BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

A Morte em Familia

Richard Simonetti

richardsimonetti@uol.com.br

1 –O pai permanece em estado vegetativo há vários anos. A família sofre com essa situação, principalmente a mãe. Então, quem estaria pagando por isso: o enfermo ou a família?

Todos estão envolvidos em resgate. O pai numa prisão, o corpo. Os familiares, carcereiros no bom sentido, encarregados de dar-lhe assistência. Importante que o façam de boa vontade, com dedicação, sem questionamentos. Assim estarão liberando-se dos comprometimentos do passado e construindo o futuro de bênçãos.

2 – Pouco tempo após a morte do marido, a viúva arranjou um namorado. Familiares do falecido revoltaram-se, considerando esse comportamento uma falta de respeito. Como agir diante de uma situação dessa natureza?

Aurélian Scholl (1833-1902), famoso escritor francês, dizia: os matrimônios têm sua lua-de-mel; a viuvez também. A duração de uma lua-de-mel depende da extensão da paixão. A viuvez, como estado de espírito, só é duradoura quando o relacionamento com o cônjuge transcendeu da paixão para o amor, sustentado por legítima afinidade. Se isso não ocorre, é inútil impor prazo para alguém tirar o luto.

3 – O que podem fazer os filhos diante do pai que, com setenta anos, após enviuvar, parece ter assumido uma segunda adolescência, interessado apenas em festas e bailes, bebidas e namoricos?

Quando o Espírito não aproveita as oportunidades de edificação da jornada humana, marcando passo no caminho da evolução, a adolescência e a velhice se confundem, em exercício de inconsequência. O adolescente deve ser disciplinado pelos pais. Quanto ao ancião, é esperar que a Vida o faça, senão aqui, no Além, botando juízo em sua cabeça.

4 – Quando um homem desencarna e a viúva casa-se novamente, o morto fica infeliz? Ele vê o que acontece?

Depende. Se for alguém compreensivo e amigo, preocupado com o bem-estar da família, certamente há de desejar que a esposa refaça sua vida afetiva com um companheiro que a ajude a enfrentar os desafios da existência. Se for do tipo egoísta e possessivo, vai aborrecer-se e até tentar interferir, causando-lhe embaraços.

5 – Enquanto encarnado ele dizia que voltaria, após a morte, para atormentar a esposa. É possível?

Pouco provável que aconteça. Se essa era sua intenção legítima, certamente está fazendo um estágio depurador no umbral, o purgatório para onde são remetidos aqueles que cultivam más intenções.

6 – Sou casada em segundas núpcias. Como ficaremos os três no mundo espiritual?

Prevalecerá a união com o cônjuge em relação ao qual teve maior afinidade, desde que ambos não se enrosquem em regiões umbralinas e se habilitem a viver em comunidades saudáveis no Plano Espiritual, tipo Nosso Lar, a cidade no Além descrita por André Luiz no livro homônimo, psicografia de Francisco Cândido Xavier.

7 – Sempre estarei com meus pais, irmãos, sobrinhos, cunhados, tios? Reencarnaremos juntos?

Acima da família humana, transitória, há a família espiritual. A primeira atende às convenções humanas e ao sangue; a segunda atende à afinidade. Membros da família humana que guardem afinidade entre si tenderão a perpetuar seu relacionamento, ajudando-se mutuamente nos caminhos da evolução, em sucessivas reencarnações, ainda que ocorra mudança de posição quanto ao sangue. O pai de hoje poderá ser o irmão ou filho de amanhã… As alternativas são numerosas, sempre atendendo às necessidades de cada grupo.

8 – Mudei de cidade após a morte de meu marido. Será que ele conseguirá encontrar-me?

Depende de como foi o relacionamento de ambos no lar. Se tumultuado por desentendimentos e brigas, talvez ele prefira manter distância. Se houve amor e legítimo entendimento, não se preocupe. Ele a encontrará, guiado pela infalível bússola do coração.

0 comentários: