BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Relembrando Doutrinas da Teologia Dogmática sobre Jesus

Todos nós estamos em evolução sempiterna em direção ao nosso Deus Pai e Mãe, do qual procedemos e para o qual, um dia, todos nós retornaremos, pois Deus não faz acepção de pessoas e não dá, pois, nó cego em sua criação!

Qualquer crença que seja a sua, você pode estar mais próximo de Deus do que eu. E eu não viso fazer literatura com esta coluna. Preocupo-me apenas com a sua correção, clareza e com o seu espaço em O TEMPO, que tem que ser milimetricamente respeitado. Para que complicar mais ainda para o povo os difíceis assuntos filosófico-teológico-bíblicos?

Quando o Concílio Ecumênico de Nicéia (325) decretou que Jesus é também Deus, o que é contra o seu próprio ensino, pois Ele sempre se declarou apenas Filho de Deus, a Teologia Cristã começou a entrar em crise, da qual não sairá, enquanto não a reformar. Como não se podia negar que Jesus é um ser humano, o arcebispo e teólogo sírio Nestório, patriarca de Constantinopla, concluiu que Jesus tinha duas pessoas, uma divina e outra humana. Mas o Concílio Ecumênico de Éfeso (431) decretou o dogma de que Jesus só tem uma Pessoa, a Divina, criando também o dogma da “Santa Maria Mãe de Deus” (“Theotokos”), acrescentado à Ave Maria bíblica do Anjo Gabriel. E esse concílio condenou também Pelágio, e instituiu o Dogma do Pecado Original.

Já o teólogo grego Eutiques defendeu a doutrina de que, se Jesus tem só a Pessoa Divina, Ele só tem também uma natureza, a Divina (Monofisismo). Mas o Concílio Ecumênico de Calcedônia (451) decidiu que Jesus tem duas naturezas: uma Divina e outra Humana.

Os Dogmas do Espírito Santo e da Santíssima Trindade já haviam sido declarados no Concílio Ecumênico de Constantinopla (381). Mas foi santo Agostinho que os incrementou para o Concílio Ecumênico de Constantinopla (553), quando também foi condenada a preexistência do espírito com relação à concepção, o que é contrário à Bíblia (Jeremias 1:5; e Sabedoria 8:19-20), e com o que, automaticamente, foi condenada a reencarnação. Mas por ter sido esse concílio muito tumultuado e não apoiado pelo Papa Virgílio, há teólogos que consideram inválida a condenação da reencarnação. (Mais detalhes em meu livro: “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência”, 8a Edição, Ed. EBM, SP).

Cerca de oito séculos depois, essas doutrinas polêmicas ainda incomodavam os teólogos, como ainda vão incomodá-los até que elas sejam retificadas. E assim foi decretado o Dogma do “Filioque” (“e do Filho”) pelo Concílio Ecumênico de Lion (1274), França, que dá mais importância à divinização de Jesus, ensinando que o Espírito Santo procede não só do Pai, mas também do Filho. Já a Igreja Católica Ortodoxa Oriental, que não aceita o “Filioque”, ensina que Jesus e o Espírito Santo procedem do Pai. Essa Igreja Oriental é separada da Igreja Romana desde 1054 por questões doutrinárias e políticas.

Muitos que me honram com sua leitura, nunca ouviram padres e pastores falarem nesses assuntos. E isso tem uma explicação: Eles mesmos não creem neles, deixando-os cair no esvaziamento.

É que já se foi a época do “Creio porque é absurdo”, de Tertuliano, Doutor da Igreja, mas condenado também por sua heresia montanista!

PS:

1) Parabéns ao meu ex-professor, o escritor e padre Redentorista João Batista Boaventura Leite, por seus 60 anos de sacerdote.

2) Em 6-11-2011, às 16h:15, estarei novamente no Programa Transição, em cadeia nacional da Rede TV, apresentação de Antônio Coelho Filho.

Obs.: Esta coluna, de José Reis Chaves, às segundas-feiras, no diário de Belo Horizonte, O TEMPO, pode ser lida também no site www.otempo.com.br Clicar “TODAS AS COLUNAS”. Podem ser feitos comentários abaixo da coluna. Ela está liberada para publicações. Ficarei grato pela citação nelas de meus livros: “A Face Oculta das Religiões”, “O Espiritismo Segundo a Bíblia”, Editora e Distribuidora de Livros Espíritas Chico Xavier, Santa Luzia (MG), “A Reencarnação na Bíblia e na Ciência” Ed. EBM (SP) e “A Bíblia e o Espiritismo”, Ed. Espaço Literarium, Belo Horizonte (MG) – www.literarium.com.br - e meu e-mail: jreischaves@gmail.com Os livros de José Reis Chaves podem ser adquiridos também pelo e-mail: contato@editorachicoxavier.com.br e o telefone: 0800-283-7147.

Outros colunistas de O TEMPO: Miriam Leitão, Vittorio Medioli, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Laura Medioli, João Batista Libânio (teólogo Jesuíta), Elio Gaspari, Xico Sá, Luiz Carlos Bernardes, Torquato (USP), Luiz Aureliano, Gilda de Castro, Manoel Lobato, Murilo Badaró (Presidente da Academia Mineira de Letras), Robson Damasceno Reis, Cônego José Geraldo Vidigal de Carvalho, Teodomiro Braga, Ana Elizabeth Diniz, Trigueirinho, Leonardo Boff, José Dirceu (ex-ministro do Lula), Tostão e outros.

(Informação recebida em email de Márcia lebourg lebourgmarcia1@gmail.com)

0 comentários: