BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 23 de abril de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Berenice Neide Brandão Andrade

Berenice Neide Brandão Andrade


Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Esta entrevista foi realizada pela nossa companheira de ideal espírita, Cláudia Werdine, brasileira residente em Madrid, na Espanha. A focalizada é Berenice Neide Brandão Andrade, espírita mineira que nasceu e vive em Belo Horizonte. Psicóloga Clinica por formação, Berenice é membro curador e coordenadora dos trabalhos da Fundação Caminho, Verdade e Vida, entidade sediada na capital mineira. Berenice adentrou uma casa espírita pela primeira vez aos 8 anos de idade e desde jovem começou a receber mensagens espirituais através da mediunidade de psicografia. Com bela trajetória pelo movimento espírita no campo doutrinário, de assistência e promoção social, chama atenção a atividade voltada ao teatro através do grupo da FCVV que desde o ano de 1980 vem se apresentando por diversas cidades brasileiras. No ano de 2010 o grupo se apresentou na cidade de Roma, encenando a peça “Há Dois Mil Anos”, baseada na obra homônima de Emmanuel psicografada por Francisco Cândido Xavier. Um novo projeto internacional deverá levar o grupo dirigido por Berenice para apresentações teatrais na Espanha e Portugal.

Berenice, poderia nos fazer sua auto apresentação?

Nasci em Belo Horizonte, em 16 de janeiro de 1945, sou filha de Elza do Amaral Brandão e João Pereira Brandão. Tenho 4 irmãos: Bernardo, Orlando, Nivaldo e João. Esta foi a base amorosa que me sustentou a vida, protegendo-me, amparando-me, até que me casei com Jésu de Freitas Andrade, meu primeiro e único namorado. Conhecemo-nos em Diamantina quando fazíamos 17 anos. Temos, portanto, 50 anos de convívio e 40 de casados. Tecemos durante esse tempo uma rede de afeto onde o amor cresce a cada dia.

Hoje temos dois filhos casados, cujos nomes vêm a seguir, acompanhados dos nomes das respectivas esposas, e filho: Kerlley, Cyntia e Davi, Keyller e Carolina. Nossa família adquiriu algo sublime depois que encontrei Emmanuel, este Espírito generoso que foi o grande responsável pelo clima de Deus, pelo brilho de amor que transformou para sempre nossas vidas.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou Psicóloga clínica, atuo com o desenvolvimento pessoal aplicado à escola, às empresas e às atividades artísticas, na área de artes cênicas (arte terapia). Há aproximadamente 40 anos, tenho realizado trabalhos com adultos e crianças de todas as camadas sociais, infra e superdotados, dependentes de drogas, moradores de rua, estudantes de todos os níveis, inclusive universitários, e profissionais de todas as áreas.

Atuo como mediadora, desde 1981, nos conflitos familiares, interculturais, religiosos, sociais, comunitários e organizacionais.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o frequenta?

Tenho convicção de que, não fossem as concessões de Deus, a generosidade e a paciência das criaturas eu seria uma alma insegura, perdida num oceano de sensações e pensamentos. Desde menina, eu via espíritos, sentia-os, ouvia vozes, conversava. As pessoas percebiam que havia algo diferente porque a maioria me considerava um pouco esquisita. A primeira vez que estive num Centro Espírita, eu tinha 8 anos. Fui levada por sugestão de uma amiga da família, uma portuguesa, Ilda, minha tia Linda e minha mãe, de quem me recordo com muito carinho. Lembro-me de que toquei músicas clássicas em um acordeão, mas finalizei com um esquentado “Tico-Tico no Fubá". Claro que o público aplaudiu com simpatia, mas era visível a minha imaturidade espiritual.

Desde muito cedo eu queria encontrar com Jesus. As lembranças, as imagens, os filmes, sempre exerceram sobre mim uma atração irresistível. Nos sonhos da infância, imaginava que Ele estaria esperando por mim em algum lugar, pensava que Ele poderia estar nas imagens bonitas que passavam nas procissões, Os cabelos nazarenos, quando se mexiam de leve... Nada havia de mais bonito. Idealizava encontrá-Lo debaixo de uma árvore, no sofá da sala, ao virar uma esquina, no altar de uma Igreja, por exemplo... A Igreja de Santa Efigênia era o meu lugar preferido. Perto de minha casa, eu podia ir sozinha e sonhava muito naquele altar onde eu esperava que Ele, saísse da Imagem para falar comigo. Passava horas esperando que ele olhasse para mim ou me desse a palma que trazia nas mãos. O tempo passou e... Tenho a nítida impressão de que não amadureci. Ainda espero muito... ainda sonho muito... Quase sempre as mesmas impressões me tomam a alma.

Minha mãe tinha um hábito que ficou como herança em minha vida. Ela escrevia bilhetes, lindos para as pessoas. Quando menina eu a imitava, levando para a escola ou festinhas, “um bilhete carinhoso”. Na adolescência, passou a chamar “recadinho de amor”, mais tarde, chamou-se “Telegrama amigo”, “Manchete colorida”...

Quando adulta, passei a chamá-lo de “Correio Celeste” e hoje, tendo estudado Hebraico na União Israelita de Belo Horizonte, aprendi a dizer “presente” em Hebraico: “mataná”. Então, por onde vou, levo matanás com uma mensagem fraterna. Muitos perguntam o motivo dos matanás. Aproveito o espaço para explicar que é uma herança de minha mãe, apenas um hábito que trago da infância.

Meu pai pertenceu à Polícia Militar de Minas Gerais. Acompanhei o seu trajeto de comandante firme e generoso, cheio de humanidade para com os seus comandados. Naquele tempo em que poucos recursos tinham as comunidades, vi-o várias vezes como herói. Uma vez, vi-o pular, ainda fardado dentro do Rio Arrudas para salvar uma criança que tinha caído nas águas, turvas e perigosas, após chuva torrencial. Um tumulto se fez, pequena multidão se desesperou, mas ele saiu, não sei como, com o bebê nos braços. Deixou-me ele a herança da disciplina, da bondade, da honradez, da retidão de caráter... Meus irmãos, ainda estão por aqui. Não nos encontramos muito, mas sei do forte amor que nos une e unirá para sempre.

Todas as vezes que nos reportamos ao passado, as lembranças vêm como num filme e é inevitável pensar: Era Você, Mestre, que vendo-me passar, forrava o meu chão de amor, colocava perfumes no ar, fazendo-me sentir emoções. Era Você que, na dor, me falava da felicidade que havia mais longe; era Você que punha clarões sempre novos em meu horizonte. Era Você que me acalmava tanto e, nos desencantos, sabia me fazer esperar. Passavam as noites, os açoites também... Abriam-se cortinas no campo da vida e eu ia em busca de novos bens... Sim, Mestre, era você... Era Você que me emprestava ânimo nos dias tristonhos; era Você que jamais permitia o fim dos meus sonhos. Era Você que me fazia adormecer esquecida de tudo, sonhando outra vez... Era Você que guardava o meu quarto, que lá dentro acendia o lume sagrado, trazendo-me à lucidez. Era Você que em meio às minhas perturbações me dava um sinal... Era Você que me fazia acreditar no amor puro, imortal. Passavam os dias... Se eu me entristecia, Você logo chegava com um plano formoso e não permitia que eu me perdesse nos limites do corpo. Era Você que me levava para casa após tantas lutas, guardava-me na escola, nas ruas... Era Você. Ainda é Você que me protege os passos, que me segue calado, que me ajuda a viver... É Você que põe meu coração junto do Seu e me fala de Deus. É Você o altar preferido, onde encontro os amigos, Você é o rosário de Deus que eu tenho comigo... É Você. Ainda é Você que me espera na porta e me conduz, é Você que me empresta as emoções da Sua Cruz... É Você que me traz o conforto, quando entristeço; Você é a jóia que, sei, não mereço, mas... É Você que nunca deixa de chegar e que insiste em fazer-me acreditar que esse Amor existe. É Você... Sempre Você.

A qual Centro Espírita você está vinculada e quais as tarefas que nele desenvolve?

Integro o quadro dos voluntários da Fundação Caminho, Verdade e Vida de Belo Horizonte, Minas Gerais. Sou membro do Conselho Curador e coordenadora dos trabalhos da instituição.

Poderia nos fazer uma síntese de sua participação no movimento espírita?

Acredito que qualquer pessoa, independente de raça, crença, cor, Igreja ou nacionalidade, tendo consciência de que é filho de Deus, toma a Humanidade como família e passa a dedicar a todos, um pensamento de simpatia e bondade. Nesta posição, seja quem for, está definitivamente integrada ao movimento espiritual imprescindível à vida. Digo movimento espiritual, porque Emmanuel, no prefácio do livro “Nosso Lar”, no último parágrafo, diz: “(...) em nosso campo doutrinário, precisamos, em verdade, do Espiritismo e do Espiritualismo, mas, muito mais de Espiritualidade.” “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” – eis o princípio a ser seguido pelos religiosos do mundo, porque, bem mais do que Espiritismo, Catolicismo, Protestantismo... e tantos mais, o homem carece espiritualizar-se para sair dos círculos estreitos da “Minha igreja” e ingressar no “Nosso Templo”, que em tudo deve ser constituído de almas fervorosas, fraternas, compreensíveis, leais, capazes de transformar a Terra dos homens, no Templo majestoso de Deus.

Contudo, Deus sempre prepara a nossa hora: fui convidada a participar de um momento espiritual e chegando lá, encantou-me a possibilidade de entrar em contato com o mundo dos Espíritos num ambiente que todos julgavam absolutamente normal. Foi um conforto, porque quando menina e vivendo entre dois mundos, havia na família um tio bondoso que vivia dizendo: “esta menina precisa de um psicólogo”. Eu ainda não havia estudado nenhum daqueles livros e não ousava nada dizer. Ficava fora da mesa de estudos, participando como espectadora e aprendiz. Lembro-me de uma quarta feira, eram 20 horas. Era feriado prolongado e alguns médiuns se ausentaram atendendo imperativos de viagens. Ia dar início à reunião espiritual. O dirigente fez uma pausa e convidou-me a ocupar uma das cadeiras vazias, destinadas aos médiuns que compunham a mesa de estudos. Estudamos uma lição do Evangelho e um texto de Emmanuel que falava de Paulo. Senti suave emoção e recebi uma mensagem. Eu quase nada sabia... O dirigente, então, na manhã seguinte, deu-me para ler o romance de Emmanuel, Paulo e Estevão, no capítulo que se refere ao caminho de Damasco. Entendi a mensagem, encantei-me com Paulo e nunca mais deixei de ler as obras de Chico Xavier. Eu ainda não tinha educação mediúnica suficiente e parte da mensagem ficou grafada na toalha branca que forrava a mesa. Para quem me conhece na intimidade, a toalha era da Marina, minha amiga que desde este tempo está ao meu lado.

Uma curiosidade: na reunião do dia anterior, na sede do Centro Espírita Discípulos de Ismael, durante as preces, eu vi o deserto, camelos... E uma grande estrela no canto da sala. Ao final da reunião, o dirigente perguntou se alguém havia tido alguma visão. Eu nem me atrevi a dizer. Pensei comigo: todos estudando os ensinamentos eternos e eu vendo camelos, desertos... Nada ousei dizer, embora uma doce emoção e um perfume do passado tenham me envolvido. Eu ainda não sabia que era a cena de Paulo no caminho de Damasco.

Desde então, fui acolhida no Centro Espírita Discípulos de Ismael, sob a direção do Senhor José Antônio de Campos, que me instruiu, encaminhando-me seguramente pelo terreno mediúnico, pondo ao meu alcance todos os livros basilares da Doutrina consoladora, e ao meu lado, uma esplêndida mulher, Dona Elza, médium consciente do trabalho a desenvolver, sempre atenta aos deveres que a vida lhe reservara. Não raras vezes, através desta grande amiga, Emmanuel esteve presente, trazendo-nos, com o benefício de sua presença consoladora, a vida de que precisávamos. Outras pessoas integravam os trabalhos desta casa, e a todos devo o meu eterno agradecimento. Após estudos aprofundados dos livros de Allan Kardec – “O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “O Livro dos Médiuns”, “O Livro dos Espíritos”, “A Gênese” e “O Céu e o Inferno” –, estudei os cinco romances de Emmanuel –” Há 2000 Anos”, “50 Anos Depois”, “Ave Cristo”, “Paulo e Estevão” e “Renúncia” – romances históricos onde podemos, durante estudo meticuloso, observar através de fatos verídicos, os ensinamentos eternos, definindo o roteiro luminoso das almas. Logo após, estudei a série de André Luiz, composta por 16 livros, desde o “Nosso Lar”, até “E a vida continua”. Prosseguindo os estudos, li “O Consolador”, “Emmanuel”, “A Caminho da Luz”, “Seara dos Médiuns” e todos os outros livros de Emmanuel, que são imprescindíveis para o reto desenvolvimento da mediunidade. Estudamos igualmente os livros de Humberto de Campos, a começar da obra “Brasil, coração do mundo, Pátria do Evangelho”, “A Boa Nova” e... todos os livros que compõem o gigantesco trabalho de psicografia do inesquecível Médium Francisco Cândido Xavier. Posso afirmar que Chico salvou a minha vida. Nos livros do Chico, tudo o que é revelado ou escrito, a Ciência do mundo comprova ou poderá comprovar, no desempenho do seu papel imprescindível, junto aos movimentos da fé. Os homens de Ciência são testemunhas deste fato. Logo entendemos a necessidade de renovação íntima e percebemos o trabalho a nossa espera. Visitamos o Chico várias vezes, antes de começar nosso trajeto, e atendendo os imperativos de trabalho na grande Seara, deixamos profundamente sensibilizados e agradecidos, o Centro Espírita Discípulos de Ismael para continuar no desempenho de nossas tarefas, estudando e praticando a Doutrina amorosa, na Fundação Caminho Verdade e Vida que saiu dos nossos projetos para o terreno onde foi construída e até hoje se situa, na Rua Conselheiro Rocha, 2555, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil.

Conte-nos um pouco sobre a Fundação Caminho, Verdade e Vida?

A Escola Infantil Pássaro Azul, nome fantasia do Centro de Integração Psicossocial, era um educandário criado por mim e meu marido. Esta Instituição funcionou durante 18 anos. Trabalhávamos com crianças na faixa etária de 0 a 6 anos na parte da tarde, e pela manhã, recebíamos crianças carentes, meninos de rua, dependentes de drogas, mantendo aos sábados uma reunião espiritual. Nesse Educandário, trabalhamos também com crianças excepcionais, que nos alegraram a vida e nos ajudaram a colher as virtudes que não tínhamos. Foi o intenso movimento de crianças e adolescentes pela manhã que chamou a atenção dos nossos amigos e benfeitores. Tínhamos, diariamente, 150 crianças carentes para serem educadas e alimentadas na escola. Ali começava o trabalho voluntário da Fundação Caminho Verdade e Vida que já se erguia no terreno de nossos ideais.

A sede da FCVV foi fundada a partir da observação destes amigos que acompanhando de perto nosso trabalho na Escola Infantil Pássaro Azul, com interesse e decisão conseguiram o terreno onde hoje nos situamos para a construção da nossa Casa de Prece.

Amigos de todos os lados chegaram, empresas dignas se posicionaram trazendo benefícios para a execução das obras e, desde o primeiro momento, os recursos financeiros não tiveram entrada nos trabalhos de construção, mas chegavam em forma de trabalhadores, materiais de construção, tratores... A única dificuldade, depois da obra concluída, foi convencer a todos os amigos e autoridades de que a nossa casa funcionaria sem receber recursos financeiros. Poderíamos receber todo tipo de donativo, de ajuda, mas nunca dinheiro em espécie.

Eis a parte do Estatuto que rege a Fundação Caminho Verdade e Vida, que trata deste assunto:

“Artigo 6º - É fundamento da FUNDAÇÃO CAMINHO, VERDADE E VIDA, a não utilização de Qualquer tipo de movimentação financeira para a consecução de seus objetivos. Parágrafo único – Fica vedada qualquer iniciativa de alteração deste Estatuto, que venha contrariar o que está estabelecido no caput deste artigo.”

Hoje, a Fundação Caminho, Verdade e Vida é uma instituição de assistência social, sem fins lucrativos, criada o ano de 1987.

Possui títulos de utilidade pública nas seguintes instâncias:

* Municipal: Lei 8.812 de 28/05/2004;

* Estadual: Lei 10.643 de 17/03/1992;

* Federal: Portaria 1.276 de 09/10/2002.

Possui, também, Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, fornecido pelo Conselho Nacional de Assistência Social – CNAS, e está inscrita no CMAS – Conselho Municipal de Assistência Social e na SEDESE – Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Esportes.

Promove ações para o crescimento do ser humano, objetivando a sua formação global, investindo, para tanto, em projetos afetos à cultura, educação, saúde pública e assistência social, contando exclusivamente com o trabalho de voluntários. . O nosso objetivo é somar na divulgação dos valores ético-morais, imprescindíveis à formação do homem, garantindo com isto um mundo melhor, onde possamos viver sem medo, sem preconceito, sem fronteiras de raça, crença, cor, Igreja, Nacionalidade. Temos nossos encontros espirituais abertos ao público aos domingos, às 19:00 h, e segundas e quartas, às 20:00 h. No livro “O Consolador” Emmanuel diz que “A sessão espírita deveria ser, em toda parte, uma cópia fiel do cenáculo fraterno, simples e humilde do Tiberíades, onde o Evangelho do Senhor fosse refletido em espírito e verdade, sem qualquer convenção do mundo, de modo que, entrelaçados todos os pensamentos na mesma finalidade amorosa e sincera, pudesse a assembléia constituir aquela reunião de dois ou mais corações, em nome do Cristo, onde o esforço dos discípulos será sempre santificado pela presença do seu amor.” Em nossa Fundação, longe estamos de alcançar esta condição, mas nos esforçamos para seguir nesta direção.

Entrando nesse link, você terá acesso a outras informações sobre a nossa Fundação:

http://artequeeduca.blogspot.com.

E o grupo de teatro da FCVV? Como e quando se formou?

O grupo teatral se formou a partir do estudo das canções mediúnicas recebidas na Casa e do estudo das obras de Chico Xavier, desde 1980.

Este é um grupo especial, que dá vida à Fundação e faz valer a pena todo e qualquer esforço. O grupo é a alma da casa. É um grupo alegre, fervoroso, competente, disponível para trabalhar e servir, um grupo simpático, estudioso, amigo e compromissado com o bem de todos. Vê-los atuando é deveras comovente. Não consigo imaginar minha vida mediúnica se não os tivesse encontrado. São a minha família espiritual e sustentação de todos os trabalhos da casa. Agradeço muito a Deus por tê-los encontrado.

Quais as peças já realizadas e cidades visitadas?

A FCVV apresenta vários espetáculos, destacando-se “Lírios de Afeição”, “Minha Casa Além da Terra – Nosso Lar”, “Há 2000 anos...” e “Renúncia”, “No caminho de Deus” (em fase de produção e montagem), além de encenações de igual valor, tais como a “Abolição da Escravatura no Brasil”, a “Regra Áurea das Religiões”, “Praça de Conselhos”, “Amas-me-?”, “A Lição esquecida”, “Definindo a direção”, “A Bruxinha que era boa” (adaptação), “O Boi e o Burro”, “O Fantasminha Camarada”, “Tocando nas Estrelas”, entre outros.

Já nos apresentamos em várias localidades. Entre elas, podemos citar Goiânia (GO), Sobradinho (DF), Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ), Petrópolis (RJ), Valença (RJ), Santa Isabel do Rio Preto (RJ), Guarapari (ES) e Marataízes (ES). Em Minas Gerais, nos apresentamos nas cidades de Belo Horizonte, Contagem, Sabará, Uberaba, Itaúna, Betim, Mateus Leme, Divinópolis, Sete Lagoas, Araxá, Nova Lima, Juiz de Fora, Diamantina, Patos de Minas, Lavras Novas, Pedro Leopoldo, Conselheiro Lafaiete, entre outras.

No exterior, já nos apresentamos no Teatro Sala Umberto, em Roma, Itália.

Sabemos que vem fazendo muito sucesso a peça “Há dois mil anos”, baseada no Romance de Emmanuel de mesmo nome psicografado por Chico Xavier. Desde quando vem sendo apresentada?

A peça está em cartaz desde 17/04/2003.

Podemos afirmar que Emmanuel acompanhou cada passo dos preparativos da peça, relatando-nos fatos belíssimos de sua vida afetiva do passado, evidenciando o seu amor por Jesus, por Lívia, pela Humanidade, deixando-nos perceber em suas palavras, em seus pensamentos em suas ações, uma perfeita subordinação às Leis do Criador. Lívia também esteve presente, trazendo os mimos de suas lembranças junto a Públio e com Jesus.


Como fazer agendamento para a apresentação da peça aqui no Brasil?

Para agendamentos, entrar em contato pelo e-mail fcvv@terra.com.br.


Qual a infra-estrutura necessária para receber a peça?

O ideal é que tenhamos um local em que haja estrutura de palco, iluminação e som, que comporte os atores e o cenário, que é grande, volumoso e muito bonito.

Nossas apresentações são sempre gratuitas. Não há cobrança de cachês já que os atores e equipe técnica são todos voluntários da FCVV. Portanto, os custos de nossas apresentações restringem-se a transporte da equipe e do cenário. Alimentação e hospedagem, quando for o caso.

Como, geralmente, recebemos convites para nos apresentarmos nas diversas cidades já citadas, os grupos ou pessoas que nos convidaram custearam estas despesas, em parte ou em sua totalidade. Quando se faz necessário os voluntários custeiam a própria viagem.


No ano de 2010 vocês estiveram em Roma por conta do Projeto Cultural Brasil Itália. O que vem a ser esse projeto?

Esse projeto tem esse nome, por sermos um grupo brasileiro, interpretando um romance que tem suas raízes firmadas em Roma. Como o objetivo do projeto era apresentar a peça “Há 2000 anos” em Roma, o projeto foi batizado de Projeto Cultural Brasil Itália.

Contudo, os livros de Emmanuel trazem ensinamentos para todos os povos, porque não têm pretensões e constituem base moral para todas as famílias. Se pudéssemos apresentaríamos no mundo inteiro e o projeto se chamaria Brasil Nações.

A nossa peça teatral relata a história do Senador Públio Lentulus e sua esposa Lívia. Permitam-me falar um pouco sobre esta alma querida, responsável pelo despertar dos nossos mais santos amores.

Públio pertenceu à aristocracia romana e tinha o caráter moldado nas belas tradições familiares de Roma antiga. Sincero, afetuoso e firme em suas convicções, amava e protegia a sua Roma querida, entregando, a princípio, o seu coração aos Numes Tutelares, com sua fé inabalável na Justiça e na lealdade ao Império.

Senhor de uma cultura brilhante, de uma fortuna invejável e de uma conduta irrepreensível, trazia o coração mergulhado na fé e na bondade, e em todos os tempos foi fiel aos princípios esposados. Por isto o acompanhamos no decorrer da história, buscando a verdade, encontrando-a em Jesus, o doce Rabi da Galiléia, que lhe ensinou a trocar o orgulho pela humildade e os deuses de pedra pelo Deus único e verdadeiro.

É por gratidão a Públio Lentulus, este espírito vencedor, que ousamos amar sem medidas... É por Jesus, o Amor que santifica a todos os amores, e que é a Luz da minha alma, que prosseguiremos, atentos, no caminho da Doutrina Consoladora, procurando ser melhores todos os dias. Somos gratos à Cidade Eterna, guardiã das nossas farraparias e esplendores do passado, e testemunha da santificada alegria que nos tomou o coração naquela noite inesquecível. Para agradecer a estas almas formosas, precisamos honrar a vida onde estivermos, oferecendo a todos um sentimento de simpatia e bondade, tratando a todos com generosidade e respeito, independentemente da raça, crença, cor, rótulo religioso, Igreja ou nacionalidade.

Caros amigos! Podemos viver em países diferentes, frequentar Igrejas diversas, falar diferentes idiomas, movimentar-nos sob o colorido de um rótulo religioso mas... nossos sonhos se assemelham... É por isto que aceitaremos o convite que insiste em permanecer nos ares da Terra há milênios. Quase podemos ouvir uníssonas, as vozes dos nossos antepassados carinhosos que, tendo passado pela Terra, nela deixaram a marca inconfundível de seu amor, de sua fé inabalável, e de sua integral obediência a Deus: – Você aceita tecer comigo, uma rede de afeição, capaz de agasalhar o mundo, transformando a Terra inteira num único Altar, para o único Deus? Fica uma forte impressão de que a alma sofrida do mundo responde: Sim... Sim!

A execução do Projeto Cultural Brasil Itália exigiu-nos percorrer longo caminho e não ousaríamos aqui alinhar etapas, mas, após pesquisa teórica, o grupo teatral esteve em Roma e Israel, custeando pessoalmente os primeiros trabalhos de pesquisa na fase de laboratórios, filmagens... Concluída essa etapa e tendo sido a peça apresentada em vários espaços culturais de maior expressão no Brasil, decidimos levar nosso trabalho a outros países, dentro da mesma filosofia estatutária, mantendo a entrada franca e a ausência de remuneração financeira para os integrantes do grupo.

O nosso objetivo é somar na divulgação dos valores ético-morais, imprescindíveis à formação do homem.

Estudando os livros de Emmanuel, deparamo-nos com verdades insofismáveis como esta, citada logo a seguir, e que não nos deixam opções de rotas diferentes:

“Em que sentido deveremos tomar o conceito de religião?

Religião, para todos os homens, deveria compreender-se como sentimento divino que clarifica o caminho das almas e que cada espírito apreenderá na pauta do seu nível evolutivo.

Neste sentido, a Religião é sempre a face augusta e soberana da Verdade; porém, na inquietação que lhes caracteriza a existência na Terra, os homens se dividiram em numerosas religiões, como se a fé também pudesse ter fronteiras, à semelhança das pátrias matérias, tantas vezes mergulhadas no egoísmo e na ambição dos seus filhos.

Dessa falsa interpretação têm nascido no mundo as lutas antifraternais e as dissensões religiosas de todos os tempos.”

Emmanuel.

Como foi a sensação de se apresentar num dos palcos descritos no romance de Emmanuel, a cidade de Roma?

Uma noite inesquecível... Sentimo-nos envolvidos em emoções misteriosas e profundas. Algo sagrado sustentava-nos. Descemos no aeroporto de Roma trazendo n’alma, as recordações carinhosas e as fortes impressões dos momentos indescritíveis que vivemos em Israel. Amanhecia em Roma. Nós estávamos mais unidos, mais crescidos... Havia algo diferente dentro de nós e tudo parecia envolto num clima de autêntica religiosidade, que não deixa espaço para fronteiras de raça, crença, cor, Igreja, nacionalidade...

A Cidade Eterna guardava corações valorosos, cheios de virtudes, prontos para compor o clima necessário à hora. Estar no palco dos acontecimentos históricos que marcaram para sempre a vida no planeta e onde os personagens do nosso roteiro teatral vivenciaram suas dores e venturas... respirar o ar das colinas célebres e saber que ainda hoje guardam lembranças dos nossos amores de ontem de hoje e de sempre... Ah, amigos, fomos tomados por comoções profundas, como se fôssemos levados ao passado para rever o desenrolar dos dramas que apresentaríamos naquela noite, numa cadência emotiva, cena por cena, no palco da Sala Humberto, localizada na Via della Mercede, 50, em 31 de julho de 2010, no coração de Roma. Uma noite inesquecível...

Como foi a recepção da peça em Roma?

O público de Roma nos recebeu com inefáveis demonstrações de simpatia. Estavam presentes, entre outros, representantes de Roma, Milão, Treviso, Portugal, Brasil, Suíça, Alemanha... Antes de iniciar a apresentação, atores bem caracterizados de guardas e servas romanos recebem as pessoas na entrada do teatro. Por esta razão, a rua estava repleta e o interesse foi intenso. Todos queriam fotografar, filmar os guardas e as servas, passar pela guarda romana, receber o mataná entregue pelas servas do Palácio do Aventino... Alguns passaram várias vezes pelo corredor de servas que diziam como no passado: “Buonasera...”, “Benvenuti a Duemila anni Fa...”, “Il Senatore Lentulo si rallegra con la vostra presenza!”, “Benvenuti al palazzo dell'Aventino...”.

No final da apresentação distribuímos colares de pérola com o retrato de Públio. Cópias de uma joia de subido valor, relevante no desenrolar da peça, por constituir símbolo de um amor que atravessou os séculos. A emoção dos que receberam o colar, manifestada nas lágrimas copiosas, comoveu a todos nós. Para quem não sabe, numa das noites estreladas de Roma antiga, Lívia recebeu um colar de pérolas, de onde pendia um camafeu em marfim, com o perfil de Públio esculpido em alto relevo. Presente de seu amado, que ela conservou sobre o coração, como indumentária de sua alma, para sempre.

Quando fechamos a cortina ao final do espetáculo, pela última vez, as pessoas não se retiraram. Muitos choravam silenciosos, não se moviam, olhando fixamente para a cortina fechada. Um manto de indefinível emoção vestia o ambiente. Nós, do elenco, numa quietude silenciosa no palco, atrás das cortinas fechadas, sentindo algo indescritível... Na plateia, o público de pé, quieto, num silêncio comovido, envolvidos no mesmo clima de afeição, de respeito, de fé... Trazíamos n’alma a convicção de que há uma Lei Maior regendo os nossos destinos... Sentíamos todos nós, elenco, equipe técnica... uma vontade de eternizar o momento mas... os ponteiros acusavam a hora e nós prosseguimos subordinados ao imperativo do tempo. Desci para conversar com o público, conduzindo-o para a saída, com o objetivo de atender às necessidades do retorno imediato ao hotel. Ainda assim, grande parte do público somente saiu quando já estávamos com o cenário quase todo condicionado para a viagem de volta.

Algumas expressões se repetiam: “Belíssimo espetáculo!”, “Não sabíamos que o Brasil seria capaz de produzir espetáculos desta grandeza.”, “Nunca vi um espetáculo tão bonito.”, “Vocês precisam mostrar isto ao mundo inteiro...”, “Estamos nos acostumando à dureza de coração e este espetáculo desperta-nos para a consciência de que precisamos nos amar.”, “Levem isto a todos os povos. Estamos vivendo um deserto de emoções e só nos damos conta disso, quando nos envolvem emoções como esta.”.

Ouvimos as seguintes palavras de um grupo, após viagem de uma noite inteira, enfrentando chuvas e dificuldades para chegar a Roma: “Viríamos a pé se fosse necessário, mas não perderíamos este espetáculo...”.

Recebemos ali mesmo alguns convites para apresentações em outros lugares da Europa.

Manifestações comovidas de contentamento e gratidão nos foram encaminhadas por e-mail, telefone ou pessoalmente.

Fomos surpreendidos por entrevistas e reportagens produzidas por renomados profissionais, publicadas em importantes veículos de comunicação, como a Revista O Consolador, por exemplo.


Poderia nos dar alguns detalhes técnicos da peça?

O espetáculo conta com uma equipe de 110 pessoas, entre elenco e equipe técnica. O figurino e os cenários foram projetados, produzidos e adquiridos pelos próprios voluntários da FCVV. Avaliando todo o percurso, desde a fase preparatória, laboratório, viagens, elaboração da trilha de filmagem, figurinos, tecidos especiais (todos os tecidos do cenário foram adquiridos em Israel, muitas peças adquiridas em Roma) trilha sonora, aulas de italiano, gravações, estúdios, 12 horas de ensaios semanais durante meses, entre outras... até a prontidão para a estréia, o valor estimado da produção, desde o seu início, é de aproximadamente R$1,5 milhão.


Os atores são remunerados?

Atendendo a uma cláusula pétrea do Estatuto da Fundação Caminho, Verdade e Vida, já citada anteriormente, as apresentações do Grupo têm sempre entrada franca e seus atores, equipe técnica e direção não recebem nenhuma remuneração.


Vocês fizeram antes de se apresentar na cidade dos césares uma viagem a Israel, outro cenário descrito no romance. Qual o motivo dessa ida à Terra Santa?

Estar em Israel é uma experiência única. O povo de Israel, sempre nos recebe com simpatia, tolerância e bondade. Tudo em Israel é muito bonito, muito comovente. É como se algo sagrado nos esperasse em cada recanto. Visitamos os sítios onde Jesus passou e são inevitáveis as emoções que nos surpreendem a cada passo. Encontramos irmãos de várias crenças, porque o mundo inteiro vai a Israel em busca destas emoções que nos renovam. Desfrutar do conforto dos modernos veículos, sobre uma rodovia bem cuidada, ouvindo o nosso guia, Edgar, discorrer sobre os personagens bíblicos que ali passaram, quando tudo ainda era deserto... Ouvi-lo discorrer sobre o passado, trazendo-nos com sua inegável cultura o movimento dos homens construindo a História do mundo... O nosso pensamento se reporta a tempos evos ouvindo a sua palavra consciente, amiga, atenta... comovida. Quando acompanhado de sua esposa Sílvia temos tudo isto e um pouco mais.

No momento em que adentramos Israel, sentimos como se o nosso coração estivesse espalhado por todos os lugares onde nossos olhos alcançam.

A Alma Judaica, com sua fé ardente, torna a visita mais emocionante. É como se retornássemos ao ambiente dos nossos antepassados virtuosos. Às vezes temos a impressão de que vamos encontrar um dos personagens da História Bíblica em algum lugar, na Terra Santa. Em algumas vezes tivemos a certeza de que não era apenas impressão...

Estar no Muro das Lamentações, Casa Sagrada do Judaísmo, onde sempre somos acolhidos como irmãos; estar na Galiléia diante Lago Sagrado do Cristianismo, recordando o doce Nazareno; adentrar o Jardim do Túmulo... Visitar o Museu do Holocausto, e de lá sair com a certeza de que não podemos permitir que isto aconteça... Nunca mais! Em uma das fotos abaixo, nosso grupo está em frente ao Parlamento junto à Menorá, castiçal de sete braços, símbolo sagrado do Judaísmo. Após as explicações do nosso guia, Edgar, que nos ampliam o conhecimento e nos fazem sentir indescritível emoção, sentimo-nos honrados ao poder cantar o Hino de Israel. Momento mágico este.

Estar na região onde se deu a Santa Ceia, visitar o Túmulo do Rei David... Encontrar nossas irmãs mulçumanas, receptivas e lindas, nas ruas repletas de Jerusalém, visitar o Santo Sepulcro e observar os cultos e as rochas milenares que igualmente nos reportam ao passado... Perceber-se diante do Gólgota, passar pela Via Dolorosa e ouvir expressões carinhosas como: “Alô, Brasil! Amigos!...” Tudo isto nos transforma, nos enobrece a alma, nos alimenta o espírito, clarifica nossa consciência e faz-nos pensar no “Amai-vos uns aos outros...”

Uma palavra de Emmanuel sobre Israel: “(...) em honra da verdade, somos obrigados a reconhecer que Israel, (...) antecipando-se às conquistas dos outros povos, ensinou de todos os tempos a fraternidade, a par de uma fé soberana e imorredoura. (...) Todas as raças da Terra devem aos Judeus esse benefício sagrado, que consiste na revelação do Deus Único, Pai de todas as criaturas e Providência de todos os seres”. (A Caminho da Luz. Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.)

Israel está no enredo de nossa peça teatral e o amor que sentimos por Israel, aliado à profunda gratidão de nosso espírito por todos que lá residem, já criou raízes profundas na terra dos nossos corações. Portanto, fomos colher as emoções indispensáveis à nossa empreitada de fé.

Quais os projetos nacionais e internacionais para os próximos anos?

Nossa meta é prosseguir com nossas apresentações no Brasil e no exterior, adaptando-nos, na medida do possível, para atender a todos os convites que recebemos de almas atentas e generosas que sentem, como nós, necessidade de emoções sublimadas e puras que nos renovam os ideais auxiliando-nos a santificar os dias aproveitando a bênção das horas. O nosso próximo Projeto Internacional, que está em fase de elaboração, inclui Portugal e Espanha. Esperamos poder contar, novamente, com o apoio do Governo Brasileiro, através da Lei Rouanet, dos amigos e das empresas que aderiram ao nosso projeto, porque foram eles os fatores determinantes para a conquista dos nossos objetivos. Em maio deste ano, alguns integrantes da equipe técnica estarão na Espanha, fazendo os primeiros contatos para a realização do projeto.

Suas palavras finais

Caros amigos, obrigada! Muito obrigada a todos que, independente de raça, crença, cor, Igreja ou nacionalidade, nos sustentam na realização dos nossos trabalhos. Quero deixar registrado o meu agradecimento ao meu marido, Jésu, que sempre foi o meu grande e incondicional companheiro nessa jornada. Para você, Jésu, o meu amor eterno. Profunda gratidão aos amigos que nos permitem este espaço, nesta Página de tamanha importância no universo das Informações, cujo trabalho avança e cresce a cada dia, vencendo a todo obstáculo, resistindo a todas as intempéries, sem perder de vista a importância de seu papel e na exata consciência da grandeza do seu objetivo. Deus abençoe a todos vocês, caros amigos, grandes profissionais que, tendo alcançado a excelência, não esqueceram os ensinamentos amorosos do meigo Rabi da Galileia, que se tornou inesquecível por ter sido da Manjedoura ao Calvário, fiel a Deus, com toda a sua alma, com todo o seu coração e com todo o seu pensamento, e, segundo Ele mesmo, fiel ao Deus de Abraão, Deus de Israel, Deus de todos os povos, e de todos os mundos. Proponho encerrar essa Página, agradecendo, a lembrança de um momento inesquecível, que colhemos durante os estudos da obra "Há 2000 Anos...", quando Emmanuel, descrevendo uma das mais belas passagens de Jesus na Terra, transporta-nos a todos, para Monte das Bem Aventuranças. A literatura, repleta de um lirismo encantador, traz-nos as verdades do passado, num desdobramento de emoções e de fé preparando-nos, para que um dia possamos sentir Jesus como o Sol de Deus, que despontou no horizonte das nossas almas e permanecerá... Para sempre: Um dia, eu vi Você chegar... Entardecia com emoções no ar. Você era a visão de um sonho que eu tinha, a expressão de uma tarde linda, cheia de esplendor. Percebi em Seu olhar emocionado que Você era o momento sagrado do meu sonho de amor. No dia em que vi Você chegar, doce perfume vestia todo o ar. Você era o meu sonho que acontecia, não sei dizer direito o que eu sentia... Foi tanta emoção! Vi Você amando ardentemente, pondo vida, delicadamente, em cada coração. No dia em que vi você chegar, trazendo as flores lá do céu, fragrâncias visitaram os campos agrestes, clarões de amor vinham de suas preces, era você, enfim. A dor aquietou-se adormecida, havia em tudo uma expressão de vida, senti Você em mim.

Um beijo, Berenice.











Legenda: Berenice e Jésu em Israel; Berenice e Jésu; Kerlley, Cyntia, Davi, Carolina, Keyller; No jardim da Fundação Caminho, Verdade e Vida; Guarda romana recebendo o público (Apresentação da peça “Duemila anni fa”, em Roma); chegada do público ao teatro para assistir “Duemila anni fa”; idem; idem; cena de “Há 2000 anos...” (O Calvário); camafeu com retrato de Públio Lentulus; O grupo FCVV em Jerusalém; os componentes de “Há 2000 Anos...” diante da Sala Umberto, em Roma; Emmanuel; o Mar da Galiléia ou Lago de Tiberíades;

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO



Boletim do Lar Maria de Nazaré Rio de Janeiro, RJ

Cadastre-se para receber:

cruzada cruzadaptarso@hotmail.com

Palestra com Eurípedes Humberto Higino dos Reis na FEB Rio de Janeiro, RJ

(Informação recebida em email de Oceano Vieira de Melo)

Programa Muitas Vidas TV Santa Cecília Santos, SP

Olá Amigos!

Neste sábado, dia 23/04, às 11:00 horas, no Programa Muitas Vidas na TV Santa Cecilia,

a entrevistada será Eulália Bueno, que falará sobre : "A Conquista da Felicidade"

· Fala-nos do lançamento do novo livro, que contém mensagens esclarecedoras e objetivas iluminam com novas idéias o caminho diário trazendo orientações e conselhos oportunos e consoladores.

Será que nossos objetivos estão realmente em concordância com a lei de Deus e com o que pode nos trazer a verdadeira felicidade?

Veja mais sobre a Eulália Bueno clicando

Não perca. Divulgue!!!!

“A maior caridade que praticamos em relação à Doutrina Espírita é a sua divulgação.” (Emmanuel)

Tudo isso no Sábado as 11:00 pela Manhã no Santa Cecília TV: canal 13 e da NET não tem canal UHF (antena) 52

O Programa Muitas Vidas internet agora estabele pelaTV Santa Cecília.
Acesse:
http://www.santaceciliatv.com.br/indextv.php

BLOG - http://programamuitasvidas.blogspot.com/


Clique em assista ao vivo (a sua direita na tela) /digite seu email e cidade e pronto ... assista a programação ao vivo

(Informação em email de Rose Moliterno)

Palestra com Jane Maiolo no C.E. André Luiz Sud Menucci, SP

(Informação em email de Jane Maiolo)

Teatro. Peça “Kardec”, de Paulo Santoro, vai percorrer o país falando da vida e da obra do Codificador do Espiritismo

Caros amigos, paz a todos! Como vão?
Meu nome é Jesuane, sou jornalista e entro em contato com vocês pedindo o essencial apoio de divulgação.
Estou envolvida em um projeto muito especial de divulgação da vida de Kardec no país através do teatro. Trata-se da peça teatral "Kardec", do dramaturgo Paulo Santoro, um dos mais sérios nomes da dramaturgia contemporânea no país.

A produção pretende participação do público com ideias na definição do elenco. A peça deve viajar o país, a partir de 2012, e assim, creio que o projeto levará ao Brasil a possibilidade de aproximação com a história de Kardec.

Estou encaminhando a vocês texto que fala um pouco sobre a peça e me coloco à disposição para mais informações ou sugestões de entrevistas com o autor ou o produtor da peça, Marvin Tevian, que é o idealizador do projeto. Eles podem contar mais sobre a ideia e o que é o projeto, que tem como objetivo acessibilidade social e sustentabilidade.

Conto com o apoio de vocês,

um grande abraço
Jesuane


--

Mais informações:

Jesuane Salvador

Assessoria de Comunicação Cultural

(11) 8442-1811, 6541-6849

jesuanesalvador@gmail.com

imprensa.kardecnoteatro@gmail.com

Produção teatral encena vida de Allan Kardec

No palco, 17 atores recriam momentos históricos do pai do espiritismo. O texto é de Paulo Santoro, considerado uma das maiores revelações do cenário dramatúrgico brasileiro

Talvez, entre todos os questionamentos humanos, nenhum tenha sido mais recorrente que a finitude da vida. O denso “véu” que separa homens do mistério em torno da morte foi motor de indagações filosóficas, de cientistas, artistas e, mais do que isso, da grande maioria dos homens comuns.

Mas um entre tantos quebrou as regras sociais e religiosas estabelecidas na França do século XIX e ousou criar um sistema ideológico, no qual afirmou a imortalidade do espírito e sua possível comunicação com o mundo material. Hippolyte Léon Denizard Rivail ou Allan Kardec — pseudônimo pelo qual ficou conhecido em todo o mundo através de seus livros — codificou toda a base do espiritismo contemporâneo.

No Brasil, personalidades como Chico Xavier, Bezerra de Menezes, entre outros, seguiram seus ensinamentos tornando-se figuras extremamente importantes para a sociedade, em especial, pelo trabalho voltado à caridade.

Penetrar, no entanto, aspectos singulares da personalidade deste homem e traduzi-la para o teatro, sem forjar polêmicas pelo caminho fácil do escândalo, é tarefa, no mínimo, desafiadora. A partir dessa provocação, o dramaturgo Paulo Santoro — considerado pela Revista Bravo um dos cinco mais importantes autores da nova geração dramatúrgica brasileira — cria uma trama fictícia a partir de fatos reais, baseados em material biográfico, obras de autoria do próprio Kardec e também de seus contestadores. O texto, criado a partir de um profundo mergulho na biografia de Kardec, a partir de 2008, leva em consideração a importância do espiritismo na sociedade brasileira.

“A peça pretende ser, não documentário ou reportagem, nem reconstituição, mas teatro vivo”, conta o autor.

Criação e pesquisa

O espetáculo conta com mais de 30 personagens, 17 atores e trilha sonora original. A estreia está prevista para 2012, seguindo por todo o país.

De acordo com o ator e produtor do espetáculo Marvin Tevian, a peça consegue, de maneira muito especial, propor um olhar em universos distintos, mas não necessariamente antagônicos.

“Produzir Kardec é uma oportunidade para questionar, de forma fundamentada, o papel da ciência na vida do homem. Para mostrar que é possível ao menos pensar em ciência e religião, dois valores poderosos e inquestionáveis da vida moderna, como se fossem parceiros, e não opostos.”

A concepção da peça teve início em 2008. “Sou um entusiasta da doutrina espírita e percebi que no Brasil muito se fala sobre os discípulos, mas nunca Kardec foi retratado no teatro por uma grande produção. Nesse contexto, conheci o trabalho de Santoro quando fui convidado a assistir 'O canto de Gregório', peça dirigida por Antunes Filho. Fiquei muito impressionado com as construções do autor e o vigor técnico com o qual ele quebra paradigmas e é capaz de reconstruir temas distintos da personalidade humana. Naquele momento disse: Esse é o autor de Kardec”, contou Tevian, que propôs ao autor um mergulho na biografia de Kardec.

“O resultado é um texto visceral, que irá tocar as pessoas em momentos intimistas, em contraste com outros completamente arrebatadores”, definiu.

Propondo produção conjunta com o público, a montagem realizará enquetes pedindo a internautas que apontem traços na interpretação de grandes atores brasileiros que convergem com a figura de Kardec. Além dessa iniciativa, serão realizados testes para a composição do elenco.

Mais informações:

Jesuane Salvador

Assessoria de Comunicação

(11) 8442-1811, 6541-6849

jesuanesalvador@gmail.com

imprensa.kardecnoteatro@gmail.com

Mês Espírita 2011 no C.E. Fé, Amor e Caridade Palmeira D’Oeste, SP

(Informação em email de Jane Maiolo)

2ª. Comemoração em homenagem a Chico Xavier Jales, SP

(Informação em email de Jane Maiolo)

Programação das XXI Jornadas Espíritas de Lisboa, Portugal

(Informação em email de Nuno Emanuel)

Curso pioneiro sobre Saúde e Espiritualidade em Santos está com inscrições abertas

O curso “Bases da Integração Cérebro Mente Corpo Espírito” que alia saúde e espiritualidade, pioneiro no Brasil, está com inscrições abertas. Idealizado pela Associação Médico-Espírita de Santos (AME Santos) em 2000, está na sétima turma e é aberto a todos os profissionais de saúde e demais interessados em temas que unam o paradigma da saúde com o lado espiritual das pessoas. Seguindo uma tendência mundial, este curso foi o primeiro aberto no Brasil e teve repercussão em outras universidades espalhadas nas outras regiões brasileiras.

O objetivo deste curso é discutir e criar novos paradigmas para as Ciências da Saúde, que sejam compatíveis com a tendência holística, para fazer ciência dentro de uma ótica bio-psico-sócio-espiritual, tendo como eixo referencial o pensamento de Allan Kardec, contribuindo com o conhecimento humano, ao acrescentar opções de interpretação dos eventos do binômio Saúde – Doença na interação entre Ciência e Espiritualidade.

As aulas iniciam dia 12 de março de 2011 e acontecem todos os sábados, das 14h30 às 17h. As inscrições são feitas no Setor de pós-graduação da Universidade Santa Cecília, localizado à Rua Cesário Mota, 24 - Boqueirão - Santos - SP. O telefone é (13) 3202-7104 (Central de Atendimento). O horário de expediente para informações e matrículas, bem como os documentos necessários é das 08h às 22h de 2.ª a 6.ª feira e aos sábados das 8h às12h.

(Informação recebida em emails de Giovana Campos e Nuno Emanuel)

Novos Vídeos de palestras na Rede Amigo Espírita

Canal Rede Amigo Espírita

http://www.youtube.com/user/ze40

ALBERTO ALMEIDA

SUPERANDO A CULPA ATRAVÉS DO AUTOPERDÃO

http://www.youtube.com/watch?v=_Wg2wU6_Gts&feature=player_embedded#at=1344

Superando a culpa através do auto perdão - Alberto Almeida (Conean 2011)
Primeira parte do seminário realizado no dia 17/04/2011 no Centro Espírita Luz e Fraternidade da cidade de Araçatuba/SP. Este evento faz parte da CONEAN 2011 - Confraternização Espírita da Alta Noroeste.

Entrevista com ator Nelson Xavier sobre o Filme "As Mães de Chico Xavier"

http://www.youtube.com/watch?v=B-5IdAXWcTc&feature=relmfu

Entrevista com Nelson Xavier sobre o Filme "As Mães de Chico Xavier" realizado no Programa Superpo do dia 19/04/2011

Palestra "Obsessão na Escola em Realengo" com Dr. Luiz Carlos Barros Costa

http://www.youtube.com/watch?v=7k191IweZqQ&feature=relmfu

Palestra "Obsessão na Escola em Realengo" com Dr. Luiz Carlos Barros Costa realizada dia 17/04/2011 no Centro Espírita Caminheiros do Bem

Passes e Curas - Divaldo Franco demonstrando aplicação do passe

http://www.youtube.com/watch?v=H2k5CxxWyRI&feature=channel_video_title

Esse video faz parte do Dvd "Passes e Curas", conferencia proferida por Divaldo Franco no ano de 1994 em Salvador Bahia

(Colaboração Nuno Emanuel)