BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 27 de fevereiro de 2011

O momento exato da reencarnação: sinais biomoleculares

Dr. Sérgio Felipe de Oliveira. Foto Benedito Valvassouras

ENTREVISTA COM DR SÉRGIO FELIPE DE OLIVEIRA

PUBLICADA NA FOLHA ESPÍRITA NOVEMBRO/2007

Medinesp 2007 – 150 anos em busca da integração corpo-mente-espírito

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

A Volta ao Mundo Corporal: o Processo Reencarnatório foi o tema do primeiro painel do segundo dia do Medinesp, o congresso internacional da Associação Médico-Espírita, ocorrido de 7 a 9 de junho, em São Paulo (SP). Sérgio Felipe de Oliveira, mestre em Ciências pela USP, que realiza trabalhos para a Associação Médico-Espírita de São Paulo (AME-SP) e é diretor clínico do Pineal Mind, onde faz seus atendimentos e aplica suas pesquisas, abriu o painel, falando do momento exato da reencarnação, seguido depois pela ginecologista e obstetra Cristiane Ribeiro Assis. Sobre o assunto, ele falou à Folha Espírita:

Folha Espírita – Existem preparativos para a reencarnação?
Sérgio Felipe de Oliveira – Os preparativos espirituais para a reencarnação são tratados de forma muito clara nos livros ditados pelo espírito André Luiz através da psicografia de Chico Xavier. A reencarnação, ou seja, o retorno do espírito a um novo corpo, é um fenômeno que não ocorre ao acaso, ao contrário, é cuidadosamente planejado. Podemos dizer que existem “obstetras” no mundo espiritual que preparam o processo reencarnatório. O espírito Emmanuel, também pela psicografia de Chico Xavier na obra Pensamento e Vida, um livro pequeno, mas de grande conteúdo, refere-se a esses preparativos como uma cartilha que se recebe antes de se escorregar para o berço.

FE – Como o espírito sabe se está pronto para reencarnar? Há condições preestabelecidas para isso?
Sérgio Felipe – Consoante nos assevera a Doutrina Espírita, nem todos os espíritos têm plena consciência do processo reencarnatório, motivo pelo qual existem as chamadas reencarnações compulsórias, casos que se assemelham a uma internação psiquiátrica, quando o paciente violento e fora de si necessita ser tratado sob os cuidados de um hospital. São os casos de internação psiquiátrica nas condições de psicose, quando, quase sempre, ocorrem compulsoriamente. Nesta linha de raciocínio, diria que há espíritos que se encontram em determinado nível de sofrimento e comprometimento que somente numa encarnação compulsória poderiam alcançar algum nível de consciência de si e da sua situação. Entendemos que, fora esses casos pontuais, as encarnações são planejadas, e nascemos com alguma missão a ser realizada. Deus é econômico e não colocaria alguém no mundo se não tivesse alguma tarefa a cumprir, consigo próprio, com a família e com a sociedade.

FE – O perispírito, ou corpo espiritual, passa por alguma modificação em seu estado antes de reencarnar?
Sérgio Felipe – Não resta dúvida de que passa, porque a lógica nos diz que o perispírito precisa adaptar-se à crosta terrestre, tendo em vista que há uma relação entre ele e a força gravitacional. Por exemplo, o espírito reencarnante precisa de uma etapa intermediária no que diz respeito à força gravitacional. Não é por acaso que o bebê fica mergulhado no líquido amniótico, que possibilita essa adequação entre a força gravitacional do mundo espiritual e a do mundo físico. Isso também ocorre com o cérebro dentro do líquido céfalo-raquidiano. A explicação para esse mecanismo providencial é que o líquido possibilita diminuir o empuxo gravitacional. Tanto isso é verdade que o desenvolvimento psíquico, que tem seus registros no perispírito, depende igualmente da força gravitacional. Por exemplo, o bebê precisa ser colocado no colo, ser ninado, aprende a engatinhar, pular e escorregar numa autêntica brincadeira com a força da gravidade. Allan Kardec fala sobre isso quando faz referência à necessidade de mudança no perispírito, quando o espírito precisa mudar de um mundo para outro. Há que se adaptar às peculiaridades de cada mundo.

FE – Podemos dizer que os elementos que constituem o perispírito resultam de uma atração, em que cada espírito atrai partículas inerentes ao seu estado evolutivo?
Sérgio Felipe – Acho que é como se fosse uma sintonia, quando você liga o rádio em determinada estação e com ela se conecta para ouvir uma música, um noticiário ou outra coisa que queira. Acredito que o perispírito possa ser construído por algum tipo de espectro do eletromagnetismo, que deve funcionar similarmente ao mecanismo de sintonia, atraindo as partículas do meio onde é formado, segundo o grau evolutivo de cada indivíduo.

FE – No livro Missionários da Luz, o espírito André Luiz descreve que no processo reencarnatório, para a formação do novo corpo, o perispírito se constitui no molde que atrai os elementos materiais fornecidos pela mãe à semelhança de um ímã. Qual a explicação para as anomalias físicas durante a formação do novo corpo?
Sérgio Felipe – Quando nós temos um envolvimento muito grave com o passado e a nossa consciência não se desliga desse passado no momento da reencarnação, a mente, voltada para o passado, não permite a sustentação da força suficiente para a formação perfeita do embrião. Então, os genes ficam sem o suporte que o espírito deve dar. Com isso, o indivíduo vem com seqüelas, seja pela má-formação embrionária ou genética, seja pela interferência do espírito reencarnante – e ele freqüentemente interfere – na genética herdada. Assim, as fortes ligações mentais arrastadas do passado, como remorsos, culpas, ódios, mágoas, dentre outras, impossibilitam ao espírito concentrar-se naquele momento e projetar suas energias para o devir, ou seja, o vir a ser, e, então, não sustenta o desenvolvimento genético com a perfeição que deveria sustentar. No entanto, e ao mesmo tempo, essa ligação com o passado pode ser necessária para sua recuperação.

FE – É possível os encarnados detectarem o momento exato da reencarnação? Quais são os sinais biomoleculares que sinalizam esse momento?
Sérgio Felipe – Sim, perfeitamente. Uma nova vida se inicia no exato momento em que o espermatozóide beija a membrana do oócito que a mulher produz a cada 28 dias. É nesse momento que o espírito assume o comando do novo corpo em formação, tendo o seu perispírito como molde organizador.

FE – Existe algum equipamento, hoje, que pode detectar esses sinais biomoleculares?
Sérgio Felipe – Sim, e podemos destacar o microscópio eletrônico e o microscópio de luz.

FE – Há pesquisas sobre esse assunto?
Sérgio Felipe – Esse exato instante já foi fotografado pela Ciência. (Foto ao lado)

FE – Quanto à Física, os seus avanços vêm ajudando a entender mais as questões do espírito?
Sérgio Felipe – Necessariamente, porque o espírito pensa e sente no mundo e só pensa e sente pela interação com o mundo. E o mundo que nos envolve é material, e a nossa comunicação de um para com o outro se dá através do som, que é matéria, pelo eletromagnetismo, a visão. Então, a compreensão da Física nos permite entender o meio no qual estamos submersos. É também uma forma de nos localizarmos do ponto de vista existencial e na transcendência. Emmanuel, na introdução do livro Nos Domínios da Mediunidade, de autoria do espírito André Luiz, pela psicografia de Chico Xavier, deixa evidente que os cientistas materialistas também são pesquisadores de Deus, porque, ao estudarem a estrutura íntima da matéria, descobrirão que a matéria, como a concebem, não existe e perderão o objeto de sua própria convicção.

FE – Com base no que expôs, como está enxergando o projeto de lei que tramita no Congresso Nacional buscando descriminalizar o aborto?
Sérgio Felipe – Acho que essa questão da descriminalização do aborto envolve uma percepção muito sutil da representação da vida. Só mesmo uma pessoa envolvida com a causa do bem entende o valor da vida em todas as suas condições. Quando a pessoa tem a sensibilidade de perceber que não pode pisar uma plantinha e estragar o jardim, ela toma cuidado. Assim, temos de entender que o nascituro, ou concepto, também é uma flor no jardim que nós não vamos pisar, porque ela é vida. Então, para dar esse valor essencial, a pessoa precisa estar muito envolvida com a bondade e o amor. Não é só uma questão de lógica, é uma percepção de sentimento. E a humanidade está vivendo uma situação hedonista, muito superficial. É difícil para a maioria das pessoas ter essa percepção, sobretudo nos países onde o aborto é permitido. Nos Estados Unidos, por exemplo, 30% das gestações são abortadas. Mas muitas pessoas, mesmo aquelas que abortaram, já admitem que cometeram algum atentado à vida.

FE – Não seria o caso de perguntar aos defensores do aborto se eles não estão contentes com suas vidas e a de seus entes queridos?
Sérgio Felipe – Temos muita gente trabalhando o assunto junto aos parlamentares. O que eu entendo é que o Brasil precisa de gente. Na Itália já não nascem pessoas suficientes. O Japão já tem a mesma população do Brasil. Veja a sua dimensão territorial. Então, no Brasil, cabe muita gente ainda. E qual seria a força de expressão de nosso país se não fossem as pessoas? Quem é que não sabe disso no mundo? Quando se fala em brasileiro, os estrangeiros já sorriem. Então por que não vamos deixar nascer mais brasileiros, se esta é a nossa riqueza?

ASSINE A FOLHA ESPÍRITA

www.folhaespírita.com.br


Ficheiro:Sperm-egg.jpg

Momento que o espermatozoide começa a penetrar no ovócito II

Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sperm-egg.jpg

Allan Kardec não deve ser lembrado no centro espírita...

Wellington Balbo – Bauru – SP.


O título acima pode ser estranho, no entanto, exprime indizível realidade.

Se alguém é lembrado, presume-se que em algum momento foi esquecido, e bem o sabemos que Allan Kardec não pode ser esquecido quando o assunto é Doutrina Espírita.

Sua presença deve ser constante nas instituições que estampam o nome de Centro Espírita.

Ele, além de ser o codificador, foi também o grande divulgador da Doutrina dos Espíritos.

Entrevistou as inteligências do invisível, escreveu, anotou, publicou obras, pesquisou com rigor e viajou em trabalho de divulgação.

Foram diversos livros dedicados a desvendar ao homem novos horizontes:

O Livro dos Espíritos, O Livro dos Médiuns, O Evangelho segundo o Espiritismo, O Céu e o Inferno, Gênese...

Livros criteriosos, inteligentes, interessantes, didáticos...

A literatura de Kardec é simples e profunda, seus comentários são autênticas lições de sabedoria e percebe-se nele uma alma elevada, sempre preocupada com a finalidade da existência humana.

Em O Livro dos Espíritos, seu comentário tão bem feito em A Lei do Trabalho retrata de forma magistral a finalidade educativa da Doutrina Espírita. Eis parcialmente o que escreveu o notável cidadão francês na ocasião:

(...) Há um elemento que não se costuma considerar, sem o qual a ciência econômica torna-se apenas uma teoria: é a educação. Não a educação intelectual, mas a educação moral; não ainda a educação moral pelos livros, mas a que consiste na arte de formar o caráter, que dá os hábitos: porque educação é o conjunto dos hábitos adquiridos. Quando se pensa na massa de indivíduos lançados a cada dia na torrente da população, sem princípios nem freios e entregues aos próprios instintos, devem causar espanto as conseqüências desastrosas que resultam disso? Quando essa arte for conhecida e praticada, o homem trará hábitos de ordem e de previdência para si e para os seus, de respeito pelo que é respeitável, hábitos que lhe permitirão atravessar menos angustiado os maus dias inevitáveis. A desordem e a imprevidência são duas chagas que uma educação bem conduzida pode curar; aí está o ponto de partida, o elemento real do bem-estar, a garantia da segurança de todos.

Compreende-se, então, a constante preocupação social de Allan Kardec.

O codificador intentava despertar a criatura humana para a necessidade da educação de seus próprios hábitos.

A paz começa na educação dos hábitos.

Pais que cultivam o saudável hábito do diálogo conquistam a amizade dos filhos, criando um ambiente de bem estar e segurança.

Cônjuges que vivenciam o bom hábito da empatia experimentam mais momentos de felicidade do que de decepção no relacionamento conjugal.

Lideranças espíritas que fazem do estudo das obras básicas um hábito transmitem com mais fidelidade os princípios doutrinários.

Fácil de concluir que a evolução de nosso mundo dependerá de nossa disposição em semear hábitos saudáveis, como bem acentua Allan Kardec.

Hábitos saudáveis, vida saudável, existência plena e feliz.

Por isso imperioso não apenas lembrar de Allan Kardec, mas, sim, estudar e pesquisar a obra construída por intermédio de sua abnegada mão, pois assim todos aqueles que chegarem ao centro espírita terão uma melhor compreensão dos temas que o codificador tanto prezou.

Boletim do Lar Maria de Nazaré Rio de Janeiro

Acesse aqui:

(Informação em email de CRUZADA ESPÍRITA PAULO DE TARSO cruzadaptarso@hotmail.com)

Mês Espírita de Promissão, SP

VI Mês Espírita - Promissão

Entre os dias 10 a 27 de Março de 2011

10/03 - Quinta-feira às 19:30h, Casa do Caminho Dr. Bezerra de Menezes

Palestra musical com: Allan Vilches

14/03 - Segunda-feira às 20:00h, Núcleo Chico Xavier

Palestra com: Alexandre Peres – Marília

Tema: Desafios da Sexualidade - Homossexualismo

19/03 – Sábado às 20:00, CEFEC, exibição do filme:

Nosso Lar

25/03 - Sexta-feira às 20:00h, União Espírita

Palestra com Francisco Ortolan – Fernandópolis

Tema: Reflexões Para o Aprendizado

27/03 – Domingo das 9:00 às 12:00h, Lar da Esperança

Seminário com: Ricardo Nogueira – Birigui

Tema: Sombra Interior

(Informação em email de Regina Bachega e João Marchesi)

Registro. palestra com Roosevelt Andolphato Tiago em Holambra, SP

Texto e fotos recebidos de Otávio Cunha

Estivemos na última quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011, na cidade de Holambra-SP, no Centro Espírita Semente de Luz, acompanhando a palestra de Roosevelt Andolphato Tiago, da cidade de Barra Bonita-SP,. Roosevelt desenvolveu o tema titulo do 5º. Livro de sua autoria “Se não houver vento... reme”. Assunto muito interessante, em que Roosevelt faz menção justamente ao grande ensinamento de Jesus, sobre o “ajuda-te e o céu te ajudará”, onde devemos todos estar fazendo a nossa parte para tenhamos a ajuda nos momentos de dificuldades e compreendendo que são essas dificuldades que nos fazem crescer e nos fortalecem na caminhada em busca da nossa própria evolução. Mais de 50 pessoas de Holambra e região estiveram presentes ao agradável e oportuno evento com direito a bolo e sessão de autógrafos por Roosevelt.





Fotos: Roosevelt em sua fala; público; Leila faz os agradecimentos; visitante de Cosmópolis, Otávio Cunha, Eliana, Roosevelt, Leila e Roberto

C.E. Nhá Chica irá receber Adeilson Salles Itapira, SP

P A L E S T R A

05 DE MARÇO DE 2011

SÁBADO-ÀS 20:00 HORAS

ADEILSON SALLES, da cidade de Guarujá-SP

LOCAL: CASA ESPÍRITA “NHÁ CHICA”

Rua Teresa Lera Paoletti, nº 348-Jd.Bela Vista-Itapira-SP.

TEMA: “A EDUCAÇÃO COMO FERRAMENTA PARA A EVOLUÇÃO”

Contato: Cunha 19-38635682 / 92760247

(Informação em email de Otavio Cunha)

Agenda de palestras com Plínio B. Penteado Jr. Março/abril 2011

(Informação em email de arvensis@terra.com.br)

Palestra e música com Moacyr Camargo Angélica, MS

A DIRETORIA DO CEAK ANGELICA JUNTAMENTE COM O DEP. DE PROMOÇÕES E EVENTOS CONVIDA A TODOS PARA PRESTIGIAR NO DIA 13 DE MARÇO AS 9hr ( DOMINGO) O SEMINARIO COM MOACYR CAMARGO COM O TEMA MUDANÇAS ----- LIBERTAÇÃO.

" DESDE JA SUA PRESENÇA É FUNDAMENTAL PARA QUE POSSAMOS ALCANÇAR NOSSOS OBJETIVOS" MAIORES INFORMAÇÕES NO CEL. 67 99951946 FALAR COM WESLER

FAVOR NOS CONFIRMAR O NUMERO DE PARTICIPANTES ATE O DIA 11/03/2011 PARA QUE POSSAMOS ORGANIZAR MELHOR O SEMINARIO. (COLOCAR O NOME DE SUA CIDADE E CENTRO)

PRESIDENTE: CLEUSA CONCONI RIZZATTO

VICE PRESIDENTE: OLAVO CONCONI

DEP. PROMOÇÕES E VENTOS: WESLER CABRAL CONCONI E ANDRE ALBUQUERQUE.

Centro Espírita Allan Kardec

Angélica - MS

R: Allan Kardec, lotes3 e 4 Centro

(Informação recebida em email de URE- Nova Andradina urenovandradina@yahoo.com.br)

Roosevelt Andolphato Tiago na Aliança Espírita “Varas da Videira” Araçatuba, SP

O conhecido orador de Barra Bonita estará proferindo palestra da Aliança Espírita Varas da Videira no dia 11 de março de 2011, às 20 horas. O tema a ser desenvolvido por Roosevelt é o titulo do livro de sua autoria:

“Se não houver vento... reme”. Entrada franca.

Registro. Orson Peter Carrara em Poços de Caldas, MG

Texto e fotos recebidos de Otávio Cunha

O conhecido autor e palestrante espírita Orson Peter Carrara esteve na noite de sexta-feira, dia

25 de fevereiro, em Poços de Caldas-MG, proferindo palestra na UNIÃO FRATERNAL RAUL CURY.

Com público superior a 150 pessoas, o expositor abordou o tema Tensão Emocional, também

título de seu recente livro editado pela SOLIDUM.

Com seu estilo leve e didático, o palestrante envolveu o público com muita interação, através

de casos e exemplos ligados ao tema. Presenteou os aniversariantes do mes com livros, dentre eles os

da Codificação Kardequiana, criando um clima de alegria e fraternidade.

A União Fraternal Raul Cury realiza palestras especialmente nas noites de sexta-feira e domingo

e situa-se à rua Paraíba, 295, no centro de Poços de Caldas.

Após os costumeiros abraços e confraternização geral, os amigos se reuniram para troca de

ideias sobre a divulgação espírita.

Estiveram visitando o evento os amigos Cunha e familia, de Itapira-SP, que foram recepcionados

por Sonira Giosa, dirigente da instituição.








Legenda: música de harmonização com Domingos; apresentação do palestrante Orson, por Sonira Giosa; inicio da palestra por Orson; grande público presente; distribuição de livros; autógrafos; Orson, Sonira e visitantes.

Palestra com Ismael Gobbo no Centro Espírita Amor e Caridade Bauru, SP

DIA 6 DE MARÇO, DOMINGO, 9H

Local: CEAC - Rua 7 de Setembro, 8-30, Bauru, SP

Tema: “O despertar de cada um”

Entrada Franca

(Informações em email de Leopoldo Zanardi)

Bauru, SP. Foto Ismael Gobbo

Palestras públicas no 19º. Aniversário do FSS – Fraternity Spiritist Society. Londres, Reino Unido

(Informação em email de Elsa Rossi)

Troca de guarda no Palácio de Buckingham, Londres. Foto: Ismael Gobbo