BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 12 de fevereiro de 2011

Focalizando o Trabalhador Espírita Dermeval Carinhana Júnior

Dermeval Carinhana Jr.

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita

O entrevistado Dermeval Carinhana Júnior é um linense criado na cidade de Campinas onde reside até hoje. Químico com mestrado e doutorado é pesquisador e professor. Conheceu a Doutrina Espírita de forma efetiva no ano de 1996 com a leitura de O Livro dos Espíritos. Freqüentou inicialmente o conhecido C.E. Allan Kardec, passou pelo Dias da Cruz e fundou com outros companheiros o Instituto de Estudos Espíritas “Wilson Ferreira de Mello” (IEEWFM) em 2002. Fundou a ADE-Campinas em 2004 e a Rádio Espírita Campinas, pela Internet, no ano de 2007. Escreveu livros em parceria e tem atendido convites para palestras em várias cidades do Brasil.


Caro amigo Dermeval pode nos fazer sua apresentação?

Sou natural de Lins, SP, nascido aos 10 de maio de 1974, mas fui criado na cidade de Campinas. Tenho dois irmãos mais novos, Rodrigo e Fernando, este último desencarnado há 12 anos. Minha mãe Regina é professora do ensino fundamental e meu pai, Dermeval, é petroleiro aposentado. Minha esposa Márcia é formada em Comunicação Social. Temos dois filhos: nosso garotinho Danilo ingressou neste ano na escola e nossa filhinha Ana Clara nascerá em abril. Estamos todos a aguardando com muito carinho.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou formado em Química, com mestrado e doutorado na área. Atualmente, sou pesquisador e professor do Instituto de Estudos Avançados, órgão ligado à Aeronáutica.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Como muitos espíritas, tive diversos contatos iniciais, mas, sem dúvida, o mais marcante foi uma longa conversa com um amigo de meu irmão, hoje, um grande amigo meu. Costumo lembrar-me da ocasião para ilustrar a idéia de que todas as pessoas, dos iniciantes aos experientes dirigentes, podem contribuir para a propagação do Espiritismo. Li “O Livro dos Espíritos” pela primeira vez em 1996.

A que casa espírita você esta vinculado presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?

Sou membro do Instituto de Estudos Espíritas “Wilson Ferreira de Mello” (IEEWFM), localizado em Campinas. Como outros tantos agrupamentos espíritas, basicamente nos dedicamos ao estudo e desenvolvimento das idéias espíritas.

Poderia nos fazer a descrição de sua trajetória pelo movimento espírita?

No início, frequentei o curso de introdução ao Espiritismo no Centro Espírita Allan Kardec, em Campinas, centro com o qual mantemos um carinho todos especial. Um pouco mais adiante, já no Centro Espírita que funcionava na Instituição Assistencial Dias da Cruz, pude conhecer grandes companheiros, junto dos quais, pelas vias naturais da vida, fundamos o IEEWFM em 2002. Em 2004, inspirados pelo trabalho de companheiros da ADE - Associação de Divulgadores do Espiritismo de São Paulo, fundamos a ADE Campinas.

E no movimento de unificação?

Gosto muito da visão de Allan Kardec sobre o assunto: o laço entre os espíritas é todo moral. Atualmente, há muitas instituições, órgãos e, com a democratização oferecida pelas novas tecnologias, até mesmo pessoas “físicas” prestando grande serviço para o estabelecimento desses laços.

Você tem livros escritos? Quais?

Sou co-autor do livros “Como Nasce um Centro Espírita” e “Confrontando a Razão”, editados pela Mythos. Em ambos os casos, minha contribuição é na forma de análises e comentários do texto mediúnico original.

Carinhana, fale-nos da ADE Campinas, da sua história, das suas ações e dos seus projetos.

Como disse, a ADE Campinas surgiu sob inspiração da ADE São Paulo, entidade que consideramos nossa co-irmã. De um pequeno grupo original, hoje a Associação conta com cerca de quinze membros, cujas atividades principais giram em torno da Rádio Espírita Campinas, uma emissora da ADE via Internet. Ainda em parceria com a ADE-SP, temos nos dedicado a organização de Simpósios, Encontros de Divulgadores e Laboratórios de Rádio. Em 2011 o destaque fica para o VII Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita, que será realizado em setembro.

Gostaria que nos descrevesse como está a WEB Rádio Espírita Campinas.

Desde o início de suas transmissões, em maio de 2007, nossa WEB Rádio (www.radioespirita.org.br) passou por diversas transformações. A principal delas foi sua transferência para um estúdio em meados de 2010. Outro ponto importante é o número de parcerias que temos realizado com outras rádios e grupos. Hoje nossa grade é formada por oito programas, sendo três deles produzidos por companheiros de outras localidades. Da mesma forma, nossa Rádio pode ser ouvida por meio de outras WEB Rádios e, naturalmente, vice-versa. Para 2011 a expectativa é que pelo menos dois novos programas, na forma de parcerias, sejam incorporados à programação.

Você tem noção de quantas Rádios e TV WEBs espíritas temos no Brasil?

Há pelo menos uma dezena de Rádios com as quais mantemos um contato freqüente. Porém, graças à tecnologia, qualquer pessoa pode, sem grandes custos ou dificuldades técnicas, criar uma WEB Rádio. Há, de fato, muitos sites que, mesmo sem ter as características de um Rádio convencional, com programação “ao vivo”, oferecem material de grande qualidade na forma de áudio, como mensagens, cursos e palestras. Sob esse ponto de vista, pode-se dizer que, de fato, são inúmeras.

É difícil fazer funcionar uma Rádio ou uma TV WEB? O que é preciso?

Não. Pelo contrário, quando temos a oportunidade de listar os requisitos para se implantar uma rádio, em geral os companheiros interessados têm a grata surpresa de verificar sua simplicidade. Em nosso site, encontra-se disponível um texto com os principais aspectos envolvendo a criação de uma WEB Rádio, como os custos necessários, formação das equipes e sugestões de programas.

Como você enxerga a Internet na divulgação do Espiritismo?

Como uma ferramenta, a exemplo dos livros, revistas, palestras, conversas, e tantas outras formas que temos à nossa disposição. Sob esse ponto de vista, é preciso, sobretudo, conhecer as possibilidades e limitações de cada ferramenta para que ela seja utilizada para o proveito geral. Dizer, pois, que a Internet não tem nada a contribuir com a propagação do Espiritismo é tão falso quanto afirmar que ela consiste no principal caminho. Deve-se sempre ter em mente que, muito mais importante que os meios de comunicação, são as pessoas que deles se servirão.

Como está sua trajetória de escritor e palestrante espírita?

A idéia de se conhecer outros agrupamentos espíritas é tão antiga quanto nosso próprio centro. Recentemente, os convites que temos recebido na forma de palestras abriram belíssimas oportunidades nesse sentido. Sobre esse assunto, gostaria de destacar o trabalho de nosso querido companheiro Orson Carrara, da cidade de Matão, cujo trabalho de indicação de palestrantes e organização de jornadas, não encontra paralelo no meio espírita atual. Por onde temos passado, temos encontrado agrupamentos espíritas que, além de poderem receber companheiros de outras localidades, têm naturalmente estabelecido contato com grupos de cidades próximas. Trata-se, em essência, de um verdadeiro trabalho de aproximação de pessoas. Com respeito aos livros, a primeira obra, “Como Nasce um Centro Espírita” surgiu de uma série de psicografias recebidas entre 2004 e 2005 no IEEWFM. Após constatarmos que o relato poderia ser de interesse de outros companheiros, resolvemos publicá-lo na forma de um livro. Ao longo das discussões, surgiu a idéia de se aproveitar as belas idéias que se formaram em torno do texto original na forma de análise e comentários ao final de cada capítulo. Uma vez na editora, fomos convidados a fazer o mesmo em um livro psicografado por um médium ligado a outro centro espírita, oportunidade esta que abraçamos com muita honra e carinho. Foi daí que resultou a obra “Confrontando a Razão”. Uso o plural, pois contei com a colaboração anônima de muitos companheiros do IEEWFM , sem os quais esse tipo de trabalho teria me sido muitíssimo mais árduo.

Tem viajado muito nesse trabalho?

Em geral, uma, no máximo, duas vezes por mês. Os meses de janeiro e julho são reservados para as viagens mais longas.

Como fazer para agendar suas palestras?

Meu email é dcarinhana@gmail.com. Teremos prazer em conhecer novos amigos.

Algo mais que queira acrescentar?

Mais do que uma iniciativa pessoal, as viagens, ou visitas a outros grupos espíritas, consiste em uma das atividades do IEEWFM, algo que sempre reforçamos logo no início das exposições. Em outras palavras, o conteúdo das palestras vai muito além do que a opinião de uma única pessoa. Ele é construído com base nas diversas discussões e idéias que surgem de maneira natural nos cursos e estudos dos quais fazemos parte. Adicionalmente, as palestras, ou exposições, são primeiramente apresentadas aos companheiros do Instituto, permitindo, assim, que todos possam contribuir. Em muitos casos, uma pergunta ou um simples olhar, basta para que informações sejam acrescentadas, retiradas ou melhor explicadas ao longo da apresentação. Eis, em resumo, o caráter coletivo do trabalho. Por fim, há de ressaltar que as palestras propriamente ditas não são senão meios de se atingir dois objetivos principais: o intercâmbio de idéias e, o mais importante, conhecer e saudar nossos companheiros espíritas.

LEGENDA: Dermeval na apresentação de pôsteres do encontro “Caminhos para o Espiritismo”, em Ribeirão Preto (2010); no estúdio da Rádio Espírita Campinas Web, junto dos também comunicadores da ADE Campinas Jorge Munhóz e Suely Venturini; no V Simpósio Paulista de Comunicação Social Espírita, organizado pelas ADE´s São Paulo e Campinas (2007); durante palestra no Centro Espírita “Frei Rogério Missionário da Paz”, em Três Corações, MG; com Carlos Garcia, também de Campinas, sendo recepcionados por João Frederico (Fred ) no C.E. “Francisco de Assis”, em Varginha, MG; capas dos livros mencionados na entrevista.


OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.

Plínio Penteado e Paula Zamp na Casa do Caminho Ibiúna, SP

(Informação em email de Elizeth Corona)

Curso de Capacitação e reciclagem de trabalhadores na área de assistência. São Paulo

CONVITE E INSCRIÇÃO

ENCONTRO SERVIÇO DE ASSISTÊNCIA E PROMOÇÃO SOCIAL ESPÍRITA - SAPSE

CURSO DE CAPACITAÇÃO E RECICLAGEM DE TRABALHADORES NA AREA DE ASSISTÊNCIA - 27/Fevereiro /2011

Promoção :

USE Freguesia do Ó

Realização:

União das Sociedades Espíritas do estado de São Paulo-USE .S.P

Objetivo:

Apresentar manual de apóio proposto pela FEB, e trocar experiências entre as Casas Espíritas na área social e firmar conceitos para trabalhadores.

Público alvo:

Dirigentes de Centros espíritas, dirigentes e trabalhadores nas áreas de Assistências e promoção social e formar conceitos para trabalhadores.

Local:

Sede da USE Freguesia do Ó.

Rua Joaquim Miranda da Silva n°51-SEBEME

Data:

27 de Fevereiro de 2011-02-09 das 8h30mn às 13h00mn

Cronograma de horários:

08:30 – 09:00 – recepção café

09:00 – 10:00 – Modulo 1

10:00 – 11:00 – Modulo 2

12:00 – 12:30 – Plenária de tira-dúvidas e Prece

12:30 – 13:00 – almoço

Programa:

Modulo 1: Evolução histórica da assistência social , fundamentação -Evangélico doutrinária básica

Modulo 2: O que é o SAPSE

Plenária:

TAXA DE COLABORAÇÃO; R$10,00 para atividades da USE e café nos intervalos.

- Pagamento da taxa na entrada.

- Vagas limitadas.

- Inscrição obrigatória .

INSCRIÇÕES : Na USE Freg.do ó

-CONFIRME SUA INSCRIÇÃO PELO FONE : 3975-2713, com Aldaci e ou pelo e-mail cissia@bol.com.br

FICHA DE INSCRIÇÃO

Iº ENCONTRO DO SAPSE USE FREGUESIA DO Ó

Reciclagem e formação de novos trabalhadores

Evolução Histórica de Assistência Social

Assistência Espírita com base no Evangelho

27/02/2011 - Das 8h30mn às 13h00mn

sede da USE Freguesia do Ó

Rua :Joaquim Miranda da Silva 51

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

Se necessitar de mais fichas, favor CTRL C e CTRL V (copiar e colar)

(Informação em email de eduardo Rodrigues eduardo@dvtecnologia.com.br)

Leia o jornal O Arauto da Use Intermunicipal de Piracicaba, SP

Acesse aqui: http://www.usepiracicaba.com.br/Conteudo/Paginas/VisInternas.aspx?ch_top=45

(Informação em email de João Marchesi Neto)

Informações do C.E. Bezerra de Menezes Miami, Flórida, EUA

Kardecian Spiritist Center

6450 NW 77th CT Miami Fl 33166

Ph: 305.477.4148

email: info@spiritist.com

Web site: www.spiritist.com

a nonprofit educational and charitable

organization with status 501(c)(3)

Febrero 10, 2011


BezerraEventsNews Weekly, preparado por el Departamento de Comunicacion, Divulgacion y Desarrollo del BM- Joselito Costa Jr-Director

Fairchild Tropical Botanic Garden, Coral Gables, Florida, USA, FL 33156

Febrero 12, 2011 @ 7 PM a 11 PM
Confraternizacion:

Dia de St. Valentin, del Amor y la Amistad

Lugar: 13401 SW 83 Ave
Miami-Pinecrest 33156
Donacion: $10 Anticipado, $15 en la puerta
Niños menores de 14: $5 o
2 Lbs alimentos no perecederos para Food Pantry

__________________________________________

__________________________________________

Viernes Febrero 25, 2011 @ 8 PM
Cesar Soares dos Reis



Tema: Evolucion desde la perspectiva espirita.

Organizado por
Kardecian Spiritist Federation of Florida


Enlaces Utiles
Click para saber mas de nuestras actividades

Asistencia Espiritual

Asistencia Social

Estudios Doctrinarios

Eventos

Libreria

Bezerra de Menezes en Redes Sociales:

http://www.spiritist.com/Twittersmall.png

____________________________________________

Si Ud. no tiene entrada para este evento!

Reserve su lugar ahora mismo!

Life Challenges and Solutions Transmission LIVE via TVCEI @ Bezerra de Menezes

Este evento sera transmitido en VIVO en Bezerra de Menezes- Miami
Fecha: Feb 19th and 20th
Horario: 9am - 7pm
Entrada: Gratis

Ver programa del Seminario aqui

Si Ud desea atender a este evento que sera proyectado en VIVO en Bezerra de Menezes, envie un email a: info@spiritist.com coloque titulo: Deseo atender a la transmision TVCEI.


Seminário e Palestra dom André Luiz Rosa Regente Feijó, SP

(Informações em email de José Gilson Joaquim)

Curso Básico Família no C.E. Luz e Fraternidade Araçatuba, SP

Inicia-se na próxima quinta-feira ás 20h00 mais um Curso Básico/Família.
Dia: 17/02/2011.
Local: Centro Espírita "Luz e Fraternidade"- Rua São vicente-(Casa da Sopa Emília Santos)
Venha conosco estudar os princípios desta maravilhosa doutrina.
Esperamos você quinta-feira sem falta.

(Informações em email de Maria Luzia de A.Rosa)

Agenda de palestras com Bruno Rodrigues Osasco e Carapicuiba

(Informação em email de Bruno Rodrigues)

Palestra com Flavio Lazarini Batayporã, MS

Convidamos a assistir a Palestra com o confrade Flavio Lazarini da cidade de Nova Andradina que haverá no dia 12 de Fevereiro de 2011, no Centro Núcleo de Estudo Amor e Luz da cidade de Batayporã, sito a Rua José Adelino da Rocha nº 1359.

Com inicio as 19hs.

Adriana Braga DCSE/Sec.

(Informação recebida em email de URE- Nova Andradina urenovandradina@yahoo.com.br)

I Mostra Cultural Espírita Arujá, SP

(Informação em emails de Rosangela Pires e Regina Bachega)

Estudo do livro “Nos domínios da mediunidade” de André Luiz Santos, SP

Estudo do livro "Nos Domínios da Mediunidade", obra de André Luiz, pela psicografia do Apóstolo da Mediunidade - Francisco Cândido Xavier.

O curso estará todo ilustrado com "slides" adquiridos do Projeto Imagem, organizado pelo confrade Américo Sucena.

O início do "Estudo" será em 12 de Março de 2011 - Sábado.

E no primeiro módulo, que encerrar-se-á, em Maio/2011, estudaremos os primeiros 14 capítulos desta obra fascinante de André Luiz.

Horários: Sempre das 15:00 às 17:00 hrs, com intervalo de 10 minutos.

É necessário inscrever-se pelo telefone:

(13) 322-30560 (De Segunda a Sexta, a partir das 18:30 hrs

ou preferivelmente, na Sede da Instituição:

Associação Espírita "Jesus e a Caridade",

na Rua Pará, 33 - Campo Grande, Santos - SP (próximo à Rua Augusto Paulino)


(Informação em email de Rose Moliterno)

Almoço beneficente da Instituição “Nosso Lar” Araçatuba, SP

Voluntárias do Nosso Lar que trabalham nos eventos

Dia: 20 de fevereiro de 2011

Local: Rua São Vicente , 299 -Araçatuba

Horário: 13 horas

Cardápio: Salada primavera; Arroz trivial; Arroz a grega;Farofa a Califórnia, Costela recheada ao molho

de laranja, frango ao molho de cheddar.

Sobremesa: Sorvete...

Obs:O refigerante será cobrado a parte;

O almoço será servido somente no local;

Crianças até 05 anos não pagam.

O convite custa $25,00.

(Informação em email de Maria Luzia Almeida Rosa)

Big Brother O que não se vê

PUBLICADO NO CORREIO FRATERNO

JANEIRO/FEVEREIRO 2011

Foto de Rita Foelker cedida por Cleide Bucalon

Rita Foelker

O reality show, que mobiliza telespectadores e polariza opiniões, traz à tona os padrões vigentes na nossa sociedade e realça características humanas milenares

Mais uma vez (a décima primeira), os telespectadores po­dem assistir as cenas reais de atores não pro­fissionais do Big Brother Brasil, enquanto a Globo dá férias para seu elenco e recicla suas atrações. Intrigas, armações, fofocas, brigas, casos amorosos saem dos filmes e novelas e são vividos em tempo real.

Uma crítica evidente é a de que se trata de um circo cuja atração principal é a ba­nalidade. O interesse do público mede-se pela alta audi­ência. Esta é a realidade visível, aquela que poucos de nós contestariam. No entanto, há algo mais para se ver que nem sempre é percebido.

O pensamento espírita não para na su­perfície, e ajuda a analisar as implicações sociais, psicológicas e espirituais de todo fenômeno. Nesse aspecto, compreender o interesse do público e a dinâmica dos parti­cipantes do reality show é um exercício pro­dutivo.

Sucesso de público

O programa é um retrato dos padrões vigentes em nos­sa sociedade, segundo os quais, a con­quista de coisas materiais e de dinheiro é o grande objetivo da existência, o que, segun­do alguns, torna lícito mentir, enganar, trair, articular-se a favor de uns e contra outros, tudo para alcançar o resultado almejado. Porque, afinal de contas, não se trata ape­nas de ser “si mesmo”, mas de adotar uma forma de agir que conquiste a simpatia do telespectador e garanta a permanência na competição. Visto por esse lado, a cruelda­de – de que falaremos a seguir – não é ex­clusividade do BBB, mas reflete a desumanidade social de nossa civilização!

Marion Minerbo, em seu artigo “Big Bro­ther Brasil, a gladiatura pós-moderna”, publicado em março de 2007 no portal de revistas da Universidade de São Paulo* traça um interessante paralelo entre a arena do BBB e os espetáculos circenses da Roma Antiga. Ela começa lembrando que a referên­cia ao “paredão” está associada à morte – no caso, a execução de um condenado. Explica a articulista: “Como os participantes do BBB, os gladiadores também lutavam entre si até o fim. Quando o gladiador vitorioso encurrala­va o oponente, convocava o voto popular, que podia ser referendado pelo imperador: pole­gar para cima, vida; polegar para baixo, mor­te. A vida do perdedor podia ser poupada, se o público o considerasse um lutador valoroso e digno. Em caso contrário, ‘paredão’”.

O povo descarrega a insatisfação da vida por meio do circo, independente de época. Pontua a articulista: “Como na gladiatura, o reality show oferece carne humana para nosso repasto”. A luta entre os gladiadores era real, situações de combate, ferimentos e morte não eram simulações, o que aumentava a emoção do público hipnotizado pelas emo­ções intensas que, assim, desviava sua aten­ção dos seus verdadeiros problemas, bem como dos desmandos da política. Alguma semelhança com o que ocorre hoje? Parece inegável que a história se repete.

Passam as vidas, ficam os hábitos

Ao comparar com o romance de Chico Xavier e Emmanuel, Há 2000 anos..., vemos que o atual espetáculo televisivo não contém a mesma violência sanguinária do circo romano: “Incluindo-se a considerável assis­tência que se aglomerava nas colinas, quase meio milhão de pessoas vibrava em aplau­sos ensurdecedores e espantosos, enquanto duas centenas de criaturas humanas tom­bavam espostejadas...” – narra o autor espiritual. No reality show, po­rém, existe o fracasso financeiro de perder um milhão, o equivalente social de “perder a vida”, em nossos dias. Analisando segun­do a filosofia espírita, não se trata apenas de repetição histórica, mas de padrões de emoção e comportamento presentes em nós desde o início da civilização.

Hoje o meio milhão descrito por Emma­nuel multiplica-se muitas vezes pela audi­ência da televisão; os combates são mais psicológicos que físicos; mas é inegável que algo em nós ainda aplaude a vitória e tor­ce pela derrota, julga, aprova ou condena, e sentencia! O Big Brother evidencia a agonia do mundo velho, mergulhado em orgulho e egoísmo, alvo da transformação almejada pelo espiritismo e a sua própria razão de ser: a regeneração da Humanidade.

Isso dá o que pensar, em termos de proposta de evolução espiritual, se acreditamos na pro­gressão intelecto-moral infinita. Mas, ao mes­mo tempo, escancara o quanto ainda somos tão parecidos conosco mesmos, na versão de vinte séculos atrás.

*Big Brother Brasil, a gladiatura pós-moderna.

RITA FOELKER é co-fundadora do grupo e projeto Filosofia Espírita para Crianças. É mestranda em Filosofia e escritora com 50 livros publicados, entre infantis e adultos, mediúnicos e próprios. Seu mais recente lançamento é Calunga definitivo.

Texto publicado originalmente na Revista Universo Espírita, edição 63, março de 2009.