BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

domingo, 9 de janeiro de 2011

Doutrina na Estrada

ENTREVSTA COM ADJAIR FERNANDES DE FARIA

CONCEDIDA A ISMAEL GOBBO E PUBLICADA

ORIGINALMENTE NA FOLHA ESPÍRITA, SÃO PAULO,

EM SETEMBRO DE 2009.

Há 15 anos, Adjair Fernandes de Faria, ex-bancário E agente imobiliário, entrou em um ônibus articulado De 20 metros de comprimento e saiu Brasil afora para divulgar a Doutrina Espírita. A bordo da Livraria Espírita Chico Xavier, já percorreu 813 cidades em 17 Estados, recebendo 3,6 milhões de visitas. Seu principal Objetivo? Ver O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns em cada Lar do Brasil.


Ônibus Livraria Ambulante

Livros Espíritas por todo o Brasil

Espírita há 40, Adjair Fernandes de Faria se dedica, desde 1989, à divulgação da Doutrina através dos livros. Em 1994, mais precisamente em 12 de março, resolveu estender seu trabalho de forma itinerante, utilizando-se de um ônibus-livraria. No momento da entrevista, que abaixo reproduzimos, em 17 de agosto, na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul, alcançou a marca de 813 cidades visitadas, sendo três delas no Paraguai e Uruguai. Adjair tem 67 anos de idade e é viúvo há 7 anos. Tem cinco filhos, seis netas e dois netos. Trabalhou 25 anos como bancário, dez como agente imobiliário e há 15 anos peregrina pelo Brasil dentro da Livraria Espírita Chico Xavier, divulgando a nossa abençoada Doutrina Espírita.


Folha Espírita - Como foi a sua “entrada” no Espiritismo?

Adjair Fernandes de Faria - “Como a maioria. Infelizmente, e felizmente, pela dor”.

FE- E o trabalho com a livraria?

Adjair - Assim que tomei conhecimento sobre a importância dessa Doutrina em nossas vidas, a consciência não parou mais de me cobrar. Hoje, após 40 anos de vida espírita, continuo com o mais profundo desejo de ver três livros, O Evangelho Segundo o Espiritismo, O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns, tesouros inigualáveis, em cada lar do nosso Brasil. E, graças a Deus, com um pouquinho de boa vontade, já consegui colocar nas mãos dos irmãos, que nos honraram com 3.640.000 visitas ao nosso ônibus, mais de 115 mil Evangelhos, sendo, em sua maioria, acompanhado de O Livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns. Isso nos 17 Estados de peregrinação já percorridos, não contando com os milhares colocados na Livraria Espírita Chico Xavier, inaugurada em 25 de dezembro de 1989, em Uberlândia, Minas Gerais. E tudo começou naquele memorável 12 de março de 1994, também em Minas, na cidade de Uberaba, quando iniciamos essa inenarrável e abençoada jornada.

FE- Imagino que tenha vivido boas experiências com o ônibus-livraria ambulante...

Adjair - Experiências mil!... Inúmeras vezes fomos abordados por irmãos diversos, pedindo que escrevêssemos um livro. Até a cidade de número 100, dizíamos que daria um livro de mil páginas. Hoje, nas 813 cidades já visitadas, afirmamos que daria um livro de mais de 10 mil páginas, com variadíssimos assuntos, histórias e situações que prenderiam o leitor até a ultima delas. E o mais curioso é que os leitores profanos classificariam a maioria das narrações como conto de fadas ou fábulas.

FE- Conte-nos uma delas!

Adjair – Vou contar uma das milhares que vivenciamos. Estávamos na cidade assinalada como 715, Victor Graeff, no interior do Rio Grande do Sul, onde os seus habitantes orgulhosamente exibiam a sua praça como a mais bonita do estado. E nós endossamos essa afirmação, pois realmente é a mais bonita que já vimos nos 17 estados que já visitamos. Pois bem, certo dia, por volta das 18 horas, entra em nosso ônibus uma jovem ofegante, que, logo após os cumprimentos, começa um inusitado relato: - “Moço!... já não agüento mais, preciso de ajuda. O senhor acredita que faz 44 anos que o meu pai ia sentar-se no mesmo banco que o meu avô sentava e pedia a mesma cerveja que ele gostava quando vivo?...alegando que amava muito o meu avô?... E o senhor acredita que faz quatro anos que meu pai morreu e o meu irmão, que não bebia, outro dia também foi sentar-se naquele banco e faz as mesmas coisas que eles faziam?... E acredita que ele quebrou todos os móveis da casa dele por varias vezes e não dorme?....A minha cunhada não agüentou e o largou ele... Agora tá tendo que tomar 22 comprimidos por dia, o senhor acredita?”

FE – E qual foi a orientação?

Adjair - Conversamos, explicamos em detalhes o que estava acontecendo e pedimos que ela o levasse ao centro espírita em Jacarezinho, cidade próxima, e estudasse ininterruptamente a tríade das obras básicas: O Evangelho Segundo o Espiritismo, O livro dos Espíritos e O Livro dos Médiuns e os colocasse em prática diariamente. Ela saiu esperançosa, prometendo que assim o faria. Não passou uma hora e ela retornou entusiasmada e nos apresentou um robusto rapaz, com 1,95m de altura, que encostava no teto do ônibus, dizendo: “Este é meu irmão, o senhor poderia falar para ele tudo o que me disse?”. Repeti tal qual havia falado e reforcei para eles irem ao centro, o que prometeram antes de saírem felizes..... Dois dias depois, ela nos liga da casa da sua irmã em Jacarezinho perguntando o que fazer. Segundo relatou, no dia anterior, eles haviam ido ao centro, um bom senhor os havia atendido, colocando-os sentados num cômodo e, do outro lado, começado a conversar com alguém que parecia ser seu avô. Depois, com outro, que parecia ser seu pai. Naquele momento, conforme relatou, seu irmão ficou mole, e disseram que era normal. “Foi o que eu fiz, só que ele esta dormindo há mais de 20 horas, como se estivesse morto. O que eu faço?, questionou-nos com certa aflição. Nós a orientamos a deixá-lo dormir. Resultado: ele reatou com a esposa e os três filhos, fundaram um centro em Victor Graeff com a assessoria do senhor que os atendeu em Jacarezinho e não se cansam de nos ligar agradecendo.

FE- Quantas cidades já visitou?

Adjair – Bem, hoje, 17 de agosto de 2009, contabilizamos Novo Hamburgo como sendo a de número 813. Já fizemos três visitas internacionais: Salto Del Guairá, no Paraguai, Rivera e Chuy, no Uruguai. As viagens nos renderam a expressiva visitação 3.640.000 irmãos, com mais de 30 milhões de mensagens gratuitas distribuídas.

FE- Você tem encontrado apoio das autoridades e da população por onde passa?

Adjair - Total apoio. Principalmente dos gaúchos, que nos recebem de braços abertos, facilitando-nos sempre na posse dos alvarás. Quanto à população brasileira, é só analisar a visitação acima! É inenarrável o carinho que recebemos.

FE - O que é preciso, em termos de infra-estrutura local para o ônibus aportar nas cidades? Adjair- Apenas um ponto de energia e escolher um bom local de transeuntes. Os que passam na porta do ônibus, não resistem....Entram!

FE- A livraria ambulante torna menor o preço ao consumidor?

Adjair - Graças a Deus, não remarcamos os preços. Temos livros com mesmo preços há dez anos. Obras básicas sempre com preços acessíveis e diversificados, de todas as editoras. Só de O Evangelho Segundo o Espiritismo, temos mais de 15 modelos e tamanhos.

FE- Que mensagem deixa aos nossos leitores?

Adjair - Deixo dois pedidos: que todos os espíritas estudiosos leiam, releiam e busquem o espírito da letra, da mensagem mais importante da espiritualidade dirigida aos espíritas, em “Missão dos Espíritas”, no capitulo XX, item 4, de O Evangelho Segundo o Espiritismo. Atentem para a quantidade da minúscula palavra “ide” e reflitam detidamente no terceiro parágrafo, referente à expansão do bezerro de ouro. O segundo pedido está relacionado a esse parágrafo, à necessidade de colocar um basta à vertiginosa e vergonhosa ascensão do culto ao bezerro de ouro, cada dia mais devorador da casa das viúvas e das consciências. Para alcançar esse objetivo, penso que é preciso prosseguir com a abençoada missão de provar, através da ciência, a existência do espírito (alma), que anima e vitaliza o corpo, que é a razão da vida. Vejo, portanto, com emoção, o trabalho dos médicos espíritas, fazendo votos que a Dra. Marlene Nobre e seus colegas possam provar, cientificamente, a reencarnação. Se não for nesta encarnação, será na próxima. Que Deus e o nosso amado Mestre Jesus nos abençoe a todos.

Curiosidades sobre a vida na estrada...

● A Livraria Espírita Chico Xavier costuma ficar uma semana em

Cada cidade, estendendo esse prazo para 15 dias nos municípios

Maiores.

● Adjair trabalha sozinho. Cuida da manutenção do veiculo, é

Motorista, eletricista, lavador, varredor, recepcionista e vendedor.

Vive no veiculo.

● O ônibus articulado possui 20 metros de comprimento, carrega

Mais de 2 mil títulos, rigorosamente selecionados, CDs e DVDs.

● O atendimento é feito das 8h30 às 20h30, só fechando para o almoço,

Inclusive aos domingos e feriados.


Leia o Boletim Informativo do Maria Dolores Jales, SP

Cadastre-se para receber: addavid@ig.com.br

(Informações de Adelvair David)

Informações da USE Municipal de Osasco

Irmão(ã) em Deus, Bom Dia!

É com grande alegria em nossos corações que apresentamos um novo esforço para a evolução da divulgação de eventos promovidos pelos Centros e Instituições Espíritas de Osasco e Região.

Nasce a Revista Digital Informativa da U.S.E. Municipal de Osasco, que em sua primeira edição de Janeiro de 2011 traz além da continuidade da divulgação dos eventos, diversas outras colunas destinadas aos Dirigentes, Trabalhadores e Freqüentadores dos Centros Espíritas, tais como: Notícias, Eventos, Sugestão de Leitura, Mensagens Edificantes e muito mais.

Esperamos que apreciem a leitura, divulgando-o para amigos e parentes.

Fraternalmente,

União das Sociedades Espíritas de Osasco - U.S.E. Municipal de Osasco

Endereço: Rua João Colino, 39 – CEP: 06013-020 – Centro – Osasco – SP

Telefone: 3681-3379 – E-mail: eventos@use-osasco.com.br Site: www.use-osasco.com.br

Atendimento de Segunda, Terça e Quarta-feira das 8:30 às 12:30 Hs

"Trabalhemos juntos e unamos os nossos esforços, a fim de que o Senhor, ao chegar, encontre acabada a obra" O Espírito de Verdade (O Evangelho Segundo o Espiritismo, 112 edição, Página 315)

Revista Digital Informativa

da

U.S.E. Municipal de Osasco

Janeiro | 2011 Edição 01

Nesta Edição

Notícias

Eventos

Sugestão de Leitura

Mensagem Edificante

Sobre a USE Municipal de Osasco

Notícias

USE Municipal de Osasco divulga Relatório de Atividades de 2010

A USE Municipal de Osasco divulgou no último dia 28 de Dezembro, via correio eletrônico (e-mail) seu relatório das atividades exercidas no período de 2010. A leitura deste relatório é importante, não somente para se inteirar da história recente da USE no Município de Osasco, mas também para tomar conhecimento do resultado positivo gerado pela União. Atualmente 04 Centros e seus 08 representantes atualmente participantes deste grande trabalho, gerando o resultado relatado, imaginemos se mais Centros participassem?

mais [+] Vide Arquivo em anexo: Encerramento do ano.pdf

Programa de auxílio disponível aos Centros Espíritas

Em disposição aos Centros e Instituições Espíritas desde 2008, A USE Municipal de Osasco auxilia na divulgação de eventos essencialmente Espíritas (palestras, dadas comemorativas, trabalhos beneficentes) que os Centros Espíritas de Osasco e Região venham a promover. Basta o envio das informações pertinentes (cartazes, panfletos, folhetos, etc) para o endereço de e-mail criado especificamente para este fim: eventos@use-osasco.com.br

As informações pertinentes ao evento devem ser enviadas para o endereço de e-mail descrito acima com no máximo 05 dias de antecedência do mês previsto para o evento (exemplo: evento a ocorrer em Dezembro, prazo máximo de envio das informações para inclusão: 25 de Novembro).

mais [+] Vide Arquivo em anexo: Divulgação Eventos Centros.pdf

Lançamento de Série Informativa sobre Doutrina e Movimento Espírita

Uma novidade para 2011! É o lançamento da série informativa sobre Doutrina e Movimento Espírita! Todo dia 15 de cada mês será enviado um correio eletrônico com uma edição da série. O objetivo é proporcionar maior compreensão acerca do que seja a Doutrina Espírita e Movimento Espírita.

Eventos

Campanha

Motivo: “Doação de Alimentos”

Entidade: Centro Espírita Irmã Maria

Local: Rua Doutor Augusto de Oliveira, 13 – CEP: 06216-150 – Presidente Altino – Osasco – SP

Maiores Informações: Através do telefone 3683-0850, Panfleto anexo a este e-mail, Site: www.irmamaria.com.br.

Como ajudar: Prestigiando e divulgando a campanha.

Complementos: O Centro Espírita Irmã Maria localiza-se próximo ao Ginásio Municipal Professor José Liberati em Osasco.

Doe um Futuro!

Entidade: Sociedade Espírita “Lar Jesus entre As Crianças”

Local: Rua João Kaufmann, 437 – CEP: 06220-060 – Rochdale – Osasco – SP

Maiores Informações: Através do telefone 3687-8261, Panfleto anexo a este e-mail, Site: www.larjesuscriancas.org.br

Como ajudar: Prestigiando e divulgando a campanha, trabalhando voluntariamente, efetuando donativos.

Complementos: Mapa de como chegar ao Lar segue em anexo.

Sugestões de Leitura

Orientação ao Centro Espírita

Oferece, a título de sugestão, orientação no encaminhamento de assuntos doutrinários, administrativos, assistenciais e de unificação pertinentes aos Centros Espíritas, visando facilitar as tarefas de seus trabalhadores.

Resultado de debates em todo o Brasil entre dirigentes e obreiros interessados na melhor organização das Casas Espíritas, sugere indispensáveis reuniões e atividades a serem realizadas nos Centros Espíritas, mostrando eficientes esquemas para desenvolvê-las a contento.

“É mais um instrumento útil para o trabalho tenaz e profícuo das Casas Espíritas, sob o signo da Doutrina do Consolador.”

mais [+] Vide Arquivo em anexo: .Orientação ao Centro Espírita FEB.doc

Mensagem Edificante

Qualquer que seja o ângulo pelo qual se observa, a grandeza de Jesus impressiona.
Não Se deixou tocar pelos preconceitos próprios da época.
Amou sem esperar ser amado.
Ensinou e viveu a compaixão em um período de sentimentos rudes e hábitos cruéis.
Movimentou recursos magnéticos e de cura até hoje desconhecidos.
Lançou a idéia da vida futura, como uma esperança para todos os homens.
Substituiu o conceito de um Deus vingativo e cruel pelo de um Pai amoroso.
Trata-Se de uma figura incomparável, superior a qualquer outra.
E é dele o convite que ressoa, através dos séculos:
Quem quiser vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me!

Em algum momento será necessário atender ao amoroso chamado, romper com o passado de equívocos e marchar para a luz.


O nosso momento pode ser agora!
Pensemos nisso.

Sobre a USE Municipal de Osasco

O que é a USE Municipal de Osasco?

É a entidade coordenadora do movimento Espírita da cidade de Osasco; Além de receberem apoio, as sociedades espíritas de Osasco têm na U.S.E. Municipal de Osasco uma representação na U.S.E. São Paulo, esta entidade, fundada em 1947, é a coordenadora e representativa do movimento espírita do Estado de São Paulo junto ao Conselho Federativo da Federação Espírita Brasileira - FEB.

NOTA: A U.S.E. Municipal de Osasco não se responsabiliza por alterações em datas, locais e conteúdo dos eventos as quais as entidades promotoras efetivarem (excluindo-se aqueles realizados pela própria). Recomendamos a confirmação prévia com as mesmas.

Caso não queira mais receber este boletim informativo mensal, favor solicitar exclusão.

Centros e Instituições Espíritas que queiram incluir seus eventos neste boletim podem fazê-lo enviando as informações pertinentes para o endereço de e-mail eventos@use-osasco.com.br com no máximo 05 dias de antecedência do mês previsto para o evento (exemplo: evento a ocorrer em Dezembro, prazo máximo de envio das informações para inclusão : 25 de Novembro).

(Informações recebidas em emails da USE Osasco e de Norberto Fátima norbertoefatima@gmail.com)

Ficheiro:Caio Badner - Osasco.JPG

Osasco, SP. Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Caio_Badner_-_Osasco.JPG

Mesa Redonda sobre Mediunidade Cotia, SP

(Informação em email de jaci almeida almeida.jaci@gmail.com)

Comemoração dos 70 anos do Abrigo Bezerra de Menezes Guarulhos, SP

(Informação em email de abrigo@abrigobezerrademenezes.org.br)


Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. Foto Ismael Gobbo

1531º. Encontro Fraterno Auta de Souza João Pessoa, PB

22 e 23 de janeiro de 2011

João Pessoa - PB

Tema Central:

CRIANÇA EVANGELIZADA, HUMANIDADE TRANSFORMADA!

Local: Escola José Lins do Rêgo - Cristo Redentor

São várias opções de cursos:

Obsessão na infância

O mundo espiritual nas obras de André Luiz

Drogas, que caminho é esse? (para jovens de 12 e 13 anos)

O jovem e mídia (para jovens de 12 e 13 anos)

Eurípedes Barsanulfo: o apóstolo da educação

Adolescência: um desafio para pais e educadores

Morri, e agora?

A unificação no movimento espírita

Depressão e suicídio

Compreendendo a dor humana: recepção, triagem fraterna e tratamento espiritual na Casa Espírita

Como aplicar O livro dos espíritos e o Evangelho segundo o Espiritismo para crianças

Atividades práticas para a mocidade

A rádio na divulgação espírita

Campanha de Fraternidade Auta de Souza

As crianças também terão atendimento especial e participarão de um Encontrinho só para elas, com momentos de alegria, estudos, diversão e muito aprendizado.

Cursos para crianças de 0 a 5 anos (Nível I):

- Berçário I, II e II e Maternal I

Cursos para crianças de 6 a 11 anos (Nível II):

- Campanha de Fraternidade Auta de Souza

- Família

Inscrições:

Crianças até 11 anos – R$ 8,00

Adultos – R$ 15,00

INFORMAÇÕES: (83) 8882.3540 e 9628-0501

PROMOÇÃO: Centro Espírita Ave Luz

JESUS, O SOL MAIOR DAS NOSSAS VIDAS!

Visite:
http://www.jornalespiritaautadesouza.com

(Informações em email de Regina Moreira regina1108@gmail.com)


Ficheiro:Jp-praia.JPG

Praia de Tambaú, João Pessoa, PB. Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Jp-praia.JPG

Chico Xavier, a série, chega dia 25, com extras


AQUI O JOVEM FRANCISCO CÂNDIDO XAVIER, COM 25 ANOS ENTRE

O REPÓRTER DE O GLOBO, CLEMENTINO ALENCAR E O IRMÃO JOSÉ XAVIER

FONTE: NOTAVEIS REPORTAGENS COM CHICO XAVIER, IDE, ARARAS.