BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Militar defende tese de mestrado sobre suicídio


ENTREVISTA PARA FOLHA ESPÍRITA

PUBLICADA EM DEZEMBRO DE 2008

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

O major do Exército Crispiniano Batista Quintela Filho defendeu, em 8 de outubro, tese de mestrado perante banca da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), na cidade do Rio de Janeiro, tratando do tema Fatores Relacionados ao Suicídio no Exército Brasileiro: Medidas Preventivas. Confira, abaixo, entrevista concedida sobre o assunto à Folha Espírita:

Folha Espírita – Qual a sua formação militar?
Crispiniano Batista Quintela Filho – Meu posto dentro da Força Terrestre é o de Major do Exército Brasileiro, formado pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), de Resende (RJ), na turma de 1992. Realizei o aperfeiçoamento de oficiais na Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO), em 2004, aqui no Rio de Janeiro, e concluo no final deste mês de novembro a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) aqui na Urca, também no Rio de Janeiro. Tive a grata satisfação, na minha carreira como militar das FFAA, de servir em Feira de Santana/BA (93-95), Cruzeiro do Sul/AC (95-97), São Leopoldo/RS (98-2003), Rio (2004), Juiz de Fora/MG (2005-06) e agora novamente aqui no Rio (2007-08), tendo sido transferido por término de curso para Pelotas/RS, onde deverei passar os próximos dois anos. Recebi o título de mestre aqui na ECEME, e pretendo, em Pelotas, buscar o título de doutor. E se Deus me conceder a felicidade, pretendo fazer o curso de Medicina, pois, durante o período em que servi em Juiz de Fora (MG), fui feliz em trabalhar em um hospital mediúnico, cujo contato direto com os médicos e benfeitores espirituais me despertaram a vontade de seguir a doutrina esculapiana.

FE – Na sua dissertação, faz referências a amigos espíritas, a centros espíritas e utiliza-se da bibliografia espírita. Você é espírita?
Crispiniano – Sim. Com a graça de nosso Pai Celestial, nasci em uma família kardecista, doutrina que admiro pela consistência e lógica de suas informações e afirmações. Mas respeito as demais religiões cristãs que trabalham e se voltam para o bem e para as mensagens de amor e de paz ensinadas pelo nosso senhor Cristo Jesus.

FE – O que o motivou a tratar dos fatores relacionados ao suicídio no Exército Brasileiro? Há muita incidência de suicídio no meio militar?
Crispiniano – Primeiramente, fui condicionado pela Divisão de Ensino da escola, pois a minha dissertação, inicialmente, era sobre outro assunto. Vim transferido de Juiz de Fora, onde tive a oportunidade ímpar de trabalhar na Casa Espírita Maria de Nazaré e pude colaborar humildemente no trabalho em prol dos irmãos que cometeram o suicídio. Lá, obtive o prazer incomensurável de conhecer o trabalho dos irmãos de luzes – legionários e servos de nossa Mãe Santíssima – sob cuja direção são responsáveis em cuidar e amparar os espíritos suicidas. Tive também, em 2005, quando capitão comandante de uma Companhia de Fuzileiros do 10º Batalhão de Infantaria, Organização Militar de Juiz de Fora, de cuidar de um soldado parassuicida, experiência deveras interessante, à medida que fui descobrindo que aquela unidade militar já havia tido diversos casos de suicídio de militares. Ao chegar à ECEME, após todo um ano de pesquisa em cima de um tema que eu havia preparado antecipadamente, fui informado de que teria de abraçar um novo tema: O Suicídio Dentro da Força Terrestre... Coincidência? Com certeza, não. Quanto ao número de suicídios dentro da Força, há, sim, um crescente aumento, da mesma forma como tem acontecido na sociedade mundial. E como o Exército é um segmento da sociedade brasileira que faz parte dessa comunidade mundial, a Força Terrestre já se preocupa com os números e problemas advindos do suicídio.

FE – Quais as motivações para os casos de suicídio que estudou?
Crispiniano – São diversas “as gotas d’água” que desencadeiam o último ato de um parassuicida. Mas o que pude constatar, ao final do meu trabalho, é que tudo “começa” com o pensamento do indivíduo. Tanto que, na apresentação da tese, fiz questão de colocar, no último slide, uma frase que li durante os meus trabalhos e que retrata efetivamente como poderemos nos afastar das idéias e dos atos suicidógenos, a partir do momento que atentarmos para os nossos pensamentos: “Cuidado com os seus pensamentos, pois eles poderão se constituir em palavras; cuidado com as suas palavras, pois elas poderão se transformar em atos; cuidado com os seus atos, pois eles transformarão o seu caráter... E cuidado com o seu caráter, pois ele formará o seu destino!”

FE – O senhor acredita que a religião ajuda a inibir tendências suicidas?
Crispiniano – Não tenho dúvidas quanto a isso, ou melhor, nunca tive. E, agora, após as minhas pesquisas, pude confirmar a minha assertiva. A religião é uma válvula de escape aos pensamentos e impulsos autodestrutivos, pois ela nos liga à Divindade, nos remete à Luz, à Razão, ao Amor, à Fé, à Verdade e à Vida. Por outro lado, nos afasta de todas as suas antíteses.

FE – Fale-nos um pouco sobre a sua defesa. Qual a impressão da banca?
Crispiniano – No início, como já era de se esperar, ao abordar a questão da extracorporeidade, encontramos um terreno penoso. Mas as nossas preces e orações a Jesus, à Maria de Nazaré, aos seus Legionários e Servos e aos Irmãos de Luzes que nos acompanharam nesse trabalho humilde concederam-nos o desenrolar, inacreditavelmente rápido, dos óbices e dificuldades que tentaram nos atrapalhar. Tive muita ajuda dos mentores da Casa de Maria de Nazaré e do Grupo Espírita Alfredtz Halzeireng Müller (ambos de Juiz de Fora), do Lar de Frei Luiz (em Jacarepaguá) e do Centro Espírita Amor, Caridade e Esperança (de Botafogo), bem como de pessoas que me deram insights e inputs importantes no decorrer do trabalho. E aqui aproveito para um agradecimento todo especial à senhora Suzuko Hashizume, ao coronel Túlio Fonseca Chebli, aos tenentes-coronéis Lourenço Willian da Silva e José Gilson Pereira de Macedo e aos autores de livros importantíssimos que me embasaram cientificamente na confecção da obra: à dra. Marlene Nobre, com o seu livro A Obsessão e suas Máscaras, e ao cientista Laércio Fonseca, com o seu livro A Física Quântica e a Espiritualidade. Para minha surpresa, o trabalho, no dia da apresentação, foi muito elogiado, particularmente pela inovação da maneira como fora abordado o fato dentro da Força Terrestre. Senti um alívio, e, no momento em que a emoção tomou conta do meu ser, ao constatar a aprovação do trabalho, pude constatar a presença de diversos amigos e mentores espirituais na sala. Mas não tenho dúvidas de que sozinho e sem a ajuda que obtive, tanto espiritual como dos amigos encarnados, eu não teria atingido a meta.

FE – Acha que seu trabalho poderá ser aproveitado para informações preventivas e profiláticas no âmbito da corporação?
Crispiniano – Já foi solicitada cópia para o Estado-Maior do Exército (EME). Espero que o trabalho encontre eco nos mais altos escalões da Força Terrestre, e que ainda possa ser repassado para as demais Forças Singulares, Polícias Militares e Civis, pois procurei evitar colocar no esboço qualquer tema sensível que o tornasse confidencial ou sigiloso, a fim de não perder a finalidade maior a que me propus: colaborar no trabalho de Maria de Nazaré e sua plêiade de Espíritos Marianos no combate ao suicídio, trabalhando desde cedo na sua prevenção, pois temos notícias de que há muitos casos e que os trabalhadores do Alto estão com sobrecarga (vide Memórias de um Suicida), devido ao aumento considerável do ato no orbe terrestre. Já procurei repassar cópia em PDF para amigos militares do Exército, da Marinha, da Aeronáutica, da Polícia Civil do RJ e da Polícia Militar da Bahia, além de outros amigos civis.

FE – Algo mais que queira acrescentar?
Crispiniano – Gostaria de agradecer à Folha Espírita pela oportunidade que me concede nesta entrevista e dizer que dedicamos toda essa pesquisa àquelas pessoas que perderam um ente querido por suicídio. A elas, as minhas rogativas ao nosso Divino Mestre Jesus Cristo para aliviá-las das dores dessa perda por tão trágica maneira. E, em particular, aos nossos irmãos réprobos que se encontram em tão angustiante posição, as nossas súplicas aos Espíritos Mensageiros da Paz para que através do Manto Sagrado de Maria de Nazaré possam receber os bálsamos necessários para o alívio da dor por que passam, e para que recebam, o quanto antes, uma nova oportunidade para superarem as suas dificuldades.

O e-mail do entrevistado é crisbaiano@yahoo.com.br


Meu amigo,
· A pessoa que se matou devido a um crime passional (traição de um cônjuge) começou a se deixar envolver por pensamentos de vaidade e de egoísmo.
· Aquele que se matou por uma doença dita “incurável” começou a se deixar levar por pensamentos derrotistas.
· Aquele que tirou a sua vida por problemas de ordens financeiras deixou-se levar por pensamentos e atitudes orgulhosas.
· Naquele que negou a dádiva de Deus, sobrepujando a bondade divina que nos concedeu a vida, devido – por incrível que pareça – à saciedade (ou seja, o indivíduo que tem tudo às mãos na hora e no momento que quiser, por estar saciado nas suas necessidades de toda espécie), os pensamentos autocidas começam a rondá-lo por falta de fé e devido à ociosidade, derivados do egoísmo e do orgulho.
· Aquele que aos poucos vai suicidando o seu organismo através do álcool, da glutonia, da sexolatria, do trabalho demasiadamente excessivo, enfim, de tudo aquilo que for em excesso para o corpo físico, começa por dar o primeiro passo em direção ao suicídio através das portas do pensamento.

E todos esses pensamentos levam o indivíduo a entrar em sintonia com problemas que são potencialmente passíveis de desencadear fatores suicidógenos, como o álcool, alucinógenos, sexolatria, glutonia, etc.

Não obstante esteja no indivíduo a maior responsabilidade, há também os fatores externos a influenciarem a atitude suicidógena (inclusive fatores extrafísicos, leia-se obsessão espiritual).

Major Quintela

Informações do CRF 22 Baixa Grande, BA

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DA BAHIA = FEEB.

CRF - 22/BAIXA GRANDE.

PLANEJAMENTO DE ATIVIDADES PARA 2.011.

SUGESTÕES PARA CRIAÇÃO/IMPLANTAÇÃO DE “GRUPOS DE APOIO DO AMOR-EXIGENTE”.

1 – Distribuir cópias do Projeto, em janeiro, a todos os Centros da região, para conhecimento, estudo e adequação do mesmo, a cada realidade.

1.1 – Discutir o Projeto nas Regionais de fevereiro a junho, sendo que neste tempo, todos os Grupos já devem ter lido o mesmo, feito suas anotações, para dirimir as dúvidas, em 3-4.

2 – Repassar os Módulos I/IV, do Curso de “Capacitação de Lideranças e Prevenção às Drogas”, aos Centros que não conseguiram se inscrever no Curso, para ser estudado, discutido e adequado ou ajustado em cada grupo, (nos Centros que aderirem).

3 – Cada Centro que quiser implantar ou criar o Grupo de Apoio do Amor Exigente, deve começar a formar suas equipes, (com os Parceiros abaixo listados), para estudar e discutir e planejar o tipo de Projeto que vai adaptar em cada Cidade, entre fevereiro a junho/11.

4 – Começar as atividades de cada Grupo de Apoio a partir de junho/11.

5 – Pesquisar e apresentar trabalhos sobre o efeito das drogas no mundo físico e espiritual, e cada Centro apresenta nas Regionais, durante uma hora.

(Parceiros que deverão ser convidados a participar do Grupo) – Igrejas –Maçonaria – Conselho Tutelar – CRAS – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Secretaria Municipal de Assistência Social – todas as Escolas, públicas e particulares – Ministério Público – Poder Judiciário – Polícias Civil e Militar – Câmara de Vereadores – C.D.L – e outras ONGs.

- SUGESTÕES DE TEMAS/ASSUNTOS PARA SEREM ESTUDADOS/APRESENTADOS EM 2.011.

1 – Em cada Regional, (a partir de março/11), apresentar as pesquisas realizadas pelos Centros sobre o Projeto “Ampliação do Conhecimento e da Consciência Espírita”,(em anexo, abaixo), durante 30 a 40 minutos, ficando cada Centro responsável em cada mês, de fazer a apresentação. Obs.: As pessoas que não participam da mediúnica, farão a redação e codificação das pesquisas que cada Centro trouxer, para apresentar ao “grupão”.

2 – Cada Cidade pode apresentar sugestões para motivação dos participantes.

3 – Cada Centro pode trazer outras pessoas que ainda não freqüentam os trabalhos mediúnicos, para se reunirem simultaneamente à atividade mediúnica, em outra sala, e este Grupo estude e pesquisa os assuntos propostos no Projeto Ampliação do Conhecimento e da Consciência Espírita e trazer a discussão final com todos os grupos, a partir de março. Neste ano, estas pessoas virão a cada trimestre, começando na Regional de Abril/Agosto/Novembro.

4 – Divulgar nosso Planejamento e outras notícias ou atividades de cada Centro de nossa Região, no Blog “Notícias do Movimento Espírita”, na internet.

FEDERAÇÃO ESPÍRITA DO ESTADO DA BAHIA = FEEB.

DIRETORIA DE INTEGRAÇÃO FEDERATIVA. CR/22.

1 - PROJETO =

- AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA CONSCIÊNCIA ESPÍRITA.

2 – (PORQUE) =

- PARA FORMAR LIDERANÇAS LOCAIS/REGIONAIS QUE POSSAM MULTIPLICAR, DIVULGAR E EXEMPLIFICAR O SABER ESPÍRITA EM SÍNTESE, DENTRO E FORA DA CASA ESPÍRITA.

3 – COMO =

- CRIANDO EM CADA CENTRO ESPÍRITA UM GRUPO DE ESTUDOS E PESQUISAS APROFUNDADAS SOBRE ALGUM TEMA OU PONTO DA DOUTRINA ESPÍRITA, COMO POR EXEMPLO: - COMO É A VIDA NO MUNDO ESPIRITUAL? – COMO É A VESTIMENTA DOS ESPÍRITOS? – QUAIS SÃO OS VEÍCULOS DE TRANSPORTE E COMUNICAÇÃO NO MUNDO ESPIRITUAL? – COMO É A ALIMENTAÇÃO DOS ESPÍRITOS? – COMO É A VIDA SOCIAL NO MUNDO ESPIRITUAL? – COMO É A MEDICAÇÃO NO MUNDO DOS ESPÍRITOS? – COMO É A ILUMINAÇÃO NO MUNDO ESPIRITUAL? - COMO SÃO FEITAS AS CIRURGIAS NO MUNDO DOS ESPÍRITOS?

OBS: CADA MEMBRO DO GRUPO PESQUISA O TEMA EM LIVROS PSICOGRAFADOS POR MÉDIUNS E ESPÍRITOS DIFERENTES; COPIA UM RESUMO DO ASSUNTO, A FIM DE CONFRONTAR COM AS DEMAIS PESQUISAS E ELABORAR A MONOGRAFIA

4 – ONDE E QUANDO =

- EM TODOS OS CENTROS ESPÍRITAS DA BAHIA, A PARTIR DE JANEIRO DE 2011.

5 – COM QUEM =

- TODOS DIRIGENTES DAS CASAS ESPÍRITAS, PALESTRANTES, MÉDIUNS, COORDENADORES DE CRs E ATÉ PESSOAS NÃO ESPÍRITAS QUE SE INTERESSEM PELOS TEMAS OU ASSUNTOS ABORDADOS NOS ESTUDOS.

6 – INDICADORES DE SUCESSO =

- AGREGAR CONHECIMENTO E VALOR ESPIRITUAL AOS SEUS PARTICIPANTES;

- QUALIFICAR SEUS PARTICIPANTES PARA VIVER A FRATERNIDADE CÓSMICA;

- APRESENTAR NA MACRORREGIONAL DE 2011 UMA MONOGRAFIA RESUMIDA DAS PESQUISAS E CONCLUSÕES DE CADA GRUPO, (POR CENTRO ESPÍRITA).

SABER NÃO É TUDO. É NECESSÁRIO FAZER. E PARA FAZER, HOMEM ALGUM DESDENHARÁ A COOPERAÇÃO, QUE É A COMPANHEIRA DILETA DO AMOR. (EMMANUEL).

DECISÕES TOMADAS PELOS CENTROS NA REGIONAL DE 6-2-11.

(Dentro do Planejamento/2.011).

1ª DECISÃO = PROJETO AMOR EXIGENTE. (Etapas).

1ª)- Todos os Centros deverão estudar os quatro Módulos do Curso de Preparação e Capacitação de Lideranças no Combate e Prevenção das Drogas, em quatro meses;

2ª) – REGIONAL de 13-3-11: Todos os Centros já devem ter estudado o Módulo I do Curso, bem como, já devem ter lido e analisado o Projeto e feito suas anotações para serem discutidas neste dia;

3ª)- REGIONAL de 3-4-11: Todos os Centros, já devem ter estudado o Módulo II, do Curso, bem como, formado suas equipes, (após convidar os Parceiros que quiserem participar do mesmo) e iniciar o cadastramento das famílias integrarão o Grupo;

4ª)- REGIONAL de 1-5-11: Todos os Centros, após ter estudado o Módulo III do Curso, já terão concluído o cadastro das famílias que irão formar o Grupo Amor Exigente e se reunido com os demais Parceiros, a fim de fazer o planejamento das atividades a serem desenvolvidas pelo Grupo neste ano.

5ª)- REGIONAL de 5-6-11: Todos os Centros já devem ter concluído o estudo do módulo IV do Curso, e, portanto, já deve marcar a data de início das atividades.

(Parceiros que deverão ser convidados a participar do Grupo) – Igrejas –Maçonaria – Conselho Tutelar – CRAS – Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – Secretaria Municipal de Assistência Social – todas as Escolas, públicas e particulares – Ministério Público – Poder Judiciário – Polícias Civil e Militar – Câmara de Vereadores – C.D.L – e outras ONGs.

2ª DECISÃO = PESQUISA SOBRE O EFEITO E AS CONSEQUÊNCIAS DAS DROGAS NO MUNDO FÍSICO E ESPIRITUAL.

1 – Pesquisar, nos Livros Espíritas, (de Autores encarnados e desencarnados), as conseqüências e efeito das drogas no corpo físico e perispiritual, nos Mundos físico e Espiritual, (André Luiz, Dr. Inácio Ferreira, Luiz Sérgio, Manoel Miranda, Jorge Andréa, Sérgio Filipe de Oliveira, Robson Pinheiro e outros).

2 – Cada Centro fica encarregado de apresentar o trabalho em cada mês, iniciando por Baixa Grande, em Março; Ipirá, em Abril; Mundo Novo em Maio: Macajuba em Junho; Mairi em Julho e Piritiba em Agosto, recomeçando novamente por Baixa Grande em Setembro, Ipirá, outubro, etc..

3 – As apresentações poderão ser feitas em data-show, retro-projeto, cartazes, etc., a critério da Cidade responsável pela apresentação.

3ª DECISÃO = PROJETO : AMPLIAÇÃO DO CONHECIMENTO E DA CONSCIÊNCIA ESPÍRITA – FEEB/CR-22;

Cada Centro vai estudar e pesquisar sobre o Tema Centrtal:

“A VIDA NO MUNDO ESPIRITUAL”.

SUBTEMAS: - Vida Social no Mundo Espírita, (Mundo Novo);

- Transporte e Meios de Comunicação no Mundo Espiritual, (Ipirá);

- Alimentação no Mundo Espiritual, (Macajuba);

- Cirurgias no Mundo Espiritual, (Baixa Grande);

- Comunicação Mediúnica no Mundo Espiritual, (Piritiba);

- Passes no Mundo Espiritual, (Mairi);

- Música no Mundo Espiritual, (Rui Barbosa).

Obs.: A partir da Regional de março, cada Centro já deve trazer, em rascunho, o que já foi pesquisado e apresentar para conhecimento e sugestões dos demais Centros. Vale explicar que as pesquisas deverão ser feitas em todos os Livros que tratem da vida no mundo espiritual, de qualquer médium ou editora.

Obs.: (2) – Cada Centro já pode trazer outras pessoas não participantes da atividade mediúnica, a fim de que este novo Grupo possa ampliar a discussão sobre os subtemas já pesquisados em seus respectivos Centros e depois no “Grupão” dar conhecimento das conclusões discutidas e acordadas em consenso.

3ª)- DECISÃO = CARAVANA BAHIANA DA FRATERNIDADE/2.011.

Será realizada a visitação aos Centros da jurisdição do CR-22, de janeiro a maio/11, para se detectar as carências mais urgentes de cada Centro e se tentar ajudar na solução de cada problema.

4ª)- DECISÃO: CAMPANHA DE DIFUSÃO DO EVANGELHO NOS LARES.

- Cada Centro deverá, durante todo ano de 2.011, divulgar a realização do Culto do Evangelho nos Lares dos espíritas e não-espíritas, através dos Programas de Rádio, em cartazes, nas doutrinárias e grupos de estudos de ESDE em cada Centro, e ainda formar uma equipe para visitar os lares de todos os membros do Centro, realizando um Culto, para estimular cada lar a continuar fazendo o culto.

5ª)- DECISÃO: DIVULGAR OS 150 ANOS DO LIVRO DOS MÉDIUNS.

- Cada Centro deverá neste ano, fazer palestras doutrinárias alusivas ao conteúdo do Livro dos Médiuns, sua importância para a humanidade, (pois todos somos médiuns), bem como, divulgar também nos Programas de Rádio, grupos de estudos e outros meios de comunicação que o Centro possa dispor.

6ª)- DECISÃO: CURSO DE CAPACITAÇÃO DE DIRIGENTES DE CENTROS.

- Distribuir, via e-mail, o material das Apostilas da FEEB, para todos os Centros da jurisdição do CR-22, a fim de que cada Cidade aplique o referido curso aos seus dirigentes, bem como aos demais membros da Casa, interessados em aprender a conhecer melhor a estrutura e funcionamento de uma casa espírita na atualidade. É recomendável que cada Centro distribua uma Apostila aos interessados no curso, bem como que o Curso seja aplicado em dias que não colidam com outras atividades do Centro Espírita.

Obs.: Devido ao grande número de atividades já propostas neste planejamento, para o 1° semestre, deveremos discutir se aplicaremos este curso no primeiro ou segundo semestre deste ano.

ET: - No Encontro Macrorregional de Julho/2.011/Seabra, já deveremos ter concluído o Projeto “Ampliação do Conhecimento e da Consciência Espírita”, elaborado uma Apostila/Síntese do que foi pesquisado por cada Cidade, sobre cada subtema, por autor espiritual e apresentar os resultados no referido Encontro.

7ª DECISÃO: CURSO DE RECICLAGEM DOS DOUTINADORES.

1 – Este Curso deverá ser aplicado em todos os Centros de nossa Região, no ano de 2.012, como reciclagem, qualificação e capacitação dos Terapeutas Doutrinadores ou “Médiuns Esclarecedores”, como reforço ao Projeto Manoel Philomeno de Miranda.

OBS.: Qualquer sugestão para melhorar ou aprimorar nossas atividades serão aceitas de bom grado.

A Equipe do CR-22/Baixa Grande-BA.

(Informações recebidas em email de João da Silva Oliveira, Coordenador Geral do CR-22/Baixa Grande-BA).

XXVI Curso para Educadores e Evangelizadores Espírita no IDE Araras, SP

CURSO PARA EDUCADORES E EVANGELIZADORES

Como acontece todos os anos, ocorrera em Araras-SP, o XXVI CURSO PARA EDUCADORES E EVANGELIZADORES ESPÍRITA.

Data: Nos dias 05 a 08 de março de 2011 (Período do carnaval)

Local: IDE – Instituto de Difusão Espírita

Rua Emílio Ferreira, 177 – Centro – ARARAS – SP

Informações: (19) 3541-007 – Keni ou Keni@ideeditora.com.br

Veja maiores detalhes no site: www.pedagogiaespirita.org


OU VEJA DETALHES ABAIXO:

DATA

05 a 08 de março de 2011 - sábado a terça-feira de carnaval

RECEPÇÃO

Das 8:00 h às 9:00 h - do dia 05 de março - sábado

ENCERRAMENTO

Às 12:00 horas do dia 08 de março - terça-feira

LOCAL

Instituto de Difusão Espírita

Rua Emílio Ferreira, 177 - Centro - Araras-SP

INFORMAÇÕES

keni@ideeditora.com.br ou contato2@pedagogiaespirita.org

FONE

(19) 3541-0077 FAX: (19) 3541-0966

PLANO GERAL

Clique aqui para visualizar o Plano Geral do Curso


INSCRIÇÃO


Inscrições devem ser enviadas até 22/fevereiro/2011 - Inscrição pela internet - CLIQUE AQUI (ou clique no link abaixo)

HOSPEDAGEM


Grátis no alojamento coletivo no local do curso - trazer toalha, roupa de cama e travesseiro.

Se preferir, poderá se hospedar em hotel, por conta própria - clique aqui para ver os hotéis da cidade.

VAGAS


Limitadas e sujeitas a confirmação -

TAXA


R$ 50,00 - Alimentação e material básico O curso é grátis. A taxa cobre os custos de alimentação e material

Boleto Bancário ou número da conta para depósito - solicitar pelo telefone (19) 3541-0077

MAPA 1


Copiar o MAPA 1 - CLIQUE AQUI - mapa de localização do IDE em Araras-SP


MAPA 2


Copiar o MAPA 2 - CLIQUE AQUI - mapa de localização da cidade no Estado de São Paulo

LEMBRETES: No alojamento coletivo estará sujeito ao regulamento do mesmo. (Horários, silêncio na hora de dormir, etc.)

Não haverá acomodações para acompanhantes no alojamento coletivo.

O curso é intensivo. Não será possível abrir espaço para passeios à cidade.


INSCRIÇÃO PELA INTERNET - CLIQUE AQUI

(ou clique no link acima)

(Informações recebidas em email de Moderador contato2@pedagogiaespirita.org)

Vídeos com Dra Marlene Nobre

Conferência em Sacramento, MG , por

Dra. Marlene Nobre. Foto Ismael Gobbo

Entrega do Titulo de Cidadã Diademense à

Dra Marlene Rossi Severino Nobre relizada em 17/12/2011 em comprimento ao Decreto Legislativo N 09/10, de Autoria do Vereador José Antonio d Silva

Video 1

http://www.youtube.com/watch?v=GYpE8EQ-1Js

Video 2

http://www.youtube.com/watch?v=t_S3ltqxGdM

COLÉGIO ALLAN KARDEC - 100 anos

Fundado Por Euripedes Barsanulfo , comemorou seus 100 anos no dia 1 maio de 2007-

Onde se reuniram varios Confrades Espíritas e na Abertura das Falas Dra. Marlene Nobre

9 partes

http://www.google.pt/search?q=COL%C3%89GIO%20ALLAN%20KARDEC%20Parte%20DE%209&rls=com.microsoft:pt:IE-SearchBox&oe=UTF-8&rlz=1I7SVEC_pt-PT___PT393&um=1&ie=UTF-8&tbo=u&tbs=vid:1&source=og&sa=N&hl=pt-pt&tab=wv

canal espírita

http://www.youtube.com/user/luxguerrero19#p/a/f/2/NrEaHOqUifI

(Informações em email de Nuno Emanuel)

Destaques da edição 196 de O Consolador

A imposição das mãos e sua eficácia é o título do editorial desta semana - http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/editorial.html

Francisco Francinaldo de Oliveira, de Mossoró-RN, é o entrevistado da semana -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/entrevista.html

Na entrevista, Francisco Francinaldo fala sobre as Semanas Espíritas de Mossoró -

http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/entrevista.html

Marcus de Mario, do Rio de Janeiro-RJ, analisa o livro “O Pescador de Almas” –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/especial.html

Dermeval Carinhana Jr., de Campinas, escreve sobre o Espiritismo no Sul de Minas –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/especial2.html

Que ocorre com os Espíritos que continuam a dormir após a morte? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/estudandoaserieandreluiz.html


Como viviam, nos primeiros tempos, os cristãos primitivos? –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/esnt.html


A que povos na Terra as raças adâmicas deram origem? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/classicosdoespiritismo.html


No tocante à juventude atual, trata-se de uma geração mais evolvida? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/raulteixeiraresponde.html

Em termos ideais, como deveriam ser os velórios? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/leonardo_marmo.html


Os Espíritos de nossos avós costumam visitar-nos? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/estudandoasobrasdekardec.html

Dos Espíritos exilados na Terra, quais os mais evoluídos moralmente? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/classicosdoespiritismo.html

O velho Egito tinha conhecimento a respeito da reencarnação? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/classicosdoespiritismo.html

Em que consiste o fenômeno da psicometria? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/estudandoaserieandreluiz.html


Pedro curava impondo as mãos, ou agia de forma diferente? –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/esnt.html

Onde Pitágoras tomou conhecimento da ideia da reencarnação? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/estudandoasobrasdekardec.html

Veja por que o polo magnético da Terra tem-se alterado –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/oespiritismoresponde.html

Quais as causas de uma criança ter pesadelos a infância inteira? –

http://www.oconsolador.com.br/ano4/196/cartas.html

(Informação em email de Nuno Emanuel)

Almoço Beneficente Santos, SP

As Casas Espíritas da Baixada Santista e as Uses farão realizar um almoço beneficente cuja verba será destinada ao custeio com a visita do Irmão Tadeu/Araxá na região.

Almoço: Lasanha de presunto e mussarela

Nhoque à Bolonhesa

Macarrão com brócolis

Saladas

Dia: 27/02/2011

Horário: 13h

Preço: R$ 20,00

Local: Rua Campos Melo nº 120

Observação: Bebidas e sobremesas à parte

Compareça! Participe!

Você é muito importante neste evento

Contatos para adquirir os convites:

Aracy (Ninho de Amor e Luz/Santos) 33019448

Clau (G.E.E.”A Caminho da Luz”/Cubatão) 32719312

Palestra e Noite de Autógrafos com Marise Ceban Itupeva, SP

PALESTRA e NOITE DE AUTÓGRAFOS do livro "DESCOLADOS?"
(do espírito Américo, psicografado pela medium Marise Ceban, Presidente do CENTRO ESPÍRITA NOSSA SENHORA DE NAZARÉ - ITUPEVA/SP)

Dia: 16 de fevereiro de 2011 (quarta-feira), às 20:00hs, na sede do OBREIROS DA ETERNIDADE.

Rua Manoel Muniz Anjos, 14 - Tremembé - São Paulo - SP 02372-040 tel (11) 2204-7637

(Informações em email de edmgalves@ig.com.br repassado por Regina Bachega)

FAE- Festival de Arte Espírita Goiânia, GO

FAE - Festival de Arte Espírita - Inscrições abertas - 21 a 23 de abril de 2011



FAE - Festival de Arte Espírita - Inscrições abertas - 21 a 23 de abril de 2011



20º FAE "As Leis de Deus e a Arte de Evoluir"

FAE - FESTIVAL DE ARTE Espírita

Um evento voltado para o estudo da Arte Espírita

Semana Santa 20101- 21 a 23 de abril

Local: Colônia Espírita Nosso Lar

Goiânia - GO



Já estão abertas as inscrições para o 20º Festival de Arte Espírita, que acontece de 21 a 23 de abril em Goiânia.

O evento, realizado pelo Instituto Oficina de Arte, é um dos encontros mais tradicionais da Arte Espírita no país. Nesse ano, o tema do FAE, e objeto de estudo durante o evento, Conhecer um pouco mais sobre "As Leis de Deus e a Arte de Evoluir"

Na Mostra Artística, além das habituais modalidades Música, Dança, Teatro, Literatura e Artes Plásticas, esta edição traz a categoria Artes Audiovisuais. Durante os quatro dias, haverá estudos sobre Arte Espírita, fórum Sobre Arte Espírita e a tradicional Mostra Artística em todas as modalidades Artísticas. Maiores informações com Fábio Amaral, pelos telefones (62) 8407 6096 / 3249 1607 ou pela internet fae@oficina.art.br e www.oficina.art.br.



Inscrições para Mostra Artística até 19 de Março.



Datas


até 19/03


até 15/04


de 16/04 até 21/04

A partir de 12 anos


R$ 30,00


R$ 35,00


R$ 45,00

Alojados no evento


R$ 35,00


R$ 40,00


----------------------

Criança de 06 a 11 anos


R$ 10,00


R$ 15,00


R$ 20,00

Criança até 05 anos


isento


R$ 10,00


R$ 15,00



Por favor divulgar para artístas e amantes da arte espírita.

Fábio Amaral - Festival de Arte Espírita

(Informação recebida em email de Jorge Rezala jrezala@terra.com.br)

Palestra com Agnaldo Paviani Limeira, SP

Foto Use Regional de Jaú

PALESTRA em LIMEIRA

TEMA: UM HOMEM CHAMADO JESUS

AGNALDO PAVIANI

(Da cidade de Votuporanga/SP)

Alguns livros psicografados: É hora de ser feliz / Médiuns, como estão?

Para onde vão?/ Jesus no teu dia-a-dia / RaioX da alma / Ainda acontece entre os espíritas / Os sãos não precisam de médico, etc....

DIA 19/02/2011 - sábado

16:00 HORAS

LOCAL: SLEE

Rua Professora Maria AP. Martinelli Fáveri, 928

Jd. Elisa Fumagalli

(Ao lado da rádio StereoSom)

Limeira/SP

Inf.: 19.3441.1314 - Helena

19.3441.1275 - Newton
19.3011.2924 - Mário

www.slee.com.br

(Informação recebida em emails de Newton ncguirau@terra.com.br e de Mário de Araújo - SLEE mario@slee.com.br)

Veja o trailler do filme “As mães de Chico Xavier”

Imagem do Blog Oficial

http://asmaesdechico.blogspot.com/

Acesse aqui:

http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2011/02/07/04021A356ED4811327.jhtm?trailer-do-filme-as-mes-de-chico-xavier-04021A356ED4811327

Palestra com o orador José Raul Teixeira Niterói, RJ

José Raul Teixeira. Foto de José Aparecido dos Santos

MÉDIUM E ORADOR

RAUL TEIXEIRA – DE NITERÓI RJ

DIA: 03/03/2011 - (QUINTA)

HORÁRIO: 20h

LOCAL: CENTRO ESPORTIVO SEPI

END: RUA DEP. NARCISO PIERONI, 565 – AMPARO – SP

(Entrada pelo Núcleo Educacional SEPI, próximo ao Floresta Atlético Clube)

ENTRADA FRANCA

(Informação em email de Newton ncguirau@terra.com.br)

Registro. Seminário teórico-prático sobre mediunidade na SAKEE Birigui, SP

Fotos: Cidinha Michelin e Sérgio Avelhaneda

Foi realizado na tarde deste sábado (12/2/2011) no período das 14 ás 18 horas, na SAKEE- Sociedade Allan Kardec de Estudos Espíritas, um seminário teórico-prático sobre mediunidade. Participaram do evento como expositores Maria Ignez Lia Neiva e Ismael Gobbo, de Araçatuba. Grande parte do trabalho foi inspirado em seminário similar apresentado por Júlia Nezu e Paulo Ribeiro da USE/SP, na cidade de Araçatuba, em 2006. A reunião prática, dirigida por Maria Ignez, contou com médiuns de duas casas espíritas de Araçatuba e da anfitriã que se reuniram preliminarmente em duas oportunidades como fases preparatórias do evento. O resultado foi uma reunião prática de excelente nível onde se pôde aplicar as orientações contidas nas obras básicas da Doutrina Espírita, em obras suplementares, sobretudo as de André Luiz e Emmanuel, e em estudos sistematizados como os do ESDE – Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita, difundido pela FEB-Federação Espírita Brasileira. Além das comunicações psicofônicas visando o diálogo e o esclarecimento dos espíritos comunicantes, manifestaram-se pela psicofonia e psicografia espíritos que enalteceram o trabalho e enfatizaram a necessidade de se colocar em pratica tudo aquilo que o Espiritismo nos tem proporcionado. O público participante se restringiu a médiuns e dirigentes das reuniões mediúnicas. (Ismael Gobbo)











LEGENDA: Sérgio Avelhaneda na abertura; Ismael Gobbo; Maria Ignez Lia Neiva; público, idem, idem; a mesa do trabalho prático com espírito sendo esclarecido; psicografia; esclarecimento; leitura de uma das mensagens psicografadas; encerramento pela presidente do SAKEE Rita Bonfim e lanche de confraternização.