BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 23 de março de 2011

Parábolas e Ensinos de Jesus

Cairbar Schutel

ORSON PETER CARRARA

orsonpeter@yahoo.com.br
Matão, São Paulo (Brasil)

Foi em janeiro de 1928, portanto há 83 anos e dois meses, e com preito de gratidão ao amigo Luiz Carlos de Oliveira Borges e esposa – cuja história merece abordagem específica –, que Cairbar de Souza Schutel lançou o primoroso livro cujo título utilizamos no presente comentário. Já nas primeiras páginas, ainda antes do índice da obra, Cairbar assina manifesto dirigido aos guias e protetores espirituais destacando o auxílio recebido e em homenagem ao amor que aprendeu a cultivar com os ensinos deles recebidos.

A obra

A conhecida obra está composta de duas partes: a) Parábolas de Jesus e b) Ensinos de Jesus, além da Epístola a Jesus e de valioso e esclarecedor Preâmbulo.

Como o próprio título indica, o livro apresenta estudos do lúcido Cairbar sobre as parábolas apresentadas por Jesus eseus imortais ensinos transmitidos à Humanidade. Desde a Parábola do Semeador aos ensinos do Pão da Terra e do Pão do Céu, à Parábola do Filho Pródigo, aos ensinos do Verbo de Deus, a obra destaca trechos das anotações dos evangelistas como epígrafe em cada capítulo que está acrescido dos sábios comentários de Schutel.


O autor

Cairbar Schutel nasceu no Rio de Janeiro em 22 de setembro de 1868 e sua desencarnação ocorreu em Matão, no interior de São Paulo, no dia 30 dejaneiro de 1938. Com alto senso humanitário e amor ao próximo, ao conhecer o Espiritismo transformou sua vida em dedicação plena à divulgação evivência dos ensinos espíritas, fundando um Centro Espírita e um jornal (em 1905), uma revista decirculação internacional (1925), tendo sido o pioneiro da divulgação espírita no rádio e publicado inúmeros livros, entre eles, o título ora destacado.

Do livro em destaque

Estudioso, pesquisador inveterado, disciplinado escritor, entusiasta e dinâmico divulgador, seus textos primam pela simplicidade e coerência doutrinária, com enfoques no tríplice aspecto deciência, filosofia e religião, característica peculiar da Doutrina Espírita. Desse perfil bem próprio de sua personalidade, o seu Parábolas, com mais de 400 páginas (edição de janeiro de 2.000) tornou-se uma referência para estudos dos Evangelhos de Jesus e livro de cabeceira para muita gente, além devalorosa presença nas conhecidas reuniões do Evangelho no Lar. A suavidade e o perfume do amorde Jesus, com o fardo suave e o jugo leve, ensinos tão bem conhecidos de quem estuda as lições imorredouras do Mestre da Humanidade, iluminam as páginas do valioso livro que, comentadas pelo Apóstolo de Matão, transformam a obra numa referência de orientação e luz nos caminhos humanos.

Justa homenagem

Parece-nos muito oportuno no presente ano de 2011 – quando se completam 143 anos do nascimento de Cairbar, simultaneamente aos 73 anos de sua desencarnação e 83 anos depublicação de seu incomparável Parábolas eEnsinos de Jesus –, que não desviemos a atenção dessa valiosa obra, levando-a à convivência diária em nossas famílias e, óbvio, à vivência interior em nós mesmos, face ao extraordinário conteúdo da obra elaborada por Schutel. Conforme ele mesmo declara em seu Preâmbulo: “(...) Parece-nos que foi este o escopo de Jesus, o expoente máximo da verdade. Em todos os seus trabalhos, durante toda a sua vida, sem descanso, o seu ideal foi demonstrar a existência do espírito e sua sobrevivência à desagregação corpórea (...)”, pois “(...) A intenção predominante de Jesus, não cansemos de repeti-lo, foi libertar os homens do jugo do dogmae excluir dos corações o espírito da dúvida que obsidia os relutantes, os indecisos e os que não sabem donde vieram, quem são e para onde vão (...)”.

Eis que publicando um livro que comenta e amplia o sentido e entendimento das parábolas e dosensinos de Jesus, Cairbar torna-se um benfeitor da humanidade com o benefício de suas reflexões estendido a tanta gente através das páginas que se multiplicam em sucessivas edições.

Nossa gratidão, pois, a Cairbar, pelo seu esforço, determinação e conhecido amor ao próximo, que tão bem soube viver.

VISITE O SITE DE O CLARIM PARA COMPRA

www.oclarim.com.br

0 comentários: