BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 22 de maio de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Astrid Sayeg

Astrid Sayeg

institutodeestudosfilosoficos@gmail.com

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Nesta entrevista ouviremos nossa companheira de ideal espírita Astrid Sayeg fundadora do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos- IEEF, uma instituição sem fins lucrativos cuja equipe de educadores promove cursos na área da Filosofia, com particular ênfase para cursos sistematizados de Filosofia Espírita. Astrid é oradora bastante requisita no movimento espírita.

Astrid poderia nos fazer sua apresentação pessoal?

Astrid Sayegh, embora o primeiro nome seja alemão, minha família é de origem síria. Meus avós vieram de Homs e Alepo em meados do século passado.

Qual sua formação acadêmica e profissional?

Tenho formação em Letras/Tradutor e Intérprete, Mestrado e Doutorado em Filosofia pela Usp. Atualmente faço Pós Doc e desenvolvo pesquisas em Filosofia Espiritualista Contemporânea na Usp.

Desde quando é Espírita e como conheceu a Doutrina Espírita?

Passei a ser espírita com 24 anos, quando a mediunidade começou a se manifestar. Passei a procurar psicólogos, psiquiatras, até que encontrei orientação segura na Federação Espírita do Estado de São Paulo, em 1982.

Poderia nos descrever sua trajetória de trabalho no Movimento Espírita?

Fiz os cursos doutrinários na Federação Espírita do Estado de São Paulo, onde passei a atuar, particularmente na área de ensino. Fui expositora dos Cursos Preparatório, Básico, e Filosofia. Fui Diretora da Divisão dos Cursos Básicos por 12 anos, e coordenadora do Curso de Filosofia, além de trabalhar na como médium na Assistência Espiritual.

Como surgiu o IEEF- Instituto Espírita de Estudos Filosóficos?

Em 1987 O Prof. Manoel Pelicas São Marcos fundou o curso sistematizados de Filosofa Espírita na Feesp. Fui aluna que participava das aulas com muito interesse, e sempre ávida por ouvir o Mestre São Marcos. Em 1991 o Professor me convida para dar aula com ele, e partir de então passei a me dedicar arduamente ao estudo e divulgação da Filosofia Espírita. Em 2006 o Professor São Marcos desencarnou e , no ano seguinte, buscando dar prosseguimento a sua obra, fundamos o Instituto Espírita de Estudos Filosóficos- IEEF. O motivo de seu surgimento foi justamente criar um espaço para o livre pensar, um núcleo de pesquisas e atividades culturais.

O IEEF é uma instituição sem fins lucrativos,trata-se de uma proposta institucional de uma equipe de educadores que promove cursos e Filosofia e História da Filosofia, e particularmente cursos sistematizados de Filosofia Espírita: www.ieef.com.br

Kardec fala-nos de fases na disseminação do Espiritismo pelo mundo. Presentemente qual delas vivenciamos com mais intensidade?

Parece-nos que atualmente a disseminação do Espiritismo se dá mais pela sua fenomenologia. O que é muito natural, dado o fato de que todo conhecimento, como ensina a própria Filosofia Espírita, deve partir dos fatos, do efeito, para então se buscar a causa, particularmente a parte essencial e oculta. Por outro lado, a última palavra no pensamento contemporâneo é fenomenologia, seja do ponto de vista da ciência, seja mesmo por parte da Filosofia. A fenomenologia espírita abraça, porém as duas faces do dos fenômenos, qual seja a face visível e científica, e a face oculta e inteligível, da alçada da Filosofia.

Cumpre-nos, espíritas, porém, não limitarmos a educação espírita à sua fenomenologia mediúnica, mas antes estabelecer uma reflexão metódica sobre a parte filosófica, tão desconsiderada mas que, segundo Kardec em Conclusão a O Livro dos Espíritos, é a força do Espiritismo. È a força porque é a Filosofia que aborda a parte ética, assim como os conceitos que permitem obter uma visão racional do Evangelho. È Filosofia, como afirma Herculano Pires, porque Espiritismo se preocupa com a mundivivência, ou seja, a situação do homem inserido no mundo, e buscando vivencia-lo com sabedoria. Sem dizer da ontologia espírita, a teoria do ser, de sua origem, natureza e destinação, entre outros ramos da Filosofia que precisam ser exaltados na Casa Espírita, porém de forma racional, liberta, sem condicionamentos.

No meio universitário como andam os trabalhos com temática espirita?

Temos percebido algumas iniciativas, particularmente na parte científica, de apresentação de dissertações e teses de temática espírita no meio acadêmico. Inclusive, cumpre aqui louvar o trabalho de Dra Julia Nezu, que fez uma pesquisa de todas essas teses e chegou a mais de 500 trabalhos acadêmicos.

Atualmente estamos desenvolvendo uma pesquisa na área de Filosofia no sentido de combater as concepções materialistas da Filosofia da Mente. No entanto, permito-me aqui instar a todos a que tomem a iniciativa de levar o Espiritismo para o mundo acadêmico, pois se existe ainda preconceitos contra a Doutrina é porque nós ainda não a apresentamos com a autoridade que lhe é inerente.

Que visão você tem do Movimento Espírita nos dias atuais e as perspectivas futuras?

Vejo que as idéias espíritas estão se disseminando cada vez mais, que o Espiritismo está sendo procurado cada vez mais, e que cumpre à Casa Espírita se adaptar às exigências dos novos tempos. Digo isso no sentido de as Casas Espíritas se prepararem para questões ideológicas pois, segundo Dr Bezerra de Menezes, no livro Atitudes de Amor, os conflitos nos novos tempos serão de natureza ideológica acima de tudo. Cumpre apresentarmos argumentos mais substanciais e racionais, sobretudo ao jovem que hoje adentra a Casa Espírita, cuja exigência não e a mesma dos jovens do passado.

Quais os livros de sua autoria, de que tratam e os mais divulgados?

Renovando Atitudes, trata-se de um texto didático sobre os meios de se chegar a uma renovação interior, a partir de uma consciência racional e autônoma.

Bergson – O Método Intuitivo: uma abordagem positiva do espírito consiste em uma dissertação sobre a intuição.

Bergson: A Consciência Criadora – Metafísica da Ciência, sobre a evolução do princípio espiritual.

Ser para conhecer... Conhecer para ser... obra filosófica espírita, descreve as sucessivas fases cognoscitivas do Espírito, em busca da verdade metafísica. — Esse mesmo processo fundamenta ainda, o próprio percurso metodológico que legitima a Doutrina dos Espíritos, da ciência à religiosidade.

A que casa espirita esta vinculada presentemente as atividades que nela desenvolve?

Não estou vinculada a nenhuma Casa Espírita. Presido o Instituto Espírita de Estudos Filosóficos, instituição autônoma, e que está sediada junto a Instituição Beneficente Nosso Lar. Cumpre-nos aqui exaltar o apoio de Nancy Puhmann de Girolamo, cujo apoio foi decisivo na constituição do IEEF.

Algo mais que queira acrescentar?

Gostaria de instar a todos que cultivemos mais profundamente, mais metodicamente, o aspecto filosófico tão pouco considerado nas Casas Espíritas, e no qual consiste a força do Espiritismo, segundo Kardec em Conclusão VI de “O Livro dos Espíritos”. A Filosofia é educação para a liberdade, e certamente muito contribuirá para a fase da denominada Idade Madura do Espírito que se aproxima, em que viveremos uma religiosidade autêntica, fundada na consciência autônoma e não mais dogmática. Hoje os jovens que adentram a Casa Espírita buscam fundamentos mais substanciais e lógicos,e importa estejamos preparados para articular a lógica do Espiritismo, com rigor, profundidade e simplicidade.

A bebê Astrid Sayeg em pose de pensadora

Astrid no espaço IEEF , hoje com sede na Instituição Beneficente Nosso Lar

Alunos no Curso sobre obra de Herculano Pires

Alunos no curso sobre a obra Concepção Existencial de Deus, de Herculano Pires.

Alunos do 4º ano, curso sobre Ética e Teoria do Conhecimento Espírita

Simpósio de Filosofia Espírita, promovido pelo IEEF, que contou com a participação de Dora Incontri e Heloisa Pires

Astrid em palestra sobre a Filosofia de

Emmanuel e as Parábolas.

Astrid autografando

Algumas expositoras do IEEF em

momentos de descontração

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Site Na Era do Espírito

http://www.aeradoespirito.net/PGIndice/PGIndice.html

Festa junina no CESAK Bruxelas, Bélgica

(Informação em email de Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

Leia o boletim da Federação Espírita do Distrito Federal

Acesse aqui: http://www.boletimfedf.blogspot.com/

VII Curso de Mediunidade no ICKS Santos, SP

(Informação recebida em email de Alcione Moreno alcionem@uol.com.br)


Palestra com Américo Sucena no S.F.E.Espíritas- Pirituba São Paulo

PALESTRA DESTA 4ª-FEIRA (25/MAIO)

NA SOC.FRATERNA DE ESTUDOS ESPÍRITAS-PIRITUBA - 20:00h

Sociedade Fraterna de Estudos Espíritas

Rua Edgard Tinel, 51

Pirituba - SP

Travessa da Av. Raimundo Pereira de Magalhães, altura do nº 3116.

20:00h

Informações com Luceli = 3976-3990 / 9626-9178

AMÉRICO SUCENA

Tema:

Desencarnação

Baseado na obra "Obreiros da Vida Eterna" psicografia de Chico Xavier

Com projeção de slides.

Toda palestra é acompanhada com imagens especialmente desenvolvidas para o tema

Américo Sucena é engenheiro, expositor, diretor doutrinário da Sociedade Espírita Mãos Unidas;

- Membro da Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo - ADE-SP;

- Colaborador da Rádio Boa Nova com os programas: Ação 2000, Conversa Amiga com Você, Mensagens para um novo Tempo e Diálogos Espíritas;

- Responsável pelo Projeto Imagem, que realiza a transformação dos livros de André Luiz e Emmanuel, psicografados por Chico Xavier em filmes e imagens, para projeção em todo o Movimento Espírita. Disponível em CD.

- Autor do livro: “Falando com os Espíritos – Módulo reunião mediúnica e mediunidade", também apresentado em Seminários.

O Livro Falando com os Espíritos é utilizado em nosso Curso Doutrinário na Fraterna.

(Informação em email de Regina Bachega)

Programação do C.E. Seara do Mestre São Paulo

(Informação recebida em emails de Seara do Mestre searadomestre@gmail.com e de Regina Bachega)

Programa Muitas Vidas na TV Santa Cecília Santos, SP

Santos, SP

Olá Amigos!


Neste Sábado dia 21/05, as 11:00 Horas, O Programa Muitas Vidas no Santa Cecília TV,



O Entrevistado será o Margareth Teixeira Magalhãese nos fala do "PREGUIÇA" ,
Define o que é preguiça! ,
Será que o espirito também é preguiçoso?,
Porque algumas pessoas são tão devagar?,
Como perceber a aproximação da preguiça?,
Preguiça tem tratamento?

Tudo isso no Sábado as 11:00 pela manhã no Santa Cecília TV: canal 13

e da NET não tem canal UHF (antena) 52

O Programa Muitas Vidas internet agora estabele pelaTV Santa Cecília.
Acesse:
http://www.santaceciliatv.com.br/indextv.php
BLOG - http://programamuitasvidas.blogspot.com/


Clique em assista ao vivo (a sua direita na tela) /digite seu email e cidade e pronto ... assista a programação ao vivo

Não Perca. Divulgue!

"A Caridade Maior que praticamos em Relação à Doutrina Espírita é a sua Divulgação". (Emmanuel)

(Informação em email de José da Conceição de Abreu e Rose Moliterno)


V Simpósio de Psicologia e Espiritismo de Guarulhos

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

XVII Comespro Osasco, SP

(Informação recebida em email de Bruno Rodrigues brunoorador@gmail.com)


Curso Educadores Espíritas Infância Vinhedo e São Paulo

Queridos amigos,

Seguem abaixo dados dos dois próximos cursos que ministraremos para Formação de Educadores Espíritas Infanto-Juvenis. Será, como sempre, um prazer (re) encontrá-los. Um deles acontecerá no Gabi (Casa Espírita em que atuo e que muitos de vocês conhecem) e outro na cidade de Vinhedo. Em ambos teremos o mesmo programa.

Favor ajudarem a divulgar para que possamos levar a iniciativa ao maior número possível de trabalhadores. Em caso de dúvidas, favor me contatarem no marthinharg@yahoo.com.br .

Obrigada.

Bjs em seus corações

Marthinha

11 – 9765.1881

Curso de Educadores Espíritas da Infância e Juventude

Equipe da USE SP e CE Gabriel Ferreira - Vagas Limitadas

Programa: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil – Objetivos – Componentes do Processo Educativo – Estruturando o Departamento – Planejamento (setor – programa de aulas – aulas) – Recursos Didáticos - com exemplos práticos

Dados para inscrição: nome completo do participante, da Casa Espírita, cidade, telefone e e-mail.

Data: 11 de junho de 2011 (sábado) – das 13 às 17 horas

Local: Centro Espírita Paulo de Tarso – Rua dos Pintassilgos, 320 - Vinhedo/SP

Inscrições: até 05.06.2011 (ou até acabarem as vagas) – pelo e-mail framqk@uol.com.br ou pelo telefone (19) 3876-5414, com Fram.

Taxa: 2 Kg (ou 2 litros) de um dos seguintes itens: leite longa vida, leite ninho, arroz, feijão (para uso dos trabalhos assistenciais da instituição - a não entrega não impede a participação).

Data: 31 de julho de 2011 (domingo) – das 13 às 18 horas

Local: Centro Espírita Gabriel Ferreira – Rua Kaneda, 474 – Vila Maria Alta – São Paulo/SP

Taxa de Inscrição: R$ 10,00 – para lanche e despesas da Casa Espírita que sediará o curso (paga no dia)

Inscrições: até 20.07.2011 (ou até acabarem as vagas) – pelo e-mail marthinharg@yahoo.com.br ou pelo telefone (11) 9765.1881

Como chegar ao CE Gabriel Ferreira

Carro: Marginal Tietê – Ponte da Vila Maria – Av. Guilherme Cotching (até o fim) – Rua Mere Amedéa (subida à esquerda, no final da Av. G. Cotching) – Av. Alberto Byington até o final = passará pela Biblioteca Vila Maria / esquerda – Praça Maria Montessori/direita – bancos Bradesco/esq e Itaú/dir – Mercado Chinen – no final da Alberto Byington, virar à esquerda e , de novo, à 1ª esquerda novamente e pronto: você estará em frente ao Gabi (CE Gabriel Ferreira).

Ônibus: No terminal Santana (estação de Metrô), pegar o ônibus “Santana – Parque Novo Mundo” (nº 271 M) e descer perto do clube Thomaz Mazzoni (o trajeto deve durar aproximadamente 20 minutos). Em frente á entrada principal do clube, pegar pequena subida, virar à esquerda e pronto: você estará na rua do Gabi.

Obs.: quem não puder pagar a taxa, pode participar do curso da mesma forma.

Após nosso encontro, os participantes receberão, por e-mail, apostila com conteúdo do curso.

(Informação recebida em email de Martha Rios Guimarães marthinharg@yahoo.com.br)


Roteiro de palestras com Haroldo Dutra Dias no estado do Paraná Maringa, Londrina, Campo Mourão, Toledo, Ponta Grossa, Curitiba,

www.feparana.com.br

Entre 21 e 29 de maio de 2011, Haroldo Dutra, tradutor de O Novo Testamento, conhecedor das línguas aramaica, hebraica, grega e francesa estará conosco no Paraná. Juiz de Direito, mineiro, parceiro da Editora FEP, ele é uma autoridade na cultura judaica e altamente capacitado para falar do Evangelho, transportando o leitor, o ouvinte para o tempo de Jesus.

Surpresa especial para você !

Em todos os locais, haverá lançamento do livro PARÁBOLAS DE JESUS - Texto e Contexto (www.parabolasdejesus.com.br). Se você adquirir este livro na pré-venda, terá direito a tirar uma foto com Haroldo Dutra. Esta foto fará parte do livro, junto com a dedicatória, compondo a orelha da capa. Um presente inédito, personalizado, especialmente para você, que puder prestigiar.

Programação Completa no Paraná:

Maringá
local: AMEM – Associação Espírita de Maringá, Av. Payssandu, 1156 - Centro

dia 21/5 às 20h: AS 3 REVELAÇÕES

dia 22/5, das 9h às 12h: AS CARTAS DE PAULO

Londrina

Local: Centro Espírita NOSSO LAR, Rua Santa Catarina, 429 – Centro

Dia: 23/5, às 20h: PARÁBOLAS DE JESUS – TEXTO E CONTEXTO

Campo Mourão

Local: Fundação Cultural de Campo Mourão

Dia 24/5, às 20h: KARDEC – TESTEMUNHOS e EXEMPLOS DO VERDADEIRO ESPÍRITA-CRISTÃO

Cascavel

Dia 25/5, 13h: Entrevista ao vivo na CATV.

Toledo

Local: Teatro Municipal de Toledo

Dia: 25/5, às 20h: PARÁBOLAS DE JESUS – TEXTO E CONTEXTO

Ponta Grossa

Local: SEFAN – Sociedade Espírita Francisco de Assis, Rua Santos Dumont, 646

Dia: 27/5, às 20h: GÊNEROS LITERÁRIOS NO NOVO TESTAMENTO

Curitiba

Dia: 27/5, às 20h: A LEI DIVINA

Local: CEPAC – Centro Espírita Paz, Amor e Caridade, Rua Cleto da Silva, 747, Vila Hauer

Curitiba

Dia: 28/5, às 14h30h: tema livre

Local: CEEB – Centro Eurípedes Barsanulfo, Rua José Tomasi, 328, São Braz

Dia 28/5, às 20h: PARÁBOLASDE JESUS – TEXTO e CONTEXTO

Dia 29/5, das 9h às 12h: APOCALIPSE(a descoberta dos novos códigos de interpretação)

Local: Teatro da Federação Espírita do Paraná, Alameda Cabral-300, Centro

Confira detalhes no www.feparana.com.br e www.facebook.com/feparana (participe, divulgue, faça seu comentário)


Presitigiem!

(Informação repassada em emails pela USE/SP; Regina Bachega e visita ao site da Feparana)

Saúde e Espíritualidade. AME/SP – USE’s Intermunicipal e Regional de. Araçatuba, SP

(Informação em email de Sirlei Nogueira)

I Congresso Nacional de Direito e Espiritismo Salvador, BA

(Informação recebida em email de Suzi Barboni)

A Arte na Educação do Espírito. Neste Domingo Araçatuba, SP

(Informação em email de Ivana Nobre Modena)


Palestra com Heloisa Pires no aniversário da A.E. Paulo e Estevão São Paulo

(Informação recebida em email de usetatuape@grupos.com.br; em nome de; Beto juniorno@yahoo.com)

“Nosso Lar” no Festival Internacional de Filmes de Seattle, nos Estados Unidos

Para:

Amigos,

com alegria informamos que o filme Nosso Lar participa do Festival Internacional de Filmes de Seattle, um dos mais importantes dos Estados Unidos da América. O evento começa hoje, dia 19 de maio, e as exibições do filme estão previstas para os dias 1,3 e 4 de junho. Espalhem a notícia e vamos torcer que o filme seja bem recebido nessa primeira etapa em terras americanas.

Aqui, o link do festival.

http://www.siff.net/festival/film/detail.aspx?id=44597&FID=206

att

Wagner

(Informação repassada por César Perri)

Um pouco da história do Anuário Espírita Grandes vultos do espiritismo



Atenção do idoso

Dona Marlene era uma senhora alegre, ativa, independente e muito lúcida. Aos oitenta anos, apresentava algumas limitações físicas compatíveis com a idade.

As dores articulares, provocadas pelo desgaste natural e consequente artrose, a incomodavam diariamente, mas nada que lhe diminuísse o entusiasmo.

Vibrava com cada conquista pessoal e profissional dos filhos e netos. Novos empreendimentos, cursos, especializações, casamentos, uma nova gravidez na família. Tudo era motivo para seus olhos brilharem de alegria.

Morava com uma das filhas e sua casa era muito bem cuidada. Sempre limpa, arrumada, arejada e repleta de porta-retratos, onde cada fotografia contava uma história.

Certo dia, durante uma caminhada de rotina, a senhora sofreu uma queda que resultou em uma fratura articular, necessitando ser submetida a cirurgia

Após a alta hospitalar, por recomendação médica, ela precisaria ficar um período em repouso, pois levaria algum tempo para voltar a caminhar com independência.

Os filhos acharam que a melhor solução seria encaminhá-la a uma Casa de Apoio para Idosos. A justificativa era de que ela necessitava de cuidados especiais, para os quais a família não estava devidamente preparada.

Já instalada na Casa de Apoio, dona Marlene recebeu a visita de uma jovem amiga, que a encontrou acamada, totalmente dependente.

Durante a conversa, ela dizia que sentia falta da sua casa, dos objetos pessoais, da presença da família, enfim, do seu alegre cantinho.

Com o tempo, ela voltou a caminhar. Aos poucos, apesar da fragilidade física, foi se tornando novamente independente. Uma das filhas a visitava semanalmente, mas não falava em levá-la de volta ao seu lar.

Nas visitas periódicas, a amiga foi percebendo que a senhora deixara de falar em voltar para casa. Percebeu também a tristeza que lhe ia na alma.

Tinha certeza que dona Marlene não falava no assunto porque no fundo se envergonhava da situação de abandono.

Nas poucas vezes em que se referia à amada família, justificava de várias formas a dificuldade que seria se ela voltasse para casa. Dizia que a família não poderia assisti-la, pois todos tinham seus compromissos pessoais.

Em verdade, seus lábios diziam palavras que seu coração não compreendia. No lugar daquele olhar alegre e doce, antes cheio de brilho, surgiu um olhar triste, sem vida, que refletia solidão e abandono.

Não era necessário ter muita sensibilidade para perceber que, por dentro, ela morria a cada dia. Que a esperança de voltar para o seio da família ia embora e junto ia também a vontade de viver.

Passado algum tempo, devido a uma determinada complicação de saúde, tornou a ser hospitalizada. Seu organismo cansado, enfraquecido pela dor maior da solidão, não resistiu. Ela havia desistido de viver.

* * *

Algumas famílias necessitam contar com o apoio das instituições especializadas para cuidar dos seus idosos.

É uma difícil decisão e se justifica, em muitos casos.

É compreensível então, contar com tal recurso, enquanto se necessita cumprir nossos deveres profissionais e familiares.

Essa atitude não significa abandoná-los.

O importante é se fazer presente, levando amor e carinho, pois nada justifica a desatenção e o desamparo.

Pensemos nisso.

Redação do Momento Espírita.

Em 19.05.2011.

Pedimos a sua atenção para o fato de o Momento em Casa não ser um serviço diário.
São enviadas, em média, 3 a 4 mensagens no decorrer da semana. As mensagens do Momento
Espírita também estão disponíveis em cd's e livros, em www.livrariamundoespirita.com.br.

Idosos em Poá, SP, com o Cartão do Idoso, fornecido de acordo com o Estatuto do Idoso

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a4/Idosos_com_cart%C3%A3o_do_idoso_em_Po%C3%A1_-_SP_-_Brasil_-_SECOM_Prefeitura_de_Po%C3%A1_Fernando_Ara%C3%BAjo.jpg

Show com Os Incríveis em prol das Casas André Luiz Guarulhos, SP

(Informação em email de Ademir Mendes)

5º. Chá Beneficente do G.E. Esperança São Paulo, SP

(Informação recebida em emails de Luciana Santos lucianasantos26@yahoo.com.br e de Regina Bachega)

III Encontro de Médiuns Piquete, SP

III E N D E M E D I

ENCONTRO DE MÉDIUNS

Participem do III ENDEMEDI – Encontro de Médiuns, que será realizado no dia 12 de junho, no C E “Deus e Caridade”, da cidade de Piquete.

Este evento foi idealizado e tem o apoio dos amigos do C E “Fraternidade” da cidade de Lorena.

O Encontro conta com a presença da Sra. Therezinha Oliveira e Clayton Levy, ambos do Centro Espírita “Allan Kardec” da Cidade de Campinas do.

O evento é destinado a todos aqueles que, de uma forma ou outra, estão envolvidos com a mediunidade, ou seja, desde os alunos de cursos de mediunidade até os dirigentes de reuniões mediúnicas.

Este Encontro faz parte do calendário da USE Regional que envolve as cidades de Cachoeira Paulista, Lorena, Guaratinguetá, Cruzeiro, Piquete e Bananal.

O Centro Espírita “Deus e Caridade” está localizado a Rua Soldado Custódio, 55 Centro – Piquete - SP (mapa no site).

Não há taxa de inscrição.

Para melhores informações:

www.endemedi.org (local destinado à inscrição)

e-mail: endemedi.iii@gmail.com

Dart (12) 3156-1210

Dulcilea (12) 3156-3815

Sueli (12) 3156-3861

Durante o intervalo os amigos do Centro Espírita “Deus e Caridade”

oferecerão um lanche aos participantes.

• O ENDEMEDI é um encontro idealizado e apoiado pelo Centro Espírita Fraternidade, localizado à Rua Manuel Prudente, 55 Centro – Lorena – São Paulo.

• Fomos orientados pela espiritualidade amiga e generosa para que o encontro fosse aberto a toda região circunvizinha, fazendo parte integrante do movimento regional.

• Foi realizado na sua primeira edição no Centro Espírita Fraternidade, em Lorena, mas que os próximos seriam realizados por aquelas cidades que se candidatassem a serem sede do mesmo.

• O ENDEMEDI é dividido em 4 partes:

• 1ª. PARTE – Uma abertura com o agradecimento pela presença de todos.

• Leitura de uma página doutrinária preparatória para a prece inicial, relativa ao assunto, projeção de um vídeo e ou áudio sobre algum tema ou entrevista sobre mediunidade.

• Em seguida o desenvolvimento do tema sobre mediunidade, pelo(s)

convidado(s) do ano.

• Neste ano de 2011, será realizado por Therezinha de Oliveira e Clayton Levy, da Cidade de Campinas – SP, atuantes e participantes do Centro Espírita Allan Kardec localizado à Rua Irmã Serafina, 687, Centro – Campinas – SP, CEP 13015-201 Tel:- (0XX19)3234-9224.

• Intervalo para Lanche.

• 2ª. PARTE – É realizado um trabalho em grupo, grupos estes já pré selecionados em função das inscrições, que discutirão sobre o tema abordado e em seguida haverá uma apresentação de cada um dos grupos do seu resumo de entendimento do assunto.

• 3ª. PARTE – Formação de um momento mediúnico, para à abertura da palavra ao Plano Espiritual Amigo e Protetor, compondo uma mesa que será formada de um ou dois médiuns de cada Casa presente, os quais serão previamente convidados mas com a liberdade de aceitar ou não, e o convite a participar da mesa dos convidados do ano.

• 4ª. PARTE – Palavras finais de agradecimento pela presença dos participantes, dos convidados, do anuncio da próxima cidade sede e a Prece de Encerramento agradecendo a Deus e a Jesus a oportunidade obtida do trabalho.

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Teatro. “Missionários da Luz” São José dos Campos, SP

Será apresentada no dia 21 de maio, às 21hs, no Teatro UNIVAP a peça teatral “MISSÍONÁRIOS DA LUZ”.

Adaptação do livro de Francisco Cândido Xavier, "Missionários da Luz"

é um espetáculo que vem esclarecer como o homem é um espírito eterno que habita temporariamente o templo vivo da carne terrestre.

No espetáculo, o espírito de André Luiz conta sobre os serviços divinos destes emissários do plano superior cujo trabalho é revelar alguns ângulos da vida espiritual. A peça mostra o trabalho árduo dos missionários no socorro e resgate dos espíritos menos esclarecidos.

Local: Teatro UNIVAP - Praça Candido Dias Castejo, nº 116 - Centro - São José dos Campos.

Mais informações: (12) 3936-1118 ou 3913-4001

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Festa Beneficente. IV Arraiá do Bem. Rio de Janeiro

(Informação em email de CFA cfassis@uol.com.br)

Evento vai tratar de Drogas e Álcool Carapicuiba, SP

(Informação recebida em email de guamalher guamalher@gmail.com)

3º. Humanizar Sul Fluminense Mendes, RJ

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Caminhada pela Paz Guarulhos, SP

Fundação Espírita André Luiz convida para a abertura da Campanha pelo Desarmamento e pela Paz em Guarulhos, que acontecerá no dia 21/05/2011, próximo sábado, das 9 às 12h no Calçadão da D. Pedro II.

(Informação recebida em email de

1ª. Semana Espírita de São Gonçalo dos Campos, BA

(Informação recebida em email de Suzi Barboni)

Programa Ação 2000- A visão espírita da notícia ADE-SP, Rede Boa Nova de Rádio

ASSOCIAÇÃO DE DIVULGADORES DO ESPIRITISMO DE SÃO PAULO

SÃO PAULO, 19 DE MAIO DE 2011

Release

Bill Gates sonda laboratórios farmacêuticos no Brasil – Ele quer financiar produção de vacinas contra doenças como a meningite, pólio e pneumonia. Matéria publicada no Caderno Vida, do jornal O Estado de São Paulo, de autoria de Jamil Chade, correspondente em Genebra, de 18 de maio de 2011.

O tema acima será analisado e discutido pela equipe do programa AÇÃO 2.000 - A VISÃO ESPÍRITA DA NOTÍCIA. O slogan do programa: “A ADE comenta e analisa o assunto, mas não fecha a questão”. Vale lembrar, que a transmissão é ao vivo, neste sábado, dia 21 de Maio de 2011 às 8 horas, pela REDE BOA NOVA DE RÁDIO.

Participam do programa como comentaristas, os comunicadores da ADE-SP Tarcízio Bazílio, Marcos Sibinelli e João Tomás do Amaral.

Direção: Éder Fávaro.

Sintonize a rádio em AM 1450 (Capital e Grande São Paulo). Em Sorocaba e Região Sudoeste - SP: 1080 - Brasil: Via Parabólica: Leiloação TV (Canal do Boi) e pela internet ao vivo ou gravado no site www.radioboanova.com.br

Os ouvintes podem participar pelo Tel. 0800.9795011 ou pelo e-mail: rede@radioboanova.com.br

Deodora Pachicoski

Assessora de Imprensa

www.adesaopaulo.org.br

Matéria publicada no encarte "Vida" do Jornal O Estado de São Paulo do dia 18 de maio.

de autoria de Jamil Chade-Correspondente/Genebra.

Equipe : Marcos Sibinelli, Tarcizio Bazilio, João Tomas do Amarale eu.

(Informação recebida em email de imprensa@adesaopaulo.org.br)

Palestra na Associação Maternal Espírita São José dos Campos, SP

Repassando

Pessoal, paz e alegria!

Gostaria de convidá-los para plestra na AME no próximo sábado as 19:30h, como Rick Medeiros, que estará lançando o livro Dia a Dia Reflexões. Segue o cartaz.

Por gentileza, me ajudem a divulgar nos seus Centros e para os seus contatos.

Um grande abraço,

Jorge Reis

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Palestra musicada com Paula Zamp no Centro Espírita Chico Xavier Guarulhos, SP

(Informação recebida em email de Rosana romiranda@trevisan.adv.br)

Programação da 50ª. Semana Espírita Intermunicipal Barretos

Irmãos:

É com prazer que anunciamos a programação da edição comemorativa de 50 anos da Semana Espírita Intermunicipal Barretos.

Com atividades de 09 à 29 de julho nas cidades de Barretos, Colina, Colômbia, Jaborandi e Guaíra, o evento contará com grandes nomes do Movimento Espírita.

Os cartazes com a grade de palestras e seminários estão em anexo. Pedimos a gentileza de divulgá-los amplamente por e-mail, Twitter e outras ferramentas virtuais. Cada casa da Intermunicipal Barretos receberá 1 exemplar de cada um dos cartazes.

Pedimos também que vibrem pelo evento nas preces de abertura e encerramento das atividades em suas Casas Espíritas, contribuindo assim para o êxito em mais uma realização da representatividade Espírita de Barretos.

Abraços fraternos,


(Informação recebida em email da USE/SP)