BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Visite o site Gotas de Paz

www.gotasdepaz.com.br

Mensagem do Dia 08/02/2011

Afeto e amor

O afeto e o Amor estão sempre juntos,
não existe afeto sem amor...
Para sermos afetuosos necessitamos do Amor...
O afeto estimula em nós a capacidade de Amar,
dá-nos a oportunidade de colocarmos em prática a compreensão
Dá-nos a oportunidade da reflexão sobre nossos atos,
porque através da reflexão podemos modificar nossos pensamentos...
Sedes afetuosos, para com os seus
e verás quanto amor tens em seu coração...
Lembre-se sempre, que somente o Amor verdadeiro
é livre de qualquer engano...
Pode colocar em nossos corações o real afeto
que devemos praticar com nossos irmãos.

Fora do centro espírita

[clip_image032.jpg]

Wellington Balbo – Bauru - SP

Milhares de pessoas sofrem por desconhecimento dos princípios básicos da constituição divina. Ignoram leis como ação e reação, influência dos espíritos na vida dos encarnados, importância da prece e de manter o padrão vibratório em sintonia com a espiritualidade maior e etc.

Milhares de pessoas transitam pela Terra sem nem sequer imaginar o que estão fazendo aqui, desconhecem, portanto, os objetivos da existência humana, ou seja, de sua própria existência. Vivem por viver, portam-se como autênticas máquinas biológicas; alimentam-se, dormem, acordam e trabalham completamente alheias a outras circunstâncias da vida.

Essa falta de ciência das leis divinas é extremamente prejudicial para o progresso do espírito que temporariamente está reencarnado.

E por isso são inúmeras pessoas que se suicidam direta ou indiretamente. Diretamente quando desalentadas aniquilam o corpo físico. Indiretamente quando minam a golpes de irreflexão o envoltório carnal que lhes serve de instrumento sagrado para o progresso.

E em face desta realidade é que se torna fundamental estender as idéias reveladas pelos Espíritos para além das paredes do centro espírita.

A questão não se resume a retirar pessoas de determinada religião e transformá-las em espíritas, mas sim modificar corações e esclarecer mentes por meio das realidades trazidas a nós pelos imortais.

E como, então, estender as lições da espiritualidade para além do horizonte do centro espírita, de modo a deixá-las mais acessíveis ao maior número de pessoas?

Dentre as tantas maneiras de massificar a Doutrina Espírita uma boa sugestão é programar palestras espíritas para espaços neutros, tais como, escolas, casas de cultura, ginásios, clubes e etc.

Tenho comparecido a muitas cidades para palestras e constatado que a realização de eventos espíritas em espaço neutro contribui para que mais pessoas se façam presentes.

Óbvio que fica a curiosidade:

Por qual razão o público não espírita comparece em maior número quando a palestra é fora do centro espírita?

Difícil saber ao certo. Contudo podemos citar como algumas razões os chamados modelos mentais obsoletos que muita gente tem do centro espírita e o famigerado preconceito que, quer queiramos ou não, ainda existe.

No entanto para quebrarmos esse paradigma e oferecermos ao público o que é de fato o Espiritismo é imperioso trabalhar com criatividade. E não podemos deixar de concordar que promover palestras e outros eventos espíritas além do universo espírita é fazer uso da criatividade.

A propósito a USE Intermunicipal Bauru realizou recentemente a feira do livro espírita em uma praça no centro da cidade de Bauru, bem em frente a tradicional igreja. Foi sucesso total, muita gente saia da missa e procurava a barraca de livros para se informar mais sobre o Espiritismo.

Buscavam livros de conforto e esclarecimento; queriam saber se é possível reencontrar os entes amados que se foram e tantas outras inquietações que deixam o coração humano em sobressaltos.

Outra experiência de sucesso e que certa vez tive o prazer de participar é a feira do livro espírita da cidade de Jaú, realizada em Shopping Center da cidade. Que maravilha! Quanta gente nova que ouviu falar de Espiritismo numa iniciativa desse quilate.

Citei as duas cidades, porém sei que empreendimentos como esses espalham-se por todo o território nacional.

Peço licença para narrar uma experiência. Em uma das localidades pelas quais passei recentemente pude verificar na palestra uma quantidade grande de pessoas que se declarava não espírita. Acharam interessante o tema e compareceram para saber de que se tratava. Estiveram presentes católicos e praticantes de diversas outras filosofias de vida.

Todos saíram do recinto curiosos para saber mais sobre Allan Kardec, André Luiz, Emmanuel, Jerônimo Mendonça e tantas figuras históricas de nossa doutrina.

Por isso deixo para sua análise, caro dirigente: pense seriamente na possibilidade de promover palestras e outros eventos espíritas em ambientes neutros. Vale lembrar que não faço apologia contra o centro. O centro é nossa escola e oficina de trabalho, jamais o abandonaremos! Todavia, considere a idéia de estreitar os laços com sua comunidade.

A iniciativa indubitavelmente será excelente para a sociedade, pois em posse de informações como a imortalidade da alma, comunicabilidade dos espíritos, pluralidade dos mundos habitados, lei de ação e reação e etc., certamente muitos desvios comportamentais, suicídios, abortos e crimes serão evitados.

Um romantismo descabido e ingênuo de minha parte?

Creio que não. É só termos paciência e semearmos o bem divulgando as leis da vida enunciadas pela nossa incomparável Doutrina Espírita.

E em futuro não muito distante poderemos não ter os centros espíritas abarrotados de gente, todavia teremos um planeta repleto de pessoas conscientes de seu papel na sociedade e certas de que a vida, seja aqui ou além, não cessa jamais.

Leia O Viajor

Solicite no endereço oviajor@hotmail.com

(Informação em email de Mara Freitas, Feira de Santana, BA)

Um pouco da história do Anuário Espírita Instituto de Difusão Espírita- IDE. Araras, SP

O Anuário Espírita é precioso repositório de registros dos principais acontecimentos espíritas do Brasil e do exterior. Abaixo a capa e a apresentação da primeira edição.

Capa da primeira edição

LANÇAMENTO

Veja os últimos vídeos postados pela Rede Amigo Espírita

REDE AMIGO ESPÍRITA

DIVULGAR, INSTRUIR E UNIFICAR

Conferir o vídeo 'Momentos da Jornada de palestras de Severino Celestino em Araçatuba e Birigui/SP'

AMIGOS ESTA DISPONÍVEL O PRIMEIRO VÍDEO DE SEVERINO CELESTINO, POR FAVOR LEIAM O TEXTO ANTES DE ASSISTI-LO EM BREVE TODOS OS DEMAIS VÍDEOS ESTARÃO DISPONÍVEIS APÓS A EDIÇÃO QUE REALIZAREMOS, ABRAÇOS

Momentos da Jornada de palestras de Severino Celestino em Araçatuba e Birigui/SP

Momentos da Jornada de palestras de Severino Celestino em Araçatuba e Birigui/SP

Obs: o áudio deste vídeo é do som ambiente, os vídeos completos e com melhor qualidade no som estarão disponíveis na REDE AMIGO ESPÍRITA, acesse

http://amigoespirita.ning.com

Link do vídeo:

Momentos da Jornada de palestras de Severino Celestino em Araçatuba e Birigui/SP

Sobre REDE AMIGO ESPÍRITA

Rede Social de Relacionamento para Estudos da Doutrina Espírita.

REDE AMIGO ESPÍRITA

4307 membros
1608 fotos
895 videos

1050 tópicos
380 eventos
1616 postagens no blog


José Aparecido e Severino Celestino

Curso preparatório para implantação no CEHC São Luis, MA

(Informação em email do CEHC)

Pintura Mediúnica com Marilusa Vasconcelos Florianópolis, Lages e Araranguá

Ismael,

Estou em Florianópolis até 5ª feira, fazendo pintura mediúnica, durante a apresentação da peça A morte é uma piada, de Renato Prieto (do filme Nosso Lar).

Sexta estarei em Lages, sábado e domingo em Araranguá.

abraços, Marilusa

LEIA TAMBÉM A NOTÍCIA ACIMA

Marilusa. Foto Ismael Gobbo

Teatro “A morte é uma piada” Santa Catarina: Florianópolis, Lages e Araranguá

Renato Prieto em A Morte é uma piada em 3 apresentações em Santa Catarina

08 e 09/02 (Terça e quarta) - Florianópolis - Teatro Pedro Ivo
10/02 (Quinta) - Lages (Teatro Marajoara) Ás 20hs
11/02 (Sexta) - Araranguá - Casa da Cultura.

RENATO PRIETO em A MORTE É UMA PIADA!

Agora pense que estamos nesse mundo apenas de passagem: a morte não acaba sendo uma grande piada? O novo espetáculo de Renato Prieto, ”A MORTE, É UMA PIADA!”,é uma reflexão sobre o lado cômico da morte.

A proposta do projeto que montou 11 espetáculos diferentes, assistidos por mais de 5 milhões de pessoas, é dar a oportunidade á elas de fazer uma reflexão séria sobre um tema que inquieta à todos: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, para onde vamos.

Pesquisadores, grupos sérios de estudos, a ciência, a literatura, o cinema e o teatro estão sempre colocando em pauta: E a vida continua? A resposta é sim: A morte é uma piada!

Com inesquecíveis músicas de Roberto Carlos, Milton Nascimento/ Fernando Brant, Nelson Cavaquinho/ Guilherme de Brito, Paulo César Feital e Noel Rosa A MORTE É UMA PIADA!

Direção/texto: Cyrano Rosalém

Pesquisa: Alexandre Wacker, Amilcar Zampirollo e Semíramis Alencar

temporada em SÃO PAULO continua sabado e domingo - Teatro Frei Caneca, Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569 6 andar – São Paulo – SP - de 15 de janeiro a 13 de março

CLASSIFICAÇÃO: 10 ANOS

ELENCO: Renato Prieto, Sylvia D´Silva e Rosana Penna

Figurino: Anete Cota

Contato/produção: 21) 2208-5282

(Informações recebidas em email de semiramisalencar semiramisalencar@yahoo.com.br)

LEIA TAMBÉM A NOTICIA ABAIXO

Trailler As Mães de Chico Xavier

Imagem do Blog Oficial

http://asmaesdechico.blogspot.com/

Vejam o trailler de As Mães de Chico Xavier no UOL:

http://cinema.uol.com.br/ultnot/multi/2011/02/07/04021A356ED4811327.jhtm?trailer-do-filme-as-mes-de-chico-xavier-04021A356ED4811327

Vejam mais sobre o filme:

http://asmaesdechico.blogspot.com/

ESTRÉIA NACIONAL – 01 de abril de 2011

(Informação em email de licaododia@grupos.com.br ; em nome de; cpc@digi.com.br)

Palestras com Ismael Batista da Silva São José do Rio Preto e região

SÁBADO – DIA 12/02 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 20H00

GRUPO ESPÍRITA ANDRÉ LUIZ

CONTATO SANDRA 17 32323241

DOMINGO – DIA 13/02 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 9H00

CENTRO ESPIRITA CONSOLADOR

Rua Independência, 2617

Contato Vera – 17 97752109

DOMINGO – DIA 13/02 - SÃO JOSÉ DO RIO PRETO – 20H00

CENTRO ESPIRITA PAULO DE TARSO

SEGUNDA FEIRA- DIA 14/02 – PROMISSÃO – 20H00

NÚCLEO ESPÍRITA CHICO XAVIER

CONTATO IRACY 14 35411750


TERÇA FEIRA - DIA 15/02 – MENDONÇA – 20H00
CENTRO ESPIRITA JOAO BATISTA A 20 HS
CONTATO: LUCIA 3248 1420

QUARTA FEIRA;16/02 - SAO JOSE DO RIO PRETO – 20H00
CENTRO: OBREIROS DO BEM
CONTATO FONE 17 3224-4116 8141-6431
END. RUA ITANHAÉM 1256
JD SONIA.

M
QUINTA FEIRA: 17/02 - JOSE BONIFACIO – 20H00
CENTRO: C.E JOANA DARK
CONTATO: LUCIANO E DITINHA 17 9123 5306

SEXTA FEIRA: 18/02 – NIPOÃ – 20H00
CE ENSINOS DE JESUS
CONTATO: MARLENE 17 3277-1226

(Informação em email de Regina Bachega)

Palestra Musical com o Grupo Vocal Reencontro São Paulo

(Informações em email de josecaires@yahoo.com.br)

Culto Ecumênico na Cidade da Luz Salvador, BA

Para mais informações acesse: http://www.cidadedaluz.com.br/site/home/index.php

(Informação em email de Solange Liberato solangeliberato@terra.com.br)

Palestras públicas no Centro Espírita Bezerra de Menezes Guararapes, SP

FEVEREIRO DE 2011

CENTRO ESPÍRITA “BEZERRA DE MENEZES”

RUA 6 DE JUNHO, 287, GUARARAPES, SP.

SEMANA

DIA

HORÁRIO

PALESTRANTE

Terça-feira

Quarta-feira

01

02

20:00

14:00

Marli Batista Torresi

Mércia Batista Neves

Terça-feira

Quarta-feira

08

09

20:00

14:00

Neuza Palhuzi

Marli Batista Torresi

Terça-feira

Quarta-feira

15

16

20:00

14:00

Elder Pazian

Vinicius Demasi

Terça-feira

Quarta-feira

22

23

20:00

14:00

Luiz Augusto Macedo

Tema: Samaritanos

Florides Bertuzzo (a conf.)

COMPAREÇAM!

PRESTIGIEM!

VOCÊ É O NOSSO CONVIDADO...

LEMBRE-SE DE QUE, UMA VEZ PROFERIDA UMA PALAVRA, NADA MAIS A DESTRÓI”.

Do Livro: Minutos de Sabedoria – Autor: C. Torres Pastorinho

(Informações em email de Luiz Augusto Macedo)

Conferência com Vilson Disposti na FEESP São Paulo

(Informação do site da FEESP)

Curso de preparação de monitores e coordenadores para o ESDE

CONVITE e INSCRIÇÃO

Realização: Depto. do ESDE, da União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo - USE

Data: 27 de fevereiro de 2011 (domingo) - das 8h30 às 17h30.

local: Sede da USE - Rua Dr. Gabriel Piza, 433 - Santana (na rua do Metrô Santana) - São Paulo-SP

Público alvo: expositores/monitores, dirigentes e trabalhadores de Instituições Espíritas

Facilitadores: Julia Nezu e equipe do ESDE

Objetivo: Apresentar o programa do ESDE e preparar monitores e Coordenadores para implantação do curso na casa espírita que milita; troca de experiências com aqueles que já implantaram o ESDE - Estudo Sistematizado da Doutrina Espírita.

Programa:

1. ESDE Conceito, metodologia, conteúdo e monitor

2. Formação de equipe.

3. O programa doutrinário do ESDE.

4. ESDE com qualidade.

5. Técnicas de ensino - Atividade extra-classe e Técnicas em dinâmicas de grupo.

6. Ficha de implantação do ESDE. Modelo de aula.

7. Sugestão de organização e funcionamento do ESDE.

Inscrição só pelo e-mail: use@usesp.org.br e julianezu@terra.com.br e

Informações pelo fone: 11 - 2950.6554 secretaria da USE.

Taxa de colaboração R$15,00 para a manutenção da sede e café nos intervalos. Faça sua inscrição antecipada para garantir a vaga e efetue o pagamento na entrada.

Almoço em restaurante nas proximidades por conta do participante ou pode trazer lanche

Ficha de Inscrição - copiar e colar se necessitar de mais fichas

Nome da Instituição:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Site:

Nome do participante:

Endereço:

Cidade:

Estado:

Fone:

e-mail:

Função no Centro:

(Informações de email de Júlia Nezu)

Integração dos modelos terapêuticos na perspectiva evolucionista

Entrevista com André Luiz Peixinho

Publicada na Folha Espírita em julho de 2008

Por Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

Medinesp 2007 – 150 anos em busca da integração corpo-mente-espírito

O médico André Luiz Peixinho, 56 anos, é graduado também em Filosofia e Psicologia, neste caso, com especialização em Psicologia Clínica, mestrado em Medicina Interna e doutorado em Educação. Atualmente, é professor adjunto da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública. No Medinesp, o congresso da Associação Médico-Espírita, ocorrido em junho de 2007, ele tratou do tema Integrando os Modelos Terapêuticos numa Perspectiva Evolucionista, sobre o qual conversou com a Folha Espírita:

Quais os modelos terapêuticos que devem ser integrados, para atender a saúde das pessoas, levando-se em consideração o espírito?
André Luiz Peixinho - Considero que é importante integrar, primeiro, as áreas do conhecimento, ou seja, a filosofia, a ciência, a religião e a arte. Se fizermos isso, veremos que em todos os campos existe um modelo terapêutico que leva em consideração o espírito. Precisamos aproveitar todas as experiências humanas e, na verdade, alinhá-las conforme o estágio evolutivo em que elas se encontram. A partir daí, então, devemos escolher os modelos que são mais adequados para cada situação, para cada pessoa, e para cada momento cultural e histórico. Então, todos os modelos hoje existentes, mesmo os fragmentários, podem servir, desde que contenham uma idéia diretora e organizadora das suas propostas.

Por que muitos profissionais ainda resistem a essa integração?
Peixinho - Em primeiro lugar, porque cada um, ao trabalhar num determinado modelo, acostuma-se a ver a sua realidade como se fosse um todo. Então, define o mundo a partir de sua própria experiência, generalizando indevidamente. Este parece ser o motivo principal da resistência encontrada. Além disso, a comunicação entre os modelos ainda é difícil porque eles quase são incomensuráveis, isto é, lidam com realidades diferentes.

Dentro de uma perspectiva evolucionista, é possível prever qual será o modelo terapêutico mais utilizado no futuro?
Peixinho - Eu não diria qual o modelo terapêutico, mas qual a idéia diretora que organizará os diferentes modelos terapêuticos. Uma das características é que ela leve em consideração que o ser humano é, ao mesmo tempo, um ser coletivo, porque é humano, e, ao mesmo tempo, individual, singular e único, porque está em fase evolutiva diferente. Uma segunda característica é considerar relevante a multidimensionalidade do ser humano. Há aspectos da saúde que são biológicos, sociais, psicológicos, afetivos, de um modo geral; há aspectos que são espirituais, mediúnicos, interexistenciais, palingenésicos. O modelo que conseguir integrar o maior número de dimensões e suas práticas terá mais chance de sucesso.

O senhor acredita que os livros do professor de Física Quântica, Amit Goswami, têm trazido contribuição importante para essa integração? Que acrescentaria à contribuição dele?
Peixinho - Ele faz uma abordagem a partir da Física Quântica que desafia os profissionais da área de Saúde a praticarem a sonhada integração dos modelos. Isso é de extrema relevância, partindo de alguém que é de fora do campo, e constitui uma visão auxiliar muito importante. Ele consegue lidar, por exemplo, com a Medicina Ayurvédica, com a Homeopatia, a Acupuntura e com a Medicina Alopática. Não é a totalidade das possibilidades terapêuticas, mas é um significativo avanço tentar identificar uma estrutura comum para atuar com esses modelos. Além disso, falta uma perspectiva evolucionista na integração dos modelos supramencionados.

O senhor tem feito palestras procurando difundir e aplicar o novo paradigma que visa à saúde do ser humano integral. Acredita que tem havido avanços na aceitação desse modelo?
Peixinho - É claro, acredito que tem havido muitas modificações culturais. Hoje, o tema espiritualidade já é estudado numa rede universitária; já temos algumas brechas na própria legislação, nos currículos de Medicina, de modo que o que falta agora é uma implementação, uma organização prática, para demonstrar a sua própria validade. Esse é o atual estágio em que estamos tentando nos organizar, lá na Bahia, com a instituição que fundamos, denominada Sociedade Hólon (SH).

Que é a Sociedade Hólon?
Peixinho - A Sociedade Hólon é uma entidade sem fins lucrativos que desenvolve práticas profissionais com base na visão de mundo centrada no espírito. Por isso, atua em saúde e educação, por meio de seus centros de trabalho, todos eles voltados para a formação de estudantes de graduação e pós-graduação em parceria com universidades. Hoje, concentramos nossos esforços no Complexo Comunitário Vida Plena, que serve a uma comunidade de duas mil pessoas, no Centro de Estudos Universitários, que realiza diversos cursos de transdisciplinaridade aplicada, e o Centro de Aperfeiçoamento da Pessoa, com atividades de autoconhecimento e percepção espiritual. Recentemente, publiquei o livro A Face Eterna do Ser, uma coletânea de artigos populares que enfoca o pensamento espírita e suas contribuições para o conhecimento transdisciplinar, baseado no espírito, que fundamenta as atividades da SH.

Você vem falando sobre a necessidade de o médico levar em conta o diagnóstico psíquico do paciente e não apenas as sintomatologias físicas. Isso tem sido usudo por muitos médicos?
Peixinho - Não, evidentemente, pois a maioria dos médicos trabalha em sua especialidade. Quando esses profissionais trabalham com exames psíquicos, são psiquiatras, e com os exames médicos biológicos, são clínicos, de um modo geral. O que estamos tentando fazer é reconstruir o exame médico para que os estudantes da atualidade tenham acesso a uma abordagem integrada, como hoje já recomenda o Ministério da Saúde, ou seja, um exame biopsicossocioambiental, pelo menos.

O registro do diagnóstico psíquico pode fazer parte do prontuário do paciente, ao lado das anotações dos sintomas físicos?
Peixinho - Em algum momento, esse registro vai se tornar comum. Tanto as observações e informes mediúnicos de sensitivos como também as experiências de variações da consciência do próprio paciente serão de muita utilidade. Isso vai demandar um certo tempo, mas entendo que os espíritas poderão ser um grupo de pacientes que facilite isto, até porque reconhecem tais informações como válidas. Quando forem pacientes, poderão permitir que se integre a base mediúnica no sistema diagnóstico, no sistema informacional, o que, sem dúvida, me faz antever um avanço significativo na qualidade da atenção à saúde.

Você acha que a mediunidade curadora deve ser incentivada, nas nossas casas espíritas, pela formação de grupos que visitem enfermos para orar e aplicar passes?
Peixinho - Já existe uma base científica, inclusive fora do meio espírita, para justificar esse tipo de prática. A teia de relações humanas melhora a qualidade de vida das pessoas. As terapêuticas espirituais e a elevação espiritual dos pacientes seguramente são causa de bem-estar, de aceitação do sofrimento, afora os resultados de melhora psicofísica, já relatados na literatura especializada. Então, nesse aspecto, penso que isso já está justificado. Entretanto, há um campo que ainda não foi muito bem explorado, que é o da pesquisa interexistencial com produção diagnóstica, exames complementares, dentre outras. Seria interessante que nós, espíritas, tivéssemos, por exemplo, de alguma sorte, interlocutores-consultores que orientassem a terapêutica para uma visão evolutiva, para uma visão reencarnacionista, até porque algumas doenças orgânicas já são uma terapêutica para disfunções espirituais ou perispirituais. Essas informações melhorariam significativamente nosso cuidado com as pessoas.

Tanto o senhor como muitos conferencistas internacionais falam em educação para a morte. Acredita que seria bom os médicos terem essa visão?
Peixinho - Penso que a educação para a morte não deve ocorrer apenas quando o evento esteja em vias de acontecer, porque, nessa circunstância, há pouco tempo para aprendizagem. Parece-me que o tema deve fazer parte dos currículos educacionais, de um modo geral. A morte é um evento esperado, variando para mais ou menos tempo. E, é claro, que ela desperta muita ansiedade, muita angústia existencial, num mundo que é eminentemente corporal e egóico. Assim, a educação para a morte deve ser voltada para o bem viver, processo do qual a morte é uma conclusão. Claro que atender os pacientes que chamamos de doentes terminais já é significativo, porém deveria ocorrer bem mais precocemente.

Quais as contribuições mais importantes da Sociedade Hólon na produção de um modelo integral de atenção à saúde?
Peixinho - No estágio atual de sua organização, a Sociedade Hólon trabalha em algumas ações específicas preliminares. Entre elas, destacamos: um modelo de anamnese biopsicossocioespiritual, com uma equipe interdisciplinar, num centro de saúde da família; um grupo de pesquisa anímica e mediúnica para identificar sensitivos com capacidade diagnóstica e terapêutica; e um núcleo de estudos sobre saúde e transdisciplinaridade, para analisar os modelos de promoção, prevenção, terapia e reabilitação, e definição de um modelo integrativo.

* O e-mail de André Luiz Peixinho é andrepeixinho@bol.com.br

ASSINE FOLHA ESPIRITA

www.folhaespirita.com.br

Leia o Boletim Eletrônico da AEVV


http://www.mediafire.com/?6nwdgib7b3p7fg5

Lançamento do importante documentário Anuário Espírita 2011

Use de Ilha Solteira faz reunião de planejamento Ilha Solteira, SP

Caros Irmãos e Irmãs,

Realizou-se neste sábado, 05 de fevereiro, a reunião de Planejamento das Atividades da USE Regional de Ilha Solteira, para este ano de 2011.

Abaixo uma síntese da reunião:

Local: Comunidade Espírita Eusébio de Oliveira Brandão (C. E. Fé e Caridade) em Andradina. Início: 9:30. Final: 12:30

Entidades representadas: Use Intermunicipal de Andradina, USE Intermunicipal de Ilha Solteira, União Regional Espírita de Três Lagoas, C. E. Fé e Caridade, F. E. Irmã Veneranda (Andradina), C. E. Chico Xavier (Castilho), C. E. Nosso Lar (Guaraçaí), G.F.E. José Xavier (TL), G.A.E. A Candeia (TL), F. E. Joana de Angelis (T.L), C. E. Cairbar Schutel (Ilha).

ESCALA DE PALESTRAS DA USE

Março a Junho/2011: Tema – Aprendendo a Viver

Agosto a Novembro/2011: Tema: As Bem Aventuranças

Março a Junho/2012: Tema – A Terapêutica Espírita e Sua Aplicação Prática

Agosto a Novembro/2012: Tema: A Fé

Outros temas sugeridos: Evangelho no Lar e no Coração, Auto-conhecimento e Conduta Espírita, Mediunidade, O Espírito Verdade e o Consolador.

Observação: A ordem dos temas foi decida em votação dos presentes à reunião.

XXIII CONRESPU

Local: Pereira Barreto Data: 12 de junho – Domingo: 8:30-12:30

Expositora já confirmada: DITINHA CALIXTO

Observação: A USE Intermunicipal de Pereira Barreto ainda precisa manifestar interesse em sediar a CONRESPU.

V ENCONTRO REGIONAL DE MOCIDADES ESPÍRITAS

Local: Ilha Solteira - Data: 21 de agosto – Domingo: 8:30-16:30

ENCONTRO DOS TRABALHADORES ESPÍRITAS

Local: Guaraçaí - Data: 30 de Outubro – Domingo: 8:30-12:30

V ENCONTRO ESPÍRITA DE ARTE - ESPIRARTE

Local: C.A.E. A Candeia (TL) - Data: 27 de novembro – Domingo: 8:30-16:30

Nomes de expositores sugeridos para participação na CONRESPU e ENCONTRO DOS TRABALHADORES ESPÍRITAS:

Leondenis de Oliveira Borges, Sebastião Miguel de Lima, Emanuel Cristiano, Jamiro dos Santos Filho, Américo Sucena, Haroldo Dias Dutra, Ismael Gobo, José Maria Medeiros, Jacob Melo, Simão Pedro, Rossano Sobrinho, Jacira ...

PALESTRAS

10 de Junho – Sexta – 20 h - Palestrante da CONRESPU - Sud Mennucci

11 de Junho – Sábado – 20 h - Palestrante da CONRESPU - Murutinga do Sul

ROOSEVELT A. TIAGO

20 de Outubro – Quinta – 19 h - G.F.E. José Xavier

21 de Outubro – Sexta – Santa Fé ou Jales

22 de Outubro – Sábado – 20 h - C. E. Fé e Caridade (And)

23 de Outubro – Domingo – 19:30 - C. E. Cairbar Schutel (Ilha)

DITINHA CALIXTO

27 de Outubro – Quinta – 19 h - G.F.E. José Xavier

28 de Outubro – Sexta – Santa Fé

29 de Outubro – Sábado – 20 h - C. E. Chico Xavier (Castilho)

30 de Outubro – Domingo – 19:30 - C. E. Cairbar Schutel (Ilha)

SEMINÁRIOS (ainda sem data marcada)

1. ORIENTAÇÃO AO CENTRO ESPÍRITA (de acordo com opúsculo da Federação Espírita Brasileira)

Expositora: Ana Maria

Centros interessados: Fé e Caridade, Cairbar Schutel, Irmã Veneranda, Candeia.

2. ATENDIMENTO FRATERNO NA CASA ESPÍRITA

Expositores: Edith Matar e Sandra – Carlos Alberto Zuque

Centros interessados: Fé e Caridade, Cairbar Schutel, Nosso Lar.

3. DISCIPLINA E O TRABALHADOR ESPÍRITA

Expositores: José Roberto Lopes e José Alves de Sousa – Sebastião Camargo

Centros interessados: Chico Xavier, Cairbar Schutel, Candeia.

4. TERAPÊUTICA ESPÍRITA

Expositor: Sebastião Camargo

Centros interessados: Fé e Caridade, Cairbar Schutel, Candeia.

5. O PASSE

Expositor: Aparecido Augusto de Carvalho

Centro interessado: Fé e Caridade

Observação: Os Centros Espíritas que tiverem interesse em receber estes seminários devem informar até o dia 20 de fevereiro através de email para: carvalho.aparecido@gmail.com

Solicitei na Reunião que as USEs Intermunicipais, por obséquio, me informem até no máximo o dia 15 de fevereiro, quais expositores e centros espíritas de sua região realmente querem participar da Escala de Palestras da USE. Favor também me informar sobre eventuais mudanças de endereço dos centros e telefones dos expositores.

Peço também favor que os amigos presentes à Reunião me avisem se constaram alguma informação errônea ou se alguma foi omitida neste relato.

Forte abraço. Muita paz!!!

Cido

(Informação em email de Aparecido Augusto de Carvalho)

Visite o site Vinha de Luz

VEJA NOTICIAS AQUI:

http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=632

(Colaboração Nuno Emanuel)

Entremédiuns 2011 Belo Horizonte, MG

(Informação em email de Elaine Pinheiro elaine.consultoriatravel@uol.com.br)

Psicografia e palestras musicadas com Aparecida Talhari Região da Araraquarense e Três Lagoas, MS

Aparecida Talhari estará realizando sua sessão pública de psicografia de nº 51 na Associação União Espírita João Batista à rua Duque de Caxias nº 54-50 em Palmeira d´Oeste, SP no dia 12 de fevereiro às vinte horas. Os interessados poderão inscrever-se pelo telefone 17-3651.1776.

Aparecida Talhari estará se apresentando com suas palestras musicadas com músicas de sua autoria, inseridas nas palestras de acordo com o tema:

Dia 13/02/11 Centro Espírita Amor e Fé, em São José do Rio Preto.

Dia 02/março no Centro Esp. Allan Kardec em General Salgado

Dia 08/03/11 às 14 horas no Centro Espírita Francisco de Assis em Mirassol

Dia 08/03/11 às 20 horas, no Centro Esp. Joana de Angelis em São José do Rio Preto

Dia 09/03/11 no Centro Espírita Chico Xavier, às 9 horas (manhã), no dia 10/03/11 no C.Esp. Vicente de Paulo em Mirassol

No dia 28/3/11 no C. Esp. Candeia na cidade de Três Lagoas.

(Informaçõs em email recebido de Editora Espirita editoraespiritajb@melfinet.com.br)


Cidinha Talhari. Foto Ismael Gobbo

Mesa Redonda sobre Mediunidade Cotia, SP

(Informação em email de jaci almeida almeida.jaci@gmail.com)

Seminário com Jamiro dos Santos Filho Cubatão, SP

O Grupo de Estudos Espíritas “A Caminho

da Luz” em Cubatão, convida a todos para

o Seminário com Jamiro dos Santos Filho



“Os últimos seis dias de Jesus” e “Jesus depois do calvário”

Dia: 12/fevereiro/2011 – sábado

Horário: das 14h às 17h (intervalo para lanche)

Local: Rua Dr. Fernando Costa nº 1.023/Vila Couto-Cubatão

Entrada Franca

(Informação em emails de Rose Moliterno, Regina Bachega e Otávio Cunha)

Vote Hospital Espírita concorre ao prêmio Convivendo Astrazênica

SÓ PROFISSIONAIS DA ÁREA DE SAUDE

Copiado do site

Queridos amigos,

o Hospital Espírita André Luiz de Belo Horizonte está concorrendo a um prêmio pelo seu projeto de Hospital dia, em um concurso da ASTRAZêNICA, onde ele ficou entre os cinco finalistas. São 15000 reais, muito importantes para a instituição. Estou encaminhando a página e solicitando a sua divulgação entre os profissionais da saúde.

O projeto do HEAL se chama: NÚCLEO DE PERMANÊNCIA DIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL AMOR E FRATERNIDADE.

A página é:

www.astrazeneca.com.br/azws006/premioconvivendo/cadastro_votacao.asp

Obrigado pela cooperação,

Roberto Lúcio

(Informação repassada em email por Cláudia Santos)

Palestras com Agnaldo Paviani São Paulo e São Bernardo do Campo

(Informação em email de Regina Bachega)

Atividades de estudo no G.E. da Fraternidade Araçatuba, SP

O GRUPO ESPÍRITA DA FRATERNIDADE

informa o início das atividades de estudo para o ano de 2011.

Curso

data

horário

COEM (estudos da mediunidade)

10 Fevereiro (Quinta-feira)

20:00 h.

Estudo de O Evangelho Segundo o Espiritismo

16 Fevereiro (Quarta-feira)

19:15 h.

Curso Básico de Espiritismo

16 Fevereiro (Quarta-feira)

20:00 h.

Estudo das obras de André Luiz

(Sexo e Destino)

02 Março

(Quarta-feira)

20:00 h.

GRUPO ESPÍRITA DA FRATERNIDADE

Rua: Rintaro Takahashi, 81 - Bairro Higienópolis – Araçatuba / SP

Informações c/ Robson – fone: 3622-7861

(Informação em email de Robson F. Cunha)