BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 11 de junho de 2011

Drogas: O que leva a criatura humana a optar por esse mecanismo de autodestruição?

Neide Aparecida Fonseca

“Provavelmente Deus não existe. Então, pare de se preocupar e aproveite a vida”

frase de uma campanha publicitária de ateístas lançada 06/01/2009 em ônibus de Londres.

Um tema atualíssimo que tem mobilizado a sociedade mundial trata da descriminalização do uso das drogas e a regularização do uso da maconha.

Segundo o Relatório Mundial sobre Drogas de 2008 da ONU – Organização das Nações Unidas – cerca de 5% da população mundial faz uso de drogas ilícitas, e ainda que nesse mesmo período, esse tipo de droga foi responsável pela morte de 200 mil usuários.

É DA ONU ainda a afirmação de que o tráfico de drogas movimenta anualmente em todo o mundo em torno de 500 bilhões de dólares.

Some-se a esses dados um estudo do Conselho Nacional de Entorpecentes feito em 2003, onde afirma que 11 milhões de pessoas morrem por ano no mundo devido ao consumo de drogas licitas.

Diante dessa situação onde o tráfico movimenta bilhões e os interesses em mantê-lo são muitos, onde as drogas, sejam elas lícitas ou ilícitas, destroem, matam, aniquilam sonhos e esperanças, como adeptos da filosofia Espírita, desde logo, podemos inferir que muito alem da solução simplista ou irresponsável de descriminalizar e posteriormente regularizar o uso da maconha ou quaisquer outras drogas; devemos reflexionar sobre:

- O que leva a criatura humana seja jovem ou adulta a optar por esse mecanismo de autodestruição?

As sociedades permeadas pela teoria do niilismo-materialista-existencialista, dito de outro modo: a redução da vida ao nada; ao aniquilamento; a descrença absoluta; a morte e o fim; o movimento entre o ser e o nada; aliadas a família desestruturada, a frouxidão moral; a miséria material e/ou miséria existencial e afetiva, são efeitos desastrosos principalmente na formação dos jovens. “Há uma espécie de inquietação, um descontentamento, uma falta de confiança no verdadeiro valor da vida.....” (F. Myers, in O Problema do Ser, do Destino e da Dor – Leon Dennis)

É a sensação de incompletude que leva as criaturas ao uso das drogas. Afirma Santos[1] que “a droga age como um cimento nas fendas da parede que completa seu ‘eu’...”

Joanna de Ângelis[2] ensina que:

“O adolescente faz a opção pelas drogas quando se sente impossibilitado de auto-realizar-se, geralmente por causa de uma família-provação, porque foi desprezado em casa, não foi qualificado como ser humano; vive uma desarmonia psicológica e o seu mundo interno não está bem. A humanidade trocou os valores de amor e verdade pela frivolidade e prazer imediato. Assistimos e lamentamos a difusão de drogas alucinógenas entre crianças, jovens e adultos.......”.

A droga entra na vida do jovem desde a classe mais pobre ate a mais abastada, como uma possibilidade de fuga das dificuldades internas e objetivas[3]. Neste sentido, lembramos Sócrates (469-399 a.C), que já dizia que os jovens deveriam ser ensinados a conhecer o mundo e a si mesmo, com isso teriam condições de modificar o modo de se relacionar consigo mesmo, com os outros e com o mundo, fugindo das armadilhas que na maioria das vezes faz a criatura perder uma oportunidade de evolução reencarnatória.

Esse processo de conhecer-se a si mesmo envolve uma pratica acompanhada de reflexões constantes sobre que ações e atitudes se devem tomar. E se já as tomou ou realizou, como modificá-las para se tornar uma pessoa melhor? Para se realizar enquanto Espírito imortal?

Para essa difícil busca da verdade de si mesmo a família é fundamental. Pertence a família o papel principal de preservar seus filhos da influência maléfica da sociedade atual, levando-as pratica do bem, ao exercício da fé e do amor a si mesmo e ao próximo.

O papel da família é conduzir; é reeducar esse Espírito sobre sua responsabilidade, direcioná-lo para o amor ao próximo e o respeito a si mesmo.

É papel da família despertar esse Espírito imortal através de um dialogo, nunca de um monologo. Lembrando que o Espírito ao reencarnar traz toda uma bagagem de conhecimentos e marcas perispirituais que devem ser considerados.

Deus não é um delírio[4], não é uma invenção da necessidade humana, por isso, mais do que nunca é preciso entronizar Deus em todos os lares do mundo.

O comando que se dá à sociedade para que aproveite a vida, goze até a exaustão, porque provavelmente Deus não exista, é um projeto das sombras executado por Espíritos encarnados afinizados, em sintonia total.

Mas uma vez é Joanna de Ângelis que nos orienta afirmando que o antídoto para o problema das drogas é:

  1. Educação à luz do Evangelho sem disfarces nem distorções, desde a gestação;
  2. Conscientização espiritual sem alardes;
  3. Liberdade e orientação com base na responsabilidade;
  4. Vigilância carinhosa dos pais e mestres cautelosos.

Concordando com Joanna de Ângelis, enfatizamos a necessidade de fazermos predominar em nos a vida moral acima da vida material, de modo a cada dia mais enfraquecer a causa de todos os vícios – o egoísmo (questão 913 de ‘O Livros dos Espíritos’)

A vivencia cristã nos preservará a todos dos malefícios que drogas ilícitas ou licitas possam vir a nos causar. Por isso a evangelização de crianças e jovens esclarecendo-os da sua condição de espírito imortal se faz urgente nestes tempos de transição.

A humanidade necessita progredir espiritualmente, criar e fortalecer uma consciência crítica, deste modo a educação que se dá às gerações deve esclarecer o caminho da vida; dando lhes a fortaleza necessária para as lutas da existência.

“O ensino clássico pode guiar no cultivo, no ornamento da inteligência; não inspira, entretanto, a ação, o amor, a dedicação. Ainda menos possibilita alcançar uma concepção da vida e do destino que desenvolva as energias profundas do “eu” e nos oriente os impulsos e os esforços para um fim elevado. Essa concepção, no entanto, é indispensável a todo ser, a toda sociedade, porque é o sustentáculo, a consolação suprema nas horas difíceis, a origem das virtudes másculas e das altas inspirações”[5].

O papel dos filosofantes é refletir e levar as pessoas a refletirem também, usarmos a razão. Quando refletimos buscamos a verdade, e a razão nos diz que não devemos compactuar com qualquer movimento que pretenda descriminalizar e ou regulamentar qualquer tipo de droga.


Neide Aparecida Fonseca – Especialista em Direito Constitucional e Político, Estudante do EFE – Estudos Filosóficos Espíritas no Centro Espírita Nosso Lar Casas André Luiz, e Militante da Associação Espírita Kardecista Raio Luz.

8º. Fórum Regional Antidrogas Birigui, SP

(Informações recebida em email de Fábio Ramos)

Leia o Boletim Eletrônico da Aliança Espírita Varas da Videira Araçatuba, SP Acesse aqui: http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/JORNAL/2011/m

Acesse aqui: http://www.noticiasdomovimentoespirita.com/JORNAL/2011/maio.pdf

Pedagogia da Espiritualidade. Educação das Almas com prof. Ney Lobo. São Paulo, SP

(Informação recebida em email de Jorge Rezala)

Seminário Espírita: “Planejamento e implantação de Mocidades Espíritas”. Mauá, SP

DIAS: 03/Julho/2011 – Horário: 9h ás 12h20

Local: Centro Espírita Allan Kardec

R. Santo André, 284 – Mauá – SP

Inscrições / Informações: Pelo site www.luz.org.br, e-mail: luz@luz.org.br ou scneu@hotmail.com

Inscrição Gratuita

Segue abaixo cartaz:

TEMAS QUE SERÃO ABORDADOS

 Como era o jovem no passado e como é hoje? Geração Y, Z e baby boomers;

 A casa espírita e a mocidade espírita;

 O dirigente e a mocidade espírita;

 Quem é o líder? Comprometimento, postura, liderança, etc.;

 Qual o público alvo? Perfil, escolaridade, classe social, filho de tarefeiro, etc.;

 Como escolher o dia e horário;

 Temas que devem e temas que não devem ser abordados. Programação;

 Planejamento de aula;

 Forma de abordagem dos temas - didática;

 Como convidar o jovem? Estratégias de divulgação;

 Prevendo problemas e administrando a prática;

 Atividades extra-sala;

 Como acabar com um grupo de mocidade em poucas semanas;

 Dicas de como manter um grupo motivado e ativo;

APRESENTAÇÃO

Equipe USE Intermunicipal

Fraternalmente

Tercio Silva Paulo

USE Intermunicipal Mauá

Tel.: 9591-3701

(Informação recebida em email de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

TV A relação entre os tratamentos de saúde mental e o espiritismo

TV – Assista o programa Brasil das Gerais, da Rede Minas, que apresentou A relação entre os tratamentos de saúde mental e o espiritismo, com os médicos Roberto Lúcio Vieira de Souza, Alexander Moreira Almeida e a historiadora Angélica Almeida.

Clique em: http://www.redeminas.tv/centro-de-midia/brasil-das-gerais/saude-mental-e-espiritismo-1

(Informação recebida em email de Giovana Campos)

Apresentações do Grupo Chaves da Luz São Paulo, SP

12 de junho- domingo-16h
Apresentação musical Chaves da Luz
Seminário: Transformação Moral
Tema: Despertar para a vida
Palestrante: Kátia Flocke
Centro Espirita Francisco de Assis
Rua Miguel Lilo, 131- Vila Cisper - São Paulo

14 de junho – terça - 20h
Palestra de Renê Souza e apresentação musical do Chaves da Luz
Fraternidade Irma Maria
Rua Solar dos Pinheiros, 388, Vila Industrial - São Paulo

16 de junho - quinta - 20h

Apresentação musical Chaves da Luz

Grupo Espirita Seara de Kardec
Av. Amazonas, 57 - Cohab 2- Carapicuiba

28 de junho - terça - 20h30
Evangelho Musical
Centro Espírita Fraternidade da Luz

Rua Lobélias, 131 Vila Alpina - São Paulo

O grupo Chaves da Luz combina as batidas do rock com a suavidade da música clássica em músicas que falam sobre amor e espiritualidade.

Acesse o site do Chaves da Luz: http://www.chavesdaluz.com.br

(Informações em email de Amanda Silveira Carbone amanda_scarbone@hotmail.com)

Festa Junina no C.E. Chico Xavier Guarulhos, SP

(Informação em emails de Regina Bachega e de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

Palestra com Heloisa Pires no Fraternidade Gina São Paulo, SP

(Informação em email de Regina Ribeiro regina.ribeiro@ergon.med.br)

Leia o Boletim do C.E.B.M Rio de Janeiro, RJ

Acesse aqui:

http://www.bezerramenezes.org.br/boletim/online/ANO%2053%20-JUNHO%202011-643.pdf

Vídeos sobre Mediunidade e Espiritismo

Dando continuidad a la serie de videos sobre "Mediumnidad y Espiritismo", realizados con ocasión de la celebración de los 150 años de "El libro de los médiums", tenemos el gusto de informar que se encuentra disponible el quinto video, en esta dirección de Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=ccOR1-EHv9s

Si consideran que este video puede ayudar en la divulgación y en el estudio doctrinario, les agradecemos la gentileza de difundirlo.

Recordamos que los videos anteriores están en las siguientes direcciones:

Video 1: http://www.youtube.com/watch?v=a9E5BL_5CEI

Video 2: http://www.youtube.com/watch?v=0rr5VxYATEg

Video 3: http://www.youtube.com/watch?v=3ttuWSYc-js

Video 4: http://www.youtube.com/watch?v=97WVH8_yu4I

Mucha paz, salud y felicidad a todos.


www.estudiosespiritas.blogspot.com

(Informação recebida em email de Libro Espirita libroespirita@yahoo.com)

Lançamento de CD do Grupo Musical Castelã na AME- Assistência Maternal Espírita. São José dos Campos, SP

(Informação em email de carlos roberto monteoliva monteoliva carlosmonteoliva@gmail.com)

XIII Encontro de Coros Espírita Brasilia, DF

(Informação recebida em email de Lisieux lisieux.bittencourt@terra.com.br)

Seminário de 150 anos do Livro dos Médiuns Porto Alegre, RS

Em homenagem aos 150 anos de O Livro do Médiuns, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul realiza, no dia 11 de junho, um seminário que contará com painéis de Antonio Nascimento, Dairson Gonçalves, Helena Bertoldo e Maria Nair Almeida. Estará também presente ao evento a coordenadora da Área da Mediunidade da FEB, Marta Antunes. Mais informações: www.fergs.org.br

Seminário Gestão de Colaboradores em São Luís

Ocorreu entre os dias 3 e 5 de junho de 2011 o Seminário Gestão de Colaboradores no Centro Espírita, promovido pela Federação Espírita Maranhense. O evento teve seu início com uma palestra sobre a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas – SPEE em homenagem a O Livro dos Médiuns, no dia 3 à noite. O seminário que ocorreu durante todo o dia 4 e pela manhã do dia 5, foi aberto pela presidente da FEMA Ana Luiza Nazareno Ferreira, conduzido pelos membros da Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional Roberto Versiani e Luiz Julião Ribeiro e contou com a participação de dirigentes e trabalhadores dos Centros Espíritas de São Luís. Por solicitação do Centro Espírita Maranhense, no sábado à noite, foi proferida uma palestra demonstrando o belo trabalho desenvolvido pelos espíritas da América Central nos países de Costa Rica, El Salvador, Honduras e Guatemala. Informações: cfn@febnet.org.br



Fazendo a diferença Betinho inspira Comitê

ENTREVISTA COM JOSÉ ROBERTO VIEIRA BARBOZA

JOSÉ ROBERTO BARBOZA

FOTO ISMAEL GOBBO

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

O dia 9 de agosto assinalou os 12 anos de ausência de Herbert José de Sousa, o Betinho, sociólogo e ativista dos direitos humanos que teve uma trajetória memorável e inesquecível para todos os brasileiros e a humanidade. Sua grande marca foi o projeto Ação da Cidadania contra a Miséria e pela Vida. Inspirados nessa figura singular e na sua iniciativa, funcionários do Banespa, que haviam fundado um comitê em 1993, com sua morte o nominaram Comitê Betinho dos Funcionários do Banespa (hoje Santander-Banespa). Um de seus fundadores e atual presidente, José Roberto Vieira Barboza, 56, bacharel em Direito e espírita de berço, fala, abaixo, sobre o trabalho que vem sendo realizado:

Folha Espírita – Quando e como surgiu o Comitê Betinho?

José Roberto Vieira Barboza – O comitê foi fundado em 1993 por funcionários do Banespa, inspirados na Ação da Cidadania contra a Fome, a Miséria e pela Vida, idealizada por Herbert de Sousa, o Betinho. Quando ele faleceu, em 9 de agosto de 1997, o batizamos de Betinho.

FE – Quais as atividades desenvolvidas?

Barboza – Procuramos seguir a máxima de Confúcio: “Mais vale ensinar a pescar do que dar o peixe.” Repassamos recursos para entidades sociais montarem cursos profissionalizantes; construímos brinquedotecas em hospitais; investimos também em educação e saúde.

FE – Onde o comitê busca recursos?

Barboza – As receitas vêm da contribuição de funcionários do banco, aposentados e da ativa, das associações de funcionários e do Banco Santander. Não recebemos verbas públicas.

FE – Poderia relacionar alguns projetos realizados?

Barboza – Orgulhamo-nos de ser pioneiros, em São Paulo, no apoio à construção de cisternas, que são recipientes para coletar água das chuvas, no Nordeste. Junto com parceiros, fizemos 185 unidades. Atualmente, estamos construindo essas cisternas no Piauí. Temos o projeto de implantação de brinquedotecas em hospitais, postos de Saúde e entidades sociais, que ajudam na recuperação das crianças e facilitam a interação dos profissionais da Saúde com elas. Apoiamos ações que promovam a reinserção dos detentos, para que a prisão seja realmente um instrumento de recuperação de seres humanos que circunstancialmente cometeram algum equívoco de conduta. Para eles, montamos escolas de informática na capital e interior do Estado.

FE – As atividades são desenvolvidas sempre com parcerias?

Barboza – Sim. Com os funcionários primeiramente e com as associações de funcionários, Afabesp e Afubesp, sindicatos de bancários e do Banco Santander.

FE – Que retorno o trabalho no comitê traz?

Barboza – O trabalho que fazemos no comitê é voluntário. E é muito gratificante conhecer pessoas com vocação para o bem comum e que se entregam de corpo e alma para melhorar a vida de seus semelhantes. São pessoas que estão fazendo a diferença, ajudando a humanidade a crescer. Tudo isso gera um grande ganho emocional e espiritual para a gente. Às vezes, ao visitarmos um projeto, voltamos para casa entusiasmados e de bem com a vida. É uma energia muito boa. Comparo com o bem que um passe nos faz, com o que sente um católico quando faz uma visita a Aparecida do Norte, um muçulmano a Meca. Essa situação lembra uma música do Jorge Ben: “Se malandro soubesse como é bom ser honesto, seria honesto só por malandragem...”, pois quando realmente descobrirmos que os grandes beneficiados somos nós, quando supostamente fazemos “caridade”, a faremos por atacado e não aos pingadinhos. Chegaremos lá. Estamos no caminho.

FE – Trabalhos como o de vocês acabam substituindo o do Estado, não?

Barboza – O trabalho do Comitê Betinho e dos milhares de organizações não- governamentais não podem, jamais, pensar em substituir o Estado. A este cabe a responsabilidade de criar políticas públicas para enfrentar as mazelas sociais que o Brasil possui. A atuação das ONGs é subsidiária e tem como escopo, acima de tudo, fazer um trabalho de promover a solidariedade e a fraternidade entre as pessoas.

Quem quiser conhecer mais o trabalho do Comitê Betinho acesse o site www.comitebetinho.org.br

FOTOS CISTERNAS (COMITÊ BETINHO), SALA DE INFORMÁTICA NO CR DE ARAÇATUBA, ARMÁRIOS DOADOS PARA A CASA DA CARIDADE, ARAÇATUBA (ISMAEL GOBBO)

FOTO DE QUADRO DE BETINHO. COMITÊ BETINHO

ENTREVISTA PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA, SÃO PAULO

Assine:

www.folhaespírita.com.br








Medicina: o outro lado da cura

PUBLICADA NO CORREIO FRATERNO

JUNHO, 2011


Eliana Haddad



Allan Kardec previu, no século 19, que muitos médicos poderiam ser médiuns, quando entrassem na via da espiritualidade. “Muitos verão desenvolver-se em si faculdades intuitivas, que lhes serão um precioso auxílio na prática” (Revista Espírita –outubro, 1867). Mas advertiu: “a medicina é uma das carreiras sociais que se abraça para dela se fazer uma profissão, e a ciência médica só se adquire a título oneroso, por um trabalho assíduo, por vezes penoso”.

O codificador procurava assim separar devidamente as duas situações, salientando inclusive que “a mediunidade curadora não matará a medicina nem os médicos, mas não pode deixar de modificar profundamente a ciência médica”, sendo necessário que ambas – ciência e mediunidade – prestem-se mútuo apoio.

Mas esse processo não é tão fácil. Exige adoção de uma nova visão pelos cientistas. Atraídos por enigmas fascinantes, via de regra, buscam respostas para a origem do universo e da vida, a evolução das espécies, o funcionamento do corpo humano e sua preservação. Com a medicina não foi diferente, sendo inegável o acentuado progresso tecnológico. Mas o que deveria ser utilizado apenas como instrumento, muitas vezes impede que profissionais de saúde vejam o homem como um ser integral e não apenas como uma doença.

A própria Organização Mundial de Saúde define saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. É um avanço, mas ainda falta o aspecto espiritual, o que vem sendo pleiteado por várias entidades de saúde e espiritualidade. No Brasil, principalmente, o movimento dos médicos espíritas vem ganhando cada vez mais espaço nas mídias, e a espiritualidade no tratamento dos pacientes tem despertado profissionais para a retomada de uma medicina mais abrangente e humanizada.quanto à humanização nos tratamentos. Para isso, o empenho na divulgação das temáticas espíritas tem se transformado em importantes congressos, descortinando um nova visão quantos aos cuidados com os pacientes, levando-se em consideração também a parte espiritual do homem para a compreensão e o alívio de seus tormentos.

De 23 a 25 de junho, por exemplo, será realizado em Belo Horizonte mais um Mednesp, que há 20 anos vem se empenhando para construção de um novo paradigma para a saúde.

Para o médico-cirurgião Décio Iandoli*, a medicina na atualidade realmente passa por mudança de paradigma. Os médicos estão mudando toda a forma de ver as pessoas e, consequentemente, a maneira de abordá-las. Segundo ele, toda a tecnologia e as possibilidades de sua aplição amealhadas nestes mais de 100 anos de medicina científica estão passando a ocupar seu real lugar como instrumentos, não como forma ou filosofia para o exercício da profissão.

Ele reconhece que estamos apenas começando, mas garante que o processo irreversível já foi deflagrado e acontecerá muito mais cedo do que podemos supor. Em entrevista exclusiva ao Correio Fraterno ele respondeu:

Por que o lado espiritual não é valorizado no estudo e na prática médica?
É uma questão histórica. Como as instituições religiosas detinham o poder sobre a fé,

política e ciência, para continuar seu crescimento precisou se desvincular da religião e, de roldão, virou as costas para a questão espiritual, abandonando-a nas mãos das instituições religiosas. A medicina que praticamos hoje é produto deste litígio, guarda o ranço e o preconceito que nega tudo o que não é matéria.

Não há o risco de se ‘misturarem as estações’ entre espiritismo e medicina?
A visão do todo esclarece, não confunde. Para entendermos as pessoas e seus mecanismos de saúde e doença precisamos compreender todas as facetas que as constituem, e o espiritismo tem muito a dizer sobre isso.

Qual a importância dos conhecimentos espíritas para o profissional de saúde?
Além da compreensão dos mecanismos mais profundos de geração das doenças e transtornos dos seres humanos, eles aperfeiçoam a relação médico-paciente, assim como faz com todas as relações humanas, reeditando o papel do médico, não mais como o curador, mas como o cuidador.

Com tanta tecnologia, a medicina precisa resgatar e aproveitar algo do passado?
Acho que sim, mas não num sentido de retroceder, mas de avançar. Evoluímos em espiral, como se estivessemos subindo uma grande escada caracol. Parece que andamos em círculos, mas a cada volta estamos um nível acima, percebendo melhor conceitos antigos ou renovando deliberações anteriores.

É possível realizar uma medicina espiritual sem crendices e superstições?
Claro que sim. É justamente o que buscamos. Basta estabelecermos o conhecimento através da ciência e da experimentação, configurando aquilo que pode ser utilizado com eficácia e aquilo que é inútil ou prejudicial. O trabalho de Chico Xavier, notadamente a obra de André Luiz, é um grande roteiro que nos descortina importantes mecanismos do que temos chamado de fisiologia transdimensional e acusa as direções para as quais devemos apontar nossos estudos e pesquisas.

Como as faculdades de medicina encaram, hoje, a existência e a interferência do espírito?
Cada vez com maior seriedade. Cerca de 94% das escolas de medicina americanas já contam com a disciplina de medicina e espiritualidade nos seus currículos e, no Brasil, multiplicam-se grupos e ligas acadêmicas que se dedicam ao estudo deste tema.

Qual o maior desafio das Associações Médico-Espítitas?
A pesquisa. Trazer à luz da comunidade científica aquilo que já sabemos pela revelação espírita, seja indo aos laboratórios, aos aparelhos de neuroimagem funcional ou à pesquisa biológica ou psicológica.

O que esperar do futuro?

Estamos terminando um grande e importante capítulo do nosso desenvolvimento, o materialismo. Através deste paradigma descortinamos grande parte dos mistérios que nos rodeavam e, muitas vezes, nos assustavam, porém este se esgota. Não se mostra capaz de responder questões fundamentais como, por exemplo, o que é vida, o que é mente, como se explicam curas ‘milagrosas’ ou como surgem certas doenças provocadas pelos nossos sentimentos em desalinho. Nosso próprio desenvolvimento nos trouxe a este lugar em que nos encontramos hoje. Estamos precisando de novas abordagens, de um novo olhar, um novo paradigma que nos permita seguir em frente. É a era do espírito que se inicia.

*Dr. Décio Iandoli. Uma visão integral do paciente


*Professor universitário, escritor e vice-presidente da Associação Médico-Espírita do Mato Grosso do Sul.

Acesse o site do Correio Fraterno:

www.correiofraterno.com.br

Yakissoba beneficente Taubaté, SP

(Informação em emails de Regina Bachega e de Jorge Rezala)

Festa Beneficente do NEE: Frango com polenta São Paulo

Noite do Caldo Quente do Grupo “Seara de Jesus” Taubaté, SP

Convite

Os Amigos do Grupo "Seara de Jesus" convidam a todos para participarem da "Noite do Caldo Quente", dia 11 de junho (sábado), no Centro Espírita "União e Caridade" (Rua Dr. Souza Alves, nº 142 - Centro - Taubaté), às 19 horas.

Serão oferecidos 04 sabores de caldos - Mandioca, Ervilha, Feijão e a tradicional Canja.

Os convites custam R$13,00 (cada) e podem ser adquiridos na Livraria Espírita Cairbar Schutel (Rua Dona Chiquinha de Matos, nº 321 - Centro - Taubaté).

Para mais informações, por favor, façam contato com:

Sra. Nadir - (12) 8141-3199

Livraria - (12) 3635-3344

(Informação em email de Comunicação Espírita Taubaté divulgandoespiritismo@gmail.com repassado por Jorge Rezala]

Festa Junina em prol do Lar da Redenção São Paulo

(Informação em email de Regina Bachega)

Peça Teatral “Vem pra Doutrina!” São Paulo, SP

(Informações em email de di.rosa@terra.com.br)

Ajuda para o Instituto Espírita de Saúde Mental Goiânia, GO

Saudações, prezados senhores.

Peço novamente a sua ajuda para divulgar a nota abaixo. Sua solidariedade tem permitido que mais pessoas colaborem com o Batuíra.

Muita Paz, Luz e Saúde!

Fraternal abraço,

Sérgio Luís Haas
9948 4870

*-*-*

“SOS Batuíra: frutas, extrato de tomate e alho”

O Instituto Espírita Batuíra de Saúde Mental está solicitando a sua colaboração, de entidades e de empresários para receber doações de frutas, extrato de tomate e alho para os mais de 60 pacientes em tratamento que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Qualquer quantidade é muito bem vinda. As doações podem ser entregues diretamente no Batuíra: Avenida Eurico Viana, Quadra 44 - Setor Jardim Goiás - Goiânia - GO

Fundado em 1949, o Batuíra é um hospital 100% SUS e atende gratuitamente homens e mulheres que sofrem de transtorno mental ou alcoolismo.

Informações: fone (62) 3281 0655 ou pelo site: www.batuira.org.br

(Informação recebida em email de batuira@batuira.org.br)

Palestra no NECX com José Pedro Garcia Niterói, RJ


Prezado(a),
O Núcleo Espírita Chico Xavier (NECX) tem a satisfação de convidá-lo(a) para prestigiar e divulgar a palestra Religioso, ser ou não ser? com o expositor José Pedro Garcia (Grupo Espírita Yvonne Pereira), a ser realizada no dia 26 de junho de 2011, domingo, as 18h.
Endereço: Rua Antônio Augusto da Paz (antiga 17), Nº60, Piratininga – Niterói/RJ.
Maiores informações pelo site http://nucleo-chicoxavier.blogspot.com
Fraternalmente.


Marcio Hungria

(Informação em email de Márcio Hungria)

Adão Nonato na TV Votorantin Programa Verdade e Luz

(Informação recebida em email de contato@andreariovaldo.com.br ; em nome de; Centro Espírita Batuíra contato@batuiranet.com.br)

Seminário com Wlademir Lisso no “Segue a Jesus” São Paulo

(Informação recebida em emails de Esmeralda David e Regina Bachega)

Palestra Tensão Emocional com Orson Peter Carrara Avaré, SP

(Informação em emails de Otavio Cunha e de USE/SP)

Palestras com Marcus de Mario no SEOB São Carlos, SP

(Informação recebida em email de Obreiros do Bem - São Carlos divulgacao@obreirosdobem.com.br)

8º. Encontro de Espiritismo Jacareí, SP

(Informação recebida em email de Amanda Silveira Carbone amanda_scarbone@hotmail.com)

Palestra com Orson Peter Carrara vai abordar o tema “Morte” Espírito Santo do Pinhal, SP

Orson Peter Carrara

(Informação recebida em email de livraria90@terra.com.br)

III Simpósio de Filosofia Espírita São Paulo, SP

http://simposioieef.com.br/

Esperamos por vocês !!!

INSTITUTO ESPÍRITA DE ESTUDOS FILOSÓFICOS
R. Mesquita, 789 - Vila Mariana - São Paulo – SP
Fone: 11 3294-3303 Atendimento das 9h às 12h e 13h às 17:30

(Informação recebida em email de USE/SP)

V Encontro Espírita. Projeto Manoel Philomeno de Miranda Belo Horizonte, MG

Belo Horizonte, MG

(Informação recebida em email de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

90 anos de Espiritismo Araçatuba, SP

Veja nota no site da FEB: http://www.febnet.org.br/site/noticias.php?CodNoticia=906

Foto antiga da Rua Osvaldo Cruz., no centro de Araçatuba

Arquivo da Câmara Municipal de Araçatuba


I Curso de Capacitação de Trabalhadores Espírita FEP/FEB Lisboa, Portugal

Boa Tarde!

A Federação Espírita Portuguesa em Parceria com a Federação Espírita Brasileira vai promover, nos próximos dias 10,11,12 de Junho do corrente ano um Curso de Capacitação para Trabalhadores Espíritas.

Em anexo enviamos um pdf com 2 páginas e ficha de inscrição para o devido evento.

Com os nossos cumprimentos.

Pelo Departamento de Informação da F.E.P.

Henrique Vieira

(Informação em email de Nuno Emanuel)

File:Estacao baixa chiado metro lisboa 2.jpg

Metro de Lisboa, Portugal. Estação Baixa-Chiado.

Imagem: http://en.wikipedia.org/wiki/File:Estacao_baixa_chiado_metro_lisboa_2.jpg

Registro. Divaldo Pereira Franco em Bratislava, Eslováquia

DIA 6 DE JUNHO DE 2011

Bratislava, capital da Eslováquia, Divaldo Franco e seu tradutor Josef Jaculak abordaram a questão do sofrimento humano, a lei da reencarnação, as provas da imortalidade da alma e a intervenção dos Espíritos no mundo físico. Como sempre, formou-se uma ambiência de cordialidade de alegria que a todos envolveu cimentando a fraternidade que aproxima e estabelece os laços do amor legítimo e universal, para o assentamento de uma grande família sobe o amparo de Deus. Acompanhando Divaldo às expensas próprias, eis-nos a fruir a satisfação de viver antecipadamente a Nova Era aprendendo pelo exemplo de um coração idealista por excelência, amoroso e terno, com quem temos a honra de conviver.

Delcio Carvalho.

De Zurique/Suíça

Jorge Moehlecke

(Texto e fotos recebidos em email de Jorge Moehlecke)