BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quinta-feira, 31 de março de 2011

Ante os flagelos da natureza

Richard Simonetti, Bauru, SP

1 – Por que tragédias como o terremoto no Haiti e os deslizamentos no Estado do Rio de Janeiro atingem muito mais a classe pobre?

Seria uma questão perturbadora se imaginássemos que as vítimas estariam resgatando débitos cármicos, o que significaria que os ricos não os possuem. Consideremos, todavia, que tragédias dessa natureza são resultantes da desídia humana, não dos desígnios divinos.

2 – Não é pela vontade de Deus que acontecem?

Deus nos dá a Vida. A qualidade da vida e as circunstâncias da morte dependem de nosso livre-arbítrio. Segundo estimativas, o maior terremoto da história do Japão, acompanhado de um tsunami colossal, em março, foi 900 vezes mais intenso do que o do Haiti, onde foram contabilizadas 222.570 mortes. Na Ásia, um tsunami matou mais de 300 mil pessoas. Embora a devastação produzida no Japão pelos dois fenômenos, o número de mortes será muito menor, com recuperação muito mais rápida. Os japoneses são menos devedores ou será porque estão mais bem preparados para enfrentar esses fenômenos da Natureza?

3 – De qualquer forma, os que morrem assim não estão pagando dívidas?

Afirmativas dessa natureza são próprias da crença em Jeová, o vingativo Deus judeu que castigava até a quarta geração aqueles que o aborreciam. Com Jesus aprendemos que Deus é um pai de infinito amor e misericórdia, que não costuma aplicar palmatória em seus filhos. Consideremos a logística desses acontecimentos. Imagine localizar perto de trezentas mil pessoas na região em que ocorreu o tsunami da Ásia para que morressem afogadas, isto porque, supostamente, no passado teriam assassinado alguém por afogamento. Nem sempre a morte trágica corresponde ao que fizemos no pretérito, embora seja justificada pelo fato de morarmos num planeta onde tragédias acontecem.

4 – Não é perturbador admitir que as vítimas desses desastres podem ser inocentes?

Não há inocentes num Mundo de Provas e Expiações como a Terra. Qualquer mal que nos atinja estará justificado pelo fato de morarmos aqui, o que não significa que devam acontecer. Depende de nós.

5 - De qualquer forma, os que são envolvidos não estão vinculados a um carma?

Se cometermos um crime e formos sentenciados, poderemos, na prisão, enfrentar uma série de problemas – agressões, estupro, discriminação, maus tratos por parte dos carcereiros. Não fazem parte da pena. Ocorrerão por estarmos ali. Males da Terra nos atingem porque estamos aqui.

6 ­– É possível amenizá-los?

Se numa prisão há um disciplinamento, se os carcereiros são mais bem treinados e os prisioneiros são educados, a estada será tranquila sem problemas maiores para os sentenciados. Melhorando as condições de vida de uma comunidade, fenômenos da natureza serão monitorados e controlados, com consequências menos devastadoras para a população.

7 ­ – Quando a terra for promovida a Mundo de Regeneração, deixarão de ocorrer os fenômenos naturais funestos, como terremotos, tsunamis, enchentes?

Aqueles que ocorrem por mudanças climáticas decorrentes da imprevidência humana, como aquecimento global, devastação das florestas, poluição dos rios, desertificação, serão evitados em face de uma postura correta sob o ponto de vista ecológico. Quanto àqueles que independem da ação humana, como terremotos e maremotos, continuarão a ocorrer, fazem parte de nosso Mundo, mas serão previstos e enfrentados com tranquilidade, sem vítimas, sem maiores transtornos.

8 – Podemos dizer que tais benefícios ocorrerão quando a Terra for promovida a planeta de regeneração?

Diria que a Terra será promovida a planeta de regeneração quando aprendermos a buscar tais benefícios, harmonizados com a Natureza, como propõem os movimentos ecológicos, e com o próximo, como propõe Jesus.

0 comentários: