BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 27 de agosto de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 102) Flávio Braun Fiorda

Flávio Braun Fiorda

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Nosso Focalizando o Trabalhador Espirita deste sábado buscou ouvir o médico Flávio Braun Fiorda, um paulistano que reside na cidade de Santos. Nascido em berço espírita Flávio se iniciou ainda cedo no estudo da doutrina codificada por Allan Kardec e passou a prestar seus serviços na seara. Com efeito, desde os seus tempos de universidade Flávio liderou iniciativas que permitissem levar a mensagem espírita àquele meio. Foi o caso do GEME que se consistiu no primeiro núcleo universitário de estudos em medicina e espiritualidade do Brasil. A partir dai e até hoje Flávio Braun Fiorda participa ativamente dos trabalhados das Associações Médico Espíritas a nivel local, nacional e internacionalmente. No seu trabalho conta a parceria de uma esposa extremamente dedicada na divulgação espírita, a conhecida jornalista Giovana Campos(*).

Dr. Flávio Braun, pode nos fazer sua apresentação?

Meu nome é Flávio Braun Fiorda. Nasci na cidade de São Paulo, no bairro de Santo Amaro, na zona sul, em 15 de outubro de 1972, filho único de Nelson Fiorda e Aurilene Braun Fiorda, descendentes de italianos e alemães. Mudei-me para São Vicente, SP, em 1978, (onde passava as temporadas de verão) e atualmente moro em Santos-SP. Sou torcedor do Santos, adoro pizza e lasanha, e sou muito bem casado com a jornalista Giovana Campos desde 2003, bela mulher e companheira, sem filhos por enquanto.

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Fiz faculdade de medicina na Fundação Lusíada, em Santos, e fui estudar psiquiatria na Clínica Cristália, em Itapira-SP e me especializei em Terapia de Vida Passada na SBTVP (Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada) em Campinas-SP. Trabalho em meu consultório particular em Santos e faço plantão de psiquiatria no hospital municipal de São Vicente.

Como conheceu o Espiritismo e desde quando é Espírita?

Sou espírita desde sempre, pois minha família já fazia parte desta seara, que fui conhecendo aos poucos com livros, estudando e freqüentando casas espíritas.

A que Casa Espírita esta vinculado presentemente?

Vou ao CEU (Companheiros Espíritas Unidos) no bairro do Embaré, em Santos. Trabalho na sessão de cura e de passe, palestrando rotineiramente por lá.

Poderia nos fazer um retrospecto de sua participação no movimento espírita durante esses anos? Qual a sua participação em nível de Associação Médico Espírita?

Iniciei ainda estudante de medicina aqui em Santos em 1993, o primeiro núcleo universitário de estudos em medicina e espiritualidade do Brasil (GEME), que foi organizado pelo Dr. Fernando Guimarães, médico cirurgião, que tive o privilégio de conhecer e dele ser amigo até hoje. Após especializações profissionais, retornei à Associação Médico-Espírita de Santos em 2000, trabalhando por ela desde então e hoje estou como seu atual presidente, além de presidir a Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada (SBTVP), que foi fundada pela Dra. Maria Teodora Guimarães, em 1994, psiquiatra espírita e amiga de todas as horas desde sempre. Atualmente, tenho feito diversas palestras em várias casas espíritas, faculdades e espaços públicos em várias cidades. Ministro o curso de TVP da SBTVP e dou aulas na Unisanta - Universidade Santa Cecília, no curso de aperfeiçoamento em pós–graduação “Bases da Integração Cérebro-Mente-Corpo-Espírito” organizado pela AME-Santos. E dirijo, junto com minha esposa, o Departamento de Comunicação da AME - Brasil.

Poderia nos falar sobre o que seja a TVP- Terapia de Vida Passada?

A Terapia de Vida Passada, de acordo com a SBTVP, é uma abordagem psicoterápica que tem como princípio teórico básico a hipótese científica da reencarnação e utiliza a regressão de memória como a técnica base de tratamento. O tema da reencarnação sempre é abordado como objeto de estudo de vários cientistas renomados nesse meio, não tendo absolutamente quaisquer ligações com aspectos místicos ou religiosos.

A Terapia de Vida Passada admite também (como outras formas de psicoterapias) a existência de um inconsciente, com um conceito que transcende aos estudados até agora e que, quando bem acessado pela técnica de regressão de memória, permite levar o paciente a entrar em contato com lembranças quer relacionadas a fatos da vida atual, quer relacionadas a existências pregressas do mesmo e que tenham estreita ligação com seus problemas psíquicos e/ou somáticos do momento presente. Esse acesso é possível pela criação de um estado alterado de consciência, mas sem a necessidade do uso da hipnose.

De acordo com a SBTVP, partimos do pressuposto de que há quatro princípios fundamentais que são à base de nossos problemas atuais:

1. Fatos traumáticos não resolvidos

2.o conceito de caráter em TVP

3.o conceito de padrões e contra padrões de comportamento

4.o conceito de "presenças" em terapia

Esses conceitos norteiam a sessão de TVP, que é constituída de três partes:

•levantamento do problema

•a compreensão das causas do mesmo (através da utilização da técnica de regressão de memória)

•utilização de técnicas de reprogramação, que geram a mudança efetiva na problemática do cliente

A TVP contém indicações e contra-indicações que devem muito bem ser observadas pelo profissional que dela faz uso (sempre um psicólogo ou médico qualificado, exigindo-se de ambas as categorias uma formação específica em cursos de formação condizentes com a seriedade que o tema requer).

Concluindo, é necessário que todos nós, que trabalhamos com a doença mental em toda sua abrangência, estejamos atentos a um novo paradigma que está surgindo nesse final de século, onde a inclusão do aspecto espiritual (transcendente em tempo e espaço) se faz necessária. Não se pode negar que, ao lado de brilhantes descobertas e brilhantes estudiosos na área da compreensão humana, muito ainda está por fazer. A cura ou alívio das dores de nossos clientes deve ser nosso objetivo maior enquanto "curadores da alma". Certamente esse também é o maior objetivo da Terapia de Vida Passada!

Sabemos que existem pessoas sem formação médica que se utilizam da TVP. Há algum inconveniente?

Sim, somente médicos, de preferência da área da psiquiatria, e psicólogos, no ponto de vista da SBTVP, é que poderiam praticar esta técnica. Os demais profissionais não estão minimamente preparados para trabalhar com o psiquismo humano. Não somos simples “fazedores de regressão”, o que seria muito fácil. Precisamos ser bons psicoterapeutas e para isso, precisa-se de muito estudo e um bom curso de formação em TVP, com aulas teóricas, práticas e supervisões regulares, o que levaria no mínimo um ano de formação.

O conhecimento espírita ajuda no trabalho de TVP?

Sem dúvida, os livros psicografados por Chico Xavier e outros médiuns, nas orientações de Emmanuel e André Luiz são verdadeiros tratados de medicina e psicologia, mudando o paradigma materialista-reducionista para uma visão holística do ser humano.

Sob o ponto de vista de investigação cientifica a TVP prova o dogma da reencarnação?

Sim, basta analisarmos o primoroso trabalho conduzido pelo psiquiatra canadense Ian Stevensson, que sempre apoiou a possibilidade de reencarnação, apesar de ele mesmo ter sido sempre muito cauteloso ao se referir a elas como "casos sugestivos de reencarnação". Um de seus livros, 20 Casos Sugestivos de Reencarnação e vários artigos nos trazem boas reflexões. Tive o prazer de compartilhar os conhecimentos junto ao psicólogo islandês Erlendur Haraldsson, em diferentes ocasiões. Erlendur também estuda brilhantes casos de crianças que se recordam de suas vivências passadas. Claro que não poderia deixar de citar o querido proferssor Hernani Guimarães Andrade com sua contribuição inestimável para os estudos de reencarnação aqui no Brasil.

O senhor tem alguma investigação a esse respeito?

Não, os meus achados estão apenas em níveis observacionais. Não coloquei os dados no papel e também nunca fiz uma pesquisa mais aprofundada para checar a veracidade dos relatos dos pacientes. O que vale a pena ressaltar é o benefício que todos eles passam a ter depois que descobrem como melhorar seu presente e o futuro, após se conscientizarem de alguns ‘percalços’ do passado. Afinal, o que vale é a reforma interior.

Algo mais que queira acrescentar?

Agradeço sempre a oportunidade de compartilhar os bons momentos com aqueles que passam por nosso caminho, sempre estreitando os laços de amizades e agradeço sempre a benção de ajudar algum irmão mais necessitado.

Parabenizo o seu trabalho, Ismael, na lida diária da divulgação da Doutrina Espírita, sempre levantando fatos e notícias que acontecem neste nosso imenso país e também dos amigos-irmãos do exterior.


Flávio Braun Fiorda aos 2 anos


Flávio, no centro, com avó, mãe, sogro e a esposa Giovana


Flávio Braun com a esposa Giovana Campos

Flávio e Giovana em em congresso da SBTVP

Giovana e Flávio Braun

em momento de lazer no Rio Grande do Sul no ano de 2009

Flávio Braun. Passeio no Rio Grande do SUL. 2009

Flávio, Giovana e o frio

Flávio Braun e o amor aos animais

Flávio Braun, o quarto a partir da direita, com a equipe da Associação Médico-Espírita de Santos

Flávio Braun proferindo conferência no VIII Mednesp. A esposa Giovana Campos está na extrema esquerda

(*) Leia Focalizando o Trabalhador Espírita com Giovana Campos acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/08/focalizando-o-trabalhador-espirita_29.html


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

III Simpósio de Filosofia Espírita São Paulo

19º. Canelone Beneficente da AEVV Araçatuba, SP

(Informação em emails de Maderlene de Almeida Yamada e de Flávio Ortiz fortizpublicidade@gmail.com)

Palestra com Reginaldo Cordoa na Casa da Sopa Matão, SP

(Informação recebida em email de alg.gouvea@gmail.com ; em nome de; casadasopa - Iraí Ramos casadasopa.irairamos@gmail.com)

Inaugurada a Livraria Espírita Nova Era Nova Lima, MG

Boa tarde amigos!

Visitem nosso blog: www.itapuaeditora.com.br/blog

Sonia Cota
Depto. Vendas
vendas@itapuaeditora.com.br
www.itapuaeditora.com.br
www.itapuaeditora.com.br/blog

031 3357-6550

Ouça a RADIO BOA NOVA - www.radioboanova.com.br programa "PERANTE A ETERNIDADE" todas as quintas feiras ás 14:00 horas nós estaremos lá conversando com você sobre o tema "REENCARNAÇÃO DIVINA BENÇÃO", venha refletir conosco!...

A Itapuã Editora e Gráfica respeita a sua privacidade e é contra o spam na rede. Caso não deseje mais receber nossos informativos, responda este e-mail com o assunto REMOVER DA LISTA.

(Informações recebidas em email de Aliança Espirita de Propaganda e Caridade AEPC aliancaepc@yahoo.com.br)

Festa do Perseverança São Paulo, SP

Anualmente, é realizada a Festa do Perseverança, organizada pelos 5.000 voluntários do

Centro Espírita Perseverança

Caracterizada por diversas barracas de comida, brincadeiras, música ao vivo e acima de tudo muita alegria!

Toda a renda da festa é destinada a manutenção do atendimento às mais de 2.000 crianças do Serviço Social Perseverança.

Participe! Você também estará colaborando!

(Informação recebida em email de Elizeth Corona)

1º Seminário de Arte Espírita Santos, SP

(Informação em email de Regina Bachega)

Registro. palestra com Ismael Batista da Silva Socorro, SP

Estivemos em Socorro-SP, na noite de ontem, quinta-feira, dia 28 de agosto de 2011, na palestra de Ismael Batista da Silva, da cidade de Guaxupé-MG, no Grupo de Estudos Espírita Nosso Lar, na cidade de Socorro-SP, onde Ismael abordando o tema: “Vencendo Dificuldades de Relacionamento”. Ismael proporcionou ao público presente, as lições para o dia a dia, os ensinamentos do Mestre Jesus, para melhor convivência na oportunidade da vida que temos como presente de Deus.

O orador, muito alegre e carismático, conduziu a palestra por mais de uma hora onde o público que lotou as dependências do lindo Centro de Estudos Nosso Lar, esteve todo o tempo atento e participativo com a oportunidade da noite, levando para dentro de si a consciência de que o sermos positivos e otimistas depende de cada um e não do que está à nossa volta.

Ao final da palestra, Ismael Batista da Silva, fez a apresentação do livro que foi o tema da palestra, citando trechos abordados na sua fala e também abriu espaço para os autógrafos e bate-papo com todos os presentes, ficando ainda mais um pouco com as representantes anfitriãs para um chá e mais bate-papo, deixando espaço para retorno numa próxima oportunidade.

(Texto e fotos recebidos de Otávio Cunha)

Ismae Batista em sua fala.

Mariângela. Prece e apresentação do orador

Público

Ismael Batista autografando seu livro Vencendo dificuldades de relacionamento em Socorro, SP


Hora do lanche

Curso de oratória São João da Boa Vista, SP



(Informações em email de Elaine Menato)


A arte de educar com arte: O Baile São Paulo, SP

(Informações recebidas em email de Flávia Uhlmann flaviaruh@terra.com.br)

Saulo Gomes na XV Bienal do Livro Rio de Janeiro, RJ

(Informações recebidas em email de Leopoldo Zanardi)

Palestra “A família do dependente químico” Santo André, SP

(Informações em emails de Jorge Rezala e de Regina Bachega)

Palestra e música no C.E. Servos de Jesus São Paulo, SP

Aniversário 58 anos

expositor:

Plínio Bueno Penteado Jr.

harmonização musical: Andrea Bien

Tema

" Não viver só

de aparências".

Data

29/08/2011

2ª feira 20h

Local

C E Servos de Jesus

Rua Candido Figueiredo

nº 492

Vila Gustavo
São Paulo - SP

(Informações recebidas em email de Jorge Rezala)

Moacyr Camargo no Allan Kardec Birigui, SP

Moacyr e Cleide Bucalon

Amados amigos meus, boa noite!!!!

Linda notícia para que espalhem em suas listas e ajudem a divulgar e que compareçam, Sérgio confirmou que:_

Domingo dia 28/08/2.011 às 20:00

Local - Sociendade Allan Kardec de Estudos Espíritas

Endereço - Av:-Euclides Miragaia (próximo ao Tiro de Guerra).

Presença de Moacyr Camargo

Moacyr é um trabalhador dedicado do movimento espírita que faz apresentações belissimas com canções de sua autoria, um trabalho feito com muita dedicação, carinho e atenção, portanto se programe e vamos vivenciar uma linda noite ao som do querido Moacyr Camargo. Nós vemos lá, com certeza.

(Informações em email de Cleide Bucalon)

Recital com Saulo Laucas Pereira no Ave Cristo Birigui, SP

(Informações em email de Fábio Ramos)

Leia mais sobre Saulo Laucas

Acesse: http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/07/receita-de-felicidade.html

X Confraternar Campo Florido, MG

Dia 18 de Setembro de 2011
Local: Fraternidade Espírita de Campo Florido-MG.

Programação:
7h 30 - Recepção
8h - Musical
8h 30-Palestra de Neusa Mendonça, de Uberlândia
Tema: É indispensável manter o Espiritismo, qual foi entregue pelos Mensageiros Divino a Allan Kardec.
9h 30 - Intervalo
9h 45 - Palestra de Marival Veloso - União Espírita Mineira
Tema: Kardequizemos para evoluir com acerto à frente do Cristo.
10h 45 - Palestra de Manoel Tiburcio, de Ituiutaba.
Tema: Espiritismo com Jesus, kardec e Chico Xavier - Por quê?
11h 45 - Intervalo para almoço
13h 15 - Mesa de Prosa.
15h - Encerramento e escolha da cidade sede do XI CONFRATERNAR-2012


Evento gratuíto!

(Informação em email de Braz Marques brazjomarques@terra.com.br)

Ouça palestra com André Marouço Diretor de O Filme dos Espíritos Araçatuba,, SP

Acesse: www.avozdoespiritismo.com.br

Palestras de André Marouço sobre o "Filme dos Espíritos"

André Marouço

Foto Ismael Gobbo

Palestras do Diretor André Marouço - sobre "O Filme dos Espíritos" - (Mundo Maior Filmes/FEAL)

Palestra " O Filme dos Espíritos"


Data - local -

30/08 - C.E Jesus é o Caminho - Rua Arminda de lima, 403 - V Progresso - Guarulhos/SP - 19:30hs

31/08 - C.E Luz Divina - Av. Horácio Lafer,720 - Itaim/SP - 20:15hs

04/09 - C.E Seara Bendita - Rua Demóstenes,834 - Campo Belo/SP - 9:00hs

07/09 - C.E Batuira - Rua Caiubi, 1306 - Perdizes/SP - 19:15hs

08/09 - C.E Reencontro Móoca - Rua Sebastião Preto, 47 - Móoca/SP - 20:30hs

09/09 - Jantar Iluminado Casas André Luiz - Salão Nobre do Sport Club Corinthians Paulista - Rua São Jorge, 777 – Tatuapé/SP - 19:30

10/09 - IMA ( Instituto de Medicina do Além) -João Berbel - Rua: Tarsila do Amaral, N° 550 - Franca/SP

14/09 - C.E Joana de Angelis - Av. Gilberto Amado número; 311 – Barra da Tijuca – Rio de Janeiro - 20 hs

15/09 - Instituto Espírita Bezerra de Menezes - IEBM - Rua Coronel Gomes Machado, 140 - Niterói- Rio de Janeiro - 15:00 e 19:00 hs

16/09 - Grupo da Fé- GEFE - Rua. Dr. Sardinha, 149 - Santa Rosa - Rio de Janeiro - 20 hs

17/09 - FEIC - Fraternidade Espírita Irmãos Caiscais - Estrada do Pau do Ferro, 1344 - Freguesia - Jacarepaguá - 11 horas

17/09 - C.E Ramatis - Rua José Higino, 176 - Rio de Janeiro - Tijuca - 18:00

18/09 - C.E Perseverança - Rua Bruna, 53 - Chácara Mafalda - São Paulo - 11 hs

29/09 - Federação Espírita de São Paulo - Rua Maria Paula, 140 - Bela Vista - São Paulo - 19 hs

30/09 - C.E 3 de outubro - Rua Clélia, 669 - Vila Romana - São Paulo - 20 hs

www.ofilmedosespiritos.com.br

(Informações recebidas em email de Regina Bachega)

7o. Simpósio de Comunicação Social Espírita São Paulo, SP

“Comunicação Social Espírita e Sociedade”

PROMOÇÃO DAS ASSOCIAÇÕES DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO (ADES) SÃO PAULO E CAMPINAS

Local: GEMB – Grupo Espírita Manoel Bento. Rua Alfredo Pujol, 77, São Paulo-SP, próximo ao metrô Santana.

A abertura será no dia 10 de setembro, às 20 h, com a palestra “O papel e a importância dos canais de comunicação na divulgação do Espiritismo para a Sociedade”, com Éder Fávaro e entrada franca!

No dia 11 de setembro, a partir das 8 h, haverá a seguintes exposições: “Modernização da imprensa espírita” – Isabel Vitusso; “O Espiritismo no audiovisual” – Américo Sucena; “O livro como veículo de difusão do espiritismo” – Milton Felipeli; “Programas radiofônicos espíritas: histórico e atualidade” – Éder Fávaro; “No ar, Web Rádio Espírita” – Carlos Garcia; “Kardec e a Comunicação Social Espírita” – Dermeval Carinhana Junior. A participação nas atividades do dia 11, terá vagas limitadas e está condicionada à inscrição prévia e contribuição de R$ 15,00 para cobrir despesas administrativas, incluindo o almoço no local.

O evento conta com apoio do Grupo Espírita Manoel Bento,USE/Distrital/Santana,Radio Boa Nova, Correio Fraterno e Centro Espírita União.

Informações e inscrições pelos telefones (11) 2952-6864 e (19) 3245-0637 ou pelo site www.adecampinas.org.br/simposio2011.

SIMPÓSIOS PAULISTA DE COMUNICAÇÃO ESPÍRITA (1994 – 2011)

Em suas quatro primeiras edições, a história do Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita (SPCSE), confunde-se com a própria história da ADE-SP, a Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo. Ainda sob a denominação de AJE-SP, Associação de Jornalistas de São Paulo, essa entidade organizou uma série de eventos voltados à área da Comunicação Social Espírita, como o painéis de debates “A imprensa espírita nos dias de hoje” (1990), “Jornalismo espírita e modernidade” (1991) e “O Centro espírita e a comunicação social” (1992); o 1º VEICOM - Encontro de veículos de comunicação (1991); e o Prêmio AJE-SP de Jornalismo (1992 e 1993). Finalmente, entre os dias 22 e 24 de abril de 1994, foi organizado o 1º SPCSE, que teve como tema “A força da informação espírita”, e contou com a participação de 25 pessoas.

Dois anos depois, em 1996, já com seu novo nome de ADE-SP, a instituição promoveu entre 6 e 8 de setembro o 2º SPCSE, com o tema “Divulgação com resultados”. Na pauta, assuntos pioneiros na área da Comunicação Social: “1ª Pesquisa sobre centros espíritas”, “Uso e aplicações da música no Espiritismo”, “O computador como dispositivo de divulgação (Espiritismo na internet)”, “Desenvolvendo experiências e conquistando espaço no rádio”, “Como desenvolver palestras e alcançar bons resultados”, “Como entender e dar qualidade ao jornal espírita”.

Em 1998, entre os dias 5 e 7 de setembro, foi a vez do tema “Os dois pólos da comunicação social espírita: mediunidade e mídias” fazer parte do 3º SPCSE, realizado no Instituto Espírita de Educação. O 4º SPCSE foi realizado nos dias 7 e 8 de setembro de 2001, com o tema “Espiritismo, comunicação e sociedade”. O destaque dessa edição foi a participação ativa de ADEs de outros estados, quatorze no total, que conferiu ao evento um caráter nacional.

Após o quarto Simpósio, passaram-se seis anos até que um novo evento fosse organizado. Diferentemente, porém, dos anteriores, o Simpósio em sua quinta edição foi idealizado e organizado por uma comissão formada por membros de duas Associações diferentes, a ADE São Paulo e a ADE Campinas, essa última fundada em setembro de 2004. Foi assim que, os dias 6 e 7 de setembro de 2007, no Centro Espírita “Auta de Souza”, na cidade de São Paulo, foi realizado o 5º SPCSE, com o tema “Novos rumos da comunicação no centro espírita”. Ao todo, foram seis exposições, em que comunicadores espíritas de ambas as ADE´s puderam abordar os diferentes aspectos da contribuição da comunicação social espírita no dia-a-dia do centro espírita: “Relacionamento com o público externo”, “Relacionamento com o público interno”, “Livraria espírita e Biblioteca”, “Palestras públicas”, “Reuniões de estudos teóricos” e “Reuniões de estudos práticos”.

A sexta edição do Simpósio representou uma nova fase da parceria existente entre as ADEs São Paulo e Campinas. Pela primeira vez, o evento foi realizado fora da capital Paulista, sendo realizado na cidade de Campinas no dia 6 de setembro de 2009, no Grupo Espírita Casa do Caminho. O tema apresentado foi “Comunicação social espírita e educação”, e contou com os subtemas: “Comunicação: a principal ferramenta da educação”, “Educação: a finalidade nobre da comunicação”, “Uma proposta educacional chamada Espiritismo” e “Um aprendiz chamado espírito humano”. Como destaque, o evento foi transmitido, ao vivo, pelas duas emissoras mantidas pela ADE Campinas, a TV espírita (www.tvespirita.org.br) e Rádio Espírita (www.radioespirita.org.br).

Em 2011, o Simpósio retorna a São Paulo com o tema “Comunicação Social Espírita e Sociedade”. O evento será realizado nos dias 10 e 11 de setembro de 2011, no grupo Espírita “Manoel Bento” e abordará os assuntos: “Modernização da imprensa espírita”, “O Espiritismo na TV e no cinema”, “O livro como veículo de difusão do espiritismo”, “Programas radiofônicos espíritas: histórico e atualidade”, “No ar, Web Rádio Espírita” e, por fim, “Kardec e a Comunicação Social Espírita”. A partir de sua 7º edição, o Simpósio deixa de carregar o título de “Paulista”, passando a ser denominado Simpósio de Comunicação Social Espírita. Mais do que uma simplificação, essa mudança visa reforçar o próprio caráter atual da propagação do Espiritismo que, em tempos de um mundo conectado pelos mais diversos meios de comunicação, dispensa a necessidade de quaisquer rótulos ou fronteiras.

Fonte: Imprensa espírita e registros das ADEs São Paulo e Campinas.

(Informação recebida em email de imprensa@adesaopaulo.org.br)

Rádio Rio de Janeiro comemora seus 40 anos

(Informação recebida em email de Assessoria de Imprensa (RRJ) assimprensa@radioriodejaneiro.am.br)

Rádio Rio de Janeiro (1400 AM / www.radioriodejaneiro.am.br) - Assessoria de Imprensa - Ao Meio Espírita em Geral

RÁDIO RIO DE JANEIRO COMEMORA SEUS 40 ANOS

COM O SHOW “ASTROS DE TODOS OS TEMPOS”

(release de retificação - favor desconsiderar o anterior)

Como maior evento comemorativo pelos seus 40 anos de existência (desde que se tornou uma emissora com o objetivo de divulgar o Espiritismo), a Rádio Rio de Janeiro promove no próximo dia 18 de setembro, domingo, a partir das 15 horas, o show “Astros de Todos os Tempos” no Teatro Odylo Costa, filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

O evento contará com a participação de grandes nomes da MPB, como Agnaldo Timóteo, Pery Ribeiro, Cláudia Telles, Renato e seus Blue Caps, Zeca do Trombone, Ellen de Lima e Rosa Marya Colin, entre outros. A seguir, informamos todos os dados referentes ao serviço deste grande evento que já se tornou uma referência e uma tradição na vida cultural do Rio de Janeiro.

Serviço Show “Astros de Todos os Tempos”

  • Data: 18 de setembro de 2011 (domingo).

  • Horário: de 15 às 18 horas.

  • Local: Teatro Odylo Costa, filho (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ): Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – Rio de Janeiro.

  • Artistas Confirmados: Agnaldo Timóteo, Pery Ribeiro, Ellen de Lima, Marco Aurélio, Rosa Marya Collin, Cláudia Telles, Ataulfo Alves Jr., Renato e seus Blue Caps, Robson Ribeiro, Zeca do Trombone, Weber Werneck, Márcio Gomes e Anatasha Meckenna.

  • Convites (contribuição para custeio do show): R$ 30,00 (trinta reais). Idosos e estudantes não terão abatimento nesse valor, sendo certo que a ocupação de lugar dependerá da aquisição de convite, uma vez que cada convite corresponde a um assento.

  • Locais de Aquisição dos Convites (já em funcionamento):

Ø Assistência Cristã-Espírita Paulo de Tarso (Av. 13 de Maio, 13 – Sl. 619 – Centro – 2240-0136);

Ø Rádio Rio de Janeiro (Estrada do Dendê, 659 – Tauá – Ilha do Governador – 3386-1400);

Ø Cruzada Espírita Suburbana (Rua Gaspar Viana, 14 – Engenheiro Leal);

Ø Livraria do Instituto Espírita Bezerra de Menezes – IEBM (Rua Coronel Gomes Machado, 140 – Centro – Niterói – 2620-3663).

Observações:

Ø Não haverá disponibilização de convites no dia e local do show;

Ø A posição do assento adquirido no convite poderá ser identificada no layout do teatro, disponível em cada um dos locais de aquisição acima identificados;

Ø Os convites específicos para cadeirantes, em número total de 8 (oito), estão disponíveis para aquisição somente na Assistência Cristã-Espírita Paulo de Tarso;

Ø Para os pedestres, a entrada de acesso ao teatro será pelo portão 5 da UERJ, na Rua São Francisco Xavier. Já o acesso de carro será feito pelo estacionamento situado no portão 2, na Avenida Radial Oeste. O valor do estacionamento é de R$ 10,00 (dez reais).

  • Apoio: Editora Novo Ser, Nipobrasileira Colchões Magnéticos, Cláudia Flores, Versátili Toldos e Meganatural Sanduíches. Apoio Cultural: Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

  • Mais informações: (21) 3386-1400 (Leila Martins / Sheila Barbosa) / 3386-1410 (Marcos Leite) / 3386-1411 (Gustavo Rezende).

Atenciosamente,

Marcos Leite

Assessoria de Imprensa da Rádio Rio de Janeiro

Contato com a Assessoria de Imprensa da Rádio Rio de Janeiro:

Tels.: (21) 3386-1410 / 1411 – E-mail: assimprensa@radioriodejaneiro.am.br

6º. Encontro Fraterno de Dirigentes Espíritas Recife, PE

(Informação recebida em email de eventosespiritas@grupos.com.br ; em nome de; ABRADE abrade@abrade.com.br)

4ª. Congresso Espírita de Atlanta, EUA

Não perca a oportunidade de aumentar seu conhecimento e estar junto de pessoas que estão chegando para compartilhar seus estudos e experiências.

O 4º. Congresso Espirita de Atlanta já e nesse final de semana.

Você já fez sua inscrição?

Caso ainda não,

agora e a hora,

entre no site www.spiritistcongress.org para maiores detalhes.

O evento e Gratuito!

Se você gosta de ler, venha preparado pois haverá venda de Livros, CDs e DVDs no local.

Não deixem de participar!



Palestras / Lectures

Saba do 27 de Agosto / Saturday, August 27th:

10:00am to 10:55am

Walkiria Ank - Sublime Felicidade

Julio Carvalho - The Power Within According to Spiritism

11:10am to 12:05pm

Flavio Zanetti - Entendendo a Justiça Divina

Anisio Resem - The Nature of Spiritual Life

1:30pm to 2:25pm

Lincoln Mello - Libertação e o Umbral

Brian Vosberg - Purgatory

2:40pm to 3:35pm

Marcia Trajano - A Impossibilidade Física das Penas Eternas

Peter Hays - Views from Christianity and Spiritism

3:50pm to 4:45pm

Vera Mattos - Reforma Intima

Luiz Lima - The Human Potential

4:45pm to 5:45pm - Q&A Panel

Domingo 28 de Agosto / Sunday, August 28th:

10:00am to 10:55am

Vera Mattos - Visão Espirita do Céu e o Inferno

Flavio Zanetti - Demystifying Divine Justice

11:10am to 12:05pm

Luiz Lima - Da Semente ao Fruto

Peter Hays - Some Thoughts on the Penal Code of Life to Come

1:30pm to 2:25pm

Anisio Resem - A Percepção da Vida Espiritual na America

Glaucio Pereira - Free Will and the Future Life

2:40pm to 3:35pm

Julio Carvalho - O Espírita e o Dever

Brian Vosberg - Penal of the Future Life

3:50pm to 4:50pm - Q&A Panel

Inscricoes / Pre -admission:

www.spiritistcongress.org

Contact us:

spiritistcongress@live.com

Spiritist Conference of Atlanta / Congresso Espírita de Atlanta

www.spiritistcongress.org

Let us know if you prefer not to receive our messages in the future at spiritistcongress@live.com

Não desejando receber nossos contatos, nos comunique: spiritistcongress@live.com

Noticias da Sociedade Espírita da Irlanda

Dear beloved friends,

In order to improve our assistance to everyone we've decided to have meetings every sunday, but we will going to do something different and new!!!!

Our group is composed of different nationalities, so we decided to open up our available sundays for meetings in different languages such as portuguese, french, polish, spanish and so on. We will have fortnight meetings in English and in the gap between these meetings we will have meetings in different languages.

So, Our next meeting in portuguese will be this Sunday, 28th of August 2011, at 11:00 a.m. It going

to be held in our premise's on the following address:

21 Fairview, Dublin 3

It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the

following buses: 20B, 31, 29, 42 and 128 and get off one stop before Marino College.

It's the located between Tesco Express and Abacus Finance.

We will have our delicious coffee with pastry, teas, cheese bread ready to eat and much more sell.

Also we will have a Car Boot Sale at the end of every metting! Don't miss out!

All these events it's to raise money to pay our rent and upcoming events!
I hope to see everyone soon!

Regards,

Spiritism Study group of Ireland
0879484096 - Stevan

***************


Meus queridos amigos,

Como somos um grupo com integrantes de diferentes nacionalidades, decidimos melhorar a extensão de nosso trabalho!!!!

Continuaremos a ter nossas reuniões em inglês quinzenalmente e nos outros domingos iremos ter reuniões em português, Frances, polonês, espanhol etc.

Para dar inicio a esta nova fase este domingo teremos uma reunião em Português e na próxima semana será em inglês como de costume.

Portanto, nossa próxima reunião será neste domingo 28/08/2011 as 11:00 hrs na nossa nova sede

localizada na 21 Fairview, Dublin 3.
Os ônibus que serve o local são 20B, 31, 29, 42 e 128 e descer um ponto antes do Marino College

em frente ao Parque Fairview!

A entrada fica entre o Tesco Express e a Abacus Finance.
Nosso Café estará vendendo bolos, doces, pão de queijo assado, café, chá e muito mais! Sem contar

que ao final das reuniões iremos ter um Bazar!
Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!
Espero todos la!!!

Abraços Fraternos,


Spiritism Society of Ireland
Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Society of Ireland

(Informações recebidas em email de Spiritism Study Group of Ireland spiritismireland@gmail.com)

A vida no planeta

Aylton Paiva – paiva.aylton@terra.com.br

Nestes dias tenho viajado a bordo da estação espacial internacional – ISS, em companhia do astronauta brasileiro Marcos Pontes.

Estamos em um pequeno compartimento da Estação, Marcos olha pela janelinha e contempla o maravilhoso globo azul que gira no espaço.

Mais além milhares e milhares de pontos cintilantes em contraste com um fundo negro assinalam planetas, sóis, constelações e galáxias.

Seus pensamentos começam a fluir.

- Olho para a Terra ao meu lado e percebo quão frágil é o nosso corpo, um simples ser humano, perante uma enorme esfera azul.

Essa idéia dispara um sentimento estranho. Imediatamente se dissipam no ar alguns dos nossos grandes paradigmas da vida.

Deixo a imaginação “vagar”, solta em uma corrente de pensamento difíceis de avaliar sob um prisma lógico.

Evito julgar qualquer dos seus aspectos pelos nossos critérios e restrições do consciente. É como se eu estivesse em um transe, perdendo o sentido da realidade. “De que vale poder, dinheiro, fama e outras coisas do tipo? Nós não possuímos nada, realmente nada, deste universo; ao contrário somos apenas parte dele. Como pode haver tanta discriminação, ódio, guerras, discórdia e divisões nesse planeta? Isto é ser inteligente? E o que pensam aqueles arrogantes? Aqueles que se acham no direito de falar mal dos outros e agir como se fossem superiores? Todos nós somos insignificantes. Ninguém é melhor do que ninguém.Somos uma simples espécie sobrevivendo na superfície desse planeta apenas por uma “fração de segundo” na escala de tempo do universo. Mesmo assim, com a nossa ilusão de conhecimento e a ânsia de controlar o ambiente à nossa volta, estamos destruindo nosso único lar. Isso é ser inteligente?” (1)

Essas reflexões de Marcos Pontes são muito importantes.

Ali está a criança, o jovem, o homem nascido em Bauru, de família pobre, criado na Vila Bela Vista que, já aos quatorze anos trabalhava como eletricista nas oficinas da antiga Estrada de Ferro da Noroeste.

Estudou em escola do SESI e profissionalmente cursou escola do SENAI.

Seu sonho sempre foi voar.

Quando expunha seus “planos” de ser piloto de avião, a resposta de muitos dos seus colegas era:

- Oh Marcos, qual é? Você é pobre e não tem dinheiro para pagar um curso tão caro como esse.

Ele superou esse obstáculo e muitos outros.

Fez o curso de piloto na Academia da Aeronáutica.

Cursou engenharia da aeronáutica do Instituto Tecnológico da Aeronáutica.

Como candidato concorreu com muitos outros para a primeira vaga de astronauta brasileiro.

Estudou, vivenciou e lutou dez anos para conseguir fazer o seu primeiro vôo ao espaço, para a estação orbital internacional.

Tinha um lema: definir objetivo, planejar sua execução, persistir até a realização.

30 de março de 2006 voava para a Estação Espacial Internacional.

Sua mãe ensinou-lhe: não desista de seus sonhos!

Volto a “ouvir” os pensamentos de Marcos:

-“ Nós também representamos o mesmo paradoxo: somos insignificantes e especiais ao mesmo tempo. O Universo está no princípio, no agora e no final; está aqui e em todos os lugares ao mesmo tempo. Todos somos feitos das mesmas coisas; somos as mesmas coisas. Cada um de nós é parte do todo chamado universo; cada um de nós “é universo”; uma manifestação do universo, neste lugar, neste instante. O universo está dentro de nós; e todos somos interligados por isso... (2)

Tocou a campanhainha. Precisava atender.

Momentaneamente parei de “ouvir” o Marcos em suas maravilhosas e profundas reflexões.

O homem fora da Terra relatava a grandiosidade das nossas vidas, do nosso planeta e do Universo.

Fechei o livro: Missão Cumprida.

Fui atender ao chamado, imerso, também, em profundas reflexões: quem somos? De onde viemos? Para onde iremos?

Bibliografia:

(!) e (2) Missão Cumprida. A História da Primeira Missão Espacial Brasileira. Pontes, Marcos. ( págs. 312 e 313). Ed. Michilliard, 1ª edição 2011.