BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 13 de março de 2011

Fonte http://espitirinhas.blogspot.com/

Focalizando o Trabalhador Espírita Jacob Melo

Jacob Melo

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

Neste entrevista temos a oportunidade de conhecer alguns lances da vida e da obra do escritor e orador Jacob Melo. Espírita desde a infância tem seu trabalho centralizado no Lar Espírita Alvorada Nova, em Natal, no Rio Grande do Norte. É pesquisador, sobretudo do Magnetismo, tendo escrito importante obra sobre o Passe, editada pela FEB. Tem proferido palestras e seminários pelo Brasil e também no exterior.



Caro Jacob, poderia nos fazer sua auto apresentação?

Nasci em Teresina, capital do Piauí, em 1952. Meus pais, José Euclides de Melo e Maria Dagmar Falcão de Melo, ele piauiense e ela cearense, resolveram se transferir para Natal quando eu ainda estava por completar 6 meses de vida, de forma que me considero natalense. Sou o segundo filho de minhã mãe, tendo uma irmà mais velha, Margarida e três mais novas – Ismália, Nazareth e Célia – que eu, além de um irmão mais velho de todos, Hugo, filho do primeiro casamento de meu pai. Logo que chegou a Natal minha mãe foi à Federação Espírita do Estado do RN e ali se tornou espírita, tendo sido presidente e vice-presidente daquela Casa por mais de 22 anos e ainda continua ligada a mesma. Assim, posso me dizer espírita de berço, porque quando comecei a interagir com as pessoas já estava no Espiritismo.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós graduado em Psicanálise.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Vindo de berço espírita, sempre frequentei Casas Espíritas e desde muito jovem já realizava atividades ditas de adultos, como dar aulas, aplicar passes e fazer palestras.

A qual casa espírita à qual está vinculado presentemente e os trabalhos que nela desenvolve?

Atualmente estou ligado ao Lar Espírita Alvorada Nova – LEAN. É uma instituição interessante, pois apesar de grande fisicamente, tem características muito peculiares às Casas menores. Dois são os focos principais do LEAN: abrigo total a idosos carentes e pesquisa e atendimento na área do Magnetismo (passes). Temos, sob regime de internato, uma média de 45 idosos internos, além de prestarmos apoio a outras famílias com seus idosos em seus lares.
No terreno do Magnetismo é no LEAN que tenho meu “laboratório” de pesquisas e aprofundamento na área, tendo como pontos principais 4 reuniões: às segundas, pela manhã, atendimento magnético exclusivo aos idosos do LEAN; às quartas, pela manhã, passes magnéticos à população que busca – nesse trabalho, o enfoque dado à terapia da depressão é sempre de muito peso; e uma vez a cada 15 dias, sempre aos domingos à noite, de forma privativa, uma reunião mediúnica de evocação, para tentar aprofundar os conhecimentos com o auxílio direto de orientadores espirituais; por fim, todas as terças à noite temos estudo sobre questões do Magnetismo e do Sonambulismo onde a maior parte dos trabalhadores do Magnetismo de nossa Casa participa.

Poderia nos fazer a descrição de sua trajetória pelo movimento espirita?

Apesar de jovem, aos 15 anos iniciei duas tarefas às quais me vinculo até hoje: aplicação de passes e palestras. Os passes vieram como uma consequência natural, já que sempre possuí muito potencial magnético e fazia uso disso de forma muito proveitosa nas atividades a que me ligava. E as palestra foi aquilo que chamo de uma feliz imposição de minha mãe, pois desejava que um de seus filhos fosse expositor espírita.
Na Federação de meu Estado ocupei praticamente todos os cargos e, em nome daquela Instituição, tive oportunidade de participar de importantes eventos nacionais, fosse desempenhando a função de assessor da FERN junto ao Conselho Federativo Nacional da FEB, assim como em muitas reuniões “zonais” ou mesmo em atividades chamadas de unificação em meu Estado e no Nordeste.
Participei e produzi programas de rádio, jornais espíritas e elaborei muitas apostilas.
Durante 8 anos, após ter fundado o Grupo Espírita Allan Kardec, em Natal, dirigi um grande evento anual que ficou muito conhecido em todo Nordeste, chamado FOREN – Fórum Espírita de Natal.
Por fim, concomitantemente, me dediquei a muito estudo, muita leitura e isso redundou em vários livros que escrevi.

Jacob, quais são os livros de sua autoria, por ordem de edição?

Vamos lá:
O Passe, seu estudo, suas técnicas e sua prática; Reflexões de Morenno; Viver ainda é a melhor saída; Manual do Passista; O lado positivo de tudo; Pense sobre isso e pense muito melhor; Cure-se e cure pelos passes; Aprendendo com a vida; Geórgio D’Andréa Morenno – ele sabia!; A cura da depressão pelo Magnetismo; Reavaliando verdades distorcidas; e Lições para toda a vida.

E os de maior procura?

O livro O Passe continua muito procurado, mas faz mais de 4 anos que a FEB deixou de publicá-lo. Atualmente estou fazendo uma rigorosa revisão e atualização do mesmo pretendendo republicá-lo ainda este ano. Depois dele existe uma espécie de empate triplo: o Cure-se e Cure pelos passes, o Manual do Passista e o A Cura da Depressão pelo Magnetismo são sempre os mais procurados.
Não posso deixar de ressaltar um pequeno livro que escrevi e que tem servido a dois valorosos propósitos: reposicionar o Magnetismo dentro do conceito espírita por excelência e fazer os leitores repensarem sobre o que de verdade escreveu Kardec e os Espíritos Superiores, comparando com o que se ouve ou se aprende na atual conjuntura espírira brasileira. Trata-se do livro Reavaliando Verdades Distorcidas.

Jacob, qual a diferença entre magnetismo e mediunidade de cura?

Na palavra do próprio Allan Kardec, o magnetismo aplicado é um verdadeiro tratamento, seguido, regular e metódico, onde os fluidos (energia) são seguramente do magnetizador enquanto que a mediunidade curadora difere muito disso, pois os médiuns de cura muitas vezes sequer ouviram falar sobre magnetismo.
Nesse livro que acabei de mencionar (Reavaliando Verdades Distorcidas) trato desse assunto com toda clareza, destacando a opinião não apenas de Kardec, mas a dos próprios espíritos da Codificação Espírita.
Numa visão minha digo que o magnetismo é a maior bênção (depois da vida) que Deus deu ao homem, mas que infelizmente ainda não lhe demos o mínimo valor, pelo que pagamos um preço altíssimo.

O médium de cura é um portador da faculdade mediúnica de efeitos físicos?

A cura, de certa forma, é em si mesma um efeito físico, pois que se faz confirmar na mudança, adaptação, correção ou total ajuste de elementos orgânicos. Por outro lado, quando o médium de cura opera suas ações nesse terreno, as energias (fluidos) aí envolvidas são, em grande parte, de origem humana, o que demarca a ação anímica do fenômeno. E se tivermos em conta que todo fenômeno anímico é um efeito físico, não temos como dar negativa à pergunta.

Você acredita que o Centro Espírita é local para exercício da mediunidade de cura?

Já é de muitos e por muitos dito e repetido que a Casa Espírita é uma escola, um lar e um hospital, tudo dependendo do fim que se lhe dá. Sendo a mediunidade um dos pontos básicos do Espiritismo é mais do que natural que seja na Casa Espírita que melhor se aplique sua essência: desenvolvimento, estudo e aplicação prática. Nesse sentido, a resposta é um sonoro sim. Contudo, não devemos confundir aplicação prática da mediunidade com liberdade para se fazer o que se quiser em nome dela.
Como magnetizador e estudioso do magnetismo, sou reconhecedor de que a prática magnética, em sua verdadeira acepção, pede providências que nem sempre os passes mais simples requerem. Ainda assim o bom-senso jamais deve ser sobrepujado a ponto de se fazer conceções por simples acomodação de entendimento. O tema magnetismo tem toda uma base científica e até mesmo filosófica, pedindo, por isso mesmo, estudo e conhecimento para se fazer o melhor, o mesmo acontecendo com a mediunidade. Portanto, mesmo que algumas práticas sejam úteis, ricas e interessantes em determinadas Casas ou doutrinas, nem sempre convém adaptá-las ou “importá-las” para nosso meio sem que criteriosos estudos e avaliações sejam feitos.

No trabalho de divulgação da doutrina espírita além da tribuna e dos livros de quais outros meios você se utiliza?

Sempre que viajo faço muitas entrevistas tanto em rádios, como em televisão e jornais. Além disso estou fazendo a filmagem de um seminário básico bastante amplo sobre passes e magnetismo, pois a procura por esses seminários é enorme e não tenho como dar conta de tantos convites. Também uso, ainda de forma menos ampla, a internet, veículo que este ano darei maior atenção.

Como vê a difusão da Doutrina Espírita na atualidade?

O momento se apresenta muito rico e oportuno. O que gera uma expectativa é saber se estamos sabendo aproveitar essa feliz oportunidade para levar a mensagem espírita de forma mais rica e coerente. Há uma busca muito grande pela essência espírita e não acredito que seja barateando a mensagem que atingiremos a maturidade.

Acredita que as casas espíritas estão preparadas para receber aqueles que a procuram por conta da divulgação?

Na sua maioria, infelizmente ainda não estamos no ponto ideal, mas uma coisa obrigará a outra, ou seja, uma maior procura nos levará a revermos o que vimos fazendo e isso poderá nos reposicionar.

O que fazer?

O estudo revalorizado seguramente será fundamental. A mim, particularmente, me espanta a substituição de leituras e estudos mais centrados em Kardec por apostilas. Fala-se em pureza doutrinária e foge-se da base; isso é estranho.
Outro ponto fundamental, principalmente em termos de Casas propriamente ditas, é que vençamos nossos melindres pessoais. Não há espaço no Espiritismo para sermos tão suscetíveis a tão pequeninas coisas...

Você acha que o movimento espírita caminha bem ou enxerga alguma coisa que precisa ser melhorada?

Ultimamente tenho batido muito num ponto: não sei onde estávamos que aceitamos a informação de que o principal da Doutrina Espírita está nos 5 livros da Codificação, quando para entendê-la e subsidiá-la com o que há de melhor jamais a Revista Espírita, de Allan Kardec, deveria ter ficado de fora das “indicações básicas” para quem queira ser ou conhecer de verdade o Espiritismo. Creio ser fundamental mudarmos a postura de que apenas o pentateuco seja suficiente para saber a base. E, repetindo o que disse há pouco, se agora tirarmos Kardec e ficarmos só com apostilas não sei onde iremos parar...

Tem podido atender aos convites para palestras e seminários?

Essa tem sido uma tarefa muito complicada. Quando dá, procuro fazer com que Casas de uma mesma região se conversem e façam programas juntos ou conjuntos. Mas, ainda assim e viajando muito mais do que desejaria – pois tenho família, inclusive com um casal de gêmeos que neste mês de março completa 4 anos – não consigo atender a todos. Atualmente a média de convites formais que recebo é de 3 convites semanais. E além, dos compromissos no Brasil, tem outros no exterior, os quais me tomam muito mais tempo ainda.

Quais os temas mais requisitados?

Seguramente sobre passes. Mas existem temas específicos do Evangelho, como perdão, Deus, Esperança e Oração, além de outros ligados ao suicídio e à depressão, que sempre são requisitados.

E a forma de contatá-lo?

Tanto pode ser de forma direta, via e-mail (jacobmelo@gmail.com) ou atraés de algumas pessoas que cuidam de agendamentos para regiões. No site www.jacobmelo.webs.com tem uma relação dessas pessoas e como entrar em contacto com elas.

Você canta em algumas palestras. São músicas suas?

Costumo cantar sim, pois isso deixa um clima de mais harmonia por onde passo. Mesmo Casas ditas conservadoras me tem permitido cantar e não vejo nem sinto arrependimento. E não é por conta de minha voz ou do meu violão – super amadores – mas sim pelo efeito positivo da arte, da música.
A maioria das músicas que canto é de minha autoria. No Nordeste são bem mais conhecidas, mas já tem muita gente no sul e no exterior que conhece e canta a maioria dessas músicas. No momento tenho 3 CDs, sendo um com o Grupo de Canto do GEAK, de Natal, e dois solos. Este ano pretendo fazer mais um CD de músicas.

Você tem mediunidade ostensiva?

Não; sinto-me envolvido em muitos momentos de minha vida, mas a mediunidade que mais emprego é a da pesquisa, do suor, do esforço por me manter sempre aprendendo e aplicando o que aprendo. Nisso os Bons Amigos Espirituais me ajudam sempre.

Algo mais que queira acrescentar?

Minha gratidão por esta oportunidade.
Sigo repetindo a todos que me ouvem que uma coisa muito importante para que levemos a mensagem o mais longe possível se baseia em seguirmos estudando e servindo, portanto a perseverança é a marca de quem queira vencer sempre.








Legenda Jacob Melo na formatura em Engenharia, de óculos no centro da foto; pequenino com o pai; Jacob, à esquerda e sua mãe com Nestor Masotti presidente da FEB em encontro no ano de 2006; No Seara Bendita, em São Paulo: Walter Marchesano, Jacob Melo e Manolo Quesada; Jacob tocando e cantando em evento; Jacob Melo, de camisa vermelha, sua mãe d. Dagmar, César Perri de terno escuro sentado, Raul Teixeira de blusa branca, no Primeiro Congresso Espírita de Massachusstes/USA; Jacob Melo no 2º. Foren, no ano de 1992, em Natal, RN; Em 2003 em Vila Real de Santo Antônio, Portugal, para o lançamento do seu livro Geórgio D’Andréa Morenno, Ele Sabia, ao lado do livreiro que o convidou para o evento; em evento no Canadá

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.



Quo vadis, Domine?

Contam as tradições cristãs que, quando as primeiras perseguições aos seguidores do Cristo se tornaram mais intensas, nos primeiros anos de divulgação da Boa Nova, Simão Pedro, estando em Roma, foi convidado pelos companheiros a deixar a cidade.

Temendo pela vida do companheiro, já alquebrado pelos anos de trabalho na divulgação do Cristianismo, os amigos o convenceram de que, ao deixar a cidade dos imperadores, poderia poupar sua vida em prol da continuidade de sua liderança do movimento cristão.

Muito embora renitente quanto à ideia de deixar os companheiros, depois de calorosas insistências, segue pela via Ápia, deixando para trás a capital do Império.

Não muito longe das muralhas da cidade, vê ao longe singular andarilho, vindo em sua direção. À medida que se aproxima o viajante, reconhece o semblante amado. Comovido e assustado, de imediato exclama:

Mestre, para onde vais? E este, sem deter os passos, responde-lhe:

Pedro, vou a Roma juntar-me àqueles que estão prontos a dar a vida por mim.

Entendendo a mensagem, Pedro retoma a estrada, agora em direção a Roma, a fim de juntar-se novamente aos companheiros.

* * *

Muitas vezes somos nós, pelas estradas de nossas vidas, a ter que optar em enfrentar problemas e dificuldades, e solucioná-los, ou dar as costas tentando fingir que não existem.

Não são poucas as justificativas que encontramos para evadirmo-nos de responsabilidades, de compromissos morais e emocionais que nos prendem a tantos.

Algumas vezes priorizamos o trabalho, esquecendo as tarefas e deveres no lar, com aqueles a quem nos vinculamos.

Tantas outras são as prioridades dos compromissos sociais que falam mais alto, não sobrando tempo para a atenção aos pais já idosos, ao filho adolescente necessitado de ombro e ouvidos no seu caminhar.

Há que se repensar quais os caminhos que seguimos pelas estradas da vida. Ora podemos ter justificativas nos valores sociais, outras vezes nos convencermos pelos companheiros de caminhada.

Porém, necessário é perguntarmos: Por quais estradas vimos conduzindo nosso caminhar?

Será que nossas escolhas estão baseadas no que seja mais fácil, mais cômodo, conveniente, ou no que seja mais correto e mais adequado?

Herdeiros de nós mesmos, somos a resultante dos caminhos que percorremos.

Assim, sempre se mostra oportuna a reflexão a respeito de como conduzimos nossa vida, onde investimos nossas horas, e quais os valores que nos norteiam.

Tal qual Pedro nos caminhos de Roma, mesmo convencidos por amigos, pela situação momentânea, ou pelas facilidades do agora, sempre será mais adequado optar e seguir pelos caminhos em que o coração e a consciência permaneçam tranquilos e serenos.

Redação do Momento Espírita, com base no cap. 31,

do livro Seara do bem, por Espíritos diversos, psicografia

de Divaldo Pereira Franco, ed. Leal. Em 11.03.2011.

Domine quo vadis? Óleo sobre tela de Annibale Carracci, de 1602

Imagem: http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/a/a5/Domine%2C_quo_vadis.jpg

Seminário com Heloisa Pires na Casa do Caminho Meimei São Paulo

DIA 10 DE ABRIL DE 2011

DAS 9 AS 12 HORAS

TEMA: DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM A LUZ DO ESPIRITISMO

SUB ITENS: DISLEXIA, HIPERATIVIDADE

PROBLEMAS EMOCIONAIS E ESPIRITUAIS.

A CHAVE É JESUS

REALIZAÇÃO: CASA DO CAMINHO MEIMEI

Rua Bernardino Pantaleão. 20 - Vila Ema - 2216-7519

(Informação em emails de Lucia_meimei mlucia.meimei@gmail.com e de Jorge Rezala)

TV CEI lança desenho animado sobre Espiritismo

A TV CEI (Conselho Espírita Internacional) lançou desenho animado com temática espírita. Ele tem cerca de nove minutos.

Este é o primeiro desenho animado espírita produzido pela TVCEI para o público infanto-juvenil. O vídeo teve como base a obra "Meu primeiro livro Espírita" de Luis Hu Rivas, adaptado para a TV pela Equipe TVCEI.

A TVCEI é uma iniciativa do Conselho Espírita internacional (CEI), instituição resultante da união, em âmbito mundial, das Associações Representativas dos Movimentos Espíritas Nacionais, de 32 países. O CEI tem como meta principal a divulgação do espiritismo no mundo e a TVCEI é um de seus órgãos de comunicação.

Iniciou suas atividades como WebTV em agosto de 2006. Em junho de 2009, iniciou seu sinal no Satélite (Estrela do Sul) para todo o Brasil e agora esta presente em mais de 20 operadoras de TV a cabo. Foram realizadas parcerias com produtoras de programas de TV Espíritas, Entidades Federativas, Instituições de grande porte, além de renomados expositores do movimento espírita e da FEB.

Para assistir MEU PRIMEIRO LIVRO ESPÍRITA, clique no link abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=caVXi4iT0Qw

(Informação recebida em emails de Comunicação Espírita Taubaté divulgandoespiritismo@gmail.com e de Mara Freitas)

Atividades programadas para a A.E. Kardecista Raio Luz São Paulo, SP

Olá amigos,

Relembramos a programação do Raio Luz nos dias 19 e 20 de março.

Dia 19/03 as 18h (Sábado)
PALESTRA ROBERTO CARVALHO
Tema: A REENCARNAÇÃO E OS CONFLITOS FAMILIARES
http://raioluzsp1.blogspot.com/2011/02/palestra-roberto-de-carvalho-19-03.html

Dia 20/03 as 15h (Domingo)
FESTA DO SORVETE
http://raioluzsp1.blogspot.com/2011/02/festa-do-sorvete-200311.html


PAZ A TODOS!!!

Associação Espírita Kardecista Raio Luz
Av. Dr. Francisco Munhoz Filho, 1718 - Pq. do Carmo
Blog: http://raioluzsp1.blogspot.com/

(Informação recebida em email de Andrea Merly andreamerly@gmail.com)


5ª. Semana Espírita de Poços de Caldas, MG

(Informações em email de Otávio Cunha)

Curso “Mudança Interior” com Avildo Fioravante São João da Boa Vista, SP

HOUVE ALTERAÇÃO NA DATA. ABAIXO A DATA CORRETA

(Informação em emails de Otávio Cunha)

Palestras programadas para o Mês Espírita do C.E. Fraternidade Irmã Dolores. São Paulo

(Informação em email de Sander Salles Leite)

Encontro de Evangelizadores Espíritas Guaratinguetá, SP

LOCAL: Grupo da Fraternidade Irmão Altino – Guaratinguetá.
DATA: 26/03/2011.
TEMA: Relacionamento: Uma Construção a fazer.
PALESTRANTE: João Luis N. Ramos – Cachoeira Paulista.

HORÁRIO:

- 08:30 h - Café.
- 09:00 h - Palestra.
- 10:30 h - Intervalo.
- 10:45 h - Palestra.
- 12:00 h - Término.


Favor confirmar presença até dia 21/03/2011,
com André pelo e-mail andreserramar@clg.com.br

VENHAM. PARTICIPEM.

(Informação repassada em email por Mara Freitas)

Importante Editora CEAC abre oportunidade para escritores de livros espíritas, Bauru, SP

A Editora Ceac é um departamento do - Centro Espírita "Amor e Caridade" - CEAC.

Seus objetivos são: a divulgação da Doutrina Espírita e também angariar recursos com a venda dos livros para as Obras Assistenciais do CEAC.

A Editora recebe textos dos mais variados gêneros como: Romance, Estudo, Científico, Mensagens, Dissertativo entre outros. Sempre tendo como premissa que seu conteúdo esteja fundamentado nas obras básicas de Allan Kardec.

Possuímos uma diretriz editorial onde primeiramente o texto é colocado sob apreciação de uma comissão que fará uma avaliação inicial para verificar a fidelidade da obra aos preceitos da Doutrina.

Havendo aprovação do texto em relação a Doutrina o mesmo é submetido a equipe da Editora para

a análise comercial e viabilidade contratual.

Os escritores interessados podem enviar o seu texto via e-mail para editoraceac@ceac.org.br

Ou pelo endereço:

Centro Espírita "Amor e Caridade" - Editora Ceac

Rua Sete de Setembro, 8-56

Centro - Cep: 17015-031

Bauru/SP

P.S: Favor disponibilizar um fone para contato

(Informação em email de Leopoldo Zanardi)

Representante da FEB-Federação Espírita Brasileira em eventos nas cidades de Bauru e Botucatu, SP

Encontro Espírita em Bauru

Ocorreu em Bauru interior de São Paulo, nos dias 7 e 8 de março de 2011, o evento "2ª Parada Obrigatória – O seu encontro de reflexões, com o tema: A HUMANIZAÇÃO NO CENTRO ESPÍRITA", que aconteceu no Centro Espírita Vicente de Paulo. No dia 07/03, à noite, cumprindo uma programação local de estudos em comemoração aos 150 anos de O Livro dos Médiuns, foi realizada uma palestra com o tema “O papel e a importância da Reunião Mediúnica no contexto das reuniões espíritas”. O evento foi conduzido por Roberto Versiani, da equipe da Secretaria Geral do CFN da FEB e foi promovido pela USE Intermunicipal de Bauru.Informações: www.useinterbauru.com.br; www.febnet.org.br

►►►►

Sensibilização para o Gestão do Centro Espírita em Botucatu

Com apoio da equipe da USE Intermunicipal de Bauru, Botucatu formou um grupo coordenador para condução do curso "Gestão de Centros Espíritas", envolvendo os centros espíritas da cidade e região. O membro da equipe da Secretaria Geral do CFN Roberto Versiani, no dia 08/03/2011, esteve em Botucatu, em seguida ao evento realizado em Bauru, com este grupo e realizou um trabalho de sensibilização demonstrando a concepção e o conteúdo do curso, além de repassar dicas importantes para facilitar o trabalho de condução do curso.






LEGENDA DAS FOTOS PELAORDEM:

BAURU: Apresentação de Versiani, em Bauru; Estudo em grupo; Dinâmica e Grupo de participantes.

BOTUCATU: Início da reunião em Botucatu; Grupo de participantes

(Informação recebida do CFN da FEB)


Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita São Paulo

CCDPE. Foto Júlia Nezu

Convite e inscrição para o Curso de Capacitação Administrativa para Gestão de Centro Espírita, em São Paulo, início dia 9 de Abril de 2011

A UNIÃO DAS SOCIEDADES ESPÍRITAS DO ESTADO DE SÃO PAULO - USE EM PARCERIA COM O CENTRO DE CULTURA, DOCUMENTAÇÃO E PESQUISA DO ESPIRITISMO - EDUARDO CARVALHO MONTEIRO, PROMOVEM:

Curso de Capacitação Administrativa

para Gestão de Centro Espírita

Começa no dia 9 de abril de 2011, às 8h30 horas, o Curso de Gestão de Centros Espíritas, que busca atender as necessidades dos dirigentes das instituições espíritas.

Ele tem como foco a melhoria do desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores nas instituições, utilizando técnicas e conhecimento dos processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados à organização espírita. Tem como base a visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados.

O curso prevê diversos monitores no decorrer do curso, o qual será ministrado com uma metodologia bastante interativa e exercícios práticos.

Síntese, metodologia e conteúdo programático

Objetivo principal é oferecer aos dirigentes e trabalhadores das casas espíritas capacitação para melhorar o seu desempenho na administração dos recursos materiais e dos colaboradores dos centros espíritas. Objetivos específicos: entender questões básicas que envolvem a administração dos recursos materiais e dos colaboradores que compõem a Casa Espírita; compreender os processos administrativos em geral, e especificamente os relacionados com a organização espírita; e obter uma visão atualizada da gestão de pessoas e da administração focada em resultados, sejam estes avaliados a curto, médio e longo prazos.

Este curso foi preparado e é coordenado pela Secretaria Geral do Conselho Federativo Nacional (CFN) e é composto de cinco (5) unidades cujos temas são (I) O Centro Espírita (Estrutura do C.E., aspectos Jurídicos, C.E. e sua sustentabilidade), (II) O Dirigente de um Centro Espírita, (III) Estrutura e funcionamento do Movimento Espírita, (IV) O Dirigente Espírita e os Colaboradores, (V) O Dirigente Espírita e seu Processo de Trabalho (planejamento de atividades e responsabilidades, administração de tempo, reuniões produtivas, gestão de qualidade e de resultados). Apresentado com uma metodologia que prevê atividades à distância e presenciais, o curso iniciará no dia 9 de abril e terminará no dia 26 de novembro de 2011.

Metodologia

• Aprendizagem por meio de atividades a distância e momentos presenciais;

• Realização de trabalhos (individual ou em grupo) durante os módulos a distância;

• Realização de auto-avaliação individual ao final de cada módulo a distância.

• Nos módulos presenciais: aulas expositivas, atividades vivenciais, individuais ou em grupos de discussão, sempre buscando sistematizar o conhecimento construído pelo participante nos módulos a distância;

A existência de atividades de autodesenvolvimento a distância (fora da sala de aula) permite que o aluno adquira novos conhecimentos de forma ativa, sendo acompanhado em suas dificuldades por uma pessoa (monitor) que irá apoiar e esclarecer as suas dúvidas;

Estes momentos a distância farão com que o participante compareça nos momentos presenciais com mais conhecimentos e habilidades, sendo estes encontros destinados a um burilamento do que o cursista já aprendeu.

Público-alvo: Presidentes, diretores e coordenadores de atividades de Casas Espíritas e potenciais lideranças institucionais.

Onde: Na sede do CCDPE-ECM, Alameda dos Guaiases, 16 - Planalto Paulista - São Paulo-SP (metrô mais próximo Praça da Árvore. Vindo pela Av. Indianópolis a rua fica no nº 1435 dessa avenida)

Quando: A partir de 9 de abril (aula inaugural), nos 2ºs e 4ºs sábados por mês. Os encontros serão aos sábados (duas vezes por mês), com 4 horas e 15 minutos de duração cada aula.

Facilitadores: Geraldo Ribeiro (CCDPE e Batuira), Pedro Nakano (CCDPE e AME-SP), Julia Nezu (USE e CCDPE), Rosana Gaspar (USE) e José Antonio Luiz Balieiro (USE). Coordenação do curso: Julia Nezu.

Dias e Horários:

09/04 e 30/04 – das 8:30 às 12:45 (Dia 23 que é final de semana prolongado)
14/05 e 28/05 – das 8:30 às 12:45
11/06 e 02/07 – das 8:30 às 12:45 (dia 25/6 final de semana prolongado - feriado corpus Christi)

Mês de julho - estudo em casa
13/08 e 27/08 – das 8:30 às 12:45
10/09 e 24/09 – das 8:30 às 12:45
08/10 e 22/10 – das 8:30 às 12:45
12/11 e 26/11 – das 8:30 às 16:30

Inscrições (vagas limitadas):

Informações pelo telefone:11-5072-2211 (ccdpe-ecm) e 2950.6554 (USE-SP)

Inscrições só por E-mail: contato@ccdpe.org.br e julianezu@terra.com.br

Taxa de colaboração no valor de R$20,00 por mês para as despesas de manutenção da casa e coffee-breaks. O acerto da mensalidade deverá ser efetuado no 2° sábado de cada mês. O curso é apostilado e acompanha diversos materiais, na maioria digitais, enviados via e-mail no decorrer do curso.

Visite os sites:

www.ccdpe.org.br

www.usesp.org.br

Aspecto da aula. Foto: Júlia Nezu

Ficha de Inscrição - copiar e colar se necessitar de mais fichas

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

.

Aula inaugural no ICEB Instituto de Cultura Espírita do Brasil Rio de Janeiro, RJ

Instituto de Cultura Espírita do Brasil

Casa de Deolindo Amorim

Convidamos para abertura do nosso ano de atividades:

Dia – 12 de Março de 2011

Local – CEERJ – Rua dos Inválidos, 182 – Centro

Hora – das 15 às 17 horas

Programação:

- Aula inaugural abrindo as comemorações: “O Livro dos Médiuns, 150 anos esclarecendo e orientando a mediunidade”- apresentação de Ivone Gigghino.

- Lançamento do livro Verbum Palavra – de Luiz da Costa Martins, com tarde de autógrafo.

- Momento musical com Roberto Oliveira (Beto) e Anatasha Meckena.

(Informação recebida em email de abrade@grupos.com.br; em nome de; ABRADE abrade@abrade.com.br)

Registro. Roosevelt Andolphato Tiago Araçatuba, SP

Texto e fotos Ismael Gobbo

O conhecido orador de Barra Bonita, SP, proferiu palestra na Aliança Espírita Varas da Videira na noite desta sexta-feira, 11 de março de 2011, abordando o tema “Se não houver vento... reme”. Antes da palestra se apresentou o Grupo Musical da AEVV.

Na manhã deste sábado Roosevelt desenvolveu o excelente e muito proveitoso seminário “Reciclagen do trabalhador espírita“ no Centro Espírita “Irmã Angélica”, também na cidade de Araçatuba.

Neste domingo pela manhã, com inicio às 9 horas, o orador estará proferindo palestra na Associação Espírita "Amor e Caridade", em Clementina, SP. .

Fotos na Aliança








Rodrigo Irikura na flauta, o grupo, Rossevelt em sua fala, Roosevelt e público.


Fotos no Irmã Angélica

A exposição de Roosevelt; público e Roosevelt; o lanche do intervalo; o C.E. Irmã Angélica






Programação da Associação Parisiense de estudos espíritas Paris, França

Madame, Monsieur,


Nous sommes très heureux de vous inviter à soufler les 18 bougies du gâteau d'anniversaire de l'APES : le samedi 26 mars 2011 à 15h au siège de l'APES.
Le programme de la commération parle pour soi, mais ce n'est pas tout car nous avons organisé encore beaucoup d'autres surprises.
A votre tour, invitez vos amis et votre famille pour partager ensemble cette après-midi pleine de joie et beaucoup de bonnes surprises.
Pour plus d'information contactez-nous par courriel (
mail@apes.asso.fr) ou par téléphone 09 51 78 96 48
Au plaisir de vous revoir.
Fraternellement

Anita BECQUEREL
Présidente de l'APES


A.P.E.S. - Association Parisienne d'Etudes Spirites
- Association loi 1901
Construire aujourd'hui l'Homme de demain.

Nous vous accueillons au 22 rue des laitières 94300 Vincennes

chaque vendredi soir de 19h30 à 22H30
chaque deuxième samedi du mois de 10H30 et 13H
chaque deuxième et dernier samedi du mois de 14h30 à 17H30
sauf jours fériés.

Plus d'information par téléphone au 0141 931 708 et
sur notre site internet
http://www.apes.asso.fr

(Informação em emails de apes.asso@gmail.com; em nome de; Association Parisienne d'Etudes Spirites mail@apes.asso.fr; Claudia Werdine e de

Registro. Seminário com Humberto Werdine Pescarenico, Lecco, Itália

Texto e fotos recebidos de Regina Piccoli

Queridos companheiros,

USI - Unione Spiritica Italina, membro efetivo do Conselho Espirita Internacional, atravès do seu presidente Evi Alborghetti, vem agradecer à Humberto Werdine, pelo excelente trabalho realizado no Seminário sobre Obsessão, que aconteceu domingo dia 6 de Março, das 10 às 16hs, na sede do GLAK – Gruppo de Lecco Allan Kardec, Itália. O seminário foi proferido em português e traduzido por Evi Alborghetti, presidente da USI.

Foi um maravilhoso domingo de aprendizado e confraternização!

Como previsto, a exposição que Humberto proferiu com muita habilidade e eficência, enriqueceu o conhecimento de todos sobre a influência exercida por um espirito, desencarnado ou não, que muitas das vezes lnos conduz ao desajuste do nosso equilibrio fisico e espiritual. Utilizando-se dos ensinos de Jesus e também de informações científicas, Humberto explicou-nos como os espiritos inferiores conseguem este dominio, assim como trouxe-nos informações de como nos proteger ou evitar esta ação e como curar este mal.

Dos 7 grupos atualmente afiliados à USI, quatro estiveram presentes: ASIC- Associazione Spiritica Il Consolatore di Ferrara, o Cammino della Luce de Treviso, o Francesco D’Assisi de Verona e o Glak de Lecco. Também tivemos a grata satisfação de receber alguns simpatizantes que vieram da cidade de Torino, reunindo assim 31 participantes, que além das informações recebidas sobre o importante tema, sentiram-se muito envolvidas no intercâmbio fraterno, que sempre acontece durante esses encontros.

Vale ressaltar a presença do tenor Maècio que nos presenteou com a emocionante Ave Maria, Schubert.

Fraternalmente,

Regina Piccoli

(secretària da USI)

Legenda: Grupo de participantes; o tenor Maécio; Regina Piccoli e Evi Alborghetti; Humberto Werdine em sua fala; vista parcial do público; idem; pausa para o almoço fraterno.

Um pouco da história da RIE Abaixo reprodução fotográfica da capa e 2 páginas da edição de 15 de janeiro de 1926 homenageando Pierre Gaétan Leymarie

ASSINE A RIE- REVISTA INTERNACIONAL DE ESPIRITISMO E “O CLARIM”

www.oclarim.com.br