BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 6 de abril de 2011

Registro. Seminário de Saúde Mental da AME/Santos Santos, SP

O 1º Seminário de Saúde Mental da Associação Médico Espírita de Santos aconteceu dia 2 de abril e contou com público de aproximadamente 500 pessoas, das mais variadas profissões. A abertura da mesa foi composta pelo Dr. Flávio Braun, presidente da AME-Santos, Dr. Sérgio Lopes, presidente da AME-Pelotas, Dra. Maria Heloísa Bernardo, da AME-ABC e Dra. Márcia Regina Colasante, tesoureira da AME-Santos e AME-Brasil. O evento contou com a presença da professora Dra. Lucia Teixeira Furlani, reitora da Universidade Santa Cecília, que enalteceu o evento e a importância da união entre saúde e espiritualidade. Após a prece inicial, a Dr. Sérgio Lopes iniciou a palestra sobre “Depressão – O que é, o que não é”, definindo o conceito de depressão pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a importância da diferenciação entre depressão e tristeza, além de citar todo o componente espiritual que pode surgir nestes quadros psiquiátricos.


A psicóloga Maria Heloísa Bernardo, diretora do Centro de Tratamento Bezerra de Menezes e membro da AME-ABC, discorreu sobre as “Compulsões: Natureza e Evolução da Dependência Química”, comparando também as outras formas de dependência existentes na atualidade, como emocional, afetiva, jogos e sexo. Para ilustrar as relações com a espiritualidade, Maria Heloísa apontou diversos trechos da obra de André Luiz, onde são narrados os efeitos no corpo físico e a atuação de espíritos inferiores para o desequilíbrio mental e físico destes quadros.

Para finalizar o primeiro ciclo de palestras, o dr. Alejandro Vera, secretário da AME-São Paulo falou sobre “O Processo de Adoecer do Espírito”, usando os achados e experiências vividas por Kardec , passando pela pluralidade das existências e do que pode provocar o processo do adoecimento da alma.

Iniciando o período da tarde, o psiquiatra Flávio Braun, presidente da AME Santos e sa Sociedade Brasileira de Terapia de Vida Passada trouxe o tema “Somatização, Síndrome do Pânico e Ectoplasmia”, conceituando a enfermidade dentro dos transtornos de ansiedade e diferenciando o diagnóstico de fobias. Também apontou a predominância desta síndrome em faixas da população e abordou as causas orgânicas e espirituais. Relacionou o tema com a atuação do ectoplasma e como este pode manipular as crises, sob o ponto de vista espiritual, de acordo com achados em estudos de casos de regressão.

A psiquiatra Carolina Figuinha, coordenadora do Grupo de Saúde Mental da AME Sorocaba, falou sobre “Transtornos Psíquicos e Mediunidade”, explicando o que é a mediunidade e as diferenças dos transtornos que podem acometer algumas pessoas.

“O Impacto das Virtudes na Saúde Mental” foi o tema apresentado pelo psiquiatra Sérgio Lopes, da AME-Pelotas, que iniciou a palestra discorrendo sobre a importância de se cultivar bons pensamentos e atitudes, embasados nos ensinamentos deixados através das lições dos Sermões da Montanha.

As palestras foram gravadas em DVD e podem ser adquiridas através do site www.amesantos.blogspot.com

(Informações em email de Giovana Campos)


0 comentários: