BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 15 de maio de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita (No. 88) Luiz Carlos de Souza

Luiz Carlos de Souza

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Nesta entrevista vamos conversar com nosso amigo e grande divulgador do Espiritismo Luiz Carlos de Souza, residente na cidade de Uberaba, MG. Luiz é espírita desde menino tempo passado pelos ciclos da evangelização e da mocidade. Está vinculado ao Lar Espírita Irmã Valquíria onde desenvolve várias atividades. É muito conhecido no meio espírita pela divulgação via internet do Jornal Espírita de Uberaba e pela realização das reuniões litero musicais doutrinárias e dos FEMEU- Festival de Música Espírita de Uberaba.

Luiz Carlos, poderia nos fazer sua auto apresentação?

Nasci em Ribeirão Preto-SP, em 31/08/1963. Minha família foi uma das que sempre lutou com dificuldades. Sou o filho mais velho de quatro irmãos. Cheguei a Uberaba com três anos, quando meu pai se transferiu a trabalho. Tenho 3 filhos, sendo um casal do primeiro casamento (Diego com 23 anos e Viviane com 21 anos) e uma menina do segundo casamento (Vanessa com 19 anos).

Atualmente estou casado com Daniela Rocha Almeida que tem uma filha Bruna, de 9 anos.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou pedagogo. Trabalho na UNIUBE – Universidade de Uberaba, coordenando o Setor de Promoção e Divulgação.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Conheci a doutrina espírita aos 12 anos. Participei da evangelização, pré-mocidade e mocidade na Casa Espírita Bitencourt Sampaio. Fiquei um tempo afastado da doutrina espírita e mais tarde voltei a freqüentar as atividades no Grupo Espírita Durval Dias de Abreu. Trabalhei em várias outras casas espíritas em diversas atividades.

A que casa espírita esta vinculado presentemente e os trabalhos que nela desenvolve?

Trabalho no Lar Espírita Irmã Valquíria, nas atividades: Estudo, Passe, Desobsessão (psicofonia) – semanal, e sopa no terceiro domingo de cada mês.


Esta em algum cargo em órgão do movimento espirita?

Ocupo o cargo de Diretor do Departamento Artístico e Cultural da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, desde outubro de 1986.

A partir desta data, passei a conduzir as reuniões lítero musicais doutrinárias.

Estas reuniões acontecem no último sábado de cada mês, onde convidamos um palestrante para falar de temas espíritas, que muitas vezes não são abordados dentro dos centros espíritas.

Temos apresentações musicais, sorteio de livros e ao final, uma confraternização.

Outra atividade que iniciei dentro da UMEU, foi o FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba.

O primeiro Festival de Música Espírita foi realizado em 24 de janeiro de 1981 e depois vieram os próximos até 1990. Depois disso não se realizou mais festivais de música espírita.

Através da UMEU, tomei a iniciativa de resgatar os festivais de música espírita de Uberaba e em 02 de junho de 2007, após dezessete anos sem a sua realização, foi promovido o VI FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba.

A partir daí, não paramos de realizar os festivais.

Em 2009 o FEMEU foi regional e em 2010, ele foi nacional. Neste ano também será nacional.

Em 2010, organizamos e realizamos através da UMEU, a I MOSTRA DE ARTE ESPÍRITA, envolvendo todos os tipos de arte espírita.

Neste ano, estaremos organizando e realizando através da UMEU, o I FÓRUM DA MEDIUNIDADE que será realizado no dia 15 de novembro.

Luiz fale-nos sobre o seu trabalho divulgação.

Paralelamente aos trabalhos do Lar Espírita Irmã Valquíria tomei a iniciativa de divulgar a doutrina espírita e de uma vontade despretensiosa, nasceu o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA em outubro de 1986.

O JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA, que é mensal, tem a proposta de ser eletrônico para facilitar a divulgação, ou seja, sem fronteiras, além de ser gratuito.

A partir de outubro de 2006, o jornal nunca foi interrompido, graças à ajuda da espiritualidade maior e já estamos na edição nº 56.

O jornal Espírita de Uberaba é apenas eletrônico ou também impresso?

Ele é apenas eletrônico para ter um custo zero.

Para quantos destinatários o jornal é enviado e como fazer para se cadastrar?

Tenho cadastrado, aproximadamente três mil assinantes.

Para cadastrar e receber o jornal gratuitamente, basta enviar o e-mail para lcsouza@terra.com.br.

As pessoas podem ler o jornal através de dois sites, sendo eles: www.issuu.com/jornalespiritadeuberaba ou www.jornalespiritadeuberaba.com

Também podem nos seguir no TWITTER: http://twitter.com/jornalespirita

Esse trabalho de divulgação é realizado só por você ou também conta com colaboradores? As despesas são arcadas por alguma entidade?

O JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA é elaborado e montado apenas por mim – não há nenhum colaborador. Quando estou montando o jornal, sinto que sou intuído pela espiritualidade.

Não escrevo artigos. Recebo artigos de espíritas ou transcrevo de outros periódicos espíritas – tudo dentro do crivo da razão.

Também recebo pedidos para divulgar eventos, bem como, buscamos os eventos espíritas em outros informativos.

Felizmente, o JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA ainda não dá nenhuma despesa.


As suas palavras finais aos nossos leitores

Espero que os leitores não nos vejam como um líder espírita ou um espírita iluminado.

Sou sim, um espírita devedor, com minhas falhas, com minhas deficiências, mas com uma vontade enorme de acertar, de fazer as coisas certas, de trabalhar em coisas novas para a Doutrina Espírita. De fazer o que ninguém faz. De contribuir com algo para o espiritismo.

Espero encontrar forças para continuar nesse trabalho tanto dentro do Lar Espírita Irmã Valquíria, quanto nas atividades da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba, bem como, na divulgação da Doutrina Espírita, através do JORNAL ESPÍRITA DE UBERABA.

E que Deus possa abençoar todos os leitores desse periódico, bem como, do nosso modesto Jornal Espírita de Uberaba.

Luiz Carlos com a mãe Thereza e o pai Quirino que o acolita aos 5 meses de idade


Luiz, à esquerda, com os três irmãos – atrás Ricardo, à direita Reginaldo e ao centro, Robert


Luiz Carlos com os filhos Diego, Viviane e Vanessa


Luiz, a esposa Daniela e sua filha Brunna

Luiz preparando (arroz com lingüiça e cenoura ralada) no Centro Espírita Jesus de Nazaré


Luiz distribuindo pães no Centro Espírita Jesus de Nazaré

Luiz Carlos juntamente com coordenadores de várias mocidades espíritas, no encerramento do I Simpósio da Juventude, por ele organizado.

Luiz Carlos trabalhando na UNIUBE – Universidade de Uberaba, juntamente com meu Diretor Ricardo Saud

Entregando a premiação no VIII FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba em 2009 (regional) – Música: Nas Asas Brancas da Saudade (1ª Colocada)


Luz Carlos com o palestrante Otaviano (Uberaba) na Reunião Lítero Musical Doutrinária realizada pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Luiz Carlos de Souza com a palestrante Solange (Ribeirão Preto) na Reunião Lítero Musical Doutrinária realizada pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba;


Com o palestrante Antônio Cândido (São Paulo) na Reunião Lítero Musical Doutrinária realizada pela UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba

Luiz Carlos entregando a premiação no IX FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba em 2010 (nacional) – Música: A Estrela Centenária (1ª colocada)

Luiz Carlos de Souza entregando a premiação no IX FEMEU – Festival de Música Espírita de Uberaba em 2010 (nacional) – Música: Nossa Verdade (2ª colocada). A esquerda (de camisa branca) está o Márcio, Presidente da UMEU – União da Mocidade Espírita de Uberaba.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.