.org.br/estamos_aqui.

Abraços

Alexandre Ferreira
Diretoria de Divulgação

Núcleo Espírita Assistencial "Paz e Amor" - Rua Muniz de Souza, 72 - Cambuci - 01534-000 - São Paulo - SP - www.neapa.org.br

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

1º. Seminário de Arte Espírita Santos, SP

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Palestra no C.E. João Batista com Maria Aparecida Saboleski São Paulo, SP

(Informação em emails de Regina Bachega e de Jorge Rezala)

Tarde Beneficente em prol da Caravana Irmã Caridade São Paulo, SP

No dia das crianças dê uma passadinha na:

Tarde Beneficente em prol da

Caravana Irmã Caridade

Deliciosa Tarde das Tortas

Feirão de Livros Espíritas e Feira de Artesanato!

Dia 12/10/2011 quarta-feira (Feriado) das 16:30 às 19:30h

Local: Av. Edu Chaves, 1069 – Jaçanã – São Paulo/ SP

Ingresso:

P Convite Familiar a R$ 20,00 até 4 pessoas por convite.

P Traga para o evento sua doação de 1 torta salgada ou doce e 2 litros de refrigerante ou suco que serão consumidos durante o evento.

Funcionamento:

P Na entrada você entrega o convite e retira 1 livro brinde, podendo escolher 1 dos 2 títulos (lançamentos), disponíveis para escolha enquanto durar o estoque (50 livros de cada).

P 1 convite = 1 livro

P Entrega também a torta salgada ou doce e os 2 litros de refrigerante ou suco que você trouxe para ajudar na realização do evento.

P Participa da Deliciosa Tarde das Tortas e das Feiras de Artesanato e Livros Espíritas.

Todo o lucro obtido com o evento será aplicado na Caravana Irmã Caridade.

No dia aceitaremos doações de:

P Alimentos não perecíveis: arroz, feijão, café, açúcar, proteína de soja, óleo e preparo em pó para suco.

P Roupas usadas e limpas de preferência masculinas: calças, camisetas, bermudas, agasalhos, cobertas, bonés, tênis, chinelos, etc.

P Descartáveis: marmitex Nº 09 fechamento a máquina, copos plásticos de 80 ou 100ml, copos plásticos de 180 ou 200ml, colheres para refeição (plástico branco).

CARAVANA IRMÃ CARIDADE do dia 12/10/11 – quarta-feira

Programação:

P Das 20 às 21:30h – preparo dos Kits para serem entregues aos irmãos em condição de moradores de rua (com as sobras do evento)

P Das 21:30 às 24h – entrega dos Kits aos irmãos em condição de moradores de rua.

BENEFÍCIOS DO EVENTO

P Confraternização com as pessoas que amamos;

P Fortalecimento e consolidação da Caravana Irmã Caridade;

P Arrecadação de Alimentos, agasalhos, descartáveis para as distribuições;

P Adesão de Novos Caravaneiros.

“Somos felizes por fazer o bem. No amor de Deus nossas vidas repousam. Nossos serviços seguem com Jesus que nos deu como irmã a Caridade para que sigamos firmes em Seu caminho e sempre na Sua luz.”

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Palestra com Humberto Vasconcelos São Paulo, SP

(Informação em email de Regina Bachega)

Leia a Newsletter da Fundação Maria Virgína e José Herculano Pires

Acesse:

http://www.herculanopires.org.br/newsletter/noscasosdeadocao.html

Incentivo para fundação de Clube do Livro Espírita Primeira remessa de livros grátis

(Informação recebida em email de Roosevelt A. Tiago roosevelt@solidumeditora.com.br)

Encontro “A Arte de Educar com Arte” São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Flávia Uhlmann flaviaruh@terra.com.br)

Palestra espírita com Spério Faccioni Jr Ibiúna, São Paulo

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

6º. Seminário Espírita Allan Kardec no CEOE Rio de Janeiro, RJ

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

II Semana Espírita Olimpiense Olímpia, SP

(Informação recebida em email de Cidinha Lemos cidinhalemosfurlaneto@gmail.com)

Programação de palestras com José Maria Medeiro e Souza Estados de Mato Grosso do Sul e São Paulo

Roteiro de palestra José Maria Medeiro e Souza

No interior do estado de São Paulo, e interior de Mato Grosso do Sul. No mês de outubro De 06-10 a 10-10

José Maria reside em santo André São Paulo. Orador espírita e tem percorrido o Brazil divulgando a Doutrina.

Diretor e trabalhdor da Instituição assistencial espírita Lar Albert Schuweitzer em Suzano são Paulo.

E tem os seguintes livros: através de sua mediunidade

RECADO AOS MÉDIUNS

MEDIUNIDADE DE A a Z

ESTIMULO ESSENCIAL

SEMANÁRIO DAS REFLEXÕES

PAINÉIS DA EXISTÊNCIA

ESTRADAS E CAMINHOS

DIÁRIO DA CONSCÊNCIA

AUTO TERAPIA DO EVANGELHO. ctc

DIA 06-10-11 QUINTA FEIRA ÁS 19:HORAS NO

GRUPO DA FRATERNIDADE ESPÍRTA JOSÉ XAVIER

RUA ZULEIDE PEREZ TABÓX N° 751 CENTRO DE TRÊS LAGOAS M. S.

REALIZANDO, PALESTRA PUBLICA

COM O TEMA: TRANSIÇÃO PLANETARIA.

DIA 07-10-11 SEXTA FEIRA ÁS 19;HORAS

CENTRO ESPÍRITA VICENTE DE PAULA

RUA JOAQUIM MURTINHO N° 1345 CENTRO DE PARANAIBA M. S

REALIZANDO PALESTRA PUBLICA

COM O TEMA: OS 4 PASSOS PARA JESUS

DIA 08-10-11 SABADO

NO CENTRO ESPIRITA, AMOR E CARIDADE.

RUA DR. MANOEL TOMAZ DA SILVA N° 541 CASSILÃNDIA M. S.

REALIZANDO SEMINÁRIO E PALESTRA PUBLICA

SEMINÁRIO: DAS 13:HORAS ÁS 17:HORAS.

TEMA SEMINÁRIO: AS DIMENSÕES DA MEDIUNIDADE.

PALESTRA ÁS 19:HORAS

COM O TEMA: A FÉ COM INSTRUMENTO DE CURA.

DIA 09-10-11 DOMINGO ÁS 19:30HORAS

NO CENTRO ESPIRITA CAIRBAI SCUTEL

REALIZANDO PALESTRA PUBLICA.

NA CIDADE DE ILH SOLTEIRA S. P.

COM O TEMA: OS 4 PASSOS PARA JESUS

DIA 10-10-11 SEGUNDA FEIRA ÁS 19:HORAS

NO GRUPO ASSISTÊNCIAL ESPÍRTA A CANDEIA

RUA MANOEL PEDRO DE CAMPOS N° 253 TRÊS LAGOAS M. S.

REALIZANDO PALESTRA PUBLICA.

COM O TEMA: MOMENTOS EVLUTIVOS DA HUMANIDADE.

(Informação recebida em email de Flávio Soares)

60ª. Semana Espírita de Santo André, SP

(Informação recebida em emails de Divulgação Luz e Amor divulgacaoluzeamor@terra.com.br; Regina Bachega)

21ª. Conespi- Confraternização Espírita Intermunicipal Orlândia, SP

A USE (União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo) Intermunicipal de São Joaquim da Barra, SP, promove em 30 de outubro, das 7h às 16h30, a 21ª edição da CONESPI (Confraternização Espírita Intermunicipal de São Joaquim da Barra), com o tema “O homem no mundo – aprendendo a ser feliz com Jesus”.

O evento será realizado na Escola Estadual Oswaldo Ribeiro Junqueira (Av. 3, 1030 – Centro – Orlândia/SP) e terá a participação do palestrante Clayton Levi.

Mais informações pelos telefones: (16) 9218-4853
begin_of_the_skype_highlighting (16) 9218-4853 end_of_the_skype_highlighting e 9301-0442; ou pelo e-mail mentesdoamanha@gmail.com

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

1681º Encontro Fraterno Auta de Souza São Paulo, SP

A Associação Espírita Kardecista Raio de Luz realiza, nos dias 29 e 30 de outubro, o 1681º Encontro Fraterno Auta de Souza, com o tema central “A importância da família em tempos de transição planetária”.

Além do tema central, serão abordados para os adultos outros temas, como “Educação espírita de nossos filhos”, “Evangelho no lar”, “Ide e pregai”, Evangelização infantil e mocidade” e “Campanha Auta de Souza”; para as crianças, abordagem dos temas “Caridade começa dentro de casa” (0 a 6 anos), “Preconceitos” (7 a 10 anos) e “Drogas” (Juventude – 11 a 13 anos).

O encontro será realizdo na EMEF Sebastião Francisco O Negro (Rua Onofre Jorge Velho, 260 – Cidade Líder – São Paulo/SP) e as inscrições podem ser realizadas pelo e-mail: secretaria@raioluz.org.br.

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

Apresentação musical na Associação Espírita “Raio de Luz” Santo André, SP

TEM A HONRA DE CONVIDÁ-LOS PARA APRESENTAÇÃO MÚSICAL DE

VOZES ETERNAS

NO DIA 05/10/2011(QUARTA-FEIRA) – AS 20:00 HORAS.

RUA MARIA ANTONIETA, Nº 97 – BAIRRO BANGU – SANTO ANDRÉ-SP.

PALESTRA DE AUTOCONHECIMENTO

TEMA: - ENTENDER PARA CRER E, NÃO MAIS, CRER PARA ENTENDER

http://www.artespirita.vilabol.uol.com.br/CelsoSantos.jpg

(Informação recebida em email de Maria Aparecida Sabolesk msabolesk@gmail.com)

Feira do Livro Espírita Macaense Macaé, RJ

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

Programação de palestras com Severino Celestino na região dos Lagos Rio de Janeiro, RJ

(Informação recebida em email de Nelio Luzze)

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

Saudações

Em nome da USE Intermunicipal de Botucatu, solicito a gentileza de divulgar, em seu veículo eletrônico, o cartaz com a programação da 33ª FEIRA DO LIVRO ESPÍRITA DE BOTUCATU, evento bastante aguardado por todos os simpatizantes da causa, aqui de nossa região.
Na certeza de contar com sua preciosa colaboração, antecipo meus agradecimentos.
Atenciosamente

Junior aparecido Garavelo
Presidente USE Botucatu
presidencia@useinterbotucatu.com.br

Luizangela M. L. Bozoni
Secretaria USE Botucatu
secretaria@useinterbotucatu.com.br

(Informação recebida em email de lubiga lubiga@uol.com.br)

11º. Encontro de Presidentes e Trabalhadores Espíritas da Região de Marilia, SP

(Informação recebida em email de Donizete Pinheiro)

Visite a nova página do “Spiritist Group of Glasgow” Glasgow, Escócia

Acesse aqui:

http://www.facebook.com/pages/Spiritist-Group-of-Glasgow/267199346644088

(Informações recebidas em emails de Elizabeth Freire bethfrei@gmail.com); Rodrigo Palharini rophys@gmail.com); Claudia Werdine e Elsa Rossi)

Registro. Palestra Musicada com Paulo Zamp Itapira, SP

(Informações e fotos recebidas em email de Otavio Cunha)

A Casa Espírita Nhá Chica, em Itapira-SP, iniciou sua programação do mês de outubro, no último sábado, com a Palestra Musicada de Paula Zamp, abordando o tema: “Caminhamos para um Mundo de Regeneração - um Mundo Feliz”. A excelente cantora com muita harmonia e alegria, fez com que o elemento luz interior, fosse ativado em cada um dos presentes, colocando a sua experiência recente de visita às terras orientais, percorrendo os caminhos onde Moisés, os Apóstolos de Jesus e Maria Mãe Santíssima percorreram e viveram. Paula trouxe na noite da palestra um momento impar, convidando a todos os presentes, a viajarem em sua narrativa a esses locais, deixando assim a mensagem de grande esforço e coragem que tiveram naquelas épocas, para que a humanidade pudesse e ainda hoje possa continuar a caminhada para o verdadeiro Mundo Feliz, em busca da Paz. A palestra que durou mais de uma hora foi recheada com as canções confortadoras e esclarecedoras, relacionadas ao tema da noite, onde Paula e Gabriel abrilhantaram e harmonizaram o ambiente e os corações que ali compartilharam do grande banquete espiritual, ocorrendo ao final sorteio de diversos livros. Após a palestra Paula Zamp e Gabriel, permaneceram nas dependências da Casa Espírita Nhá Chica, para o momento de autógrafos e bate-papo com todos, participando ainda da Confraternização com mais músicas.

Gabriel e Paula Zamp

Paula Zamp

Público

Registro. Palestra com Ismael Batista da Silva Itapira

(Texto e fotos recebidos de Otávio Cunha)

No último domingo dia 02 de outubro de 2011, o Centro Espírita Luiz Gonzaga, em Itapira-SP, recebeu o orador e escritor Ismael Batista da Silva, da cidade de Guaxupé, MG, abordando o Tema: “Vencendo Dificuldades de Relacionamento”. O orador, em forma muito extrovertida, propiciou ao público presente uma série de informações muito importantes tendo em vista a necessidade de nossa própria iniciativa nos relacionamentos em geral, para assim através da convivência com o nosso próximo, estarmos a caminho da nossa própria evolução. Após a palestra Ismael , permaneceu no recinto para os autógrafos do livro, Vencendo Dificuldades de Relacionamento

Ismael Batista em sua fala


Ironildo, Ismael e Joana

público

IV Fórum Caminhos: O Espírito na Ciência Ribeirão Preto, SP

Ementa: reflexão sobre os avanços científicos na investigação da mente humana e o desafio que estes conhecimentos impõe ao espírita, considerando-se que o conceito de mente e de alma aproximam a Ciência do Espiritismo.

Data: 12 de novembro de 2011


Local: Oásis Tower Hotel, Avenida Maurílio Biagi, 2955, telefone 3878.3000, Ribeirão Preto

Tema: Mente,Cérebro e Espírito

Título: O Espírito na Ciência

Palestrantes: Cleiton Aguiar, Célia Mantovani, Nilza Pelá e Alfredo José Rodrigues

(Informação recebida em email de Espiritismo1857@yahoogrupos.com.br ; em nome de; Eliane Macarini elianemacarini@yahoo.com.br)

Festa de Confraternização do “Gruppo Fratellanza Spartaco Ghilardi. Milão, Itália

DOMINGO- 16 DE OUTUBRO DE 2011

**************

Cari amici spiritisti dell'Italia

È con molto gioia che stiamo divulgano l’evento di fraternizzazione del gruppo

spiritista Spartaco, che sarà in Milano, il 16 di ottobre alle 16:00.

Invio anche un poster caso volete mettere nel suo gruppo spiritista.

Se a te piace questa idea, puoi passare ai tuoi amici.

Molta pace e luce a tutti

Graziela

(Informação recebida em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

“O Filme dos “Espíritos” Estréia Nacional nesta sexta-feira 7 de outubro de 2011

SE VOCE ASSISTIU A PRÉ-ESTRÉIA FAVOR NOS ENVIAR A SUA APRECIAÇÃO

Encontro de jovens para 2013 Goiânia, GO

Encontro de Jovens para 2013

Em sequência a decisão da Reunião da Comissão Regional Centro do CFN da FEB (realizada no Espírito Santo, em maio pp), houve uma reunião na sede da FEB, nos dias 1º. e 2 de outubro, preparatória para o 1º Encontro de Juventudes Espíritas da Comissão Regional Centro, previsto para junho de 2013, em Goiânia. Compareceram a Área de Infância e Juventude das Comissões Regionais do CFN da FEB e os representantes dos DIJs das Federativas da Comissão Regional Centro. A referida proposição, visa dinamizar a atuação dos jovens no Movimento Espírita. Informações: cfn@febnet.org.br; www.febnet.org.br

Seminário Orientação aos Órgãos de Unificação em Gurupi, TO

Ocorreu no Centro Espírita Bezerra de Menezes na cidade de Gurupi (To), nos dias 1º e 2 de outubro de 2011, a aplicação do Seminário sobre o opúsculo "Orientação aos Órgãos de Unificação", do Conselho Federativo Nacional da FEB. Promovido pela Regional Sul da Federação Espírita do Estado de Tocantins, o evento contou com a participação de mais de 30 dirigentes e trabalhadores dos Centros Espíritas da região. O seminário foi conduzido pelos membros da Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional da FEB Roberto Versiani e José Luiz Dias. O evento contou ainda com a presença do presidente da Federação Espírita do Estado de Tocantins – FEETINS Silberto Gonçalves. Informações: www.feetins.org.br; cfn@febnet.org.br; www.febnet.org.br




Encontro Fraterno 2011 na sua parte final. Salvador, BA

(Texto e fotos recebidos de Jorge Moehlecke)

Culminando o magnífico Encontro Fraterno, Divaldo Franco tece considerações sobre a Conquista da Individuação e da Gratidão, destacando:

- a Gratidão é um momento de individuação, quando o ser humano recorda o passado com alegria, considerando os trechos do caminho mais difíceis que foram vencidos,

alegrando-se com o presente e encarando o futuro sem nenhum receio, porque os arquétipos responsáveis pelas aflições foram diluídos na consciência, não restando vestígios da sua existência.

Destaca, finalizando : - Quando o ser humano se der conta de que necessita abandonar as faixas menos harmônicas por onde transita, aspirará pela conquista da individuação, exercitando-se na sublime arte do amor a Deus, ao próximo e, certamente, a si mesmo, abandonando o egotismo e vivenciando o altruísmo como forma segura de realização plena, no rumo da gratidão.

A gratidão abrange, num afetuoso abraço, os sentimentos que dignificam os seres humanos e os tornam merecedores de felicidade, quando estarão instalando no íntimo o decantado Reino dos Céus, conforme proposto por Jesus, o maior psicoterapeuta da humanidade.

Aproximavam-se as despedidas!

Erguemo-nos todos, aplaudindo com alegria e emoção, todo este magnífico trabalho.

Seguiram-se efusivos abraços, sorrisos, fotos tiradas, endereços trocados, marcando o término desse inesquecível Encontro Fraterno.

Oramos, agradecendo e solicitando bençãos de saúde e paz para Divaldo, Semeador de Estrelas, cuja presença tornou tudo isto possível; à equipe organizadora; à equipe de apoio; aos trabalhadores voluntários e a todos os amigos que participaram conosco desses momentos de plena harmonia e felicidade.






Reverenciando Kardec

Allan-KardecX.jpg


Antes de Kardec, embora não nos faltasse a crença em Jesus, vivíamos na Terra

atribulados por flagelos da mente, quais os que expomos:
O combate recíproco e incessante entre os discípulos do Evangelho;
O cárcere das interpretações literais;
O espírito de seita;
A intransigência delituosa;
A obsessão sem remédio;
O anátema nas áreas da filosofia e da ciência;
O cativeiro dos rituais;
A dependência quase absoluta dos templos de pedra para as tarefas da edificação íntima;
A preocupação de hegemonia religiosa;
A tirania do medo, ante as sombrias perspectivas do além-túmulo;
O pavor da morte, por suposto fim da vida.
Depois de Kardec, porém, com a fé raciocinada nos ensinamentos de Jesus, o mundo encontra no Espiritismo Evangélico benefícios incalculáveis, como sejam:
A libertação das consciências;
A luz para o caminho espiritual;
A dignificação do serviço ao próximo;
O discernimento;
O livre acesso ao estudo da lei de causa e efeito,com a reencarnação explicando as origens do sofrimento e as desigualdades sociais;
O esclarecimento da mediunidade e a cura dos processos obsessivos;
A certeza da vida após a morte;
O intercâmbio com os entes queridos domiciliados no Além;
A seara da esperança;
O clima da verdadeira compreensão humana;
O lar da fraternidade entre todas as criaturas;
A escola do Conhecimento Superior, desvendando as trilhas da evolução e a multiplicidade das moradas nos domínios do Universo.
Jesus - o amor.
Kardec - o raciocínio.
Jesus - o Mestre.
Kardec - o apóstolo.
Seguir o Cristo de Deus, com a luz que Allan Kardec acende em nossos corações, é a norma renovadora que nos fará alcançar a sublimação do próprio espírito, em louvor da Vida Maior.

Em Doutrina de Luz - Emmanuel / Francisco Cândido Xavier (Ed. GEEM)

(Texto recebido em email do Núcleo Espírita Chico Xavier de Niterói, RJ)