BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 20 de fevereiro de 2011

Alguns sites interessantes

Visite esses sites

http://programamuitasvidas.blogspot.com/

www.caminhodocristo.com.br

www.anjogabrielsantos.org.br

www.gotasdepaz.com.br

www.oficinaespiritadafamilia.com

www.adde.org.br

www.vek.org.br

www.amesantos.blogspot.com/

www.radiosinteseweb.com.br

www.3deoutubro.org.br

www.cre1.com.br

www.uselapa.com.br

www.espiritismoagora.com.br

www.tvacaminhodaluz.com.br

www.sementedeluz

www.alvoradaespirita.com.br

www.icefaovivo.com.br

http://amigoespirita.ning.com/

http://www.wanderleyoliveira.blog.br/

http://ismaelgobbo.blogspot.com

http://irmanarcisa.blogspot.com

jornalespiritamontecarmelo.blogspot.com

(Informação em email de Rose Moliterno)

Olhar o centro espírita de fora para dentro

Wellington Balbo – Bauru - SP

Uma sugestão para o sucesso na divulgação do espiritismo consta na obra do renomado autor da ciência da administrativa, Idalberto Chiavenato, que legou ao público o livro Administração para não administradores editora Saraiva de São Paulo.

Naturalmente que Chiavenato não abordou temas como espiritismo e centro espírita, porém é notória a possibilidade de aplicar seus conhecimentos no que tange à administração da casa espírita.

A partir dos ensinamentos do notável Peter Drucker, o autor em determinado capítulo propõe que se olhe a empresa de fora para dentro para que o administrador descubra qual a visão que o cliente tem de sua organização.

O mesmo se aplica à realidade do centro espírita, que não é uma empresa, todavia possui bens tangíveis e intangíveis a serem gerenciados, portanto, pode se apoderar desses conhecimentos para olhar de fora para dentro e saber qual é a visão que a sociedade tem do centro espírita.

Aproveito, pois, o ensejo e convido o dirigente espírita a olhar a casa sob sua coordenação com o olhar de alguém que está de fora do centro espírita e também do movimento espírita.

Comecemos, então, por nós mesmos a desenvolver esse olhar com algumas indagações, para só depois sairmos a campo, em pesquisa, objetivando saber, de fato, como as pessoas vêem o centro espírita.

Eis algumas indagações pertinentes que podemos elaborar para resposta íntima:

Como eu considero que as pessoas vêem o centro espírita? Como eu julgo que a sociedade o enxerga? Será que pensam ser o centro um local onde se reúne para a prática da mediunidade apenas? Será que a comunidade onde a casa espírita está inserida a observa como um local de prática da caridade? Será que as pessoas sabem sobre o tríplice aspecto da doutrina espírita?

Enfim, a questão não é como nós vemos e entendemos o centro espírita, mas como consideremos que a sociedade o observa. E para isto, obviamente, é imprescindível sermos muito honestos e isentos de visão preconcebida nas respostas que daremos a nós mesmos.

Estas são apenas algumas das muitas interrogações que poderemos fazer quando experimentarmos olhar o centro espírita de fora para dentro.

E no que concerne à divulgação do espiritismo o tema desenvolvido neste texto é interessante por que proporcionará ferramentas para traçar os caminhos a seguir, de modo que poderemos, a partir das respostas de nossa consciência, remodelar ou não a forma de atuação do centro espírita que está sob nossa coordenação.

Ademais, se começo a olhar o centro espírita de fora para dentro logo constatarei que tenho a necessidade de sair a campo, ou seja, aferir por meio de pesquisas realizadas em ambientes não espíritas com pessoas não espíritas a visão que elas têm do que é o espiritismo e o centro espírita.

E ao criar o hábito salutar do questionamento a nós e a sociedade sobre o centro espírita, indubitavelmente poderemos traçar novas atividades a serem desenvolvidas para que o centro espírita tenha a máxima eficácia sob o aspecto de servir às pessoas.

E este diálogo com a sociedade nos propiciará, por exemplo, saber quais os temas que ela – a sociedade – quer ver debatidos à luz dos princípios espíritas.

Poderemos, ainda, desenvolver palestras, seminários e outros eventos que sejam do interesse público, sempre, porém, analisados sob a ótica espírita e o Evangelho de Jesus.

Quanto mais atendermos aos apelos da comunidade onde a casa está localizada, certamente mais pessoas atrairemos e conseqüentemente, mais gente terá contato com os postulados espíritas, com a imortalidade da alma, a reencarnação, mediunidade e etc.

Além do que inteirar-se do que as pessoas pensam da casa espírita denota profundo respeito e sentimento cristão em relação ao ser humano.

Relembrando, pois:

Primeiro passo: indagar a mim mesmo e responder com sinceridade como eu acho que a sociedade enxerga o centro espírita.

Segundo passo: sair a campo e pesquisar como as pessoas vêem o centro espírita.

Com esses parâmetros teremos, como dirigentes responsáveis, importantes ferramentas para a tomada de decisão visando aperfeiçoar e melhorar sempre as atividades desenvolvidas na casa espírita para melhor atender e servir a todos.

Seminário teórico-prático de mediunidade

Realizado no Sociedade Allan Kardec de Estudos Espíritas,

em Birigüi, SP, na tarde do dia 12 de fevereiro de 2011

Abaixo mensagem psicografada pela médium Gelsa Quirino da Silva

Meus irmãos que puderam absorver toda luz irradiada nesta tarde, posso parabenizá-los por entrar em contato com tanto conhecimento da doutrina de Jesus.

Durante estas aulas pude refletir sobre meu passado tão distante. Descontente com o catolicismo, fé então praticada pela minha família, fui procurar no protestantismo um melhor esclarecimento da minha fé religiosa. Não me satisfez totalmente.

Então quando o Centro Espírita “Amor e caridade” completou dois anos de trabalhos fui assistir aos trabalhos da noite. E aí me convenci do próximo caminho a abraçar. Era necessário arregaçar as mangas e por em prática o que descobri e compreendi naquela noite.

Imaginem as dificuldades da vida naquela época em que morando na zona rural a quase cinqüenta quilômetros daqui, com um rio sem ponte cortando a estrada de terra que nos unia a Birigüi. Com a luz de uma pequena lamparina segurada sempre pela minha companheira pude reunir alguns irmãos e começarmos a estudar o Evangelho Segundo o Espiritismo. Como se dizia naquela época era um homem de pouca leitura, mas que escondidinho conversava com os espíritos e seguia suas orientações.

E foi graças a essas conversas e com a minha firme decisão de pregar o Evangelho que estudávamos e orávamos em um pequeno grupo sempre com a luz da humilde lamparina. E o tempo foi passando, busquei reunir meus filhos para fundarmos uma pequena casa de oração para abrigarmos então todos aqueles que quisessem orar conosco. E assim fundamos o Centro Espírita “Casa do Caminho”, que foi por muito tempo o único centro espírita da zona rural do estado de São Paulo.

Estou dizendo tudo isto para passar a vocês a dificuldade que tivemos naquele tempo em que tive que ser o presidente do Centro, o doutrinador, ao mesmo tempo em que dava assistência a todos os irmãos que nos procuravam.

Hoje continuo arrebanhando irmãos e cuidando para que continuem na certeza de que o estudo é a grande base da nossa doutrina. Depois de muitos anos de desencarne descobri que tomei conhecimento durante o sono de muitas lições do Evangelho que precisava ensinar para aqueles que buscavam o Centro Espírita “Casa do Caminho”. Conhecimentos espíritas que já possuía desde a última encarnação longe do Brasil, onde os primeiros conceitos espíritas eram desenvolvidos. Fiz parte já no final da existência dos estudos do espiritismo nascente.

Quero que valorizem uma tarde como esta, pois o meu objetivo foi comparar as dificuldades de antigamente e as facilidades de hoje, onde recebem tudo muito bem mastigado. Lidei com muitos problemas, mas posso afirmar que os maiores foram aqueles oriundos da ignorância do ser humano.

Abraço a todos e peço para que jamais abandonem o propósito de serem espíritas cristãos, porque se não tiverem o Cristo no coração não adianta ser espírita. O Evangelho foi o meu livro guia onde através dele eduquei meus onze filhos. Agradeço pela continuidade do meu trabalho através de irmãos que como eu aceitaram no coração esta doutrina. Com Jesus fica mais fácil. Continuem com Ele e estarão sempre abençoados.

José Ângelo Rodrigues (Tio Zeca).

José Ângelo Rodrigues (1878- 1948) e a esposa Jerônima

Leia a Biografia de José Ângelo Rodrigues acessando: http://www.universoespirita.org.br/catalogo/literatura/textos/ISMAEL%20GOBI/obras_de_vultosII/jose_angelo_rodrigues.htm

Leia o Pensador

Solicitar para: cabarros157pensador@hotmail.com

(Informação em emails de norbertoefatima@gmail.com e de Semiramis Alencar)

Seminário sobre Transtornos Mentais São Gonçalo, RJ

(Informação em email de Vera Vilhena vera2vilhena@gmail.com)

Agenda do C.E. Seara do Mestre São Paulo

Reuniões Públicas

DATA

PALESTRANTE

TEMA

18/02/11

20h

Valter Afonso

Livre

19/02/11

sáb

09h

Auristela

Moral Estranha

19/02/11

sáb

15h

William

Não por a candeia debaixo do alqueire

22/02/11

20h

André

Buscai e Achareis

Sua opinião é muito importante para nós. Utilize a caixa de sugestões que está próxima a recepção e deixe seu recado!!!

A Assistência Social conta com a colaboração de todos doando alimentos não perecíveis e também a doação de roupas de bebês, podem ser NOVAS ou USADAS.

As aulas já iniciaram, mas ainda há tempo para se inscrever. Informações na Secretaria.


Nossa missão: Auxiliar fraternalmente o indivíduo em seu desenvolvimento

espiritual, por meio da Divulgação, do Ensino e da Prática da Doutrina Espírita.


Centro Espírita Seara do Mestre
R. Carlos Roberto Cavanhas, 392 - V. Rubi
São Paulo - SP
04823-120


Vídeo com palestra por Angélica da Costa Maia

Caros amigos encaminhamos uma palestra sobre "O SENTIDO DA VIDA", realizada pela expositora Angélica no Centro Espírita Fora da Caridade não há Salvação de Olímpia.

Nos dias 12 e 13 de março, a Angélica, estará realizando um seminário no Centro Espírita Rodrigo Lobato de São José do Rio Preto, em comemoração aos 75 anos de fundação daquela casa espírita.

Divulgaremos o horário e endereç,o oportunamente através de cartaz que encaminharemos por e-mail.

Abaixo está o link para assistirem a palestra.

Abraços Valdir Monteiro e Iara


http://amigoespirita.ning.com/video/video/show?id=2920723%3AVideo%3A92186

(Informação em email de Valdir e Iara Monteiro valdireiara@gmail.com)

Destaques da Revista O Consolador

Destaques da edição

Referência: Edição 197 – 20 de fevereiro de 2011

Uma saudação a um querido amigo que partiu, eis o título do editorial desta semana – http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/editorial.html

Silvana Scarpino, de São Paulo-SP, é nossa entrevistada da semana –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/entrevista.html

A entrevista destaca a importância das ideias espíritas no meio empresarial –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/entrevista.html

Artur Felipe de A. Ferreira, de Goiânia-GO, escreve sobre o Espiritismo na França –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/especial.html

Segundo ele, o sincretismo foi a causa do desaparecimento do Espiritismo francês –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/especial.html


Veja como e por que foi criada a URE Metropolitana Londrina –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/especial2.html

Têm fundamento as histórias sobre joias enfeitiçadas?

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/estudandoaserieandreluiz.html

Quem foi Gamaliel e que disse ele a favor dos apóstolos? –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/esnt.html

Que defeito e que virtude caracterizavam a civilização ariana? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/classicosdoespiritismo.html

As curas por meio de poções fazem parte da proposta espírita?

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/raulteixeiraresponde.html

A gente é sempre punido por onde pecou? –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/estudandoasobrasdekardec.html

Que frase escreveu Victor Hugo a propósito do falecimento de sua esposa? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/estudandoasobrasdekardec.html

Quem transmitiu a Moisés os dez mandamentos? –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/classicosdoespiritismo.html

Existe explicação para as mortes coletivas? –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/gerson_monteiro.html


Que acontece a quem foge ao trabalho sacrificial? http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/estudandoaserieandreluiz.html

Por que Estêvão foi aprisionado e levado a conselho no Sinédrio? -

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/esnt.html

Como o Espiritismo vê os psicopatas? Ele os reconhece? –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/oespiritismoresponde.html

Podemos fazer reuniões espíritas em nossas residências? -

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/cartas.html


O movimento esperantista brasileiro perdeu Fernando Marinho –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/197/esperanto.html

(Informação repassada em email por Nuno Emanuel)

Palestra no Maria Benta com Jotacir Selim e parte artística com Itamar Santiago. São Paulo

(Informação em email de Jorge Lira Rezala jlrezala@terra.com.br)

Palestra Musicada com Vansan São Paulo

(Informação em email de Regina Bachega)

Vídeo sobre Mediunidade e Espiritismo

Dando continuidad a la serie de vídeos sobre "Mediumnidad y Espiritismo", realizados con ocasión de la celebración de los 150 años de "El libro de los médiums", tenemos el gusto de informar que se encuentra disponible el segundo video, en esta dirección de Youtube:

http://www.youtube.com/watch?v=0rr5VxYATEg

Si consideran que este video puede ayudar en la divulgación y en el estudio doctrinario, les agradecemos la gentileza de difundirlo.

Mucha paz, salud y felicidad a todos.

Fraternalmente,

Simoni

(Informação em email de Simoni Goidanich)

Neste mês de março de 2011. Aniversário da Entidade Espírita Cáritas Mogi das Cruzes, SP

DE MARÇO – 41 ANOS

“ANIVERSÁRIO DA ENTIDADE ESPÍRITA CÁRITAS”

DIA: 13 DE MARÇO (DOMINGO)

MÚSICA E EMOÇÃO COM VANSAN

(MÚSICO, VIOLONISTA, E PALESTRANTE ESPÍRITA)

HORÁRIO: AS 09H30

DIA: 20 DE MARÇO (DOMINGO)

PALESTRA COM JOSÉ CARLOS DE LUCCA

(JUIZ DE DIREITO, PALESTRANTE ESPÍRITA, COM

ONZE LIVROS ESPÍRITAS PUBLICADOS, SENDO QUE

TODOS OS DIREITOS AUTORAIS FORAM CEDIDOS A

ENTIDADES FILANTRÓPICAS)

HORÁRIO: AS 09H30

DIAS 26 E 27 DE MARÇO

ENCONTRO COM JOSÉ RAUL TEIXEIRA

(MESTRE E DOUTOR EM EDUCAÇÃO, LICENCIADO EM

FÍSICA PELA UNIV. FED. FLUMINENSE E FUNDADOR DA

SOCIEDADE ESPÍRITA FRATERNIDADE DE NITERÓI – RJ

PALESTRANTE ESPÍRITA REQUISITADO NO BRASIL E NO

EXTERIOR, JÁ LEVOU A MENSAGEM ESPÍRITA A 45 PAÍSES,

TENDO SERVIDO COMO MÉDIUM NA RECEPÇÃO DE 35 LIVROS)

DIA: 26 DE MARÇO (SÁBADO)

HORÁRIO: AS 18H00

DIA: 27 DE MARÇO (DOMINGO)

HORÁRIO: AS 09H30

LOCAL: ESPAÇO CULTURAL DA ENTIDADE ESPÍRITA CÁRITAS

Rua Cel. Fernão Guedes de Souza, nº 225

Bairro do Socorro – Mogi das Cruzes

MAIORES INFORMAÇÕES: (11) 4799.5435

(Informações recebidas em email de Vansan)

Palestra musicada com Vansan no L.E. Seara de José Santos, SP

PALESTRA MUSICAL DOUTRINÁRIA
VANSAN


APRESENTAÇÃO

DIA 15 DE ABRIL

ÀS 20 HORAS

LAR ESPIRITUAL SEARA DE JOSÉ
Rua Evaristo da Veiga 266, Bairro Campo Grande – Santos SP

VER TAMBEM DIVULGAÇÃO NO BLOG:

http://programamuitasvidas.blogspot.com/2011/02/vansan-no-lar-espiritual-seara-de-jose.html

Rose Moliterno

Nas lutas habituais, não exija a educação do companheiro.

Demonstre a sua.

Nas tarefas do bem não aguarde colaboração.

Colabore, por sua vez, antes de tudo.

As suas lágrimas não substituem o suor que você deve verter em benefício da sua própria felicidade." (André Luiz)

(Informação em email de Rose Moliterno)

Registro. Palestra com Marcelo Fernando Galloro Itapira, SP

(Texto e fotos Otávio Cunha)

NA NOITE DESTE SABADO, 19 DE FEVEREIRO DE 2011, RECEBEMOS NA CASA ESPÍRITA NHÁ CHICA, O MÉDICO E ORADOR ESPÍRITA, DR. MARCELO FERNANDO GALLORO, DA CIDADE DE MOGI MIRIM-SP, QUE EM SUA PALESTRA ABORDOU O TEMA DOENÇAS CÁRMICAS, ESCLARECENDO TODOS OS PONTOS DE ENERGIAS AFETADOS PELAS NOSSAS “IMPRUDÊNCIAS” E REFLETIDOS NO NOSSO PERISPIRITO, COM A CONSEQUENTE NECESSIDADE DE REPAROS NESTA E EM ENCANARÇÕES SUBSEQUENTES. APÓS A PALESTRA, HOUVE SORTEIO DE LIVROS, O PASSE MAGNÉTICO E A CONFRATERNIZAÇÃO, ONDE TODOS PUDERAM CONTINUAR CONVERSANDO COM O PALESTRANTE DA NOITE.






Legenda: Edy Márcio, abertura com música; João Dalmolim, na prece inicial; a fala de Dr. Marcelo Galloro; público; Marcelo e Otávio Cunha.

Programação do Mês Espírita de Marilia, SP

(Informação em email de Fatima Boaventura Vieira fatima.boaventura@ig.com.br)

Palestras na A.E. “Jesus e a Caridade” sobre Mediunidade Santos, SP

Local: Associação Espírita "Jesus e a Caridade",

na Rua Pará, 33 - Campo Grande, Santos - SP (próximo à Rua Augusto Paulino)

ALBERTO ALMEIDA.jpg

DIA 03 DE ABRIL - ALBERTO ALMEIDA

DOMINGO DAS 10 HS AS 11 HS

TEMA : MEDIUNIDADE COM JESUS

DJALMA ARGOLLO.jpg

DIA 06 DE ABRIL - DJALMA ARGULO

4º FEIRA AS 20 HS

TEMA : MEDIUNIDADE

baccell_050220110050.gif

DIA 09 DE ABRIL - CARLOS A. BACCELLI

SÁBADO AS 14:30 HS

TEMA : MEDIUNIDADE

(Informações em email de Rose Moliterno)

Jornadas de cultura espírita da ADEP Óbidos, Portugal

Jornadas ADEP 2011 - Trailer

http://www.youtube.com/watch?v=UsVH0uU9d8Y&feature=player_embedded

Jornadas ADEP 2011 Assunto: CIRCULAR Nº 2 - ADEP

http://www.adeportugal.org/jornadas/index.php

Caros companheiros de ideal espírita,

A ADEP (Associação de Divulgadores de Espiritismo de Portugal) irá levar a cabo as suas Jornadas de Cultura Espírita, em Óbidos, nos dias 16 e 17 de Abril de 2011, no Auditório Municipal “A Casa da Música”, na simpática vila de Óbidos, a 5 Km de Caldas da Rainha.

Nesse sentido, e na sequência da grande adesão que esta iniciativa tem tido nos anos anteriores, escolhemos para tema central destas jornadas, « EDUCAÇÃO DO FUTURO». Desdobrado em vários painéis, estarão focadas diversas áreas do conhecimento espírita, abordando as várias áreas da educação, que fazendo parte do nosso quotidiano, condicionam inevitavelmente o futuro.

As entradas custam 5 € por pessoa inscrita, com vista a permitir a realização deste evento. Por razões que se prendem com a capacidade do auditório, as inscrições estão limitadas ao número de 198 lugares.

A inscrição deverá ser efectuada através da página da ADEP na Internet, em www.adeportugal.org/jornadas e para quem não possua internet, através do telefone 966 460 878 (Conceição Venâncio).

Estamos certos de que com este programa, serão muitas as pessoas que se deslocarão a Óbidos, aproveitando assim para conhecer melhor a região e partilharmos conhecimentos, para além de ser mais uma oportunidade para nos podermos rever a nível nacional.

Gratos pela atenção e certos de que não deixarão de estar presentes neste evento que pretendemos seja nacional, vamos todos pugnar pelo seu êxito, procurando assim divulgar a doutrina espírita com a dignidade que ela merece.

Com amizade e sempre ao dispor, reconhecidos,

Pela ADEP

Ulisses Lopes (Presidente)

(Informações em email de Nuno Emanuel, Lisboa)

Registro. Preparativos para fundar o primeiro Centro Espírita em Guaiçara, SP

Fotos: Cidinha Michelin e Cleide Bucalon.

Antes era um sonho... mas em breve, muito breve a fixação de mais um ponto de luz no solo brasileiro com a fundação de um novo centro espírita na cidade de Guaiçara.

Enquanto o centro não fica pronto os nossos amigos de Guaiçara, já estão fortalecendo esse ideal. Estivemos neste sábado dia 19 de fevereiro acompanhando o Grupo Seareiros do Mestre de Birigui, que foram convidados para harmonização da palestra do amigo Ismael Gobbo de Araçatuba, cujo titulo foi “Espiritismo e espíritas: o papel de cada um”.

Os Seareiros lindamente harmonizaram o espaço da Câmara dos Vereadores que pela segunda vez abriu suas portas para um evento espírita. Na seqüência o companheiro Flávio fez os agradecimentos, apresentação do orador e após a prece inicial, nosso amigo Ismael fez uma bela palestra.

Abordou com clareza e muita didática o inicio do espiritismo, falando dos fenômenos de Hydesville, as mesas girantes, o papel decisivo de codificação feito por Allan Kardec que culminou com as cinco obras básicas. Salientou que não precisamos inventar modismos na doutrina, que o nosso codificador fez um belíssimo trabalho que cabe a nós espíritas vivenciarmos pela palavra e pelo exemplo. Ismael buscou fortalecer aos amigos de Guaiçara para que permaneçam firmes no propósito da fundação do centro e que trabalhem porque a espiritualidade estará presente para ajudá-los na concretização da belíssima empreitada. Finalizou comentando com imagens a mensagem de André Luís, psicografada por Waldo Vieira, trazendo os vinte serviços que o espiritismo oferece a todos nós e aquilo que podemos fazer por ele, o espiritismo, nesse grande contexto do movimento de espiritualização do qual fazemos parte integrante.

Foi uma noite memorável onde, ao final, aconteceram sorteios de flores e livros. Quem não foi contemplado no sorteio saiu do evento levando uma rosa branca que, afinal, sempre traz um pouco do perfume das mãos daqueles que as oferecem.

Aos amigos de Guaiçara nossa gratidão pelo convite, pela oportunidade e, em especial, pela recepção carinhosa a todos nós. Que DEUS nosso Pai e JESUS nosso Mestre os fortaleçam e que esse ponto de luz, brilhe intensamente e que o novo centro tenha o seu alicerce no amor, na amizade, na caridade e em especial nos estudos das obras básicas. (Cleide Bucalon)








Legenda: a harmonização do ambiente pelo Grupo Seareiros do Mestre; Flávio na abertura dos trabalhos: Ismael Gobbo em sua fala; público; nova apresentação do Seareiros ao final com confraternização; Erika, à direita da foto, uma batalhadora pelo surgimento do Centro Espírita de Guaiçara; o belo prédio da Câmara Municipal de Guaiçara, gentilmente cedido pela presidência para realização do encontro.

Seminário com Andrei Moreira Lausanne, Suiça

(Informação em email de Andrei Moreira ammsouza@hotmail.com)

Reunião das USE’s da região de Araçatuba tratam da Conean 2011

O proveitoso encontro se realizou nas dependências da União Espírita “Paz e Caridade” na manhã deste domingo-20/2/2011- para tratar de assuntos do movimento espirita da região, em especial da Conean- Confraternização Espírita da Alta Noroeste. Este encontro, pelo sistema de rodízio, deveria acontecer na cidade de Auriflama. Todavia em função da comemoração dos 90 anos do movimento espirita de Araçatuba houve concordância entre as uses intermunicipais respectivas e a Use Regional para que a Conean venha a acontecer em Araçatuba. Houve formação de comissões especiais para preparação do conclave e algumas definições como segue: A Conean começa na noite do dia 16/4/2011, com apresentação de Plínio Oliveira em local a ser definido. No domingo, com recepção a partir das 7h 30min e até as 13 horas, nas dependências do Centro Espírita “Luz e Fraternidade” seminário com o médico Dr. Alberto Almeida, de Belém, PA. A Use Regional de Araçatuba fará divulgações periódicas por jornal e internet detalhando o evento. (Ismael Gobbo).

Jesus, o terapeuta transpessoal

ENTREVISTA DR. ALBERTO ALMEIDA

Medinesp 2007 – 150 anos em busca da integração corpo-mente-espírito

PUBLICADA NA FOLHA ESPIRITA NOVEMBRO/2007

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

Médico e terapeuta transpessoal, com formação em Homeopatia, Dinâmica de Grupos, Terapia Regressiva a Vivências Passadas, Terapia Familiar Sistêmica e Programação Neurolingüística (PNL), Alberto Almeida, diretor científico da Associação Médico-Espírita do Pará, tem o dom de prender a atenção das platéias que o assistem, principalmente quando fala de Jesus. E não foi diferente no encerramento do primeiro dia do Medinesp, o congresso internacional da Associação Médico-Espírita, ocorrido em junho, em São Paulo (SP), ao falar do trabalho de Jesus como terapeuta transpessoal da humanidade. A apresentação rendeu um delicioso bate-papo, que reproduzimos abaixo:

Folha Espírita – O pedagogo e psicólogo Pierre Weil diz que Jesus foi um grande terapeuta, pois, além de cuidar dos sofrimentos físicos das pessoas, procurou realizar a terapia de toda humanidade através de um nível transpessoal, quer dizer, pela aproximação da consciência do que ele chamava “reino do Pai”. Ainda segundo Weil, Jesus ensinou o caminho para alcançar esse reino através do amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Você concorda?
Alberto Almeida – Sem sombra de dúvida, Jesus foi um grande psicoterapeuta e um pedagogo singular, cuja magnitude a humanidade não encontra precedentes. Aliás, depois dele e até hoje, não conseguimos encontrar alguém que pudesse se equiparar à sua grandiosidade. Jesus mergulhava nos fulcros da alma, sabendo abordar os conflitos com precisão e de maneira a conduzir cada pessoa com quem convivia para o encontro das soluções desejáveis, pois o pedagogo, na realidade, é aquele que conduz, e Jesus, ainda hoje, permanece como o inigualável condutor de almas. Ele se enquadra numa perspectiva de transpessoalidade porque o seu próprio nascimento e a sua morte foram mitos de finitude quebrados pela eloqüência de sua vida. Predito e depois ressurrecto, provou que a vida transcende a própria estrutura biológica. Sendo assim, ele assentaria toda sua psicoterapia e toda sua pedagogia na amorosidade e na concepção de uma vida perene, de sorte que todos os problemas, conflitos, limitações e bloqueios fossem visualizados por ele numa profundidade sem par que fazia com que, a partir de então, o atendido contasse com instrumentos que lhe permitissem viver a imanência da vida física e a transcendência ao mesmo tempo, ganhando forças para superação de seus próprios limites e resolução dos seus conflitos.

FE – A terapia transpessoal de Jesus se explica pela ciência?
Almeida – Sim, porque ela tem tudo aquilo que as abordagens transpessoais oferecem, seja no campo da administração da Psicologia, da Medicina, da Pedagogia. O jeito de abordar o ser humano, de olhar a vida indo além de uma consciência de vigília, portanto, detendo uma perspectiva de ampliação da consciência, fez e faz de Jesus um ser inigualável, que demonstra sua transpessoalidade nos fenômenos paranormais quando, abordando as questões emergentes do cotidiano, manifesta a sua grandiosidade, atendendo aquilo que hoje a Parapsicologia caracteriza como fenômenos psi-gama.

FE – Você pode citar exemplos?
Almeida – Um exemplo é a clarividência, quando Jesus diz a Pedro que lance a rede em determinado ponto, depois de terem passado a noite sem nada pescar. Ele também demonstra a telepatia, fenômeno classificado como psi-gama, pelo conhecimento do pensamento e do psiquismo das pessoas com as quais interagia, além de vivenciar a precognição e a retrocognição, quando faz uma leitura para trás e para frente na atemporalidade, demonstrando clara visão da vida, visto que não vivia apenas a consciência vígil, circunstância que lhe permitiu fazer a premonição da entrada triunfal em Jerusalém, as predições das negações de Simão Pedro e a anunciação do Consolador Prometido, dentre outras. Jesus atende também aos requisitos de paranormalidade, no que tange aos fenômenos psi-kappa, ou seja, telecinéticos ou psicocinéticos, que são aqueles em que a mente interfere objetivamente tanto nas pessoas como nas coisas, quando anda sobre as águas, se desmaterializa no templo, cura enfermos, multiplica pães e peixes. Também o vemos nos fenômenos psi-teta, que a Parapsicologia consagra como aqueles em que se relaciona com os mortos, na transfiguração sobre o Monte Tabor, onde aparece ao lado de Moisés e Elias. E na chamada expulsão dos demônios, num processo de profunda percepção do mundo espiritual, demonstrando que o seu psiquismo não estava limitado à consciência de vigília.

FE – Jesus tinha, então, a percepção do mundo como um todo?
Almeida – Ele tinha aquilo que se conhece na visão oriental como consciência desperta, ou seja, era um ser iluminado. Em síntese, Jesus tinha, sim, a percepção do mundo como um todo, tanto do mundo físico como do espiritual em suas múltiplas dimensionalidades, como o faz na revelação das “muitas moradas da casa do Pai”. E faz tudo isso com extrema beleza, porque não se apresenta como um mero demonstrador de fenômenos inteligentes revestidos da paranormalidade, mas como um legítimo terapeuta transpessoal, porque faz da consciência ampliada um espaço para a construção de uma moralidade mais ampla, possibilitando às pessoas perceberem, mesmo sem se darem conta, que elas tinham uma dimensão interna e profunda que caracterizava a divindade presente no íntimo de cada uma, enxergando o ser essencialmente bom, belo e virtuoso que dormitava no aguardo do despertar. Então, isso é o que identifica Jesus como um terapeuta transpessoal com sua capacidade de ver, enxergar a águia dentro de um ovo, a borboleta no interior da lagarta e vislumbrar o santo no interior de um homem equivocado.

FE – Em sua caminhada pela Terra, Jesus, assim como seus apóstolos, curou um grande número de pessoas. As curas de hoje são diferentes?
Almeida – As curas evangélicas obedecem fundamentalmente a dois princípios: o magnetismo humano, como propõe Allan Kardec, que é o resultado da ação do magnetizador removendo e/ou ativando a energia do paciente para promover-lhe a cura, e o magnetismo espiritual, que resulta da intervenção direta dos espíritos sobre o ser humano doente, ativando-lhe a saúde. Também podemos enxergar um terceiro princípio, que é o da mescla dos dois. Entendemos que Jesus foi o grande curador da humanidade porque intermediava o próprio criador, ensejando a Allan Kardec consagrá-lo no livro A Gênese como sendo o médium de Deus. Ele proporcionava a mediação do próprio criador, por assim dizer, em função da alta estatura espiritual que dispunha com a sua pureza de espírito, curando Ele próprio as pessoas. Os discípulos, alguns deles pela alta cota de amor, conseguiram alguns feitos. Mais tarde e ao longo do tempo, também influenciados pelos espíritos nobres, nessa associação do magnetismo humano e espiritual, muitos médiuns curadores conseguiram igualmente operar curas evocando a assistência de Deus. Na atualidade, também encontramos efetivamente curas estabelecendo-se nesse nível. Mas, se tivemos um avanço grande do ponto de vista médico, da técnica, do diagnóstico, dos exames, os resultados do ponto de vista terapêutico ainda são limitados, porque a capacidade dos médicos, dos psicoterapeutas e dos terapeutas de um modo geral, em termos de amorosidade, é igualmente limitada. Para curarmos, temos de ter muito amor, e como não temos amor, damos medicamentos. Como não temos ainda a capacidade de mobilizar as energias profundas do nosso ser para ativar as energias profundas do outro, visto que é o outro que se cura, ficamos presos às técnicas que ficam mais no campo dos efeitos, que atuam mais no corpo físico do que nas causas profundas.

FE – Qual a diferença de um terapeuta que pratica outras abordagens terapêuticas da do transpessoal?
Almeida – Há várias abordagens terapêuticas, todas elas louváveis, que têm os seus pontos de ação e o seu nível de enfoque. A terapia transpessoal se diferencia por pretender fazer uma abordagem integral do ser humano, olhando do ponto de vista físico, social, emocional, mental e espiritual, dentro de um contexto ambiental e cósmico. Logo, é uma terapia que tem uma visão holística e sistêmica, considerando, assim, o ser humano dentro de uma complexidade que é própria do ser que está na Terra. Somos espíritos fazendo uma viagem no corpo e não fazendo uma incursão em espiritualidade, o que é muito diferente. A abordagem transpessoal consegue incluir essa percepção de transcendência no ser humano, fazendo com que ele se dê conta da sua grandiosidade e da sua complexidade, indo antes do berço e além do túmulo e, assim, fazendo com que alcance uma percepção mais ampliada de si mesmo, da sua vida e do seu significado no universo. Essa abordagem, entretanto, não exclui as outras e nem necessariamente com elas conflitam. Ela apenas tem seus postulados, seus princípios próprios, que trazem uma identificação profunda com o pensamento crístico e com a Doutrina Espírita.

FE – Por que é tão importante o médico espelhar-se em Jesus?
Almeida – Porque Jesus, segundo os espíritos disseram a Allan Kardec na questão 625 de O Livro dos Espíritos, foi o espírito mais perfeito que já passou pela Terra. Sendo o mais puro, converte-se na síntese que pode nos servir de referência. O médico deve ter em Jesus o paradigma para construção dos seus pensamentos, para trabalhar as suas emoções e desenvolver as suas atividades na Terra. Aquele médico que se espelha em Jesus e tem o bisturi na mão faz com que o instrumento se movimente de uma forma absolutamente diferente de outro que o faça apenas numa perspectiva de visão médica materialista, organicista e biológica. Para nós, médicos espíritas, Jesus representa tudo aquilo que podemos aspirar como construção do nosso próprio ser, na modelação da nossa própria estrutura de personalidade, e, assim, podermos, tecnicamente, fazer uso dos recursos técnicos e terapêuticos para promover na Terra uma intervenção diferenciada. Ele é para nós o aceno para uma caminhada no campo do exercício da sabedoria, que é a expressão do amor impregnado de humildade. É um ícone, um portal, através do qual nós temos acesso a um caminho balizado pelas suas venerandas pegadas.