BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 11 de setembro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 104) Kau Mascarenhas

Kau Mascarenhas


Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Kau Mascarenhas, um baiano de Salvador nascido aos 12 de julho de 1966 é nosso entrevistado deste sábado. Formado em arquitetura Kau desenvolveu atividades como ilustrador, fotografo e nas artes plásticas. Hoje atua nas áreas de consultoria e treinamento ministrando aulas e participando de palestras, seminários. Como espírita desde os 16 anos de idade já atuou nas diversas áreas doutrinárias e participa de palestras e seminários pelo Brasil e também nos Estados Unidos para onde viaja frequentemente. É também autor do livro “Mudando para Melhor”.

Kau Mascarenhas, você poderia nos fazer sua auto apresentação?

Nasci e resido na linda cidade de Salvador, na Bahia. Então, devo ser alguém com bastante crédito lá em cima (risos). Sou o primeiro filho do casal Carlos e Marina Mascarenhas, pessoas que tiveram histórias de vida muito fortes e me ensinaram muito. Eles nasceram no interior do meu estado e passaram por dificuldades grandes sob o aspecto financeiro. Eram bastante jovens quando se casaram e tiveram que enfrentar os preconceitos da família pelo fato se serem primos. Meu pai foi meu grande modelo de honestidade e de amor ao estudo e ao trabalho. Desencarnou há 2 anos vitimado por um câncer de fígado. Minha mãe, uma mulher linda e vivaz, me ensinou os valores da alegria, da amizade e da solidariedade. Hoje é minha professora de resiliência: a capacidade de lidar com dificuldades com bravura e paz de espírito. Tem as sequelas graves de um AVC há cinco anos e não desiste de sorrir e de viver sua vida com dignidade. Tenho um único irmão, mais novo, uma pessoa muito especial, que amo muito. Inteligente, dedicado ao trabalho e à família. É um grande sonhador ao mesmo tempo em que mantém seus pés no chão.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Minha formação acadêmica deu-se em Arquitetura. Mas exerci a profissão por pouco tempo. Também trabalhei com design, ilustração, fotografia e artes plásticas. De vez em quando eu faço coisas nessas áreas. Mas hoje dedico verdadeiramente minha energia profissional à consultoria e ao treinamento, bem como à atividade de escritor. Desde cedo percebi que gosto muito de gente. Fiz cursos na área do desenvolvimento humano, uma pós-graduação em Consultoria Organizacional, um curso de especialização chamado Psicologia Holística e a formação completa em PNL – Programação Neurolinguistica. Assim me tornei uma pessoa que ajuda pessoas. Enfim, hoje sou um arquiteto de gente, alguém que leva a indivíduos e empresas novas formas de entender o desenvolvimento humano. Ministro aulas, palestras e seminários com temas diversos como Liderança, Vendas, Atendimento ao Cliente, Autoestima, Motivação, Falar em Público, bem como faço em meu instituto, o PRO-SER, os cursos de formação em PNL.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Eu reencontrei o Espiritismo com 16 anos de idade. Li “Motoqueiros No Além”, de Euricledes Formiga e Eduardo Carvalho Monteiro (Espíritos Diversos), e fiquei muito impressionado. Depois me senti absolutamente ávido de conhecimentos acerca do mundo espiritual e fui “devorando” todos os livros espíritas que conseguia encontrar. Entretanto a sensação era a de um reencontro, pois percebia aquelas realidades de forma muito tranquila - tudo era bastante familiar. Em pouco tempo comecei a frequentar centros espíritas e a trabalhar como evangelizador infanto-juvenil. Acredito que foi aos 21 anos que dei minha primeira palestra espírita e recordo do quanto tremi e gaguejei. Na ocasião a audiência deveria ter no mínimo cem pessoas. Saí dizendo pra mim mesmo: “esta foi a primeira, mas foi a pior palestra da minha vida – todas as próximas serão melhores”. Tomei como um desafio e me lancei nessa estrada com muita vontade de aprender, crescer, mudar, e oferecer o melhor de mim a quem me escuta. Assim desenvolvi com grande garra meu trabalho com oratória e hoje me sinto bem à vontade tanto com grandes plateias. Sempre que vou ao Centro Espírita Perseverança em SP, o maior em nosso país segundo me disseram, eu me sinto bem feliz e à vontade falando para 5 a 6 mil pessoas. Devo ao Espiritismo muito da minha excelência como palestrante. Foi na estrada religiosa que as sementes da minha vida profissional na área da comunicação foram plantadas.

A que casa espírita está vinculado presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?

Já estive em trabalhos fixos como palestrante, evangelizador e professor do Curso Básico de Espiritismo. Agradeço muito aos centros Instituto Kardecista da Bahia e à Casa de Redenção Joanna de Ângelis por confiarem em meu trabalho. Também atuei em outras instituições como o Centro Espírita Harmonia num grupo de cura.

Atualmente sou uma espécie de “free lancer” da espiritualidade. (risos) Atendo às casas espíritas de todo o Brasil, que me convidam para participar de grandes eventos fazendo palestras e seminários. Viajo também com alguma frequência aos Estados Unidos onde faço palestras em cinco estados para público, em sua maioria, constituído de brasileiros que lá residem. Desenvolvo um trabalho que faz pontes entre o Espiritismo e a Programação Neurolinguística. Para aqueles que se dedicam às atividades nos centros, sobretudo nas funções de palestrantes, entrevistadores, doutrinadores e evangelizadores, a PNL pode oferecer grande contribuição. Escrevi artigos sobre como a PNL pode ajudar o doutrinador de espíritos em reuniões de desobsessão e esse material circula pela internet e foi adotado como apostila para cursos em diversas casas espíritas. Basta entrar em www.portalespiritualista.org para baixá-lo.

Poderia nos fazer uma descrição de sua atuação no movimento espírita?

Como disse, iniciei com evangelizador, no final da adolescência. Adoro crianças e jovens. Também atuei em atendimento individual por telefone durante alguns anos como voluntário num serviço chamado S.O.S Preces. Dediquei-me igualmente ao trabalho de cura. Deixei essas áreas para atuar mais fortemente como palestrante, que é a atividade que mais me aproxima da minha missão de vida. Defino-me na seara espírita como um construtor de pontes e um liquidificador. Construtor de pontes por facilitar a chegada de pessoas à doutrina atraindo-as com uma linguagem mais adequada aos novos tempos. Misturando os conteúdos doutrinários com as abordagens quântica e neurocientífica, e associando-os também às técnicas e conceitos da PNL, bem como jogando neles umas pitadas de filosofia e psicologia, acabo sendo um “liquidificador”. Minhas palestras procuram levar a plateias bem heterogêneas os postulados codificados por Kardec de uma forma simples e ao mesmo tempo bem embasada. Gosto muito de usar a arte, o humor e a interatividade na minha forma de comunicação quando estou na tribuna. Sustento que, tanto em forma como em conteúdo, o trabalho dos palestrantes pode abraçar uma sistemática que o aproxime mais daqueles que recebem a mensagem, e assim se tornar mais eficaz. “Falar com” é bem melhor que “falar para”.

Tem atuado no trabalho de divulgação através de palestras?

Sim, essa é a minha principal forma de divulgar a doutrina. Também o faço através do meu livro “Mudando Para Melhor” que é um livro para pessoas de todas as religiões. Fico feliz em saber que ele é adotado por grupos de estudo psicológicos, holísticos e de outras religiões, e não apenas em casas espíritas. Também me senti inspirado a tratar de temas espirituais através da música. Compus letra e melodia de 14 canções que foram editadas no cd Vida Nova e que atingiram grande sucesso. Duas músicas são bastante especiais para mim: “Quero Nascer” que é uma canção anti-aborto, mostrando o diálogo do espírito reencarnante com sua mãe grávida, e a canção “Vida Nova” que dá nome ao cd. Essa última traz uma importante mensagem anti-vícios. A editora Altos Planos/Casa dos Espíritos, de Minas Gerais, está prestes a reeditar essas músicas sob a forma de um livro-cd. Além disso, utilizo-me da internet. Divulgo princípios, conceitos, poemas e artigos que escrevo através de:

Rede Ning: www.mudandoparamelhor.ning.com

Facebook: Kau Mascarenhas

Twitter: Kau Mascarenhas

Site: www.proserinstituto.com.br

Sou articulista do site: www.portalespiritualista.org

Blog: www.kaumascarenhas.blogspot.com

Quais os temas mais requisitados e como fazer o agendamento?

Sempre me pedem para tratar de temas que sejam de interesse geral, ligando Espiritismo à PNL, ou que mostrem interfaces da doutrina com psicologia e neurociências. Gosto de falar sobre como o conhecimento do espiritual pode ajudar as pessoas a mudarem para melhor e a serem mais felizes, ressaltando sua aplicabilidade no cotidiano. Há poucos dias voltei do Congresso Espírita de Natal, no RN, onde fiz conferências com os seguintes temas: “Corpo, Mente e Emoção em Conexão com o Espírito”, “Convicções Transformadoras: o Poder Motivador das Crenças para Mudanças na Vida”, “Percepção e Construção da Realidade: a Vida não é Sempre o que Parece”, “Sendo Inteiro com as Emoções”. Em minha última viagem aos Estados Unidos fiz seminários para trabalhadores espíritas em Connecticut sobre “Excelência em Comunicação”, e palestras com os temas “PNL e Espiritismo: em Busca da Excelência no Trabalho Cristão”, “A Alma e sua Alquimia Interior: Morte Contínua na Estrada da Vida”, “Espiritismo: Caminho de Transformação na Eterna Busca pela Felicidade”, “Autoconhecimento e Vivência do Autoencontro: A Coragem de Ser Único”, em cidades de New York, New Jersey, Connecticut, Massachusetts, Hamptons e Florida. Para fazer agendamento é importante que seja feito um contato com bastante antecedência e que as datas não choquem com atividades profissionais, que também são intensas. Tenho muito prazer em levar a Doutrina para os mais diversos estados e países. Entretanto, por uma questão de melhor aproveitamento do tempo, dou preferência a atender eventos com maior número de pessoas. Também faço palestras para agremiações de outras religiões.

Algo mais a acrescentar?

Sim. Gostaria de dizer que a fé é, para mim, um alimento. Há crenças que são simplesmente básicas para minha existência e corroboram o sentido da minha vida. Acredito em Deus. Acredito na existência da realidade extra-física. Acredito que estamos indo e voltando ao à vida material para concretizar a felicidade, tanto a nossa como a daqueles que nos cercam. Acredito que o Espiritismo não nos isola de conhecimentos em outras áreas; ao contrário, Kardec nos anima a buscar a verdade onde quer que ela esteja. O ser humano pode mudar e se tornar maior e mais pleno a cada dia quando abre a mente e o coração.


Suas despedidas aos nossos leitores.

Apenas quero animá-los a conhecer mais sobre assuntos diversos, sobretudo PNL, neurociência, filosofia e psicologia, e a fazer pontes com o Espiritismo. É maravilhoso ver que o espiritual está em toda parte e que podemos aplicá-lo também em nossa vida cotidiana – nos âmbitos pessoal e profissional. Que tal começarmos a mudar nossa crença sobre mudança? Sempre se falou sobre os três “d” da mudança: difícil, dolorosa e demorada. Questiono esse pensamento. Mudar pode ser uma experiência muito boa, pode ser um processo fácil, prazeroso e rápido em alguns casos. Mude sua vida. Faça a Doutrina migrar da cabeça para o coração e a coloque em seu dia-a-dia. E lembre da frase do escritor Jim Rohm: “Biografia não é Destino”. Biografia é o que escrevemos até hoje. Destino é o que escreveremos a partir de agora. A caneta está em nossa mão. Abraços!

Kau autografando na Bienal 2011 no Rio

Kau aos 3 anos de idade com a mamãe

Kau ao lado do pai na praia em Lauro de Freitas no ano de 2009

Kau, em Nova Iorque com Norma Guimarães, em 2007.

Foi Norma quem o levou para palestras nos EUA


Kau Mascarenhas em palestra na Flórida

Kau em Pompano, Flórida, EUA

Kau em Bethel, Connecticut, EUA, no ano de 2009

Kau com Mara Brandão, presidente do Centro “Amor e Luz” em New Jersey, EUA, 2008


Kau com a mãe no reveillon de 2009/2010

Kau em Marlboro Massachusetts, 2009

Kau em trabalho como fotógrafo. Muralha de Bergamo, Itália

Palestrando no Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento CBTD, 2008, em Santos SP

Capa do livro Mudando para melhor, de Kau Mascarenhas

Kau Mascarenhas proferindo palestra na Bienal 2011

Rio de Janeiro


Kau na Bienal do Rio 2011 proferindo palestra

Ilustração de Kau “menina”

Ilustração de Kau “menino”

Salvador, BA. Cidade natal do entrevistado Kau Mascarenhas

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Bate papo musical no C.E. Chico Xavier Guarulhos, SP

(Informação recebida em email de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

Bate papo musical no C.E. Chico Xavier Guarulhos, SP

(Informação recebida em email de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

Neste sábado. Bazar Beneficente na Casa da Cultura Espírita de Uberaba, MG

Queridos amigos,

Sobraram muitos brinquedos do bazar de 4a. feira. Vamos amanhã, sábado das

14 às 17 horas realizar outro bazar na Casa da Cultura. Os brinquedos estão muito baratos,

favor divulgarem para pessoas que fazem doações para aproveitarem a oportunidade.Contamos

com o apoio de sua divulgação.Vamos vender também roupas usadas e livros em geral.

Bazar Beneficente

Casa da Cultura Espírita de Uberaba

Dia 10 de setembro

Horário: 14 às 17 horas

Endereço: R.Tocantins, 285 Vila Celeste

Agradecemos pelo apoio.

A equipe organizadora

(Informação recebida em email de nilberto.betonil@gmail.com)

Registro. Palestra com Maria Aparecida Saboleski e Margarete Áquila São Bernardo do Campo, SP

No dia 08 de setembro, no Grupo Fraternal Bezerra de Menezes de São Bernardo do Campo, tivemos a palestra com o tema MARIA DE NAZARÈ, apresentadas pela dupla Maria Aparecida Saboleski e Margarete Aquila.

(Informações e fotos recebidas de Ademir Mendes)

Público no Grupo Fraternal Bezerra de Menezes

Maria Aparecida Saboleski

Margarete Áquila

Margarete e Maria Aparecida

Programação e expositores do 2º. Encontro Espírita Panamenho Panamá

SÁBADO, 17 DE SEPTIEMBRE DE 2011

7:00 - 8:00 AM

Entrega de Credenciales

8:15 - 9:00 AM

Ceremonia de Inauguración
Oración Inicial
Acto Cultural

9:00 - 9:50 AM

Conferencia
FENÓMENOS PSÍQUICOS Y MEDIÚMNICOS A
TRAVÉS DE LOS TIEMPOS
Fabio Navas (Colombia)

9:50 - 10:00 AM

INTERVALO

10:00 - 11:30 AM

Panel: NOCIONES PRELIMINARES
Manuel De La Cruz (Cuba)
Sandra Estévez (Colombia)
Haydée de Zamora, Luis Carlos Ruíz, Ricardo Castillo y Roberto Gómez (Panamá)

11:30 AM - 12:30 PM

LA PRESENCIA DEL AMOR EN LAS COMUNICACIONES CON LOS ESPÍRITUS
María de la Gracia de Ender (Panamá)

12:15 - 2:00 PM

ALMUERZO

2:00 - 3:00 PM

MEDIUMNIDAD Y PERIESPÍRITU
Edwin Bravo (Guatemala)

3:00 - 4:00 PM

TIPOS DE MEDIUMNIDAD Y DE MÉDIUMS
Jorge Francisco León (Colombia)

4:00 - 4:15 PM

INTERVALO

4:15 - 5:15 PM

PRÁCTICA RESPONSABLE, PELIGROS
Y ESCOLLOS DE LA MEDIUMNIDAD
Carmen Cardona (Colombia)

5:15 - 7:15 PM

SESIÓN DE PINTURA MEDIÚMNICA
Florencio Antón (Brasil)

7:30 - 7:45 PM

Exposición de Pintura Mediúmnica

7:45 - 8:00 PM

Acto de Clausura

DOMINGO, 18 DE SEPTIEMBRE DE 2011

8:00 - 8:05 AM

Apertura
Oración Inicial

8:05 - 9:35 AM

Panel: EVIDENCIAS CIENTÍFICAS DE LA COMUNICABILIDAD DEL ALMA

COMPROBACIÓN CIENTÍFICA DE LA COMUNICABILIDAD DEL ALMA
Ney Prieto Peres (Brasil)

ESTUDIO DE NEUROIMÁGENES
DE MÉDIUMNS EN TRANCE
Julio Peres (Brasil)

TRANSCOMUNICACIÓN INSTRUMENTAL
Edwin Bravo (Guatemala)

9:35 - 10:30 AM

LA OBSESIÓN: CAUSA, TIPOS,
CONSECUENCIAS Y TRATAMIENTO
Fabio Navas (Colombia)

10:30 - 10:45 AM

INTERVALO

10::45 - 11:40 AM

ENFERMEDADES CAUSADAS
POR LAS OBSESIONES
Fabio Villarraga

11:40 - 12:30 PM

CONTRIBUCIÓN DE LA MEDIUMNIDAD
A LA MEDICINA
Sérgio Thiesen

12:30 - 2:00 PM

ALMUERZO

2:00 - 2:45 PM

CHICO XAVIER: EL APÓSTOL
DE LA MEDIUMNIDAD CON JESÚS
Izaura Hart (Brasil)

2:45 - 3:00 PM

Ceremonia de Clausura

3:00 - 3:50 PM

Conferencia
EL LIBRO DE LOS MÉDIUMNS:
GUÍA SEGURA PARA EL ESTUDIO
Y LA PRÁCTICA DE LA MEDIUMNIDAD
Carmen Cardona (Colombia)

(Informação recebida em email de YOLANDA IBARRA RIVAS yolandair7@yahoo.es)

XIII Semana Espírita de Diadema, SP

(Informação recebida em email de Ademir Mendes)

Palestra “Homeopatia e Espiritismo” com Dr. Humberto Portugal Nova Friburgo, RJ

(Informação em email de Giovana Campos)

1633º. Encontro Fraterno Auta de Souza Taguatinga DF e Planaltina GO



www.encontrofraternodf.org.br

1633o. Encontro Fraterno Auta de Souza

Dias 17 e 18 de set de 2011

Locais: Taguatinga DF e Planaltina GO

Tema Central: O difícil momento do planeta

Temas de estudos: Namoro e Internet; Sexo livre, sensualidae e aborto; Drogas; Ecologia e Espiritismo; Manifestações de agressividade na família; O sexo na visão espírita; Reforma íntima; Fazer o bem faz bem; Namoro e Internet entre outros.

Apresentação artística: Banda Nova Luz e Alexandre Paredes.

Contato: Regina (regina1108@gmai.com) Tel (61) 9242.3767 e Jussara (jussaraclimeira@gmail.com) Tel (61) 8138.7363

(Informação recebida em email de Regina Moreira regina1108@gmail.com)

Palestra musicada com Wanyr Caccia no C.E. Fé e Caridade Andradina, SP

(Informação recebida em email de José Roberto Lopes jrl.jrl@uol.com.br)

Leia sobre Wanyr Caccia

Acessando: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/03/focalizando-o-trabalhador-espirita_27.html

Palestras com o orador Ismael Batista da Silva São Paulo-capital e região

DIA: 19 Segunda-feira

IRMANDADE ESPÍRITA AMIGOS DA PAZ

Rua Daniel Defoe N. 448

Vila Arriete - Interlagos

Horário: 20.00

DIA: 20 Terça-feira

CENTRO ESPÍRITA JESUS É O CAMINHO

Rua Arminda de Lima N. 403

Vila progresso Guarulhos

Horário: 20.00

DIA: 21 Quarta-feira

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA RAIO DE LUZ

Rua Maria Antonieta N. 97

Bairro Bangú Santo André

Horário: 20.00

DIA: 22 Quinta-Feira

CENTRO ESPÍRITA BENÇÃO DE PAZ

Rua Lutécia N. 679 Vila Carrão

Horário: 21.00

DIA: 23 Sexta-feira

CENTRO ESPÍRITA MANOEL BENTO

Rua Alfredo Puyol N. 77 Santana

Horário: 20.00

DIA: 24 Sábado

ASSOCIAÇÃO ESP. KARDECISTA RAIO LUZ

Av Dr Francisco Filho N. 1718 Jd N. S. Carmo

Horário: 20.00

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Leia sobre o orador Ismael Batista da Silva

Acessando: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/09/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

4º. Encontro Espírita do C.E. Bênção de Paz São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Participação Espírita na 8ª. Bienal Internacional do Livro de Pernambuco. Olinda, PE

Com imensa alegria, convidamos para a 8ª edição da Bienal Internacional do Livro de Pernambuco, que acontecerá de 23 de setembro a 2 de outubro de 2011 no Centro de Convenções de Pernambuco. Neste espaço de interações, pela primeira vez, será realizada uma Programação Espírita, cuidadosamente preparada por nós do Clube do Livro Espírita Luz da Verdade, para prestigiar aqueles que buscam desenvolver sua Espiritualidade.

Serão mais de 20 palestras, espaços de contos infantis, 15 lançamentos, momentos de arte, debates, sessões de autógrafos, um time de escritores e palestrantes de excelência na condução dessas atividades, livros melhores editoras do país com descontos especiais, visando proporcionar a todos oportunidades de enriquecimento espiritual, num clima de confraternização e paz.

As palestras acontecerão nos Teatros Brum e Beberibe, e a interação com os escritores (e sessões de autógrafos) e também os contos infantis acontecerão no estande do Clube do Livro Espírita Luz da Verdade, localizado na 1ª rua à direita da entrada do pavilhão, ao lado do estande da Brasilcard (cartão do Professor) e próximo à Administração da Bienal.

Convidados:

1. Adeilson Salles (SP)|*

2. Alexandre Simão (PE)

3. Alisson Guedes (PE)

4. Ariane Cajazeiras (CE)*

5. Carlos Pereira (PE)

6. Cristina Amaral (PE)

7. Francisco Cajazeiras (CE)

8. Gládis Pedersen (RS)*

9. Heloisa Pires (SP)

10. Humberto Vasconcelos Jr (PE)

11. Joseval Carneiro (BA)*

12. Leonardo Machado (PE)

13. Merlânio Maia (PB)

14. Severino Celestino (PB)

15. Silvério Pessoa (PE)

16. Spencer Júnior (PE)

17. Tião Santos (RJ)*

18. Valci Silva (SP)

*1ª vez em Recife.

Temas como Bullies, Drogadição, Depressão, Religiosidade, Educação e Família, Literatura infantojuvenil, Música e Religião e Transição planetária serão apresentados e debatidos, para um maior esclarecimento do público presente e dos internautas (o Seminário dos dias 1º e 2 de outubro deverá ser transmitido pela TVCEI www.tvcei.com)

Divulgue, apoie esta iniciativa, venha participar conosco desse momento histórico para o Espiritismo, e ajude a manter acesa esta chama da divulgação. O propósito é apresentar ao público o que a Doutrina tem de melhor a oferecer para o avanço da ciência, da arte, da literatura, da educação e de todos os campos do conhecimento.

Além disso, o sócio (novo ou antigo) poderá escolher livros em nosso estande como parte de sua assinatura. Aproveite: cada livro sairá ao preço de R$ 16,50 (o que significa desconto de até 60%).

Informe-se, associe-se e desfrute de boa leitura com preços imperdíveis.

É o Clube do Livro Espírita Luz da Verdade, rompendo barreiras, fazendo a parte que lhe cabe na construção de um mundo melhor.

Mapa da Bienal e arquivo completo, em formato pdf, em anexo.

Mais informações em http://www.clubedolivroespirita.net e no site da Bienal http://www.bienalpernambuco.com

P R O G R A M A Ç Ã O E S P Í R I T A

  1. Local: CANTO DO CONTO (Estande do Clube do Livro Espírita) – contos infantis diariamente, manhã e tarde.
  2. Local: CANTO DO ESCRITOR (Estande do Clube do Livro Espírita) – Sessões de autógrafos diariamente, em diferentes horários.

3. Local: TEATRO BRUM

DATA

HORA

ATIVIDADE

25.set.2011 (Dom)

15h às 16h50

Palestra e debate: BULLIES… REFLEXOS DO PROCESSO EDUCACIONAL?

HELOISA PIRES (SP) E HUMBERTO VASCONCELOS JÚNIOR (PE)

29.set.2011

(Qui)

10h às 10h50

Palestra e debate: O JOVEM E A DROGADIÇÃO

VALCI SILVA (SP)

29.set.2011

11h às 11h50

Palestra e debate: CONSTRUINDO VALORES, EM CASA E NA ESCOLA

ADEILSON SALLES (SP)

29.set.2011

13h às 14h50

Oficina para educadores: A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS

GLÁDIS PEDERSEN (RS)

29.set.2011

15h às 15h50

Palestra e debate: PROJETO CICLOS: MÚSICA, CIDADANIA E ESPIRITUALIDADE

SILVÉRIO PESSOA (PE)

02.out.2011

(Dom)

11h às 12h50

Palestra e debate: CIÊNCIA DAS RELIGIÕES - O ECUMENISMO EM BASES CIENTÍFICAS E O TRABALHO DE ANÁLISE DAS TRADUÇÕES BÍBLICAS

SEVERINO CELESTINO (PB)

4. Local: TEATRO BEBERIBE

  • Seminário “LITERATURA, CIDADANIA, CIÊNCIA E ESPIRITUALIDADE”, dias 1º e 2 de outubro de 2011
    • Teatro Beberibe, 1º de outubro de 2011, das 10 às 20 horas

Data

HORA

ATIVIDADE

1º.out.2011

10h

Abertura

Divulgação de “O FILME DOS ESPÍRITOS”

Momento: "ARTE, LITERATURA E ESPIRITUALIDADE"

MERLÂNIO MAIA (PB)

1º.out.2011

10h40

Palestra: "CIÊNCIA, FILOSOFIA E RELIGIÃO, ALICERCES DO ESPIRITISMO"

JOSEVAL CARNEIRO (BA)

1º.out.2011

11h20

É hora da contAÇÃO! Despertando a criança que existe em você.

ADEILSON SALLES (PE)

1º.out.2011

11h35

Palestra: "RELIGIÃO E RELIGIOSIDADE - INFLUÊNCIAS NO PROCESSO DE FORMAÇÃO DO SER"

SEVERINO CELESTINO (PB)

1º.out.2011

13h30

Palestra: "NOSSOS FILHOS SÃO ESPÍRITOS"

CARLOS PEREIRA (PE)

1º.out.2011

14h10

Palestra: "A IMPORTÂNCIA DA LINGUAGEM SIMBÓLICA DA LITERATURA NA EDUCAÇÃO DO SER"

GLÁDIS PEDERSEN (RS)

1º.out.2011

14h50

É hora da contAÇÃO! Despertando a criança que existe em você.

ARIANE CAJAZEIRAS (CE)

1º.out.2011

15h05

Palestra: “AS OBRAS DE EMMANUEL E DE YVONNE A. PEREIRA ENTRE OS 10 MELHORES LIVROS DO SÉCULO XX”

ALYSSON GUEDES (PE)

1º.out.2011

15h45

Intervalo

1º.out.2011

16h15

Palestra: J. HERCULANO PIRES - NO DIZER DE EMMANUEL: “O METRO QUE MELHOR MEDIU KARDEC”

FRANCISCO CAJAZEIRAS (CE)

1º.out.2011

17h00

Palestra: "EDUCAÇÃO E ESPIRITUALIDADE: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO NA ATUALIDADE"

ALEXANDRE SIMÃO (PE)

1º.out.2011

17h40

Palestra: "QUE FIZESTES DOS FILHOS QUE VOS CONFIEI?"

HUMBERTO VASCONCELOS JÚNIOR (PE)

1º.out.2011

18h20

Palestra: "GÊNESE - DE MOISÉS A KARDEC"

SEVERINO CELESTINO (PB)

1º.out.2011

19h10

Palestra: "TEMPO DE ESCOLHAS"

FRANCISCO CAJAZEIRAS (CE)

1º.out.2011

20h

Encerramento do 1º dia do Seminário

    • Teatro Beberibe, 2 de outubro de 2011, das 10 às 18 horas

Data

HORA

ATIVIDADE

2.out.2011

10h

Abertura

2.out.2011

10h10

Palestra: "CONTRIBUIÇÕES SOCRÁTICAS E ESPÍRITAS PARA A EDUCAÇÃO DO SER"

LEONARDO MACHADO (PE)

2.out.2011

10h50

É hora da contAÇÃO! Despertando a criança que existe em você.

GLÁDIS PEDERSEN (RS)

2.out.2011

11h05

Palestra: "CONFIANÇA EM FAMÍLIA - O DIÁLOGO COMO BASE DESSA RELAÇÃO"

ADEILSON SALLES (SP)

2.out.2011

13h30

Palestra: "MÚSICA E RELIGIÃO"

SILVÉRIO PESSOA (PE)

2.out.2011

14h10

Palestra: “RECICLANDO VIDAS”

TIÃO SANTOS (RJ)

2.out.2011

14h40

Interação com o público (perguntas e respostas)

Participação: Tião Santos, Silvério Pessoa e Sinara Batista

2.out.2011

15h10

Palestra: "DEPRESSÃO EM IDOSOS"

SPENCER JÚNIOR (PE)

2.out.2011

15h50

Intervalo

2.out.2011

16h20

Palestra: “A FAMÍLIA, A SOCIEDADE E AS DROGAS”

Palestrante: VALCI SILVA (SP)

2.out.2011

17h00

O ESPIRITISMO ESCLARECE

Interação (público e escritores convidados)

2.out.2011

18h00

Momento: “ARTE, LITERATURA E ESPIRITUALIDADE”

CRISTINA AMARAL (PE)

5. Local: PLATAFORMA DE LANÇAMENTOS

DATA

HORA

AUTORIA

TÍTULOS

24.set.2011

14h

Adeilson Salles (SP)

1. A COBRA QUE USAVA CHINELO (infantil)

2. PEDALA SACI (paradidático infantil)

26.set.2011

14h

Adeilson Salles (SP)

O MENINO AZUL (infantil)

27.set.2011

15h

Adeilson Salles (SP)

A.N.J.O.S. EM ROMEU E JULIETA (juvenil)

30.set.2011

15h

Joseval Carneiro (BA)

BEM-ESTAR (autoajuda)

1º.out.2011

16h

Carlos Pereira (PE)

CARTAS À REPÚBLICA - MEMÓRIAS DE ESTADISTA NA IMORTALIDADE, espírito Joaquim Nabuco

1º.out.2011

13h

Francisco Cajazeiras (CE)

TEMPO DE ESCOLHAS – Mensagens para um mundo em transição

1º.out.2011

15h

Gládis Pedersen (RS)

A MENINA DO FAROL/UM PEDAÇO DE PÃO (Projeto Conte Mais - Editora Francisco Spinelli/FERGS)

1º.out.2011

11h

Merlânio Maia (PB)

1. CONTOS, CAUSOS E POESIA DE CHICO AMOR XAVIER

2. SUBLIME EPOPÉIA - A Vida de Jesus na poética popular.

1º.out.2011

16h

Spencer Júnior (PE)

ARQUITETURA DA EXISTÊNCIA (psicológico)

2.out.2011

11h

Joseval Carneiro (BA)

VIVER MAIS (autoajuda)

2.out.2011

14h

Adeilson Salles (SP)

JOÃOZINHO E O PÉ DE LIVRO (paradidático)

CARTAS À FAMÍLIA (adulto, mediúnico)

(Informação em email de Valci Silva)

VEJA TODA PROGRAMAÇÃO DA VIII BIENAL AQUI:

http://www.bienalpernambuco.com/