BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 6 de fevereiro de 2011

A importância da religiosidade no combate à depressão e ao suicídio

Entrevista: Alexander Moreira de Almeida:

Por Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

Publicada na Folha Espírita, maio 2008, Edição 405

O psiquiatra Alexander Moreira de Almeida, 33, professor adjunto de Psiquiatria e Semiologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora e diretor do Núcleo de Pesquisas em Espiritualidade e Saúde da mesma instituição, tratou, no Medinesp 2007, o congresso da Associação Médico-Espírita do Brasil (AME-Brasil), de um tema extremamente relevante: a importância da religiosidade no combate à depressão, suicídio e bem-estar das pessoas. Sobre os temas abordados no painel, ambos conversou com a Folha Espírita:

Folha Espírita : Qual a relação existente entre religiosidade ou espiritualidade e depressão?
Alexander Moreira de Almeida : Muitos são os estudos em vários países que buscam investigar a relação existente entre nível de envolvimento religioso e sintomas depressivos na população. E a maior parte deles tem revelado que as pessoas com maior grau de envolvimento religioso, ou seja, indivíduos que acham importante a religião em suas vidas e/ou que freqüentam serviços religiosos tendem a apresentar menores níveis de depressão. Isso não quer dizer que o religioso não possa vir a ter depressão, porém, o risco tende a ser menor.

FE : Há algum dado estatístico que mostre a relação entre a religiosidade e a tendência ao suicídio no Brasil ou no mundo?
Almeida : Tanto no Brasil como no exterior foram desenvolvidos trabalhos que mostram essa relação. Como exemplo, um deles, realizado nos Estados Unidos e publicado há cinco anos, constatou que indivíduos que não freqüentavam serviços religiosos apresentavam um risco de suicídio quatro vezes maior em comparação com aqueles que freqüentavam com assiduidade o ambiente religioso.

FE : Como você define bem-estar em sua pesquisa?
Almeida : Há várias definições de bem-estar. De um modo geral o bem-estar é aferido perguntando-se ao próprio indivíduo, o quanto ele avalia o seu bem-estar e como se sente bem. Também deve ser avaliado o seu grau de otimismo, de esperança e outros indicadores que possam fazer emergir respostas à questão.

FE : As pessoas religiosas usufruem de maior bem-estar? São mais felizes, mais conformadas diante das provações que enfrentam?
Almeida : Os estudos a que nos referimos demonstram que, de um modo geral, o indivíduo mais religioso tende a ter maiores índices de bem-estar em comparação com indivíduos não religiosos.

FE : Por quê?
Almeida : Essa é uma grande questão ainda não respondida. Porém, alguns fatores ligados ao bem-estar e a felicidade também estão ligados à religiosidade. Por exemplo, alguns dos fatores ligados ao bem-estar são o sentimento do indivíduo de haver um sentido para a vida, perceber um maior sentido para ela, um objetivo na vida, nas coisas que faz, isto está ligado ao bem-estar e a religião pode promover isso. Também o maior apoio social, o relacionamento social, amigos, pessoas mais próximas, isso também esta ligado com felicidade, bem-estar e religiosidade. Em relação ao enfrentamento das dificuldades e desafios da vida, a religião muitas vezes contribui muito ao dar um significado para a vida e para as dificuldades pelas quais passamos.

FE : Você tem algum dado que mostre em qual reduto religioso ocorre menor índice de depressivos e suicidas?
Almeida : Não, os estudos de um modo geral não encontram muitas diferenças entre as diferentes religiões. O principal fator observado diz respeito ao nível de envolvimento religioso da pessoa e como se dá esse envolvimento.

FE : O fato de o Brasil ser um país formado por população muito ligada à religião, faz dele um país no qual as pessoas sintam maior bem-estar?
Almeida : É uma premissa que pode ser testada, porém, desconheço qualquer estudo que compare bem-estar e religiosidade no Brasil em relação a outros paises. É um tema interessante para ser estudado.

FE : Qual o tipo de tratamento espiritual que pode auxiliar no tratamento da depressão e de tendências suicidas?
Almeida : Esse é outro tema interessante que também merece ser estudado. Desconheço qualquer estudo a respeito. Mas o que de modo geral se percebe nos estudos é que a religiosidade pode ajudar o indivíduo a enxergar um sentido para a vida, os meios para compreendê-la ensejando-lhe a coragem necessária para encarar as dificuldades quotidianas com muita força e otimismo, objetivando superá-las. Além desse importante fomento à conscientização, levado a efeito por várias religiões, há aquelas que a ele associam os grupos de oração, a aplicação de passes magnéticos ou realizam reuniões específicas de tratamento espiritual.

FE : A sua palestra foi sobre uma pesquisa que fez sobre o assunto?
Almeida : Essa palestra é baseada numa revisão baseada em várias pesquisas publicadas sobre o assunto e numa revisão que foi publicada na Revista Brasileira de Psiquiatria. Essa e várias outras pesquisas podem ser acessadas gratuitamente na íntegra no site www.hoje.org.br/site/artigos

FE : E sobre seu estágio no exterior?
Almeida : Sem dúvida, o pós-doutorado na Duke University nos Estados Unidos foi muito importante para conhecer melhor os pesquisadores que têm trabalhado o assunto no exterior, ter acesso aos métodos de trabalho adotados e nos capacitar mais a colaborar no desenvolvimento das pesquisas de saúde no Brasil. Uma das conseqüências foi a publicação de uma edição especial em espiritualidade e saúde da Revista de Psiquiatria Clínica, editada pela USP, que pode ser acessada gratuitamente no seguinte link: http://www.hcnet.usp.br/ipq/revista/vol34/s1/index.html

FE : Em sua palestra, você apresentou uma informação de que os espíritas estariam situados entre os maiores usuários de bebidas e tabaco, talvez mais que os adeptos de outras religiões. Seria isso um sinal de inferioridade dos espíritas?
Almeida : Alguns estudos realizados no Brasil apontam no sentido de que o uso de álcool e outras drogas entre os espíritas seja maior que entre os católicos e protestantes. O assunto merece ser mais bem estudado tanto pela comunidade científica como pela própria comunidade espírita. Creio que uma das hipóteses levantadas para o caso, e que acho razoável, se prende ao fato de que quanto mais proibitiva uma religião, como em alguns grupos evangélicos, por exemplo, menor é o uso. Já no Espiritismo há a ênfase para o livre-arbítrio que, em muitos casos, de forma equivocada, alguns o utilizam como um salvo conduto e entendendo que possam fazer aquilo que queiram já que são livres e donos de seus destinos. Esquecem-se de que ao lado do livre-arbítrio está sempre a responsabilidade, a necessidade de arcar com as conseqüências das escolhas feitas. Não devemos nos esquecer do binômio liberdade e responsabilidade.

A religiosidade pode ajudar o indivíduo a enxergar um sentido para a vida, os meios para compreendê-la, ensejando-lhe a coragem necessária para encarar as dificuldades quotidianas com muita força e otimismo, objetivando superá-las.

ASSINE FOLHA ESPIRITA

www.folhaespirita.com.br

Leia o Boletim Informativo do C.E. Vasco Rigonatti São Paulo

SOLICITE O BOLETIM POR EMAIL:

cevrigonatti@bol.com.br

Entrevista com Severino Celestino no site A Voz do Espiritismo

Acesse:

www.avozdoespiritismo.com.br

Organizado por Nelson Custódio da Silva

Na foto Severino Celestino e Nelson Custódio

8ª. Tarde Musical do Sorvete no C.E. Nova Luz Jundiaí, SP

(Informe em email de U.S.E. JUNDIAÍ - SECRETARIA usejundiaisecretaria@terra.com.br)

Palestra com Agnaldo Paviani na A.E.K. Raio de Luz São Paulo

(Informação recebida em emails de Andrea Merly andreamerly@gmail.com e Regina Bachega)

Cursos sobre Espiritismo no F.E. O bom samaritano Águas Claras, DF

(Informação em email de Alexandre Magno alexandre@febos.org)

Palestra com Plínio Penteado e harmonização por Andrea Bien no F.E. A Caminho da Luz. São Paulo

(Informação em email de Ademir Mendes)

Allan Kardec e Bezerra de Menezes ganham praça em Guarulhos, SP

DECRETO Nº 28486

Dispõe sobre denominação oficial para as praças públicas

localizadas no Loteamento Jardim Maia - Bairro Maia.

SEBASTIÃO ALMEIDA, PREFEITO DA CIDADE

DE GUARULHOS, no uso de suas atribuições legais

lhe conferem os incisos XIV e XXIV, do artigo 63 da Lei

Orgânica do Município de Guarulhos e considerando o

que consta no processo administrativo nº 14.410/2010;

DECRETA:

Art. 1º As atuais praças sem nomenclatura oficial,

localizadas no Loteamento Jardim Maia, Bairro Maia,

passam a denominar-se oficialmente:

I - Praça situada na esquina da Avenida Paulo Faccini

com a Rua Delezino de Almeida Franco, de Inscrição

Cadastral nº 084.01.39.0112.00.000, PRAÇA ALLAN

KARDEC; e

II - Praça situada na esquina da Avenida Paulo Faccini

com a Rua Delezino de Almeida Franco, de Inscrição

Cadastral nº 084.01.47.0082.00.000, PRAÇA DOUTOR

ADOLFO BEZERRA DE MENEZES.

Art. 2º As despesas decorrentes com a execução

do presente Decreto correrão por conta de verbas

próprias consignadas em orçamento, suplementadas

se necessário.

Art. 3º Este Decreto entrará em vigor na data de sua

publicação, revogadas as disposições em contrário.

Em, 03 de Fevereiro de 2011.

(Informação em email de Luiz Gouveia lggouveia@yahoo.com)

3º. Concurso de Contos e Poesias com Temática Espírita Jacareí, SP

(Informação em emails de Carlos Monteoliva e Mara Freitas)

Audioteca Sal e Luz Rio de Janeiro

São áudios de 2.700 livros que podem

ser enviados a deficientes visuais.

Divulgue, por favor!
Eles não precisam de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!!!

Procure o site
http://www.audioteca.org.br/catalogo.htm
e veja os nomes dos livros falados disponíveis.

Caros amigos,
Venho por meio deste e-mail divulgar o trabalho maravilhoso que é realizado na Audioteca Sal e Luz e corre o risco de acabar.
A Audioteca Sal e Luz é uma instituição filantrópica, sem fins lucrativos, que produz e empresta livros falados (audiolivros).

Mas o que seria isto?
São livros que alcançam cegos e deficientes visuais, (inclusive os com dificuldade de visão pela idade avançada) de forma totalmente gratuita.

Seu acervo conta com mais de 2.700 títulos que vão desde literatura em geral, passando por textos religiosos até textos e provas corrigidas voltadas para concursos públicos em geral. São emprestados
sob a forma de fita K7, CD ou MP3.

E agora, você está se perguntando: O que eu tenho a ver com isso?
É simples. Nos ajude divulgando. Se você conhece algum cego ou deficiente visual, fale do nosso trabalho. DIVULGUE!

Para ter acesso ao nosso acervo, basta se associar na nossa sede, que fica situada à Rua Primeiro de Março, 125- Centro. RJ.
Não precisa ser morador do Rio de Janeiro.

A outra opção, foi uma alternativa que se criou face a dificuldade de locomoção dos deficientes na nossa cidade. Eles podem solicitar o livro pelo telefone, escolhendo o título pelo site, e enviaremos gratuitamente pelos Correios.

A nossa maior preocupação reside no fato que, apesar do governo estar ajudando imensamente, é preciso apresentar resultados. Precisamos atingir um número significativo de associados, que realmente contemplem
o trabalho, se não ele irá se extinguir e os deficientes não poderão desfrutar da magia da leitura. Só quem tem o prazer na leitura, sabe dizer que é impossível imaginar o mundo sem os livros...

Ajudem-nos, Divulguem!
Atenciosamente,

Christiane Blume - Audioteca Sal e Luz
Rua Primeiro de Março, 125- 7. Andar
Centro- RJ. CEP 20010-000
Fone: (21) 2233-8007 (21) 2233-8007

Horário de atendimento: 08 às 16 horas
http://audioteca.org.br/noticias.htm

INSISTINDO: eles não precisam de dinheiro, mas de DIVULGAÇÃO!!!
Muito obrigada.

(Informação recebida em email de Regina Bachega)

Palestra musicada com Vansan Piracaia, SP

A.B.E.E.Dr. Adolfo Bezerra de Menezes, vem respeitosamente convidar para um apresentação Cultural com o músico

VANSAN

Data: 25 de fevereiro de 2011

Horário: às 20:00 horas

Local: salão principal, sito a Rua João de Moraes Goes, 95 – Centro – Piracaia

VANSAN É NATURAL DE MOGI DAS CRUZES SP, ONDE RESIDE, É MÚSICO PROFISSIONAL, VIOLONISTA, CANTOR E COMPOSITOR COM 20 CDS GRAVADOS E UM DVD. CANTA EM VÁRIOS IDIOMAS , EM DIFERENTES RITMOS E ESTILOS MUSICAIS.

APRESENTA-SE COMO MÚSICO NOS GRANDES CLUBES DE SÃO PAULO E OUTRAS CAPITAIS, FEIRAS, EXPOSIÇÕES, ETC.


É FORMADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL E ARTES
PÓS GRADUADO PELA UNIVERSIDADE MOGI DAS CRUZES.

REALIZA MAIS DE 300 PALESTRAS POR ANO COM SUAS MÚSICAS PELO BRASIL E NO EXTERIOR, ALEM DE SHOWS E EVENTOS

ENTRADA GRATUITA

(Informação em email de Regina Bachega)

Tarde de Fados Solidária Lisboa, Portugal

(Informações em email de Nuno Emanuel)


Ficheiro:LiberdadeLisbon-CCBYSA.jpg

Av. da Liberdade, trecho na freguesia de São José. Lisboa, Portugal

Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:LiberdadeLisbon-CCBYSA.jpg

Ciclo de palestras com Geraldo Lemos Neto São José do Rio Preto, Votuporanga e Paranapuã

(Informação recebida em email de Regina Bachega e Leopoldo Zanardi)

Livraria Espírita Allan Kardec em praça pública de Votuporanga, SP. Foto Ismael Gobbo

Curso Saúde e Espiritualidade Santos, SP


CURSO DE APERFEIÇOAMENTO

BASES DA INTEGRAÇÃO

CÉREBRO-MENTE CORPO-ESPÍRITO

MÓDULO 1

Fundamentos Teóricos do Espiritismo

05/03 Feriado - Carnaval

12/03 Aula inaugural

19/03 Aula 1: A vida de Allan Kardec – Caetano

Aula 2: A contribuição de Herculano Pires - Alípio

26/03 Filosofia Espírita - José Nilson (aula dupla)

02/04 Seminário: Saúde Mental e Espiritualidade

09/04 A ciência espírita e a medicina – Ricardo (aula dupla)

16/04 Bases conceituais da ciência espírita – Márcia (aula dupla)

23/04 Feriado – Semana Santa

30/04 Aula 1: As 3 revelações: Moisés, Cristo e o Espiritismo - Célia

Aula 2: Revisão histórica da ciência espírita – Fernando

§ LOCAL: Universidade Santa Cecília – Rua Osvaldo Cruz, 266 – Bloco D – 4º andar (anfiteatro).

§ HORÁRIO: Das 14h30 às 17h

§ Inscrições: Setor de Pós Graduação - Rua Cesário Mota, 24 - Boqueirão - Santos - SP. Tel.: (13) 3202-7104 end_of_the_skype_highlighting (Central de Atendimento)
E-mail:
extensao@unisanta.br
Horário de Expediente: de 2.ª a 6.ª feira das 8h às 13h e das 17h às 22h/ aos sábados das 8h às 12h.

§ OUTRAS INFORMAÇÕES: www.amesantos.blogspot.com


ENTRADA FRANCA

© Sua presença é motivo de alegria e estímulo aos nossos compromissos!

(Informações em email de Giovana Campos)

27º. Congresso Espírita do Estado de Goiás Goiânia, GO

27º CONGRESSO ESPÍRITA DO ESTADO DE GOIÁS:

MEDIUNIDADE – LIGAÇÃO ENTRE O CÉU E A TERRA

(para Adultos, jovens e crianças, confira a programação no site)

Cadastre-se e faça sua inscrição on line pelo site: www.feego.org.br

Mais informações pelo fone: (62) 3281-0875 ou pelo email comunica@feego.org.br

(Noticia recebida no boletim da FEDF via email)

Ficheiro:Goiânia2006.jpg

Goiânia a noite. Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Goi%C3%A2nia2006.jpg

Palestra musicada no C.E. Nova Luz Jundiaí, SP

(Informação em email de U.S.E. JUNDIAÍ – SECRETARIA usejundiaisecretaria@terra.com.br)

Registro. Seminários e palestras com Dr. Severino Celestino Araçatuba, SP

O conhecido orador paraibano desenvolveu extenso trabalho de divulgação espírita neste final de semana, sempre com grande público. Esteve em Birigui (notas acima) e em Araçatuba. Na manhã de sábado (5/2) Dr Severino participou de uma sessão de autógrafos na Livraria Rolando Perri Cefaly, em Araçatuba, onde pode dialogar tranqüila e gostosamente com dezenas de visitantes. No período da tarde dirigiu um brilhante seminário nas dependências da Casa do Caminho cujo tema “Analisando as traduções bíblicas” foi muito elogiado pelos presentes. A noite proferiu palestra no Centro Espirita Luz e Fraternidade onde abordou “Jesus, Luz do Mundo”. No domingo pela manhã no C.E. Bezerra de Menezes falou sobre “O Evangelho e o Cristianismo Primitivo” e no período da tarde no mesmo local dirigiu o seminário “Reencarnação na Bíblia”. Grande conhecedor dos textos bíblicos e de línguas antigas Severino é excelente nas palestras, seminários e nos bate papos. Além do mais, por conhecer in loco os territórios bíblicos, Severino oferece excelentes informações históricas e turísticas dos locais que vai mencionando em suas falas. (Ismael Gobbo)

(Fotos: Cleide Bucalon, Ismael Gobbo, Cidinha Michelin, Nelson Custódio da Silva e José Aparecido dos Santos)








LEGENDA: Autógrafos na livraria, idem; no C.E. Casa do Caminho, idem; no Centro Espírita Luz e Fraternidade, idem; C.E. Bezerra de Menezes, idem.

Registro. Palestra com Dr. Severino Celestino Birigui, SP

(Texto Cleide Bucalin; fotos José Aparecido dos Santos

Na noite da última sexta-feira dia 04/02/2.011, o Professor Severino Celestino iniciou sua jornada doutrinária em nossa região, no C. E. Raymundo Mariano Dias, o tema escolhido foi “Nicodemos e Jesus um belo encontro.”

Iniciou a palestra dizendo sobre os encontros. Sempre encontramos as pessoas na hora certa no lugar certo, e que mesmo os desencontros são para nossa evolução.

Disse ainda que o encontro de Nicodemos e Jesus mudou a sua vida e que isto acontece com todos que encontram Jesus.

Informou que quando em sua caminhada aqui no planeta Terra Jesus pregou para os judeus, hebreus e não para os cristãos que surgiram depois.

Comentou sobre o encontro de José de Arimatéia e Nicodemos no Gólgota quando o primeiro após ter recebido autorização para resgatar o corpo de Jesus fica surpreso com a chegada de Nicodemos que traz o material necessário para que o corpo de Jesus fosse preparado para o sepultamento e antes que Arimatéia pergunte alguma coisa o próprio Nicodemos relata a ele o motivo de estar ali. Disse que apesar de ser de família muito rica e tradicional aprendeu que sempre deveria dar ouvidos aos profetas e que buscou Jesus por reconhecer nEle alguém especial, alguém que veio de Deus e que seu encontro com Jesus fizera entender as verdades que ele como doutor da lei não conhecia.

Professor Celestino então comenta quando Nicodemos interpela Jesus e o saúda como Rabi que significa Meu Mestre. Um doutor da lei com 70 anos de idade conversando com um jovem, pela tradição dos judeus não acrescentaria muito à sua cultura, mas ele reconhece naquele jovem alguém especial e nesta conversa Jesus dá uma aula a Nicodemos sobre a reencarnação, como bem podemos confirmar na leitura do evangelho, quando ao final o meigo Rabi diz a ele – Se tu que é doutor da lei, não consegue entender estas coisas da terra, como quereis entender as coisas do céu?. Nós só temos conhecimento deste encontro narrado por João, mas aconteceram outros encontros, onde após este contato Nicodemos deu aos pobres toda a sua riqueza e termina sua passagem terrena, sem deter nenhum bem, dando provas que entendeu a lição do Rabi. Professor Celestino, disse que Nicodemos é um homem que devemos imitar e concluiu afirmando que:- “Para amar não precisamos de cultura, precisamos simplesmente amar.”




Boer na apresentação



Dr. Celestino

Apresentação de Jessica e Ludmila


O excelente público

Peça teatral espírita precisa de ajuda “Voltou, mas esqueceu...”

O espetáculo teatral “Voltou, mas esqueceu...”, baseado no livro com o mesmo título, de Florence L. Barclay, da Editora O Clarim, é um dos mais belos dramas sobre o amor, de origem inglesa e usa a imortalidade e a reencarnação como idéia central.

Será abordado o assunto “perda de entes queridos” e a mensagem de que somos eternos, a morte não destrói e como nos dizem todas as religiões espiritualistas, o pranto é inútil, as despedidas são estéreis e estamos sempre a nos reencontrar.

Essa proposta cultural está aprovada pela Lei de Incentivo Fiscal (Lei Rouanet) e aguarda complementação da captação de recursos financeiros para execução da montagem, através de patrocinadores.

Sendo assim, os interessados em divulgar o espiritismo e patrocinar esse espetáculo, com isenção fiscal, favor entrar em contato com a Companhia Teatral Áquila Prisca para apresentação do projeto cultural “Voltou, mas esqueceu...”.

Data prevista para Estreia 30/04/2011.

Agradecemos a atenção e nos colocamos a disposição para qualquer esclarecimento necessário.

Produtora Cultural: Lurimar Vianna (11) 9173-7955

Email: luryvianna@gmail.com

Assessoria de Imprensa: Marcelo Cabral (11) 8711 8847

Email: marcelocbarros@hotmail.com

Focalizando o Trabalhador Espírita Rubens Toledo

Rubens Toledo

rubenstol@gmail.com

Entrevista para Ismael Gobbo ao Notícias do Movimento Espírita


O entrevistado Rubens Toledo é um trabalhador espírita residente na cidade de Jaguariúna, região de Campinas, SP. Conhece a Doutrina Espírita desde a infância pelas mãos do irmão Antônio Salvador e com este começou a freqüentar reuniões na Federação Espírita do Estado de São Paulo. Na cidade de Campinas, sempre esteve muito presente nos labores espíritas, tanto nos centros espíritas que freqüentou como no trabalho de unificação fomentado pela USE-União das Sociedades Espíritas do Estado de São Paulo, regional de Campinas, da qual é o atual presidente. Hoje, além dos trabalhos na casa espírita, Rubens está se dedicando exclusivamente ao programa A Vida Continua, transmitido pelo Canal 8 NET–Campinas; Canais 9 e 96 da NET-ABC e TV Cidade, NET-Taubaté.


Ismael Gobbo – Caro amigo Rubens Toledo. Poderia nos fazer sua apresentação?

Sou nascido em Mococa, SP, filho de Antônio Emídio de Toledo, motorista de caminhão e cantador em folia do Dia de Reis, e de Angelina Mazza, filha de imigrantes italianos. Vim ao mundo num Sete de Setembro (1955), ao som da fanfarra e marchas militares que marcam essa data cívica. A parteira brincou com a família, dizendo que o bebê nascia “independente”. Vivi a infância tranquila entre mangueiras, campos verdes e a represa do Limoeiro, uma hidrelétrica no Rio Pardo. Aos 11 anos, órfão de pai e mãe, acompanhei três irmãos mais velhos – Salvador, Jair e Sidnei (nós formamos um grupo musical – Os Naturais) -- para a Capital. Uma história parecida com a de muita gente que vai à cidade grande em busca de melhor sorte. E lá cada qual encontrou um destino, sem falar aqui dos outros nove irmãos espalhados pelo mundo.

Qual a sua formação acadêmica e profissional?

Sou jornalista, formado pela Escola de Comunicações e Artes (USP). Fiz alguns cursos de extensão universitária e pós-graduação em Marketing Estratégico. Iniciei curso de Filosofia e Ciências Humanas na Unicamp. Desisti do curso, cansado das aulas saturadas de teorias marxistas e nihilistas, às quais sempre contrapunha as idéias libertadoras do Espiritismo. A meu ver, a academia precisa renovar-se.

Como você conheceu o Espiritismo e desde quando o freqüenta?

Ainda criança participava de cultos do Evangelho no Lar à margem dos riachos e à sombra de grandes árvores, aprendendo as primeiras lições espíritas com meu irmão Salvador. Em São Paulo, acompanhando o mano querido, freqüentei as sessões matinais de domingo na FEESP (antiga sede da Rua Maria Paula) e também algumas aulas do professor Rino Curti, na Coligação Espírita Cristã. Meu primeiro emprego, de office-boy, foi no Centro de Valorização da Vida, o CVV, onde Salvador era plantonista. Não posso negar que cresci num meio bem espírita! A partir de 1977, jovem universitário, conheci a atual esposa, Claudete, e as três filhas que assumi como minhas. Hoje, elas me compensam, com sobras, com a alegria de seis lindoslindos netos! Sem violentar consciências, vi que as noções cristãs foram acolhidas nesses corações que a Bondade Divina me confiou. Agradeço a Deus a esposa Claudete, paciente e devotada, que compreende a importância do trabalho de difusão doutrinária e que impõe períodos de ausência do lar.

A que casa está vinculado presentemente e quais os trabalhos que nela desenvolve?

No Dias da Cruz, em Campinas, à qual dediquei grande parte de minha vida (de 1984 a 2003), cumpri todas as tarefas que se podem atribuir a um tarefeiro. Da evangelização às lides administrativas, encapei e organizei livros nas estantes, redigi atas e presidi, por três mandatos sucessivos, a instituição fundada pelo saudoso amigo e médico psiquiatra Wilson Ferreira de Mello. Como trabalhador da USE, passei a colaborar em várias casas sem pertencer a nenhuma propriamente. Ainda sonho, um dia, retomar a rotina de trabalhador num Centro Espírita, cumprindo as tarefas mais simples. Até mesmo, quem sabe, fundar um pequeno Centro.

Poderia nos fazer uma trajetória de sua participação no movimento durante estes anos?

Desde que me fixei em Campinas, no início dos anos 80, fiz amigos no Centro Espírita Allan Kardec, que foi a primeira casa que me abriu os braços e acolheu. Ali, tive o carinho de pessoas como Therezinha Oliveira e sua mãe, dona Anita, Clayton Levy e muitos outros. Quis a Providência Divina, e não foi por acaso, que fosse ajudar na Instituição Dias da Cruz, a que me referi. Ali reencontrei o dr. Wilson, a quem levava fichas dos atendidos nos plantões do CVV para avaliação clínica.

Foi também em Campinas que conheci o grande amigo Arnaldo Divo de Camargo, diretor da Editora Mensagem de Esperança (EME), de Capivari, SP, e presidente do grupo espírita de mesmo nome. Na EME, tenho sido colaborador na revisão e preparação de originais das obras destinadas a publicação. Como jornalista, colaboro também com pequenos textos para ilustração de capas e contracapas. É uma experiência que só me tem enriquecido e colocado em contato com autores e obras admiráveis. Também colabora na Revista EME, como jornalista responsável, e também como um dos seus articulistas.

Paralelamente à atividade no Centro, abracei a causa da unificação, à qual estou vinculado desde 1989, quando passei a colaborar nas diretorias da USE-Campinas. Ainda como tarefa em prol da unificação e difusão dos postulados espíritas, assumi a responsabilidade editorial de Alavanca, periódico de larga tradição no meio espírita e que deixou de circular em 2004. À época, o jornal era editado com muita competência por Therezinha de Oliveira e Clayton Levy, também jornalistas. A partir de 2000, passamos a produzir e apresentar o programa A Vida Continua, no canal comunitário (TV a cabo), no ar há dez anos. É nossa vontade também retomar o jornal Alavanca, em formato eletrônico, no site da USE-Campinas (www.useicampinas.com.br).

E no trabalho de difusão?

O Congresso Estadual de 2003, que a USE promoveu em Campinas, com apoio dos órgãos regionais, foi um divisor de águas na minha trajetória. A partir de então, passei a dedicar-me exclusivamente à obra da Unificação e à difusão doutrinária, centrando todos os esforços na produção e apresentação do programa A Vida Continua.

Alguma novidade em andamento nesse particular?

Ah! Sim. O programa estará disponível também na página www.avidacontinua.org.br, site que se encontra em construção. Quero armazenar todos os programas já produzidos (mais de uma centena!), como também as canções que compõem o CD “Paz na Terra”, lançado durante o Congresso Estadual de 2003. Aliás, gostaria muito de colocar esse serviço à disposição deste trabalho de divulgação que você, Ismael, vem fazendo pela Internet, que merece todo o nosso reconhecimento.

Como tem enxergado a expansão da Doutrina Espírita?

Vivemos um tempo extraordinário. A mensagem espírita está acessível “a todos que têm olhos de ver”. Na televisão, no cinema, nos livros traduzidos em várias línguas e, sobretudo, na Internet. Acredito que a web cumprirá um papel primordial de propagação do Espiritismo neste século 21. Nunca imaginei que ainda veria, nesta existência, o livro Nosso Lar transformado em filme, batendo recordes de bilheteria...

Estamos preparados para receber na casa espírita aqueles que a procuram, incentivados pela maciça difusão através de jornal, radio, TV e cinema?

Não totalmente. Mas em cada cidade, sempre haverá um bom centro espírita para compensar as falhas e despreparo de outros.

Acha que vai bem o nosso Movimento de Unificação?

Lamentavelmente, acho que não. Sou de uma geração romântica, em que as criaturas renunciavam aos caprichos e o lazer para estudar e viver a Doutrina Kardequiana. Felizmente, há exceções. Admiro o trabalho realizado nas USEs de Bauru, Sorocaba e Araçatuba, claro. Admiro o zelo de instituições como o Centro Espírita Amor e Caridade, de Bauru, que visitei recentemente, e a dedicação dos seus trabalhadores. Há outras casas respeitáveis que poderia citar, mas acho que perdemos muito daquele entusiasmo de outrora.

Quais os principais momentos e pessoas que mais lhe marcaram na caminhada de espírita?

Vivi uma emoção ímpar no Congresso Espírita Brasileiro de 1999 (realizado em Goiânia), quando, numa conferência de Divaldo Franco, vi pela primeira vez o médium transfigurar-se e transmitir-nos uma mensagem de Bezerra. Outra emoção inesquecível foi poder cantar minha canção em homenagem a Chico Xavier durante o Congresso de 2003. Foi como se o sentisse próximo ao coração. Orgulho-me também de boas reportagens, como a cobertura da despedida de Chico Xavier, em Uberaba, e a entrevista com Hernani Guimarães Andrade, na sede do IBPP, em Bauru, material que foi levada a vários países.

Algo mais que queira acrescentar?

Conto abaixo, na forma de crônica, uma experiência curiosa e edificante. Aliás, espero publicá-la também no site A Vida Continua, tão logo você autorize. E deixo um abraço caloroso a todos os amigos que nos lêem aqui.

LIÇÕES DE OURO

Escândalo à porta do Centro Espírita

O que de pior poderia acontecer a um centro de espírita de boa reputação do que uma desavença à sua porta em dia de palestra? Pois era o que estava prestes a ocorrer naquela manhã de domingo.

Quando me aproximei da entrada, ouvi parte da troca de acusações entre o caseiro e um casal de andarilhos:

— Se continuar insistindo, serei obrigado a chamar a Polícia — ameaçou o zelador, tentando pôr fim à cena constrangedora.

— Demorou! Só sairei daqui depois que receber pelo meu serviço — desafiou a moça, de feio aspecto, cabelos desgrenhados e trajes pouco adequados. O companheiro postava-se a distância, dando reforço.

Percebi logo o mal-estar geral, enquanto os frequentadores entravam discretamente pelo portão lateral, evitando confrontos ou envolvimento.

— Bom dia! — exclamei, como se nada estivesse acontecendo.

A moça, por sua vez, devolveu-me o bom-dia, em alto e bom som, enquanto o caseiro me piscava um olho e cochichava ao ouvido.

— Complete os cinco reais que ela cobra, e eu te reembolsarei depois — disse ele, visivelmente embaraçado.

— Claro! — falei com naturalidade, voltando-me para a moça e já revirando um dos bolsos.

Percebi que a agitada visitante fora tocada na sua vaidade feminina, porque tentava arrumar os cabelos e falar num tom mais educado.

— Isso aí é um culto? Se eu entrar lá, eles tiram espírito da gente? — perguntou ela, já quase esquecida da rixa com o caseiro.

— Sim. Mas isso pode ser feito aqui mesmo. Aliás, um espírito perturbador está sendo afastado agora pelos benfeitores que orientam os trabalhos desta casa... — disse eu, surpreso comigo mesmo. De onde tirara tal ideia?

A moça contraiu o semblante, e os olhos me fitaram cheios de curiosidade.

Ao estender a nota de dez, o homem, que a acompanhava, interveio e cobrou vinte. Eu atendi, compadecido. Afinal, o que não faríamos para desfazer aquela situação desagradável?

Ela, interessada, retornou:

— Você não tem um livro para mim? Gosto de abrir páginas, ao acaso, e ver a mensagem.

Estranhei o pedido. Como poderia pedir um livro se mal sabia o que era um centro espírita?

Sem duvidar das suas intenções, fui até a livraria e voltei com o livro Encontro Marcado, de Emmanuel, psicografia de Chico Xavier.

— Este é um presente do Chico para você. Sabe quem é ele?

Ela mirou a capa, que trazia a figura do médium mineiro, e falou maliciosa:

— Claro. Eu cresci em Uberaba... — Um dia eu quero voltar aqui, bem vestida e arrumada, e participar do culto. Eu sabia que os espíritas não iriam agir “errado” comigo.

O casal se foi, satisfeito, ziguezagueando pelas ruas, com destino incerto, enquanto eu refletia nas responsabilidades sagradas de todos quantos estamos investidos do dever de servir.

Que atitude se espera daquele, à porta do templo erguido em nome do Cristo , senão aquela em acordo com a lei de amor que Ele ensinou?

O expositor iniciava a palestra. A platéia, com os olhos pregados nele, parecia aliviada. Sobretudo o zelador, que veio me agradecer todo embaraçado.

— Assim que puder, eu te restituirei a quantia. Obrigado!

Eu apenas sorri. E continuei meditando.










LEGENDA: Rubens Toledo com a esposa Claudete num passeio em Rondônia; idem numa viagem a Cuiabá,MT; Rubens Toledo, com amigos do C. E. Sementes de Luz, de Holambra, SP. Na seqüência, ao lado do neto, Caio Franchi, cantando ao violão; Rubens, no centro, com os irmãos Salvador e Sidney, em Ji-Parana, RO; com a amiga Leila Oliveira, do Sementes de Luz; com dona Eva Borges, do Luz no Caminho, de Jaguariúna, SP; com José Antônio L. Baliero, na USE-Campinas; Rubens numa entrevista com o ex-governador de São Paulo, Laudo Natel.

OBS: AS FOTOS Desta entrevista só PODERÃO SER UTILIZADAS EM OUTRAS PUBLICAÇÕES MEDIANTE AUTORIZAÇÃO EXPRESSA DO entrevistadO.


Crônicas de Além-Mar Seja Bem vindo! Você pode!

TEXTO PUBLICADO NO JORNAL “O IMORTAL”, CAMBÉ, PR, FEVEREIRO 2011

Elsa Rossi

elsarossikardec@googlemail.com

De Londres (Reino Unido)

Parecia real e era real. Para muitos, fica ainda uma situação em base de sonhos. Reuniam-se espíritos afins, para o plano que aconteceria em 2011: dar oportunidade a todos os que desejarem “apadrinhar” o nascimento de novas traduções das obras de Allan Kardec e Chico Xavier nos idiomas que ainda carecem de literatura espírita, obras essas trabalhadas pela EDICEI, que é a editora do Conselho Espirita Internacional. Quando vemos disponíveis em grande número as obras espíritas impressas no idioma português, quando as comparamos com a necessidade de obras lá fora, sentimos na pele a dificuldade de levar o esclarecimento espirita aonde ainda há lacunas a preencher na área da literatura, que é o alicerce dos estudos.

Quando “sonhamos” pela terceira vez com a implantação no plano espiritual dessa tarefa pelo CEI, estávamos em “ferias” em Florianópolis, mais precisamente no Ribeirão da Ilha. Havíamos participado um dia inteiro de palestras sobre Mediunidade, organizada pela Federação Espirita Catarinense, na cidade de Itajaí, onde tivemos a presença de Divaldo Franco, Marta Antunes, Cesar Perri de Carvalho, Sandra Della Póla, Raul Teixeira, entre outros. O que chamamos de férias para o espirita sabemos que é a mudança de tarefas, graças a Deus. A ociosidade passa ao largo, o nosso tempo exíguo tem de ser muito bem aproveitado. Então, a casa onde estávamos hospedada no Ribeirão da Ilha é conectada com a praia, sem interferência alguma de rua entre a areia e o jardim da casa. Em Santa Catarina a ascendência açoriana é grande, e encanta nossos corações a bondade do povo da vila. A inspiração da paisagem, o despertar vindo das tarefas da noite escorrem pelos dedos. Acordamos cedinho, todos ainda dormindo. A realidade da noite despertou-nos com muita energia e alegria para iniciar a escrita neste velho computador que nos acompanha desde 2004, ainda por ocasião das tarefas do 4o. Congresso Espirita Mundial em Paris.

Nada criamos por nós mesmos; tudo o que fazemos, fazemos sob inspiração ou criação anterior, dando-lhe tão-somente nosso toque pessoal, assim passando-o à frente para que outros aproveitem e melhorem as idéias recebidas.

Pensamos que aquele que puder pegar carona nesse convite, certamente o aceitará de boa vontade, tornando-se padrinho ou madrinha da publicação de um livro, seja em que idioma for, dando sua parcela de contribuição financeira, que é a parte mais necessária hoje, para cobrir custos com tradutores, revisores, desenhistas, capistas, editoração, gráficas, transporte, envios de cópias a órgãos oficiais de catalogação, como bibliotecas, registro do ISBN etc., que são custos que envolvem cada titulo, cada publicação.

O Conselho Espirita Internacional vem fazendo todos os esforços possíveis para que isso continue. O CEI somos todos nós, não importa o país em que vivamos, porque somos aqueles que ficamos felizes em ver irmãos de outras terras tendo também a oportunidade de obter em seu idioma as obras espíritas de que carecem.

Á vista disso, leitor amigo, faça também esta caridade que á divulgação da obra espirita. Abaixo estão os dados necessários para que você possa deixar registrado em sua conta bancária um debito bancário mensal, que lhe dará trabalho uma vez só – algo em torno de 10 minutos - e depois será automático. Caso possa, o débito mensal não impedirá que faça doações maiores esporádicas, ajudando assim o trabalho do Conselho Espirita Internacional e fazendo parte dessa constelação caridosa na divulgação do Espiritismo, uma vez que, como sabemos, a maior caridade que o espirita pode fazer para o Espiritismo é a caridade de sua própria divulgação.

Por sua ajuda e seu apoio, nós, os espíritas das terras de além-mar, desde já agradecemos em nome do CEI, uma instituição que não mede esforços para que a grande familia espirita universal possa falar a mesma língua - a língua do amor e da caridade, a fim de que todos tenhamos dias melhores no mundo em que vivemos, com o esclarecimento que o Espiritismo nos traz.

Eis como o leitor deve proceder:

1. Doações no Brasil para o Conselho Espírita Internacional:

Banco: Banco Itaú

Agência: 5606

Conta número: 12089-6

CNPJ: 02.469.711.0001-35

2. Doações na Europa para o Conselho Espírita Internacional

Banco: Banco do Brasil

Agência: Agence de Paris

Conta número: 0653193310

IBAN: FR76 4113 9000 0120 6531 9331 075

ELSA ROSSI, escritora e palestrante espírita brasileira radicada em Londes, é membro da Comissão Executiva do Conselho Espírita Internacional, diretora do Departamento de Unificação para os Países da Europa, organismo do Conselho Espírita Internacional, e atual presidente da British Union of Spiritist Societies (BUSS).

O JORNAL O IMORTAL PODE SER ACESSADO NO SITE DE O CONSOLADOR

http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/oimortal/principal.html

(Recebido em email de Nuno Emanuel, Lisboa, Portugal)