BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

terça-feira, 15 de março de 2011

Fogueira da Intransigência

[clip_image032.jpg]

Wellington Balbo

Giordano Bruno, nasceu em 1948, na cidade de Roma, Itália, filósofo e teólogo, doutorou-se em teologia em 1566.

Dominicano, tinha idéias arrojadas e não tardou para despertar opiniões contrárias.

Bruno defendia o infinito e pregava que a Terra era apenas mais um entre milhares de planetas que povoam o cosmo.

Absurdos para uma mentalidade acanhada pela ignorância, porém, natural para um Espírito lúcido, que trazia em sua bagagem existencial a certeza de que há vidas inteligentes fora de nosso planeta.

Espíritos mais adiantados carregam no imo do ser o conhecimento que lhes possibilita enxergar além das fronteiras do que sabe o homem comum, incompreendidos, são espezinhados pela maioria, no entanto, o tempo, esse senhor absoluto, trata de mostrar a todos a veracidade de suas afirmações.

Em 1576, Giordano Bruno deixa o hábito após ser acusado de herege por questionar a Santíssima Trindade.

Em 1590, quando estava em Frankfurt na Alemanha, encontra-se com o Veneziano Giovani Mocenigo, e este pede-lhe para ensinar a técnica de desenvolver a memória, chamada de mnemotécnica, na qual Bruno era expert.

Ao saber que Mocenigo tinha interesses escusos, Bruno se nega a ensiná-lo, o Veneziano, ofendido e raivoso, arma então uma vingança para o ex Dominicano. Trancafia-lhe em um quarto e chama agentes da inquisição acusando-o de heresia, no dia 26 de Maio de 1592, Giordano Bruno é preso.

Passa os últimos 8 anos de sua vida sofrendo maus tratos de todos os tipos, em 1600, após negar-se a colaborar em um interrogatório, é condenado a morte na fogueira.

Contudo, Bruno tinha razão em suas afirmações, o cosmo não se resume ao Planeta Terra, que em realidade é apenas uma gota de água no oceano do universo.

Kardec em O Livro dos Espíritos, Cap III – Diversidade das raças humanas - aborda com propriedade esse assunto; na questão de nº 55, ele questiona os mentores espirituais:

P -Todos os Globos que circulam no espaço são habitados?

R - Sim, e o homem da Terra está longe de ser, como pensa, o primeiro em inteligência, bondade e perfeição. Há, no entanto, homens que se acham poderosos e imaginam que apenas esse pequeno Globo tem o privilégio de ter seres racionais. Orgulho e vaidade! Acreditam que Deus criou o universo somente para eles.

Segue comentário de Kardec:

Deus povoou os mundos com seres vivos que tendem ao mesmo objetivo final da Providência. Acreditar que os seres vivos estão limitados a um único ponto do universo, habitado por nós, seria colocar em duvida a sabedoria de Deus, que não faz nada inutilmente. Ele deve ter designado a esses mundos um objetivo mais sério do que o de distrair nossos olhos. Aliás, nem a posição, nem o volume, tampouco a constituição física da Terra, nada pode fazer supor que só o globo terrestre tenha o privilégio de ser habitado, excluindo-se de tantos milhares de mundos semelhantes.

Todos os cantos e recantos desse universo são preenchidos pelo criador com o dom da vida, estejam encarnados ou desencarnados, em todos os mundos há Espíritos cumprindo sua programação na senda da evolução.

Há mundos mais e menos evoluídos que nosso Planeta Terra, e isso revela a beleza da Divina Providência, que não nos deixou sozinhos nessa incomensurável imensidão. Estamos todos rodeados por nuvens e nuvens de aprendizes e mestres da vida.

Por vezes Espíritos adiantados deixam altos planos e vem dar-nos o testemunho de suas experiências, atuam como professores semeando importantes lições, e nós, Espíritos ainda iniciantes nessa caminhada da vida, não conseguimos dar-lhes o devido valor, no entanto, seus ensinamentos permanecem esperando apenas o tempo certo para frutificar e oferecer à nós diretrizes seguras e que irão acelerar nossa evolução.

A grave questão é a intransigência dos mundos onde ainda o egoísmo impera.

Julgam-se os poderosos do universo!

Giordano Bruno não foi o primeiro nem o último caso na história da humanidade onde a intransigência foi senhora soberana.

A intransigência não admite a razão em outras mãos que não seja a sua, daí os intransigentes e fanáticos cometerem absurdos como o que foi feito com Giordano Bruno.

E geralmente, o que move os intransigentes e fanáticos é a sede pelo poder, a gana por controlar tudo e todos.

O resultado de tudo isso é o entrave à popularização do conhecimento e da cultura.

A educação de qualidade acaba tornando-se privilégio de uns poucos escolhidos, patrimônio fechado a sete chaves como se fosse proibido devassar o conhecimento.

Quanto mais conhecimento oculto, melhor para se manipular as pessoas, porque manipulando as pessoas, o poder jamais sairá de suas mãos.

Séculos se passaram e ainda sofremos com o problema da educação em seu mais amplo sentido, o ser humano ainda se debate nas águas turvas da ignorância, porque alguns recusam-se a fazer circular cultura, informação, conhecimento...

É que os manipuladores têm medo de que as pessoas pensem, raciocinem, então, tentam desesperadamente impedir o trafego de informações.

Criaturas que como Bruno se atrevem a exercitar a razão e usar o senso critico, são extremamente perigosas àqueles que querem manter o controle das ações, por isso, são impiedosamente eliminadas.

Hoje não mais atiramos pessoas a fogueira ou as feras como era feito há séculos, contudo, relega-se o ser humano ao abandono intelectual e material, impedindo-lhe de ter acesso as benesses culturais e tecnológicas que chegam de todos os cantos do mundo.

Quando era ainda um garoto e fui morar em Imperatriz – MA atendendo a imperativos da profissão de meu pai, tive a oportunidade de conhecer Nazaré.

Nazaré, tornou-se uma grande amiga de minha família, e não tardou para descobrirmos que era ela analfabeta, seu maior sonho: Aprender a ler e escrever, no entanto, estava na 2º série do primário e nada sabia quanto a arte da leitura e escrita.

Final de 1983 e Nazaré havia reprovado a 2º série, ainda tenho bem nítida aquela lembrança, ao chegarmos na escola para efetuar sua matricula para o ano seguinte, fomos informados pelo secretário de que não havia mais vaga para a 2º série. Então, o que fazer?

O funcionário da escola pediu-nos licença e voltou após alguns minutos, com ar vitorioso exclamou à nós:

- Tenho ótimas notícias, embora não tenhamos mais vaga na 2º série, fui informado de que você poderá se matricular na 3º, ou seja, ganhou um ano, não é uma boa notícia?

Nazaré, com cara de desanimada respondeu ao homem:

- Mas como irão me matricular na 3º série se reprovei a 2º e sequer sei ler e escrever?

O homem, não se fazendo de vencido, redargüiu:

- Ora, você deveria estar feliz por não ter que fazer novamente a 2º série!

Pobre Nazaré, vitima do descaso, assim como Bruno, foi atirada a fogueira da ignorância.

Lamentavelmente o conhecimento e a educação são relegados a segundo plano.

Todavia, o caminho para que se construa o chamado Reino de Deus nesse pequenino Planeta Terra, passa necessariamente pela popularização da cultura e da educação moral, duas preciosas pérolas que darão ao ser humano possibilidades concretas de superar a intransigência e ignorância.

Por isso, se faz imperioso que dividamos os tesouros culturais e morais que conquistamos, para que mais e mais pessoas tenham acesso ao saber e possam discernir com maior segurança quanto os caminhos a trilhar.

Agindo assim estaremos colaborando para que se extirpe a fogueira da intransigência que muitos manipuladores utilizam para fazer valer suas idéias a qualquer custo.

Pensemos nisso.

Fonte de pesquisa

http://www.wikipedia.org/wiki/Giordano_Bruno. Acesso em: 15/12/2006.

KARDEC, Allan. O livro dos espíritos. 50.ed. Trad. Guillon Ribeiro. Rio de Janeiro, Federação Espírita Brasileira, 1980. 69 p.

Ficheiro:Brunostatue.jpg

Monumento erguido em 1889 no local onde Giordano Bruno foi executado.

Campo de Fiori, Roma, Itália. Foto: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ficheiro:Brunostatue.jpg

0 comentários: