BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 93) Alcione Peixoto

Alcione Peixoto. Foto Internet

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Nesta entrevista vamos ouvir nossa companheira de ideal espírita Alcione Peixoto, de Campos, cidade do estado do Rio de Janeiro. É escritora e oradora que se apresenta por todo país e também no exterior, Alcione aqui nos conta lances de sua vida e também da trajetória de seu pai Francisco Peixoto Lins, o “Peixotinho”, considerado um dos maiores médiuns de efeitos físicos que o Brasil conheceu.

Alcione você pode nos fazer sua apresentação?

Nasci em Macaé (RJ) onde morava a família de minha mãe, em plena guerra. Meu pai nesta época estava em Santa Catarina, guardando a costa brasileira já que era militar do exército.

Meu pai é Francisco Peixoto Lins, mais conhecido no movimento espírita como PEIXOTINHO e minha mãe é Benedita Vieira Peixoto. Tiveram uma prole numerosa - 9 filhos- e mais muitos agregados. Assim, fui criada num lar muito especial, convivendo com os desencarnados quase como convivia com os encarnados e trabalhando pelos sofredores desde criança. Casei, constitui família, tive quatro filhos. Dois deles partiram para a Vida Maior cedo. Adriana com 17 anos desencarnou num desastre de carro. Leonardo, meu Leo, partiu aos 27 anos num desastre de moto e me deixou um casal de netos Estela e Yan. Deles cuidei com carinho. Yan já está com 18 anos e Estela com 16. Meu filho Gervásio Neto é casado e meu filho Bruno é ator e professor de artes cênicas, como eu. Eles nunca foram trabalhosos . Foram o meu grande estímulo á vida e ao trabalho. Outra grande fonte de alegria na minha fase adulta foi a minha profissão. Dirigi escolas e até mesmo a educação do município onde vivi algum tempo, mas a sala de aula sempre foi a minha alegria maior. Lidar com crianças e jovens é prazeroso demais. Amo minha profissão.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou professora licenciada em Língua Portuguesa e Literatura.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Como já disse, nasci em lar espírita. Diziam os meus pais que eu já me materializava nas reuniões de efeitos físicos em Macaé antes de nascer. Já era amiga do Grupo. Então já estava nas fileiras espíritas antes mesmo do nascimento.

A que casa espírita está vinculada presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?

A Escola Jesus Cristo, fundada pelo Prof. Clóvis Tavares e ao Grupo Espírita Ismael aqui na cidade de Campos dos Goytacazes, no Rio de Janeiro.

Seria possível nos fazer um relato de sua atuação no movimento espirita nesses anos?

Na adolescência já trabalhava na Evangelização de crianças. Aos 21 organizei com um grupo de amigos do movimento espírita o I Curso de Evangelização de Crianças e Jovens na Liga Espírita de Campos. Como podem ver, comecei cedo meus compromissos. Aos 14 anos já evangelizava. Aos 12, em função de um processo obsessivo difícil travei conhecimento com minha mediunidade.

Atuo mediunicamente nos trabalhos desobsessivos, na psicografia, nos passes magnéticos, além das palestras e dos livros (não mediúnicos) que escrevo, e estudo quanto posso. Desenvolvo, com um grupo de companheiras dedicadas, assistência espiritual a doentes portadores de HIV internados na Associação Irmãos da Solidariedade que ampara os doentes afastados da família. Muitos deles são profissionais do sexo e se afastaram dos vínculos familiares, outros foram mesmo abandonados pelos familiares em função da doença.

Com o mesmo grupo de companheiras que de mim se aproximou , por haverem, como eu, perdido seus filhos, distribuímos enxovais de bebê em hospitais em nome de nossos rebentos que partiram antes de nós para a Vida.

Iniciei a tarefa cedo. Menina, ainda, visitava com minha mãe os lares pobres onde levávamos alimentos e orávamos com as famílias. Também o teatro faz parte desta caminhada. A manutenção de nossas tarefas em favor dos sofredores, por orientação de meu pai, vinha de atividades culturais. Era a forma de trabalhar também a sensibilidade das pessoas.

Alcione, vamos agora falar de seu pai, o conhecido médium Peixotinho. Diga-nos sobre as

Origens de seu pai.

Papai nasceu em Pacatuba, no Ceará. Com um ano de idade perdeu sua mãe e foi criado por um casal de tios solteiros junto com outros primos órfãos. Chegando à adolescência sua mediunidade eclodiu. Os espíritos infelizes influenciavam-no (era médium sonambúlico) e dele fazia um valentão. Logo ele, tão pacífico! Numa festa, após enfrentar muitos homens numa briga da qual ele nada registrava, apareceu numa praia deserta, ileso. Esse fato chamou a atenção de todos e até dele. A partir daí, dono de uma grande força de vontade, ele pede ao pai que o prenda num quarto para que ele não saia. No dia seguinte, quando o pai vai vê-lo, ele estava morto. Vence a morte após mais de 20 horas de amortalhado.

Na verdade era só uma crise de catalepsia, muito semelhante a que acometeu a médium Yvone Pereira em sua infância. Foi aí que o grande tribuno espírita, Major Viana de Carvalho, tomando conhecimento do fato retumbante, procura a família para dar assistência ao jovem, que após esse episódio ficara paraplégico. Com Viana ele recebeu as primeiras orientações espíritas. Foi muito bem orientado quanto à mediunidade. Ele tinha muita gratidão a esse benfeitor e desenvolveu em nós um grande respeito por esse espírito iluminado. De Viana herdou, também, a fidelidade aos princípios esposados por Kardec, defendendo as instituições onde trabalhou mediunicamente de intromissões estranhas aos reais princípios espíritas. O amor a Jesus e ao seu Evangelho era sua marca. Desde pequeninas estudávamos em nossa casa o Novo Testamento. Crescemos sob a guarda santa do Evangelho de Jesus. Sua prática nos era ensinada cotidianamente por esse casal que abraçou o cristianismo desde o III século cristão e que são personagem do livro Ave Cristo, psicografado por Chico Xavier. Na época, viviam a personalidade dos padeiros Lucio Agripa e Domícia, e, hospitaleiros, abrigaram em seu lar a cristã Lívia e o menino órfão Quinto Celso, que conhecemos no Brasil, mais tarde, na doce personalidade de Dr. Bezerra de Menezes.

E o Peixotinho no seminário?

No seminário em que estudou, Peixotinho questionava muito os padres sobre as injustiças sociais num nordeste dominado por terríveis coronéis. Como eles não tinham respostas convincentes e ele continuasse inquirindo e debatendo, recebia muitas penitências. Saiu de lá ateu.

Como se iniciou a trajetória mediúnica de Peixotinho?

Tão perfeita era sua clarividência que ele não distinguia bem, no início, os encarnados dos desencarnados, chegando a viajar em pé nos bondes porque os via sempre cheio. Até que notasse sua diferença das pessoas comuns, ele se recusava a sentar sobre os espíritos. Sua atuação mediúnica mais produtiva inicia-se após a morte de sua filha Aracy, espírito muito iluminado que já fazia parte do movimento cristão em seus primeiros séculos. Alma ligada ao casal que renasceu só para encaminhá-lo na tarefa a desenvolver.

E o major Vianna de Carvalho teve um papel importante no direcionamento da vida espírita

de seu pai?

Meu pai teve um bom desempenho de sua tarefa na terra graças a minha mãe, ao major Viana de Carvalho, e ao espírito Aracy, alma iluminada que tutela e orienta nosso grupo familiar em aprendizado por vezes difíceis na terra. Ressalta-se, ainda, os companheiros encarnados que acompanharam o casal em Macaé, no Rio e em Campos. Havia incrível fraternidade nesses grupos o que facilitava, em muito, o trabalho dos amigos espirituais.

Equilíbrio, retidão, seriedade, honestidade, paciência para esclarecer espíritos e autoridade moral para orientar médiuns foram marcas de Peixotinho. Interessante é que todos que com ele conviveram ressaltam sua humildade, sua simplicidade, sua alegria e sua fé em Deus, nas pessoas e no mundo. Era meigo, suave, voz baixa sempre e muito magnético. Meus amigos jovens adoravam conversar com ele. Contava muitas histórias de seu nordeste e encantava a todos.

Alcione, fale-nos dessas faculdades que tornaram Peixotinho conhecido como um dos maiores médiuns de efeitos físicos do Brasil.

Meu pai detinha muitas formas de expressão mediúnicas. Clarividente, clariaudiente, médium de efeitos físicos de grandes possibilidades, médium de transporte, médium de psicografia (receitista) que podia receber mensagens simultâneas de diferentes teores porque era médium mecânico também. Não era canhoto, mas mediunizado escrevia com as duas mãos. Não gostava de ocupar a tribuna. Quando insistiam, falava totalmente mediunizado e inconsciente. Podia ver também através dos corpos.

Como aconteciam as chamadas materializações luminosas?

Havia grande preparo. No dia da reunião ele não podia se aborrecer. Imagine com 8 crianças em casa!... Quem assistia a reunião não comia carne, não bebia nem fumava 3 dias antes dela.

Muitos espíritos por ele se materializavam: Sheilla e José Grosso os mais íntimos de nossa casa.

Dr. Bezerra de Menezes, Nina Arueira, que fora noiva do prof. Clóvis Tavares, Garcês (o exigente diretor espiritual da reunião), Camerino, Carlos Augusto ( jovem desencarnado aos 17 anos em Campinas-SP), e muitos outros. Até o ministro Clarêncio, de Nosso Lar, se materializou uma vez lá tão iluminado que os que assistiam tiveram que fechar os olhos até se habituarem com tanta luz. Além desses, muitos parentes das pessoas que vinham de longe para se tratar ou fazer cirurgias aqui. Nossa casa era sempre cheia de pessoas doentes que lá se hospedavam.

Muitos aparelhos médicos foram lá materializados para o tratamento dos doentes. No livro “Na Madureza dos Tempos” de Dr. Gilberto Perez Cardoso e Newton Boechat, há uma fotografia de tomografia computadorizada feita no ano de 1952 ou 1953. Sabe-se que o primeiro tomógrafo só chegou ao Brasil em 1977, na Beneficência Portuguesa de São Paulo. Outros aparelhos médico, conhecidos nessas reuniões, ainda não chegaram ao mundo. Mas chegarão, com certeza. Conheci bem criança, nos anos cinqüenta, o raio laser, nas mãos suaves do espírito Scheilla. Na minha inocência infantil, imaginava que tais fatos eram comuns a todas as casas. Era tão natural para nós a convivência com esses espíritos que os sentíamos como parte de nossa família.

E a aproximação de Peixotinho com Chico Xavier?

Não me lembro da data, talvez em 1948 ou 1950, nem sei precisar, mas sei que ele costumava visitar Chico anualmente por ocasião da Páscoa. Lá faziam reunião para beneficiar Chico que teve os olhos cuidados por Sheilla. Chico escrevia sempre para meu pai e chamava-o meu filho. Dizia que já fora mãe de meu pai e nos tratava por netos. Enviava presentinhos para todos nós, os netinhos. Chico ficava feliz ao ver os espíritos materializados. Dizem os que assistiram a tais reuniões dos dois médiuns juntos, que era algo divino. Andando pelas ruas de Pedro Leopoldo de braços dados com Chico muitas flores se iam materializando e sendo atiradas sobre eles e o grupo que os acompanhava. Aliás, por onde Peixotinho estivesse acontecia essa chuva de flores, fruto da delicadeza dos espíritos benévolos.

Fale-nos dessas sessões das quais Chico Xavier participou.

Eu era criança e não as assisti. Mas o livro do Dr. Raniere, “Materializações Luminosas”, pode bem ser consultado por quem quiser se aprofundar nesse estudo. Agora temos o excelente livro do Prof. Humberto Vasconcelos “Materiallização do Amor”, já esgotado, a ser brevemente lançado pela Instituição“Servidores de Jesus”, de São Paulo, sob a responsabilidade do Dr. Dorival Sortini, que também assistiu a uma dessas reuniões de Peixotinho com Chico Xavier em sua juventude.

Quem eram as entidades que se materializavam? Eram pessoas conhecidas?

Já enumerei algumas, mas lembrar-me de todas é impossível. Eu era muito jovem. Recordo-me, entretanto, de que certa vez o espírito José do Patrocínio lá se materializou e noticiou sua reencarnação.

Certo dia, eu ouvi falar deste grande abolicionista na escola e, empolgada, revelei que ele era amigo de meu pai e que ia a minha casa. Concluí dizendo que ele iria reencarnar. Nossa! Foi uma situação horrível! Falar de materialização e reencarnação naquela época para pessoas católicas era demais. Levaram-me à sala da direção. Submeteram-me a uma “santa inquisição”. Mas eu, com meus oito anos, não sabia explicar o intrincado processo que envolve a materialização de um espírito. Passei por apuros e muito medo. Aliás, recebi castigos na infância só por ser filha de Peixotinho. E silenciava em casa por medo de que minha mãe reclamasse e piorasse minha situação por vezes humilhante. Mas eu devia merecer todos esses castigos!!! Rsrs

Sabemos que Peixotinho encontrou muita resistência por parte de alguns críticos. No que

consistia essa resistência e a que atribuí-las?

A resistência maior era dos religiosos católicos daquela época. Certa vez um padre, em palanque armado na praça da cidade, chamou-o de “Capetão”, aludindo ao seu posto de capitão do exército brasileiro. Esse padre, mais tarde refez esse conceito e quando meu pai desencarnou ele veio abraçar-nos. Era nosso professor de latim na escola pública onde estudávamos. Pediu licença a minha mãe para fazer um “Pai Nosso” e orou por meu pai e por nós diante da urna funerária em que o corpo de meu pai se alojava. Soubemos que também reuniu os alunos do Colégio Católico que dirigia e com eles orou em plena forma dizendo que naquele dia voltava ao céu um justo.

No meio espírita nunca soube de rejeição, até porque ele era muito humilde e se dava com todos. Era um pacificador. Aprendi muito com ele nessa virtude. Ele apaziguava o movimento espírita em muitos lugares escrevendo, como Paulo de Tarso, muitas cartas. Eu ajudava nessa tarefa, corrigindo possíveis equívocos ortográficos.

Seu pai se abalou, deixou de trabalhar por conta das agressões?

Ingratidão e calúnias ele recebeu de almas infantis e desconhecedoras do fenômeno de materialização em seu processo. Infelizmente há pessoas que não se dedicam ao estudo o quanto deveriam. Mas nunca se deixou abalar. Nunca permitiu que aludíssemos a tais pessoas com palavras maledicentes. Diziam que elas estavam na Terra para aprender e pedia-nos que orássemos por elas.

Diga-nos sobre os derradeiros anos da existência de Peixotinho.

Com o cansaço pela idade e pela doença, os fenômenos mais intensos foram se reduzindo e os espíritos já não se materializavam de corpo inteiro para não gastar ectoplasma desnecessariamente, a fim de que pudessem atender a mais pessoas. Às vezes materializavam só as cordas vocais para falarem, outras vezes as mãos para fazerem as cirurgias. Ressalte-se que a mediunidade de efeitos físicos de Peixotinho só foi utilizada para servir aos doentes. Jamais concordou em fazer reunião para ser pesquisado ou para satisfazer a curiosidade de quem quer que seja. Há muitos fatos interessantes de comprovação da vida além da morte e da transcendência do amor daqueles que partem por seus familiares que aqui ficaram. Não dá para redigir aqui tantos casos.

Algo mais que queira acrescentar?

Acrescento a importância de minha mãe BABY na condução da mediunidade de meu pai. Ela foi o grande esteio dele na terra. Foi a companheira vigilante, a amiga de todas as horas, a trabalhadora incansável da doutrina. Misturavam risos e lágrimas. Muitos risos e poucas lágrimas porque eram ambos muito alegres e nunca deram muito tempo à tristeza e à dor. Eles se amavam muito mesmo. Minha mãe nunca o deixou só. Foram muitas transferências no exército, mas para onde ele fosse ia a família inteira.

Certa vez, ao acordá-lo após a sesta, minha mãe se depara com um pequeno aviso preso ao peito do papai, escrito algo assim: “Médium em serviço, não o acorde. Estamos beneficiando Ferreira que fez um AVC.” Minha mãe pega um livro e começa a orar pelo amigo. Depois, soube pelos espíritos, que foi feito um transplante de células no beneficiado e que nenhuma seqüela restou do AVC. Ferreira era um grande companheiro de trabalho na seara espírita. É hoje nome de Grupo Espírita em Macaé.

Lá em casa era assim mesmo. O ambiente tinha que estar sempre preparado pois a qualquer hora meu pai era requisitado pelos benfeitores espirituais ao trabalho em favor de alguém. São muitas as histórias e não cabem numa entrevista. Só posso dizer que dentre tantas virtudes que emolduravam seu espírito, eu admirava sua humildade, sua gratidão, sua alegria constante, a sua honestidade e sua fidelidade ao Evangelho de Jesus, que estudávamos diariamente em nosso lar, concordando com todos aqueles que conviveram com esse casal tão especial. Agradeço sempre a Deus a oportunidade de refazer meu espírito

após tantas quedas, junto de almas tão valorosamente cristãs.

As suas despedidas dos nossos leitores.

Agradeço a oportunidade de falar dessas almas generosas e rogo o amparo do Mestre Jesus a

todos os medianeiros em tarefa na terra.

Alcione autografando


Alcione Peixoto em palestra em Portugal


Peixotinho em fenômeno de materialização. Foto Internet


Peixotinho. Foto Internet


DVD - Peixotinho e a Materialização dos Espíritos. CEI-Conselho

Espírita Internacional


Alcione Peixoto proferindo palestra. Foto Internet

Uma das página do site da Fraternidade Peixotinho:

http://www.fraternidadepeixotinho.org.br/memorial/index.php?id_gal=8


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.



A Promessa

[image025.jpg]

Ary Brasil Marques

Há pessoas que procuram agradar a Deus, fazendo promessas a Ele.

Essas promessas são em sua maioria uma maneira de se propor ao Criador uma barganha, uma troca. Prometendo algo, por exemplo, um sacrifício pessoal, como subir de joelhos a escadaria da Igreja da Penha ou a renúncia de coisas que gosta, o Pai vai lhes atender em um pedido de cura ou de solução para problemas amorosos ou financeiros.

Em primeiro lugar, Deus, que é Pai amoroso de todos os seus filhos, nos ama intensamente e sempre atende aos mesmos os rogos que lhe fazem, embora não o faça da forma que queremos e sim de maneira a proporcionar a esse filho o que ele precisa em sua trajetória evolutiva. Por outro lado, Deus não se compraz em ver seus filhos sofrerem.

Já que muitos acreditam em promessas, eu, que não acredito, vou lhes dar uma sugestão: Prometam não roubar, não sonegar impostos, não mentir, não caluniar os outros, não ter inveja dos semelhantes, não ter ciúmes excessivos, prometam deixar de fumar, de beber, de usar drogas; prometam não maltratar os animais, não desperdiçar água, não destruir as florestas, prometam dar um pouco de seu tempo ao trabalho voluntário em organizações assistenciais ou religiosas, prometam, enfim, amar o semelhante sem distinção de raça, partido político, religião, nacionalidade ou orientação sexual.

Certamente, Deus ficará contente com seu filho que age dessa forma, pois foi exatamente para que alcançássemos um dia a perfeição que Ele nos criou.

Agindo assim, independente de promessas, estaremos todos unidos, fazendo o bem e nos amando uns aos outros, em breve transformaremos o nosso planeta Terra em um mundo feliz, pleno de paz e harmonia.

Somos todos irmãos, e Deus, independente de como é chamado por cada um, como Deus, Jeová, Alá Tupã ou outro nome, nos ama igualmente.

SBC, 13/06/2011.

Teatro. Quando seu amor me ensina. Minha vida pela vida de Chico Xavier. Bebedouro, SP

(Informação recebida em email repassado pela USE/SP)

Festa Junina no Bezerra de Menezes Guarulhos, SP

(Informação em email de Irene Maria do N. Soares irene.soares@solucoesusiminas.com e de Regina Bachega)

Vídeo da palestra de Tadeu de Araxá no Guarujá DVD a venda

(Informações em email de Rose Moliterno)

Palestra Musical com Ana Ariel São Paulo, SP

Palestra musical com a cantora Ana Ariel
Dia 19 de junho, domingo, às 10 horas

Será na Sociedade Espírita Eurípedes Barsanulfo
Endereço: Travessa Alexis Carrel, 123 - Vila Pereira Barreto - Pirituba

(Informação em email de Amanda Silveira Carbone amanda_scarbone@hotmail.com)

Ceecal e NEA Informa - Teatro Splints E se um dia... a história do convertido de Damasco. São José, SC

 
E SE UM DIA... A HISTÓRIA DO CONVERTIDO DE DAMASCO 
 
Inspirado e adaptado da obra "Paulo e Estêvão" de Emmanuel, psicografada por Chico Xavier a nova produção do Setor de Artes da Federação Espírita do Paraná, conta a história do apóstolo dos Gentios de forma inovada e emocionante, com uma narração envolvente e visual moderno, com  figurinos produzidos especialmente para este espetáculo. Um trabalho  completo com interpretação, dança, canto que agradará a todos .  
 
DIA: 18/06 (SÁBADO) ÀS 16:30H E 20:30H 
 
LOCAL: TEATRO DO CENTRO MULTIUSO DE SÃO JOSÉ 
 
INGRESSOS ANTECIPADOS: 
 
LIVRARIA DA SERTE NO LARGO DA ALFANDEGA 
 
R$ 20,00 (INTEIRA), R$ 10,00 (MEIA) 
 
LEVANDO 1 QUILO DE ALIMENTO NÃO PERECÍVEL VOCÊ PAGARÁ APENAS R$
10,00 
 
 INGRESSOS NO DIA: 
 
 R$ 20,00 (INTEIRA), R$ 10,00 (MEIA) 
 
 
PEÇA INFANTIL ESPÍRITA NO TEATRO DO CENTRO MULTIUSO DE SÃO JOSÉ 
 
 
SPLINTS, NO UNIVERSO DA IMAGINAÇÃO__ 
 
Após uma grande perda, Xavier é levado a uma inesperada viagem ao  universo da imaginação que
poderá mudar o rumo de sua vida. Em Splints, ele encontrará palhaços, artistas, mágico e muita alegria.
Será que essa viagem é suficiente para ele voltar a ser feliz?
 
 DIAS: 18/06 (SÁBADO) ÀS 10H 
 
LOCAL: TEATRO DO CENTRO MULTIUSO DE SÃO JOSÉ 
 
INGRESSOS: 1 QUILO DE ALIMENTOS NÃO PERECÍVEL  
 
Muita Paz a Todos 
 
www.ceecal.com 
 

Teatro: “O Semeador de Estrelas” Santos, SP

O Lar Espírita e Assistencial
" Seara de José"

Traz a Vida de Divaldo Pereira Franco

"O SEMEADOR DE ESTRELAS"

Apresentada por Renato Pietro o Dr.André Luiz do Filme "Nosso Lar"

No Teatro Municipal de Santos

Av. Sen. Pinheiro Machado, s/n

Dias 23 de Julho as 20h00 e dia 24 de Julho as 19h00

Convites antecipados R$ 25,00

no dia R$ 40,00

Informações:

tel.: (13) 3061-9140/ (13) 3061-2536/ (13) 3062-6291

Nextel: 105*100373

Convites a venda pela internet através do site

http://www.compreingressos.com/ e na bilheteria do teatro

(Informações em email de Rose Moliterno)

Palestra com Plínio Penteado Jr no A.E. Esperança de Luz São Miguel Paulista, SP

(Informação recebida em email de arvensis@terra.com.br)

2º. Encontro da Família Espírita da Zona Norte São Paulo, SP

(Informação em emails de USE Distrital Santana usesantana@usesantana.com.br; Regina Bachega e Eder Fávaro)

Palestra com André Luiz Ro sa no G.F. Os Peregrinos São Paulo, SP

PALESTRA:

AMAR OS ANIMAIS É O “BICHO”.

A Espiritualidade dos animais.

Os animais têm alma? Tem sentimentos?

Os animais têm livre arbítrio? Eles reencarnam?

Estão em evolução? Serão animais para sempre?

São médiuns?

A luz do Espiritismo, uma reflexão sobre estas interessantes criaturas que convivem conosco, e auxiliam no nosso desenvolvimento e educação dos sentimentos.

Dia: 20.06.2011 – segunda - feira

Local: Grupo Fraterno Os Peregrinos

Rua José Tozzo, s.n. – Bairro Bom Retiro

André Luiz Rosa, é casado com Ana Cláudia e pai de Isabela, espírita desde o berço, tendo iniciado seus estudos na doutrina no Centro Espírita Emmanuel, fundado por seu avô materno, na cidade de Rolândia – PR.

Em 1984, participou da fundação da Entidade Assistencial Espírita “Casa do Caminho”, onde há 25 anos é colaborador e atual presidente.

É palestrante, se propondo a visitar Casas espíritas na divulgação das idéias espíritas.

Contatos para palestras e Seminários:

19 – 9178 3333

rosa_andre@ig.com.br

(Informação recebida em email de Andre Luiz Rosa rosa_andre@ig.com.br)

Palestra com José Maria Pontes e Silva no G.E. Joanna de Cuza São Paulo

São Paulo.., 13 de junho de 2.011

Amigo(a),

Espírita e/ou simpatizante.

Palestra: Laboratório do Mundo Invisível

O Grupo Espírita JOANNA DE CUZA, no próximo domingo (19Jun11) às 16:00 horas, em sua sede, cito à Rua Olavo Conceição Senne 115, Parque Cocaia 3.755, da Av. Belmira Marim – Ponto Final dos ônibus Grajaú, telefone: Tim - 8250.5820, E-mail: joannadecuza@terra.com.br . promoverá uma palestra, com o tema acima, em que abordara o Capítulo VIII do Livro dos Médiuns, referindo-se as criações e testes elaborados no plano espiritual que para nós são considerados imateriais e no entanto não o são.

A palestra será com o confrade espírita José Maria Pontes e Silva, com auxílio de multimídia.

Caro amigo(a) você esta recebendo esta carta-convite por constar na relação de amigos do G.E. Joanna de Cuza, e por se tratar de muitas postagens com um alto custo para este Grupo Espírita, se você puder receber através de e-mail, faça-nos a gentileza de fornecer o seu endereço eletrônico como também caso não deseje mais receber os nossos comunicados, entre em contato conosco que saberemos respeitar a sua vontade ou ainda nos faça sugestões para melhorarmos a nossa reunião mensal.

Alma querida, estamos na era do espírito, vamos nos despertar pelo amor para não ser despertado pela dor.

O meu abraço fraterno. Muita Paz....

JAIME VIANNA

Presid. - G.E. JOANNA DE CUZA

(Informação recebida em email de joannadecuza@terra.com.br)

IV Encontro Nacional dos Amigos de Chico Xavier Belo Horizonte, MG

IV ENCONTRO NACIONAL DOS AMIGOS DE CHICO XAVIER E SUA OBRA

10 E 11 DE SETEMBRO | 2011 >> BELO HORIZONTE | MG

Local: MINASCENTRO - Av. Augusto de Lima, 785 — Salão Topázio

FICHA DE INSCRIÇÃO GRATUITA

Nome completo:

Instituição espírita à qual é filiado(a)

Nome:

Av.| Rua:

Cidade

UF

País

CEP

E-mail

Tel.

Fax

(Informação em email de Geraldo Lemos Neto)


Palestra com Dr. José Carlos de Lucca Ibiúna, SP

estará no dia 03 de Julho às 10:00 hs -
CASA DO CAMINHO ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA
IBIúNA SP - ESTRADA MUNICIPAL DO BAIRRO DO PIRATUBA, KM 3

(Informação recebida em email de Elizeth Corona licoronali@gmail.com)

9º. EMEBS- Encontro de Mocidades Espíritas da Baixada Santista Mongaguá, SP

(Informação recebida em email de Use - InterItanhaém Allan use.itanhaem@hotmail.com)

Capacitação dos trabalhadores voluntários do Projeto Raio de Luz - FEPI. Teresina, Piauí

A Federação Espírita Piauiense convida para capacitação dos trabalhadores voluntários do Projeto Raio de Luz no dia 19.06.11 (domingo) na FEPI, conforme programação anexa.

2 – Solicitamos a indicação de pelo menos (05) cinco pessoas para participarem das
atividades programadas.

3 - Informamos que o Centro Espírita Felinto Martins oferecerá o almoço (feijoada) no preço simbólico de R$ 5,00, para os participantes da capacitação.

4 – Confirme-nos a presença dos trabalhadores voluntários, indicando os nomes e inscrições para o almoço.

5 – Contamos com a presença de todas as Casas Espíritas nessa ação de enfrentamento ao uso das drogas.

Rosa Maria Araujo

PROGRAMAÇÃO

Local: Federação Espírita Piauiense – FEPI
Data: 19/06/11 – Domingo
Horário: das 08:00h às 17:00h.
Público de Interesse: Trabalhadores das Casas Espíritas e outros Voluntários.

08:00h – Entrega de pastas e crachás

08:30h – Mensagem
- Prece Inicial
- Apresentação de Vídeo

09:00h –“O Crack e outras Drogas: Efeitos e Conseqüências no Corpo Físico”.
- Expositor: Célio Barbosa- Coordenador Geral da Fazenda da Paz.

10:00h – “Cidadania, Direitos e Deveres da Criança, do adolescente e do jovem”.
- Expositor: Luciana Evangelista.– Gerente de Proteção Social e Especial de Alta Complexidade.

11:00h –“Efeitos e Conseqüências do Crack e outras Drogas no Corpo Espiritual”.
- Expositora: Raquel Fortes Vilarinho –Centro Espírita Fabiano de Cristo – PI

12:00h – Almoço (Feijoada a preço simbólico de R$ 5,00)

14:00h – Oficinas:

1-Terapia Ocupacional:

1.1– Artes Visuais: Pintura em tecido e tela.
Responsáveis – Ribamar Jr.

1.2–Origami: dobradura em papel.
Responsáveis – Grécia e Guana

1.3– Reciclagem
Responsável – Adrimara.

2 – Atendimento Fraterno

Responsável – Gracelcia e Aldenora Alencar

16:00h – Apresentação da oficinas.
17:00h - Encerramento


Federação Espírita Piauiense
Rua Olavo Bilac, 1394 - Centro
CEP 64001-280 - Teresina/PI
Tel/fax: (86) 3221-2500

(Informações repassadas pela USE/SP em email)

Visite o site da Use Intermunicipal de Barretos Barretos, SP

Queridos companheiros de ideal, acessem: usebarretos.blogspot.com e acompanhe as atividades dessa entidade de divulgação e união da família espírita.

Fraternos abraços

Ademir

(Informação recebida em email de Ademir Paulo Dias adepaudi@gmail.com)

Curso de Férias no Grupo de Estudos e Pesquisas Espíritas Herculano Pires. Guarulhos, SP

(Informação recebida em email de Onivaldo Jose da Silva ojsniva@yahoo.com.br)

Palestra com Alcione Peixoto na Aliança Espírita Varas da Videira. Araçatuba, SP

Será na noite desta sexta-feira, 17/6/2011, com inicio às 20 horas.

Tema: "Vigiai e Orai. Não sabeis quando será o tempo”

Alcione Peixoto é escritora, atriz e oradora espírita. Seu pai, Francisco

Peixoto Lins, mais conhecido por “Peixotinho”, desencarnado em

1966, é considerado o maior médium de efeitos físicos do Brasil.

César Perri militou no movimento espirita da região de Araçatuba por muitos anos e foi presidente da USE-SP.

Atualmente é diretor da FEB- Federação Espírita Brasileira e Secretário Geral do CFN- Conselho Federativo Nacional da FEB.

Local:

Aliança Espírita “Varas da Videira”

Rua Bernardino de Campos, 363

Centro

Araçatuba, SP

Palestra por Antonio Cesar Perri de Carvalho relembrará os 50 anos da Instituição Nosso Lar. Araçatuba, SP

Será na noite desta quarta-feira, 15/6/2011, com inicio às 20 horas.

César Perri militou no movimento espirita da região de Araçatuba por muitos anos e foi presidente da USE-SP.

Atualmente é diretor da FEB- Federação Espírita Brasileira e Secretário Geral do CFN- Conselho Federativo Nacional da FEB.

Local:

Centro Espírita “Luz e Fraternidade”

Rua São Vicente, 336

Araçatuba, SP

Foto no pátio da Instituição Nosso Lar. Entrega de equipamentos para trabalhadores pela área de promoção social da instituição. Rolando Perri Cefaly “Rolandinho” (1939 – 1997), fundador da entidade, é o de camisa branca, na extrema direita.

3º. Encontro Paulista de Monitores do ESDE Sorocaba, SP


Tema: A Pedagogia de Jesus

DATA: 9 e 10 de julho de 2011

LOCAL: Educandário Bezerra de Menezes – R. Otilia Wey Pereira, 82 - Sorocaba/SP

OBJETIVO: Reunir monitores de grupos de ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, para troca de experiências, estudos e aprendizado sobre os princípios e dinâmica deste programa de estudo.

PÚBLICO ALVO: Monitores de grupos de ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, educadores e dirigentes espíritas interessados em conhecer este programa de estudo.

REALIZAÇÃO: Depto. do ESDE, da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, com apoios da USE REGIONAL E INTERMUNICIPAL DE SOROCABA-SP e Educandário Bezerra de Menezes.

Programação
Sábado, dia 9
13h00 Recepção
14h00 Abertura
14h30 Oficina 1 – Princípios da pedagogia de Jesus
16h00 Intervalo
16h30 Oficina 2 – Recursos didáticos utilizados por Jesus
18h00 Intervalo
19h00 Apresentações artísticas
19h30 A Importância do Conhecimento Espírita
Maria Túlia Bertoni (Campo Grande – MS)

Domingo, dia 10
08h30 Abertura
08h45 Experiências e Práticas do ESDE
Maria Túlia Bertoni (Campo Grande – MS)
10h00 Intervalo
10h30 Oficinas 3 – Refletindo sobre Jesus e liderança
12h00 Plenária / Encerramento

INSCRIÇÕES ATÉ 3 DE JULHO ou enquanto houver vagas. Vagas limitadas.
Somente pelo e-mail - esde@usesp.org.br
Contribuição de R$ 10,00

Serão servidos gratuitamente no local, café nos intervalos e lanches.

INFORMAÇÕES:
E-mail: esde@usesp.org.br
Telefones:
(11) 2950 6554 – Secretaria da USE - Edméia / Giselda
(11) 2476 2995 – das 13 às 18h – Elza

SUGESTÃO DE HOTEIS: Veja a relação de hotéis no site da USE: www.usesp.org.br

FICHA DE INSCRIÇÃO preencher e enviar para o e-mail: esde@usesp.org.br

Nome da Instituição:

Endereço e bairro:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço e bairro:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

(Informações em emails de Julia Nezu; Regina Bachega)

Medicina do futuro

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

Desde que Freud desbravou o inconsciente, herdeiros de suas teorias, situados em variadas escolas psicológicas, tentam deci­frar os enigmas da personalidade humana.

Poucos o fazem acertadamente. O próprio Freud, não obs­tante seu pioneirismo ou, talvez, por causa dele mesmo, andou tropeçando em idiossincrasias e excentricidades. Por outro lado, a falta de bases mais seguras para semelhantes pesquisas tem resultado na proliferação de teorias sobre comportamento que, assentadas sobre meras lucubrações literárias, inspiradas, sobre­tudo, na preocupação de originalidade, semeiam perturbadoras ideias em indivíduos menos esclarecidos.

Num ponto há unanimidade, assentada sobre um erro fun­damental: pretender-se que os desajustes humanos são mera con­sequência de pressões exteriores ou circunstâncias existenciais. O psicoterapeuta surge, então, como uma espécie de detetive, a pes­quisar, em acontecimentos do passado, a gênese dos males que afligem o paciente. Depois, à maneira de hábil “ferreiro”, martela sua personalidade com ilustrada verbosidade, no propósito de corrigir-lhe os desvios e levá-lo ao equilíbrio.

Raros os pacientes que, submetidos a semelhante trata­mento, superam, plenamente, suas dificuldades. Nota-se que, en­quanto permanecem sob influência dos médicos que os assistem, experimentam animadoras modificações, chegando a ensaiar um clima de euforia. Infelizmente é uma reação artificial, mero con­dicionamento que necessita ser renovado a cada sessão terapêuti­ca, sob pena de recaídas frequentes. Com isso, o tratamento pode prolongar-se indefinidamente.

As ciências psicológicas prendem-se, assim, a estreitos li­mites. Não constataram, sequer, que o porão da individualidade, o inconsciente, é muito mais vasto do que imaginam, guardando não apenas o exíguo depósito de experiências da vida presente, mas todo um universo de vivências anteriores, que se perdem na noite dos séculos, iceberg gigantesco que deixa entrever ínfima parcela de seus segredos.

É esse vasto patrimônio de experiências nem sempre edi­ficantes, e não raro comprometedoras, que exerce as pressões psicológicas desajustantes, originando fobias e compulsões, depressões e angústias, tensões e sofrimentos.

Os decantados traumas, que marcam, indelevelmente, o indivíduo, inibindo-o e infelicitando-o, atribuídos a aconte­cimentos chocantes ou à carência de afetividade nos primeiros anos de vida, guardam importância, intensidade e extensão com­patíveis, acima de tudo, com sua bagagem cármica. Um incêndio, um acidente, uma agressão física, maus-tratos, pais indiferentes — tudo isso pode afetar lamentavelmente uma pessoa e nada sig­nificar para outra, porquanto a reação de ambas será sempre um processo de acomodação psicológica, orientada por sua posição evolutiva. Isto significa que, ante os males que nos afligem, somos vítimas, em primeiro lugar, de nós mesmos.

Talvez os discípulos de Freud consigam resultados melho­res quando descobrirem a Reencarnação. Assenhoreando-se das técnicas de regressão de memória, sob indução hipnótica, pode­rão ter um quadro mais amplo, relacionado com os desajustes do paciente.

Somente a pesquisa demonstrará até que ponto essa ini­ciativa terá resultados satisfatórios, considerando-se que para o homem comum o esquecimento das vidas anteriores funciona como um mecanismo de defesa, já que ele não está suficiente­mente preparado para contemplar, sem graves prejuízos para seu psiquismo, as defecções passadas. Acresçam-se os problemas de relacionamento que fatalmente surgiriam de tal conhecimento, particularmente no lar, onde inúmeras dificuldades se originam na animosidade latente de inimigos ferrenhos colocados em con­vivência compulsória pela Sabedoria divina, a fim de transformar o ódio em amor.

Muito mais importante do que identificar os desvios do passado seria definir os rumos do presente, na procura de um caminho seguro, capaz de nos conduzir à sonhada estabilidade íntima, capacitando-nos a desfrutar, plenamente, dos patrimô­nios da Vida.

Jamais essa senda redentora foi tão maravilhosamente de­lineada como certo dia, há quase dois mil anos, quando o Sá­bio dos sábios, Mestre por excelência, falou a pequeno grupo de discípulos que, naquele instante, representavam a Humanidade inteira:

Bem-aventurados os humildes, porque deles é o Reino dos Céus...” (Mateus, 5:3.)

Iniciava-se o Sermão da Montanha, no qual, em breves mi­nutos, Jesus compôs, com a simplicidade da sabedoria autêntica e com a profundidade da verdade revelada, uma síntese das leis morais que regem a evolução humana.

Gandhi, o inesquecível líder hindu, dizia que o Sermão da Montanha é a mais bela página da Humanidade. Por si só preservaria os patrimônios espirituais humanos, ainda que se perdessem os livros sagrados de todas as religiões.

Renan, o demolidor exegeta do Evangelho, via no Sermão da Montanha a essência mais autêntica do Novo Testamento, a conter, em plenitude, a inconfundível moral do Cristo.

Dia virá em que ele fará parte dos currículos escolares, mostrando que não existe orientação mais segura, nem terapia mais eficiente para os desequilíbrios do comportamento humano do que a aplicação do sublime código moral contido nos princí­pios apresentados por Jesus.


File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg

O Sermão da Montanha. Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Bloch-SermonOnTheMount.jpg