BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 31 de julho de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 98) Jáder dos Reis Sampaio

Jáder Sampaio

Entrevista para Ismael Gobbo ao

Notícias do Movimento Espírita

Hoje entrevistaremos nosso companheiro de ideal espírita Jáder dos Reis Sampaio, residente na cidade de Belo Horizonte, capital de Minas Gerais. Jáder é psicólogo e participa do movimento espírita desde os tempos da mocidade. Com extensa folha de trabalho nas lides espíritas como orador, escritor e e articulista, merece destaque sua atuação junto ao Liga de Pesquisadores do Espiritismo – LIHPE. Muito querido e elogiado pelos companheiros de ideal espírita que o conhecem, Jáder Sampaio é, sem dúvida, um dos vultos de grande expressão no movimento espírita brasileiro.

Caro Jader Sampaio, poderia nos fazer sua auto apresentação?

Ismael, sou mineiro de Belo Horizonte. Nasci em um lar espírita. Meu pai, José Mário Sampaio, era trabalhador do Grupo Emmanuel e da União Espírita Mineira e minha mãe, Maria Cândida dos Reis Sampaio, é simpatizante do espiritismo e das religiões afrobrasileiras.

Papai sempre trabalhou com mediunidade e evangelho, e desde a minha adolescência me levava para as viagens que fazia na divulgação do espiritismo, a serviço da UEM e a pedido das sociedades espíritas. Fiquei conhecendo muitas casas e muitas pessoas admiráveis no movimento mineiro.

Conheci minha esposa, Tatiana, em uma das COMEBHs que participei (Confraternização de Mocidades Espíritas de Belo Horizonte). Hoje temos duas filhas, Carol e Júlia, que frequentam conosco a Associação Espírita Célia Xavier. Carol tem 13 anos, iniciou-se como auxiliar de evangelização e trabalha com crianças de até 2 anos de idade, e Júlia tem 9 anos, é a maior entusiasta de nossa casa do “evangelho no lar”, que na verdade é o estudo de livros espíritas adequados à idade delas. Estamos casados há 20 anos. Todos somos pessoas com suas limitações e problemas, mas a vida familiar tem sido uma fonte de muitas alegrias em minha vida.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Formei-me em Psicologia na UFMG e fiz pós-graduação em Psicologia do Trabalho com um convênio entre a UNIMONTES e a UnB. Fiz mestrado em Administração na UFMG e doutorado em Administração na USP.

Fui professor e pesquisador em muitas instituições, e aposentei-me recentemente na UFMG. Ainda estou professor colaborador na Pós-Graduação em Psicologia da UFMG e coordenador da câmara de assessoramento do Programa de Capacitação de Recursos Humanos da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais – FAPEMIG.

Como conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

O Espiritismo sempre foi um assunto corriqueiro em casa. Meu pai levou-me para a evangelização na UEM que frequentei por dois anos. Ele me dava livros infantis para ler, que é um hábito que tenho desde a infância. Comecei a ler André Luiz aos 13 anos e um amigo me convidou a conhecer a Associação Espírita Célia Xavier, que freqüento até hoje. Freqüentei a Sociedade Espírita Allan Kardec no período em que vivi na cidade de Montes Claros, MG e durante o doutorado acompanhei os eventos do Museu Espírita de São Paulo. Comecei no primeiro ciclo de mocidades e fiz muitas atividades diferentes na casa espírita: campanha do quilo, biblioteca espírita, evangelização infantil, evangelização de famílias em situação de vulnerabilidade social, palestras, reuniões mediúnicas, organização de eventos, escrever para jornais e revistas do movimento espírita e diversos encargos administrativos na casa espírita.

Quais as atividades que desenvolve na casa espírita que freqüenta, a A.E. Célia Xavier?

Hoje, com as limitações da enfermidade que tenho (insuficiência renal) continuo no grupo da reunião mediúnica que já comemorou suas “bodas de prata”, faço algumas palestras e escrevo para jornais e revistas, além de manter o Espiritismo Comentado e o Eventos Espíritas, este último com a ajuda do Leandro A. S. Vieira.

Fale-nos um pouco da história da Casa.

Célia Xavier foi uma jovem católica, simpatizante do Espiritismo, muito caridosa e querida pela família e pela comunidade que desencarnou ainda jovem. Os pais decidiram fundar um centro espírita em homenagem à filha, e cederam um imóvel para tal, apesar de não serem ricos, enfrentando os comentários da época.

O Centro Espírita Célia Xavier foi crescendo e acolheu trabalhadores notáveis do movimento espírita como Martins Peralva (que escreveu o livro Estudando a Mediunidade, publicado pela FEB, dentro das nossas paredes), Aurélio Valente (As sessões práticas e doutrinárias do Espiritismo, também publicado pela FEB), Virgílio Almeida (fundador de inúmeras casas espíritas na capital mineira e no interior) e muitas outras pessoas admiráveis, especialmente as que não tiveram projeção no movimento, mas mantiveram suas atividades anos a fio.

Na década de 70 ele mudou de nome para Associação Espírita Célia Xavier, acedendo à sugestão de Ysnard M. Ennes, com a finalidade de facilitar a obtenção da Utilidade Pública Federal e estabelecer parcerias com órgãos públicos para a realização de atividades de promoção social. O Célia, como chamamos até hoje, bancou durante muitos anos a vinda de Divaldo Franco e Raul Teixeira a Minas Gerais, que até hoje vêm com o apoio de Marlene Assis, hoje na Sociedade Espírita Joanna de Ângelis.

Hoje o Célia Xavier mantém quatro núcleos, o da sede no bairro Prado, o Lar Espírita Esperança no bairro Salgado Filho (onde se atendem 120 crianças em regime de creche e mantém-se diversas atividades assistenciais), a Casa de Etelvina em Betim - MG e o Nova Luz em Ribeirão das Neves - MG.

Pode nos fazer uma súmula de sua atuação no Movimento Espírita durantes esses anos Todos?

Além da casa que freqüentei, desde jovem fiz estudos e palestras em outras casas da capital mineira e do interior. Participei como assistente da primeira Confraternização de Mocidades Espíritas de Belo Horizonte (COMEBH) e na segunda trabalhei como membro de comissões.

Quanto à imprensa, escrevi uma coluna de temas espíritas por um ano para o Diário de Montes Claros, ainda com minha velha máquina de escrever. Participei como articulista e depois como coordenador do periódico Eterna Mocidade, de nossa casa. Publiquei poucos trabalhos no Reformador e no Correio Fraterno e mantive uma coluna na revista Universo Espírita, enquanto ela foi publicada. Hoje há um projeto de participar como colunista de uma nova revista que está “no forno”.

Vamos agora falar um pouco da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, a LIHPE. De que maneira ela surgiu e quais os objetivos preconizados?

A LIHPE surgiu da dedicação de Eduardo Carvalho Monteiro, que sempre trabalhou pela recuperação da memória espírita. Ele sempre foi uma pessoa bem quista no movimento paulista e brasileiro e aproximou as pessoas do seu grande círculo de relacionamentos que tinham ideal semelhante. Posteriormente o Milton Bonfante Piedade estruturou uma lista na internet e criou um conjunto de regras para que ela não se banalizasse como uma mera lista de discussões. Passamos a oferecer material e pedir ajuda em temas especializados. Isso possibilitou que conhecêssemos uns aos outros virtualmente e facilitou a realização de atividades conjuntas futuras.

Hoje o objetivo principal é o incentivo à produção de conhecimento espírita, especialmente nos moldes acadêmicos, e para trabalhos de divulgação e recuperação da memória do movimento espírita.

Quantos encontros já foram realizados e em que localidades?

Foram seis encontros:

O primeiro foi em Goiânia, com a cessão de sala no I Congresso Espírita Brasileiro, em 1999.

O segundo em Campinas em uma sala cedida pelo Congresso da USE.

O terceiro em Belo Horizonte na Associação Espírita Célia Xavier.

Do quarto ao sexto em São Paulo – Capital, no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo em São Paulo - CCDPE-ECM.

A Liga estimula a pesquisa de que forma e em que assuntos?

Nossa participação é modesta. Tentamos aproximar pessoas que já fazem pesquisas sobre o espiritismo, participantes ou não do movimento espírita. Nossas contribuições têm sido a LIHPE-virtual (a lista de membros), os encontros e a publicação anual dos melhores trabalhos. Isto faz com que as pessoas não se sintam isoladas nas universidades e em seus gabinetes de trabalho.

Já fizemos no passado um concurso literário espírita que publicou os livros escolhidos. Foi a época em que o Eduardo tinha uma ligação com a editora Madras e criou o selo Madras-Espírita. Nesta época ele publicou três livros com o título de Anuário Histórico Espírita, que congregavam diversos trabalhos referentes à memória do movimento espírita.

Com esta aproximação, muitos trabalhos que antes ficariam nas prateleiras de uma biblioteca, hoje estão gerando artigos, transformando-se em livros e aparecendo nas bases de dados.

Um dos efeitos da LIHPE foi a coleção “Espiritismo na Universidade”, que tem sido empreendida por duas professoras da Universidade de Franca e que visa publicar dissertações de mestrado e teses de doutorado que tratam do espiritismo ou de assuntos espíritas sob a forma de livro. Já estamos no terceiro e aguardando recursos para publicar mais duas ou três que já tiveram os direitos cedidos a este projeto.

Qual o balanço que faz dos trabalhos produzidos?

Os encontros da LIHPE estão se consolidando a cada ano. Vejo que temos mais “talentos” participando do evento, mas ainda há uma flutuação de participantes.

Na última abertura apontei alguns desafios à LIHPE.

Penso que o principal problema que precisamos enfrentar é a sistematização da pesquisa e da presença dos núcleos de pesquisa no evento. É necessário que os pesquisadores, universitários ou não, das diversas áreas, façam pesquisas continuamente e que escrevam os resultados dos seus trabalhos, não para participar de um evento, mas como uma atividade contínua.

O segundo desafio é o incentivo à recuperação da memória espírita e a produção mais substancial na área de História referente ao movimento espírita. É uma segunda mentalidade a ser modificada, a de que não se pode registrar a memória para não incentivar os individualismos tão nocivos em movimentos coletivos, e não apenas no espírita.

A terceira proposta é a aproximação dos núcleos espíritas universitários, grupos de pesquisa instituídos nos departamentos e outras iniciativas presentes no movimento espírita à LIHPE.

A quarta e última proposta que antevejo neste evento é viabilizarmos de alguma forma os projetos do Centro de Cultura. O acervo está posto, mas o seu acesso ainda é restrito e pouco conhecido no meio espírita e nos meios acadêmicos. Há muitos documentos que precisam ser digitalizados e poderiam ser disponibilizados gratuitamente aos interessados, a biblioteca precisa ser estruturada, identificando-se livros raros que devem ser protegidos e livros para consulta e empréstimo, talvez. As instalações tem progredido, mas ainda a passos lentos, porque não há aporte significativo de recursos para projetos culturais no movimento espírita, ao contrário dos projetos assistenciais. Penso que São Paulo e o Brasil deveriam abraçar o CCDPE, transformá-lo o mais próximo possível do que foi sonhado pelos seus fundadores.

Ele ajuda na divulgação da Doutrina Espírita de que maneira?

Nossa sociedade brasileira está cada dia mais escolarizada e menos católica. As novas gerações vem sendo formadas cada vez mais com conteúdos da universidade e menor contato com o pensamento cristão.

As sociedades espíritas têm realizado seus esforços para o estudo e a divulgação do conhecimento cristão-espírita. Elas contam com todos os que desejam ajudar, do profissional sem qualificação aos que se formaram nas pós-graduações de diversas áreas, o que assegura seu caráter plural.

A LIHPE, assim como as sociedades de profissionais espíritas, surgiram na tentativa de acompanhar o desenvolvimento de conhecimentos muito específicos (o direito, a medicina, a psicologia, etc.) e de estabelecer diálogos entre estes ramos especializados do conhecimento e as ideias espíritas. Algumas áreas avançaram tanto que até mesmo seus profissionais não conseguem acompanhar outras especialidades.

O CCDPE-ECM poderá disponibilizar ao movimento e à sociedade, ou seja, tornar público, um acervo inestimável, para consulta, estudos e recuperação da memória do movimento espírita. Cada casa espírita pode ter seu pequeno acervo, mas foge ao seu escopo uma iniciativa de maior porte. Se a cultura se tornar um valor, em breve teremos outras unidades regionais do CCDPE, o desenvolvimento de centros de memória nas federativas e uma integração entre estes núcleos em forma de rede, virtual e contratual. Acesso a documentos históricos, livros, imagens, filmes e outros produtos culturais pode promover uma melhora substancial da qualidade dos trabalhos das sociedades espíritas, e penso que isso não consegue ser desenvolvido de forma apenas amadora, voluntária ou individual.

Onde vai ser realizado o próximo LIHPE e quais as perspectivas para o evento?

Faremos novamente em São Paulo, no Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo. Acontecerá nos dias 20 e 21 de agosto e a inscrição de trabalhos já deve estar concluída quando esta entrevista for publicada.

Teremos novos participantes no evento, como o Dr. Júlio Perez, que tem feito pesquisas internacionais com neuroimagem e deve trabalhar o tema da reencarnação e da clínica psicológica.

O CCDPE está organizando a publicação do livro com os trabalhos escolhidos no ano passado, que tem pela primeira vez artigos da área de física, como a resenha crítica escrita pelo Dr. Alexandre Fonseca ao livro “Física da Alma” de Amit Goswani e a proposta do Dr. Ademir Xavier à detecção de fluidos de médiuns de efeitos físicos com novas tecnologias.

Devo lançar a tradução do livro “Diálogo com os céticos”, de Alfred Russel Wallace que virá em conjunto com a segunda edição do livro “O Aspecto Científico do Sobrenatural”, atualmente esgotado.

Como está vendo a expansão da Doutrina Espírita?

No Brasil, se seguirmos os dados do censo, o número de pessoas que se afirma espírita é proporcionalmente o mesmo há muitas décadas, ou seja, acompanhou o crescimento da população.

Com o trabalho do Conselho Espírita Internacional, o movimento tem crescido no exterior. Tenho trocado correspondência com espíritas dos Estados Unidos, Portugal e Japão, principalmente, que são as três maiores comunidades espíritas que acessam o Espiritismo Comentado, mas há sociedades espíritas em um grande número de países europeus. Vejo este esforço com muita simpatia, especialmente porque temos trocado experiências com pessoas de outras culturas e ampliado nossos horizontes.

Recentemente o espiritismo foi muito exposto à mídia, o que também é positivo, porque na minha juventude sempre houve uma confusão de boa parte dos brasileiros entre o espiritismo e os culto afro-brasileiros. Viu-se que pessoas como Chico Xavier sensibilizaram a alma do povo brasileiro, independente de religião ou crença. Um efeito observado são os sincretismos filosóficos, ou seja, a incorporação de ideias espíritas, como a imortalidade da alma e a reencarnação pelo povo brasileiro. Já foi muito falado na mídia espírita que o desafio tem sido acolher os interessados que aparecerão nos centros espíritas, mas não tenho visto um aumento significativo de procura de pessoas pelas sociedades espíritas, não sei qual tem sido a experiência em outros lugares.

Acha que o comportamento espírita caminha no mesmo diapasão?

Há dois fenômenos que têm afetado o movimento brasileiro. Na Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas, Kardec trabalhava com a mediunidade sem dar destaque aos médiuns. Os conteúdos eram analisados, tendo em vista os limites da própria faculdade mediúnica e a condição dos espíritos comunicantes. Se tivéssemos acesso à documentação, possivelmente veríamos trabalhos de médiuns seguros questionados pelos analistas ou não indicados para publicação.

A publicação de livros era algo difícil e caro, e por muitos anos foram poucas as editoras de livros espíritas, e a FEB, por exemplo, tinha um conjunto de espíritas de notório saber avaliando que livros seriam ou não publicados. Muitos livros de pesquisa e filosofia espírita eram publicados e estudados pelo movimento.

Hoje a publicação ficou mais barata, criaram-se distribuidoras de livros espíritas e os mecanismos de mercado estão ditando a publicação mais que a coerência doutrinária. Inverteu-se o que Kardec fazia, e muitos médiuns ganharam notoriedade, tornaram-se autores de best-sellers e sentem-se à vontade para publicar tudo o que lhes vem pela via mediúnica. Alguns publicam com facilidade “novidades” sobre o plano espiritual, o que atrai a curiosidade mística de muitos participantes do movimento e até mesmo de fora dele. Assim, a crítica que era a priori tem sido feita a posteriori, ou seja, depois de publicados os livros, às vezes dividindo os espíritas em partidos ou grupos pró e contra, e geralmente de forma mais emocional que racional e analítica.

Se não houver uma espécie de formação básica (sem certificados e diplomas!) que assegurem aos que chegam ao centro espírita um conhecimento da obra e do método de Allan Kardec, em breve veremos o surgimento de inúmeros grupos dissidentes do movimento, o que tem acontecido de forma ainda pontual.

Quais os livros que você escreveu, espíritas e não espíritas?

Escrevi muitos livros e publiquei muitos trabalhos técnicos na minha profissão. São mais de quarenta publicações. Quem tiver interesse pode acessar o meu currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/7526330319008315

No movimento espírita, organizei o livro “Coletânea de Estudos Espíritas” e “O Transe Mediúnico e Outros Estudos”, que foram publicados pela Associação Espírita Célia Xavier. O primeiro ainda tem alguns exemplares, o segundo está esgotado.

Posteriormente traduzi o livro “O Aspecto Científico do Sobrenatural” de Wallace, um dos pais da teoria da evolução com Darwin. A primeira edição esgotou-se e a segunda sai em junho junto com “Diálogo com os Céticos”, uma nova tradução de trabalho do mesmo autor.

Participei de dois “Anuário Histórico Espírita”, organizados pelo Eduardo Carvalho Monteiro e depois organizei “Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil” e “A Temática Espírita na Pesquisa Contemporânea”, ambos editados pela editora EME e pelo CCDPE-ECM. Escrevi “Voluntários: um estudo sobre a motivação de pessoas e a cultura de uma organização de terceiro setor”, que é um livro baseado na minha tese de doutorado, publicado pela UNIFRAN e distribuído pelo CCDPE-ECM, hoje já quase esgotado.

Como tem sido seu trabalho na tribuna espírita?

Está mais limitado, em função da minha enfermidade. Atendo, quando possível as demandas das sociedades espíritas na capital mineira, e tenho feito, quando possível, exposições no interior e em outros estados. Como faço hemodiálise três vezes por semana, e nunca se sabe ao certo como vou ficar após o tratamento, evito os dias da semana. Há também a família, que não pode ficar em segundo plano. Nem sempre as pessoas entendem, porque ainda se conhece pouco a insuficiência renal crônica e as limitações que o tratamento geram. Não consigo também fazer seminários extensos, de quatro ou oito horas, como costumava fazer na juventude. Hoje me vejo mais como escritor que como expositor, mas tenho muito prazer em visitar os centros espíritas e poder conversar com seus trabalhadores, não importa o tamanho ou o local.

Que temas são os mais requisitados?

Mais recentemente tenho recebido demandas ligadas à gestão dos centros espíritas, em decorrência da publicação do Voluntários e de uma entrevista no Correio Fraterno, mas tenho feito muitos trabalhos sobre temas doutrinários e evangélicos, que geralmente são o maior pedido. É comum eu aproveitar o trabalho de pesquisa de um tema para publicar no Espiritismo Comentado.

Como fazer para agendar?

Acho que o melhor é entrar em contato via e-mail e enviar direto para minha esposa, que conhece mais minha agenda que eu. tatianajacomini@gmail.com

Algo mais que queira acrescentar?

Como bom mineiro, eu fico sem graça de falar de mim mesmo. Obrigado pela oportunidade de divulgar o nosso trabalho e a doutrina espírita. Um abraço aos leitores que corajosamente leram toda a entrevista até o final!

Aula inaugural do curso de Psicologia em 2011 - Criação do Laboratório de Ensino de Psicologia Jáder Sampaio na UFMG e homenagem por ocasião da aposentadoria


Jáder autografando

Mesa de autógrafos com Jáder Sampaio (d) e Alexander Moreira



Jáder autografando no lançamento do seu livro "Voluntários", de sua autoria, durante o 6° Enlihpe, em 21 e 22/8/2010, na sede do CCDPE-ECM

Jáder Sampaio na abertura do 4° Enlihpe, em 27/9/2008, na sede do CCDPE-ECM, em SP

Jáder por ocasião de sua visita ao acervo do CCDPE-ECM, em setembro de 2007 (Jáder, Izabel Vitusso do Jornal Correio Fraterno e Geraldo Ribeiro diretor do CCDPE-ECM)

Jáder lança o livro Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil na abertura do 5° Enlihpe - Encontro Nacional da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, no dia 26/9/2009, na sede do CCDPE-ECM, em SP

Festa com pais da evangelização infantil em Nova Luz (Associação Espírita Célia Xavier), em Ribeirão das Neves - MG

Sala de aula do Lar Espírita Esperança (Associação Espírita Célia Xavier), em Belo Horizonte

Jáder Sampaio em palestra

na cidade de Montes Claros, MG, em 2011

Jáder Sampaio (E) no lançamento do livro Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil em Belo Horizonte, na Universidade Federal de Minas Gerais. À mesa com o Diretor da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas - João Furtado.

Jáder (E) em visita a Franca, com Cléria e Nadia, organizadoras da coleção Espiritismo na Universidade e o Pró-Reitor da Universidade de Franca


Jáder Sampaio e a familia com o orador José Raul Teixeira

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Palestra com André Luiz Peixinho no C.E. Nosso Lar Teixeira de Freitas, BA

Caros irmãos,

O companheiro ANDRÉ LUIZ PEIXINHO

DIRETOR EXECUTIVO DA FEEB – FEDERAÇÃO ESPÍRITA DA BAHIA

Estará:

DIA: 30/07/2011 no

LOCAL: Centro Espírita Nosso Lar, com o

TEMA: Primado da Doutrina Espírita,

HORÁRIO:19h30.

Sua presença é muito importante para nós.

Compareçam!!!

O CENOLAR agradece.

(Informação recebida em email de Centro Espírita Claudionor de Carvalho Itabuna Bahia ceccsocial@hotmail.com)

XV Semana Espírita de São Bernardo do Campo, SP

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de Jorge Rezala)

Palestras públicas na Aliança Espírita Varas da Videira Araçatuba, SP

ALIANÇA ESPÍRITA “VARAS DA VIDEIRA”

RUA BERNARDINO DE CAMPOS, 363, CENTRO, ARAÇATUBA, SP

ESCALA DE PALESTRAS PÚBLICAS: AGOSTO DE 2011

HORÁRIO 20 HORAS. ENTRADA LIVRE

DATA

TEMA

FONTE

ORADOR

05

(6ª. F)

NÃO SE PODE SERVIR A DEUS E A MAMON

O LIVRO DOS ESPIRITOS

ESE CAP. XVI

PERGS. 89 A 91

ISMAEL GOBBO

ISMÊNIA GASPARINI

12

(6ª. F)

PALESTRA DO MÊS ESPÍRITA –(USE)

“FALSOS CRISTOS, FALSOS PROFETAS”

LIVRE

PAULO SÉRGIO PERRI DE CARVALHO

19

(6ª. F)

SEDE PERFEITOS

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESSE CAP. XVII

PERGS. 92

SONIA MARIA PIRES

MARIA IGNEZ LIA NEIVA

26

(6ª. F)

MUITOS OS CHAMADOS, POUCOS OS ESCOLHIDOS

O LIVRO DOS ESPÍRITOS

ESE CAP XVIII

PERGS. 93

LEILA GUERREIRO ROCHA

MADERLENE DE ALMEIDA YAMADA

Le Ciel et l'Enfer Kardec.jpg

No dia 1º. de Agosto de 1865

Allan Kardec lança em Paris o livro “O Céu e o Inferno”

Morrer é voltar para casa

http://www.momento.com.br

Morrer é voltar para casa

Quando a morte chega, com sua bagagem de mistérios, traz junto divergências e indagações.

Afinal, quando os olhos se fecham para a luz, o coração silencia e a respiração cessa, terá morrido junto a essência humana?

Materialistas negam a continuação da vida. Mas os espiritualistas dizem que sim, a vida prossegue além da sepultura.

E eles têm razão. Há vida depois da morte. Vida plena, pujante, encantadora.

Prova disso? As evidências estão ao alcance de todos os que querem vê-las.

Basta olhar o rosto de um ser querido que faleceu e veremos claramente que falta algo: a alma já não mais está ali.

O Espírito deixou o corpo feito de nervos, sangue, ossos e músculos. Elevou-se para regiões diferentes, misteriosas, onde as leis que prevalecem são as criadas por Deus.

Como acreditar que somos um amontoado de células, se dentro de nós agita-se um universo de pensamentos e sensações?

Não. Nós não morreremos junto com o corpo. O organismo voltará à natureza - restituiremos à Terra os elementos que recebemos – mas o Espírito jamais terá fim.

Viveremos para sempre, em dimensões diferentes desta. Somos imortais. O sopro que nos anima não se apaga ao toque da morte.

Prova disso está nas mensagens de renovação que vemos em toda parte.

Ou você nunca notou as flores delicadas que nascem sobre as sepulturas? É a mensagem silenciosa da natureza, anunciando a continuidade da vida.

Para aquele que buscou viver com ética e amor, a morte é apenas o fim de um ciclo. A volta para casa.

Com a consciência pacificada, o coração em festa, o homem de bem fecha os olhos do corpo físico e abre as janelas da alma.

Do outro lado da vida, a multidão de seres amados o aguarda. Pais, irmãos, filhos ou avós – não importa.

Os parentes e amigos que morreram antes estarão lá, para abraços calorosos, beijos de saudade, sorrisos de reencontro.

Nesse dia, as lágrimas podem regar o solo dos túmulos e até respingar nas flores, mas haverá felicidade para o que se foi em paz.

Ele vai descobrir um mundo novo, há muito esquecido. Descobrirá que é amado e experimentará um amor poderoso e contagiante: o amor de Deus.

Depois daquele momento em que os olhos se fecharam no corpo material, uma voz ecoará na alma que acaba de deixar a Terra.

E dirá, suave: Vem, sê bem-vindo de volta à tua casa.

* * *

A morte tem merecido considerações de toda ordem, ao longo da estada do homem sobre a Terra.

É fenômeno orgânico inevitável porque a Lei Divina prescreve que tudo quanto nasce, morre.

A morte não é pois o fim, mas o momento do recomeço.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.

Disponível no Cd Momento Espírita, v. 17, ed. Fep.

Em 28.10.2010.


Cortejo fúnebre em rua de Jerusalém na direção de cemitério judeu do Monte das Oliveiras

Foto Ismael Gobbo. 20/7/2011

Quando os filhos crescem...

Há um momento, na vida dos pais, em que eles se sentem órfãos. Os filhos, dizem eles, crescem de um momento para outro.

É paradoxal. Quando nascem, pequenos e frágeis, os primeiros meses parecem intermináveis. Pai e mãe se revezam à cata de respostas aos seus estímulos nos rostinhos miúdos.

Desejam que eles sorriam, que agitem os bracinhos, que sentem, fiquem em pé, andem, tudo é uma ansiosa expectativa.

Então, um dia, de repente, ei-los adolescentes. Não mais os passeios com os pais, nos finais de semana, nem férias compartilhadas em família.

Agora tudo é feito com os amigos.

Olham para o rosto do menino e surpreendem os primeiros fios de barba, como a mãe passarinho descobre a penugem nas asas dos filhotes. A menina se transforma em mulher. É o momento dos voos para além do ninho doméstico.

É o momento em que os pais se perguntam: Onde estão aqueles bebês com cheirinho de leite e fralda molhada? Onde estão os brinquedos do faz-de-conta, os chás de nada, os heróis invencíveis que tudo conseguiam, em suas batalhas imaginárias contra o mal?

As viagens para a praia e o campo já não são tão sonoras. A cantoria infantil e os eternos pedidos de sorvetes, doces, pipoca foram substituídos pelo mutismo ou a conversa animada com os amigos com que compartilham sua alegria.

Os pais se sentem órfãos de filhos. Seus pequenos cresceram sem que eles possam precisar quando. Ontem, eram crianças trazendo a bola para ser consertada. Hoje, são os que lhes ensinam como operar o computador e melhor explorar os programas que se encontram à disposição.

A impressão é que dormiram crianças e despertaram adolescentes, como num passe de mágica.

Ontem, estavam no banco de trás do automóvel; hoje, estão ao volante, dando aulas de correta condução no trânsito.

É o momento da saudade dos dias que se foram, tão rápidos. É o momento em que sentimos que poderíamos ter deixado de lado afazeres sempre contínuos e brincado mais com eles, rolando na grama, jogando futebol.

Deveríamos tê-los ouvido mais, deliciando-nos com o relato de suas conquistas e aventuras, suas primeiras decepções, seus medos. Tê-los levado mais ao cinema, desfrutando das suas vibrações ante o heroísmo dos galãs da tela.

Tempos que não retornam, a não ser na figura dos netos, que nos compete esperar.

Pais, estejamos mais com nossos filhos. A existência é breve e as oportunidades preciosas.

Tudo o mais que tenhamos e que nos preencha o tempo não compensará as horas dedicadas aos Espíritos que se amoldaram nos corpos dos nossos pequenos, para estar conosco.

Não economizemos abraços, carícias, atenções, porque nosso procedimento para com eles lhes determinará a felicidade do crescimento proveitoso ou a tristeza dos dias inúteis do futuro.

* * *

A criança criada com carinho aprende a ser afetuosa.

A mensagem da atenção ao próximo é passada pelos pais aos filhos.

No dia-a-dia com os pais, os filhos aprendem que o ser humano, seus sentimentos são mais importantes do que o simples sucesso profissional e todos os seus acessórios.

Em essência, as crianças aprendem o que vivem.

Redação do Momento Espírita, com base no artigo Antes que elas cresçam, publicado na Revista Seleções Reader’s Digest, de setembro/98.

Disponível no livro Momento Espírita, v. 1 e no CD Momento Espírita, v. 4, ed. Fep.

Em 12.07.2011.

Medicina e Espiritualidade

CURAS EFETUADAS POR JESUS

Veja o texto de Therezinha Oliveira

http://medicinaespiritual.blogspot.com/2011/07/curas-efetuadas-por-jesus.html

Ficheiro:Eustache Le Sueur 003.jpg

Jesus curando o homem cego. Tela de Eustache Le Sueur

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Eustache_Le_Sueur_003.jpg

eia sobre a oradora e escritora Therezinha Oliveira acessando:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2011/06/muito-trabalho-e-dedicacao.html

Café Cultural da APAN vai tratar do tema Bullying Araçatuba, SP

Prezados amigos, a Associação de Psicólogos da Alta Noroeste - APAN, promove uma vez por mês um Café Cultural com o objetivo de promover o conhecimento, a cultura e a interação entre as pessoas. O Café Cultural é gratuito, com certificado e muito gostoso, vocês com certeza vão adorar. Participem. Em agosto o evento será em Araçatuba, aguardem notícias.

Café Cultural da APAN

Tema: Bullying

Psicóloga Isabela da Costa Boteon

Data: 30/07/2011 - às 9:00 horas

Local: Rua Pedro Alvares Cabral, 953 - Jardim Pérola - Birigui

Próximo a antiga Cachaçaria

Evento Gratuito - Com Certificado

Participe!!!!!

(Informação recebida em email de Elisa Malacrida elisamalacrida@yahoo.com.br)

Jornal O Seareiro Espírita

Solicite nos endereços:

seara.espirita@uol.com.br

seara.espirita@terra.com.br

(Informação em email de Otavio Cunha)

Próximas apresentações do grupo musical Chaves da Luz São Paulo e Guarulhos

Neste final de semana.


30 de julho- sábado- às 16 horas
Evento de lançamento do Livro O Espirito em Terapia de Ercilia Zilli
USE- União das Sociedades Espiritas de São Paulo
Rua Dr. Gabriel Piza, 433- Santana

30 de julho - sábado - 19h30
Noite do Caldo do Núcleo Assistencial Maria de Magdala
Restaurante do Núcleo Batuira
Rua Rentato Ometi, 05 - Cumbica – Guarulhos

(Informações em email de Amanda Silveira Carbone amanda_scarbone@hotmail.com)

Palestra com Ana Ariel São Bernardo do Campo, SP

Palestra musical com Ana Ariel e Coral En-cantando Deus

31 de julho, domingo, 19 horas

Local: Centro Allan Kardec de São Bernardo

Endereço: Rua Dr. José Ória, 557 - Bairro Planalto - São Bernardo do Campo – SP

(Informação em email de Amanda Silveira Carbone amanda_scarbone@hotmail.com)

Palestra no G.E. Francisco de Assis com Marina Ferri São José dos Campos, SP

Caros companheiros de ideal, muita paz.

Em comemoração ao 33º aniversário do GEFA teremos a Palestra

"NOSSOS LARES NO MUNDO ESPIRITUAL"

Com MARINA FERRI

Sabado - 30 de julho de 2011 as 19:30h

Abertura Musical com o "GRUPO CASTELÃ"

Atenciosamente a Diretoria


.

USE- União Social Espírita Intermunicipal de Taubaté

A maior caridade que podemos fazer pela doutrina espirita é a sua divulgação

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Palestra no Fraternidade Gina com Marco Antonio Maiuri Miranda São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Amanda Silveira Carbone amanda_scarbone@hotmail.com)

IV Encontro Cultural Espírita de Diadema, SP

(Informação recebida em email da USE/SP)

Pinga Fogo sobre Mediunidade com Orson Peter Carrara Guaxupé, MG

PINGA FOGO SOBRE MEDIUNIDADE NO

CENTRO ESPÍRITA NOVA ERA EM GUAXUPÉ

CONVIDADO - ORSON PETER CARRARA

ESCRITOR - ORADOR - ARTICULISTA DOS PRINCIPAIS JORNAIS E SITES ESPÍRITAS DO PAÍS

DA CIDADE DE MATÃO

HORÁRIO - 20H00

LEVE SEU GRUPO DE ESTUDO PARA PARTICIPAR DESTE PINGA FOGO ESPECIAL COM UM DOS MAIORES DIVULGADORES DO PAÍS NA ATUALIDADE

FAÇA PERGUNTAS POR ESCRITO

ORSON ESTARÁ TAMBÉM NA RÁDIO COMUNITÁRIA DAS 11 ÀS 12 HORAS RESPONDENDO PERGUNTAS DOS OUVINTES - DIVULGUE E SINTONIZE

ATÉ LÁ E UM FORTE ABRAÇO

(Informação em email de Ismael Batista da Silva)


Leia sobre o escritor e orador Orson Peter Carrara

Acesse:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/01/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

Programação especial de 50 anos do C.E. Adolfo Bezerra de Menezes Guarulhos, SP

(Informação recebida em emails de eventosespiritas@grupos.com.br ; em nome de; ABRADE abrade@abrade.com.br; Magali Bischoff)

Palestra com Jamiro dos Santos Filho Osvaldo Cruz, SP

CONVIDAMOS VOCÊ
PARA ASSISTIR A

PALESTRA COM

Jamiro dos Santos Filho

TERÇA-FEIRA, DIA 02/08
ÀS 20 HORAS
NO CEAFEC - CENTRO ESPÍRITA AMOR FÉ E CARIDADE
R. JAPÃO, 126 (Próximo ao Conjunto Esportivo)
OSVALDO CRUZ-SP

Contamos com sua presença
Divulguem !!!


Leia sobre o orador e escritor Jamiro dos Santos Filho

Acesse aqui:

http://ismaelgobbo.blogspot.com/2010/10/focalizando-o-trabalhador-espirita.html

Palestra na Seara Espírita Caminho, Verdade e Vida São Carlos, SP

SEARA ESPÍRITA CAMINHO, VERDADE E VIDA

Rua Sebastião Sampaio Osório, 1.197 Sta. Felícia, São Carlos-sp

Palestra neste sábado 30/07/11 ás 18h30min

Palestrante: Sueli Martins (Suelizinha)

Tema: Buscando Alternativa

Venha estudar Espiritismo conosco. Comece agora...

Segundas... 19h30min Iniciando o Estudo do Livro Nosso Lar

Quartas...... 19h30min Estudo do Evangelho Segundo o Espiritismo

Sextas........ 19h30min Estudos da Vida no Mundo Espiritual – Nos Domínios da Mediunidade

Todos os livros estudados são projetados em Data show.

(Informação recebida em email de Otavio Cunha)

II Congresso Espírita do Distrito Federal Brasilia, DF

13, 14 e 15 de Abril de 2012 no Centro de Convenções Ulisses Guimarães

Objetivo: Fortalecer a integração e união dos espíritas do Distrito Federal, fundamentando-se nos princípios da Doutrina Espírita.

Objetivo Específico: Sensibilizar a sociedade sobre o processo de transição planetária para o mundo de regeneração, sob diversos aspectos espirituais e sociais bem como o papel de cada um neste processo.

Público-Alvo:

Dirigentes Espíritas

Trabalhadores Espíritas

Frequentadores da Casa Espírita

Crianças e Jovens Espíritas – Futuras Lideranças

Sociedade em Geral

Premissas:

1) Realização de forma Colaborativa entre as Lideranças Espíritas do DF.

2) Sustentabilidade Financeira: O evento será realizado de forma cooperativa, rateando os custos entre as Casas participantes, que compõem o Movimento Espírita do DF, por meio das inscrições, vendas de Livros, camisetas, CDs e DVDs e colaborações diversas.

Palestrantes Convidados:

ALBERTO ALMEIDA

ANDRÉ LUIZ PEIXINHO

HAROLDO DUTRA DIAS

MAYSE BRAGA

SANDRA MARIA BORBA PEREIRA

WAGNER GOMES PAIXÃO

Informações:

www.fedf.org.br/home/congresso

Faça sua inscrição antecipada com valor promocional, clicando em:

www.fedf.org.br/home/congresso/index.php?action=inscricao



--
Fraternalmente,

Assessoria de Com. Social Esp. - FEDF
Federação Espírita do Distrito Federal
Sede Sudoeste: SWQM 5 / Esquina com o Habib's da 301 do Sudoeste - Brasília/DF (61) 3344-8237
Sede 408 Sul: SQS 408 Asa Sul - Brasília/DF
Endereços das casas espíritas do DF por bairro/região, horários das nossas atividades, calendário de eventos e o e-mail e fones das diversas diretorias em: www.fedf.org.br

(Informações recebidas em email de boletimfedf@grupos.com.br ; em nome de; fedf@brturbo.com.br)