BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 10 de março de 2011

Biografia de Maria José Cezarini Marques

Abro a porta do arquivo

De nosso livro de esperanças

Leio e releio todo o livro

De imorredouras lembranças.

Maria José nasceu em 6 de maio de 1935, na cidade de Araraquara, Estado de São Paulo. Era a filha mais velha de Alfredo Cezarini e de Hermínia Barioni Cezarini. Duas irmãs menores, Elza e Alice, completavam a família.

Com aproximadamente 9 anos de idade, presenciou um fenômeno espírita que, mais tarde, a levaria para a Doutrina Espírita.

Sua mãe sofria de fortes dores nas costas que os médicos não conseguiam identificar e curar. Após um período de sofrimentos, um cozinheiro do estabelecimento de seu pai, de nome Paulo, recomendou que a mesma fosse a um centro espírita que indicou, onde a esposa dele poderia ajudar a resolver o problema. Apesar de terem medo, pois sempre evitaram contato com pessoas ligadas ao Espiritismo, Maria José acompanhou sua mãe Hermínia ao endereço que lhes fora indicado. Lá, uma médium, de nome Dona Guilhermina, ficou tomada por um espírito que estava sofrendo de dores nas costas. O espírito se identificou, dando o nome de José Cezarini. José Cezarini era um irmão do pai da Maria José, que não conhecera e que foi morto por um tiro na revolução de 1932. As dores nas costas de Dona Hermínia eram produzidas involuntariamente por esse espírito com sua aproximação. José Cezarini foi doutrinado e encaminhado e Dona Hermínia se viu curada das dores nas costas.

Dona Hermínia passou a freqüentar o centro em questão e a estudar a Doutrina Espírita. José Cezarini foi, então, o grande amigo que encaminhou a família ao Espiritismo.

Maria José participou do movimento espírita de Araraquara, com declamações em reuniões festivas, assim como integrante de esquetes montados por sua mãe, juntamente com suas irmãs.

Já em São Paulo, para onde a família se transferira, Maria José passou a integrar uma mocidade espírita, a Mocidade Espírita L.A.P.P.A. da Lapa, onde costumava fazer exposições doutrinárias e declamar.

Em intercâmbio com a cidade de Santo André, Maria José declamou uma poesia em reunião festiva da 2ª. Semana Espírita de Santo André. Ali conheceu Ary Brasil Marques, integrante da UMESA União da Mocidade Espírita de Santo André, com quem mais tarde se casou, e cujo casamento durou mais de 56 anos.

Vieram os filhos, Alfredo, Paulo César, Eliana e Ailton, e posteriormente 6 netos, em família unida pelo amor e pela prática do bem.

Maria José participou ativamente do movimento espírita do ABC, sendo uma das fundadoras do Grupo Espírita Joanna de Angelis, onde colaborou em quase todos os seus departamentos. Como médium, passista, expositora, dirigente, membro do Projeto Mãe Maria, sempre se dedicou com muito entusiasmo ao trabalho espiritual.

Em várias oportunidades, declamava belas poesias, tais como O Velho Mestre e Francisco de Assis. Em outras, comandava com carinho os passistas nos tratamentos espirituais da casa. Amava a todos, respeitando todas as religiões, que considerava verdadeiros pontos de luz.

Acometida por um mal físico, lutou por três anos contra um câncer que veio a atingir os seus pulmões. Sofria, mas nunca reclamava. Jamais blasfemou contra os desígnios de Deus.

Quem a visse, sempre sorridente, não imaginava a gravidade de sua doença. Internada por diversas vezes no Hospital A.C.Camargo, sempre procurava conversar e animar os demais pacientes.

Maria José nos deixou em 14 de janeiro de 2011, levando com certeza para o plano espiritual uma bagagem enorme de serviços prestados em forma de amor ao próximo, como verdadeira discípula de Jesus.

SBC, 07/03/2011.

(Autor: Ary Brasil Marques (esposo da biografada)

0 comentários: