BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

sexta-feira, 8 de abril de 2011

Encontro Anual BUSS, Coordenadores de Estudos Espíritas para Crianças, Jovens e Família. Londres, Reino Unido

Elsa Rossi

Mais uma vez foi um sucesso, entre alegria e aprendizagem, a convivência fraterna que reuniu 65 pessoas entre bebês, crianças, jovens e adultos, na tarde do dia 26 de março de 2011.

Vale ressaltar que este número só não foi maior porque nesta mesma tarde aconteceu no centro de Londres, a maior manifestação da classe estudantil, instituições não governamentais, etc., ocasionando atrasos de toda ordem nos transportes públicos, assim como engarrafamentos, impossibilitando que mais famílias pudessem estar presentes ao nosso Encontro.

Inicialmente, após as palavras iniciais de boas vindas proferidas pela presidente da BUSS Elsa Rossi, o companheiro Leonardo Rodrigues apresentou uma pequena encenação teatral intitulada “O Tempo”, baseada em mensagem da querida Joanna de Ângelis, psicografada por nosso Divaldo Franco.

A seguir, sob a coordenação de Vivi Massoocco e Maria José Barbosa as crianças foram conduzidas a outra sala onde realizaram diversas atividades, como o preparo de mascaras, desenhos, exercícios de conhecimento cristão, encenações…

Na ocasião, os adultos assistiram a palestra de Anne Christine Sinclair intitulada “ Quem são nossos Filhos?” Ana Sinclair, profissionalmente é parteira, trabalha em Hospital e tem a oportunidade diária de estar com diversos espíritos no seu primeiro momento da respiração na nova etapa de vida terrena. Então todos os días, pelas suas bondosas mãos, chegam velhos espíritos revestidos de novos corpos de carne. A experiência desses mágicos momentos, acrescentada de seus conhecimentos espíritas, fizeram com que a palestra fosse extremamente enriquecedora para todos os presentes. Vale lembrar que Ana Sinclair é a interprete, a voz de Divaldo Franco, ao idioma inglês.

Dando continuidade ao evento, tivemos a palestra da companheira Lea Leal Nascimento sob o titulo “Eduquemo-nos, para podermos educar nossos filhos”. Lea hà alguns anos coordena um Grupo de Pais e enfatizou a importância de apertarmos o laço pais e filhos,assim como a necessidade de exemplos edificantes e reforma intima por parte dos pais,visando uma educação adequada de seus filhos, preparando-os para o futuro. Uma excelente abordagem também por parte da palestrante no que diz respeito da importância da presença de nossos filhos no Evangelho no Lar, essência para que as mesmas possam ter uma base moral solida, algo que está sendo difícil de encontrarmos na Sociedade nos días atuais.

Após o encerramento da palestra, as crianças voltaram ao grande salão para um momento de confraternização e descontração, onde apresentaram um workshop, utilizando a técnica do abraço, coordenado por Carolina Von Scharten, Robson Santos, Maria Jose Barbosa e Leonardo Rodrigues.

Em seguida, os participantes foram divididos em quatro grupos e cada grupo recebeu como tarefa para preparar, uma pequena apresentação sobre um tema apresentado. Foi um momento muito especial onde presenciamos crianças de 8, 10 anos, interagindo com os adultos, na pequena peca teatral. O tema escolhido foi familia.

Depois de tantas atividades … hora do lanche! Que alegria! Deliciamos-nos com bolos, salgados, sucos e um saboroso café quentinho. Nesta oportunidade, uma grande confraternização se fez presente, embalada pela alegre algazarra das crianças..

Após o intervalo, as crianças permaneceram com os pais no grande salão a fim de assistirem a palestra proferida por Manuel Portasio sobre o tema: “A Pedagogia de Jesus”. Antes de Jesus, a Terra recebeu educadores valorosos, Espíritos atuantes na grande tarefa do progresso da Humanidade. Com Jesus, inaugura-se a pedagogia do exemplo: todos os momentos de sua pregação são utilizados para o ensino, em situações concretas com histórias da vivência do dia-a-dia do povo, numa linguagem simples, clara, lógica e concisa, na qual todos os elementos, de maneira harmonizada, tornam as lições acessíveis aos doutores e aos simples. E a fixação da aprendizagem é feita pela exemplificação do Mestre – o mais eficiente método didático. Essas lições perduram através dos séculos, até nossos dias, quais tesouros inesgotáveis de sabedoria, desafiando, ainda, a compreensão do homem, mas como farol no caminho da Humanidade. Atualmente, segundo Manuel Portasio, faltam mais Mestres e não educadores.

Antes do encerramento do evento, os palestrantes responderam perguntas formuladas pelo publico.

Assim, envoltos numa atmosfera de paz e alegria, aproveitamos para desde já convidar a todos para o 5º. Encontro Fraterno que ocorrerá em 2012.

(Informação repassada por Claudia Werdine, Madrid, Espanha)

0 comentários: