BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sábado, 23 de abril de 2011

Teatro. Peça “Kardec”, de Paulo Santoro, vai percorrer o país falando da vida e da obra do Codificador do Espiritismo

Caros amigos, paz a todos! Como vão?
Meu nome é Jesuane, sou jornalista e entro em contato com vocês pedindo o essencial apoio de divulgação.
Estou envolvida em um projeto muito especial de divulgação da vida de Kardec no país através do teatro. Trata-se da peça teatral "Kardec", do dramaturgo Paulo Santoro, um dos mais sérios nomes da dramaturgia contemporânea no país.

A produção pretende participação do público com ideias na definição do elenco. A peça deve viajar o país, a partir de 2012, e assim, creio que o projeto levará ao Brasil a possibilidade de aproximação com a história de Kardec.

Estou encaminhando a vocês texto que fala um pouco sobre a peça e me coloco à disposição para mais informações ou sugestões de entrevistas com o autor ou o produtor da peça, Marvin Tevian, que é o idealizador do projeto. Eles podem contar mais sobre a ideia e o que é o projeto, que tem como objetivo acessibilidade social e sustentabilidade.

Conto com o apoio de vocês,

um grande abraço
Jesuane


--

Mais informações:

Jesuane Salvador

Assessoria de Comunicação Cultural

(11) 8442-1811, 6541-6849

jesuanesalvador@gmail.com

imprensa.kardecnoteatro@gmail.com

Produção teatral encena vida de Allan Kardec

No palco, 17 atores recriam momentos históricos do pai do espiritismo. O texto é de Paulo Santoro, considerado uma das maiores revelações do cenário dramatúrgico brasileiro

Talvez, entre todos os questionamentos humanos, nenhum tenha sido mais recorrente que a finitude da vida. O denso “véu” que separa homens do mistério em torno da morte foi motor de indagações filosóficas, de cientistas, artistas e, mais do que isso, da grande maioria dos homens comuns.

Mas um entre tantos quebrou as regras sociais e religiosas estabelecidas na França do século XIX e ousou criar um sistema ideológico, no qual afirmou a imortalidade do espírito e sua possível comunicação com o mundo material. Hippolyte Léon Denizard Rivail ou Allan Kardec — pseudônimo pelo qual ficou conhecido em todo o mundo através de seus livros — codificou toda a base do espiritismo contemporâneo.

No Brasil, personalidades como Chico Xavier, Bezerra de Menezes, entre outros, seguiram seus ensinamentos tornando-se figuras extremamente importantes para a sociedade, em especial, pelo trabalho voltado à caridade.

Penetrar, no entanto, aspectos singulares da personalidade deste homem e traduzi-la para o teatro, sem forjar polêmicas pelo caminho fácil do escândalo, é tarefa, no mínimo, desafiadora. A partir dessa provocação, o dramaturgo Paulo Santoro — considerado pela Revista Bravo um dos cinco mais importantes autores da nova geração dramatúrgica brasileira — cria uma trama fictícia a partir de fatos reais, baseados em material biográfico, obras de autoria do próprio Kardec e também de seus contestadores. O texto, criado a partir de um profundo mergulho na biografia de Kardec, a partir de 2008, leva em consideração a importância do espiritismo na sociedade brasileira.

“A peça pretende ser, não documentário ou reportagem, nem reconstituição, mas teatro vivo”, conta o autor.

Criação e pesquisa

O espetáculo conta com mais de 30 personagens, 17 atores e trilha sonora original. A estreia está prevista para 2012, seguindo por todo o país.

De acordo com o ator e produtor do espetáculo Marvin Tevian, a peça consegue, de maneira muito especial, propor um olhar em universos distintos, mas não necessariamente antagônicos.

“Produzir Kardec é uma oportunidade para questionar, de forma fundamentada, o papel da ciência na vida do homem. Para mostrar que é possível ao menos pensar em ciência e religião, dois valores poderosos e inquestionáveis da vida moderna, como se fossem parceiros, e não opostos.”

A concepção da peça teve início em 2008. “Sou um entusiasta da doutrina espírita e percebi que no Brasil muito se fala sobre os discípulos, mas nunca Kardec foi retratado no teatro por uma grande produção. Nesse contexto, conheci o trabalho de Santoro quando fui convidado a assistir 'O canto de Gregório', peça dirigida por Antunes Filho. Fiquei muito impressionado com as construções do autor e o vigor técnico com o qual ele quebra paradigmas e é capaz de reconstruir temas distintos da personalidade humana. Naquele momento disse: Esse é o autor de Kardec”, contou Tevian, que propôs ao autor um mergulho na biografia de Kardec.

“O resultado é um texto visceral, que irá tocar as pessoas em momentos intimistas, em contraste com outros completamente arrebatadores”, definiu.

Propondo produção conjunta com o público, a montagem realizará enquetes pedindo a internautas que apontem traços na interpretação de grandes atores brasileiros que convergem com a figura de Kardec. Além dessa iniciativa, serão realizados testes para a composição do elenco.

Mais informações:

Jesuane Salvador

Assessoria de Comunicação

(11) 8442-1811, 6541-6849

jesuanesalvador@gmail.com

imprensa.kardecnoteatro@gmail.com

0 comentários: