BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 5 de julho de 2011

Piedade, Céu no Coração

Adelvair David, Jales, SP


Os olhos produzem as lágrimas; o rosto feito rio caudaloso as conduzem na direção do coração, que as abriga. O peito aperta e a alma se expande, as mãos se movimentam e a dor do próximo encontra refúgio. Semelhante a elixir amargo, a visão das dificuldades dos outros costuma despertar o desejo de auxiliar; de fazer algo que possa minimizar-lhe o sofrimento, visando estancar-lhe o fluxo.

Sem dúvida na análise, compreendemos que este sentimento nascido em meio à tumultuosa tempestade emocional, ante a problemática alheia, que faz com que o coração se comova e deseje beneficiar, é a piedade. Nascendo na maioria das vezes dentro da penúria e privação do necessitado, promove verdadeira angústia no coração do piedoso, estimulando-o ao exercício da caridade sem mácula. Levado pelas asas da misericórdia eleva-o em sentimento e o aproxima do mesmo móvel que motivou os homens bons da humanidade a realizarem obras que marcaram para sempre os destinos humanos; o doce e silencioso amor sacrifício. Servindo de exemplo e inspiração, é até os dias de hoje, a iluminada estrada por onde caminham todos aqueles que laboram pelo bem estar do seu semelhante.

Enquanto a maioria reclama da falta de alguma coisa, a alma piedosa regozija-se na gratidão a Deus pelo que possui; que seja uma miserável moeda ou uma côdea de pão, acha sempre uma forma de dividir o quase nada que se torna tudo no seu coração generoso. As palavras destes lábios bondosos são bálsamos nas feridas abertas pela indiferença e indigência material, moral ou espiritual do coração sofredor.

Notoriamente, a maioria das criaturas humanas possui mais do que necessitam e vivem de forma como se lhes faltasse tudo. Sobra-lhes tempo, saúde, recursos materiais. Estão livres da solidão pela benção da família; possuem o recurso financeiro pelo notório e merecido esforço do trabalho; são lembrados e considerados por nobres amigos que lhes dedicam o coração. Mas nem por isso deixam alguns de sentirem-se vazios, ou de viverem insatisfeitos desejosos de acumular sem realmente saber o que pretendem com o que conseguirem.

É bom lembrarmos que as pessoas são mais importantes que as coisas, e que estas não podem ocupar o lugar que só o sentimento preenche. É importante iniciar-se a trajetória em direção à piedade. Este sentimento, um dia, fará da humanidade uma família, e só se verá concórdia e paz por toda parte.

Como as grandes coisas começam das menores ações, é importante iniciarmos o hábito das ações bondosas, pequeninas, que aos poucos vão tomando forma na alma, nos modificando para sempre, elevando-nos para a condição de ditosos, pela alegria compartilhada.

APIADA-TE, E SENTIRÁS UM PEDACINHO DO CÉU DENTRO DO CORAÇÃO.

Autor da mensagem: Adelvair David - publicada no jornal "Folha Noroeste" no dia 02 de julho de 2011.


Ficheiro:Michelangelo's Pieta 5450 cropncleaned.jpg

Pietà de Michelangelo. Basilica de São Pedro, Vaticano.

Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Michelangelo%27s_Pieta_5450_cropncleaned.jpg

0 comentários: