BLOG DE NOTÍCIAS DO MOVIMENTO ESPÍRITA.....ARAÇATUBA- SP

Atenção

"AS AFIRMAÇÕES, INFORMAÇÕES E PARECERES PUBLICADOS NESTE BLOG SÃO DE RESPONSABILIDADE EXCLUSIVA DE QUEM OS ELABOROU, ASSINA E OS REMETEU PARA PUBLICAÇÃO. FICA A CRITÉRIO DO RESPONSAVEL PELO BLOG A PUBLICAÇÃO OU NÃO DAS MATÉRIAS, COMENTÁRIOS OU INFORMAÇÕES ENCAMINHADOS."

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Um pouco da história do Anuário Espírita

Chico Xavier e Waldo Vieira nos EE. UU. e na Europa

Irineu Alves (*)

Só mesmo de modo rápido ser-nos-á possível relatar o que foi a viagem de Chico e Waldo aos EE.UU. e à Europa. Sendo assunto para um livro, dificilmente poderemos resumir as nossas anotações num trabalho com a limitação do presente. Busquemos, no entanto, relacionar algo que reputamos importante, através de itens diversos, deixando as minudências para outra oportunidade.

O que conseguiram nos Estados Unidos – Visitaram Chico e Waldo nada menos que nove Estados da Federação, procurando, em todos, entrar em contato com os movimentos espíritas ai existentes, estabelecendo, tanto quanto possível, o intercâmbio desejado. Vários centros espíritas (lá chamados “Templos”) foram motivos de observações por parte dos médiuns, e um dos acampamentos espiritualistas, o de Silver Belle, foi carinhosamente visitado por eles. Concluíram que há grande interesse do povo em geral pelas sessões espíritas ai realizadas, recebendo todos os freqüentadores o necessário consolo para a travessia de dificuldades humanas e soluções adequadas para seus problemas de ordem particular, etc. No mencionado acampamento, durante a permanência de Chico e Waldo, ali, lhes foi possível verificar a presença de amigos da referida instituição, procedentes de mais de 20 estados, afluência que foi por ambos registrada, através de filmagens. Conquanto sejam os médiuns de lá submetidos a regras outras, todos eles - médiuns- cumprem com austeridade e distinção as tarefas que lhes cabem, dispensando preciosos serviços a quantos lhes buscam a convivência e a orientação.

O “Ideal Espírita” em Inglês – Depois de esforço laborioso e nobilitante, conforme informamos a diversos confrades, através de cartas, conseguiu Waldo Vieira, ao lado de Chico Xavier, a brilhante conquista da assinatura do contrato com a Philosophical Libraty, de Nova Iorque, para a publicação do “Ideal Espírita”, o livro que tanta simpatia e tantos leitores alcançou em nosso ambiente cultural. Claro que o volume poderia ser divulgado em qualquer Editora, da grande República do Norte, sem qualquer dificuldade, mas os médiuns se preocuparam com o lançamento por instituição editorial das mais sérias, valorizando a obra que foi traduzida e adaptada ao “fla...” americano, sem nada perder em substância doutrinária. Assim, consideramos seja esta uma das maiores conquistas dos nossos companheiros na pátria de Lincoln. Ninguém enfrentaria tantos obstáculos para a consecução do objetivo em mira, dando o máximo em sacrifício pessoal. Voltamos a insistir: não fosse a fibra que demonstraram no devotamento à divulgação do Espiritismo, não se publicaria livro algum nos EE.UU, dentro dos moldes espíritas do Brasil. O livro será vendido por $3.75 dólares, e será distribuído para 150 críticos e diversos países, inclusive para as regiões da África, Austrália, Índia e Grã Bretanha.

Instituições, bibliotecas, etc, visitadas – Num rápido escorço, não conseguimos relacionar todas as instituições visitadas. Dentre outras, porém, Waldo e Chico estiveram: a) Na Biblioteca do Congresso, em Washington; na Biblioteca Pública de Nova Iorque; no local onde viveram as Irmãs Fox, cuja casa, há cerca de 5 anos, foi destruída por um incêndio; em vários locais, tentando situar o túmulo da família Fox; em vários institutos espiritualistas; na Biblioteca da Organização das Nações Unidas, em Nova Iorque, efetuando pesquisas de caráter espírita ligadas à estatística e divulgação, etc, etc.

Companheiros com os quais estabeleceram contato mais direto – Além dos brasileiros lá radicados – Sr. Salim Haddad, Newton Harrison; Srta. Maria Aparecida Gonçalves (que no AE-64 escreveu sobre Chesterfield Spiritualist Camp) e outros, - estiveram com numerosos amigos norte-americanos, destacando os contatos valiosos que desenvolveram com elementos de alto valor cultural do movimento espirita estadunidense, como sejam Mrs. Hazel Morris, tradutora de “Paulo e Estevão”, poliglota e distinta educadora residente em Sherevenport, Estado da Sousiana; Mr. Victor Butler e Sr. Luis Guerreiro Ovalle, da colônia de latino-americanos.

Livros e documentos que conseguiram para a Exposição Espírita permanente – Dentre os diversos livros dos precursores de Allan Kardec ou de interesse Histórico para o Espiritismo adquiridos para a Exposição Espírita Permanente pelos médiuns Francisco Cândido Xavier e Waldo Vieira, em sua recente viagem aos EE.UU. e à Europa, destacamos os seguintes para o conhecimento dos leitores:

1. A Dictonary of all Religions, Ancient and Modern- London – James Knapton, 1704.

2. Considerations respecting the recognition of friends in another world – John Redman Coxe, M.D. – Philadelphia, 1845.

3. The Philosophy of Mystery – Walter Cooper Dendy, New York, 1845.

4. Défense Théologique du Magnétisme Humain ou Le Magnétisme – M. L’Abbé J.B. –Paris 1846.

5. The Philosphy of Magic, Prodigies, and Apparent Miracles, Eusebe Salverte, New York, 1847 – 2 volumes.

6. Theory of Pneumatology – Presentiments, Visions and Apparitions Doctr. Johann Heinrich Jung-Stilling – Translatede by Samuel Jackson, New Iork, 1851.

7. Supernatural Illusions – Major P. I. Begbie, London, 1851 – 2 volumes.

8. Spirit Manifestations, A.B., Edited by G.W. Stone, London, 1852.

9. The Spiritual Medium, Traverse Oldfield, Boston, 1852.

10. The Unseen World, Edited by Joseph Masters, London, 1853. E.C. Rogers, Boston, 1853.

12. The Present Ag and the Inner Life – Spiritual Intercouse – Modern Mysterries Classified and Explained – Andrew Jackson Davis, New York, 1853.

13. A. Discussion of the Facts and Philosophy of Ancient and Modern Spiritualism – Brittan and Richmond, New York, 1853.

14. Spirit Manifestations Examined and Explaned – Judge Edmondes Refuted – John Bovee Dods, New York, 1854.

15. The World’s Book or Key to Spiritual Life, Thoughts and Suggestions on Spiritual Manifestations – An American Lady, Cleveland, 1855.

16. Modern Mysteries Explained and Exposed – Rev. A. Mahan, Boston, 1855.

17. Spirit-Rapping Unveiled! – Spirit World – Medium Writing – Physical Demonstrations – H. Mattison, New York, 1855.

18. The Occult Sciences – Smedley, Taylor and Thompson – Glasgow, 1855.

19. On the phenomena of Modern Spiritualism – William B. Hayden, Boston, 1855.

20. A Three-fold Test of Modern Spiritualism – William R.Gordon, New York, 1856 – 2 exemplares

21. Doctrina del Magnetismo Humano y del Sonambulismo, M.A. de La-Roche-Lambert, Barcelona, 1857.

22. Light in the Valley- My experiences of Spiritualism, Mrs. Newton Crosland, London, 1857.

23. A treatise on Turning Tables – Count Agénor de Gasparin, translated by E.W. Robert, New York, 1857.

Além dos livros acima citados, foram adquiridos para a Exposição Espírita Permanente, num total de mais de 400 volumes, obras de Allan Kardec publicadas em 5 paises diferentes; várias obras de Andrew Jackson Davis, das quais alientamos “The Principles of Nature, Her Divine Revelations”, reimpressão de 1847; “Experimental Investigation of the Spirit Manifestations”, de Robert Hare, reimpressão de 1855; primorosa coleção da revista “Borderlan”, de Stead, referente a 1897; algumas dezenas de volumes de reconhecidas autoridades no campo da investigação espírita, no século passado, além muitos livros recentes e autógrafos e cartas de interesse doutrinário.

Outras observações – Deveríamos em primeiro lugar, referirmo-nos à fundação da Comunhão Espírita Cristã dos EE.UU. (o “Christian Spirit Center”), sem dúvida uma das realizações mais sérias, de vez que ai o Kardecismo puro será estudado e divulgado para a grande Nação.

Outro fato importangte foi o recebimento de mensagens em Inglês, já do conhecimento dos leitores brasileiros. Com efeito, por diversas vezes, os médiuns Chico Xavier e Waldo Vieira, em reuniões efetuadas em Washington e Nova Iorque, psicografaram mensagens admiráveis, especialmente escritas por Espíritos de amigos norte-americanos desencarnados, destacando-se os comunicantes Ernest Obrien e Anderson que, por esses nomes se deram a conhecer. Foi esta, com efeito, uma das grandes realizações de ambos os médiuns nos EE.UU.

(*) Nosso confrade Irineu Alves foi companheiro de viagem dos médiuns Waldo Vieira e Chico-Xavier e testemunha ocular de muitas das importantes realizações daqueles tarefeiros espíritas em plagas norte-americanas e européias. Nota da redação.


Continuaremos o texto no próximo email com os médiuns Chico e Waldo na Europa


Anuário Espírita 2011- Em lançamento

0 comentários: