BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 4 de junho de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Ariovaldo César Junior


Ariovaldo César Junior


Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Nesta entrevista vamos falar com Ariovaldo César Junior, companheiro de ideal espírita residente na cidade de Araraquara, SP. Espírita desde a infância, Ariovaldo participou do movimento espírita nas cidades de Piracicaba e Campinas até chegar à “Morada do Sol” no ano de 1980, aos 30 anos de idade. Ali participou do Sociedade Beneficente Obreiros do Bem e da União Espírita Paschoal Grossi até a fundação do Centro Espírita “Eurípedes Barsanulfo”, entidade que desenvolve extenso trabalho assistencial e promocional, especialmente aqueles voltados aos cursos profissionalizantes. Como médium Ariovaldo psicografou dois livros: “A Proposta do Coronel” e “A Escolha”.


Ariovaldo faça-nos por favor a sua apresentação.

Nasci em 02 de janeiro de 1950 na cidade de Piracicaba, SP, filho de Ariovaldo Cesar e Maria Aparecida Cesar. Casei-me em 1975 com Maria Cristina Rehder e tivemos quatro filhos, Mauricio, Luis, Leandro e Alice.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou Agente Fiscal de Rendas aposentado e trabalho como Advogado Tributarista na cidade de Araraquara, SP.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Conheço a doutrina espírita desde a infância. Frequentei a Evangelização Infantil na União Espírita de Piracicaba. Conheci minha esposa na Mocidade Espírita de Piracicaba.

Poderia nos descrever sua trajetória no Movimento Espírita?

Por força do meu trabalho, passei por algumas cidades e freqüentei muitos centros espíritas, como o Centro Espírita Allan Kardec na cidade de Campinas, por exemplo. Quando cheguei em Araraquara em 1980, com 30 anos de idade, comecei a trabalhar na Sociedade Beneficente Obreiros do Bem, depois na União Espírita Paschoal Grossi, que ficava perto de casa e era mais fácil para levar meus filhos para as aulas de Evangelização.

Como começou a Escola Espírita Eurípedes Barsanulfo?

Da necessidade de se profissionalizar o jovem carente. Como o Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo está localizado na periferia da cidade, percebemos a dificuldade que os jovens tinham para conseguir o primeiro emprego, pois a conclusão do segundo grau não dá o preparo profissional que o mercado exige. Fizemos um convênio com o SENAI e em 1999 iniciamos no Centro Espírita o curso de eletricista residencial. Os jovens recebem o certificado do SENAI e a maioria consegue empregar-se, devido à qualidade do ensinamento recebido. A procura aumentou, inclusive de jovens das cidades vizinhas, e fomos incentivados a construir ao lado do Centro um prédio com 750 m2, que é a Escola, um departamento do Centro Espírita. Atualmente temos 10 cursos profissionalizantes, todos gratuitos. Já formamos mais de 1.800 jovens até dezembro de 2010!

Quais são estes cursos?

Curso de Costura Industrial, Mecânico de Máquina de Costura Industrial, Pedreiro Assentador de Tijolos, Pedreiro Revestidor de Pisos e Paredes, Pintor de obras, Eletricista de Autos, Eletricista Residencial, Hidráulica Residencial, Informática Básica e Reparador de Aparelhos Eletrodomésticos. Como a Escola tem apenas 15 salas de aulas, estamos estudando a ampliação para novos cursos, como segurança no trabalho, etc. Temos também o curso de alfabetização de adultos com 15 alunos atualmente.

Algum fato curioso que você gostaria de contar?

Sim, já se formaram em “nossa” Escola 3 pastores evangélicos. Ficamos amigos e marcamos um encontro ecumênico que ainda não aconteceu. Chegamos até a definir o tema: Jesus. Recentemente recebemos um e-mail de agradecimento de outro pastor que fez o curso de informática. Foi muito emocionante, e se você permitir, gostaria de reproduzir parte deste e-mail no final da entrevista.

Quais os trabalhos desenvolvidos no Centro Espírita?

Servimos a sopa fraterna às segundas e quartas-feiras, fazemos o corte de cabelo às segundas, terças-feiras temos o estudo do Livro dos Espíritos, quinta-feira palestra e passes, sexta-feira estudo do livro dos Médiuns e trabalho mediúnico, sábados Evangelização Infantil e curso de Iniciação à Doutrina Espírita, damos um litro de leite para as crianças de zero a 5 anos, às segundas, quartas e sextas-feiras, e acompanhamos o desenvolvimento destas crianças. Não temos gabinete dentário, mas os casos necessários são encaminhados aos dentistas voluntários, assim como médicos etc. Não fazemos distribuição de cestas básicas.

Fale-nos sobre suas atividades como médium.

Nunca imaginava que um dia pudesse escrever um livro mediunicamente, até que minha esposa, com maiores dons mediúnicos, começou a dizer que eu deveria escrever, que fazia parte do meu projeto de vida, escrever livros. Não acreditei muito, mas resolvi tentar. Como tenho pouco tempo, devido ao meu trabalho profissional, acordei as 5 horas da manhã e logo no primeiro dia, para minha surpresa, recebi o primeiro capítulo do A Proposta do Coronel. E me entusiasmei com o trabalho. Minha mediunidade é consciente, intuitiva. O Espírito fala dentro da minha cabeça e escrevo com as minhas palavras.

Quais os livros que você recebeu via mediúnica e o que teve maior tiragem?

O livro de maior tiragem foi A Proposta do Coronel, ditado pelo Espírito Fernandes de Almeida de Melo. No lançamento, no Feirão de Santo André, foram vendidos 520 exemplares. Foi um sucesso absoluto. Um fazendeiro faz uma proposta para comprar a filha de um colono recém admitido na fazenda. A partir daí, crimes e traições ligam as famílias numa trama envolvente. A história prende a atenção do começou ao fim, o leitor não consegue parar de ler. O segundo livro é A Escolha, ditado por Florisbela de Assis, que trata de uma moça que vai estudar em São Paulo e, para melhorar seus rendimentos, escolhe prostituir-se e se envolve num crime. Uma história recheada de suspense e traições que, à luz da Doutrina Espírita traz profundos ensinamentos. Atualmente estou trabalhando no terceiro livro. Todos os direitos autorais são destinados ao Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo.

Ao psicografar você tem conhecimento do desenrolar da trama?

Fico ansioso querendo saber o que vai acontecer, como será o próximo capítulo. Às vezes sonho com a cena, como num filme, me levanto e vou direto ao computador. Eu participo da emoção dos personagens.

Você tem atendido muitos pedidos para palestras?

Muitos pedidos não, mas tenho feito algumas palestras de vez em quando.

Pode nos fornecer seu contato para agendar palestras?

Estou às ordens no e-mail: ariovaldo.cesar@uol.com.br e nos telefones: (16) 3331-8311, 3335-3964 ou 9701-3383.

Algo mais que queira acrescentar?

Tomo a liberdade de reproduzir aqui o e-mail que recebemos de um pastor evangélico que passou pela nossa escola:

“Aos meus 22 amigos de E-mail,

mas principalmente aos meus irmãos evangélicos.

Em 2010 recebi o certificado do Senai, comprovando minha participação nas aulas de informática, ministradas na Escola Espírita Eurípedes Barsanulfo, no Bairro Águas do Paiol.

A professora de informática no período da Manhã, no qual estudei; é de familia pertencente a Igreja Cristã no Brasil.

Nessa classe estavam juntos espíritas, católicos, e evangélicos.

Nos momentos da merenda, oferecida no refeitório, sentávamos juntos à mesma mesa, evangélicos, espíritas e, católicos.

A conversa versava sempre sobre o ótimo atendimento dado aos estudantes, por parte dos professores, outros funcionários, e voluntários do lugar.

Ouvi de diversos evangélicos, terem tido grande mudança em seu modo de entender o que é o amor ao próximo. Inclusive a professora também confessou ter mudado suas atitudes em relação a seus alunos, adquirindo mais paciência e compreensão.

Diversos pastores de igrejas evangélicas locais estudaram e receberam seus diplomas nos cursos de: pedreiro; eletricista residencial; eletricista de autos; gesseiro; mecânico de maquina orvelock; hidráulica; informática, etc., nessa Casa Espírita.

Em agradecimento ao excelente tratamento recebido, desde as faxineiras, até o Presidente e, Vice-Presidente; coloco esse vídeo que encontrei no youtube, feito na confraternização dos trabalhadores, em 2010.

http://www.youtube.com/watch?v=d08PLmTUOXU

Quero também falar sobre a distribuição de sopa no refeitório Jerônimo Mendonça que a entidade mantém. Distribuição de sopa para mais de cem pessoas.

Distribuição de leite para crianças de famílias de poucas posses. Distribuição de sexta básica. Roupas, sapatos etc.

Danilo de Queiroz Cardoso

Pastor da Igreja Assembléia de Deus de Dois Córregos


Ariovaldo César e esposa Maria Cristina cercados por filhos e netos

Ariovaldo com sua mãe, dona Maria Aparecida César


Ariovaldo César Jr com a esposa e os filhos

Ariovaldo, a esposa e a neta Carolina

Ariovaldo e esposa ladeando a neta Laura

Ariovaldo César Junior e Orson Peter Carrara

Ariovaldo autografando o livro “A Proposta do Coronel”

Ariovaldo autografando o livro “A Escolha”

Ariovaldo e esposa Maria Cristina na Fontana di Trevi, em Roma

Ariovaldo César Jr diante do túmulo de Allan Kardec

no Cemitério Pére Lachaise, em Paris

Ariovaldo César Junior proferindo palestra


Ariovaldo e os trabalhadores do centro espírita Eurípedes Barsanulfo

Ariovaldo César Junior na formatura dos cursos profissionalizantes do C.E. Eurípedes Barsanulfo

Capas dos livros A Proposta do Coronel e A Escolha

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Dra. Marlene nobre convida para o Almoço na Creche Lar do Alvorecer. Diadema, SP

Domingo - 05 de junho

A partir das 12 horas

Feijoada completa, 10 tipos de saladas, refrigerante ...

Convite no local = R$15,00

As crianças da Creche Lar do Alvorecer,

Dra. Marlene Nobre,

muitos amigos e trabalhadores,

contam com sua presença.

Endereço

Rua Santa Efigênia, 79 - Diadema/ SP

Tel. 11- 4072-3453

Nós nos encontraremos lá!

http://www.crechelardoalvorecer.com.br/home_0.html

"A missão do Lar do Alvorecer é trabalhar para o desenvolvimento de uma cultura de paz, procurando melhorar a condição socioeconômica das comunidades carentes, desenvolverem potencialidades intelectuais e espirituais de crianças, jovens e adultos e promover o crescimento moral da população como um todo. "

(Convite recebido em emails de Marlene mrsnobre@uol.com.br e de Maria Aparecida Della Rosa idellarosa@hotmail.com)

Palestras públicas na Associação Espírita Raio de Luz Santo André, SP

Dia 07 de junho (terça-feria), às 20:00 hs. - Allan Vilches - Palestra e Canções para alegrar a nossa "Alma".

Dia 15 de junho (quarta-feira), às 20:00 hs. - Silvio Lemos - Tema : Relacionamentos pessoais: Família-Filhos-Casamento.

As palestras acontereceram na Associação Espírita Raio de Luz, em santo André -SP, na Rua Maria Antonieta, nº 97, Bairro Bangu.

Contato: por e-mail - msabolesk@gmail.com - Maria

(Informação recebida em email de Maria Aparecida Sabolesk msabolesk@gmail.com)

Agenda do Maria Benta São Paulo

(Informações em email de Jorge Rezala)

Programação de palestras no C.E. Semeadura de Jesus Guarulhos, SP

(Informações em email de Regina Bachega)

Palestras com Jamiro dos Santos Filho Diadema e São Paulo

(Informações em email de Regina Bachega)

USE Tucuruvi convida para o Clube da Exposição Espírita São Paulo

dia 07/06/11 às 20h
Para:

Convidamos a todos os Expositores ou

Palestrantes Espírita para participarem do

CLUBE DA EXPOSIÇÃO ESPÍRITA - USE TUCURUVI

As reuniões acontecem de dois em dois meses

Próxima reunião: dia 07/06/11 terça-feira às 20h.

Exposição:

1)Paulo Cesar com o tema de Julho/11: Perdão das ofensas e A indulgência- “ESE” cap X

Local: Centro Espírita Servos de Jesus

Rua Cândido Figueiredo, 495 – V. Gustavo – São Paulo/ SP.

Travessa da Av. Júlio Buono, altura do nº1000


Clube da Exposição Espírita da USE Tucuruvi

O Clube da Exposição Espírita tem como objetivo melhorar as palestras/ exposições espíritas feitas nas reuniões de assistência espiritual nos centros da nossa região.

Conforme proposta aprovada na reunião mensal da USE Tucuruvi, o Clube reunirá os expositores da região a cada dois meses, para realização de palestra com o tema dos meses futuros, sendo o expositor agendado com antecedência, podendo ser distribuido aos presentes material de apoio.

Solicitamos, encarecidamente, que todos os espíritas que façam palestras ou exposições doutrinárias compareçam às reuniões do Clube. Nela poderemos formar um padrão de qualidade para este trabalho, com linguagem, postura e preparo adequados.


Forte abraço,

Edmar.

(Informação em emails de Norberto e Fatima e de Regina Bachega)

Palestras espíritas no Espaço Cultural da Entidade Espírita Cáritas Mogi das Cruzes, SP

“PALESTRAS - JUNHO/2011 COM CONVIDADOS ESPECIAIS”

DIA 05: DOMINGO - 9h30min

DR. ALESSANDRO VIANA DE PAULA

(JUIZ DE DIREITO)

VIRÁ DE: ITAPETININGA

TEMA: “A FÉ, A ESPERANÇA E A CARIDADE”

DIA 12: DOMINGO – 9h30min

FRANCISCO DO ESPÍRITO SANTO NETO

PRESIDENTE FUNDADOR DA SOCIEDADE ESPÍRITA BOA NOVA. TEM DIVERSOS LIVROS PUBLICADOS

VIRÁ DE: CATANDUVA

TEMA: “É VONTADE DE DEUS – SERÁ MESMO?”

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL DA ENTIDADE ESPÍRITA CÁRITAS

Rua Cel. Fernão Guedes de Souza, 225 – Bairro do Socorro

Mogi das Cruzes - SP

Maiores Informações – (11) 4799-5435

(Informações recebidas email de Glorinha Folch Grau glorinhafolchgrau@hotmail.com)

Filme Nosso Lar na África em cinema ou DVD

(Com colaboração de César Perri)

Palestra com Dr. Sérgio Thiesen na Associação Parisiense de Estudos Espíritas. Paris, França

(Informação recebida em emails de apes.asso@gmail.com ; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites mail@apes.asso.fr e de Claudia Werdine)

Palestra com Divaldo Pereira Franco Juiz de Fora, MG

(Informação em email de Rose Moliterno)

Noticias da Sociedade Espírita da Irlanda Dublin, Irlanda

Dear beloved friends,

Our next meeting will be this Sunday, 05th of June 2011, at 14:00 p.m. It will happen on the following address:

Spiritism Society of Ireland

21 Fairview
Dublin 3

It's located in front of the Fairview Park. It's easily accessible from the City Centre with the following buses: 20B, 31, 29, 42 and 128 and get off one stop before Marino College.

We will have our delicious coffee with pastry, teas, cheese bread ready to eat and much more sell. Also we will have a Car Boot Sale at the end of every metting! Don't miss out!

All these events it's to raise money to pay our rent and upcoming events!

I hope to see everyone soon!

Regards,

Spiritism Study group of Ireland
0879484096 - Stevan

__________________________________________________________________________________________________

Meus queridos amigos,


Nossa proximal reunion sera neste domingo 05/06/2011 as 14:00 hrs em nossa sede na 21 Fairview, Dublin 3.
Os ônibus que servem o local são 20B, 31, 29, 42 e 128 e descer um ponto antes do Marino College em frente ao Parque Fairview!

Nosso Café estará vendendo bolos, doces, pão de queijo assado, café, chá e muito mais! Sem contar que ao final das reuniões iremos ter um Bazar!

Evento para levantar fundos para pagarmos aluguel e despesas com os demais eventos!


Espero todos la!!!

Abraços Fraternos,

Spiritism Society of Ireland
0879484096
--

Spiritism Study Group of Ireland

Site:
www.allankardec-ireland.org
Facebook:
Spiritism Ireland Ssgi
Orkut: Spiritism Study Group of Ireland

(Informação em email de Spiritism Study Group of Ireland spiritismireland@gmail.com)

Grifo meu

Para ressaltar como nossos irmãos lutam para levar avante a tarefa de divulgar o Espiritismo.

Nossos parabéns aos irmãos da Irlanda. Ismael Gobbo

Duas Casas Espíritas com ótimas programações de aniversário Araçatuba, SP

(Informações em email de Sirlei Nogueira)

Richard Simonetti lança seu 50º. Livro Espírita: O Plano B Bauru, SP

Com um público estimado em 150 pessoas, Richard Simonetti, escritor e conferencista bauruense, lançou neste 02 de junho, às 20h, seu 50o. livro e 3o. romance, O Plano B, da Editora CEAC. O local do lançamento e dos autógrafos foi na Livraria Jalovi (rua Antônio Alves 22-75, Altos da Cidade).

O Coral Amor e Luz, do Centro Espírita Amor e Caridade (CEAC), abriu o evento apresentando três músicas e em seguida Sidney Francês Fernandes falou sobre o lançamento do 50o. livro de Richard Simonetti com um vídeo sobre a trajetória do escritor e sua obra.

Diversas autoridades, amigos, confrades e simpatizantes da doutrina espírita estiveram presentes, felicitando Simonetti por este marco histórico.

(Texto de Leopoldo Zanardi)

Richard e a esposa Tania

Richard Simonetti e as filhas

Uma panorâmica do evento

Coral Amor e Luz

A fila de autógrafos

Leopoldo Zanardi e Simonetti


Richard Simonetti com amigos no lançamento de O Plano B


(Texto e fotos recebidos em email de Leopoldo Zanardi)

Divaldo Franco profere palestra pública dia 6 de julho em Aracajú, Sergipe

Tribuno Espírita fala de Conflitos Existenciais nos 60 anos do Centro Espírita Casa da Fraternidade

Para comemorar os seus 60 anos de existência o Centro Espírita Casa da Fraternidade, traz a Aracaju o tribuno e médium DIVALDO FRANCO, dia 6 de julho, para proferir palestra pública sobre CONFLITOS EXISTENCIAIS. O evento será no Espaço Emes, casa de espetáculos localizada na capital sergipana, com início às 19h30, oportunidade que aquele Centro prestará algumas homenagens a colaboradores encarnados e desencarnados.

De acordo com o Diretor de Mediunidade da Casa da Fraternidade, jornalista Luduvice José, a expectativa é muito grande em trazer Divaldo Franco para as comemorações dos 60 anos de uma instituição por onde passaram muitos dos destacados espiritas sergipanos, e que se mantém na sua simplicidade, empreendendo um trabalho que envolve o estudo, a disseminação da mensagem crística, além do esclarecimento a irmãos equivocados que precisam de ajuda que permita avaliação sobre a própria conduta no mundo espiritual.

“Contar com Divaldo Franco é uma oportunidade ímpar da casa aniversariante presentear a sociedade, seja espírita ou de outros segmentos religiosos, oportunizando sobremaneira às famílias sergipanas, um contato estreito com um tema extremamente atual: CONFLITOS EXISTENCIAIS, problema que tem atingido um contingente de pessoas cada vez maior, merecendo portanto ser dissecado por alguém com um profundo conhecimento das inter relações entre os mundos físico e espiritual, razão para que todos sejam convidados da Casa da Fraternidade, para comemorar os seus 60 anos de profícua assistência.”

FEIRÃO DO LIVRO

Luduvice José informou também que no mesmo local e data, das 10 às 21 horas, vai acontecer o II FEIRÃO DO LIVRO ESPÍRITA DA MANSÃO DO CAMINHO, propiciando um contato estreito do público com as obras da Editora LEAL, de variados autores, psicografadas por Divaldo Franco.

CASA DA FRATERNIDADE

Fundado oficialmente em 6 de julho de 1951, o CENTRO ESPÍRITA CASA DA FRATERNIDADE é uma das mais antigas instituições de Sergipe, mantendo um público que é sempre estimulado ao estudo, pugnando por divulgar a mensagem de Jesus. Em razão do seu tempo de existência abrigou muitos confrades que atualmente dirigem outros centros, o que é motivo de alegria por ter sido e continuar sendo uma célula de disseminação do amor e da fraternidade.

A sede do Centro Espírita Casa da Fraternidade é à Rua Porto da Folha, 1236. Todavia, a sua primeira base física foi no número 1421, da mesma rua, na casa residencial de D. Clara Bispo dos Santos, já desencarnada. Naquele local, foi instituída oficialmente a Casa da Fraternidade, com prece feita por José Gonçalves de Oliveira – posteriormente foi presidente do Centro -, que solicitou ao então presidente da Federação Espírita Sergipana, Elson Fontes, para presidir aqueles trabalhos iniciais, da mesma forma que convidou Antonio Monteiro de Jesus, para secretariar.

Na ocasião, José Gonçalves de Oliveira comunicou aos presentes que, no dia 5 de outubro de 1949, recebera uma comunicação da espiritualidade, orientando-o à fundação de um Centro Espírita naquele bairro, o que acontecera através de Abel Mendonça, da Bahia, e outros confrades sergipanos, em abril de 1950, se, contudo ter personalidade jurídica, necessária à sua efetiva constituição, o que passou a ter naquela oportunidade, dia 6 de julho de 1951. Ele propôs ainda a eleição da primeira diretoria que ficou com a seguinte formação: Presidente, Elpídio Francisco de Menezes e como vice, Clara Bispo dos Santos; 1 e 2° Secretários José Gonçalves de Oliveira e Carmelita Souza Santos, respectivamente. A ata de fundação foi lavrada por Antonio Monteiro de Jesus e registrada no Cartório do 10° Ofício, em Aracaju.

Convém destacar que algum tempo depois foi adquirido um terreno para a construção da sede própria, aonde hoje funciona o centro. Enquanto se arregimentavam esforços e os recursos necessários para a obra, o Advogado Jugurta Barreto, que residia à Avenida Desembargador Maynard, esquina com a rua Porto da Folha, cedeu o espaço da sua garagem para que, durante alguns anos, ali funcionasse a Casa da Fraternidade.

CONTATO ASSESSORIA DE IMPRENSA: Luduvice José – Jornalista DRT-SE 278, (79) 9972-6290 luduvicejose@gmail.com , luduvicejose@terra.com.br

(Informação com foto recebida em email de luduvicejose@terra.com.br)

Congresso Médico Espírita da AME Internacional Bonn, Alemanha

(Informação em email de Fernanda Marinho)

Palestra com Divaldo Pereira Franco “A transição planetária e as conseqüências para a humanidade. Winterthur, Suiça

(Informação em email de Fernanda Marinho)

USE- União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo 64 anos de Unificação

Nossos cumprimentos à Diretoria da USE e a todas suas projeções: distrital, municipal, intermunicipal e regional.

Muito trabalho e dedicação

ENTREVISTA COM THEREZINHA OLIVEIRA

PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA

JUNHO, 2011

Therezinha Oliveira

Ismael Gobbo

Nascida em Cravinhos e criada em Santos, Therezinha de Oliveira, hoje com 80 anos, tinha quase 10 anos quando o pai desencarnou. Acabou indo morar em Ribeirão Preto, terra da mãe, depois na capital paulista e, em 1956, partiu para a cidade na qual vive até hoje, Campinas.

Foi nesse município que se tornou professora primária pelo Instituto de Educação Carlos Gomes, mas não chegou a lecionar, por haver ingressado, por concurso público, no serviço da Prefeitura do Município de Campinas, em 1959, onde ficou até se aposentar.

Além da vida normal na cidade paulista, Therezinha assumiu outro papel: o de forte atuação no Movimento de Mocidades Espíritas, considerado por ela uma “descoberta entusiasmante”. Seu envolvimento teve início no Centro Espírita Allan Kardec (Ceak), em bairro central de Campinas. “Contatando jovens e adultos pelo Brasil afora, entendi que não estamos sós em nosso ideal e que, com o conhecimento espírita e o entendimento cristão, muito se pode fazer por nosso progresso e o da humanidade. Embora esse muito seja o pouco de que somos capazes, ele é indispensável para o progresso geral. E, cada um dando o seu melhor, a soma será sempre expressiva e valiosa”, declara.

Therezinha conheceu a Doutrina nos tempos de Ribeirão Preto, quando a mediunidade da mãe “teria aflorado”. Foi lá que participou do “catecismo espírita”, no Centro Espírita Eurípedes Barsanulfo, e a acompanhava nas reuniões em que atuava como médium. Em São Paulo, esteve em esporádicas reuniões mediúnicas, ainda como acompanhante da mãe, porém, quando se mudou para Campinas, a família toda ingressou no movimento do Ceak.

“Logo que cheguei em Campinas, integrei-me na Mocidade Espírita do `Allan Kardec’, que me ensejou conhecer e participar do movimento dos jovens espíritas brasileiros, por meio das Concentrações de Mocidades Espíritas do Brasil Central e do Estado de São Paulo. Nesse movimento, tive a oportunidade de fazer valiosa rede de amizades em vários estados brasileiros e de começar o trabalho de divulgação oral, depois de participar, de forma inesperada, do ‘concurso de oratória’ em Bauru, em 1959. O envolvimento da trabalhadora teve tanta importância que, inspirado nela, nasceu o hino Mocidade no Evangelho, recebido por ocasião da XIII Concentração de Mocidades Espíritas do Brasil Central e do Estado de São Paulo, realizada em Campinas, em 1960.

“A flâmula dessa concentração trazia um evangelho aberto, sobre ele uma rosa, e a letra do hino dizia: Mocidade, rubra rosa rescendendo suave olor é o símbolo perfeito de tua graça e teu vigor. Mocidade, o Evangelho é o solo benfeitor, de que a rosa haure o alento para a paz e para o amor. Essa composição musical está no CD Na Luz da Inspiração, em que canto músicas e declamo poesias que me foram inspiradas”, relembra Therezinha.

No Ceak de 1965 até 1970, Therezinha começou a formular os cursos doutrinários, ocupou o cargo de secretária e, depois, o de presidente. Atualmente, responde pela Coordenadoria de Estudos e Divulgação Doutrinária.

Theresinha, você escreveu vários livros. Quais são?

Na série Estudos e Cursos, são sete livros: Iniciação ao Espiritismo; Mediunidade; Reuniões Mediúnicas; Fluidos e Passes; Oratória a Serviço do Espiritismo; Estudos Espíritas do Evangelho; Orientação Mediúnica. As demais obras, doutrinárias e evangélicas, compõem um total de 15 títulos: Espiritismo (A Doutrina e o Movimento); Parábolas que Jesus Contou (E Valem para Sempre); Jesus, o Cristo; Na Luz do Evangelho (A Mensagem do Amor); Na Luz do Espiritismo (Tudo se Esclarece); Na Luz da Mediunidade (Os Mortos Vivem e se Comunicam); Na Luz da Reencarnação (A Vida É Sempre Vida); Quando o Evangelho Fala; Quando o Espiritismo Fala; Conversando com os Espíritos na Reunião Mediúnica; Para Ler e Reler; Mulher e Mãe (Uma Homenagem); Ante os Problemas Humanos; Coisas que Não Esqueci (Porque me Ensinaram Muito); A Eterna Mensagem (Revelações Espirituais ao Longo dos Tempos) e O Evangelho É Simples Assim.

Há, ainda, quatro folhetos, de boa aceitação e utilidade na casa espírita: Ante os que Partiram; Reencarnação é Assim...; Suicídio? Um Doloroso Engano; e Chegando à Casa Espírita. Aproveito para esclarecer que o folheto Deixem-me Viver não é de minha autoria. Ele se baseia em depoimento do Dr. E. Nathanson e só colaborei na sua organização, para ser publicado por nossa editora.

No prelo, estão dois livros dedicados às crianças: O Sino de Cristal e A Empregada Feia. Os direitos de toda essa produção foram entregues à Editora Allan Kardec, do Ceak, que destina os rendimentos à manutenção de suas obras sociais.

E com relação a palestras. Você continua atendendo a pedidos fora de Campinas?

Sim, mercê de Deus, tenho podido atender a convites de outras cidades, para falar sobre a Doutrina Espírita e as sublimes instruções do Evangelho de Jesus, o que me enseja, ainda, cultivar antigas amizades e formar novos conhecimentos.

Você se lembra bem de quando Chico Xavier recebeu o título de cidadania, em Campinas, em 1974...

De fato, em 27 de julho de 1974, Chico Xavier recebeu em Campinas, por voto unânime dos vereadores campineiros, o título de cidadão, em cerimônia no Ginásio de Esportes do Taquaral. O Movimento Espírita prestou-lhe muitas outras homenagens. À noite, no Ceak, ele recebeu cerca de 3 mil populares que ali compareceram para congratular-se com ele e demonstrar-lhe o seu afeto. E Chico esmerou-se em retribuir a cada um, incansavelmente, o seu aperto de mão, presenteando-os com uma rosa.

Pelo que consta, foi emocionante o discurso de Chico naquele ano em que, coincidentemente, Campinas comemorava o bicentenário.

Sim. Como registrou Mário Tamassia, em folheto da época, Chico disse que uma “força compulsiva” o levava a revelar o que estava acontecendo ali, no plano invisível: o ginásio se transformara em “santuário de luz” e, diante dele, “personalidades e quadros de Campinas do passado desfilavam através de processos que não sabia definir”. Aludiu, o médium, a episódios da história campineira, citando nossos grandes homens, como Barreto Leme, Quirino dos Santos, Campos Sales, Carlos Gomes e Francisco Glicério. E comentou que Emmanuel lhe explicara o porquê da presença de tantos vultos nobres na ocasião: Isso se verifica em função do bicentenário da cidade, sendo que em todo mês de julho corrente, amigos espirituais têm vindo, quando possível, à cidade, a fim de compartilhar da referida comemoração.

Na manhã seguinte, Chico compareceu a uma reunião promovida pela União das Sociedades Espíritas (USE), na Casa do Caminho, que mantém a Casa da Criança Meimei, para um encontro com os dirigentes espíritas campineiros e também concedeu entrevista ao Diário do Povo.

E, hoje, como enxerga o Movimento Espírita?

O Movimento Espírita é muito expressivo e atuante e altamente promissor para o futuro, se houver, de nossa parte, fidelidade doutrinária nos trabalhos que executamos e o cuidado de preparar as novas gerações para a continuidade dos ideais e labores espíritas.

E quanto à bibliografia espírita, produzida mediunicamente e por autores encarnados, acredita que tem sido produtiva?

A literatura espírita requer atenção e melhor seleção, por todos nós, para que não perca o bom nível com que tem conquistado leitores em todas as classes sociais.

O apelo comercial tem sido muito grande, em detrimento da qualidade dos livros espíritas ou rotulados de espíritas?

Realmente, o interesse e a aceitação populares pelos temas espíritas tornaram comercialmente lucrativos os investimentos nessa área e muitos são atraídos pela oportunidade de sucesso fácil.

Que fazer para mudar esse quadro?

Divulgar ainda mais a boa literatura, as obras básicas, os autores clássicos (como Léon Denis, Gabriel Delanne, Bozzano), os nacionais, como Cairbar Schutel, Deolindo Amorim, Herculano Pires e Vinícius, e os mediúnicos (como os recebidos por Chico Xavier e Yvonne Pereira). Obras assim apuram o “paladar literário e doutrinário” dos leitores e fazem com que, ao ler as obras oportunistas, percebam a diferença de conteúdo e de forma, levando-as a escolher melhor o material agradável e útil de que precisam para alimento de suas mentes.

Therezinha e Chico Xavier, em 1980.

Encontro está relatado em livro de memórias

História e atividades do Centro Espírita Allan Kardec

O Ceak foi fundado em 15 de setembro de 1938, por um grupo de idealistas, liderados por Gustavo Marcondes e Servílio Marrone.

Na área assistencial, disponibiliza:

. Instituto Popular Humberto de Campos, que oferece ajuda a milhares de pessoas, com doação de roupas, calçados, farmácia e ambulatório médico e creche para 200 crianças; em suas dependências, a prefeitura e Estado mantêm escola primária, enquanto a alimentação dos alunos é fornecida pelo instituto;

. Educandário Eurípedes, que ministra vários cursos profissionalizantes e mantém creche para 100 crianças;

. Creche Gustavo Marcondes para 70 crianças carentes, no subdistrito de Souzas;

. Casa de Apoio à Vida, que presta amparo, anualmente, a cerca de 100 gestantes adultas e adolescentes.

Todos os serviços são gratuitos.

Na parte doutrinária, dispõe de:

. Plantões de segunda a sexta-feira, todas as tardes e noites, e aos domingos pela manhã, com recepção, entrevistas, preleções e passes, além de reuniões mediúnicas de assistência espiritual aos enfermos físicos e aos que se sentem aflitos e perturbados, e também grupos de visitação a detentos e a enfermos, nos hospitais e em lares.

Para os interessados em conhecer a Doutrina Espírita, oferece:

. Cursos de iniciação ao Espiritismo, mediunidade, reuniões mediúnicas, estudos espíritas do Evangelho e, anualmente, cursos intensivos de passistas, entrevistadores, preletores e expositores.

“Comecei a elaborar os cursos doutrinários por volta de 1965. Em 1980, já estavam todos formulados e em funcionamento. O último a ser estruturado foi o Estudo Espírita do Evangelho, que preenche uma lacuna comum na formação doutrinária de trabalhadores das casas espíritas. Aproveitando que companheiros do Ceak me haviam filmado ministrando as aulas de Iniciação ao Espiritismo, a Versátil Spirite editou, em 2009, o trabalho e lançou um DVD, com mais de 34 horas de gravação, além de uma caixa com 12 DVDs e vídeos extras”, conta Therezinha.

O Ceak possui ainda três núcleos nos bairros de Vila Nova, Proença e Souzas, onde são oferecidos serviços semelhantes de cursos, reuniões e plantões doutrinários, além de assistência material.

Segundo Therezinha, na sede, a média de frequência diária, à tarde e noite, é, em cada período, de cerca de 200 pessoas assistidas e uma equipe de 50 trabalhadores espíritas voluntários. Aos domingos de manhã, há número equivalente de assistidos e de trabalhadores, mas a palestra no salão principal atrai 500 pessoas. Nos três núcleos, a média diária de frequentadores, nos dias em que são abertos ao público, varia em torno de 150 pessoas.

Os alunos, considerados os dias em que há cursos na sede e nos núcleos, somam cerca de 800 pessoas, além das equipes de secretaria, expositores de aulas e dirigentes mediúnicos.

Therezinha (acima à direita) com os irmãos Myrian e Ivan, a mãe Anna Gonçalves Guisolphe e o padrasto

Irineu Guisolphe de Castro, em 1956. O pai, Pedro de Oliveira , desencarnou quando Therezinha tinha 10 anos.

Mocidade no Evangelho

Mocidade, rubra rosa,

recendendo suave olor

é o símbolo perfeito

de tua graça e teu vigor!

Mocidade, o Evangelho

é o solo benfeitor

de que a rosa haure o alento

para o Bem e para o Amor.

Coro:

Mocidade, no Evangelho

faz tua vida reflorir

e o Amor celeste orvalho }

em tua alma há de esparzir } bis

Mocidade, esperança

de um futuro que é só luz,

vê se tua fé alcança

viver sempre com Jesus!

E nas trevas do presente,

para o mundo iluminar,

vive pura, vive crente

a sorrir, servir e amar!

Coro:

Mocidade, no Evangelho

traça a rota do porvir

que o Bem requer trabalho }

para em nossa alma surgir } bis

· Hino inspirado a Therezinha Oliveira e composto especialmente para a XIII Concentração de Mocidades Espíritas do Brasil Central e do Estado de São Paulo realizada em Campinas (SP) de 14 a 17 de abril de 1960.

ASSINE FOLHA ESPÍRITA

www.folhaespirita.com.br

Os irmãos Myrian, Ivan e Therezinha Oliveira

A jovem Therezinha Oliveira em palestra na cidade de Uberlândia, MG


Therezinha no CEAK, Campinas, SP

A oradora Therezinha Oliveira


“Iniciação ao Espiritismo” em DVD da Versátil,


Divaldo Pereira Franco e Therezinha Oliveira