BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 23 de março de 2011

Fonte http://espitirinhas.blogspot.com/

Parábolas e Ensinos de Jesus

Cairbar Schutel

ORSON PETER CARRARA

orsonpeter@yahoo.com.br
Matão, São Paulo (Brasil)

Foi em janeiro de 1928, portanto há 83 anos e dois meses, e com preito de gratidão ao amigo Luiz Carlos de Oliveira Borges e esposa – cuja história merece abordagem específica –, que Cairbar de Souza Schutel lançou o primoroso livro cujo título utilizamos no presente comentário. Já nas primeiras páginas, ainda antes do índice da obra, Cairbar assina manifesto dirigido aos guias e protetores espirituais destacando o auxílio recebido e em homenagem ao amor que aprendeu a cultivar com os ensinos deles recebidos.

A obra

A conhecida obra está composta de duas partes: a) Parábolas de Jesus e b) Ensinos de Jesus, além da Epístola a Jesus e de valioso e esclarecedor Preâmbulo.

Como o próprio título indica, o livro apresenta estudos do lúcido Cairbar sobre as parábolas apresentadas por Jesus eseus imortais ensinos transmitidos à Humanidade. Desde a Parábola do Semeador aos ensinos do Pão da Terra e do Pão do Céu, à Parábola do Filho Pródigo, aos ensinos do Verbo de Deus, a obra destaca trechos das anotações dos evangelistas como epígrafe em cada capítulo que está acrescido dos sábios comentários de Schutel.


O autor

Cairbar Schutel nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1868 e sua desencarnação ocorreu em Matão, no interior de São Paulo, no dia 30 dejaneiro de 1938. Com alto senso humanitário e amor ao próximo, ao conhecer o Espiritismo transformou sua vida em dedicação plena à divulgação evivência dos ensinos espíritas, fundando um Centro Espírita e um jornal (em 1905), uma revista decirculação internacional (1925), tendo sido o pioneiro da divulgação espírita no rádio e publicado inúmeros livros, entre eles, o título ora destacado.

Do livro em destaque

Estudioso, pesquisador inveterado, disciplinado escritor, entusiasta e dinâmico divulgador, seus textos primam pela simplicidade e coerência doutrinária, com enfoques no tríplice aspecto deciência, filosofia e religião, característica peculiar da Doutrina Espírita. Desse perfil bem próprio de sua personalidade, o seu Parábolas, com mais de 400 páginas (edição de janeiro de 2.000) tornou-se uma referência para estudos dos Evangelhos de Jesus e livro de cabeceira para muita gente, além devalorosa presença nas conhecidas reuniões do Evangelho no Lar. A suavidade e o perfume do amorde Jesus, com o fardo suave e o jugo leve, ensinos tão bem conhecidos de quem estuda as lições imorredouras do Mestre da Humanidade, iluminam as páginas do valioso livro que, comentadas pelo Apóstolo de Matão, transformam a obra numa referência de orientação e luz nos caminhos humanos.

Justa homenagem

Parece-nos muito oportuno no presente ano de 2011 – quando se completam 143 anos do nascimento de Cairbar, simultaneamente aos 73 anos de sua desencarnação e 83 anos depublicação de seu incomparável Parábolas eEnsinos de Jesus –, que não desviemos a atenção dessa valiosa obra, levando-a à convivência diária em nossas famílias e, óbvio, à vivência interior em nós mesmos, face ao extraordinário conteúdo da obra elaborada por Schutel. Conforme ele mesmo declara em seu Preâmbulo: “(...) Parece-nos que foi este o escopo de Jesus, o expoente máximo da verdade. Em todos os seus trabalhos, durante toda a sua vida, sem descanso, o seu ideal foi demonstrar a existência do espírito e sua sobrevivência à desagregação corpórea (...)”, pois “(...) A intenção predominante de Jesus, não cansemos de repeti-lo, foi libertar os homens do jugo do dogmae excluir dos corações o espírito da dúvida que obsidia os relutantes, os indecisos e os que não sabem donde vieram, quem são e para onde vão (...)”.

Eis que publicando um livro que comenta e amplia o sentido e entendimento das parábolas e dosensinos de Jesus, Cairbar torna-se um benfeitor da humanidade com o benefício de suas reflexões estendido a tanta gente através das páginas que se multiplicam em sucessivas edições.

Nossa gratidão, pois, a Cairbar, pelo seu esforço, determinação e conhecido amor ao próximo, que tão bem soube viver.

VISITE O SITE DE O CLARIM PARA COMPRA

www.oclarim.com.br

LBV organiza evento cultural e artístico para crianças na praça Araçatuba, SP

(Informação recebida em email do COMDICA de Araçatuba)

Rede Amigo Espírita disponibiliza álbum de fotos de eventos

ESTOU DISPONIBILIZANDO TODAS AS FOTOS POSSIVEIS DE EVENTOS QUE PARTICIPEI, E POSSO COLOCAR TAMBÉM OUTROS EVENTOS QUE TAMBÉM NÃO PARTICIPEI,

ESTA PAGINA DE ALBUNS ESTA TB NA REDE AMIGO DISPONIVEL, E ESTOU INSERINDO A TODA HORA NOVAS FOTOS

PARA TER UMA IDEIA VEJA O LINK ABAIXO COM 48 ALBUNS PRONTOS, AINDA TEM MILHARES,

https://picasaweb.google.com/espiritaamigo

(Informação em email de José Aparecido dos Santos, responsável pelo site)

Veja vídeos com palestras e entrevistas TV A caminho da luz

Veja palestras e entrevistas/Novo vídeo postado, A Missão de Chico Xavier, veja no link abaixo.

Richard Simonetti, Carlos Baccelli, Francisco Cajazeiras, Abel Glaser, André Luiz Villar, Sérgio Santos, Sérgio Villar e muitos outros.

Palestras - Vídeos - Entrevistas - Notícias - Músicas

E em breve muitas outras opções de entretenimento e estudo espírita.

Transmissões ao vivo toda sexta-feira, das 20h às 22h.

Web TV A Caminho da Luz.

Assista e participe da mais nova
WEB TV Espírita do Brasil.

Acesse: www.tvacaminhodaluz.com.br

(Informação em emails de Regina Bachega e de jmediunidade@terra.com.br)

Prossegue o VI Mês Espírita de Promissão, SP

Olá Amigos!
Dando continuidade ao VI Mês Espírita em Promissão, teremos a seguinte programação.

Dia 25 de Março as 20:00h - Centro Espírita União (Av. Rio Grande, próximo a praça Nove de Julho)
Palestra com: Francisco Ortolan - Fernandópolis
Tema: Reflexões para o aprendizado

Dia 27 de Março das 9:00h as 12:00h - Lar da Esperança - Av. Zamenhof, 333 - Jardim América
Seminário com: Ricardo Nogueira - Birigui
Tema: Sombra Interior
Encerramento do VI Mês Espírita em Promissão
Estaremos aguardando a todos com aquele abraço de saudades...
Nos reencontraremos lá...
A todos que contribuem, divulgando ou participando direta e indiretamente desses eventos, o nosso carinho e gratidão.
Abraços,
Nice

(Informação em email de Nice Silva)

Os Ingressos para o Festival de Cinema Transcendental já estão disponíveis!. Brasília, DF

A programação traz diversas apresentações artísticas, a Exibição da Mostra “Os Pacifistas” (no foyer do Teatro), exibição e votação dos melhores curtas-metragens selecionados, mesas-redondas com diretores, produtores e cineastas, noites de autógrafos e a exibição de filmes com a temática transcendental de diretores consagrados. Tudo isso em um ambiente ecumênico de muita luz, fraternidade e solidariedade.

Começa na próxima quinta-feira e segue até domingo 27 de março, na Sala Martins Pena do Teatro Nacional, a 1º Edição do Festival de Cinema Transcendental, uma iniciativa do ONG Estação da Luz, – co-produtora e produtora dos filmes “Chico Xavier” e “Bezerra de Menezes: o Diário de um Espírito”.

Mostra Competitiva de curtas

O público brasiliense também poderá apreciar o trabalho de diretores de todo o país durante a Mostra Competitiva de Curta-metragem. Seis filmes participam da mostra: “O Jardineiro e o Pirata”, “As Crianças Não Morrem”, “O Nascimento de Jesus”, “Um Outro Ensaio”, “Sei que Vai Ficar Bem” e “Os Construtores”. Os vencedores do concurso serão premiados com o TROFÉU LUZ no dia 27 de março de 2011, onde serão eleitos os ganhadores de Melhor Curta do Festival e Melhor Direção, além da escolha do público do Melhor Curta do Júri Popular.

Exposição

A exposição "Os Pacifistas" estará no I Festival de Cinema Transcendental, nos dias 26 e 27 de março, a partir das 9h. Nela, serão apresentadas 16 personalidades que contribuíram de forma determinante pela paz no planeta, como Dalai Lama, Dom Helder Câmara, Irmã Dulce, João Paulo II, Mahatma Gandhi, Chico Xavier, Madre Teresa de Calcutá, entre outros grandes vultos da humanidade.

Filmes

O Festival de Cinema Transcendental será aberto com a exibição para convidados, do longa-metragem “As mães de Chico Xavier”, dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes e produção da Estação da Luz. A pré-estreia do filme contará com a presença dos diretores e de parte do elenco, como Via Negromonte e Joelson Medeiros.

O longa entrará em circuito comercial no dia 1º de abril e encerra as comemorações do centenário de Chico Xavier, iniciada por Daniel Filho com o filme “Chico Xavier”, que estreou em abril do ano passado, e foi sequenciado por “Nosso Lar”, em setembro de 2010, de Wagner de Assis.

Nos dias 25 a 27 de março serão exibidos outros longas- metragens com a temática transcendental. O Contestado (Brasil), A árvore (França/ Austrália) e Ricky (França/ Itália), produções inéditas no Brasil.

Programação:

Brasília: 24 a 27 de março, Sala Martins Pena – Teatro Nacional
Classificação indicativa dos filmes: Livre

Dia 24 - Quinta

19h – Abertura do Festival

19h30 - Apresentação artística - Via Negromonte
20h – Pré-estreia de As Mães de Chico Xavier

Dia 25 - Sexta

19h – Apresentação artística - Maycom Leal
19h30 - Mostra de Curtas
- O Jardineiro e o Pirata (SC) - Patrícia Monegatto
- As Crianças Não Morrem (PR) - Leonardo Delai
- O Nascimento de Jesus (CE) - Euriano Sales
20h – Exibição do filme O Contestado

Dia 26 - Sábado

19h – Apresentação artística - Jean Charlles
19h30 - Mostra de Curtas
- Um Outro Ensaio (RJ) - Nataraney Nunes
- Sei que Vai Ficar Bem (BSB) Germana Carsten
20h – Exibição do filme A Árvore

Dia 27 - Domingo

19h – Apresentação artística - Coral UNICANTO
19h30 - Mostra de Curtas
- Construtores (BSB) Germana Carsten

- Entrega do Troféu Luz aos curtas-metragens vencedores

20h – Exibição do filme Ricky

Serviço:
1º Festival de Cinema Transcendental
Brasília (DF) - De 24 a 27 de março no Teatro Nacional – Sala Martins Pena – 19h-22h


INGRESSOS:
Os ingressos do festival devem ser trocados de dois quilos de alimento não perecível, nos postos de troca: LBV, FEDF, Comunhão Espírita e nas quatro unidades da Cult Vídeo.

FEDF (10h-13h)
Sede Sudoeste: QMSW 05 Lote 05 – Sudoeste
Fone / Fax: 3344 8237

LBV (8h-18h)
SGAS 915, lote 74 — Asa Sul

Comunhão Espírita (12h-21h)
Avenida L2 Sul, Quadra 604, Lote 27

Cult Vídeo
CLS 210 Bl. B Loja 18 - Asa Sul
CLS 204 Bl. C Loja 20 - Asa Sul
CLS 215 Bl. B Loja 03 - Asa Sul
CLN 107 Bl. D Loja 13 - Asa Norte

Mais informações
Estação da Luz - (85) 3260-5140
Frisson Comunicação: (61) 3964-8104

Site: www.cinematranscendental.com.br
Twitter: @ctranscendental
www.cinematranscendental.com.br

(Informação recebida em emails de boletimfedf@grupos.com.br; em nome de; fedf@brturbo.com.br e de csespirita@grupos.com.br; em nome de; fedf@brturbo.com.br)

Cine Reflexão no SEOB São Carlos, SP

OBSERVAR QUE HOUVE ALTERAÇÃO DE HORÁRIO

EM RELAÇÃO A DIVULGAÇÃO ANTERIOR

Imperdível!!!
Filme de boa qualidade e reflexões à luz da Doutrina Espírita!!!
Reestreia do "Cine Reflexão" da SEOB
nesta SEXTA feira, dia 25/03, às 19h30
na Rua Vivaldo Lanzoni, 200
(próximo a portaria da Faber Castell).
Entrada gratuita
Sejam bem vindos!
SEOB

(Informações recebidas em email de Obreiros do Bem - São Carlos divulgacao@obreirosdobem.com.br)]

Registro. Palestra com Mara Sucena no Maria Benta São Paulo

Na última segunda-feira, 21/03/2011, na Congregação Espírita Maria Benta a nossa estimada amiga Mara Sucena, que é divulgadora do Projeto Imagem (www.centroespiritafxs.com.br), realizou belíssima palestra - "Pedi e obtereis" - ressaltando a potencialidade de uma oração simples e sincera. A parte musical ficou por conta de nosso amigo Itamar Santiago.

(Informações e fotos em email de Walter Panisi)

XVI Semana Espírita de Guarujá, SP

LOCAL: TEATRO PROCÓPIO FERREIRA - GUARUJÁ / SP

ABAIXO OS TEMAS E A PARTE ARTISTICA .


DIA 01 / SEXTA FEIRA VANSAN ,

Cantor e Compositor
Tema: Evangelho Musical


03 de Abril – 20h – Alberto Almeida sociólogo
Médico Homeopata, Diretor Científico da Associação Médico-Espírita do Pará e Escritor




04 de Abril – 20h – Divaldo Matos de Oliveira

05 de Abril – 20h – Roraci Correa
Expositora, colaboradora do Centro Espírita Trabalhadores de Jesus

06 de Abril – 20h – Fernando Guimarães
Médico-cirurgião, Professor Universitário, Vice-Presidente da AME-Santos

07 de Abril – 20h – Djalma Argollo
Escritor, fundador e presidente da AMAR-Sociedade de Estudos Espíritas, da Bahia.

08 de Abril – 20h – Carlos Baccelli
Escritor, Jornalista, Fundador do Lar Espírita Pedro e Paulo em Uberaba MG

PARA ASSISTIR AOS VIDEOS ACIMA CLIQUE Animated Gif Arrows (41) (1).gif OU PELO ENDEREÇO: http://programamuitasvidas.blogspot.com/2011/03/semana-espirita-do-guaruja-no-mes-de.html

Enviado por Catarina da USE/Guarujá

(Informações recebidas em emails de Rose Moliterno e Otavio Cunha)

Palestra com a oradora espírita Ditinha Calixto Valinhos, SP

(Informações em email de Regina Bachega)

A arte na educação do espírito Araçatuba, SP

(Informação em email de Ivana Módena)

Palestra com Ney Prieto Peres São Paulo

(Informação recebida em emails de Regina Bachega e de manolo nossolar manolo@livrarianossolar.com.br)

Palestra com André Trigueiro São Paulo, SP

(Informação em email de Regina Bachega)

Palestra com José Maria Medeiros Santos, SP

O LAR ESPIRITA "CAMINHO DO CRISTO" Convida para a palestra com: " JOSÉ MARIA MEDEIROS" , abordando o tema "MEDIUNIDADE" e lançando livro novo.

Local: R. Henrique Ablas, nº 19,

Dia: quarta feira dia 23 de março, as 14:30 horas

COMPAREÇAM

(Informações em email de Rose Moliterno)

Registro. Palestra e música no Allan Kardec Birigui, SP

Na noite do último domingo, 20/3, na Sociedade Allan Kardec de Estudos Espírita, na cidade de Birigui, SP, aconteceu palestra com Ismael Gobbo, comentando o capitulo IV de O Evangelho Segundo o Espiritismo”, “Ninguém poderá ver o reino de Deus se não nascer de novo”. Na oportunidade, tanto na abertura como no encerramento, apresentou-se o brilhante grupo musical “Seareiros do Mestre”, de Birigui.

(Informação em email de Rafael Zago)

O GRUPO MUSICAL “SEAREIROS DO MESTRE” VOLTA A SE APRESENTAR NESTA SEXTA-FEIRA, 25 DE MARÇO DE 2011, NO CENTRO ESPÍRITA RAYMUNDO MARIANO DIAS, EM BIRIGUI.

Palestra com Tadeu Alonso Gonçalez Itapira, SP

P A L E S T R A

26 DE MARÇO SÁBADO

ÀS 19:30 HORAS

TADEU ALONSO GONÇALEZ

da cidade de Socorro -SP

LOCAL: CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA”

Rua Teresa Lera Paoletti, 348, Jd. Bela Vista, em Itapira-SP

TEMA: “ VIGIAI E ORAI”

Contato: Otávio Cunha 38635682-92760247

(Informações em email de Otavio Cunha)

Agenda de palestras com Ivone e Aloisio Ghiggino Austria e Suiça

(Informações recebidas de Dra. Nelly Berchtold, presidente da UCESS)

Uma palestra em vídeo muito oportuna

Tivemos acesso a esse vídeo produzido pela Federação Espírita Catarinense baseado na palestra de Antonio César Perri de Carvalho por ocasião do Simpósio Espírita Catarinense, realizado em Itajaí, naquele estado, no dia 8 de janeiro de 2011. A palestra de César está baseada no texto da entrevista com Kardec (Reformador, janeiro, 2011) e sempre no Livro dos Médiuns, cujos 150 anos comemoramos no 15 de janeiro último. Nesta entrevista César colocar os pingos nos “i” sobre os critérios de Kardec para certas questões que tem sido levantadas no movimento espírita que, além de irrelevantes, não são doutrinárias. Esse vídeo é oportuníssimo para ser exibido em grupos de estudos e até nas reuniões públicas para desmistificar certas incongruências que tem causado prejuízos ao movimento espírita. (Ismael Gobbo)

DVD - Dialogando com Allan Kardec

Com Antonio Cesar Perri de Carvalho

Palestra realizada no Simpósio Espírita Catarinense, em Itajaí (S.C.), no dia 8/1/2011.

Pedidos para:

Federação Espírita Catarinense

fone (48) 3348-0808

fec@fec.org.br

Uma palestra em vídeo muito oportuna

Tivemos acesso a esse vídeo produzido pela Federação Espírita Catarinense baseado na palestra de Antonio César Perri de Carvalho por ocasião do Simpósio Espírita Catarinense, realizado em Itajaí, naquele estado, no dia 8 de janeiro de 2011. A palestra de César está baseada no texto da entrevista com Kardec (Reformador, janeiro, 2011) e sempre no Livro dos Médiuns, cujos 150 anos comemoramos no 15 de janeiro último. Nesta entrevista César colocar os pingos nos “i” sobre os critérios de Kardec para certas questões que tem sido levantadas no movimento espírita que, além de irrelevantes, não são doutrinárias. Esse vídeo é oportuníssimo para ser exibido em grupos de estudos e até nas reuniões públicas para desmistificar certas incongruências que tem causado prejuízos ao movimento espírita. (Ismael Gobbo)

DVD - Dialogando com Allan Kardec

Com Antonio Cesar Perri de Carvalho

Palestra realizada no Simpósio Espírita Catarinense, em Itajaí (S.C.), no dia 8/1/2011.

Pedidos para:

Federação Espírita Catarinense

fone (48) 3348-0808

fec@fec.org.br

Senhor, ajuda-me a perdoar

Senhor, eu gostaria tanto de poder perdoar. Disponho-me a isso. Oro e tenho a impressão de que lavei meu coração de toda mágoa.

Contudo, basta que eu reveja quem me agrediu, caluniou, traiu e todo o sentimento retorna.

Isso está me fazendo muito mal, Senhor. Sinto um peso dentro de mim, um mal-estar e tenho a impressão de que perdi um tanto da capacidade de amar.

Em função do que padeci, tornei-me desconfiado. Quando um amigo me abraça, não me entrego em totalidade. Fico pensando se ele está sendo sincero.

Se não estará, como outros, demonstrando uma afeição que não lhe habita a alma, somente por conveniência. Pior ainda, fico cogitando quando esse amigo me oferecerá o fruto amargo do abandono.

Isso é muito ruim, Senhor, eu sei. Contudo, tornei-me assim, depois de tantas ingratidões recebidas, em tantos afastamentos constatados, em tantas evasões de pessoas a quem entreguei o meu coração.

Recorro às páginas do Evangelho e as leio, entre a emoção e o desassossego. Pesquiso as vidas dos grandes seguidores da Tua mensagem e me indago:

Por que eles conseguiram perdoar? O que me falta para isso?

Na tela da memória, evoco a imagem do primeiro mártir do Cristianismo, Estêvão, apedrejado por amor à verdade que propagava.

Ainda agonizante, ao lado da irmã, que descobre noiva do seu verdugo, tem palavras de perdão. Não são palavras de quem, por estar morrendo, resolve doar o perdão.

São palavras de quem se mostra agradecido por reencontrar a irmã querida, depois de tantos anos de separação que lhes fora imposta.

São palavras de quem está feliz e poderá morrer tranquilo, não somente por ter sido fiel a Jesus até o fim, mas por saber que sua irmã estará bem amparada por aquele mesmo que a ele tirou a vida.

Cristo os abençoe... Não tenho no teu noivo um inimigo, tenho um irmão...

Saulo deve ser bom e generoso. Defendeu Moisés até ao fim... Quando conhecer a Jesus, servi-lO-á com o mesmo fervor...

Sê para ele a companheira amorosa e fiel...

Perdão incondicional. Ele poderia pensar em que poderia gozar da felicidade de tornar a conviver com a irmã, depois de tantos anos.

Voltar a estarem juntos, como dantes da tragédia que os separara. Mas, não.

Suas palavras não são de reprovação a quem o condenara ao apedrejamento. Nele somente há perdão.

Por tudo isso, Senhor, eu Te peço: Ajuda-me a perdoar. Ensina-me a perdoar. Promove em mim a mudança para melhor.

Não permitas que eu me perca pelas ruelas sombrias da mágoa, da tristeza e do desencanto.

Eu desejo voltar a acreditar nas pessoas, a crer na amizade sincera, na doação sem jaça.

Recordando o Teu exemplo extraordinário na cruz, preocupando-Te com aqueles que Te haviam infligido tanto sofrimento e morte, eu Te peço: Ajuda-me.

Tenho certeza de que, quando o perdão puder ser a tônica dos meus atos, eu voltarei a sorrir, a ter fé, a viver intensamente.

Ajuda-me, pois, Senhor Jesus, a perdoar. Porque, não somente desejo ser feliz, mas igualmente almejo ser, para os que comigo convivem, motivo de contentamento e de alegria.

Redação do Momento Espírita, com frases atribuídas a Estêvão, extraídas do cap. 8, pt. I, do livro Paulo e Estêvão, pelo Espírito Emmanuel, psicografia de Francisco Cândido Xavier, ed. Feb.

Em 21.03.2011.