BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Analisando o Perdão

[image025.jpg]

Ary Brasil Marques

Nós, habitantes do Planeta Terra, ainda somos muito imperfeitos, o que explica o grande número de agressões e ofensas que fazemos contra o nosso semelhante.

Com muita frequência, seres humanos agridem-se uns aos outros, e uma das palavras que se ouvem é o pedido que se faz de perdão ou de desculpas para os ofendidos.

Geralmente, o ofensor pensa que o simples perdão da pessoa ofendida remove o mal que lhe fizemos.

Quando ofendemos os nossos semelhantes, não basta recebermos dele a palavra eu te perdôo. Todo o mal que fizemos a ele precisa de uma ação positiva de reparação. Só depois dessa reparação, ai sim, o ato que cometemos será anulado.

No caso, por exemplo, dos males que tenhamos causado a eles pela calúnia atingem verdadeiras multidões, pois esse tipo de ofensa se espalha aos quatro ventos.

Uma história existente no livro “E para o resto da vida” de Wallace Leal Rodrigues serve como exemplo do que estou afirmando.

A mãe de uma criança percebeu que seu filho tinha o hábito de mentir a respeito de seus coleguinhas, e o pior que seus comentários se espalhavam rapidamente, causando danos na reputação de seus amigos.

Ela estava sentada no quintal de sua casa, em um dia de intensa ventania. Pediu ao seu filho que lhe trouxesse um travesseiro de penas que estava no quarto e uma tesoura.

Deu-lhe também um travesseiro vazio, novo, e disse-lhe para abrir com a tesoura o travesseiro velho e colocar no novo as penas existentes.

A tarefa se mostrou impossível, pois o vento levou para longe todas as penas, não sendo possível mais recuperá-las.

A mãe aproveitou para explicar ao filho que as palavras, quando pronunciadas, são levadas para o mundo, e aquelas inverdades faladas contra nossos semelhantes, vão causar a eles muitos prejuízos, pois mentiras são faladas como verdades, prejudicando a sua reputação.

O pior de tudo é que essas palavras não podem ser recolhidas novamente, e fica uma tarefa impossível reparar o mal que se fez.

Nesse caso, não se consegue obter o perdão completo, pois falta a reparação ao mal. Isso faz com que o ofensor receba de volta, pela Lei de Ação e Reação, as conseqüências de seus atos.

SBC, 21/06/2011.

Calúnia de Apeles de Sandro Botticelli. Imagem: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Sandro_Botticelli_021.jpg

0 comentários: