BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 5 de fevereiro de 2011

Parnaso de Além-Túmulo em tese de mestrado na Unicamp

Alexandre Caroli Rocha

Foto Alexandre Favarin, Campinas, SP

Entrevista com Alexandre Caroli Rocha por

Ismael Gobbo igobi@uol.com.br

Publicada na Folha Espírita,

Fevereiro de 2008 - Edição número 402

O primeiro livro de Chico Xavier, Parnaso de Além-Túmulo, uma antologia mediúnica com 259 poemas de 56 autores de Língua Portuguesa, completou, no ano passado, 75 anos. A obra foi objeto de estudo de um mestrado em Literatura na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), em 2001. Seu autor, Alexandre Caroli Rocha, pesquisa atualmente, na mesma universidade, os livros de Chico Xavier assinados por Humberto de Campos e Irmão X. Abaixo, Rocha, que participa do Grupo de Estudos Espíritas da Unicamp, fala sobre sua pesquisa:

Folha Espírita : Qual sua formação acadêmica?
Alexandre Caroli Rocha : Graduei-me em Letras, na Unicamp, onde concluí o mestrado, em 2001. Atualmente, curso o doutorado.

FE : O que o levou a discorrer sobre o livro Parnaso de Além-Túmulo em sua dissertação de mestrado?
Rocha : Durante meu curso de Letras, ganhei de presente um exemplar do Parnaso de Além-Túmulo. Aos poucos, o livro foi me instigando. Como teriam sido produzidos todos aqueles poemas? Eles são atribuídos a 56 escritores mortos: alguns são poetas consagrados da Língua Portuguesa, outros são pouco conhecidos ou mesmo anônimos. Escrever convincentemente poemas à maneira desse ou daquele poeta demanda não apenas talento especial, mas muita leitura e muita técnica; no entanto, no prefácio do livro, Chico Xavier dizia que os versos eram psicografados e que ele não havia despendido esforços intelectuais para escrevê-los. Fui me interessando pelo tema e fiquei surpreso ao saber que, embora tão lida e comentada no Brasil, havia raríssimos estudos sobre literatura mediúnica nas universidades. Foram mais ou menos esses os fatores que me motivaram a estudar o primeiro livro de Chico Xavier em minha pesquisa de mestrado, que foi financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp).

FE : Quais pontos destaca de sua pesquisa?
Rocha : Vou mencionar dois pontos. A primeira edição de Parnaso de Além-Túmulo (1932) era bem menor do que a edição definitiva (1955). Antes desta, a cada nova edição o volume ia crescendo; novos poemas e novos autores eram acrescentados e alguns poemas foram suprimidos. Havia também revisões, igualmente atribuídas aos autores espirituais; era uma obra em construção. Ora, esse processo sugeria que alguém estava encaminhando a antologia para alguma direção, visto também que, no mesmo período, outros livros de poemas psicografados por Chico Xavier foram publicados. Haveria, assim, um planejamento particular ao Parnaso, que demorava a chegar em sua forma definitiva? Ou se tratava de um acúmulo aleatório de poemas? Analisando o histórico das edições, cheguei à conclusão de que sua versão final pretendeu abranger, sob a forma poética, os principais temas de O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

FE : E quem seria o mentor desse plano editorial?
Rocha : É uma questão complicada... Acho que as duas principais referências que esclarecem boa parte das questões editoriais dos livros de Chico Xavier publicados pela Federação Espírita Brasileira (FEB) são Testemunhos de Chico Xavier (FEB, 1986), organizado por Suely Caldas Schubert, e o recente Deus Conosco (Vinha de Luz, 2007), atribuído a Emmanuel e organizado por Wanda A. Joviano e Geraldo Lemos Neto. Normalmente, Emmanuel, por escrito, através de Chico, tomava as decisões editoriais, que não eram definitivas ou impositivas. Chico as repassava para o presidente da FEB da época (1943-1970), Antonio Wantuil de Freitas, que quase sempre as acatava. As diretrizes para o Parnaso de Além-Túmulo também foram atribuídas a Emmanuel.

FE : Você iria destacar o segundo ponto da pesquisa...
Rocha : Pois é, o Parnaso de Além-Túmulo possui duas linhas de força: o seu núcleo temático, que aponta a O Livro dos Espíritos, e sua tentativa de combinar conteúdos espiritualistas (os quais representam uma novidade em relação à obra de grande parte dos poetas mencionados na antologia) com a reprodução das vozes poéticas peculiares dos autores a quem os versos são atribuídos. Como se percebe, um trabalho de extrema dificuldade. Quanto aos poemas que analisei, foi possível constatar que existe um extraordinário domínio, por parte de quem os concebeu, das particularidades poéticas dos escritores a quem são imputados.

FE : Como ter acesso à pesquisa?
Rocha : Está disponível na internet, na biblioteca digital da Unicamp. O título é A Poesia Transcendente de Parnaso de Além-Túmulo. Deve-se digitar http://libdigi.unicamp.br/. E depois parnaso. Outro site que recomendo a quem se interessar por pesquisas com temáticas espiritualistas é http://www.hoje.org.br/site/artigos.php

FE : Na tese de doutorado que prepara também enfocará a literatura mediúnica?
Rocha : Desta vez, estudo os livros que Chico Xavier atribuiu a Humberto de Campos e a Irmão X. Um dos objetivos da pesquisa é tentar entender quais foram os procedimentos textuais utilizados na série mediúnica que procuraram fundamentar essa atribuição de autoria. A história dessa produção é incrível: de 1935 a 1944 Chico Xavier atribuiu a Humberto de Campos a autoria de cinco livros. Naquela época, Humberto era um dos escritores mais conhecidos e lidos no Brasil. Em 1944 sua família entrou na Justiça, requerendo os direitos autorais da obra mediúnica ou alguma punição aos seus responsáveis. No ano seguinte, por causa do processo, o nome Humberto de Campos deixou de aparecer como autor da série; com Lázaro Redivivo, surgia o Irmão X. Em várias narrativas do livro, de forma alegórica, o autor discute o processo judicial de 1944.

FE : Há muitos trabalhos acadêmicos que abordam temas espíritas no Brasil?
Rocha : Embora tenha crescido nas últimas três décadas, o número de trabalhos acadêmicos que abordam temas espíritas, por enquanto, é baixíssimo. Surgiram algumas teses em Ciências Humanas e Ciências Médicas, como as de Emerson Giumbelli, Sandra Stoll, Magali Oliveira, Bernardo Lewgoy, Angélica Almeida, Jáder Sampaio, Ana Catarina Elias, Frederico Leão e Alexander Moreira de Almeida, entre outras. Acredito que o Brasil pode ser um excelente laboratório para o desenvolvimento de pesquisas com temáticas espíritas, em especial sobre os mais diversos aspectos da mediunidade. Material de pesquisa é o que não falta.

Analisando o histórico das edições, cheguei à conclusão de que sua versão final pretendeu abranger, sob a forma poética, os principais temas de O livro dos Espíritos, de Allan Kardec.

Imagem FEB

Jornal Mensageiro Estrela Espírito Santo do Pinhal

Se deseja recebê-lo solicite para:


20 filmes com temas espirituais

AMIGO(S), ESTOU REPASSANDO 20 FILMES COM TEMAS ESPIRITUAIS...

TEM DURAÇÃO DE 1 HORA MAIS OU MENOS. APROVEITE(M)!!!

ABRAÇOS

VALDIR E IARA

1 - O Pássaro Azul - Filme Completo - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/172

2 - Em Nome de Deus - Filme Completo - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/171

3- O Último Espírito - Filme Completo - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/170

4 - Chico Xavier - Brilha Uma Luz no Horizonte - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/169

5- Ressurreição - RARIDADE! - INÉDITO! - (Filme)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/168

6 - Perda de Pessoas Amadas - Palestra de Nazareno Feitosa - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/167

7 - Bezerra de Menezes: O Apóstolo da Caridade - Palestra Nazareno Feitosa -
(Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/166

8 - Jacob Melo - Passe: O Magnetismo Espírita - Teoria e Prática - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/165

9 - Fred erico Menezes - A Transição do Planeta Após 150 Anos - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/164

10 - Reencarnação - A Lógica Reencarnacionista - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/162

11- Os Espíritos e os Efeitos Físicos - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/161

12 - A Influência Espiritual - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/160

13 - A Atitude Mental - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/159

14 - Perturbação Espiritual - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/158

15 - Sobre a Morte e o Morrer - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/156

16 - Quando os Anjos Falam - (Filme Completo) - IMPERDÍVEL!!!
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/153

17 - A Corrente do Bem - (Filme Completo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/151

18 - Dr. Bezerra de Menezes - O Diário de Um Espírito - (Filme Completo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/150

19 - Chico Xavier - 1977 - 50 Anos de Mediunidade - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/149

20 - Divaldo P. Franco - Evangelho e Vida - O Poder da Oração - (Vídeo)
http://universoespirita.multiply.com/reviews/item/148

(Informações em email de Valdir e Iara Monteiro valdireiara@gmail.com)

Projeto Deraldo Alcântara no C.E.J.N. oferece livros a baixo custo Feira de Santana, BA

o centro espírita jesus de nazaré (r. leonídio rocha, 231 - feira de santana, bahia) mantém o projeto deraldo alcântara que consiste na popularização da codificação espírita com distribuição e venda a preço acessível.
os exemplares são vendidos a R$ 2,00 cada e caso a pessoa não disponha do recurso, pode levar gratuitamente os livros.
porém, a coordenação do projeto informa que a proposta do projeto é levar sem entraves o livro espírita à população em geral - nossos irmãos, especialmente aos carentes e para aqueles que desconhecem a doutrina espírita, não consistindo em venda no atacado ou simplesmente "pegar os livros" sem a destinação correta.

Apoio: Boa Nova Editora e Distribuidora de Livros

informações com aloízio na livraria do centro.

(Informação em email de Suzi Barboni)

WEB TV A caminho da Luz

Tv A Caminho da Luz

Palestras - Vídeos - Entrevistas - Notícias - Músicas

E em breve muitas outras opções de entretenimento e estudo espírita.

Transmissões ao vivo toda sexta-feira, das 20h às 22h.

Web TV A Caminho da Luz.

Assista e participe da mais nova
WEB TV Espírita do Brasil.

Acesse: www.tvacaminhodaluz.com.br

(Informação repassada em email pela USE/SP)

17º. Megafeirão do Livro Santo André, SP

(Informação repassada em emails de Regina Bachega, USE/SP e site http://www.megafeiraodolivro.com.br/)

Palestra com Suely Caldas Schubert na SEETO São Paulo

SUELY CALDAS SCHUBERT

FOTO ADEMIR MENDES

05 DE FEVEREIRO

SÁBADO - 16H

LOCAL

SOCIEDADE DE ESTUDOS ESPÍRITAS 3 DE OUTUBRO

RUA CLÉLIA, 669 – Lapa – São Paulo

www.3deoutubro.org.br

MAIS INFORMAÇÕES

3deoutubro@uol.com.br

Livrariaespirita3deoutubro@uol.com.br

(11) 3672-9892

(11) 3673-1474

Em breve mais detalhes sobre o tema

Mentes Interconectadas e a Lei de Atração (Lançamento)

O que fazemos aqui neste planeta? O que eu faço repercute, de alguma forma, no Universo? E o que fazem os demais seres humanos me atinge? Há uma nova maneira de pensar a vida? O que é a telepatia e o que é a clarividência, afinal? Como explicar a psicometria e a atividade psíquica nos sonhos? O que é a consciência? Posso ter uma conexão com a mente divina? E o amor, qual a sua importância no Universo?

Os Poderes da Mente

A autora analisa, de modo claro e ao alcance de todos, os poderes da mente, evidenciando os atributos do Espírito imortal. Aprofundando o tema, revela ainda alguns dos arquivos da alma, aclarando certos problemas que afligem o ser humano, como o autismo, as obsessões, as alucinações, pensamentos negativos, as tentações e vários outros aspectos de grande interesse para alcançarmos uma vida melhor, aprendendo a utilizar bem as fantásticas potencialidades de que somos dotados. Registra o pensamento dos mais modernos cientistas que se dedicam a essa área, tais como os físicos da consciência, neurologistas e psiquiatras.

Dimensões Espirituais do Centro Espirita

A autora demonstra com base em extensa e rica bibliografia, que o Centro Espírita não é apenas uma construção física, adequada às necessidades de natureza educativa, mas também evidencia sua importância na condição de casa de prece, lar, hospital, oficina e escola.

Mediunidade e Obsessão em Crianças

A autora demonstra com base em extensa e rica bibliografia, que o Centro Espírita não é apenas uma construção física, adequada às necessidades de natureza educativa, mas também evidencia sua importância

(*) SOBRE SUELY CALDAS SCHUBERT

É natural de Carangola (MG). Ainda criança, seus pais mudaram-se para Juiz de Fora (MG), onde ainda reside. De família espírita, dedica-se desde à adolescência a diversas atividades doutrinárias, especialmente no âmbito da mediunidade e da divulgação do Espiritismo. É também excelente expositora, realizando palestras e Seminários, no Brasil e no exterior. É uma das fundadoras da Sociedade Espírita Joanna de Ângelis, onde é membro atuante. Desde 1971 atua na Aliança Municipal Espírita de Juiz de Fora, onde já exerceu diversos cargos, sobretudo no Departamento de Assuntos da Mediunidade. Como escritora lançou seu primeiro livro Obsessão / Desobsessão: Profilaxia e Terapêutica Espíritas , em 1981, pela editora FEB. Em seguida, Testemunhos de Chico Xavier (1986), também editado pela editora FEB. Em 1989 , O Semeador de Estrelas e em 1996, Ante os Tempos Novos , ambos pela editora LEAL. Em 1999 Mediunidade: Caminho para ser Feliz , pela editora DIDIER. Em 2001 Transtornos Mentais , pela Minas Editora. É também excelente expositora, realizando palestras e Seminários, no Brasil e no exterior.

(Informação em email de Alvaro Antonio)

Teatro “A morte é uma piada” Santa Catarina: Florianópolis, Lages e Araranguá

Renato Prieto em A Morte é uma piada em 3 apresentações em Santa Catarina

08 e 09/02 (Terça e quarta) - Florianópolis - Teatro Pedro Ivo
10/02 (Quinta) - Lages (Teatro Marajoara) Ás 20hs
11/02 (Sexta) - Araranguá - Casa da Cultura.

RENATO PRIETO em A MORTE É UMA PIADA!

Agora pense que estamos nesse mundo apenas de passagem: a morte não acaba sendo uma grande piada? O novo espetáculo de Renato Prieto, ”A MORTE, É UMA PIADA!”,é uma reflexão sobre o lado cômico da morte.

A proposta do projeto que montou 11 espetáculos diferentes, assistidos por mais de 5 milhões de pessoas, é dar a oportunidade á elas de fazer uma reflexão séria sobre um tema que inquieta à todos: de onde viemos, o que estamos fazendo aqui, para onde vamos.

Pesquisadores, grupos sérios de estudos, a ciência, a literatura, o cinema e o teatro estão sempre colocando em pauta: E a vida continua? A resposta é sim: A morte é uma piada!

Com inesquecíveis músicas de Roberto Carlos, Milton Nascimento/ Fernando Brant, Nelson Cavaquinho/ Guilherme de Brito, Paulo César Feital e Noel Rosa A MORTE É UMA PIADA!

Direção/texto: Cyrano Rosalém

Pesquisa: Alexandre Wacker, Amilcar Zampirollo e Semíramis Alencar

temporada em SÃO PAULO continua sabado e domingo - Teatro Frei Caneca, Shopping Frei Caneca, Rua Frei Caneca, 569 6 andar – São Paulo – SP - de 15 de janeiro a 13 de março

CLASSIFICAÇÃO: 10 ANOS

ELENCO: Renato Prieto, Sylvia D´Silva e Rosana Penna

Figurino: Anete Cota

Contato/produção: 21) 2208-5282

(Informações recebidas em email de semiramisalencar semiramisalencar@yahoo.com.br)

Destaques da Revista O Consolador Edição 194

O Consolador
Revista Semanal de Divulgação Espírita

Ano 4 - N° 194 - 30 de Janeiro de 2011

Amigos e amigas da revista O Consolador:

Eis os destaques da edição 194 de nossa revista, disponível na internet desde o último sábado (dia 29 de janeiro). Se puderem divulgá-los, agradeceremos muitíssimo. Abraços. (Astolfo O. de Oliveira Filho)


Destaques da edição 194 - 30/01/2011

link para acessá-la: http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/principal.html


A Bíblia e o celular
é o título do editorial desta semana -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/editorial.html

Nossa entrevistada nesta semana é a confreira Helena Bertoldo da Silva -http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/entrevista.html

Na entrevista, ela fala sobre o Projeto de Gestão do Saber Ambiental, da FERGS - http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/entrevista.html

No Especial da semana, José Carlos Monteiro de Moura fala a mediunidade e o Direito - http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/especial.html


No artigo, José Carlos Monteiro de Moura analisa o caso de Cesare Beccaria Bonesana –
http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/especial.html


Nesta edição, leia o que Kardec escreveu a respeito da educação da criança –http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/especial2.html

Como explicar o fenômeno da xenoglossia numa sessão espírita? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/estudandoaserieandreluiz.html

Que pessoas amigas estavam junto à cruz de Jesus e que disse ele à sua mãe? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/esnt.html


Veja as principais notícias relativas ao movimento espírita europeu
http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/movimentoespiritanaeuropa.html


É verdade que Jesus pertence a uma Comunidade de Espíritos Puros? – http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/classicosdoespiritismo.html


Que analogia existe entre a dor e o arado? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/estudandoaserieandreluiz.html


Veja as notícias relativas à América e aos demais continenteshttp://www.oconsolador.com.br/ano4/194/espiritismonaamericaenosdemais.html

Que razões levam uma pessoa ao materialismo? - http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/estudandoasobrasdekardec.html


Como evitar as esquisitices que tentam infiltrar no movimento espírita? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/raulteixeiraresponde.html

Sobre as perseguições feitas aos espíritas, que aconselhou São Luís?- http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/estudandoasobrasdekardec.html


No tocante à formação da Terra qual foi o papel de Jesus? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/classicosdoespiritismo.html

João e Pedro penetraram no sepulcro vazio, mas foi outra pessoa que viu Jesus primeiro - http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/esnt.html

Que matéria é utilizada nas construções existentes numa cidade espiritual? -

http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/oespiritismoresponde.html

Depois de aparecer a Madalena, onde e quando Jesus apareceu a seus apóstolos? -

http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/esnt.html


Que significa, segundo Kardec, a expressão Espiritismo Moderno? -
http://www.oconsolador.com.br/ano4/194/estudandoasobrasdekardec.html

(Informação repassada em email por Nuno Emanuel)

Almoço Fraterno na S.E.E. 3 de outubro São Paulo

(Informações em email de Assessoria 3 de Outubro assessoria@3deoutubro.org.br)

Cursos do Instituto Espírita de Estudos Filosóficos- IEEF São Paulo

(Informações recebidas em emails de Regina Bachega e de Espiritismo1857@yahoogrupos.com.br em nome de; Vital Cruvinel vital.cruvinel@gmail.com)

3ª. Jornada de Saúde e Espiritualidade de São Carlos

(Informação recebida em email de Espiritismo1857@yahoogrupos.com.br ; em nome de; Vital Cruvine vital.cruvinel@gmail.com)

Agenda Grupo Vocal Reencontro 2011

Imagem de uma clave de solBLOG+ESPÍRITA[1]MEI-2

BLOG DO M.E. I e DO GRUPO VOCAL REENCONTRO.

http://mei-reencontro.blogspot.com

CASA ESPÍRITA REENCONTRO

SEXTA FEIRA, 14 de janeiro de 2011

Rua Comandai,87 – Vila Penteado – SP

19h30min (Aniversário de 21 anos da casa)

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 13 de fevereiro de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP.

18h30min

CASA DO CAMINHO MEIMEI

SEXTA FEIRA, 11 de fevereiro de 2011

Rua Bernardino Pantaleão, 20 – Vila Ema – SP

19h30min

FRATERNIDADE ESPÍRITA IRMÃ MARIA

QUARTA FEIRA, 16 de fevereiro de 2011

Rua Solar dos Pinheiros, 388 – Vila Industrial – SP

19h30min

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA CASA DO CAMINHO

QUINTA FEIRA, 21 de fevereiro de 2011

Rua Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina

20h00min

ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE ESPÍRITA CAMINHO DA VERDADE

QUARTA FEIRA, 02 de março de 2011

Rua Eugênia de Carvalho, 130 – Vila Matilde – SP

19h30min

CENTRO ESPÍRITA FRATERNIDADE DA LUZ

SÁBADO, 12 de março de 2011

Rua das Lobélias, 131 – Vila Bela - Vila Prudente – SP

19h30min

CLINICA PRÓ-VIVER PIEDADE – IBIUNA

DOMINGO, 27 de março de 2011

Estrada Ibiúna Piedade – Piedade – SP

Saida 7h00min – Inicio dos trabalhos 10h00min

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA CASA DO CAMINHO

QUINTA FEIRA, 04 de abril de 2011

Rua Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina

20h00min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 10 de abril de 2011

Rua Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - S. Miguel Paulista - SP

18h30min

CENTRO DE ESTUDOS E PREPARAÇÃO ESPÍRITA GUSTAVO DE ALENCAR

DOMINGO, 15 de maio de 2011

Rua Arcoverde, 318 – Cidade Patriarca – SP

16h30min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 29 de maio de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana – S. Miguel Paulista – SP

18h30min

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA CASA DO CAMINHO

QUINTA FEIRA, 30 de maio de 2011

Rua Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina

20h00min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 26 de junho de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295–Jd. Santana - São Miguel Paulista - SP

18h30min

FRATERNIDADE ESPÍRITA DEGRAUS DE LUZ

Domingo, 10 de julho de 2011

Rua Reriutaba, 15 – Itaquera –SP

17h30min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 24 de julho de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295– Jd. Santana - São Miguel Paulista - SP

18h30min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 28 de agosto de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista - SP

18h30min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 25 de setembro de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista - SP

18h30min

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA CASA DO CAMINHO

QUINTA FEIRA, 26 de setembro de 2011

Rua Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina

20h00min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 30 de outubro de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295–Jd. Santana - São Miguel Paulista - SP

18h30min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 27 de novembro de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana - São Miguel Paulista – SP.

18h30min

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA ALLAN KARDEC DE SÃO MATEUS

DOMINGO, 11 de dezembro de 2011

Rua Angelo de Candia, 150 – São Mateus – SP

15h30min

ASSOCIAÇÃO ESPÍRITA KARDECISTA CASA DO CAMINHO

QUINTA FEIRA, 12 de dezembro de 2011

Rua Jandaia do Sul, 190 - Vila Guilhermina

20h00min

CENTRO ESPÍRITA DR. AUGUSTO MILITÃO PACHECO

DOMINGO, 18 de dezembro de 2011

RUA Flor de Cachimbo, 295 – Jd. Santana – S. Miguel Paulista – SP

18h30min

(Informações em emails de Regina Bachega e de jose rubens de caires josecaires@yahoo.com.br)

Estréia “As mães de Chico Xavier” 1º. de abril de 2011

ESTAÇÃO LUZ FILMES

A MAIS NOVA E TOCANTE PRODUÇÃO BASEADA NA VIDA E OBRA DE CHICO XAVIER SERÁ

DISTRIBUIDO PELA PARIS FILMES COM O APOIO PROMOCINAL DA GLOBO FILMES E TELECINE

A DATA DE ESTREIA NOS CINEMAS MARCADA PARA 1º de Abril de 2011.

As Mães de Chico Xavier

http://asmaesdechico.blogspot.com/


Apesar de ter vivido de forma discreta e regrada, em sua trajetória Chico Xavier sempre despertou curiosidade e, conseqüentemente, foi bastante assediado. Através de seu dom, levou conforto a pessoas que passaram pelo difícil momento da perda de um ente querido. Teve a vida marcada ainda pela caridade, sendo exemplo de doação seguido por muitos. Dessa forma, não seria de se estranhar o grande sucesso de filmes recentes que retratam sua vida, obra e filosofia.

Após o impressionante desempenho do filme "Chico Xavier", do diretor Daniel Filho, que bateu recorde de público na estréia e atingiu aproximadamente de três milhões e meio pessoas, e do recente lançamento "Nosso Lar" que levou mais de quatro milhões espectadores aos cinemas; o médium voltará às telas através de "As Mães de Chico Xavier", dos diretores Glauber Filho e Halder Gomes. A produção é da Estação Luz Filmes, que realizou Bezerra de Menezes – O Diário de Um Espírito, precursora do gênero transcendental no Brasil e co-produtora em Chico Xavier. O filme é baseado em fatos reais e conta a história de três mães, vivendo momentos distintos de suas vidas, que vêem sua realidade se transformar.

As histórias das três mães, Ruth (Via Negromonte), cujo filho um jovem que enfrenta problemas com drogas, Elisa (Vanessa Gerbelli), que tenta superar a perda do filho junto com o Marido, o pequeno Theo (Gabriel Pontes), e Lara (Tainá Muller), uma professora que enfrenta o dilema de uma gravidez não planejada, se cruzam quando recebem conforto e reencontram a esperança de vida através do Médium.

A produção apresenta ainda o ator Nelson Xavier, que revive o papel de Chico, Herson Capri, que interpreta Mário, marido de Ruth, Caio Blat, vivendo um jornalista que quer investigar o Médium, e Neuza Borges, a cuidadosa governanta de Elisa e Guilherme (Joelson Medeiros).

Filmado em película (35mm), "As Mães de Chico Xavier" conta com equipe técnica de altíssimo nível. As filmagens começaram no último dia 12 de abril, em Guaramiranga, e seguiram para Fortaleza e Pacatuba, sendo concluídas no final de maio em Pedro Leopoldo (MG), terra natal de Chico. O Filme teve como inspiração o livro Por Trás do Véu de Isis, do jornalista e escritor Marcel Souto Maior. Coube a Glauber Filho e Emmanuel Nogueira a criação do roteiro original. A produção executiva é de Sidney Girão e Leonardo Leal. "As Mães de Chico Xavier" conta com apoio do BIC Banco, da Panavision, do Governo do Estado do Ceará, do Governo Federal, Servis Seguranca Ltda, Porto da Aldeia Resort, Coelce – Companhia Energética do Ceará, Produtos Ypê, BB DTVM (Banco do Brasil), Banco do Nordeste e Capemisa – Seguradora de Vida e Previdência S/A.

Com distribuição pela Paris Filmes, "As Mães de Chico Xavier", apoio promocional da Globo Filmes e TeleCine, será lançado nos cinemas em 1º de abril de 2011. O filme tocará toda a Família, independente de suas escolhas pessoais ou religiosas.

Elenco:
Nelson Xavier (Chico Xavier), Herson Capri (Mário), Via Negromonte (Ruth), Daniel Dias (Raul), Vanessa Gerbelli (Elisa), Joelson Medeiros (Guilherme), Gabriel Pontes (Theo), Neuza Borges (governanta), Christiane Góis (Lica), Caio Blat (Karl), Tainá Muller (Lara), Gustavo Falcão (Santiago), Paulo Goulart Filho (Cassiano) e Silvia Bonet (Yvonne).

Ficha Técnica:

As Mães de Chico Xavier (ficção, longa-metragem, 35mm)

Direção: Glauber Filho e Halder Gomes

Produtor: Eduardo Girão

Produtor-Executivo: Sidney Girão e Leonardo Leal

Produtor Associado: Gerson Sanginitto

Direção de Arte: Fábio Vasconcelos

Diretor de Fotografia: Carina Sanginitto

Diretora de Produção: Dayane Queiroz

Produção Executiva: Amaury Candido e Flavio Ferreira

Som Direto: Alfredo Guerra

Produção: Estação Luz Filmes

Co-produção: ATC Entretenimento e Lighthouse


Luz Produções Cinematográficas Ltda

Av. Desembargador Moreira, 2120, sala 1307, Aldeota – Fortaleza – CE

Fone (85) 3244 1094 / 3260 5140 – contato@estacaoluz.org.br

CNPJ: 00.975.333/0001-36

(Informação recebida em email de licaododia@grupos.com.br; em nome de; cpc@digi.com.br. Imagem do blog oficial)

Cinema e Pizza na SEETO São Paulo

A Sociedade de Estudos Espíritas 3 de Outubro

Rua Clélia,669 – Lapa – São Paulo

livrariaespirita3deoutubro@uol.com.br

www.3deoutubro.org.br

CONVIDA

CINEMA E PIZZA

Filme: O SEXTO SENTIDO

Dia 12 de fevereiro –sábado 19h30

Comentários Ana Lucia Novais

Favor divulgar o cartaz anexo

Alvaro Antonio da SEETO

Apoio: Informativo USE LAPA-www.uselapa.com.br

(Informação em email de Alvaro aadepaula@uol.com.br)

Curso de Formação de Educadores Espíritas da Infância. USE/SP São Paulo

27 de fevereiro de 2011 (domingo) – das 13 às 18:30 horas

União das Sociedades Espíritas SP - Vagas Limitadas

Programa do curso: A atividade de Educação Espírita Infanto-Juvenil – Objetivos – Componentes do Processo Educativo – Estruturando o Departamento – Planejamento (setor – programa de aulas – aulas) – Recursos Didáticos.

Mais: Exemplos práticos – Participantes terão oportunidade de conhecer e manusear materiais desenvolvidos pela equipe de Educadores Espíritas da Infância da USE SP (a mesma do CE Gabriel Ferreira)

Local: Centro Espírita Gabriel Ferreira – Rua Kaneda, 474 – Vila Maria Alta – São Paulo/SP

Taxa de Inscrição: R$ 10,00 – para lanche e despesas da Casa Espírita que sediará o curso (paga no dia)

Inscrições: até 20.02.2011 (ou até acabarem as vagas) – pelo e-mail marthinharg@yahoo.com.br ou pelo
telefone (11) 9765.1881

Dados para inscrição: nome completo do participante, da Casa Espírita, cidade, telefone.

Como chegar ao CE Gabriel Ferreira

Carro: Marginal Tietê – Ponte da Vila Maria – Av. Guilherme Cotching (até o fim) – Rua Mere Amedéa (subida à esquerda, no final da Av. G. Cotching) – Av. Alberto Byington até o final = passará pela Biblioteca Vila Maria / esquerda – Praça Maria Montessori/direita – bancos Bradesco/esq e Itaú/dir – Mercado Chinen – no final da Alberto Byington, virar à esquerda e , de novo, à 1ª esquerda novamente e pronto: você estará em frente ao Gabi (CE Gabriel Ferreira).

Ônibus: No terminal Santana (estação de Metrô), pegar o ônibus “Santana – Parque Novo Mundo” (nº 271 M) e descer perto do clube Thomaz Mazzoni (o trajeto deve durar aproximadamente 20 minutos). Em frente á entrada principal do clube, pegar pequena subida, virar à esquerda e pronto: você estará na rua do Gabi.

Obs.: quem não puder pagar a taxa, pode participar do curso da mesma forma.

Marthinha - USE SP - CE Gabriel Ferreira

(Informação em email da USE/SP)

Palestra com Cida Vasconcelos Feira de Santana, BA

Thumbnail do site

Palestra Autoconhecimento
com Cida Vasconcelos
Dia 06 de fevereiro de 2011
Hora 17 h
Local Centro Espírita Jesus de Nazaré
Rua Prof. Leonídio Rocha, 231
Centro - em frente ao Gregor Mendel
Feira de Santana/Bahia

(Informação em email de Suzi Barboni)

Palestra com Orson Peter Carrara Águas de Lindóia, SP

Lar Espírita Bezerra de Menezes

PALESTRA

Tema: O fim do Mundo.

Dia 14 de Fevereiro de 2011 – Segunda Feira

– Horário: às 20:00 horas

Palestrante – Orson Peter Carrara – Matão/SP

Local: Avenida Monte Sião, nº 709

Bairro Bela Vista – Águas de Lindóia – SP

(Informação em email de Otávio Cunha)