BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Caso Humberto de Campos: Autoria Literária e Mediunidade

Entrevista para Ismael Gobbo publicada na

Folha Espírita, São Paulo, novembro/2008.

igobi@uol.com.br

ALEXANDRE CAROLI ROCHA

FOTO: Alexandre Favarin , Campinas, SP


Alexandre Caroli Rocha defendeu, em 4 de junho, tese de doutorado no Instituto de Estudos da Linguagem da Unicamp, em Campinas (SP). Trata-se dos livros que Chico Xavier atribuiu a Humberto de Campos e a Irmão X, passando também pelo famoso processo que a família do escritor moveu contra o médium mineiro e a Federação Espírita Brasileira para requerer direitos autorais. Abaixo, entrevista com o autor, que já defendeu tese de mestrado em Literatura sobre a obra Parnaso de Além-Túmulo, o primeiro livro de Chico Xavier:


Folha Espírita: O que você pesquisou na tese de doutorado O Caso Humberto de Campos: Autoria Literária e Mediunidade?
Alexandre Caroli Rocha : Estudei a obra de Humberto de Campos (1886-1934) e os livros que Chico Xavier (1910-2002) atribuiu a ele e a Irmão X. O objetivo foi pesquisar o problema autoral desse conjunto de livros do médium mineiro. Na tese, entre outros temas, apresentei um histórico dessa atribuição de autoria e analisei as estratégias textuais utilizadas pelo autor dos livros psicografados para se representar como Humberto de Campos após sua morte.

FE : Um dos pontos mais recorrentes na tese foi o processo movido pela família de Humberto de Campos reclamando direitos autorais pelas obras psicografadas por Chico Xavier e que traziam a assinatura do famoso escritor. Como se desenrolou o processo?
Rocha : Em 1944, por meio de uma ação declaratória, familiares de Humberto de Campos processaram Chico Xavier e a Federação Espírita Brasileira (FEB). Pediam que a Justiça examinasse a hipótese espírita e declarasse se o autor dos cinco livros atribuídos ao Espírito de Humberto de Campos era ou não o próprio escritor maranhense após sua morte. E mais: se a conclusão fosse negativa, solicitavam as devidas punições aos responsáveis pelos livros; se positiva, requeriam direitos autorais. O juiz, porém, como era de se esperar, rejeitou a ação, considerada sem cabimento, pelos seguintes motivos: 1º: ao morrer, o indivíduo deixa de possuir direitos civis, de modo que, morto, Humberto de Campos não poderia readquiri-los; 2º: os direitos autorais herdáveis limitam-se aos referentes às obras do escritor produzidas antes de sua morte; 3º: uma ação declaratória deve requerer a simples declaração de existência ou inexistência de uma relação jurídica, e não a existência ou não de um fato. Em síntese, a ação foi interpretada como uma mera consulta, função que não cabe ao Poder Judiciário. A família do escritor recorreu da decisão, mas, no mesmo ano, a Justiça reafirmou a impropriedade da ação. No entanto, por causa do processo, o nome Humberto de Campos, em textos mediúnicos posteriores, foi substituído por Irmão X. Na tese, comento alguns dos desdobramentos desse inusitado processo.

FE : Quando Humberto de Campos começou a ditar mensagens através de Chico Xavier e a partir de qual delas passou a assinar como Irmão X?
Rocha : Os primeiros textos atribuídos a Humberto de Campos datam do final de março de 1935, isto é, menos de quatro meses após a morte do escritor. De 1937 a 1943 a FEB publicou cinco livros que Chico Xavier atribuiu a ele: Crônicas de Além-Túmulo (1937), Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho (1938), Novas Mensagens (1940), Boa Nova (1941) e Reportagens de Além-Túmulo (1943). Dessa primeira fase, o último texto de que tenho notícia, cujo tema é o próprio caso Humberto de Campos, é de 15 de julho de 1944. Foi publicado no livro A Psicografia ante os Tribunais (p. 56 da 5ª ed.), de Miguel Timponi. O abandono do nome Humberto de Campos ocorre pouco tempo depois. A primeira menção ao nome Irmão X que localizei é de 20 de setembro de 1944 e está em Deus Conosco (p. 236-237 da 1ª ed.), livro composto por textos que Chico Xavier atribuiu a Emmanuel. No ano seguinte, em 2 de março, Chico Xavier envia uma carta ao então presidente da FEB, Antônio Wantuil de Freitas, dizendo-lhe que o amigo voltara a escrever, fazendo-se sentir agora com o nome de Irmão X. Junto com a carta, seguia o primeiro texto da nova fase, que era, provavelmente, Ante o Amigo Sublime da Cruz, publicado na primeira página do Reformador e, depois, no livro Lázaro Redivivo (1945).

FE : Com o surgimento do nome Irmão X, o autor espiritual deixa de se apresentar como Humberto de Campos?
Rocha : Em Lázaro Redivivo, primeiro livro de Irmão X, existem muitas referências veladas a Humberto de Campos, às psicografias que Chico Xavier lhe atribuiu e ao processo de 1944. Na época, Chico Xavier e seu editor da FEB tomaram a decisão de não divulgar a identidade de Irmão X. Segundo o médium, Emmanuel achava que os leitores perceberiam que Irmão X era Humberto de Campos. Em 1957, porém, a FEB decidiu oficializar essa identidade, em artigo publicado no Reformador. E, num texto do livro Cartas e Crônicas (1966), de Irmão X, o autor volta a se apresentar como Humberto de Campos.

FE : Os especialistas chegaram a fazer uma comparação entre as obras de Humberto de Campos, escritas quando encarnado, com as que escreveu através de Chico Xavier?
Rocha : Alguns escritores e intelectuais, especialmente em 1944, publicaram artigos a respeito de suas impressões de leitura, relacionando as duas obras. Na tese, analiso boa parte desse material. Em síntese, há duas questões envolvidas: uma é textual e outra é teórica. Uma grande parte dos comentadores achou que os textos psicografados apresentavam muitas afinidades com o que Humberto de Campos costumava escrever (fator textual). A partir desse dado, alguns arriscavam uma explicação (fator teórico) e outros diziam não saber como explicar o fenômeno. Entre as tentativas de explicação havia a kardecista (o espírito do escritor comunicou-se através do médium); a do pastiche, consciente ou inconsciente (o médium imitou Humberto de Campos); a demonista (o verdadeiro autor é o diabo); a sobrenatural (houve um milagre e o milagre não pode ser explicado). Um bom exemplo é o que se passou com Agrippino Grieco, em 1939. O crítico acompanhou uma sessão espírita na qual Chico Xavier psicografou uma carta a ele dirigida e assinada por Humberto de Campos. A respeito do texto, ele declarou que parecia mesmo ser um escrito inédito do autor de Memórias, mas não soube como explicar o fenômeno.

FE : Qual era a opinião dos familiares de Humberto de Campos?
Rocha : A viúva não acreditava que o autor dos textos fosse o espírito do escritor. A mãe dele, no entanto, estava certa de que era o filho quem escrevia através do médium. Dos três filhos de Humberto de Campos, não sei se os mais velhos se pronunciaram a respeito. O outro, como a avó, tinha a convicção de que seu pai era o autor dos textos psicografados. Em 1997, Humberto de Campos Filho publicou o livro Irmão X, Meu Pai.

FE : Dizem que Humberto de Campos, quando encarnado, não acreditava em vida depois da morte e criticava as obras que Chico Xavier já psicografara. Isso é verdade?
Rocha : Em termos. Segundo suas Memórias, ele, que recebera educação católica, perdeu a fé durante a mocidade, pelo contato com certa filosofia materialista. Ele se dizia cético, mas sempre teve grande respeito pelas religiões e pelo sentimento religioso das pessoas. Em uma crônica, escreveu: Por educação e por princípio, não tiro Deus ao coração de ninguém. Porque tenho o meu vazio, não me considero modelo de prudência e sabedoria. Sem um templo em que me prosterne, não me sinto no direito de incendiar os altares dos que têm fé. Em 1932, ele escreveu duas crônicas a respeito do primeiro livro de Chico Xavier, Parnaso de Além-Túmulo, que foram publicadas na primeira página do Diário Carioca. Sua apreciação foi curiosa: destacou a adequação poética dos versos mediúnicos e ironizou a representação espírita do além-túmulo, por ele inferida. Ele escreveu: O Parnaso de Além-Túmulo merece, como se vê, a atenção dos estudiosos, que poderão dizer o que há, nele, de sobrenatural ou de mistificação. No primeiro caso, o outro mundo deve ser insuportável, com os poetas que lá se acham. E pior será, ainda, se houver, também, por lá, declamadoras... O escritor imaginou que, se a autoria fosse mesmo dos poetas mortos, a literatura no outro mundo seria parada no tempo, sem novidades. Essas crônicas foram comentadas em texto de Chico Xavier atribuído a Eça de Queirós, publicado no Reformador em 1933, e, mais tarde, em textos atribuídos ao próprio Humberto de Campos, a exemplo do seguinte trecho, dirigido ao médium: Apreciando, em 1932, o Parnaso de Além-Túmulo, que os poetas desencarnados mandaram ao mundo por intermédio de você, chamei a atenção dos estudiosos para a incógnita que o seu caso apresentava. Os estudiosos, certamente, não apareceram. Deixando, porém, o meu corpo minado por uma hipertrofia renitente, lembrei-me do acontecimento. Julgara eu que os bardos do outro mundo, com a sua originalidade estilística, se comprometiam pela eternidade da produção, no falso pressuposto de que se pudessem identificar por outra forma.

FE : É fato que, para se fazer reconhecido, Humberto de Campos mesclou os ditados mediúnicos com lances da obra literária que produziu no mundo?
Rocha : Alguns textos desse conjunto autoral, além da primeira camada de leitura, acessível a qualquer leitor, apresentam um notável diálogo com referências relacionadas a Humberto de Campos. Com isso, o autor teve o propósito de demonstrar que possui um grande conhecimento do escritor maranhense. Só consegui detectar esse procedimento após estudar a extensa obra de Humberto de Campos. Em dois capítulos da tese, apresento vários exemplos dessa intertextualidade. Ainda nesse sentido, outro ponto importante dos textos psicografados são as centenas de citações de muitos autores, brasileiros e estrangeiros, que faziam parte do repertório de leituras do escritor maranhense.

FE : Como ter acesso à tese?
Rocha : Na internet, ela já está disponível na Biblioteca Digital da Unicamp, no endereço http://libdigi.unicamp.br/document/?code=vtls000443434

DVDs com palestra de Carlos Baccelli em Cubatão, SP

O Dvd da palestra do Baccelli no Bloco Cultural de Cubatão dia 29/11/10 está muito educativo e bonito PALESTRA : A TERRA PROMETIDA. Além da palestra e da apresentação do Coral, foram incluídas as fotos de todo o evento. Pela riqueza de informações vale a pena, pois a Empresa facilitou no preço, permitindo que possamos vender a vocês um Dvd duplo por apenas R$ 15 reais. Pedimos que vocês façam suas encomendas pois leva apenas dois dias para chegar.

Aguardo retorno. Um abraço e muita paz!!

Clau/GEECAL

(Informação em email de Rose Moliterno)

Visite o Blog Caminheiros da Luz Osvaldo Cruz, SP

Acessar: http://caminheirosdaluz.wordpress.com/

NO SITE SÃO DISPONIBILIZADOS LIVROS, BOLETINS ANTERIORES, ETC...

Contato: caminheirosdaluz@gmail.com

(Informações de Edson Luis da Silva)

Visite o Blog da Associação Espírita Beneficente Irmã Narcisa Santos, SP

01) Nosso blog de janeiro está muito bonito. Que as pessoas possam acessá-lo e divulgá-lo também.

http://irmanarcisa.blogspot.com/

02) Curso Básico de Espiritismo (estudo do Livro dos Espíritos e do Evangelho)

As mátriculas estão abertas.O Início do Curso será dia 07 de Fevereiro, todas as 2as. feiras,das 20 ás 22 hs. para maiores de 18 anos e é gratuíto.

Os interessados deverão comparecer nas 5as.feiras,das 18:30ás 19:30 h, á Rua Paraná, 208 - Vila Mathias - Santos - SP,para maiores informações. Nosso telefone é : (13) 8126-7925

Agradeço muito a sua divulgação. Estamos precisando muito divulgar nossa casa,pois,ainda é pouco conhecida neste endereço e estamos com poucos assistidos. O que voce puder fazer pra nos ajudar, nós ficamos muito agradecidos.

Maria Suely

presidente

Imagem copiada do blog

(Informação recebida de Rose Moliterno e visita ao blog)

Mais duas palestras para comemorar o aniversário do C.E. Francisco Cândido Xavier. São José do Rio Preto, SP

Meus caros,

Reiteramos o convite para as duas últimas palestras comemorativas ao aniversário do C. E. Francisco Cândido Xavier:

Quarta-feira, 19 de janeiro - 20:00 h: Dr. Aguinaldo de Paula Vasconcelos;

Quarta-feira, 26 de janeiro - 20:00 h: Rouvel Ravena.

Abraços.


Navarro
C. E. Francisco Cândido Xavier
Av. Alfredo Theodoro de Oliveira, 2195 - Solo Sagrado
São José do Rio Preto - SP
(17) 3228-0111 e 9702-7066

(Informações em email de antônio carlos navarro antoniocarlosnavarro@gmail.com)


CHICO XAVIER PSICOGRAFANDO

FOTO RECEBIDA DE JHON R. MARQUES. PEDRO LEOPOLDO, MG

Noticias da Marilia Espírita

Bom dia, amigos.

Paz, com Jesus.

UNIÃO ESPÍRITA JOÃO DE CAMARGO. No dia 31 de janeiro, a instituição iniciará um curso de ESTUDO DO ESPIRITISMO COM DESENVOLVIMENTO MEDIÚNICO. As aulas serão sempre às segundas-feiras, às 19h30, sendo facilitadora Maria Ignez. Contato pelos fones 33011416 e 96410311.

COMUNIDADE EURÍPEDES BARSANULFO. Palestra no dia 22/01/2011, sábado, 20 horas, com Silvia Shauer Walderramas, sobre o tema: "Pedir e Obter".

PROGRAMA TRANSIÇÃO O programa Transição do dia 23 de janeiro, pela Rede TV, será com Divaldo Pereira Franco, sobre o tema: Depressão e Obsessão. A apresentação será de Antonio Coelho Filho. O programa agora tem novo horário, às 16h15, com reapresentação na madrugada de quarta para quinta-feira, às 1h45.

MINISSÉRIE SOBRE CHICO XAVIER. Produzida pela TV Globo, a minissérie Chico Xavier, derivada do filme que levou milhões ao cinema no ano passado, vai ao ar nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro. Com cerca de uma hora a mais do que o conteúdo editado para o longa-metragem, a minissérie é resultado de planejamento feito ainda à época das filmagens do longa.

Outras informações acesse: www.mariliaespirita.jor.br

Abraços,

Donizete Pinheiro

Palestra com André Luiz Ruiz Socorro, SP

IMAGEM. USE/JAÚ

CONVIDAMOS A TODOS PARA PALESTRA COM:

ANDRÉ LUIZ RUIZ

TEMA: "O TRABALHADOR NA CASA ESPÍRITA"

DIA 30/01/2011 - domingo

9:00 ÀS 12:00

LOCAL: RUA ANTONIO LEOPOLDINO, 245 - CENTRO - SOCORR0/SP

PROMOÇÃO: GRUPO DE ESTUDOS ESPÍRITAS NOSSO LAR

PROGRAMAÇÃO:

8:30 - recepção com mini café da manhã

9:00 - início da palestra

10:30 - intervalo para café

10:50 - retorno à palestra

12:00 - encerramento

AGUARDAMOS A PRESENÇA DE TODOS

VOCÊS COM MUITA ALEGRIA!!!

(Informação em email de Otávio Cunha)

Como ajudar as vítimas das chuvas do Rio de Janeiro

Cruz Vermelha arrecada água mineral, alimentos de pronto consumo (massas e sopas desidratadas, biscoitos, cereais), leite em pó, colchões, roupa de cama e banho e cobertores. Praça da Cruz Vermelha, 10, Centro do Rio.

Prefeitura de Petrópolis arrecada doações de água, colchões e materiais de limpeza e higiene pessoal em três postos: Igreja Wesleyana; Igreja de Santa Luzia; Sede da Secretaria de Trabalho, Ação Social e Cidadania.

A conta corrente da Prefeitura Municipal de Petrópolis no Banco do Brasil recebe doações. Nome da conta: "SOS Petrópolis - donativos". Agência 0080-9, Conta: 76.000-5.

A conta corrente da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo no Banco do Brasil recebe doações. Nome da conta: "SOS Nova Friburgo - donativos". Agência 0335-2, Conta: 120.000-3.

Prefeitura de Teresópolis arrecada alimentos, roupas, cobertores, colchonetes e itens de higiene pessoal no Ginásio Pedrão, na Rua Tenente Luiz Meirelles, 211 – Várzea.

A conta corrente da Prefeitura Municipal de Teresópolis no Banco do Brasil recebe doações. Nome da conta: "SOS Teresópolis - donativos". Agência 0741-2, Conta: 110.000-9.

A Companhia de Concessão Rodoviária Juiz de Fora-Rio, Concer, que administra a BR-040, pede que sejam doados, preferencialmente, água mineral, produtos de higiene pessoal e de limpeza, roupas de cama, mesa e banho, além de colchonetes. Nas praças de pedágio, situadas em Duque de Caxias (km 104), Areal (km 45) e Simão Pereira (km 816), as doações podem ser entregues nos postos do serviço de informação ao usuário da rodovia, que funcionam de segunda a segunda, 24 horas por dia. Doações também podem ser entregues na sede da empresa, no km 110, em Caxias.

O Hemorio pede que as pessoas doem sangue para as vítimas das chuvas. Os estoques estão quase zerados. Friburgo e Teresópolis solicitaram 300 bolsas, mas o Hemorio não tem como atender. Pode doar sangue quem tiver entre 18 e 65 anos, mais de 50 quilos e estiver bem de saúde. Basta levar um documento oficial de identidade com foto. Informações e agendamento pelo disque sangue 0800-282-0708. Rua Frei Caneca, 8, Centro do Rio, das 7h às 18h.

Postos de coleta foram montados pelo Grupo Pão de Açúcar em todas as suas 100 lojas das redes Pão de Açúcar, ABC Comprebem, Sendas, Extra e Assaí, em todo o estado Rio de Janeiro para que os clientes possam cooperar com doações de alimentos não perecíveis, roupas e cobertores. A ação acontece até o dia 26 de janeiro.

Postos da Polícia Rodoviária Federal recebem doações de água, leite em pó, materiais de higiene e limpeza e colchões nos seguintes postos:

BR-116: KM 133 (Doações 24 horas)
BR-101: KM 269 (Doações 24 horas)
BR-040: KM 109 (Doações das 8h às 17h)
BR-116: KM 227 (Doações das 8h às 17h)

A Rodoviária Novo Rio recebe doações para a Cruz Vermelha. Os donativos são recebidos no embarque inferior, das 9h às 17h. Avenida Francisco Bicalho, 1 - Santo Cristo.

Todos os Batalhões da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro são centros de recepção de doações de água mineral, alimentos não perecíveis e material de higiene pessoal. Confira os endereços:

1º BPM - Av. Salvador de Sá, nº 02 – Estácio

2º BPM - Rua São Clemente, nº 345 – Botafogo

3º BPM - Rua Lucidio Lago, nº 181 – Méier

4º BPM - Rua Francisco Eugênio nº 228 – São Cristóvão

5º BPM - Praça Coronel Assunção – Saúde

6º BPM - Rua Barão de Mesquita, nº 625 – Tijuca

7º BPM - Rua Alfredo Becker, nº 367 – Alcântara

8º BPM - Rua Ten Cel Cardoso, s/nº - Campos dos Goytacazes

9º BPM - Rua Taracatu, nº 94 – Rocha Miranda

10º BP - Rodovia Lúcio Meira, Km 47 – Barra do Piraí

11º BPM - Praça da Bandeira, nº 474 – Vila Nova Friburgo

12º BPM - Rua Jansen de Mello, s/nº - Niterói

13º BPM - Praça Tiradentes, nº 55 – Centro

14º BPM - Rua Guandu do Sena, nº 1954 – Bangu

15º BPM - Rua Pedro Corrêa, nº 273 – Duque de Caxias

16º BPM - Rua Paranapanema, nº 769 – Olaria

17º BPM - Estrada Rio Jequiá, nº 518 – Ilha do Governador

18º BPM - Estrada do Pau Ferro, nº 435 – Jacarepaguá

19º BPM - Rua Figueiredo Magalhães, nº 550 – Copacabana

20º BPM - Rua Tenente Aldir Soares Adriano, nº 354 – Mesquita – Nova Iguaçu

21º BPM - Av. Automóvel Clube, nº 1.333 – Vilar dos Teles - São João de Meriti

22º BPM - Avenida Presidente João Goulart, s/nº - Manguinhos

23º BPM - Av. Bartolomeu Mitre, nº 905 – Leblon

24º BPM - Rua Tenete Jerônimo, s/nº - Queimados

25º BPM - Rua Inglaterra, s/nº - Jardim Caiçara – Cabo Frio

26º BPM - Rua Domingos Silvério, s/nº - Petrópolis

27º BPM - Rua Guaratan, s nº - Santa Cruz

28º BPM - Av. Nossa Senhora do Amparo, s/nº - Voldac – Volta Redonda

29º BPM - BR 356 Km 04 – Itaperuna

30º BPM - Rua Guandu, nº 680 – Pimenteira

31º BPM - Rua Senador Rui Carneiro s/nº - Km 18,5 – Recreio dos Bandeirantes

32º BPM - Estrada do Imburo, s/nº - Barra de Macaé

33º BPM - Rodovia BR 101 (Rio Santos), Km 142,5 – Perequê – Angra dos Reis

34º BPM - Praça Getúlio Vargas nº 51 – Magé

35º BPM - Av. Vereador Hermínio Moreira, nº 208 – Centro – Itaboraí

36º BPM - RJ 116 c/ RJ 186 – Santo Antonio de Pádua

37º BPM - Av. Prof. Darci Ribeiro, s/nº - Campo da Aviação – Resende

38º BPM - Estrada União Industria, Km 125, nº 250 – Boa União – Três Rios

39º BPM - Rua Joaquim da Costa Lima, s/nº. – São Bernardo – Belford Roxo

40º BPM - Avenida dos Estados, s/nº – Campo Grande

41ºBPM - Avenida Pastor Martin Luter King - s/nº - Irajá

(Informação repassada por Julia Nezu)

Comemoração dos 25 anos do CEHC São Luis, MA

(Informação em email do CEHC)


Centro Espírita Humberto de Campos, São Luis, MA

Informações recebidas em email de

DIRETORIA DE COMUNICAÇÃO
Centro Espírita Humberto de Campos-CEHC
Av. Projetada, s/n - São Cristóvão II - São Luís-MA - 65.099-110
Tels.: 98.3236.6468 / 8117.7513 (falar c/Lourdes)
centroespiritahumbertodecampos@gmail.com

Minissérie Chico Xavier estréia neste mês de janeiro

Produzida pela TV Globo, a minissérie Chico Xavier, derivada do filme que levou milhões ao cinema no ano passado, vai ao ar nos dias 25, 26, 27 e 28 de janeiro. Com cerca de uma hora a mais do que o conteúdo editado para o longa-metragem, a minissérie é resultado de e planejamento feito ainda à época das filmagens do longa. Mais informações:
tatiana.wolff@inpresspni.com.br; www.100anoschicoxavier.com.br

(Informação em email de César Perri)



Veja foto da atriz Laura Cardoso em participação especial na minissérie acessando:

http://redeglobo.globo.com/novidades/noticia/2011/01/laura-cardoso-faz-participacao-especial-na-minisserie-chico-xavier.html

Realizado o I Congresso Espírita Paraense Belém, PA

Banner

Pará: Congresso sobre Mediunidade homenageia Chico

“Dons Mediúnicos, comunicação dos mortos com a Terra: Visão da Doutrina Espírita” foi o tema do I Congresso Espírita Paraense promovido pela União Espírita Paraense, de 14 a 16 de janeiro, em Belém. Duas palestras destacaram a obra de Chico Xavier. O evento foi realizado no Hangar Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O presidente da FEB Nestor João Masotti esteve presente na abertura do evento, e ocorreram palestras de Divaldo Pereira Franco, José Raul Teixeira, Marlene Nobre e Alberto Almeida e apresentação musical de Plínio Oliveira.

Informações: www.paraespirita.com.br; www.100anoschicoxavier.com.br

(Informação em email de César Perri)

Os Milagres do Evangelho

A Gênese, Allan Kardec, Cp. XV, itens 10 e 11, www.febnet.org.br

OBSERVAÇÃO NOSSA:

VEJA-SE COM QUE CLAREZA E NATURALIDADE A DOUTRINA ESPÍRITA

EXPLICA ESTA BELA CURA OPÉRADA POR JESUS ATÉ ENTÃO TIDA À CONTA

DE UM FENÔMENO SOBRENATURAL OU MILAGRE.


Arquivo: HealBleedingWoman.jpg

JESUS CURA MULHER QUE SANGRA. CENA PINTADA EM CATACUMBA DE ROMA

Imagem: http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-BR&langpair=en%7Cpt&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Jesus_healing_the_bleeding_woman